onurb88
Mil pontos, LOL!
- Mensagens
- 28.395
- Reações
- 55.761
- Pontos
- 1.253
Fórum de fãs da F-1 descobre mudança nas regras para 2022
JULY 11, 2021
Escrevi na sexta-feira sobre como a FIA às vezes age na surdina, sem alarde. É um vício antigo, incompreensível, difícil de tirar. Transparência não é o forte.
Atualmente, com fãs que fuçam e investigam tudo o que aparece pela frente, essa prática é inócua. Às vezes soa ridícula.
Como no caso a seguir.
Frequentadores do Reddit, um fórum na internet, descobriram uma mudança crucial no Regulamento Esportivo da F-1 para 2022, publicado desde o ano passado no site da FIA, neste link: https://www.fia.com/sites/default/f...orting_regulations_-_iss_1_-_2020-05-27_0.pdf
Link do reddit:
A partir do próximo Mundial, cai uma regra que valia desde 2014: a obrigatoriedade de os pilotos que avançarem para o Q3 largarem com os pneus da melhor volta no Q2.
A imagem abaixo reproduz o Regulamento Esportivo de 2022, mais especificamente a alínea J do artigo 6.4, que trata do uso de pneus nos fins de semana de corrida.
Trecho do Regulamento Esportivo da F-1 para 2022 Imagem: Reprodução
A FIA retirou a tal obrigatoriedade do regulamento. São as linhas riscadas.
Quando a regra foi adotada, a ideia era aumentar a competitividade do Q3, deixando a briga mais franca, tirando dos pilotos a preocupação de poupar pneus para a corrida. Encerrava também uma aberração: tempos no Q2 melhores que os da pole position.
A questão é que isso gerou um efeito colateral nas corridas. Em termos de estratégia, pilotos que largam de 11º para trás têm mais liberdade e opções do que os dez primeiros colocados. É melhor sair na sexta fila do que na quinta, por exemplo. E isso, convenhamos, também é bizarro.
O GP da Inglaterra, no próximo fim de semana, já vai trazer um apetitivo do que as novas regras proporcionarão para as corridas do ano que vem.
Será o primeiro teste das "minicorridas" aos sábados. E, neste sistema, até porque não há Q1, Q2 e Q3, cai também qualquer amarra sobre o tipo de pneus que os pilotos devem usar na largada de domingo. A liberdade é total.
Vale ficar de olho. E esperar que a FIA um dia entenda que regulamentos complicados, cheios de chicanes e mudanças mal comunicadas, são péssimos para atrair novos fãs.
Fábio Seixas - Fórum de fãs da F-1 descobre mudança nas regras para 2022
Escrevi na sexta-feira sobre como
www.uol.com.br
JULY 11, 2021
Escrevi na sexta-feira sobre como a FIA às vezes age na surdina, sem alarde. É um vício antigo, incompreensível, difícil de tirar. Transparência não é o forte.
Atualmente, com fãs que fuçam e investigam tudo o que aparece pela frente, essa prática é inócua. Às vezes soa ridícula.
Como no caso a seguir.
Frequentadores do Reddit, um fórum na internet, descobriram uma mudança crucial no Regulamento Esportivo da F-1 para 2022, publicado desde o ano passado no site da FIA, neste link: https://www.fia.com/sites/default/f...orting_regulations_-_iss_1_-_2020-05-27_0.pdf
Link do reddit:
A partir do próximo Mundial, cai uma regra que valia desde 2014: a obrigatoriedade de os pilotos que avançarem para o Q3 largarem com os pneus da melhor volta no Q2.
A imagem abaixo reproduz o Regulamento Esportivo de 2022, mais especificamente a alínea J do artigo 6.4, que trata do uso de pneus nos fins de semana de corrida.
Trecho do Regulamento Esportivo da F-1 para 2022 Imagem: Reprodução
A FIA retirou a tal obrigatoriedade do regulamento. São as linhas riscadas.
Quando a regra foi adotada, a ideia era aumentar a competitividade do Q3, deixando a briga mais franca, tirando dos pilotos a preocupação de poupar pneus para a corrida. Encerrava também uma aberração: tempos no Q2 melhores que os da pole position.
A questão é que isso gerou um efeito colateral nas corridas. Em termos de estratégia, pilotos que largam de 11º para trás têm mais liberdade e opções do que os dez primeiros colocados. É melhor sair na sexta fila do que na quinta, por exemplo. E isso, convenhamos, também é bizarro.
O GP da Inglaterra, no próximo fim de semana, já vai trazer um apetitivo do que as novas regras proporcionarão para as corridas do ano que vem.
Será o primeiro teste das "minicorridas" aos sábados. E, neste sistema, até porque não há Q1, Q2 e Q3, cai também qualquer amarra sobre o tipo de pneus que os pilotos devem usar na largada de domingo. A liberdade é total.
Vale ficar de olho. E esperar que a FIA um dia entenda que regulamentos complicados, cheios de chicanes e mudanças mal comunicadas, são péssimos para atrair novos fãs.