O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


existe algum programa para desenvolver jogos 3d simples equivalente a contruct 2 ou gdevelop?

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.525
Reações
43.035
Pontos
1.453
Oi, gostaria de saber se vcs conhecem algum programa simples de criar jogos 3d sem precisar programar (algo parecido com construct 2, mas pra jogos 3d)

Eu tenho vontade de criar jogos 3ds, já tentei mexer no unity 3d seguindo tutoriais, mas sempre que chega na parte da programação eu me atrapalho bastante

obrigado
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.525
Reações
43.035
Pontos
1.453
pesquisando mais afundo, eu encontrei o playmaker para unity, que parece ser exatamente o que procuro
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Se for recorrer a visual scripting, usa o Bolt. A unity adquiriu eles recentemente e provavelmente vai vir embutido nas próximas versões:

 


Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
Fala Pocket, cara depois de usar varias engines, vou dizer para você, não existe engine "fácil", quando você começar a desenvolver você vai encontrar barreiras em todas elas.

Então como você quer 3d, eu aconselho a usar a Unity ou a Godot mesmo vc tendo dificuldade em programação a melhora e o entendimento da programação vem com o tempo.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.911
Reações
7.185
Pontos
1.189
Essa Buildbox sempre teve uma premissa de ser fácil e de "não precisar de código".
https://www.buildbox.com

Agora, se é fácil mesmo, eu já não sei.

E coloquei entre aspas porque não acredito que não haja necessidade de código em nenhuma dessas soluções mágicas por aí. Você pode não usar texto, mas programar, mesmo que visualmente, você vai. No máximo poderiam colocar que é low code.

E eu concordo com o @Zeorymer. Não existe nenhuma tecnologia realmente fácil se você quiser fazer um game ou app bem feito. Eu já fiz um app usando Construct 2, por exemplo, e tive o mesmo trabalho que teria com soluções puro código.
 
Ultima Edição:

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
10.921
Pontos
453
Essa Buildbox sempre teve uma premissa de ser fácil e de "não precisar de código".
https://www.buildbox.com

Agora, se é fácil mesmo, eu já não sei.

E coloquei entre aspas porque não acredito que não haja necessidade de código em nenhuma dessas soluções mágicas por aí. Você pode não usar texto, mas programar, mesmo que visualmente, você vai. No máximo poderiam colocar que é low code.

E eu concordo com o @Zeorymer. Não existe nenhuma tecnologia realmente fácil se você quiser fazer um game ou app bem feito. Eu já fiz um app usando Construct 2, por exemplo, e tive o mesmo trabalho que teria com soluções puro código.
Programar é pensar em soluções lógicas. Linguagens de programação são meras ferramentas pra resolver problemas de física, renderização e etc.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.661
Pontos
1.584
Tem o Core que é feito em cima da Unreal Engine:

https://www.coregames.com/

Se assemelha um pouco ao conceito da Dreams do PS4 só que talvez ainda mais completa. Permite usar Lua como linguagem de programação, mas é completamente opção porque o intuito é fazer jogos com kits pre-montados de forma intuitiva e simples.

Canal deles no YT:


Vale lembrar que é uma ferramenta ainda em alfa, talvez não recomendada para produção.

Não testei, mas pareceu legal.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.525
Reações
43.035
Pontos
1.453
Tem o Core que é feito em cima da Unreal Engine:

https://www.coregames.com/

Se assemelha um pouco ao conceito da Dreams do PS4 só que talvez ainda mais completa. Permite usar Lua como linguagem de programação, mas é completamente opção porque o intuito é fazer jogos com kits pre-montados de forma intuitiva e simples.

Canal deles no YT:


Vale lembrar que é uma ferramenta ainda em alfa, talvez não recomendada para produção.

Não testei, mas pareceu legal.

bem interessante essa engine, vi o tutorial de criar um jogo em 10 minutos e me pareceu bem simples....

vc sabe se da pra exportar pra android ou pc os jogos?

edit: acabei de ver no faq deles que não da pra exportar pra steam ou executável, que pena, eu procuro algo assim, mas que de pra ganhar dinheiro
 
Ultima Edição:

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.661
Pontos
1.584
bem interessante essa engine, vi o tutorial de criar um jogo em 10 minutos e me pareceu bem simples....

vc sabe se da pra exportar pra android ou pc os jogos?

edit: acabei de ver no faq deles que não da pra exportar pra steam ou executável, que pena, eu procuro algo assim, mas que de pra ganhar dinheiro

Não existe almoço grátis, Pockett.

Se quer utilizar o wrapper deles, tem que jogar a regra deles que é colocar os jogos em sua plataforma.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.525
Reações
43.035
Pontos
1.453
up
me animei a voltar a fazer jogos, no momento estou aprendendo a mexer na gdevelop que é bem facil de criar jogos em 2d
mas ainda gostaria de criar jogos em 3d, eu vi uns tutoriais de godot que parece ser uma engine muito boa, mas mesmo com o visual script dele ainda é bem complicado de se fazer algo

se alguem manja de alguma forma de fazer jogos em 3d de forma facil por favor ajude a me dar ideias
eu tambem vi uns tutoriais de unit+bolt mas tambem achei bem confuso, eu queria alguma coisa mais simples e fácil, mesmo que limitada
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Python tem Panda3d. Já JavaScript tem uma cacetada de engine, tem ate algumas que tu desenvolve dentro do navegador: https://playcanvas.com/

up
me animei a voltar a fazer jogos, no momento estou aprendendo a mexer na gdevelop que é bem facil de criar jogos em 2d
mas ainda gostaria de criar jogos em 3d, eu vi uns tutoriais de godot que parece ser uma engine muito boa, mas mesmo com o visual script dele ainda é bem complicado de se fazer algo

se alguem manja de alguma forma de fazer jogos em 3d de forma facil por favor ajude a me dar ideias
eu tambem vi uns tutoriais de unit+bolt mas tambem achei bem confuso, eu queria alguma coisa mais simples e fácil, mesmo que limitada
Já tentou a unreal engine? Ela também tem scripting visual, nunca usei.

Mas é importante entender que de tudo que se faz em um jogo, alguma coisa tu vai ter que dominar se quiser fazer um jogo sozinho: normalmente programação ou a parte gráfica (modelagem 3d), e o que tu não dominar vai ficar meia boca mesmo e vai ser meio sofrido (os gráficos do meu jogo ficaram meia boca :P).

Eu acho que se fazer jogo é uma ideia que tu realmente gosta, vale dar murro em ponta de faca e tentar se aprimorar em programação, por mais lento e penoso que seja no inicio. Programação não se aprende rápido, e é uma questão de prática e repetição. Eu levei muitos anos pra aprender (mas eu era um guri de 13 anos :P) mas a realidade é que se tu vai ter que aprender alguma forma de scripting (visual ou código, dá na mesma) se quiser sair do muito básico e enlatado que as engines te entregam pronto.

Talvez ajude o pessoal a te ajudar se tu listar aí o que tu domina em termos de tecnologia ou ao menos o que tu já fuçou e conseguiu fazer.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.911
Reações
7.185
Pontos
1.189
bom.
qual a melhor engine pra javascript ou python??
sem ser a unit???

Para JavaScript:
- Phaser: é talvez o melhor, só que é puro código. Você pode tentar usá-lo juntamente com o Phaser Editor 2D;
- PixiJS: não é somente para games, mas é bem conhecido pela performance. Na verdade, o Phaser usa o PixiJS como base;
- Three.js: também não é somente para games, mas é bastante conhecida pelas capacidades e facilidades de se criar conteúdo 3D;
- Construct 3: a programação é feita visualmente, mas a linguagem por trás de tudo é o JavaScript;
- Adobe Animate + CreateJS: é o stack que eu uso. A grande vantagem é poder contar com a IDE de desenho vetorial, design e animação do programa da Adobe.

Alternativamente, uma tendência que eu vejo agora é utilizar uma tecnologia de código nativo, como raylib (C), Bevy (Rust) ou Heaps (Haxe), por exemplo, e publicar para web usando WebAssembly. Como engines, frameworks e bibliotecas de JavaScript dedicadas a games usam o canvas acaba não fazendo diferença se o código é escrito em JavaScript, C, C++, Haxe ou Rust.
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Tem o Blender. É com visual script, mas dá fazer fazer os lances com phyton também.
Faz tempo que não uso. Consegui fazer bastante testes legais com ele. Na última versão que testei tinha até uns lances de programar rota pra npc quase que automático.

Python tem Panda3d. Já JavaScript tem uma cacetada de engine, tem ate algumas que tu desenvolve dentro do navegador: https://playcanvas.com/


Já tentou a unreal engine? Ela também tem scripting visual, nunca usei.

Mas é importante entender que de tudo que se faz em um jogo, alguma coisa tu vai ter que dominar se quiser fazer um jogo sozinho: normalmente programação ou a parte gráfica (modelagem 3d), e o que tu não dominar vai ficar meia boca mesmo e vai ser meio sofrido (os gráficos do meu jogo ficaram meia boca :P).

Eu acho que se fazer jogo é uma ideia que tu realmente gosta, vale dar murro em ponta de faca e tentar se aprimorar em programação, por mais lento e penoso que seja no inicio. Programação não se aprende rápido, e é uma questão de prática e repetição. Eu levei muitos anos pra aprender (mas eu era um guri de 13 anos :P) mas a realidade é que se tu vai ter que aprender alguma forma de scripting (visual ou código, dá na mesma) se quiser sair do muito básico e enlatado que as engines te entregam pronto.

Talvez ajude o pessoal a te ajudar se tu listar aí o que tu domina em termos de tecnologia ou ao menos o que tu já fuçou e conseguiu fazer.

Com visual script dá pra fazer muita coisa com tranquilidade, pelo menos no blender eu conseguia. Quando eu vi um vídeo da unreal com os blocos de lógica eu lembrei do blender na hora, achei que era só programando em código.

Até pra compor trilha sonora eu me arranjo, mas o que me desanimou foi quando saquei que não sabia nem por onde começar pra criar a parte visual, eu gosto de desenhar, mas é outra parada criar texturas para os modelos 3d.
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Tem o Blender. É com visual script, mas dá fazer fazer os lances com phyton também.
Faz tempo que não uso. Consegui fazer bastante testes legais com ele. Na última versão que testei tinha até uns lances de programar rota pra npc quase que automático.



Com visual script dá pra fazer muita coisa com tranquilidade, pelo menos no blender eu conseguia. Quando eu vi um vídeo da unreal com os blocos de lógica eu lembrei do blender na hora, achei que era só programando em código.
Então, o Blender removeu a engine há algumas releases. Fizeram um fork recentemente mas não é mais o projeto oficial: https://upbge.org/#/. Eu cheguei a brincar com a game engine do blender lá pelo 2.4 e 2.6 e sim, era simples, contanto que tu dominasse o Blender como ferramenta 3d (o que não era tão simples, dada a interface "minimalista" dele). Na época eu não entendia de Python e meu foco era na modelagem 3d, então nunca tentei codificar na engine dele mas ha uns anos atrás cheguei a codificar uns geradores de cenário nele.

Até pra compor trilha sonora eu me arranjo, mas o que me desanimou foi quando saquei que não sabia nem por onde começar pra criar a parte visual, eu gosto de desenhar, mas é outra parada criar texturas para os modelos 3d.
Então cara, tem que dar murro em ponta de faca. No meu jogo, eu fui fazer os menus achando que era simples e tomei um tufo. Tenho ao menos 3 ou 4 versões de desenho das telas até eu chegar em algo que não me parecesse extremamente agressivo. Os primeiros mockups de tela e implementações do menu me levaram 6 meses pra serem feitos e foi tudo jogado fora. Eu reescrevi o jogo algumas vezes usando engines e linguagens diferentes e refatorei mais vezes do que consegui contar. É um processo de aprendizado.

É importante se contentar com o negócio meia boca mesmo porque tu tem que ser um herói pra fazer código, gráficos e música tudo sozinho e de forma excelente. Ao menos um deles vai ficar meio tosco, e é importante entender quando parar pra conseguir terminar o projeto e partir pro próximo (que já vai ser um pouco melhor).
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.525
Reações
43.035
Pontos
1.453

Se você conseguir passar pelo desafio de navegar pela página e baixar, dizem ser totalmente scriptless.



testei essa engine, até que é facil de mexer, mas ainda falta bastante coisa nela, tanto que tem uma pagina no site oficial que esta mostrando muitas coisas que eles ainda vão adicionar a engine
mas é legalzinha
eu consegui criar uma porta que abre e fecha quando o personagem passa por ela seguindo um tutorial no youtube
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.525
Reações
43.035
Pontos
1.453
até agora eu testei varias engines de graça, a que achei facil de mexer e trabalha com 3d foi a game guru, que tem muito objeto pré pronto , mas ela precisa saber mexer em script se vc quiser algo personalizado

outra que gostei foi um asset da unit chamado game creator, bem simples de usar e ainda é na unity, talvez eu aprenda a fundo como mexer com ele

em jogos 2d eu peguei as manhas de mexer na clickteam fusion 2.5, comprei ela e consegui fazer 2 jogos simples nela, depois eu posto, já estou no meu terceiro jogo com essa engine, muito simples e facil e não requer programação

queria algo como o clickteam fusion mas para fazer jogos em 3d, peguei a extensão firefly dela que diz que da pra fazer jogos em 3d com o ctf mas essa extensão é bem ruim
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.911
Reações
7.185
Pontos
1.189
testei essa engine, até que é facil de mexer, mas ainda falta bastante coisa nela, tanto que tem uma pagina no site oficial que esta mostrando muitas coisas que eles ainda vão adicionar a engine
mas é legalzinha
eu consegui criar uma porta que abre e fecha quando o personagem passa por ela seguindo um tutorial no youtube

Tem um tempo que acompanho esse engine no Twitter. Parece legal mesmo. Não é meu perfil atual usar uma ferramenta voltada para um só gênero de jogo, mas ainda assim acho interessante. Lembro que fizeram um concurso com uns prêmios bons.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.911
Reações
7.185
Pontos
1.189
até agora eu testei varias engines de graça, a que achei facil de mexer e trabalha com 3d foi a game guru, que tem muito objeto pré pronto , mas ela precisa saber mexer em script se vc quiser algo personalizado

outra que gostei foi um asset da unit chamado game creator, bem simples de usar e ainda é na unity, talvez eu aprenda a fundo como mexer com ele

em jogos 2d eu peguei as manhas de mexer na clickteam fusion 2.5, comprei ela e consegui fazer 2 jogos simples nela, depois eu posto, já estou no meu terceiro jogo com essa engine, muito simples e facil e não requer programação

queria algo como o clickteam fusion mas para fazer jogos em 3d, peguei a extensão firefly dela que diz que da pra fazer jogos em 3d com o ctf mas essa extensão é bem ruim

Legal demais sua experiência.

Concordem ou não, atualmente eu tô numa onda de aprender apenas engines/frameworks que usam linguagens populares e de preferência low level.

Então tenho dado preferência apenas a ferramentas que usam C, C++, Rust, Haxe.

Por mais que linguagens como o GDScript e o GML sejam muito boas e facilitem bastante o uso dos seus respectivos engines, elas só podem ser usadas naquele contexto e pronto. Já linguagens populares como C++, por exemplo, podem ser usadas em outros engines e em basicamente quaisquer outros lugares. Além das inúmeras vagas de trabalho relacionadas.

Mas, de novo, é apenas minha opinião e estratégia. Não estou querendo desmerecer scrips proprietários.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.525
Reações
43.035
Pontos
1.453
Essa Buildbox sempre teve uma premissa de ser fácil e de "não precisar de código".
https://www.buildbox.com

Agora, se é fácil mesmo, eu já não sei.

E coloquei entre aspas porque não acredito que não haja necessidade de código em nenhuma dessas soluções mágicas por aí. Você pode não usar texto, mas programar, mesmo que visualmente, você vai. No máximo poderiam colocar que é low code.

E eu concordo com o @Zeorymer. Não existe nenhuma tecnologia realmente fácil se você quiser fazer um game ou app bem feito. Eu já fiz um app usando Construct 2, por exemplo, e tive o mesmo trabalho que teria com soluções puro código.
buildbox parece ser mais voltada a desenvolvimento de jogos mobile, pelo menos pelos jogos que eu vi que fizeram nela deu essa impressão

O Construct 3 está começando a ter opções em 3D também:

tentei procurar tutorial de 3d do construct no youtube mas aparentemente precisa fazer varias gambiarras para funcionar o 3d, da a impressão que não é uma engine certa para isso
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.911
Reações
7.185
Pontos
1.189
buildbox parece ser mais voltada a desenvolvimento de jogos mobile, pelo menos pelos jogos que eu vi que fizeram nela deu essa impressão

Esta parece bem interessante:

A ideia é desenvolver o game no próprio telefone e "sem escrever código".
 
Topo Fundo