O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Existir é um "milagre"?

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.426
Reações
2.163
Pontos
703
Sem considerar crenças; religiões e etc... Somente ciência e a aleatoriadade da vida.

Às vezes paro pra pensar o quão bizarro foi a matemática e a combinação de variáveis pra chegar até à minha existência (a de qualquer um).

Hoje a chance de vc existir é 100%, claro, vc existe... Está aí vivo (ou pelo menos acha q está, se isso n for uma Matrix). Mas vamos retroceder no tempo, digamos, para 1800.... Imagina, se QUALQUER antepassado seu masculino não conhece a feminina, a árvore genealógica q levou até vc não existiria, esses antepassados poderiam procriar com outros, mas n chegaria até vc. Uma VÍRGULA diferente e tudo muda. Imagina qual seria a probabilidade de vc existir no futuro de 1800? Quão mínimo isso seria?

E só piora cada vez q vc pensa mais pra trás... Vamos olhar lá pra época dos dinossauros, uma série de incontáveis variáveis tiveram q ocorrer (mtas q nem devemos saber) pra q os mamíferos evoluíssem, e nossa espécie surgir... No futuro desse périodo, imagina a probabilidade absurda q seria vc ter a chance de existir (individualmente mesmo) milhões de anos depois com essas incontáveis variáveis...

Então, n vamos mto longe. Vamos pro momento q seu papai e mamão estão lhe concebendo... Ainda tem a corrida dos espermatozóides... São o q? 200 milhões? Mais q isso? Se o seu n fecunda, seria outro indivíduo....

Mto mais fácil ganhar na Mega Sena.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.438
Reações
20.890
Pontos
1.044
Excelente tópico meu caro @libehrtus01

Vou trazer para um exemplo recente.

A nova variante Ômicron do Corona Vírus é uma baita mutação com o vírus do influenza com COVID.

Logo, há uma previsão que a imunização de manada permite que essa variante tente se proliferar e mutar, porém chegará um momento em que ela encontrará um corredor "não permissivo" onde ela ter que evoluir de algum jeito ou se anular.

Na prática. seria como um homem bomba com um timer regressivo. Se ele não achar seu alvo em 30 segundos, ele morre.

Evolução e Genética formam um casal lindo.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.691
Reações
34.832
Pontos
903
Efeito borboleta é algo impressionante, uma porta estar aberta ou fechada, um vento bater num local num horário diferente, uma folha de árvore cair na cabeça de alguém pode mudar o rumo de milhões de variáveis
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Excelente tópico meu caro @libehrtus01

Vou trazer para um exemplo recente.

A nova variante Ômicron do Corona Vírus é uma baita mutação com o vírus do influenza com COVID.

Logo, há uma previsão que a imunização de manada permite que essa variante tente se proliferar e mutar, porém chegará um momento em que ela encontrará um corredor "não permissivo" onde ela ter que evoluir de algum jeito ou se anular.

Na prática. seria como um homem bomba com um timer regressivo. Se ele não achar seu alvo em 30 segundos, ele morre.

Evolução e Genética formam um casal lindo.

Eu acho que ele vai morrer de qlqr jeito.
 

Maximus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.087
Reações
5.260
Pontos
1.249
Se levar em conta as infinitas variáveis cósmicas, e um universo onde tudo é hostil, sim. Mas de uma coisa temos certeza, a natureza joga por suas próprias regras e não importa o quão estranho seja a forma de vida, ela será limitada pelas mesma leis físicas e químicas. A natureza funciona de um modo interessante, assim como seu exemplo. Como aumentar as chance de sucesso de vida? A liberação de milhões de espermatozoides, adaptação e evolução.
 

Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.641
Reações
106.754
Pontos
1.003
Quando se trata dessa questão, acho que as palavras de Richard Dawkins em três excertos do livro Desvendando o Arco-Íris: Ciência, Ilusão e Encantamento, são a melhor síntese para demonstrar que a existência é um milagre. Vou colocá-los em inglês, para não correr o risco de citar uma tradução errônea.


“We are going to die, and that makes us the lucky ones. Most people are never going to die because they are never going to be born. The potential people who could have been here in my place but who will in fact never see the light of day outnumber the sand grains of Arabia. Certainly those unborn ghosts include greater poets than Keats, scientists greater than Newton. We know this because the set of possible people allowed by our DNA so massively exceeds the set of actual people. In the teeth of these stupefying odds it is you and I, in our ordinariness, that are here. [...]


[...] The instant at which a particular spermatozoon penetrated a particular egg was, in your private hindsight, a moment of dizzying singularity. It was then that the odds against your becoming a person dropped from astronomical to single figures.

The lottery starts before we are conceived. Your parents had to meet, and the conception of each was as improbable as your own. And so on back, through your four grandparents and eight great grandparents, back to where it doesn’t bear thinking about."
[...]


[...] This is another respect in which we are lucky. The universe is older than a hundred million centuries. Within a comparable time the sun will swell to a red giant and engulf the earth. Every century of hundreds of millions has been in its time, or will be when its time comes, ‘the present century’. Interestingly, some physicists don’t like the idea of a ‘moving present’, regarding it as a subjective phenomenon for which they find no house room in their equations. But it is a subjective argument I am making. How it feels to me, and I guess to you as well, is that the present moves from the past to the future, like a tiny spotlight, inching its way along a gigantic ruler of time. Everything behind the spotlight is in darkness, the darkness of the dead past. Everything ahead of the spotlight is in the darkness of the unknown future. The odds of your century being the one in the spotlight are the same as the odds that a penny, tossed down at random, will land on a particular ant crawling somewhere along the road from New York to San Francisco. In other words, it is overwhelmingly probable that you are dead.

In spite of these odds, you will notice that you are, as a matter of fact, alive. People whom the spotlight has already passed over, and people whom the spotlight has not reached, are in no position to read a book… What I see as I write is that I am lucky to be alive and so are you.”
[...]
 


Scooter

Bam-bam-bam
Mensagens
3.546
Reações
6.371
Pontos
303
É, mas toda combinação gigantesca tem que ter um resultado, se jogar 50000 dados pra cima o que cair ali foi um milagre e as chances de repetir são 0000000000000000,1%. Pois então, não deixa de ser um milagre mas perde o encanto.
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.026
Reações
14.580
Pontos
503
Pode ser o contrário: Somos completamente insignificantes e ordinários, mas por sermos limitados à nossa própria consciência e ego, criamos essa falsa sensação de sermos especiais e resultado de algo complexo.

"Se algo fosse diferente eu não existiria" sim, e a pessoa que existiria no lugar teria a mesma sensação.

O ponto então não é que tudo no mundo se alinhou de forma que você existisse, o ponto é é que qualquer pessoa apenas existe, e você simplesmente é uma delas.
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.102
Reações
28.034
Pontos
1.044
Entenda, se vc não fosse vc, vc seria filho de outro pai, não adianta, o q Deus escreveu ninguém apaga, vc era pra ter nascido e não importa de quem, quem te fez, onde nasceu, em q planeta nasceu. O q importa é q estava escrito, vc teria existir. Há tantos mistérios nessa vida q somente depois de sua morte tudo será revelado.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.868
Reações
94.870
Pontos
2.179
O que eu acho até mais interessante é tentar imaginar o que nunca existiu por eventos ao acaso. Pense, que naquela festa que você deixou de ir porque alguém descuidado bateu em seu carro no sinal, você poderia ter conhecido alguém e tido um filho.

Essa pessoa que bateu em seu carro "matou" o futuro que essa criança existiria. Talvez nós já "matamos" a existência de muitas crianças (sim também estou pensando nas punhetinhas)

É enlouquecedor se pensar muito.
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Aí é que tá a questão, se a gente considerar q pode ter existido outros universos antes do big bang, ou que o nosso próprio universo pode ter existido antes de tal acontecimento, a gente pode extrapolar que o tempo é infinito tanto indo pro futuro quanto indo pro passado. E na minha concepção, se o tempo é infinito, a probabilidade de qualquer coisa acontecer é de 100%, pq em algum momento do futuro (amanhã, daqui 1 bilhão de anos, daqui 9999999999999 trilhões de anos) ou do passado (idem) aconteceria de vc existir.
Não sei se brisei muito. Me baseei naquela teoria de que o número pi guarda todas as informações do universo, já que ele é infinito
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.426
Reações
2.163
Pontos
703
O que eu acho até mais interessante é tentar imaginar o que nunca existiu por eventos ao acaso. Pense, que naquela festa que você deixou de ir porque alguém descuidado bateu em seu carro no sinal, você poderia ter conhecido alguém e tido um filho.

Essa pessoa que bateu em seu carro "matou" o futuro que essa criança existiria. Talvez nós já "matamos" a existência de muitas crianças (sim também estou pensando nas punhetinhas)

É enlouquecedor se pensar muito.
Sim. É um pensamento inversamente proporcional... A mesma ideia.

Por isso me referi mais às individualidades. A gente aqui, vivos, com todos nossos sentidos e etc... É uma cagada imensa, caso a aleatoriedade seja a única verdade....
 

Combatente

Habitué da casa
Mensagens
288
Reações
803
Pontos
93
Não é um milagre, mas um fato NECESSÁRIO.

O que existiu antes da humanidade existir e o que supostamente existirá depois que a humanidade deixar de existir. Simplesmente não EXISTE. Pq tudo o que existe (nada escapa disso) é aquilo que se tem consciência. E em todo universo ou multiverso, não existe nada além da consciência do homem que pensa.

Então a realidade como um todo, só existe, pq tem alguém tendo consciência de que ela existe. Portanto, a existência humana é algo absolutamente necessário para todo o cosmo/realidade existir.

Deus não é idiota. Ele provou que ele existe, quando fez o homem pensante existir.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.426
Reações
2.163
Pontos
703
Quando se trata dessa questão, acho que as palavras de Richard Dawkins em três excertos do livro Desvendando o Arco-Íris: Ciência, Ilusão e Encantamento, são a melhor síntese para demonstrar que a existência é um milagre. Vou colocá-los em inglês, para não correr o risco de citar uma tradução errônea.


“We are going to die, and that makes us the lucky ones. Most people are never going to die because they are never going to be born. The potential people who could have been here in my place but who will in fact never see the light of day outnumber the sand grains of Arabia. Certainly those unborn ghosts include greater poets than Keats, scientists greater than Newton. We know this because the set of possible people allowed by our DNA so massively exceeds the set of actual people. In the teeth of these stupefying odds it is you and I, in our ordinariness, that are here. [...]


[...] The instant at which a particular spermatozoon penetrated a particular egg was, in your private hindsight, a moment of dizzying singularity. It was then that the odds against your becoming a person dropped from astronomical to single figures.

The lottery starts before we are conceived. Your parents had to meet, and the conception of each was as improbable as your own. And so on back, through your four grandparents and eight great grandparents, back to where it doesn’t bear thinking about."
[...]


[...] This is another respect in which we are lucky. The universe is older than a hundred million centuries. Within a comparable time the sun will swell to a red giant and engulf the earth. Every century of hundreds of millions has been in its time, or will be when its time comes, ‘the present century’. Interestingly, some physicists don’t like the idea of a ‘moving present’, regarding it as a subjective phenomenon for which they find no house room in their equations. But it is a subjective argument I am making. How it feels to me, and I guess to you as well, is that the present moves from the past to the future, like a tiny spotlight, inching its way along a gigantic ruler of time. Everything behind the spotlight is in darkness, the darkness of the dead past. Everything ahead of the spotlight is in the darkness of the unknown future. The odds of your century being the one in the spotlight are the same as the odds that a penny, tossed down at random, will land on a particular ant crawling somewhere along the road from New York to San Francisco. In other words, it is overwhelmingly probable that you are dead.

In spite of these odds, you will notice that you are, as a matter of fact, alive. People whom the spotlight has already passed over, and people whom the spotlight has not reached, are in no position to read a book… What I see as I write is that I am lucky to be alive and so are you.”
[...]
Rapaz, basicamente a mesma ideia do q eu refleti. N conhecia esse autor. Vou pesquisar sobre ele.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.700
Reações
92.706
Pontos
1.353
Até daria pra falar que é pois
O universo tende a dissipação de energia.
A vida em si vai na contra mão disso.

mas não se sabe como que a vida surgiu. Pode ser bem comum e não um "bug da natureza".
a gente, macacos, sofre pra encontrar agua em outros locais, quisá vida pra ter alguma idéia mais ampla além de nós mesmos.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.701
Reações
10.754
Pontos
453
Tem um livro legal sobre isso.
Se chama o andar do bebado, como o acaso determina nossas vidas.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.216
Reações
35.420
Pontos
1.053
penso que probabilidade é diferente de milagre.

milagre seria se contra todas as probabilidades biológicas e combinatórias, nascesse um neandertal hoje em pleno 2021.
ou um japonês na época dos dinossauros.

não é milagre sair 1-2-3-4-5-6 na mega-sena, apenas um evento probabílístico de igual peso à qualquer outra combinação.

se for banalizar a palavra, então até bater o dedão no pé da mesa é um milagre, imagine toda a cadeia de eventos desde a época dos dinossauros até hoje para que vc batesse na mesa.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.438
Reações
20.890
Pontos
1.044
O universo conspira contra si próprio jogando dados a todo momento.
Logo...ele joga e vê no que dá.
Às vezes dá era glacial, noutras dá extinção em massa de uma espécie, e ainda em outras dá pandemia.
Pertencer a esse terrário de formigas é algo único.
 

H!vltag3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.323
Reações
2.704
Pontos
1.144
Já me peguei olhando para o meu filho e pensando: E se eu não tivesse ido àquela festa com uma amiga (hoje é minha esposa), será que teríamos tido outra chance e ele nasceria do mesmo jeito?

Quais eram as chances, variáveis pra isso acontecer ou não acontecer, são infinitas. Mas que bom que estamos aqui pra pensar sobre isso.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.661
Pontos
1.584
Se somos frutos do acaso, então o destino da humanidade só depende de nós; se somos frutos de entidades superiores, então o nosso futuro não estará em nossas mãos.
 

Brunno henrique

Bam-bam-bam
Mensagens
197
Reações
102
Pontos
228
Se o universo é infinito, com infinitas possibilidade.

O milagre seria vc não existir.
Como você sabe que era para ser você levando em consideração os tais milhares de anos? Qual é a probabilidade de alguém que não existe passar a existir? Continua sendo milagre!
 

Brunno henrique

Bam-bam-bam
Mensagens
197
Reações
102
Pontos
228
Respondendo ao autor do tópico: no caso da mega sena temos o conhecimento de todos os números que podem ser escolhidos, diferente da existência.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.216
Reações
35.420
Pontos
1.053
Respondendo ao autor do tópico: no caso da mega sena temos o conhecimento de todos os números que podem ser escolhidos, diferente da existência.

a existência não é um milagre numa dimensão onde existe reprodução das espécies.
milagre seria alguém passar a existir por concepção divina, ou se as rochas passassem a se reproduzir.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Como você sabe que era para ser você levando em consideração os tais milhares de anos? Qual é a probabilidade de alguém que não existe passar a existir? Continua sendo milagre!
Errado.
Imagina que vc tenha um dado de 6 lados, jogando ele infinitas vezes é garantido que todas as faces desse dado vai cair em algum momento.

Agora imagine que o universo é esse dado, que está sendo jogado aleatoriamente o tempo inteiro, todas as possibilidades vão aparecer em algum momento pois estamos falando de uma ordem de grandeza infinitesimal.

Acha que foi um milagre que caia a face 1 do dado? E a face 4 ter caído, acho que foi milagre? não é óbvio que as faces vão cair em algum momento?

Agora pense... em infinitas jogadas, por um infinito espaço de tempo, em nenhum momento tenha caído a face 3 do dado. Isso é um milagre e vai contra todas as tendencias e probabilidades da físicas e da matemáticas.

Eu e vc somos só um lado da face desse dado que foi jogado, esse dado ainda está sendo jogado e não para nunca pois ainda existem infinitas possibilidades a serem preenchidas.
 

Oniblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.641
Reações
2.605
Pontos
989
é uma probabilidade, não existem milagres

Enviado de meu M2007J20CG usando o Tapatalk
 

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
Direto eu reflito sobre isso.


Nossas vidas, enquanto humanos, podem durar até, sei lá, 100 anos em hipóteses muito exitosas (um pouco mais, em raras exceções, mas geralmente menos).

Vamos pensar no cenário otimista: 100 anos. O planeta Terra, segundo a ciência, teria sido formado há mais de 4 bilhões de anos atrás. E os nossos "eu's" estão, aqui, somente agora. E, até que se prove o contrário, só estaremos aqui nesse punhado de décadas, e depois nunca mais.

Muitas coisas aconteceram antes, e infinitas outras acontecerão depois. Sim, a vida é um milagre, e as regras sobre as quais ela existe (biologicamente falando) são até um tanto quanto tristes. Obviamente que termos um corpo físico "com prazo de validade" é o que nos faz ter motivação pra viver o melhor de cada dia, mas, convenhamos, é um tanto depressivo observar por esse ângulo.
 

AranhaJohnson

Habitué da casa
Mensagens
62
Reações
79
Pontos
88
tudo é um milagre se for parar pra analisar, desde a complexidade de uma simples minhoca até o homo sapiens que está escrevendo neste fórum da internet. Parece que cada coisa é conectada no universo e alinhada de uma maneira muito complexa.

A gente esta num fodendo planeta girando com uma put* bola de fogo nos aquecendo com milhares de outros planetas por ai e mesmo assim o ser humano insiste em acreditar que a vida não é um milagre ou algo desse tipo.
 
Topo Fundo