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Ex-Rockstar diz que "era como trabalhar com uma arma apontada à cabeça durante 7 dias por semana"

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
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Red Dead Redemption 2 promete tornar-se num autêntico colosso desta indústria, mas ao longo dos últimos dias tem sido notícia por motivos menos felizes.

Numa recente entrevista, na qual revelou vários números relacionados com o jogo e partilhou que duraria cerca de 65 horas, Dan Houser disse que os funcionários da equipa trabalharam 100 horas durante várias semanas para cumprir com os objectivos e calendário.

As suas palavras despertaram novamente o controverso tema do crunch e várias figuras da indústria reagiram ao que Houser disse, como é o caso do veterano Adam Boyes que relembra semanas com 118 horas de trabalho ou dias sem ir a casa.

Horas mais tarde, após a publicação da sua entrevista, Houser respondeu com um esclarecimento ao Kotaku sobre o seu comentário, dizendo que apenas se referia à equipa de quatro pessoas que representam os principais responsáveis pelo jogo e que não obrigavam ninguém a trabalhar as mesmas horas.

No entanto, as suas palavras relembraram de imediato a controvérsia de 2010 com as esposas da Rockstar e as constantes críticas de ex-funcionários sobre um local extremamente tóxico que afecta a saúde dos funcionários.

Logo após a publicação do artigo, vários ex-funcionários reagiram e relembraram o duro crunch e a postura severa da gerência, como conta Dylan Wilderman que trabalhou no desenvolvimento de Grand Theft Auto 5 ou Jenn Sanderock que fala de uma incrível pressão sobre a Team Bondi por parte da Rockstar Games para terminar L.A. Noire.


Após o esclarecimento de Houser ao Kotaku, Jason Schreier, autor do livro "Blood, Sweat, and Pixels" que qualquer adepto desta indústria deveria ler, não ficou completamente convencido das palavras do gestor da Rockstar Games e pediu aos ex-funcionários para o contactarem para partilharem as suas experiências.

Schreier disse que o poderiam contactar anonimamente, mas muitos ex-funcionários não se importam de partilhar publicamente as suas experiências na Rockstar Games para ajudar o jornalista a criar um artigo que revele finalmente o clima tóxico em torno da famosa companhia.

Job Stauffer é uma das pessoas que contactaram publicamente Schreier e falam de um clima austero e de incríveis exigências da Rockstar Games durante o desenvolvimento de Grand Theft Auto 4.

"Já passou quase uma década desde que deixei a Rockstar, mas posso assegurar que durante a era de GTA IV, era como trabalhar com uma pistola apontada à cabeça 7 dias por semana," diz Stauffer.

"'Está aqui no Sábado e Domingo também, apenas caso o Sam ou o Dan venham cá, eles querem ver todos a trabalhar tanto quanto eles'."

"Numa ocasião, em 2008 ou 2009, em que fiquei verdadeiramente engripado. Precisava de um dia de folga. Fui ao médico e prescreveu-me Tamiflu, tive uma reacção alérgica, partilhei no Twitter uma foto, depois recebi um aviso por não ter ido trabalhar e ao invés disso 'andar a brinca no Twitter'. De loucos."



Após as palavras de Houser, os relatos sobre as condições e desafios que os funcionários da Rockstar Games enfrentam em nome da "dedicação" têm-se multiplicado.

Fonte
 

PhylteR

F1 King
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Se a pessoa acha que é compensada de forma suficiente para trabalhar num ambiente tão exaustivo, beleza. Se acha que é ruim, deve buscar outro emprego.

Sei que falar de fora é fácil. Mas em países onde a indústria de games é enorme, não tem motivo pra você trabalhar num lugar que não gosta, caso tenha talento ou seja bom no que faz.
 

Hellskah

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Imagina....trabalhar com programação e modelagem já é tenso, imagina trabalhar sobre pressão ?! O cara envelhece mais rápido, adquire stress, alopécia, distúrbios de sono e o králeo. Não é a toa que muitos funcionários saem de grandes game houses e abrem suas próprias.

Dia desses tava vendo um anúncio de emprego para ilustrador numa empresa de SP que exigia que o ilustrador deveria desenhar bem independente de inspiração. Sei que é trabalho mas achei pesada essa exigência. É tipo exigir que um cantor de pop cante efusivamente poucas horas após a morte da família num desastre automobilistico.
 

Tempestaga

Bam-bam-bam
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A verdade é que desenvolvimento de games em si é uma tarefa hercúlea mais ainda dependendo do escopo do projeto e o tamanho do estúdio.

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gabrielpt

Curupaco
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Se a pessoa acha que é compensada de forma suficiente para trabalhar num ambiente tão exaustivo, beleza. Se acha que é ruim, deve buscar outro emprego.

Sei que falar de fora é fácil. Mas em países onde a indústria de games é enorme, não tem motivo pra você trabalhar num lugar que não gosta, caso tenha talento ou seja bom no que faz.
Não há o que acrescentar no seu post.
 

drdreh

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Pior que isso acontece muito nessas empresas de TI do Brasil.
 


Arikado Sama

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A equipe do Rdr 1 também reclamava dos "maus tratos".
Isso se converteu em um dos melhores games da gen passada, então é um bom sinal!
Isso ai R*, continue na chicotada e acelera esse GTA 6 aê.
 

JackWade

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Agora imagina o quão maçante seria trabalhar como beta-tester num game que não gosta ou numa franquia que é fã, mas que discorda de tudo de novo implementado no desenvolvimento?

Já trabalhei com isso e é o serviço mais chato do mundo. Nunca mais piso naquela empresa, nem por salário nenhum... Juro!
 

Gradior

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Bom, o mundo nunca foi justo (e já foi pior). Hoje existem leis e o uso delas para promover um bom processo.
 

DocVooDoo

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Triste, mas nem de longe surpreendente.
Quem trabalha desenvolvendo sistemas (seja empresarial ou jogo) sabe que esse tipo de coisa é recorrente.

Lembro no meu primeiro emprego acontecia isso aliado a jargões do tipo "você tem que vestir a camisa da empresa". A arma apontada na cabeça era "temos que entregar a tarefa segunda-feira... Não precisa vir trabalhar no final de semana, mas se viesse, iria ajudar muito!"
 

slashf

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Olha vejo muita gente falando em outros lugares e que esse modelo está bem insustentável. E lógico que quando está no final ou até depois ter que trabalhar um pouco a mais e normal, o problema e quando ouvimos da rockstar que eles trabalharam nisso a tantos anos e somente esse projeto até onde sabemos, imagina aqueles estúdios que tem uma franquia anual, deve ser até pior o emprego.

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slashf

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Se a pessoa acha que é compensada de forma suficiente para trabalhar num ambiente tão exaustivo, beleza. Se acha que é ruim, deve buscar outro emprego.

Sei que falar de fora é fácil. Mas em países onde a indústria de games é enorme, não tem motivo pra você trabalhar num lugar que não gosta, caso tenha talento ou seja bom no que faz.
Até tem algo que dá pra pensar, mas pelo que vejo existe uma grande parte dessa galera da rockstar e contratada por um tempo, depois além disso vai embora. E estamos vendo a indústria mudando bastante, outro dia foi a telltale que parecia que estava lançando um atrás do outro e acabou fechando. E com a grande escala de projetos vejo cada vez mais sem poder errar muito.

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Ponce de Leon

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Esses casos de abuso de empregado me convenceram a não passar perto do jogo, ou de qualquer outra coisa da empresa (o que não é nada grande, já que provavelmente vão passar mais seis anos lançando arminha, cavalo e missão pro online).

E a Rockstar falando toda orgulhosa que botou o povo pra trabalhar 100+ horas semanais..
 

edR

Habitué da casa
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Todo lançamento da rockstar games saem essas noticias, é um pouco triste para os funcionarios, mas é bom pra gente que joga, pois é provavel que o jogo saia em uma qualidade alta e nunca vista até hoje
 

Coxinha Verde

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Esses casos de abuso de empregado me convenceram a não passar perto do jogo, ou de qualquer outra coisa da empresa (o que não é nada grande, já que provavelmente vão passar mais seis anos lançando arminha, cavalo e missão pro online).

E a Rockstar falando toda orgulhosa que botou o povo pra trabalhar 100+ horas semanais..
Mas você acha que é só a Rockstar que faz isso?
Devem ser 99% dessas produtoras grandes.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
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Faz parte das obrigações do chefe não deixar os subordinados acabarem com a saúde trabalhando demais e garantir que consigam voltar para casa para descansar.
 

Ponce de Leon

Bam-bam-bam
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Mas você acha que é só a Rockstar que faz isso?
Devem ser 99% dessas produtoras grandes.
Se eu te mostrar a lista de todos os 70 e poucos jogos que eu terminei desde 2015, a quantidade da AAA não deve chegar a 20%.

Fora isso quando sair notícia e denúncia de abuso de empregado (comprovada, no caso a própria Rockstar veio falar orgulhosa que tava explorando o caboclo) cê pode ter certeza que eu vou aparecer no tópico criticando e deixo de consumir o produto. Não é como se tivesse pouca coisa pra jogar né?
 

OUTKAST

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Agora que vão lançar um Jogo ai começam a pipocar essa notícias pra botar no c* dos caras... Sempre a mesma.



Dan Houser responde:

"There seems to be some confusion arising from my interview with Harold Goldberg. The point I was trying to make in the article was related to how the narrative and dialogue in the game was crafted, which was mostly what we talked about, not about the different processes of the wider team. After working on the game for seven years, the senior writing team, which consists of four people, Mike Unsworth, Rupert Humphries, Lazlow and myself, had, as we always do, three weeks of intense work when we wrapped everything up. Three weeks, not years. We have all worked together for at least 12 years now, and feel we need this to get everything finished. After so many years of getting things organized and ready on this project, we needed this to check and finalize everything.

More importantly, we obviously don’t expect anyone else to work this way. Across the whole company, we have some senior people who work very hard purely because they’re passionate about a project, or their particular work, and we believe that passion shows in the games we release. But that additional effort is a choice, and we don’t ask or expect anyone to work anything like this. Lots of other senior people work in an entirely different way and are just as productive – I’m just not one of them! No one, senior or junior, is ever forced to work hard. I believe we go to great lengths to run a business that cares about its people, and to make the company a great place for them to work."



É como o PhylteR falou... se não ta compensando, pega e sai fora, ninguém ta com uma arma na cabeça do cara obrigando ele a ficar la...
 

DocVooDoo

Lenda da internet
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Eu fico imaginando no Japão, onde eles não tem a cultura de lavar roupa suja fora de casa.
 

Bisnaga Louca

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Vai ser uma daquelas coisas magnificas construidas com suor lagrimas e sangue dos construtores, como as pirâmides do egito.
 

Mega_X

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O regime de trabalho em empresas de tecnologia sempre seguem o padrão diferenciado, tenho conhecidos que literalmente fazem o que querem e são remunerados pra isso. Quando acontece do prazo encurtar e ter de entregar o produto, todos se concentram para finalizar e são pagos por isso.

Toda empresa de tecnologia que produz algo é assim. Aliás, isto sempre segue um cronograma onde fica bem claro em qual parte/hora esse esforço extra vai acontecer.

Reclamar depois que saiu da empresa parece muito mais vingança do que qualquer outra coisa.
 

Seladonia

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A equipe do Rdr 1 também reclamava dos "maus tratos".
Isso se converteu em um dos melhores games da gen passada, então é um bom sinal!
Isso ai R*, continue na chicotada e acelera esse GTA 6 aê.
Boa.

Disney usava trabalho escravo nos primeiros filmes, pagando mixaria e exigindo absurdos de quem trabalhava neles.
Deviam ter continuado assim não é mesmo?

Aliás, pq será que aboliram escravidão sendo que dava resultados né?





Para e pensa no que você ta falando por 1 segundo.
 

Primeiro.Chefe.Da.Fase

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Choicoteia mais esses caras que eu quero jogar GTA 6 rápido.

PS: Deveriam proibir esses escravos de darem entrevistas.
 

Seladonia

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Aliás, pra quem for mais egoísta e pensar como "f**a-se os outros, o importante é o jogo que vou receber em casa", EA faz a mesma coisa.

E exatamente por isso que muito estúdio morreu, queriam fazer Mass Effect e Dragon Age na base da chicotada forçando todo mundo a terminar o jogo em um tempo muito menor que o planejado, se antes fizeram o "Dragon Age Origins" pq amam o gênero RPG e queriam voltar as raízes dos RPGs medievais como no Baldur's Gate, o Dragon Age 2 mostra exatamente a diferença sobre o que é um jogo feito debaixo desse tipo de 'metodologia de trabalho'.

DA2 alem de ser um jogo m**** foi o pico onde os funcionários desistiram e foram embora, onde começou a morte da Bioware que hoje só faz clone de Destiny ou ME andromeda.
 

Arikado Sama

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Boa.

Disney usava trabalho escravo nos primeiros filmes, pagando mixaria e exigindo absurdos de quem trabalhava neles.
Deviam ter continuado assim não é mesmo?

Aliás, pq será que aboliram escravidão sendo que dava resultados né?





Para e pensa no que você ta falando por 1 segundo.

Eu falei zoando.. calma. :kkk
Não precisa dedurar pro direitos humanos. :ksnif
 

Arikado Sama

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Choicoteia mais esses caras que eu quero jogar GTA 6 rápido.

PS: Deveriam proibir esses escravos de darem entrevistas.

Nem pagar o vale transporte(pra nem irem pra casa) e nem vale refeição(dá um pão com ovo e 2 minutos pra fazer a refeição), assim sobra mais tempo pra produzir. :kcaipira
 

Primeiro.Chefe.Da.Fase

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Nem pagar o vale transporte(pra nem irem pra casa) e nem vale refeição(dá um pão com ovo e 2 minutos pra fazer a refeição), assim sobra mais tempo pra produzir. :kcaipira
Cada dia que um escravo dar entrevista, o outro escravo trabalha 2x.


Cada dia que dão entrevista, é um dia de atraso pra sair o gta.

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nominedomine

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Pra ficar bom tem que ser assim mesmo. Tem que bater mais para sair GTAVI nessa gen ainda. Esses devs se fazendo de vitima é o fim da picada.
 
Ultima Edição:

VeGee

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Tem outro artigo sobre a questão: http://www.dorkly.com/post/87306/read-dead-redemption-2-rockstar-100-hour-work-week

O cara tem que gostar demais trabalhar com games pra fazer uma coisa dessa.
Além disso ninguém recebe horas extras e grande parte da equipe é demitida depois da conclusão do game.

Ainda é citado que mtas pessoas boas e experientes desistem de trabalhar com dev de games depois disso e vão para o mercado tradicional. Quem perde são as produtoras.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
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Azar de vocês. Trabalhem para que eu possa pagar o seu salário.

Cada um com seus problemas. Tá ruim? Vá plantar cebolas.
 

nominedomine

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Imagina....trabalhar com programação e modelagem já é tenso, imagina trabalhar sobre pressão ?! O cara envelhece mais rápido, adquire stress, alopécia, distúrbios de sono e o králeo. Não é a toa que muitos funcionários saem de grandes game houses e abrem suas próprias.

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Nossa imagina a pressão absurda de ser um modelador ou programador de joguinhos.

Rachei de rir foi da MediaMolecule falando que eles não fazem crunch, só esqueceram que também não lançam a porra do jogo deles.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
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Aliás, pra quem for mais egoísta e pensar como "f**a-se os outros, o importante é o jogo que vou receber em casa", EA faz a mesma coisa.

E exatamente por isso que muito estúdio morreu, queriam fazer Mass Effect e Dragon Age na base da chicotada forçando todo mundo a terminar o jogo em um tempo muito menor que o planejado, se antes fizeram o "Dragon Age Origins" pq amam o gênero RPG e queriam voltar as raízes dos RPGs medievais como no Baldur's Gate, o Dragon Age 2 mostra exatamente a diferença sobre o que é um jogo feito debaixo desse tipo de 'metodologia de trabalho'.

DA2 alem de ser um jogo m**** foi o pico onde os funcionários desistiram e foram embora, onde começou a morte da Bioware que hoje só faz clone de Destiny ou ME andromeda.

Ficar com discurso humanitário e depois ir lá e comprar o jogo é muita fanfarronice.

Quero ver se o Sr. não vai comprar o jogo. Se tu comprar o jogo, teu discurso não vale um lenço sujo chorado. Demagogia. Nítida.
 
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