O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Existe alguma diferença de qualidade em fitas da playtronic/gradiente para as americanas?

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.291
Reações
2.445
Pontos
453
Comecei á procurar um Super Mario 64 para guardar de coleção, andei vendo alguns, ainda não comprei nenhum, porém, me surgiu esta duvida com relação á fitas que foram fabricadas aqui pela playtronic /gradiente, possuem a mesma qualidade que as americanas?
Lembro que na época do snes era bem comum ver as fitas nacionais, até tenho algumas guardadas, mas quando a qualidade delas, fiquei com esta duvida.
 

itesch

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
6.062
Reações
10.943
Pontos
1.253
Não tenho certeza no 64, mas na época do snes, os labels da playtronic eram de menor qualidade, um pouco foscos.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.124
Reações
4.618
Pontos
453
Nenhuma que eu saiba.

Mas se não me engano as fitas da Playtronic com caixas e manuis em português valem mais pra colecionadores.
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.309
Reações
2.171
Pontos
453
No caso do Super Nes existe diferença sim, fitas Americanas muito superiores em qualidade.
Tanto o Label quanto o Circuito, já tive um Star Fox da Playtronic que parou de funcionar.

Quando eu abrí o Star Fox pra ver o que tinha acontecido, ví que o circuito parecia aqueles piratas com Chip de Chiclete.
Inadmissível pra um produto original, comprei outro Star Fox só que Americano, fitas Playtronic nunca mais.
.
SNEStop.jpg

.
Isso mesmo que você está vendo, Star Fox com Chip FX de chiclete, Playtronic lixo. :facepalm
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.442
Pontos
503
Bom, pelo que aprendi em todos esses anos, os cartuchos americanos e nacionais são praticamente os mesmos, a única grande diferença fica nos labels que as versões nacionais são inferiores, em alguns casos o plástico também parece ser um pouco inferior, mas a maior diferença fica nos labels mesmo, os labels americanos parecem muito melhores, mais definidos e mais resistentes, já os nacionais são mais foscos mesmo, um pouco menos definidos, e tem uma coisa que não gosto neles que é a proteção deles, eles tem uma fina camada de um plástico que protege o label, parecendo um papel celofane, mas eles com o tempo começam a descolar, e sair, geralmente começa a descolar nos cantos, ai um dia o cara é obrigado a remover ele, e a cor do label não fica a mesma, isso já aconteceu com meu Ocarina of Time, quando comprei ele parecia uma pele descolando porque tomou sol demais... :klol

Mas a princípio os chips provavelmente são os mesmos, a grande diferença fica nos labels mesmo, e isso vale para qualquer cartucho nacional da Nintendo, desde o NES já era assim.
No caso do Super Nes existe diferença sim, fitas Americanas muito superiores em qualidade.
Tanto o Label quanto o Circuito, já tive um Star Fox da Playtronic que parou de funcionar.

Quando eu abrí o Star Fox pra ver o que tinha acontecido, ví que o circuito parecia aqueles piratas com Chip de Chiclete.
Inadmissível pra um produto original, comprei outro Star Fox só que Americano, fitas Playtronic nunca mais.
.
SNEStop.jpg

.
Isso mesmo que você está vendo, Star Fox com Chip FX de chiclete, Playtronic lixo. :facepalm
Cara nesse caso você provavelmente deve ter pegado uma revisão ruim, pois muitos cartuchos originais americanos também tinham esse chip, eu tenho um Mario Bros + Duck Hunt original americano que tem esse mesmo tipo de chip...



Provavelmente esses chips com borrões pretos são do fim da produção do console, nessa época a Playtronic/Gradiente importava chips do México e só montava os cartuchos aqui, aliás, suspeito que ela não produzia os chips dos jogos, acho que ela sempre importava os chips do México e montava aqui, em alguns casos ela importava ele pronto mesmo, e até colava os labels nacionais em cima dos americanos. Já vi vídeos mostrando isso.
 

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
2.944
Pontos
303
No caso do Super Nes existe diferença sim, fitas Americanas muito superiores em qualidade.
Tanto o Label quanto o Circuito, já tive um Star Fox da Playtronic que parou de funcionar.

Quando eu abrí o Star Fox pra ver o que tinha acontecido, ví que o circuito parecia aqueles piratas com Chip de Chiclete.
Inadmissível pra um produto original, comprei outro Star Fox só que Americano, fitas Playtronic nunca mais.
.
SNEStop.jpg

.
Isso mesmo que você está vendo, Star Fox com Chip FX de chiclete, Playtronic lixo. :facepalm

A segunda leva do Star Fox era assim mesmo para cortar custos. Tanto brasileiro, americano e japonês.
Essa é a placa com a ID "SNS-FO-0"
SNS-FO-0-pcb-front-9304.jpg


Do "SNS-F0-1" em diante, passou a ser assim:

SNS-FO-2-pcb-front-9324.jpg



Então não tem culpa na Playtronic.
Que eu saiba ela teve umas malandragens, como exportar cartuchos e colar uma label com a logo dela por cima. Tirando isso não sei bem.
 


Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.291
Reações
2.445
Pontos
453
Bom, pelo que aprendi em todos esses anos, os cartuchos americanos e nacionais são praticamente os mesmos, a única grande diferença fica nos labels que as versões nacionais são inferiores, em alguns casos o plástico também parece ser um pouco inferior, mas a maior diferença fica nos labels mesmo, os labels americanos parecem muito melhores, mais definidos e mais resistentes, já os nacionais são mais foscos mesmo, um pouco menos definidos, e tem uma coisa que não gosto neles que é a proteção deles, eles tem uma fina camada de um plástico que protege o label, parecendo um papel celofane, mas eles com o tempo começam a descolar, e sair, geralmente começa a descolar nos cantos, ai um dia o cara é obrigado a remover ele, e a cor do label não fica a mesma, isso já aconteceu com meu Ocarina of Time, quando comprei ele parecia uma pele descolando porque tomou sol demais... :klol

Mas a princípio os chips provavelmente são os mesmos, a grande diferença fica nos labels mesmo, e isso vale para qualquer cartucho nacional da Nintendo, desde o NES já era assim.

Cara nesse caso você provavelmente deve ter pegado uma revisão ruim, pois muitos cartuchos originais americanos também tinham esse chip, eu tenho um Mario Bros + Duck Hunt original americano que tem esse mesmo tipo de chip...



Provavelmente esses chips com borrões pretos são do fim da produção do console, nessa época a Playtronic/Gradiente importava chips do México e só montava os cartuchos aqui, aliás, suspeito que ela não produzia os chips dos jogos, acho que ela sempre importava os chips do México e montava aqui, em alguns casos ela importava ele pronto mesmo, e até colava os labels nacionais em cima dos americanos. Já vi vídeos mostrando isso.

Essa tal proteção plástica realmente sai kkkk, tenho um Super Mario World nacional que está assim, descascando.
Obrigado á todos pelas respostas, no fim, acabei achando um Super Mario 64 americano em muito bom estado.
 

itesch

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
6.062
Reações
10.943
Pontos
1.253
Ah, uma coisa curiosa que eu notei ao longo dos anos, é que a Majoras Mask nacional parece ser de um plástico inferior ao americano. Vejo inúmeras cópias com a quina trincada, e quase sempre na quina. A minha fita que comprei no lançamento quebrou, e ao longo dos anos vi muitas que também quebraram. Isso nunca aconteceu com nenhuma outra fita minha, só a Majoras nacional. E algo tipo a da foto abaixo:

df1cca3f7ef604b7cfec43098e23979d.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.684
Reações
15.310
Pontos
1.659
Ah, uma coisa curiosa que eu notei ao longo dos anos, é que a Majoras Mask nacional parece ser de um plástico inferior ao americano. Vejo inúmeras cópias com a quina trincada, e quase sempre na quina. A minha fita que comprei no lançamento quebrou, e ao longo dos anos vi muitas que também quebraram. Isso nunca aconteceu com nenhuma outra fita minha, só a Majoras nacional. E algo tipo a da foto abaixo:

df1cca3f7ef604b7cfec43098e23979d.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Eu também vi muito cartucho nacional de N64 com as pontas quebradas, mas sempre achei que era maus cuidados.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.442
Pontos
503
Esse ano fui numa loja de usados onde costumava garimpar jogos e também achei um Majoras Mask com a carcaça quebrada, mas no caso dela tinha rebites de locadora também... Mas já vi outras com a carcaça quebrada a venda no ML.

Será que o Pokemon Stadium 2 nacional também é assim? Eu só tive contato com um cartucho uma vez, mas aquele parecia diferente, era dourado só na frente e era meio brilhoso.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.291
Reações
2.445
Pontos
453
Eu também vi muito cartucho nacional de N64 com as pontas quebradas, mas sempre achei que era maus cuidados.

Ah, uma coisa curiosa que eu notei ao longo dos anos, é que a Majoras Mask nacional parece ser de um plástico inferior ao americano. Vejo inúmeras cópias com a quina trincada, e quase sempre na quina. A minha fita que comprei no lançamento quebrou, e ao longo dos anos vi muitas que também quebraram. Isso nunca aconteceu com nenhuma outra fita minha, só a Majoras nacional. E algo tipo a da foto abaixo:

df1cca3f7ef604b7cfec43098e23979d.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Não sabia que Majoras nacional tinha este tipo de problema.
Ainda bem que não terei estes tipos de preocupações com os cartuchos, porque uso everdrive e eu só tenho vontade de ter o Super Mario 64 e Destruction Derby 64 pra guardar de coleção, que são os que mais gosto de jogar no N64, de resto, rodo tudo pelo everdrive.
 

itesch

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
6.062
Reações
10.943
Pontos
1.253
Esse ano fui numa loja de usados onde costumava garimpar jogos e também achei um Majoras Mask com a carcaça quebrada, mas no caso dela tinha rebites de locadora também... Mas já vi outras com a carcaça quebrada a venda no ML.

Será que o Pokemon Stadium 2 nacional também é assim? Eu só tive contato com um cartucho uma vez, mas aquele parecia diferente, era dourado só na frente e era meio brilhoso.

Acho que não! Pelo menos não me lembro de ver, ao contrário do Majoras.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.442
Pontos
503
Acho que não! Pelo menos não me lembro de ver, ao contrário do Majoras.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Pois é, esse único Pokemon Stadium 2 que vi a carcaça era diferente, atrás eu acho que era normal, e na frente tinha uma tinta dourada diferente dos Majoras que vi, então deve ser mais resistente mesmo, pois nunca vi na internet uma quebrada a venda.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.314
Pontos
1.619
Existe diferença na composição das carcaças dos jogos nacionais produzidos aqui, já se referindo ao que foi descoberto do motivo do "PORQUE SNES (ou certos equipamentos) FICAM COM COR DE BURRO QUANDO FOGE"?

Neste link:

http://www.vintagecomputing.com/ind...y-snes-case-discoloration-in-classic-machines

Começaram uma investigação sobre isso e considero esses dois pontos que especificarei abaixo, os mais importantes:

"Update: 01/17/2007 – Long ago, I tried to contact Nintendo of America’s PR Department about the plastic discoloration so I could get an official comment. This is the final reply I got from NOA today: “Sorry it has taken me a while to reply but I was unable to track someone down who could talk about the plastics chosen for the various Nintendo systems. The systems are shipped to the U.S. after they are assembled so it is decided out of the Nintendo corporate office in Japan.” Indeed, it is hard to track down the Japanese Super Nintendo plastics engineers who most likely didn’t even work directly for Nintendo."

"Algum tempo atrás, eu tentei contatar a Nintendo da América sobre a descoloração então eu recebi um comentário oficial. "Desculpe se demoramos um pouco pra responder mais eu não fui capaz de rastrear uma pessoa que poderia falar sobre os plasticos utilizados para os muitos sistemas da Nintendo. Os sistemas foram enviados para os EUA após montados e isso era decidido pela corporação da Nintendo no Japão. " Então, é dificio rastrear os plásticos utilizados pelos engenheiros da Nintendo sendo que na maioria das vezes, eles nem trabalhavam diretamente pra Nintendo."

(ou seja, o material era TERCEIRIZADO pra se adequar as solicitações de segurança, tanto da Nintendo, quanto do país onde o produto vai ser vendido)

"Unsatisfied with Nintendo’s answer, I decided to dig deeper. I contacted Dr. Rudolph D. Deanin, founder of the graduate program in Plastics Engineering at the University of Massachusetts, Lowell and director of the program for over thirty years. I told him everything I know about plastic chassis discoloration in both the Super Nintendo and Macintosh computers and asked what he thought might be causing it.

“The plastics most commonly used to make the structural cases for electronic equipment are polypropylene, impact styrene, and ABS,” replied Deanin. “These all tend to discolor and embrittle gradually when exposed to UV and/or heat. They become oxidized and develop conjugated unsaturation, which produces color. They crosslink or degrade, which causes brittleness.”

From looking at a stamp on the Super Nintendo’s plastic case, I learned that the case is composed of ABS, which is a rugged, durable plastic that is sadly more susceptible to discoloration and degradation from both UV and heat than the alternatives.

“There are other plastics which would be more stable,” Deanin continued, “but manufacturers avoid them because they are more expensive and/or more difficult to process.”

"Não satisfeito com a resposta da Nintendo, eu decidi cavar mais fundo. Eu conversei com o Dr Rudolph D. Deanin, fundador do programa de graduação em engenharia plástica na Universidade de Massachussets, bacharel e diretor do programa por mais de 30 anos. Eu lhe disse tudo o que sabia sobre a descoloração do chassis plástico no SNES e MAC e o perguntei do porque isso acontece.

"Os plásticos são usados para manter a 'casca' estrutural para equipamentos eletrônicos e comumente usam polipropileno, 'estireno de impacto' e ABS", respondeu Deanin. "Todos esses produtos tendem a descolorir e enrugar gradualmente quando exposto a UV e/ou calor. Eles se oxidam e desenvolvem uma saturação que produz cor, além de reticular ou se degradar, o que pode causar rugas"

Olhando uma caixa de SNES, eu descobri que ela é composta de ABS, que é um plástico já enrugado e durável que é mais suscetível a se descolorir e degradar, seja por exposição aos raios UV ou calor.

"Existem outros plásticos que são mais estáveis" Denin continuou "mas os fabricantes os evitam justamente porque eles são mais caros e/ou são mais difíceis de se processar"

Com essas duas partes (quem quiser ler TODO o tópico, por favor, o link da página está acima) já dá pra se entender do porque acontece de um produto ser mais vagabundo que o outro (apenas pra ressaltar: Ou o material é ou TEM variações, de empresa terceirizada pra criação e padronização dos produtos, ou tem o fator 'LUCRO' envolvido ou podemos chegar ao limiar que havia dito antes: as leis ambientais, pois dependendo de país para país, certos produtos NÃO PODEM SER UTILIZADOS, levando a pesquisas de outros produtos que façam um efeito similar, mas lembrando que, COM O TEMPO, EXISTE DEGRADAÇÃO DO PRODUTO, e isso é um dos pontos principais pois alguns vão durar mais do que outros....)
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
Existe diferença na composição das carcaças dos jogos nacionais produzidos aqui, já se referindo ao que foi descoberto do motivo do "PORQUE SNES (ou certos equipamentos) FICAM COM COR DE BURRO QUANDO FOGE"?

Pode se chegar a essa conclusão, mas ela não condiz. Lembrando que os consoles não são produzidos no país, são apenas montados aqui com todas as peças importadas. Então é mais provável que importamos as mesmas peças que os norte-americanos, a fonte deve ser a mesma.

Sobre o fato da descoloração, já vi por aí que é devido a uma substância anti-incêndio presente nestes plásticos que com o tempo deixa o console amarelo.
 
Topo Fundo