Sim, é exatamente esse o ponto. Ocon não compromete, ou seja, é um piloto bastante honesto para manter, dadas as aspirações (?) da Alpine.
Ninguém em sã consciência esperava que ele esmagasse o Alonso, e sim o contrário, e apesar do espanhol ser um piloto muito melhor que o francês, ainda assim o Ocon consegue demonstrar algum poder de reação a ponto de não dar para considerar o papel que está fazendo até agora como humilhante. Ele consegue acompanhar o ritmo da equipe e posicionar o carro mais ou menos onde se espera dele, diferente dos demais citados que não entregaram a pilotagem de que se esperava deles, onde o mínimo era encaixar o carro onde deveriam.
O único problema dele é a aparente falta de companheirismo ou espirito de equipe, uma vez que está mais preocupado em batalhar com seus parceiros de equipe do que com demais adversários, que foi o que possibilitou aquela ultrapassagem dupla do Ricciardo em cima dos dois carros da Alpine. Aqui o "mérito" é muito mais do piloto francês que do atualmente patético australiano.
Enfim, se eu fosse team principal da Alpine eu manteria o Ocon dentro da equipe enquanto ele entregasse um trabalho honesto. Para companheiro eu procuraria alguém nos moldes de quem eu citei, ou seja, Gasly, Bottas, Vandoorne, Hulkenberg ou algum piloto promissor da F2. Não arriscaria nem um pouco com o Ricciardo, a menos que fosse um contrato muito bem feito cheio de cláusulas de performance e com um salário muito abaixo do que ele espera receber.
Sinceramente? Tb não vejo o Ricciardo tendo um relacionamento decente com o Ocon, o que acabaria sendo mais um ponto negativo para alguém que já se encontra com o moral em frangalhos. Para mim o Ricciardo nesse momento precisaria ingressar em alguma equipe que lhe desse algum papel de destaque e realizasse o trabalho em torno dele, mais ou menos como acontece com o Bottas e a Alfa Romeo.
Só não digo que tirar um ano sabático valeria a pena pq se isso acontecer é quase 100% de ctz que ele não conseguirá mais voltar para qualquer equipe.