O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Facilitadores p/ criação de Homebrews

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.174
Reações
8.660
Pontos
969
Amigo-lhes,
Resolvi criar esse tópico depois do post do Alone in the Dark sobre desenvolvimento no SNES.

Até a época dos 16-bits os jogos de consoles geralmente eram programados em Assembly, uma linguagem complicada e pouco usada atualmente.

Hoje, porém, já é possível desenvolver jogos para consoles de forma mais amigável.
O objetivo do tópico é justamente listar e divulgar softwares que facilitem a criação de jogos caseiros para consoles (se eu deixei passar alguma, por favor avisem). Quem sabe alguém se anima a fazer seu próprio jogo para um sistema antigo.

ATARI
- Batari Basic (programação em Basic).
Exemplo de jogo criado com ele: Princess Rescue


NES
- CC65 (programação em C).
Exemplo de jogo criado com ele: Alter Ego


Master System
- Z88DK (programação em C), SDCC (programação em C).
Exemplo de jogo criado com ele: Boom (clone de Bomber Man) - Iniciado em Z88DK e será finalizado em SDCC
BOoM-SMS-Title.png
BOoM-SMS-1.png
BOoM-SMS-2.png
boom_10_138.png

- Simple Adventure Maker (software para criação de jogos no estilo Adventure).
- Twee2Sam (converte histórias criadas no Twine para o Master System).

Mega Drive
- BasiEgaXorz (programação em Basic).
Exemplo de jogo criado com ele: Master System Brawl (ainda não concluído)


- GINCS Studio (Engine para criação de adventures de texto).
Exemplo de jogo criado com ele: Silent Hill


Super Nintendo
- PVSnesLib (programação em C, já citada pelo Alone in the Dark no outro tópico).
Exemplo de jogo criado com ele: FrappySNES
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Tópico show. Com a criatividade da galera podem sair projetos bem interessantes.

Eu nem me atrevo a tentar nada que obrigue digitar uma linha de código.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.054
Reações
34.954
Pontos
1.054
Como eu queria portar o Turrican para o Master System
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
O tópico poderia abordar qualquer programa pra criação de jogos, pra consoles ou PC, tipo Game maker e RPG maker.

Daria pro pessoal trocar informações, postar tutoriais, dúvidas, os seus projetos, etc.
 

lhama

Habitué da casa
Mensagens
168
Reações
94
Pontos
53
Tópico MUITO show, de verdade, eu já me interessei sobre o assunto de desenvolvimento de hardwares antigos e nunca achei nenhum material bom, já desisti da ideia mas esse tópico pode ajudar muito quem quer uma iniciação. :kjoinha
 

Alone in the Dark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.983
Reações
9.670
Pontos
399
Macbee, parabéns pelo tópico!

Vou abrir meu coração (que gay!) e dizer que desde meados do ano passado estou lendo e estudando a respeito do BasiEgaXorz, compilador BASIC para a criação de jogos para Mega Drive.

A criação de jogos é algo trabalhoso, complicado, demorado, difícil, ... Todavia, estou TENTANDO criar um jogo para Mega Drive. Não posso me dedicar à criação do jogo da maneira que eu gostaria, pois mexo com isso apenas nas horas de folga e quando eu tenho disposição. Estou obtendo progressos (progressos lentos, é verdade). Não sei se irei conseguir concluir um jogo ou se irei abandonar a ideia, mas estou tentando.

A programação de jogos vem se mostrando para mim algo muito divertido, trabalhoso e com um progresso bem lento. Além da programação, é necessário trabalhar com outros itens como criação de imagens e uso de músicas e/ou efeitos sonoros. Já criei boa parte das imagens que pretendo utilizar e já fiz alguns ensaios com as músicas. Ao programar para um console antigo, também é muito importante lidar com as limitações impostas pelo hardware, como número de sprites permitidos, número de cores disponíveis, limitações sonoras, memória escassa, ...

Se você que está lendo isto quiser programar utilizando o BasiEgaXorz, procure o usuário "fabickman" no YouTube. Esse camarada fez uma série de tutoriais em Português sobre o assunto, foi lá que eu comecei a minha jornada.

E recentemente eu achei informações sobre o PVSnesLib (para criar jogos para Super Nintendo). Porém, a documentação mostra-se incompleta.
 


Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.798
Reações
6.839
Pontos
694
marcando para ver os videos a noite
eu tenho bastante interesse nessa área e trabalho como programador
acho que vai ajudar um pouco
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.174
Reações
8.660
Pontos
969
O tópico poderia abordar qualquer programa pra criação de jogos, pra consoles ou PC, tipo Game maker e RPG maker.
Daria pro pessoal trocar informações, postar tutoriais, dúvidas, os seus projetos, etc.
Até existem alguns tópicos sobre jogos indies para PC aqui na Retrospace.
Eu achei melhor fazer um tópico separado sobre jogos para consoles porque (geralmente) o processo de desenvolvimento é diferente e mais complexo. Mas, é claro, nada impede que o tópico se expanda.

Macbee, parabéns pelo tópico!
Vou abrir meu coração (que gay!) e dizer que desde meados do ano passado estou lendo e estudando a respeito do BasiEgaXorz, compilador BASIC para a criação de jogos para Mega Drive.

A criação de jogos é algo trabalhoso, complicado, demorado, difícil, ... Todavia, estou TENTANDO criar um jogo para Mega Drive. Não posso me dedicar à criação do jogo da maneira que eu gostaria, pois mexo com isso apenas nas horas de folga e quando eu tenho disposição. Estou obtendo progressos (progressos lentos, é verdade). Não sei se irei conseguir concluir um jogo ou se irei abandonar a ideia, mas estou tentando.
Que beleza! Quando tiver algo pra mostrar aqui, por favor publique. :)
Esse Basic do Mega Drive também me pareceu um bom lugar pra começar com homebrews. A única desvantagem é que li que o som dele só usa o PSG (do Master System) ao invés do som do Mega Drive. Isso procede?

E, pra motivar mais o pessoal, seguem mais mais alguns jogos de Atari feitos com Basic:
Zippy the Porcupine


The Dark Crystal


E pra NES, com CC65:
Chase


Lawn Mower


Lan Master


Zooming Secretary
 

Alone in the Dark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.983
Reações
9.670
Pontos
399
Que beleza! Quando tiver algo pra mostrar aqui, por favor publique. :)
Esse Basic do Mega Drive também me pareceu um bom lugar pra começar com homebrews. A única desvantagem é que li que o som dele só usa o PSG (do Master System) ao invés do som do Mega Drive. Isso procede?

Se eu conseguir concluir um jogo para Mega Drive, eu disponibilizo gratuitamente.

Sobre o som envolvendo o BasiEgaXorz... Eu ainda não encontrei nenhuma maneira realmente boa de colocar som através do BasiEgaXorz. Até já encontrei algumas implementações que dizem que trazem um som bacana, mas quando eu vou testar, eu não obtenho bons resultados. Até o momento, eu trabalho com duas formas de inserir som no Mega Drive:

1) É possível converter um arquivo de som WAV para o Mega Drive. Mas vá com calma. Primeiro que um jogo criado pelo BasiEgaXorz pode ter no máximo 4 MB e um minuto de som WAV no Mega Drive ocupa cerca de 1 MB. Mas o pior é que a execução do som WAV "sufoca" o processamento e deixa o resto muito lento (leitura do joystick, "desenho" das imagens, ...). Dessa forma, é melhor deixar esse tipo de som para telas com pouca iteração do usuário, como telas de abertura, informações ou escolha em que o jogador aperta "Start" para prosseguir.

2) E o PSG (Programmable Sound Generator) que você citou. É exatamente o som utilizado pelo Master System, com três canais de som e um gerador de ruído branco. Apesar de ser um tipo de som bem mais simples, estou considerando o PSG para a trilha sonora do jogo que eu estou tentando fazer. É possível inserir as notas musicais diretamente no código ou ler um arquivo com extensão "VGM" contendo a música.

Pode até ser que você encontre uma implementação legal (melhor que PSG) para o som do Mega Drive, mas eu ainda não achei.
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Uma coisa que eu discuto desde os tempos do #hexagon, #emulandia e demais canais antológicos de emulação e romhack dos primórdios da brasnet.

Eu sempre quis desenvolver um hack para o Super Street Fighter II do SNES.


A idéia, na época, era tentar converter o jogo para algo o mais próximo possível do SSFIIX (ou turbo, nos EUA). Eu lembro que na época, a edição de gráficos nos jogos esbarrava num monte de limitações, mas usando uns aplicativos de layers a gente chegou a modificar os sprites do ryu para algo bem escrotamente semelhante ao Gouki...

Eu lembro q MUITA coisa foi discutida, tinhamos a idéia de eliminar a abertura pra ter espaço na rom, etc... muitas viagens.


Até hj eu tenho guardado muitos dos esboços e discussões.

Eu abriria mão de umas noites de sono pra reviver essa idéia....
 

mariachirs

Supra-sumo
Mensagens
2.235
Reações
960
Pontos
174
Hummm isso me motivou sempre gostei destes adventures de texto.... acho que vou criar um pro mega... :)
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.174
Reações
8.660
Pontos
969
Sobre o som envolvendo o BasiEgaXorz... Eu ainda não encontrei nenhuma maneira realmente boa de colocar som através do BasiEgaXorz. Até já encontrei algumas implementações que dizem que trazem um som bacana, mas quando eu vou testar, eu não obtenho bons resultados. Até o momento, eu trabalho com duas formas de inserir som no Mega Drive:

Pois é, está me parecendo que tem que se usar o PSG mesmo... E, levando em conta que o BEX (BasiEgaXorz) do Mega já é meio antigo, acho que não haverá mudanças em relação a isso (se bem que vi um projeto que aparenta usar o FM do Mega Drive, e foi feito no Basic).
Outra solução seria fazer uma versão pra Sega CD (e usar músicas digitalizadas durante as fases).

A boa notícia (vi agora, por acaso), é que está pra sair um novo Basic pro Mega. Espero que seja mais completo:


Hummm isso me motivou sempre gostei destes adventures de texto.... acho que vou criar um pro mega... :)
Essas engines para adventures me pareceram bem limitadas, mas acho que deve ser divertido mexer com elas mesmo assim.
Algumas fotos do Twee2Sam (Master System):
Demo1.png

Demo2.png

Hpom1.png

Hpom2.png

Hpom3.png
 

Alone in the Dark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.983
Reações
9.670
Pontos
399
Macbee, estou realizando uma nova tentativa de inserir som decente no BasiEgaXorz utlizando a biblioteca "Echo". No exemplo, funciona. Mas quando eu vou converter um arquivo de música com extensão "XM" não obtenho sucesso. :ksnif
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.174
Reações
8.660
Pontos
969
Macbee, estou realizando uma nova tentativa de inserir som decente no BasiEgaXorz utlizando a biblioteca "Echo". No exemplo, funciona. Mas quando eu vou converter um arquivo de música com extensão "XM" não obtenho sucesso. :ksnif

Mas que formato é esse XM? Se trata daqueles XM dos anos 90, com instrumentos digitalizados (semelhante ao MOD)?
Não tem como inserir VGM mesmo (mas com o som FM do Mega Drive)?
OBS: Tô escrevendo aqui mas sem saber bem como funcionam essas coisas, desculpe se perguntei algo impossível, hehe.
 

Alone in the Dark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.983
Reações
9.670
Pontos
399
Mas que formato é esse XM? Se trata daqueles XM dos anos 90, com instrumentos digitalizados (semelhante ao MOD)?
Não tem como inserir VGM mesmo (mas com o som FM do Mega Drive)?
OBS: Tô escrevendo aqui mas sem saber bem como funcionam essas coisas, desculpe se perguntei algo impossível, hehe.

XM é um formato de áudio, é parecido com o MOD e deve ser esse mesmo que vocẽ citou:

http://en.wikipedia.org/wiki/XM_(file_format)

É possível gerar arquivos XM com, por exemplo, o Mod Plug Tracker, um programa gratuito para criação de músicas:

http://www.modplug.com/

Eu utilizei um arquivo XM de exemplo do Mod Plug Tracker, fiz um montão de conversões, mas quando chega o momento de executar a ROM, a música que eu inseri não é nem sequer executada.

Sobre o formato VGM, posso até tentar buscar mais informações. A única experiência de VGM que tenho até agora é converter um arquivo MIDI para VGM, só que parece que o conversor é de som para Master System e corta a música em apenas três canais do PSG. Gostaria de saber se é possível realizar uma conversão melhor para VGM ou até mesmo CRIAR uma faixa VGM com algum editor. Afinal, o BasiEgaXorz consegue executar arquivos VGM.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.174
Reações
8.660
Pontos
969
Sobre o formato VGM, posso até tentar buscar mais informações. A única experiência de VGM que tenho até agora é converter um arquivo MIDI para VGM, só que parece que o conversor é de som para Master System e corta a música em apenas três canais do PSG. Gostaria de saber se é possível realizar uma conversão melhor para VGM ou até mesmo CRIAR uma faixa VGM com algum editor. Afinal, o BasiEgaXorz consegue executar arquivos VGM.

Existe um programa chamado VGM Music Maker. Não achei link pra download mas ele é compatível com o som do Mega:


E não teria como fazer testes com VGMs de jogos comerciais, como aquelas arquivadas no Zophar?
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.054
Reações
34.954
Pontos
1.054
Como converter midi para vgm?
Como executar vgm no master?
 

Alone in the Dark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.983
Reações
9.670
Pontos
399
Existe um programa chamado VGM Music Maker. Não achei link pra download mas ele é compatível com o som do Mega:


E não teria como fazer testes com VGMs de jogos comerciais, como aquelas arquivadas no Zophar?


Obrigado pela dica do VGM Music Maker. Assim que possível, irei testá-lo e tentar inserir uma música gerada por esse programa em uma ROM de Mega Drive. O que eu quero é inserir uma música nova no jogo.

É totalmente possível inserir arquivos VGM através do BasiEgaXorz. Um exemplo (utilizando duas faixas do "Alex Kidd in Miracle World" do Master System) está aqui no comentário do usuário moon (Mar 13, 2014 at 6:24pm):

http://devster.proboards.com/thread/945/sms-brawl?page=3

A propósito, o fórum de discussão do BasiEgaXorz é:

http://devster.proboards.com/board/1
 

Alone in the Dark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.983
Reações
9.670
Pontos
399
Como converter midi para vgm?

Uma das opções é o aplicativo "mid2vgm". Estou no serviço agora e vários "sites" são bloqueados aqui, mas pesquise "mid2vgm" e uma das indicações está no fórum de discussão do SMSPower:

www.smspower.org/forums/viewtopic.php?t=12638

Como executar vgm no master?

Não sei, pois estou tentando fazer jogo para Mega Drive e não para Master System. Mas procure no fórum de discussão acima e no próprio "site" do SMSPower, por exemplo.
 

Rick_Taylor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.444
Reações
5.457
Pontos
703
Ótimo tópico,

Vou contribuir com mais um programa
SGDK - Sega Genesis Development Kit (programação em C)
http://code.google.com/p/sgdk/

Pena que minhas habilidades artísticas são inexistentes e minha habilidade em programação é extremamente baixa:ksnif
 

Alone in the Dark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.983
Reações
9.670
Pontos
399
Macbee, estou realizando uma nova tentativa de inserir som decente no BasiEgaXorz utlizando a biblioteca "Echo". No exemplo, funciona. Mas quando eu vou converter um arquivo de música com extensão "XM" não obtenho sucesso. :ksnif

Criei um arquivo de áudio bem simples, utilizando cinco canais e no formato XM e consegui inseri-lo em uma ROM do Mega Drive. Nos próximos dias, quero fazer um teste transcrevendo as partituras de uma música.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.174
Reações
8.660
Pontos
969
Criei um arquivo de áudio bem simples, utilizando cinco canais e no formato XM e consegui inseri-lo em uma ROM do Mega Drive. Nos próximos dias, quero fazer um teste transcrevendo as partituras de uma música.

Poderia colocar um vídeo com seu teste no ar?
Fiquei curioso sobre como um XM soa no Mega Drive, até porque as músicas nesses formatos (Mod e similares) eram feitas a partir de samples digitalizados (pelo menos todas as que ouvi eram assim)...
 

Alone in the Dark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.983
Reações
9.670
Pontos
399
Poderia colocar um vídeo com seu teste no ar?
Fiquei curioso sobre como um XM soa no Mega Drive, até porque as músicas nesses formatos (Mod e similares) eram feitas a partir de samples digitalizados (pelo menos todas as que ouvi eram assim)...

É o seguinte: o arquivo de demonstração possui umas dez músicas de exemplo. Eu coloquei a minha "música" no meio e consegui executá-la. Mas a minha inserção é um teste bem simplório e excessivamente "dó-ré-mi". Ou seja, se você ouvir apenas o meu teste bobo, você terá uma péssima impressão. Mas as músicas do exemplo original estão bem bacanas.

As músicas de exemplo utilizam instrumentos pré-definidos como "string ensemble", "distortion guitar" e "MIDI piano". Eu utilizei um desses aí ao acaso, só para testar. É possível inserir novos instrumentos, mas até o momento considero-me satisfeito com os instrumentos já disponíveis.

Estou usando a biblioteca Echo. Procure vídeos no YouTube sobre o jogo "Project MD", um homebrew que utiliza a mesma biblioteca de som. Eu gostei muito do resultado.

Nos próximos dias, como já escrevi, quero transcrever uma música para XM (utilizando 5 canais) e fazer o Mega Drive executar essa música.

Se você tiver interesse em compilar o exemplo com as músicas de demonstração, ele se encontra em um tópico do fórum de discussão do BasiEgaXorz:

http://devster.proboards.com/thread/814/echo-bex

E se você tentar e tiver dúvidas, só me perguntar. Se eu souber, eu respondo. Caso prefira não escrever neste tópico, pode me enviar MP.
 

Alone in the Dark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.983
Reações
9.670
Pontos
399
Exemplos de músicas e sons utilizando a biblioteca Echo para o desenvolvimento de jogos para Mega Drive:

 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.174
Reações
8.660
Pontos
969
Exemplos de músicas e sons utilizando a biblioteca Echo para o desenvolvimento de jogos para Mega Drive:
Só agora consegui ouvir. Pô, está no padrão do Mega Drive mesmo.
Excelente, agora morreu o medo de usar o Basic do Mega por limitações de som! =D
 

samfruc

Bam-bam-bam
Mensagens
1.395
Reações
2.643
Pontos
303
Só uma pergunta antes de eu começar a me animar demais: dá pra eu meter isso numa eprom e jogar no próprio console (tendo, claro, os hardwares/softwares necessários pra queimar a eprom).
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.174
Reações
8.660
Pontos
969
Só uma pergunta antes de eu começar a me animar demais: dá pra eu meter isso numa eprom e jogar no próprio console (tendo, claro, os hardwares/softwares necessários pra queimar a eprom).
Sim! Muita gente já anda fazendo cartuchos desses jogos mais recentes.
Uns vendem cartuchos numerados, outros liberam as Roms pra se jogar em Powerpaks/Everdrives...

Mas enfim, agora que mexer em consoles antigos está um pouco mais fácil e os flashcards estão (bais ou benos) acessíveis, está começando a ficar reeeeelativamente popular o desenvolvimento para consoles antigos justamente pra se jogar neles (porque se fosse só pra jogar em emuladores nem faria muito sentido).



 

cmsnes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.250
Reações
28.829
Pontos
1.054
isso muito me interessa!

já fiz um "pong" no game maker studio, em homenagem a um amigo (na verdade, usei ele pra trollar :viraolho)
pretendo trabalhar na área de jogos compondo trilhas sonoras, mas também tenho interesse em todo o processo de "manufatura" dos jogos. principalmente esses old.
 

Alone in the Dark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.983
Reações
9.670
Pontos
399
Só uma pergunta antes de eu começar a me animar demais: dá pra eu meter isso numa eprom e jogar no próprio console (tendo, claro, os hardwares/softwares necessários pra queimar a eprom).

Sim.

E no caso do Atari 2600, se você enviar uma ROM para o "site" Atari Age (www.atariage.com) e pagar pelo serviço, é possível colocar o seu próprio jogo em um cartucho de Atari.

isso muito me interessa!

já fiz um "pong" no game maker studio, em homenagem a um amigo (na verdade, usei ele pra trollar :viraolho)
pretendo trabalhar na área de jogos compondo trilhas sonoras, mas também tenho interesse em todo o processo de "manufatura" dos jogos. principalmente esses old.

Vá em frente!

Dicas para compor trilhas sonoras para videogames antigos...

- Master System. Você tem disponíveis três canais de som e um gerador de ruído branco. Não sei exatamente como fazer isso, pois nunca estudei sobre programação do Master System.

- Mega Drive. Além dos três canais de som e um gerador de ruído branco (os mesmos do Master System), você tem cinco canais FM e mais um canal que pode ser utilizado ou para PCM (possibilidade de incluir vozes e arquivos WAV) ou como mais um canal FM. Na biblioteca Echo, o arquivo de entrada é um arquivo XM que será convertido para o Mega Drive.

- Super Nintendo. Oito canais FM. Considerando a biblioteca PVSnesLib de desenvolvimento de jogos para Super Nintendo, o arquivo de som de entrada é um arquivo IT. Para pequenos efeitos sonoros (por exemplo, o barulho de um tiro ou um pulo do Super Mario), o som deve estar em um arquivo WAV que deve ser convertido para o formato BRR.

Lembrando que XM e IT são formatos de áudio gerados em programas chamados "music trackers". Um bom exemplo de "music tracker" é o ModPlug Tracker (www.modplug.com).

Se você tem interesse em criar músicas para Mega Drive e/ou Super Nintendo, sugiro a você estudar sobre os "music trackers" e saber utilizá-los, tentar criar músicas nos formatos XM e IT e recomendo o ModPlug Tracker (que possui um tutorial muito bom em Inglês).
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Comentando pra marcar o tópico. (Pra ler com calma depois)
 

Mr.Unknown

Ser evoluído
Mensagens
27
Reações
74
Pontos
23
(se eu deixei passar alguma, por favor avisem)

dasm (Atari 2600)
Um assembler para Atari 2600. Pode ser encontrado aqui: http://dasm-dillon.sourceforge.net/
Pra quem tiver coragem o suficiente, aqui a primeira parte de um tutorial bem explicativo: http://www.randomterrain.com/atari-2600-memories-tutorial-andrew-davie-01.html

SGDK (Mega Drive)
Compilador C para Mega Drive. Pode ser encontrado aqui: https://github.com/Stephane-D/SGDK
Lá você também encontra tutoriais de como configurar e alguns exemplos.

WLA DX (SNES)
Um assembler para SNES. Pode ser encontrado aqui: http://www.villehelin.com/wla.html

Psy-Q (PS1)
SDK do PS1. Mais detalhes aqui: http://www.psxdev.net/index.html
Indo na seção de homebrew você também pode encontrar alguns jogos com código-fonte disponível. Não sei nem se é cabível deixar a referência pro PS1, mas tá aí mesmo assim (se tiver algum problema, posso editar e remover).

Desenvolver jogos pra consoles mais antigos é um desafio e tanto. As limitações são bem mais aparentes, mesmo com a conveniência dessas ferramentas. Há muito tempo atrás, tentei ver até onde conseguiria ir desenvolvendo pro Atari 2600 e não fui muito longe. Tudo pra mim era confuso: manipular os sprites pelos registradores, a forma como você desenha na tela, a luta constante pra fazer tudo caber em 4KB... Desde então, nunca mais tentei mexer com isso. :facepalm
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.511
Reações
2.760
Pontos
703
Primeiramente, obrigado pela iniciativa desse construtivo tópico, @Macbee . Gostaria de levantar uma pequenas questão: há algum tempo, eu tenho vontade de mexer num jogo de Atari, só mudar as cores dele (um "color hack")... É possível com o programa que voce sugeriu? Se sim, o trabalho exigido compensa?
 
Topo Fundo