O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Existe um estilo arquitetônico tipicamente brasileiro?

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.225
Reações
69.391
Pontos
2.059
2745729ad52fb7c46c7d9bc4a1306d3d.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.724
Reações
92.741
Pontos
1.353
Não sei se é só sensacionalismo não.
Pelo menos aquelas obras lá de Brasília, além de serem feias, precisam de um espaço monstruoso pra fazer aquelas firulas (pra mim é firula mesmo, coisa de pouca praticidade).
Umas rampas imensas como aquelas, mas que não servem nem como rampa de estacionamento.

Desculpa minha ignorância, mas uma escadaria/rampa singela, não fariam a mesma função e não economizaria mais recursos alheios e espaço?

images


E toda aquela sobra de espaço ali depois da rampa, pra quê?

Sei lá, prefiro a praticidade.


no documentario que vi, faz anos, é que ele fazia os desenhos e jamais escutava os engenheiros civis, quando apontavam dos problemas estruturais que poderia ocasionar.
era meio "eu sou famoso, f**a-se vocês, vão ter que rebolar pra tirar do papel os meus rabiscos porque O Bom aqui sou eu".

De certa forma o cidadão deu uma "upada" no talento da engenharia civil brasileira.
ja que o Brasil não tem terremoto nem furação/tufão pra criar problemas, precisou de um velho arrogante e famoso. (pelo que era falado em outro video aleatório, não era muito agradavel ficar perto dele).


ps.: eu particularmente também não vejo nada demais nos prédios dele, sou bem mais o estilo de prédios de Nova York, os góticos e os pseudoeuropeus do Japão, tipo a Tokyo Station. (que inclusive é bem mais comum encontrar prédios com visual europeu no Japão, inclusive prédios centenarios, do que prédios "Niemar Style" no Brasil).

A frente principal da estação de Tokyo:
Tokyo station from marunouchi oazo.JPG


mas ai vai de gosto, ja que é basicamente estético.
 
Ultima Edição:
Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203
A cultura inglesa tem um prédio que segue janelas projetadas para o clima do reino unido. No clima do Brasil fica uma fornalha. O idiota que fez isso não pensou no conforto térmico. Aliás, quase prédio nenhum tem preocupação com isso, vide as lixos que são os prédios da universidades federais do país inteiro quanto a isso.

http://g1.globo.com/pr/parana/notic...o-de-curitiba-para-amenizar-calor-e-frio.html O idiota que projetou essa estação tubo fez algo que se destaca na cidade. Mas o conforto é uma m### ou era já que essa notícia é antiga.


As estações de metrô mais modernas são muito diferentes. Só mesmo nos últimos anos que começaram a pensar em jardins, iluminação natural, ventilação natural, mais espaço.
 
Ultima Edição:

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.062
Pontos
1.503
Na minha opinião, não temos essa identidade cultural via arquitetura.
Também acho que não temos o mesmo via literatura e/ou música.

Isso mostra como somos pobres intelectualmente, mas também como somos novos como país.

Acho que sermos "novos" não é justificativa. O que tínhamos foi descontruído. Em todos os sentidos.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
É uma foto aleatória que peguei na net.

Mas é um "estilo" arquitetonico que está presente de norte a sul do pais, principalmente em grandes cidades.
Periferia é tudo parecido, mas não são tão iguais assim, quando morava na capital de SP, tinha uma noção de como era em cada zona, quando mudei para o interior, a vez falaram "vai reto ali que vc vai passar pela favela, depois vc tá onde quer." Não achei a tal favela e quando perguntei para uns conhecidos depois onde era essa tal favela, fiquei impressionado com o conceito que eles tinham de favela, para eles na capital é tudo comunidade, e onde moram é favela por ser uma região humilde. É bem louco isso, mas no país, não são todas iguais não. Essa aí parece muito uma rua do JD. Damasceno na Zona Norte de SP capital.

Enviado de meu SM-J730G usando o Tapatalk
 


Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
A única "arquitetura" genuinamente huezileira são aquelas piscinas de prástico de 299,90.
Todo o resto, começando pelo OscarAlho, é poluição visual. Brasólia é um lixo arquitetônico, e horrível pra quem anda naquela cidade. Cidade feita pra quem tem carro e pra fotos de helicóptero. Todos os MAMs que já vi, Rio, Niterói e SP, são feios demais. Aquela igreja de BH é cafona pra k7!

Qualquer cidade meia-sola da Itália, tipo Verona, dá de 10x0 na "arquitetura" tupiniquim lixona.
Deal with it!
 

D'Anconia

Bam-bam-bam
Mensagens
385
Reações
2.354
Pontos
318
To achando o OP um tanto debochado... parece que só posta tópico pra desgraçar ainda mais o nosso sossego, porque não é possível que um sujeito desses não tenha conhecido construções próprias que até a UNESCO valoriza, como a Pampulha de Belo Horizonte, da Praça Liberdade de Oscar Niemeyer, de Aarão Reis, etc que deram vidas também em Brasília, Rio de Janeiro...



São muitos arquitetos realmente bons que temos à disposição até pra estrangeiros que sabem o valor destes. Mas não, prefere pegar a orca, a favela e não sei mais o quê só pra falar que nossos arquitetos são curumins e rapados.



Cara, a mão treme de quase lhe bloquear/ignore com tanto de tópico inútil tu faz, Jesus....


Comentários como esse seu afastam o interesse de qualquer pessoa em postar aqui no OS.

O tópico é sobre arquitetura VERNACULAR. As obras de Niemeyer e demais grandes nomes da arquitetura nacional não se enquadram nesse modelo. O conceito de arquitetura vernacular consta na descrição do tópico desde o início.

Os padrões usados por Niemeyer e demais citados nunca foram usados de modo amplo na construção de residências no Brasil (nem sequer em Brasília), ou em qualquer outra parte do planeta (me corrija se eu estiver errado).

Sinceramente, não consigo ver em que aspecto meu tópico, que é apenas informativo, possa ridicularizar nossa arquitetura. Como citei, vivi cercado por essas construções desde a infância. Você é que demonstra traços elitistas em seu comentário, querendo sobrepor o estilo de Niemeyer, que é realmente belo, mas visivelmente pouco funcional, a, por exemplo, o pau a pique e a oca, que foram modelos empregados na moradia de milhões de brasileiros desde antes das caravelas de Cabral aportarem aqui até os dias de hoje.

Por favor, me ilumine com o conceito de "tópico útil" e a razão dos meus tópicos não o serem, para que eu possa purgar meus pecados.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.230
Reações
10.930
Pontos
503
Comentários como esse seu afastam o interesse de qualquer pessoa em postar aqui no OS.

O tópico é sobre arquitetura VERNACULAR. As obras de Niemeyer e demais grandes nomes da arquitetura nacional não se enquadram nesse modelo. O conceito de arquitetura vernacular consta na descrição do tópico desde o início.

Os padrões usados por Niemeyer e demais citados nunca foram usados de modo amplo na construção de residências no Brasil (nem sequer em Brasília), ou em qualquer outra parte do planeta (me corrija se eu estiver errado).

Sinceramente, não consigo ver em que aspecto meu tópico, que é apenas informativo, possa ridicularizar nossa arquitetura. Como citei, vivi cercado por essas construções desde a infância. Você é que demonstra traços elitistas em seu comentário, querendo sobrepor o estilo de Niemeyer, que é realmente belo, mas visivelmente pouco funcional, a, por exemplo, o pau a pique e a oca, que foram modelos empregados na moradia de milhões de brasileiros desde antes das caravelas de Cabral aportarem aqui até os dias de hoje.

Por favor, me ilumine com o conceito de "tópico útil" e a razão dos meus tópicos não o serem, para que eu possa purgar meus pecados.

Tópico útil é não ficar falando só coisa ruim.

De coisa ruim já basta com tudo acontecendo. Se você reparar cuidadosamente, 90% dos seus post são pra polarizar a defasada realidade que em nada contribuem.



Mas fique tranquilo, já até anotei seu nome que embora eu não queira ignorar você em lista negro, pelo menos nem farei questão de entrar em seus tópicos porque é quase certo que é pra falar coisa que só acumula lixeira.



Boa noite,
 

The legend

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.479
Reações
1.642
Pontos
1.114
O problema do Brasil e do 3o mundo em geral é que a urbanização aconteceu de maneira muitíssimo mais veloz do q aquela do 1o mundo. Fica difícil acomodar tanta gente, muitos sem grana pra fazer um imóvel descente, infelizmente. Além disso, tirando no Sudeste e Sul, qualquer pessoa q queira morar numa cidade com mínima infraestrutura tem de morar em capital. Em outros países, as cidades médias têm infraestrutura melhor, evitando q todos sigam para capitais regionais. Claro, as coisas estão mudando por aqui aos poucos em relação a isso.
 

NeWii

Bam-bam-bam
Mensagens
5.382
Reações
4.673
Pontos
434
Existe um estilo arquitetônico tipicamente brasileiro?

Arquitetura Marajoara.

Busque conhecimento.

no documentario que vi, faz anos, é que ele fazia os desenhos e jamais escutava os engenheiros civis, quando apontavam dos problemas estruturais que poderia ocasionar.
era meio "eu sou famoso, f**a-se vocês, vão ter que rebolar pra tirar do papel os meus rabiscos porque O Bom aqui sou eu".

De certa forma o cidadão deu uma "upada" no talento da engenharia civil brasileira.
ja que o Brasil não tem terremoto nem furação/tufão pra criar problemas, precisou de um velho arrogante e famoso. (pelo que era falado em outro video aleatório, não era muito agradavel ficar perto dele).


ps.: eu particularmente também não vejo nada demais nos prédios dele, sou bem mais o estilo de prédios de Nova York, os góticos e os pseudoeuropeus do Japão, tipo a Tokyo Station. (que inclusive é bem mais comum encontrar prédios com visual europeu no Japão, inclusive prédios centenarios, do que prédios "Niemar Style" no Brasil).

A frente principal da estação de Tokyo:

mas ai vai de gosto, ja que é basicamente estético.

Niemeyer era ARQUITETO e ENGENHEIRO. Niemeyer se forma Engenheiro Arquiteto em 1934 na escola de belas artes. Antigamente era a mesma coisa, depois separou.

Acho que se um cara recebe o Pritzker (prêmio máximo na arquitetura) ele é O cara.

 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.846
Reações
31.773
Pontos
1.344
Não sei, mas qualquer lugar que você vá nesse país, Eles estarão lá:
Brasil tem uma série dificuldade com fiação subterrânea aparentemente

1280px-Terreirodejesus.jpg

1280px-Igreja_Presbiteriana_em_Curitiba..JPG

Ruadapraia.jpg

1280px-Centro_Rio_01.jpg



Fiação subterrânea não é disseminada no Brasil pq é cara pra cacete.

Não só pra prefeitura como pros moradores tb.

Eu moro onde tem fiação subterrânea e problemas nela podem facilmente chegar na casa dos milhares de reais pra consertar. O que é caro pra residenciais. (Nem tanto pra prédios mas ae entra nas boas e velhas discussões pq sempre tem os que não querem pagar e não ligam ficar sem telefone, internet, etc). Ae tu conserta e por magica tão lá instalando os serviços. :kbeca

Pra cidade, esburacar a mesma pra reparar fiação não é incomum ou raro.
Logo tem que ter $$$$ pra reconstruir as calçadas e repor asfalto com frequência.
Logo é inviável em cidades quebradas financeiramente sem uma justificativa. (Ex: Um lugar turístico).

RJ por sinal é a cidade com mais fiação subterrânea da América latina.
os primeiros canos datam de 1905.
 
Ultima Edição:

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
1280px-Terreirodejesus.jpg

1280px-Igreja_Presbiteriana_em_Curitiba..JPG

Ruadapraia.jpg

1280px-Centro_Rio_01.jpg



Fiação subterrânea não é disseminada no Brasil pq é cara pra cacete.

Não só pra prefeitura como pros moradores tb.

Eu moro onde tem fiação subterrânea e problemas nela podem facilmente chegar na casa dos milhares de reais pra consertar. O que é caro pra residenciais. (Nem tanto pra prédios mas ae entra nas boas e velhas discussões pq sempre tem os que não querem pagar e não ligam ficar sem telefone, internet, etc). Ae tu conserta e por magica tão lá instalando os serviços. :kbeca

Pra cidade, esburacar a mesma pra reparar fiação não é incomum ou raro.
Logo tem que ter $$$$ pra reconstruir as calçadas e repor asfalto com frequência.
Logo é inviável em cidades quebradas financeiramente sem uma justificativa. (Ex: Um lugar turístico).

RJ por sinal é a cidade com mais fiação subterrânea da América latina.
os primeiros canos datam de 1905.

Podia ser bem mais..


Alias é MUITOS mais barato já construir assim do que ter que "adaptar" depois, como está sendo feito lentamente em São Paulo
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Oscar niemeyer, um dos pais da arquitetura moderna manda lembranças.

O cara basicamente destruiu a tradição arquitetônica brasileira estabelecida e fez um negócio sem pé nem cabeça. Se olhar o desenho do plano original de Brasília você vai ver que muita coisa foi alterada simplesmente por praticidade.

Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e outras megalópoles estabelecidas do país tinham características arquitetônicas genuinamente tradicionais do povo brasileiro, eram estilos que agregavam valor cultural e histórico. Aí do nada criam Brasília e jogam isso tudo pro c***lho com um estilo arquitetônico que não se comunica com absolutamente ninguém e que não traz cultura agregada consigo.


Não existe nada que represente mais a arquitetura do Brasil do que os portões e grades em cada casa, que nos lembram uma prisão e remetem a insegurança do país

Se tratando de construções mais populares, é verdade. As casas brasileiras via de regra são feias pra c***lho e assim o são pra evitar problemas com furtos e violência. É a realidade do nosso país nos últimos 20/30 anos.

E, até em bairros de classe média é assim. Enquanto o subúrbio dos EUA tem aquelas casas bonitinhas com quintal na frente e no máximo uma cerca, no Brasil só o que se vê no subúrbio são casas feias que doem totalmente gradeadas pra evitar roubos.
 
Ultima Edição:

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.846
Reações
31.773
Pontos
1.344
O cara basicamente destruiu a tradição arquitetônica brasileira estabelecida e fez um negócio sem pé nem cabeça. Se olhar o desenho do plano original de Brasília você vai ver que muita coisa foi alterada simplesmente por praticidade.

Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e outras megalópoles estabelecidas do país tinham características arquitetônicas genuinamente tradicionais do povo brasileiro, eram estilos que agregavam valor cultural e histórico. Aí do nada criam Brasília e jogam isso tudo pro c***lho com um estilo arquitetônico que não se comunica com absolutamente ninguém e que não traz cultura agregada consigo.

È que vc ta olhando a cidade com a lente de 2020. Vc sabe o que ocorreu e o que se espera do urbanismo no futuro.

Na década de 50 o futuro era o Carro individual. Barato, acessível e prático. Transporte público mínimo e/ou zero e tb facilitar o trafego o máximo possível em detrimento do pedestre.

Esse é um problema recorrente de cidades projetadas durante a década de 1920 a 1960.
Por isso que muita cidade americana nos EUA tem péssimo transporte público e tudo é absurdamente distante.

Tem uns vídeos bem interessantes sobre urbanismo e o que se considerava "Moderno" e "eficiente" antes, que pra nós hoje é completamente ridiculo.
Por exemplo, o fim dos Bondes, que eram maneiras baratas de transportar milhares em favor dos ônibus. E mesmo esses era apenas o minimo pq a idéia passo a ser que cada um tivesse seu carro individual e as cidades se adaptassem pro carro.

RJ por exemplo tinha o melhor sistema de Bonde do Mundo até 1920 +-.
Foi tudo removido pra dar lugar a ônibus na década de 60.
 
Ultima Edição:

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.028
Reações
105.888
Pontos
1.824
Arquitetura Marajoara.

Busque conhecimento.



Niemeyer era ARQUITETO e ENGENHEIRO. Niemeyer se forma Engenheiro Arquiteto em 1934 na escola de belas artes. Antigamente era a mesma coisa, depois separou.

Acho que se um cara recebe o Pritzker (prêmio máximo na arquitetura) ele é O cara.




Independente das premiações, eu não teria coragem de passar em baixo daquele MASP ainda mais no Brasil onde manutenção é considerado detalhe.:klol:kcopa
Pelo menos, se comparado aquelas construções/obras de Brasília, o MASP pelo menos é visualmente mais bonitinho.



 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Não sei, mas qualquer lugar que você vá nesse país, Eles estarão lá:

images


Brasil tem uma série dificuldade com fiação subterrânea aparentemente
Minha cidade é razoavelmente urbanizada, mas o macarrão nos postes tá bem assim. Inclusive é bem comum ter alguns cabos frouxos, quase batendo na cabeça dos transeuntes ou até soltos, batendo no chão. Iluminação de led nas ruas começou há pouco, e só nas vias principais. E o paisagismo praticamente se resume a uns 2 parques no entorno da cidade.

E já vi, pela www, algumas cidades grandes na África que não tem cabos aéreos, fica tudo enterrado.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
Minha cidade é razoavelmente urbanizada, mas o macarrão nos postes tá bem assim. Inclusive é bem comum ter alguns cabos frouxos, quase batendo na cabeça dos transeuntes ou até soltos, batendo no chão. Iluminação de led nas ruas começou há pouco, e só nas vias principais. E o paisagismo praticamente se resume a uns 2 parques no entorno da cidade.

E já vi, pela www, algumas cidades grandes na África que não tem cabos aéreos, fica tudo enterrado.

Como eu disse... não é TÃO mais caro construir o cabeamento já todo subterrâneo desde o zero... como disse o @Setzer1 o foda é QUEBRAR TODO O CHÃO pra fazer isso depois, como o que vem sido feito em São Paulo... aí é caro mesmo!

Gambiarra sai sempre mais caro, infelizmente.... mas é o que deve ser feito pra maior cidade do Brasil... agora já era...

"Enterrar" fio é sempre mais caro que construir já subterrâneo...

 
Topo Fundo