O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Exagero de cutscenes/exposição em um jogo pode ser um problema?

Exagero de exposição/cutscenes em um jogo pode ser um problema?


  • Total voters
    60

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.629
Reações
57.147
Pontos
1.003
É como supracitaram: Vai muito da sua relação com o jogo. Eu joguei 100+hrs de Persona 5 e, embora o jogo tenha um foco absurdo nos diálogos, eu me interessei pela temática e pelos personagens, de forma que isso não se tornou um incômodo. Claro, aqui trata-se de um RPG, e um RPG com escolhas, ainda que bem limitadas, mas deve servir para jogos, em geral. A aceitação das cutscenes vai do quanto a história em questão capta o seu interesse. Se você gostar, quanto mais melhor, e se não gostar, é só pular. Quando jogo Persona ou Mass Effect, eu me interesso muito mais pela história, em conversar com personagens para desenvolver a relação, tomar decisões, do que na jogabilidade mesmo. O tiroteio da trilogia Mass Effect é competente, mas nada demais, e o combate de Persona é um "Pokemon" com mudanças aqui e ali. Se esses dois jogos não tivessem uma história interessante, com decisões, e fossem absolutamente lineares e focados no gameplay, eu os detestaria.

Normalmente, eu só me interesso quando minhas decisões moldam algum aspecto da história, nem que seja algo bem bobo, como os S.Links/Confidants de Persona, mas se a minha interferência na história é nula, vejo pouca razão para prestar a atenção nela, já que ela é irrelevante. Tomar uma decisão errada em The Witcher 3 ou Dragon Age afeta caracteristicas de gameplay, modifica missões, cria algo diferente e você sente que faz parte daquele universo, que você é relevante. Prestar a atenção em The Last of Us não me motiva, já que o jogo será exatamente o mesmo, e os personagens tomarão as decisões que eles querem, e f**a-se o que eu acho.
 
Ultima Edição:

Lino Germano

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.472
Reações
17.130
Pontos
1.389
Eu cresci jogando jogos com poucas custcenes, então pra mim, o exagero é um problema.Tanto é que eu demorei pra ter interesse em MGS e yakuza por causa disso.

Eu gosto mesmo quando tem uma custcene curta no inicio da fase e uma no final.Assim dá pra contar a história do jogo, mas sem prejudicar o gameplay.
YAKUZA. Bem lembrado. Aquilo é jogo ou novela? Lista atualizada.
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.593
Reações
10.467
Pontos
753
To jogando ratchett and clank, e nessa gen nao joguei nada que combinasse melhor as cutscnes, quem parecem da pixar.

Só me incomodam quando sao impuláveis (em outros jogos) Ah, isso mata a vontade de tentar de novo.

No FFX, a puniçao maior é ter que rever as cutscnes, pootaqueopariooo
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
MGS4 é melhor que MGS5.

E adivinha quem tem cutscene de 1h...

Jogabilidade não está relacionada com história assim como você pensa.

A diversão sendo grande pela jogabilidade, pode meter cutscene.

Só lembrar de deixar pular elas com o Start (ou equivalente).
 

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.800
Reações
6.860
Pontos
694
Odeio tudo que quebra o ritmo do jogo.
Gameplay em primeiro lugar, se quiser ver uma história interessante, vou atrás de um filme, pois terá uma história melhor

Enviado de meu Lenovo K53b36 usando o Tapatalk
 


Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
A quantidade e jogos que eu já dropei por causa das primeiras horas serem só cutscenes e tutorial não ta no gibi.

Nunca zerei um GTA assistindo todas as cutscenes. Comigo chega uma hora que simplesmente não aguento mais e passo a pular.

The Wichter 3 apesar de ter um universo riquíssimo pulei vários diálogos. Claro que em RPGs a gente da um desconto, mas nem a pau que eu conseguiria zerar Persona 5 lendo tudo.

Hoje sinto muita falta em alguns gêneros, como ação, jogos pick n play, sem frescura de tutoriais ou cutscenes, mais ou menos como a From Software faz de uma forma bem old school.
 

Loflite

Bam-bam-bam
Mensagens
2.802
Reações
3.335
Pontos
453
Só existe uma resposta pra pergunta porque exagero já implica que tem um problema.
 

Nilmax3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.293
Reações
27.406
Pontos
1.379
o primeiro assassin's creed passei longe por causa disso fora que não deixa pular :kgrr só quero pegar o jogo jogar e me divertir pq cago e ando pra isso
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.295
Reações
14.346
Pontos
1.053
Pra mim se o jogo não tiver uma boa história apoiada por uma boa narrativa não parece um jogo completo,por outro lado tem jogos que contam histórias de uma forma mais simples como os do Ueda, Nintendo e From e são grandes jogos,mas sempre fico imaginando como seria Dark Souls com uma narrativa mais épica como a de Vagrant Story,pra mim seria um jogo perfeito.

Ninguém pode negar que quando bem feita enriquece muito o mundo é traz mais sentido a parte interativa. ..Porque você joga com uma percepção de mundo muito maior...imagine,Vc tem um grande jogo apoiado por ótimos personagens e boas histórias apoiando ainda mais a jogabilidade.

Pra mim exemplos máximos, God of War,The Last of Us, Final Fantasy 7,8,9,10,The Witcher 3....Não consigo imaginar esses jogos de forma diferente.

Agora quando é um jogo que não faz bom uso disso vc nota na hora,e quando a história não te interessa fica a impressão de conteúdo desperdiçado e perda de tempo.

A narrativa nos games é muito importante, mas não dá forma como algumas pessoas acham....Parte da imersão de um The Witcher 3 é fazer vc mergulhar no entendimento do mundo do jogo e a jogabilidade acaba sendo bem complementada.Eu não ia achar o Gerald tão foda jogando se o jogo não me lembra -se da sua personalidade,aventuras e histórias passadas.Se vc cria um vínculo narrativo se torna um jogo muito maior e inesquecível.

Agora comparando dois jogos do mesmo genero que fazem isso bem e mal.Uncharted e Tomb Raider....Naughty Dog sabe criar uma boa narrativa e tornar as coisas interessantes através dos personagens, seja em um estilo mais descontraído de Uncharted, ou dramático e opressor de TLOUS...Já Tomb Raider vc não vê esse cuidado e perícia...E eu sou mais fã de longa data de Tomb Raider do que Uncharted....O que salva é que me interesso muito pela personagem Lara assim como Kratos,então vou notar mais o que funcionou ou não.Então é preferível jogar um jogo quase mudo como os Tomb Raiders das antigas, ou com um leve Lore como Dark Souls,do que estragar tudo e forçar algo.
 
Ultima Edição:

SkyHakuu

Bam-bam-bam
Mensagens
902
Reações
1.504
Pontos
333
Isso dai era legal com CG, na época do ps1-2-3 e concorrentes.
Potz, coisa mais linda ver as cgs do final fantasy, etc.
Hoje os jogos são tão bonitos, que usam o mesmo grafico da engine nas cutscenes , acho totalmente podre, perder tempo d+
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.163
Reações
32.481
Pontos
1.629
O que importa é a cutscene e o gameplay serem bons, a proporção considero irrelevante.

Questiono um jogo se é um adventure de texto/walking simulator com história legal mas puzzles/exploração chatos, tal qual Firewatch,
bem como um título de ação de gameplay maravilhoso porém com 5min de cutscenes constrangedoras de tão ruins, como Devil May Cry.

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.088
Reações
35.051
Pontos
1.054
Eu fico puto quando o jogo tira o controle da minha mão toda hora pra ficar nos filminho(uma vez ou outra blz), em CGs longas... piorou, pra mim tinha que ser igual ao Half Life, a cutscene tá ocorrendo em tempo real no meio do tiroteio e ninguém percebe que é uma cutscene.
 

Fidid0

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
7.609
Reações
14.413
Pontos
953
Eu fico puto quando o jogo tira o controle da minha mão toda hora pra ficar nos filminho(uma vez ou outra blz), em CGs longas... piorou, pra mim tinha que ser igual ao Half Life, a cutscene tá ocorrendo em tempo real no meio do tiroteio e ninguém percebe que é uma cutscene.
Dead Space bebe dessa fonte, tudo o que ocorre no jogo é sempre da perspectiva do personagem principal.

Sei lá, só acho que quem curte muita cutscene hoje em dia não tá muito a fim de jogar mais.
 

seifervll

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.236
Reações
5.137
Pontos
694
Como disseram, depende de como foi implementado, e também depende do jogo. Na maioria dos casos gosto muito das cutscenes, sou fã de RPG de longa data, e tanto no estilo quanto em outros, eu jogo sempre com calma, entendendo o contexto, vendo o que os produtores quiseram passar no jogo. As vezes isso não é bem feito, e aí acabo rushando se o jogo for bom, ou até dropando se for ruim.

Tem gêneros que pedem por um maior dinamismo, como hack'n Slash ou mesmo FPS. E mesmo estes gêneros as vezes as cutscenes nos fazem apreciar ainda mais o jogo. Nos primeiros Gears e God of War foi essa a sensação que tive.

Mas isso também depende da pessoa que está jogando, entendo que uma boa parcela nem liga pra história do jogo, quer apenas jogar e pronto, sem perder o controle da ação. Mas aí esperar isso de um RPG, como Persona por exemplo, aí é erro do jogador, não do jogo.

O mesmo vai acontecer certamente com Death Stranding. Já sabendo que é um jogo do Kojima, e vendo todos os trailers que já saíram, ainda vai ter gente reclamando que o jogo é cheio de cutscenes.

E curioso que não acho que eu esteja desanimado pra jogar, até porque metade do tempo passo jogando jogo de luta.
 

dinobass

Bam-bam-bam
Mensagens
2.748
Reações
3.150
Pontos
453
Tinha esquecido de Yakuza, tá aí uma série que nunca consegui jogar pq só tem cutscenes o tempo inteiro...
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.646
Reações
10.041
Pontos
503
Não vejo problema, hoje em dia quase tudo pode se pular apenas dando enter/start, era um lixo antigamente quando os jogos lhe obrigavam assistir o vídeo e o PIOR era quando ao ser derrotado você não tinha save point após o vídeo e precisava rever tudo dnv isso sim era um lixo completo
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.926
Reações
56.915
Pontos
2.164
Cutscene não é problema, problema é quando tiram o controle da mão do jogador, tipo the order.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.590
Reações
38.844
Pontos
2.069
Pode ser sim.

Mas também pode não ser.

No geral, acho que é isso aí.
 

Ralf Jones 360

Ser evoluído
Mensagens
65
Reações
35
Pontos
34
Engraçado que eu no meu caso não tenho muito problema com cutscene, curto JRPGs que são lotados de cutscene, mas uma coisa me tira do sério, e me irrita demais, que são cutscenes disfarçadas, onde você só pode andar devagarzinho seguindo um personagem qualquer... Cara, como isso me irrita.
As partes do Gears 1, onde o Marcus tá falando com a Anya por exemplo, você tá num put* gameplay de tiro, tudo muito frenético e tal, ai do nada você não pode mais correr, atirar, bater e nem fazer nada, somente andar devagarzinho enquanto conversa. Ou no God of War novo, cheio de cenas assim... detesto.
Também detesto cenas cotidianas que não trazem nada pra história, que é o caso das cenas do Uncharted 4 onde você faz janta pra sua mulher, pra mim é terrível...
Qualquer coisa que tire meu controle me irrita, e quanto mais ação o jogo tem, pior, inclusive agora eu tenho um novo caso de ódio nos video games, que descobri no Forza Horizon 4, que você entra num menu, ou no mapa, ai tem um imbecil falando com você pelo rádio, e você não pode cortar e nem controlar os menus... PQP
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.906
Reações
28.703
Pontos
803
Engraçado que eu no meu caso não tenho muito problema com cutscene, curto JRPGs que são lotados de cutscene, mas uma coisa me tira do sério, e me irrita demais, que são cutscenes disfarçadas, onde você só pode andar devagarzinho seguindo um personagem qualquer... Cara, como isso me irrita.
As partes do Gears 1, onde o Marcus tá falando com a Anya por exemplo, você tá num put* gameplay de tiro, tudo muito frenético e tal, ai do nada você não pode mais correr, atirar, bater e nem fazer nada, somente andar devagarzinho enquanto conversa. Ou no God of War novo, cheio de cenas assim... detesto.
Também detesto cenas cotidianas que não trazem nada pra história, que é o caso das cenas do Uncharted 4 onde você faz janta pra sua mulher, pra mim é terrível...
Qualquer coisa que tire meu controle me irrita, e quanto mais ação o jogo tem, pior, inclusive agora eu tenho um novo caso de ódio nos video games, que descobri no Forza Horizon 4, que você entra num menu, ou no mapa, ai tem um imbecil falando com você pelo rádio, e você não pode cortar e nem controlar os menus... PQP
Sacanagem.Depois dessa, eu já fiquei um pouco desanimado com o Uncharted 4.
 

murder inc.

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.553
Reações
2.356
Pontos
1.014
Pra mim gameplay vai vim em primeiro sempre, cutcenes é legal, mas não pode ser o principal, porém essa é a tendência dos jogos ocidentais, e na maioria SONY e XBOX, por isso que nessa geração o meu PS4 tá pegando poeira e meu Switch tá quase explodindo de tanto que jogo.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.222
Reações
49.844
Pontos
1.304
Como tudo na vida, é relativo.

O que eu de fato não gosto é muita cutscene, história ANTES do jogo começar.

Para mim gameplay é importantíssimo demais em um jogo então acho que o jogo primeiro tem que começar, você sentir o gameplay para saber se continuará com o jogo ou não e aí sim pode vir bastante história.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Gosto de jogos cinemáticos. Obviamente se for um platformer 2D não faz sentido ter muitas cinemáticas, mas um triple A de ação ou RPG, eu acho que encaixa bem.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Devs não criam cutscenes para encher linguiça ou "aumtar as horas de gameplay", simplemente pq é caro criar uma cuscene. Se ela está lá é pq é necessária para a narrativa do jogo.
Agora, a narrativa é boa? Ai é outra história, depende do jogo. Se a narrativa é fraca/ruim então o problema não é a cutscene, ela só está evidenciando outro problema.

Adoro RPGs, adoro boas narrativas.
Hmm... Não sei se você viu meu comentário, que eu afirmei gostar de cutscenes, entretanto eu discordo desse seu ponto. Eu acho sim que cutscenes podem ser usadas como artificio para tornar um gameplay e um jogo em si fraco em algo mais complexo. De cara lembro de FFX e FFXIII, que tem gameplays rasos e histórias pouco complexas, mas são cheios de cutscenes, tornando o jogo mais cinemático e com valor maior do que realmente tem. Ao contrário de MGS4, por exemplo.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.295
Reações
14.346
Pontos
1.053
Hmm... Não sei se você viu meu comentário, que eu afirmei gostar de cutscenes, entretanto eu discordo desse seu ponto. Eu acho sim que cutscenes podem ser usadas como artificio para tornar um gameplay e um jogo em si fraco em algo mais complexo. De cara lembro de FFX e FFXIII, que tem gameplays rasos e histórias pouco complexas, mas são cheios de cutscenes, tornando o jogo mais cinemático e com valor maior do que realmente tem. Ao contrário de MGS4, por exemplo.

Que???
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Pois é, muita gente citou a franquia Final Fantasy e pasmem, nunca fui um grande fã.
Então fui olhar as cutscenes de alguns, espcialmente dos que você exemplificou.
Dai me lembrei pq essa franquia nunca me fisgou, tem alguns personagens até interessantes mas a narrativa é infantil.

É uma narrativa que tem como alvo um público específico e por isso é propositalmente rasa e por isso tem cutscenes "em exagero", bem não em exagero realmente, ela está totalmente dentro da proposta para o seu público alvo e faz isso com profissionalismo.
Se você não curtiu é pq vc, provavelmente não se enquadra (pelo menos não mais) no público-alvo.
Será? :kwow
Fico triste em saber que FF não é mais um jogo pra mim, afinal fez parte da minha infância e adolescência entre os jogos que eu mais gostava e jogava. hehe
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Pois é, muita gente citou a franquia Final Fantasy e pasmem, nunca fui um grande fã.
Então fui olhar as cutscenes de alguns, espcialmente dos que você exemplificou.
Dai me lembrei pq essa franquia nunca me fisgou, tem alguns personagens até interessantes mas a narrativa é infantil.

É uma narrativa que tem como alvo um público específico e por isso é propositalmente rasa e por isso tem cutscenes "em exagero", bem não em exagero realmente, ela está totalmente dentro da proposta para o seu público alvo e faz isso com profissionalismo.
Se você não curtiu é pq vc, provavelmente não se enquadra (pelo menos não mais) no público-alvo.

Na minha opinião o único Final Fantasy moderno que acertou na narrativa é o 10.

Todos os outros são bem chatos, mas a qualidade narrativa que a Square trouxe em 2001 com o Final Fantasy X foi surreal com cutscenes bem dirigidas, realmente dava a impressão de estar vendo um filme.

Depois nunca mais conseguiram unir novamente personagens carismáticos, universo interessante e uma boa história.

O último respiro foi com o Kingdom Hearts 1, mas a partir do 2 já começaram a cagar na história acabando com o tripé que falei.
 
Topo Fundo