ASCBR
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Acho que mexer na corrida e definir um novo ponto no tempo onde ela termina (1 volta antes por exemplo), diferente do que aconteceu, seria criar um resultado artifical. Em último caso, poderiam anular a corrida, mas, o Max seria campeão mesmo assim.Piada do fim de ano pra vcs:
F1: Usuário cria petição online para dar vitória do GP de Abu Dhabi a Hamilton (msn.com)
Após a Mercedes ter tido dois protestos contra os resultados do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 rejeitados pelos comissários e ter decidido não apelar da decisão, agora é a vez dos espectadores de se manifestarem. Através do site Change, o usuário Patel Gordon-Bennett criou uma petição para que os resultados da corrida de Yas Marina fossem modificados, com vitória para Lewis Hamilton.
O documento virtual já conta com mais de 50 mil assinaturas e cita o momento em que os retardatários Lando Norris, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Charles Leclerc e Sebastian Vettel, que estavam entre o heptacampeão e Max Verstappen, foram instruídos a passar o safety car no fim da prova. Segundo o criador da solicitação, as regras foram quebradas com essa orientação da direção e deu ao holandês a oportunidade de assumir a liderança.
O texto do criador da petição diz: "Acredito que a justiça não foi feita no domingo, 12 de dezembro de 2021, quando os comissários da FIA negaram a Lewis Hamilton sua vitória no GP de Abu Dhabi".
"Com menos de 1 volta restante, alguns carros retardatários foram autorizados a passar o safety car, o que não está de acordo com as regras da F1. Isso deu ao oponente rival Max Verstappen a oportunidade de ultrapassar Lewis Hamilton e vencer a corrida."
"Se você é um defensor da justiça, honestidade e imparcialidade, assine esta petição. Deixar esta decisão como está irá enviar uma mensagem muito errada aos jovens e futuros pilotos."
Vale lembrar que pouco antes de permitir a ultrapassagem dos retardatários a direção de prova os 'proibiu' de fazer isso, mesmo com pista livre do carro acidentado de Nicholas Latifi, com a mensagem: "carros que levaram voltas não poderão passar o safety car", algo incomum na categoria e que gerou reclamações por parte da Red Bull.
No julgamento dos protestos da Mercedes, de acordo com os documentos oficiais do GP de Abu Dhabi, a equipe austríaca citou o Artigo 15.3 do Regulamento Esportivo da F1, que reitera a autoridade superior do diretor da corrida em liberar e trazer o carro de segurança de volta aos boxes. Ou seja, Michael Masi exerceu sua hierarquia ao mandar o safety car entrar no pit, mesmo com os pilotos ainda em sua volta de reagrupamento.
Outra seção do livro de regras apresentada pela Mercedes foi a 48.12: "...quaisquer carros que foram ultrapassados pelo líder serão obrigados a passar os carros na lead lap e o safety car", contestando porque apenas cinco de oito retardatários puderam ultrapassar. A Red Bull argumentou que o texto diz "quaisquer" e não "todos", uma ambiguidade das regulamentações.
No entanto, os comissários rejeitaram por conta do Artigo 48.13, que diz: "Uma vez que a mensagem 'safety car nos boxes nesta volta' for exibida, é obrigatório retirar o carro de segurança no final dessa volta", independente do reagrupamento estar ocorrendo ou não.
Junto a isso, a direção também concluiu que o pedido da Mercedes de 'anular' a última volta "não era apropriado" pois diminuiria a distância da corrida para 300 km, menos que o mínimo de 305 km exigido pela FIA.
O cara que pede a justiça nessa petição, poderia rever a discrepância financeira/performance entre as equipes e realmente pedir essa tal de justiça, inclusive revisando todos os resultados de todas as etapas do ano. Focar em justiça de uma única situação é mimimi.