O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Faculdade de Direito: o quanto o nome pode influenciar na empregabilidade?

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.477
Reações
91.185
Pontos
1.503
Estou decidido a cursar Direito. Pra quem cursa ou é formado, qual o peso da instituição de ensino na hora de buscar estágio e para recém formado?
Se tudo ocorrer bem vou terminar o curso com 43 anos. Pretendo trabalhar associado a algum grande escritório. Muito provavelmente preste concursos também.

Por tudo que li, acredito que não deve ser um curso difícil, apesar da carga de leitura. Minha dúvida é somente quanto a instituição. Não congito cursar pública porque precisaria de pelo menos mais um ano.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.263
Pontos
877
Nome da faculdade um dia já serviu de alguma coisa.

No final o que conta mesmo é sua capacidade de resolver as broncas que aparecem no dia a dia sem causar prejuízos (aka não perder prazos).

99% das demandas se resolvem com argumentações jurídicas relativamente simples. Os 1% restantes de casos cabeludos e de valores astronômicos geralmente são resolvidos na base da propina aos juízes e desembargadores, então tem zero mérito jurídico aí.

No final, estágio em escritórios com alta demanda te preparam para qualquer coisa que você vai enfrentar na vida de advogado. Não recomendo ficar como escravogado nesses escritórios gigantes depois, pois a possibilidade de crescimento é bem limitada e os advogados novos são os primeiros a voar quando o escritório perde algum cliente e a verba reduz.

Sugiro procurar um escritório de pequeno ou médio porte que pague a média salarial da sua cidade e dê possibilidade de crescer dentro. Assim você pega a prática, bota uma graninha no bolso, faz networking (a parte mais importante) e vê se vale a pena continuar no escritório ou montar o seu próprio.
 

colher

Bam-bam-bam
Mensagens
3.018
Reações
8.412
Pontos
314
Acho que é de longe uma das piores áreas para se ingressar hoje em dia. Até áreas não regulamentadas (como design) devem dar um valor substancialmente mais alto.

Conheço vários exemplos de advogado ganhando menos de 2000 limpo. O que tem de advogado aqui no sul que faz jornada dupla para complementar renda é absurdo.
 


ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
recomendo escolher uma área que lide com a realidade e seja livre de pedantismo arcaico. Em direito só importam as leis, as cagadas de regra dos doutos da lei e os fatos que chegam à mesa do excelentíssimo doutor magnânimo magistrado juiz
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Faculdade pública, na hora de arrumar emprego, conta muito pra alguns.
Formei em federal e nego cai o queixo qndo lê o currículo: "uiuiui federal, nossa". Na prática as faculdades são a mesma coisa, mas pra alguns empregadores conta muito sim.
 

Sengaya

Bam-bam-bam
Mensagens
685
Reações
2.657
Pontos
433
Cara, me formei com 41 ano passado, vou fazer o exame da OAB agora em fevereiro. Não achei fácil estudar com essa idade não,
se você for solteiro aí sim fica mais fácil, agora, colocou mulher e filhos na história fodeu!
O que posso dizer quanto ao peso da instituição é que na direito USP(largo São Francisco), uma das mais renomadas, as empresas nível Itaú e grandes escritórios fazem feiras anuais dentro da faculdade, com estandes e brindes para “caçar” estagiários lá dentro. No caso específico da USP, acredito que faça diferença para abrir as portas do mercado sim, mas depois disso será o desempenho profissional que contará.
Importante ressaltar que direito é possível ter uma excelente formação fazendo qualquer uniesquina, tudo depende da dedicação do aluno.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.199
Reações
44.461
Pontos
803
Influência apenas mediana caso você queira ingressar em escritório de advocacia.

No mais, o mercado para bacharel em Direito, seja iniciativa privada ou concurso, anda péssimo (exceto para quem tem bom QI).
 

Andvari

Riskbreaker
Mensagens
1.096
Reações
2.000
Pontos
453
Rapaz, tava pensando em fazer Direito na UFES (tirei uma boa nota no geral), mas depois de ler esse tópico dá uma preocupação :kkk
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Se não me engano o Huezil é o pais que mais tem advogado no mundo, tamanha a burocracia que vivemos.

Com base nisso, calcule o tamanho da concorrencia
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.477
Reações
91.185
Pontos
1.503
Acho que vou fazer na EPD (Escola Paulista de Direito).
 
Topo Fundo