O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


EUA reabrem oficialmente sua embaixada em Cuba

GAMEXR BR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.605
Reações
3.067
Pontos
734
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/08/eua-inauguram-oficialmente-sua-embaixada-em-cuba.html
bandeira2.jpg


A cerimônia começou pouco depois das 11h e foi conduzida por John Kerry, que é o primeiro secretário de Estado americano a visitar Cuba em 70 anos.

Em seu discurso, Kerry disse que não há "nada a temer" na retomada das relações entre os dois países, fez um apelo para que o governo cubano cumpra as obrigações internacionais de direitos humanos e falou sobre o embargo comercial entre os dois países.

Ele afirmou, ainda, que uma "democracia genuína" na qual possam "escolher livremente seus governantes" é a melhor opção para os cubanos, embora tenha dito que são eles que devem definir seu futuro.

"Nossas políticas do passado não conduziram a uma transição democrática aqui em Cuba. Seria pouco realista esperar que a normalização de relações tenha um impacto transformador no curto prazo", assinalou Kerry.

Mais tarde, o chanceler cubano Bruno Rodríguez disse que também se preocupar com os direitos humanos nos EUA.

A embaixada americana, situada em um prédio no Malecón (avenida costeira) na capital cubana, já estava funcionando na prática desde 20 de julho deste ano, quando as relações diplomáticas entre os dois países foram restabelecidas e Cuba também reabriu sua embaixada em Washington.
Enquanto os cubanos celebraram o hasteamento da bandeira de sua representação nos EUA no próprio dia 20 de julho, os norte-americanos esperaram até Kerry poder viajar para Havana.

Embargo
No discurso de reabertura, Kerry falou sobre o embargo comercial, citando que ele só pode ser derrubado pelo congresso, "um passo que a gente fortemente apóia", acrescentou.

Disse ainda que o embargo é de mão dupla e que os dois lados têm que "remover restrições". "Por agora o presidente está concentrado em facilitar exportações, importações, telecomunicações, viagens familiares. Mas queremos ir além. Queremos ajudar os cubanos a se conectarem com o mundo e melhorar suas vidas", disse.

Kerry agradeceu aos presidentes dos EUA, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, pelos esforços de negociação para a retomada de relações. "Não há nada a temer, já que serão muitos os benefícios que teremos quando permitimos a nossos cidadãos se conhecerem melhor, se visitarem com mais frequencia, fazer negócios e aprender uns com os outros", afirmou.



kerry-cuba.jpg

Kerry cumprimenta militares que retiraram a
bandeira da embaixada dos EUA em Havana em
1961 e voltaram para erguer o símbolo nesta
sexta-feira (14) (Foto: AP Photo/Ramon Espinosa)


us-cuba-kerry_fran.jpg


Ele também falou algumas frases em espanhol. “Temos certeza de que este é o momento de aproximarmos dois povos que não são inimigos nem rivais, mas vizinhos”, declarou, no idioma local.
bandeira-havana.jpg

O primeiro a falar na cerimônia foi o chefe da missão diplomática dos EUA Jeffrey de Laurentis, que disse que este dia marca "o começo de um novo capítulo" no caminho de normalizar as relações diplomáticas entre Havana e Washington. É um "longo, complexo caminho para percorrer, mas é o caminho certo", afirmou.

O escritor americano de origem cubana Richard Blanco, conhecido por ter participado da cerimônia de posse do segundo mandato de Barack Obama, leu um poema durante a celebração.
2015-08-14t133225z_11794255.jpg


Durante a reinauguração, a bandeira foi levada pelos mesmos três soldados que retiraram o símbolo do edifício em 1961, quando os dois países romperam relações. O sargento Jim Tracy e os cabos Larry Morris e Mike East foram designados para a tarefa de retirar a bandeira que ondeava na embaixada americana em Havana.
2015-08-14t131052z_19362256.jpg


A reinauguração da embaixada americana em Havana acontece quase quatro semanas após osEstados Unidos e Cuba renovarem formalmente suas relações diplomáticas e aumentarem suas missões diplomáticas nas embaixadas.

Os detalhes da reaproximação entre os dois países, cujas relações foram rompidas em 1961, dois anos após a Revolução Cubana e em meio à tensão da Guerra Fria, ainda estão sendo discutidos.

Cuba e EUA decidiram criar uma comissão bilateral para definir os temas que abordarão entre si daqui em diante. "Nas próximas semanas, representantes de ambos os governos deverão manter os primeiros intercâmbios de trabalho sobre como avançar com esta comissão", disse o chanceler cubano Bruno Rodríguez numa coletiva de imprensa com Kerry, logo após um encontro bilateral.

A reabertura das embaixadas foi a primeira ação concreta nesse sentido desde que os dois países anunciaram em 17 de dezembro o descongelamento das relações.

Os diplomatas dos Estados Unidos poderão circular livremente pela ilha e "interagir com um grupo amplo" de cubanos. As negociações para o restabelecimento das relações entre os dois países exigiram vários meses devido a divergências sobre o livre trânsito dos diplomatas dos dois países além das respectivas capitais.

Na época do acordo, Cuba libertou o prisioneiro americano Alan Gross e, em troca, três agentes de inteligência cubanos que estavam presos nos Estados Unidos voltaram à ilha.

No dia 29 de maio deste ano, os Estados Unidos tiraram formalmente Cuba de sua lista de Estados que financiam e apoiam o terrorismo. Uma semana antes, a Casa Branca havia aberto suas portas para jornalistas de Cuba, que participaram da entrevista coletiva diária com o porta-voz Josh Earnest. O embargo comercial à ilha, porém, continua, e só pode ser suspenso pelo Congresso dos Estados Unidos.

kerry-rodriguez.jpg


Dissidentes
Organizações anticastristas em Miami criticaram a visita de Kerry. "É um abandono de uma política que exigia primeiro direitos humanos do regime antes de fazer concessões", assinalou à agência AFP Rey Anthony, representante estudantil da Fundação Cuba Livre.

"O presidente Barack Obama abandonou a promessa de ver uma Cuba livre, de ajudar a dissidência interna na ilha, para buscar uma normalização com um regime sanguinário, que disse que não vai mudar em absoluto", declarou Anthony, cuja organização convocou um protesto para a tarde de sexta-feira, em Miami.

"No momento em que o regime incrementa sua brutal repressão contra ativistas democráticos cubanos que reclamam civicamente os direitos e a liberdade do povo cubano, a administração de Obama opta por colocar-se ao lado dos repressores", indicou, em um comunicado, a organização M.A.R. por Cuba.

vizinhos-cuba1.jpg


Cardeal
Após a cerimônia oficial de reabertura, Kerry, se reuniu com o cardeal cubano e arcebispo de Havana, Jaime Ortega, segundo fontes diplomáticas americanas.

O encontro entre Kerry e Ortega durou 10 minutos na própria sede da embaixada dos Estados Unidos. O cardeal cubano foi um dos convidados da ilha que assistiu à cerimônia de na embaixada dos EUA em Havana.
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
É um grande passo.

Mas quero ver o que aconteceria se vários cubanos começassem à entrar na embaixada e pedir asilo nos EUA.

E só saírem de lá se conseguirem.:lolwtf
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Não sei não, encaro isso aí com MUITO ceticismo.
O problema é que a única parte que parece ter mudado sua postura em relação ao caso , foi os EUA.

O governo cubano vai continuar se fazendo de vítma, e inclusive ja começou à chorar por grana, como Fidel já veio falar.
 

Zaporozhets

Bam-bam-bam
Mensagens
5.512
Reações
9.357
Pontos
353
O problema é que a única parte que parece ter mudado sua postura em relação ao caso , foi os EUA.

O governo cubano vai continuar se fazendo de vítma, e inclusive ja começou à chorar por grana, como Fidel já veio falar.

O Fidel esses dias mesmo disse que os EUA "devem reparação" pelo embargo. Como se ele mesmo não tivesse praticamente implorado por isso... Sem contar que Cuba recebia uma assistência substancial (dizendo o mínimo) da URSS, então simplesmente não existe nenhum prejuízo (tampouco qualquer obrigação de cooperação e auxílio dos EUA, isso em qualquer circunstância que fosse). Se é para retomar as relações já mantendo uma postura belicosa, é melhor que não exista relação nenhuma.
 


Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.421
Reações
70.262
Pontos
1.929
No aguardo para ver quais vão ser os argumentos daqui uns 3 anos.
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.975
Reações
21.645
Pontos
999
Só uma pergunta: O próximo presidente do EUA, poderá reverter novamente essa reaproximação ou não?
 

BESS4

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.690
Reações
76.368
Pontos
1.319
Só uma pergunta: O próximo presidente do EUA, poderá reverter novamente essa reaproximação ou não?
Depende de quem ganhar! Se for republicano, a coisa tende a ficar meio nebulosa em relação a essa reaproximação.
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.324
Pontos
2.184
Eu vi, inclusive li os comentários do Kerry. Muito bom.
Logo logo os cubanos serão os novos filhos da liberdade. O povo de lá merece coisa melhor.
 

Ch0uji

Veterano
Mensagens
603
Reações
741
Pontos
133
A crise ta tão braba que até EUA e Cuba fizeram as pazes para poder comerciar :klol
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.401
Reações
38.969
Pontos
803
Porque a melhor forma de acabar com uma ditadura é dando dinheiro a ela, é claro.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Topo Fundo