O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


existe algum programa para desenvolver jogos 3d simples equivalente a contruct 2 ou gdevelop?

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.526
Reações
43.036
Pontos
1.453
Tem o Core que é feito em cima da Unreal Engine:

https://www.coregames.com/

Se assemelha um pouco ao conceito da Dreams do PS4 só que talvez ainda mais completa. Permite usar Lua como linguagem de programação, mas é completamente opção porque o intuito é fazer jogos com kits pre-montados de forma intuitiva e simples.

Canal deles no YT:


Vale lembrar que é uma ferramenta ainda em alfa, talvez não recomendada para produção.

Não testei, mas pareceu legal.

esses jogos do core parece ser realmente bons, pelo menos graficamente, eu gostaria de saber se tem alguma forma de exportar os jogos para exe e assim colocar na itch.io
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.526
Reações
43.036
Pontos
1.453

Se você conseguir passar pelo desafio de navegar pela página e baixar, dizem ser totalmente scriptless.


parece que vai ter um relançamento dessa engine, eu sigo eles no discord e eles falaram que vão relançar ela de uma forma que fique mais facil para se mexer

eles estão postando várias noticias de coisas que estão adicionando, mas a nova versão ainda não está disponivel
 


46nuko

Habitué da casa
Mensagens
168
Reações
275
Pontos
98
Você já tentou a Unreal com Blueprints? É bem didático e fácil.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.526
Reações
43.036
Pontos
1.453
Você já tentou a Unreal com Blueprints? É bem didático e fácil.
é, eu já tinha ouvido falar em blueprints da unreal e que era bem simples mexer, mas antes de testar eu busquei videos/tutoriais no youtube sobre ele e não encontrei nenhum de como eles funcionam, talvez eu baixe uma hora e eu tente aprender na raça mesmo
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.526
Reações
43.036
Pontos
1.453
acho que starfield foi feito na game guru, eu vejo algumas similaridades com o hud padrão dessa engine

1YtXF15.jpg


:coolface
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.766
Reações
40.718
Pontos
1.053
Legal demais sua experiência.

Concordem ou não, atualmente eu tô numa onda de aprender apenas engines/frameworks que usam linguagens populares e de preferência low level.

Então tenho dado preferência apenas a ferramentas que usam C, C++, Rust, Haxe.

Por mais que linguagens como o GDScript e o GML sejam muito boas e facilitem bastante o uso dos seus respectivos engines, elas só podem ser usadas naquele contexto e pronto. Já linguagens populares como C++, por exemplo, podem ser usadas em outros engines e em basicamente quaisquer outros lugares. Além das inúmeras vagas de trabalho relacionadas.

Mas, de novo, é apenas minha opinião e estratégia. Não estou querendo desmerecer scrips proprietários.
Eu também decidi ser "hardcore" e comecei a aprender C++.
Dizem que dominar essa linguagem te permite fazer praticamente o que quiser, até sem engine através do openGL. É daora, pra mim tá sendo uma jornada de longo prazo, não quero cagar um jogo pra colocar no steam e pronto, quero realmente dominar as ferramentas e entender todo o processo. É mais pra hobby mesmo já que cansei de ficar fuçando no RPG Maker e outras ferramentas desse tipo.
Testei algumas dessas engines 3D mencionadas aqui e a maioria se parecem mais com level editors, tu coloca um personagem num cenário pra ficar correndo e pronto. Agora, fazer coisas específicas sempre fica mais complicado. Então se é pra ficar quebrando a cabeça pra entender uma engine específica, onde normalmente o que eu vou aprender só serve pra ela, achei melhor aprender uma linguagem "universal" que vai me permitir manusear as principais ferramentas de jogos, como Unreal.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.915
Reações
7.190
Pontos
1.189
Eu também decidi ser "hardcore" e comecei a aprender C++.
Dizem que dominar essa linguagem te permite fazer praticamente o que quiser, até sem engine através do openGL. É daora, pra mim tá sendo uma jornada de longo prazo, não quero cagar um jogo pra colocar no steam e pronto, quero realmente dominar as ferramentas e entender todo o processo. É mais pra hobby mesmo já que cansei de ficar fuçando no RPG Maker e outras ferramentas desse tipo.
Testei algumas dessas engines 3D mencionadas aqui e a maioria se parecem mais com level editors, tu coloca um personagem num cenário pra ficar correndo e pronto. Agora, fazer coisas específicas sempre fica mais complicado. Então se é pra ficar quebrando a cabeça pra entender uma engine específica, onde normalmente o que eu vou aprender só serve pra ela, achei melhor aprender uma linguagem "universal" que vai me permitir manusear as principais ferramentas de jogos, como Unreal.
Legal demais.

E agora, trabalhando na indústria, posso dizer mais do que nunca: quem quiser trabalhar em games AAA - ou pelo menos no core e gameplay e não só em UI - tem que aprender C++. É a linguagem definitiva e padrão e não deve mudar tão cedo isso.
 
Ultima Edição:

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.526
Reações
43.036
Pontos
1.453
Eu também decidi ser "hardcore" e comecei a aprender C++.
Dizem que dominar essa linguagem te permite fazer praticamente o que quiser, até sem engine através do openGL. É daora, pra mim tá sendo uma jornada de longo prazo, não quero cagar um jogo pra colocar no steam e pronto, quero realmente dominar as ferramentas e entender todo o processo. É mais pra hobby mesmo já que cansei de ficar fuçando no RPG Maker e outras ferramentas desse tipo.
Testei algumas dessas engines 3D mencionadas aqui e a maioria se parecem mais com level editors, tu coloca um personagem num cenário pra ficar correndo e pronto. Agora, fazer coisas específicas sempre fica mais complicado. Então se é pra ficar quebrando a cabeça pra entender uma engine específica, onde normalmente o que eu vou aprender só serve pra ela, achei melhor aprender uma linguagem "universal" que vai me permitir manusear as principais ferramentas de jogos, como Unreal.
nem lembrava direito desse topico

até da para fazer coisas customizadas em algumas dessas engines do topico pq (algumas) delas tb tem a forma de programação "padrão" por script

eu testei quase todas citadas aqui (pelo menos as que são de graça ou barata)

o mais proximo que encontrei (pelo que eu procurava) foi a Coppercube , Manu e game guru max

a coppercube tem gráficos bem ultrapassados , mas da para fazer bastante coisa na programação visual, tem vários tutoriais no youtube (tb da para trabalhar com script se quiser)

Manu quase não tem tutoriais , mas é a engine mais "clean" visualmente, tem muita coisa pré pronta e a alguns dias saiu uma versão nova com bastante melhorias (mais ainda está no beta)

Game Guru Max é a mais facil de mexer, muita coisa pré-pronta, da para criar um jogo sem muito esforço (ela é baseada em comportamentos), tb da para usar scripts para coisas customizadas

outra engines como gdevelop e construct 3, estão ainda engatinhando nos jogos 3d

a core não permite exportar jogo que não seja para o site deles

minha engine favorita ainda continua sendo a clickteam fusion pq é bem facil e da para criar qualquer tipo de jogo 2d, mas para 3d ela é horrivel

@Off
kd o kain do seu avatar? n era ele que vc usava?
 
Ultima Edição:

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.766
Reações
40.718
Pontos
1.053
Legal demais.

E agora, trabalhando na indústria, posso dizer mais do que nunca: quem quiser trabalhar em games AAA - ou pelo menos no core e gameplay e não só em UI - têm que aprender C++. É a linguagem definitiva e padrão e não deve mudar tão cedo isso.
Sim, é a linguagem usada desde o PS2 até hoje. Então não deve mudar mesmo.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.526
Reações
43.036
Pontos
1.453
pessoal desdenha essas engines mais faceis de se fazer jogos, mas alguns jogos famosos foram feitos nelas, alguns exemplos:

gamemaker: katana zero, hotline miami, undertale
rpg maker: omori, to the moon
click team fusion: fnaf, freedom planet, baba is you, AVGN adventures
 
Ultima Edição:

46nuko

Habitué da casa
Mensagens
168
Reações
275
Pontos
98
pessoal desdenha essas engines mais faceis de se fazer jogos, mas alguns jogos famosos foram feitos nelas, alguns exemplos:

gamemaker: katana zero, hotline miami, undertale
rpg maker: omori, to the moon
click team fusion: fnaf, freedom planet, baba is you, AVNG adventures
Tirando Click Team Fusion, que eu realmente acho medonha e beira o Flash, Game Maker e RPG Maker são engines muito sólidas. O Game Maker mesmo chega a ser melhor que o Godot em alguns aspectos, só que você se limita ao 2D. Não que não dê pra fazer 3D, mas a engine foi pensada pro 2D.
Nossa, minha última interação no fórum foi em Outubro. E aí.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.858
Reações
62.933
Pontos
1.253
pessoal desdenha essas engines mais faceis de se fazer jogos, mas alguns jogos famosos foram feitos nelas, alguns exemplos:

gamemaker: katana zero, hotline miami, undertale
rpg maker: omori, to the moon
click team fusion: fnaf, freedom planet, baba is you, AVGN adventures
Melhor jogo (pra mim) feito na Clickteam Fusion é Environmental Station Alpha, do mesmo autor de Baba is You (Hempuli) :

E Game Maker é lotado de jogos bons.
Mas não sei dizer se são engines boas não.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.766
Reações
40.718
Pontos
1.053
Existem engines e engines. Pra 2D existem muitas boas opções, mas infelizmente a maioria das engines 3D que prometem fazer jogos de maneira fácil são extremamente limitadas. Algumas não passam de meros map editors.
Acho que no fim das contas 3D é Unity ou Unreal mesmo.
 
Topo Fundo