O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Exagero de cutscenes/exposição em um jogo pode ser um problema?

Exagero de exposição/cutscenes em um jogo pode ser um problema?


  • Total voters
    60

raulzitodasaranhas

Habitué da casa
Mensagens
216
Reações
332
Pontos
98
Gosto, sou fã de metal gear, jogos da quantic dreams e tal. Porém as vezes é ruim, principalmente quando o jogo fica me forçando a "jogar a cutscene"...por exemplo aquelas partes stealth do homem aranha, eu entendo que aquilo cumpre uma função na narrativa, mas preferia uma cutscene longa do que aquela chatice dos infernos.
 

kageyame

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.133
Reações
3.743
Pontos
979
Cara, é uma pergunta difícil, para mim o problema não é a quantidade, mas a qualidade que importa.

Vou usar o exemplo que citaram aqui, wolfenstein 2.

Em pouco tempo você está puto com o excesso de cutscenes do jogo, querendo droppar ele

Mas se parar para avaliar de fato, não é o excesso em si de cutscenes que te incomoda, mas sim o fato delas serem simplesmente horríveis, empurrando uma história fraca, enrolada e muito melodramatica sem motivos


Como tudo há casos e casos, outro exemplo que vou citar é 999, tem cutscene pra caramba o jogo (é praticamente uma visual novel com partes de puzzle pelo meio), mas a história me prendeu de uma forma que não me importei de ficar horas sem jogar, só acompanhando a trama.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.193
Reações
27.251
Pontos
1.053
Na minha opinião o único Final Fantasy moderno que acertou na narrativa é o 10.

Todos os outros são bem chatos, mas a qualidade narrativa que a Square trouxe em 2001 com o Final Fantasy X foi surreal com cutscenes bem dirigidas, realmente dava a impressão de estar vendo um filme.

Depois nunca mais conseguiram unir novamente personagens carismáticos, universo interessante e uma boa história.

O último respiro foi com o Kingdom Hearts 1, mas a partir do 2 já começaram a cagar na história acabando com o tripé que falei.
Eu gosto do mundo, clima e personagens do Type 0.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

rafael.mosterio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.799
Reações
4.471
Pontos
1.269
Eu não consegui engrenar no The Witcher 3 justamente por isso, é muita conversa... Fora que a jogabilidade nas batalhas não é boa.

Por isso que eu adoro os jogos da From Software, pouquíssimas cutscenes/diálogos e gameplay excelente. Se eu quiser conhecer a história a fundo eu procuro na Internet depois, na hora que jogar eu quero jogar e não ficar assistindo.

PC: Core i5 4690k - 16gb DDR3 - GTX 970 (Steam id: rafael_mosterio)
PS4 - PS3 - PS Vita (PSN id: mosterio)
 


Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.277
Reações
33.581
Pontos
1.399
Tem game que pede cutscenes mais bem elaboradas, e isso define a qualidade geral de alguns games.

Um game que precisava caprichar mais nisso foi The Witcher 3; um game extremamente imersivo, mas quando precisou das cutscenes mais dramáticas, ele caiu no ponto fraco de games ocidentais e não passa peso ou emoção alguma. Lembro até hoje como o inimigo final foi apresentado de forma tão simples que matei ele sem saber quem era...
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.193
Reações
27.251
Pontos
1.053
Eu não consegui engrenar no The Witcher 3 justamente por isso, é muita conversa... Fora que a jogabilidade nas batalhas não é boa.

Por isso que eu adoro os jogos da From Software, pouquíssimas cutscenes/diálogos e gameplay excelente. Se eu quiser conhecer a história a fundo eu procuro na Internet depois, na hora que jogar eu quero jogar e não ficar assistindo.

PC: Core i5 4690k - 16gb DDR3 - GTX 970 (Steam id: rafael_mosterio)
PS4 - PS3 - PS Vita (PSN id: mosterio)
Se eu tiver que ver a historia de um jogo que ru comprei no youtube, nem compro. Pra que comprar?!



Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.649
Reações
57.191
Pontos
1.003
Se eu tiver que ver a historia de um jogo que ru comprei no youtube, nem compro. Pra que comprar?!



Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Em adventures e RPGs, de fato, não faz muito sentido, já que a graça é interagir com o universo apresentado na obra, influenciando-o o quanto for possível. Mas, no caso de jogos focados em outros aspectos, como God of War e The Last of Us, dá pra ignorar a história e focar na jogatina.
 

rafael.mosterio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.799
Reações
4.471
Pontos
1.269
Se eu tiver que ver a historia de um jogo que ru comprei no youtube, nem compro. Pra que comprar?!



Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Pra jogar? Acho que um jogo é feito pra ser jogado, ou eu tô enganado?

PC: Core i5 4690k - 16gb DDR3 - GTX 970 (Steam id: rafael_mosterio)
PS4 - PS3 - PS Vita (PSN id: mosterio)
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Se eu tiver que ver a historia de um jogo que ru comprei no youtube, nem compro. Pra que comprar?!



Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Nunca fiz questão de entender a história/ lore dos jogos da From Software e desde a geração passada são os jogos que mais gosto por causa das mecânicas de gameplay.

Atualmente estou jogando a nova liga do Path of Exile e acontece algo parecido, já zerei o jogo várias vezes criando chars e até hoje não sei nada sobre a história do jogo.

Pra mim a história em um jogo é algo secundário. Em primeiro lugar sempre virá o gameplay.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.193
Reações
27.251
Pontos
1.053
Pra jogar? Acho que um jogo é feito pra ser jogado, ou eu tô enganado?

PC: Core i5 4690k - 16gb DDR3 - GTX 970 (Steam id: rafael_mosterio)
PS4 - PS3 - PS Vita (PSN id: mosterio)
História, personagens e enredo fazem parte do jogo. Fazem parte do ato de jogar. Se eu tiver que buscar isso fora do jogo, não vou estar "jogando".

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

seifervll

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.241
Reações
5.148
Pontos
694
Não gostar de história ou cutscenes tranquilo. Agora usar TW3 como exemplo é foda.
 

@_@

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.671
Reações
4.736
Pontos
703
Pra mim quando é exagerado e você assiste mais que joga é bem chato dependendo do gênero do jogo, como em jogos de ação por exemplo. Mas ainda prefiro cutscenes do que aquelas fitas com lore sendo contado, cartas/notas com lore, conversas estilo GTA enquanto você anda até a missão ou coisas do tipo,
 
Topo Fundo