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[Famitsu] Hardware e Software mais vendidos em 2018 no Japão

MalleoBH

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A revista Famitsu publicou o Top 10 de jogos mais vendidos e as vendas de Hardware no ano de 2018 no Japão.

Segundo a publicação houve um crescimento de 8,2% nas vendas de jogos em 2018 em relação com 2017, marcando um segundo ano consecutivo de crescimento.
Entretanto as vendas de Hardware foram 84,1% do ano anterior.

Comparação de 2018 com 2017:

  • 2018
    • Hardware Sales: 170.09 billion yen
    • Software Sales: 264.21 billion yen
    • Total: 434.3 billion yen
  • 2017
    • Hardware Sales: 202.37 billion yen
    • Software Sales: 244.08 billion yen
    • Total: 446.45 billion yen


Segue a lista dos 10 jogos mais vendidos em 2018 (considerando físico e digital):


1. Monster Hunter: World (PS4)
Data de lançamento: 26/01/2018
Physical Sales: 1,985,886
Digital Sales: 873,898
Combined Physical and Digital Sales: 2,859,784

2. Super Smash Bros. Ultimate (Switch)
Data de lançamento: 07/12/2018
Physical Sales: 2,360,655
Digital Sales: 309,229
Combined Physical and Digital Sales: 2,669,884

3. Pokemon: Let’s Go, Pikachu! / Let’s Go, Eevee! (Switch)
Data de lançamento: 16/11/2018
Physical Sales: 1,253,677
Digital Sales: 107,945
Combined Physical and Digital Sales: 1,361,622

4. Splatoon 2 (Switch)
Data de lançamento:21/07/2017
Physical Sales: 1,122,324
Digital Sales: 68,630
Combined Physical and Digital Sales: 1,190,954

5. Mario Kart 8 Deluxe (Switch)
Data de lançamento: 28/04/2017
Physical Sales: 926,553
Digital Sales: 76,139
Combined Physical and Digital Sales: 1,002,692

6. Super Mario Party (Switch)
Data de lançamento: 05/10/2018
Physical Sales: 764,853
Digital Sales: 62,739
Combined Physical and Digital Sales: 827,592

7. Kirby: Star Allies (Switch)
Data de lançamento: 16/03/2018
Physical Sales: 664,815
Digital Sales: 56,104
Combined Physical and Digital Sales: 720,919

8. Minecraft: Nintendo Switch Edition (Switch)
Data de lançamento: 21/06/2018
Physical Sales: 525,045
Digital Sales: 166,272
Combined Physical and Digital Sales: 691,317

9. Call of Duty: Black Ops IIII (PS4)
Data de lançamento: 12/10/2018
Physical Sales: 479,511
Digital Sales: 145,458
Combined Physical and Digital Sales: 624,969

10. Super Mario Odyssey (Switch)
Data de lançamento: 27/10/2017
Physical Sales: 575,926
Digital Sales: 22,020
Combined Physical and Digital Sales: 597,946


Lista das Plataformas:

  • 1. Switch
    • Manufacturer: Nintendo
    • Release Date: March 3, 2017
    • 2018 Sales: 3,482,388
    • Total Sales: 6,889,546
  • 2. PlayStation 4 (including PlayStation 4 Pro)
    • Manufacturer: Sony Interactive Entertainment
    • Release Date: February 22, 2014
    • 2018 Sales: 1,695,227
    • Total Sales: 7,552,090
  • 3. 3DS (including 3DS XL, New 3DS, New 3DS XL, 2DS, and New 2DS XL)
    • Manufacturer: Nintendo
    • Release Date: February 26, 2011
    • 2018 Sales: 566,420
    • Total Sales: 24,304,964
  • 4. PS Vita
    • Manufacturer: Sony Interactive Entertainment
    • Release Date: December 17, 2011
    • 2018 Sales: 181,728
    • Total Sales: 5,825,354
  • 4. Xbox One (including Xbox One S and Xbox One X)
    • Manufacturer: Microsoft
    • Release Date: September 4, 2014
    • 2018 Sales: 15,339
    • Total Sales: 102,931

Read more at https://gematsu.com/2019/02/famitsu-2018-japan-video-game-sales-report#m3y7UGx8HWasvw95.99
 
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slashf

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Smash nem um mês ficou em segundo. Monstrao

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TISTASAN

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Nossa esses números da Nintendo são impressionantes, ainda mais para uma empresa onde todos sabemos que:

Vai falir !
 

IuriXtremeSilver

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no Media Create Smash Bros acabou sendo o jogo mais vendido que MHWorld no Japão, nunca vou entender a diferença de números da Famistu e da Media Create
 

tortinhas10

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Switch atropelou.


O Monster Hunter, olhando o histórico da franquia, vendeu pouco eu acho.

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Pinguim 55

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no Media Create Smash Bros acabou sendo o jogo mais vendido que MHWorld no Japão, nunca vou entender a diferença de números da Famistu e da Media Create

Neste caso em específico, a Famitsu conta as vendas digitais.

Switch atropelou.


O Monster Hunter, olhando o histórico da franquia, vendeu pouco eu acho.

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Se for contar só o Japão até concordaria, mas no mundo é disparado o que mais vendeu (já está com 11 milhões, o melhor antes foi o 3 do PSP que vendeu perto de 5 milhões).
 

tortinhas10

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Neste caso em específico, a Famitsu conta as vendas digitais.



Se for contar só o Japão até concordaria, mas no mundo é disparado o que mais vendeu (já está com 11 milhões, o melhor antes foi o 3 do PSP que vendeu perto de 5 milhões).
Sim, estava falando do Japão mesmo.

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Vaynard

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Números muito baixos pra o que já foi o principal mercado do mundo.

De qualquer forma, como já era sabido, Switch nadando de braçada
 

Preses

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Nintendo reinando como sempre, Sony indo até bem e Mic morta e enterrada.
 

Pinguim 55

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Que surra. A Sony só vai voltar a ser competitiva se lançar um portátil (PS4P).

Sony não é forte em portátil, suas principais franquias não atraem a grande massa japonesa, e as thirds japonesas já não tem a mesma força que tinham na era PSX/PS2. Japão virou praticamente Nintendoland com uma ou outra série que é grande lá como Monster Hunter e Dragon Quest.

Mesmo se lançar portátil não creio que vai mudar muito o quadro lá.
 

nominedomine

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Sony não é forte em portátil, suas principais franquias não atraem a grande massa japonesa, e as thirds japonesas já não tem a mesma força que tinham na era PSX/PS2. Japão virou praticamente Nintendoland com uma ou outra série que é grande lá como Monster Hunter e Dragon Quest.

Mesmo se lançar portátil não creio que vai mudar muito o quadro lá.
Imagina se a Sony viesse com um PS5 normal provavelmente rodando jogos a 4K e um PS5 portátil rodando jogos a 720p, a diferença absurda de resolução facilitaria muito uma versão portátil (mesmo que não seja possível já no lançamento).

Cada novo console teria sua versão normal, pro e portátil. Havendo viabilidade deveriam fazer isso já com o PS4 inclusive.

O fracasso do Vita era garantido, a Sony só fez esforço para avacalhar com ele, o PSP fez muito bem frente ao portátil de maior sucesso da Nintendo. No fim das contas a Sony tem tanta razão de entrar no mercado de portátil como a MS (ou mesmo a Nintendo) tem de permanecerem no mercado de console onde dificilmente vai conseguir vender mais que a Sony.
 

Pinguim 55

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Imagina se a Sony viesse com um PS5 normal provavelmente rodando jogos a 4K e um PS5 portátil rodando jogos a 720p, a diferença absurda de resolução facilitaria muito uma versão portátil (mesmo que não seja possível já no lançamento).

Cada novo console teria sua versão normal, pro e portátil. Havendo viabilidade deveriam fazer isso já com o PS4 inclusive.

O fracasso do Vita era garantido, a Sony só fez esforço para avacalhar com ele, o PSP fez muito bem frente ao portátil de maior sucesso da Nintendo. No fim das contas a Sony tem tanta razão de entrar no mercado de portátil como a MS (ou mesmo a Nintendo) tem de permanecerem no mercado de console onde dificilmente vai conseguir vender mais que a Sony.

PS5 portátil fora de questão, como se diferença fosse apenas resolução. Um portatil muito forte consumiria muito bateria, ou teriam que nerfar o console PS5 por causa do portátil, que é uma péssima idéia, ou os caras teriam que fazer dois jogos ao mesmo tempo, um para o portátil e o outro para console, também uma péssiam idéia.

No entanto creio que é possível hoje um PS4 portátil, para extender a vida do PS4, mas de forma alguma deve ser um limitador para os jogos do PS5.

PSP foi um portátil na frente do seu tempo sendo multifuncional, sem dizer que tinha apoio maciço de thirds japonesas e em uma época que elas eram muito mais relevantes, diferente de hoje que por isto seu sucessor sofreu muito mais por causa dos smartphones. Sem falar que hoje não é que nem aquela época que a Sony conseguia fácil exclusividade de thirds, a grande maioria vai ser multi, japonês já deixou claro que não se importa com gráfico, na verdade sinto que ser o mais fraco lá até traz vantagem.

Exclusivo first da Sony nada realmente emplaca lá. Sony nunca conseguiu algo como um Splatoon. Única franquia dela que vende muito era Gran Turismo, mas é um gênero decadente, mais acentuado no Japão.
 

nominedomine

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PS5 portátil fora de questão, como se diferença fosse apenas resolução. Um portatil muito forte consumiria muito bateria, ou teriam que nerfar o console PS5 por causa do portátil, que é uma péssima idéia, ou os caras teriam que fazer dois jogos ao mesmo tempo, um para o portátil e o outro para console, também uma péssiam idéia.

No entanto creio que é possível hoje um PS4 portátil, para extender a vida do PS4, mas de forma alguma deve ser um limitador para os jogos do PS5.

PSP foi um portátil na frente do seu tempo sendo multifuncional, sem dizer que tinha apoio maciço de thirds japonesas e em uma época que elas eram muito mais relevantes, diferente de hoje que por isto seu sucessor sofreu muito mais por causa dos smartphones. Sem falar que hoje não é que nem aquela época que a Sony conseguia fácil exclusividade de thirds, a grande maioria vai ser multi, japonês já deixou claro que não se importa com gráfico, na verdade sinto que ser o mais fraco lá até traz vantagem.

Exclusivo first da Sony nada realmente emplaca lá. Sony nunca conseguiu algo como um Splatoon. Única franquia dela que vende muito era Gran Turismo, mas é um gênero decadente, mais acentuado no Japão.
720p é por volta de 1/8 dos pixels do 4K. Isso pesaria muito na gpu que seria necessária. Muitas outras coisas poderiam ser diminuídas drasticamente com facilidade também como memória ou tamanho dos jogos.

A Sony poderia não obrigar os devs a fazerem uma versão para o PS5P mas construir um hardware que faria isso ser tão fácil que praticamente todos os devs iriam se dar ao trabalho de otimizar o jogo para a versão portátil também.

Outra sacada seria a retro com o PS4. A Sony vai ter que resolver isso para o PS5 de qualquer forma e poderia usar isso num portátil também. O PS5 certamente não vai emular o PS4, vai rodar nativamente.

Não é para a Sony dominar o Japão é para ela continuar a ser pelo menos relevante lá. Caso Monster Hunter World, FFXV, DQXI, Persona 5, etc tivessem tido versões portáteis no seu lançamento teriam vendido muito mais.
 
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nominedomine

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acho que nao lança mais, da mesma forma que a Nintendo saiu do modelo de mesa tradicional.
O Switch foi uma grande sacada da Nintendo pois ela conseguiu consolidar os dois mercados.

A Sony tem que encontrar um resposta similar mas no sentido inverso. Conseguir oferecer os jogos dela em portátil sem prejudicar o console.

O que a Sony não tem condição de fazer e nunca teve é oferecer jogos diferentes para portátil e console.

Já vamos ter o PS4 e Xone segurando os jogos do PS5, crossgen vai ser praticamente regra por muito tempo graças ao essa obcecação com 4K.
 
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Léo Stanbuck

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O Switch foi uma grande sacada da Nintendo pois ela conseguiu consolidar os dois mercados.

A Sony tem que encontrar um resposta similar mas no sentido inverso. Conseguir oferecer os jogos dela em portátil sem prejudicar o console.

O que a Sony não tem condição de fazer e nunca teve é oferecer jogos diferentes para portátil e console.

Já vamos ter o PS4 e Xone segurando os jogos do PS5, crossgen vai ser praticamente regra por muito tempo graças ao essa obcecação com 4K.
A Sony atualmente não produz hardware pensando no mercado japonês. Ficou bem evidente o fato do lançamento do PS4 no Japão ter sido depois de todo o ocidente.
Acho que ela está fazendo o certo. Um futuro PS5 será o único console de mesa real no mercado japonês já que Xbox não se cria lá. O público que gosta deste tipo de abordagem pode não ser a maioria, mas deve rondar de 5 a 7 milhões no Japão, o que a Sony vê como um mercado saudável.

O grande lucro da empresa, no entanto, acaba sendo o mercado asiático, europeu e norte-americano onde ela reina absoluta nos dois primeiros e compete com o Xbox no terceiro, ainda que o mercado norte-americano seja tão forte que consiga absorver 3 produtos de modo saudável.

Vimos uns anos atrás a Sony investindo pesado no mercado latino-americano, mas isso reduziu um pouco nos últimos tempos. Acho que está bem evidente que a Microsoft deve ser a empresa que vai focar em nosso mercado, que é pequeno e pouco dinâmico.
 

nominedomine

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A Sony atualmente não produz hardware pensando no mercado japonês. Ficou bem evidente o fato do lançamento do PS4 no Japão ter sido depois de todo o ocidente.
Acho que ela está fazendo o certo. Um futuro PS5 será o único console de mesa real no mercado japonês já que Xbox não se cria lá. O público que gosta deste tipo de abordagem pode não ser a maioria, mas deve rondar de 5 a 7 milhões no Japão, o que a Sony vê como um mercado saudável.

O grande lucro da empresa, no entanto, acaba sendo o mercado asiático, europeu e norte-americano onde ela reina absoluta nos dois primeiros e compete com o Xbox no terceiro, ainda que o mercado norte-americano seja tão forte que consiga absorver 3 produtos de modo saudável.

Vimos uns anos atrás a Sony investindo pesado no mercado latino-americano, mas isso reduziu um pouco nos últimos tempos. Acho que está bem evidente que a Microsoft deve ser a empresa que vai focar em nosso mercado, que é pequeno e pouco dinâmico.
Acho que a Sony não pode abrir mão de nenhum mercado, esse é um dos maiores erros da MS inclusive. A presença forte deles no mercado japonês ajuda demais, mesmo nas outras regiões.

O principal problema do Vita (dentre os inúmeros problemas) é que ele nunca recebeu os jogos grandes das thirds. O Vita seria o equivalente a MS no mercado de consoles sem o apoio das thirds, não tinha a menor chance de dar certo. Coloque os Monster Hunters, FFs, DQs, Personas da vida num portátil da Sony (mesmo sem serem exclusivos) e um ele já ficaria bem mais viável.

O Vita com todo o seu fracasso e a Sony fazendo de tudo pra matar o coitado ainda vendeu mais de 15m de unidades.
 
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Léo Stanbuck

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Acho que a Sony não pode abrir mão de nenhum mercado, esse é um dos maiores erros da MS inclusive. A presença forte deles no mercado japonês ajuda demais, mesmo nas outras regiões.

O principal problema do Vita (dentre os inúmeros problemas) é que ele nunca recebeu os jogos das thirds. O Vita seria o equivalente a MS no mercado de consoles sem o apoio das thirds, não tinha a menor chance de dar certo. Coloque os Monster Hunters, FFs, DQs, Personas da vida num portátil da Sony (mesmo sem serem exclusivos) e um portátil já ficaria bem mais viável.
Que? O Vita SÓ recebeu jogo thirds japoneses de 2014 para cima. Inclusive recebia mais jogos thirds do que o próprio 3DS.
Os problemas do Vita são muitos, mas não é a ausência de suporte third. Mas essa é discussão para outro tópico.

A Sony procurar uma fatia menor não significa abrir mão do mercado. Mas não adianta bater em um muro, a Sony oferece um produto de qualidade mas que não atrai a grande massa japonesa. Seria ruim se não fosse o fato de que vendeu 90 milhões de unidades no resto do globo, dominando praticamente todos os outros mercados por inteiro (exceto um ou outro, como o mexicano).

Claramente a Sony oferece no Japão uma plataforma mais voltada para um público mais adulto e que deseja uma abordagem diferenciada (gráficos melhores, jogos mais ocidentalizados, online robusto...). Se formos ver os preços dos jogos de PS4 quase sempre eles são mais caros do que os de Switch. Não tem mistério, as duas empresas disputam grupos diferentes dentro do mercado japonês.

Quanto ao Xbox, a questão é que o público alvo do produto não encontra espaço no Japão. A Microsoft tentou com o Xbox360 e a aceitação foi pífia. Não adianta, a Microsoft não precisa vender bem no Japão para conseguir suporte das thirds japonesas, ainda mais atualmente onde a a maioria das thirds japonesas olham o mercado ocidental como sue foco. Como já falei em outro tópico, se bobear tem mais grande produção japonesa sendo lançada em 2018 e 2019 no Xbox do que no Switch.
 

nominedomine

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Que? O Vita SÓ recebeu jogo thirds japoneses de 2014 para cima. Inclusive recebia mais jogos thirds do que o próprio 3DS.
Os problemas do Vita são muitos, mas não é a ausência de suporte third. Mas essa é discussão para outro tópico.

A Sony procurar uma fatia menor não significa abrir mão do mercado. Mas não adianta bater em um muro, a Sony oferece um produto de qualidade mas que não atrai a grande massa japonesa. Seria ruim se não fosse o fato de que vendeu 90 milhões de unidades no resto do globo, dominando praticamente todos os outros mercados por inteiro (exceto um ou outro, como o mexicano).

Claramente a Sony oferece no Japão uma plataforma mais voltada para um público mais adulto e que deseja uma abordagem diferenciada (gráficos melhores, jogos mais ocidentalizados, online robusto...). Se formos ver os preços dos jogos de PS4 quase sempre eles são mais caros do que os de Switch. Não tem mistério, as duas empresas disputam grupos diferentes dentro do mercado japonês.

Quanto ao Xbox, a questão é que o público alvo do produto não encontra espaço no Japão. A Microsoft tentou com o Xbox360 e a aceitação foi pífia. Não adianta, a Microsoft não precisa vender bem no Japão para conseguir suporte das thirds japonesas, ainda mais atualmente onde a a maioria das thirds japonesas olham o mercado ocidental como sue foco. Como já falei em outro tópico, se bobear tem mais grande produção japonesa sendo lançada em 2018 e 2019 no Xbox do que no Switch.
Me refiro a thirds grandes como o 3DS. Jogos da Capcom, Square, etc. A Atlus por exemplo sempre achei bizarro, eles lançam metade dos jogos nas plataformas da Nintendo e metade nas plataformas da Sony sendo que podiam simplesmente lançar todos na duas já que o público obviamente esta distribuído entre os dois ecossistemas.

Eu também não estou falando que a MS tem como resolver o problema deles no Japão, só que isso prejudica eles. A Sony acaba com vários "exclusivos" praticamente de graça por causa disso e isso tem impacto em todos os mercados.

O PS4 vende mais no Japão que o PS4 mas muito menos que o PS3+Vita combinados. Ou seja, a Sony esta perdendo mercado. Direto vemos as semanas "Pac-man" onde a Nintendo vende 3/4 dos consoles no Japão isso no longo prazo é insustentável para a Sony.
 
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Trezoitao38

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Acho que quando você vê numa lista um jogo do ps4 como o mais vendido você não pode dizer que o problema da Sony é que eles não investem mais em portáteis.

Além de Monster Hunter World, Kingdom Hearts 3 que não computa por ser desse ano também vendeu bem.

E esses dois jogos venderam mais que God of War e Spider-Man. Até Call of Duty aparece na frente de ambos.

O problema são os jogos mesmo. Sony largou de vez o mercado japonês, ela não se interessa em produzir games do agrado do gosto dos japoneses. Fizesse mais jogos como Monster Hunter World e venderia mais ps4, mesmo sendo console caseiro.

Dos vários estúdios da Sony, quantos são ocidentais e quantos são japoneses? Daí dá pra tirar uma ideia.
 

Léo Stanbuck

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Me refiro a thirds grandes como o 3DS. Jogos da Capcom, Square, etc.

Eu também não estou falando que a MS tem como resolver o problema deles no Japão, só que isso prejudica eles. A Sony acaba com vários "exclusivos" praticamente de graça por causa disso e isso tem impacto em todos os mercados.
E o Vita teve esse suporte.

Jogos da Capcom no Vita: Ultimate Marvel x Capcom 3; Tekken x Street Fighter; Resident Evil Revelations 2;
Jogos da Square no Vita: Final Fantasy X-X2; World of Final Fantasy; Secret Of Mana; Adventures of Mana; Dragon Quest Builders; Dragon Quest Heroes 2; i Am Setsuna; Romancing Saga.

Se formos olhar o suporte de thirds o Vita supera o 3DS. O que diferenciou os dois foi o suporte First.

Sobre o Xbox, perder jogos médios japoneses não afeta tanto assim a linha Xbox. O público do Xbox no geral não se importa em não ter uma tonelada de JRPGs. O que a Microsoft precisa fazer é fortalecer a linha First e melhorar ainda mais o Online. Se fizer isso vai atrair mais e mais gente. PS e Xbox disputam um mesmo mercado mas públicos diferentes. É bom pensarmos isso.
 

nominedomine

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E o Vita teve esse suporte.

Jogos da Capcom no Vita: Ultimate Marvel x Capcom 3; Tekken x Street Fighter; Resident Evil Revelations 2;
Jogos da Square no Vita: Final Fantasy X-X2; World of Final Fantasy; Secret Of Mana; Adventures of Mana; Dragon Quest Builders; Dragon Quest Heroes 2; i Am Setsuna; Romancing Saga.

Se formos olhar o suporte de thirds o Vita supera o 3DS. O que diferenciou os dois foi o suporte First.

Sobre o Xbox, perder jogos médios japoneses não afeta tanto assim a linha Xbox. O público do Xbox no geral não se importa em não ter uma tonelada de JRPGs. O que a Microsoft precisa fazer é fortalecer a linha First e melhorar ainda mais o Online. Se fizer isso vai atrair mais e mais gente. PS e Xbox disputam um mesmo mercado mas públicos diferentes. É bom pensarmos isso.
Vendo assim até que teve bom suporte das thirds mesmo, mas perdeu os jogos chave como Yo-kai Watch, Monster Hunters e Dragon Quest XI.

A Sony no Vita com o preço ridiculo do cartão trabalhou ativamente para foder o portátil e a partir disso tirou suas conclusões. Coloca aquela b*sta de cartão proprietário no 3DS e ele também teria fracasso lindamente.

Me lembra até a Capcom que limitou as vendas do REmake enquanto colocou o RE4 no PS2 e a partir dai concluiu qual caminho a franquia deveria seguir. Isso só foi corrigido anos mais tarde quando o REmake saiu para PS4 e ficou obvio que existia demanda do público. A Sony faz um tanto de cagada e conclui a partir disso "não existe demanda para um portáil nosso", mas é claro, se fez a parada toda cagada já é um profecia auto-realizável.

Seria o equivalente a ela concluir a partir da primeira metade da vida do PS3 que deveria sair do mercado de console ao invés de concertar as cagadas que fez. Outro exemplo seria a Nintendo ter saído do mercado de console só porque o WiiU foi um total fracasso ao invés de reformular a proposta deles.

Obvio que o público do Xbox não se importa, caso se importasse não seria o público do Xbox, isso limita muito o alcance da plataforma. Muito jogo sai no PC e não no Xbox o que é bem bizarro.
 
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Léo Stanbuck

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Vendo assim até que teve bom suporte das thirds mesmo, mas perdeu os jogos chave como Yo-kai Watch, Monster Hunters e Dragon Quest XI.

A Sony no Vita com o preço ridiculo do cartão trabalhou ativamente para foder o portátil e a partir disso tirou suas conclusões. Coloca aquela b*sta de cartão proprietário no 3DS e ele também teria fracasso lindamente.

Me lembra até a Capcom que limitou as vendas do REmake enquanto colocou o RE4 no PS2 e a partir dai concluiu qual caminho a franquia deveria seguir. Isso só foi corrigido anos mais tarde quando o REmake saiu para PS4 e ficou obvio que existia demanda do público. A Sony faz um tanto de cagada e conclui a partir disso "não existe demanda para um portáil nosso", mas é claro, se fez a parada toda cagada já é um profecia auto-realizável.

Seria o equivalente a ela concluir a partir da primeira metade da vida do PS3 que deveria sair do mercado de console ao invés de concertar as cagadas que fez. Outro exemplo seria a Nintendo ter saído do mercado de console só porque o WiiU foi um total fracasso ao invés de reformular a proposta deles.

Obvio que o público do Xbox não se importa, caso se importasse não seria o público do Xbox, isso limita muito o alcance da plataforma. Muito jogo sai no PC e não no Xbox o que é bem bizarro.
Mercado do PC é tão amplo que é tudo. O PC absorve absolutamente tudo.
 

firmino_666

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Eita, então Monster Hunter World vendeu ~10 milhões só no ocidente? Achava q a margem pro japão seria bem maior...Excelente Capcom!
 

ludex

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Capcom calou a boca de muita gente que deve tá se doendo com esse primeiro lugar, um jogo exclusivo de console de mesa no Japao, e nao-Nintendo. Fez uma aposta de risco, confiou no seu taco e o resultado deu muito certo pra eles

De resto, além dos óbvios arrasa-quarteiroes, fiquei surpreso em ver Mario Party e Call of Duty no top 10 softwares.

Software tiveram um aumento de cerca de 8% e hardware queda de 16%. Pensando em dinheiro, queda de mais ou menos 12 bi. Mas mesmo com o ano prometendo ser muito fraco pro PS4 e mais fraco ainda pro 3DS, acho que o Switch vai dar um salto considerável nas vendas e, se confirmarem modelo novo esse ano + Animal Crossing e Pokemon, conseguem parar essa queda nos numeros
 

Pinguim 55

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Vendo assim até que teve bom suporte das thirds mesmo, mas perdeu os jogos chave como Yo-kai Watch, Monster Hunters e Dragon Quest XI.

A Sony no Vita com o preço ridiculo do cartão trabalhou ativamente para foder o portátil e a partir disso tirou suas conclusões. Coloca aquela b*sta de cartão proprietário no 3DS e ele também teria fracasso lindamente.

Me lembra até a Capcom que limitou as vendas do REmake enquanto colocou o RE4 no PS2 e a partir dai concluiu qual caminho a franquia deveria seguir. Isso só foi corrigido anos mais tarde quando o REmake saiu para PS4 e ficou obvio que existia demanda do público. A Sony faz um tanto de cagada e conclui a partir disso "não existe demanda para um portáil nosso", mas é claro, se fez a parada toda cagada já é um profecia auto-realizável.

Seria o equivalente a ela concluir a partir da primeira metade da vida do PS3 que deveria sair do mercado de console ao invés de concertar as cagadas que fez. Outro exemplo seria a Nintendo ter saído do mercado de console só porque o WiiU foi um total fracasso ao invés de reformular a proposta deles.

Obvio que o público do Xbox não se importa, caso se importasse não seria o público do Xbox, isso limita muito o alcance da plataforma. Muito jogo sai no PC e não no Xbox o que é bem bizarro.

Eu sinceramente acho que o pessoal supervaloriza demais o peso destes cartões da memória no fracasso do Vita, não sinto que foi tão determinante assim. pelo menos isto nunca me incomodou muito quando comprei o Vita.

O grande motivo foi falta de system seller mesmo, mas a questão que todos os system seller do PSP eram de thirds, nenhum da Sony, logo ela não tinha controle nenhum. PSP começou bem pelo fato da grande expectativa em cima de um portátil da Sony, mas pessoal esquece que final da vida do PSP ele estava com vendas ruins tanto em hardware e software, principalmente no ocidente.

System seller do PSP foi Monster Hunter, Final Fantasy CC, Kingdom hearts, e nenhum destes jogos veio, principalmente pelas péssimas vendas do Vita logo de cara (primeiro ano foi muito bom em termos de jogos no Vita, logo não foi falta de jogo). Creio que Monster Hunter a princípio iria sair para o Vita, mas a baixa base assustou a Capcom aí a Nintendo aproveitou e conseguiu a exclusividade e ferrou de vez o Vita, aí a Sony desistiu.

Um portátil da Sony hoje é pedir para fracassar, não tenho dúvida quanto a isto, nem a Nintendo consegue sustentar duas plataformas. Híbrido não é uma opção para o PS5, pois isto significaria um menor poder para o console, aí a MS iria fazer a festa.

Acho que a única chance de um portátil Sony é um PS4 portátil. Aí a biblioteca já estaria ali, mas de jogos novos seria só indies e thirds japonesas já que seus jogos em geral não exigem muito poder, mas as thirds ocidentais e os First da Sony estaria tudo concentrado no PS5.
 

nominedomine

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Eu sinceramente acho que o pessoal supervaloriza demais o peso destes cartões da memória no fracasso do Vita, não sinto que foi tão determinante assim. pelo menos isto nunca me incomodou muito quando comprei o Vita.

O grande motivo foi falta de system seller mesmo, mas a questão que todos os system seller do PSP eram de thirds, nenhum da Sony, logo ela não tinha controle nenhum. PSP começou bem pelo fato da grande expectativa em cima de um portátil da Sony, mas pessoal esquece que final da vida do PSP ele estava com vendas ruins tanto em hardware e software, principalmente no ocidente.

System seller do PSP foi Monster Hunter, Final Fantasy CC, Kingdom hearts, e nenhum destes jogos veio, principalmente pelas péssimas vendas do Vita logo de cara (primeiro ano foi muito bom em termos de jogos no Vita, logo não foi falta de jogo). Creio que Monster Hunter a princípio iria sair para o Vita, mas a baixa base assustou a Capcom aí a Nintendo aproveitou e conseguiu a exclusividade e ferrou de vez o Vita, aí a Sony desistiu.

Um portátil da Sony hoje é pedir para fracassar, não tenho dúvida quanto a isto, nem a Nintendo consegue sustentar duas plataformas. Híbrido não é uma opção para o PS5, pois isto significaria um menor poder para o console, aí a MS iria fazer a festa.

Acho que a única chance de um portátil Sony é um PS4 portátil. Aí a biblioteca já estaria ali, mas de jogos novos seria só indies e thirds japonesas já que seus jogos em geral não exigem muito poder, mas as thirds ocidentais e os First da Sony estaria tudo concentrado no PS5.
A MS é quem, de acordo com os rumores, vai vir com dois consoles na próxima geração, um bem mais fraco e barato.

Um portátil com os jogos do PS4 é sucesso garantido. Uma das melhores coisa do Vita era poder jogar jogos de PSP/PS1.

Eu acho que a Nintendo vai fazer a festa daqui pra frente se continuar assim, o que quebra ela não é o hardware fraco (poderia facilmente ser bem melhor) mas sim que ela ficou supre pra trás em algumas áreas (online, serviço, relação com as thirds ocidentais).

A cada geração que passa o hardware importa menos. Fora que e-GPU já é uma realidade e a Nintendo poderia incorporar isso no sucessor do Switch, onde você poderia comprar um dock especial que de fato adicionaria maior poder ao portátil.
 
Ultima Edição:

RareHero

Bam-bam-bam
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Nintendo simplesmente manda no Japão, não tem papo, é expressionante.

Quanto a Sony, bom, sem a força de outrora que as 3rds japas tinham e que ajudava a fomentar os Playstations e sem esforço in house da própria Sony para produzir jogos de relevância com aquela assinatura características japonesa, é isso aí mesmo e sem perspectivas de mudança.
 

Pinguim 55

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A MS é quem, de acordo com os rumores, vai vir com dois consoles na próxima geração, um bem mais fraco e barato.

Um portátil com os jogos do PS4 é sucesso garantido. Uma das melhores coisa do Vita era poder jogar jogos de PSP/PS1.

Eu acho que a Nintendo vai fazer a festa daqui pra frente se continuar assim, o que quebra ela não é o hardware fraco (poderia facilmente ser bem melhor) mas sim que ela ficou supre pra trás em algumas áreas (online, serviço, relação com as thirds ocidentais).

A cada geração que passa o hardware importa menos. Fora que e-GPU já é uma realidade e a Nintendo poderia incorporar isso no sucessor do Switch, onde você poderia comprar um dock especial que de fato adicionaria maior poder ao portátil.

O console mais fraco da MS certeza que ainda será mais forte que o XoneX. Não é possível um PS5 portátil com a força de um XoneX, aliás, nem chegará perto, nem sei se é possível um com o poder do PS4.

Em relação ao e-GPU, uma coisa é melhorar a GPU para poder rodar os jogos melhores, outra é colocar uma e-GPU para ter força o suficiente para rodar os jogos.

Sony tem que continuar onde é forte, sem o Japão o Ps4 já vai ultrapassar os 100 milhões e tudo indica que será o terceiro console mais vendido ever, perdendo apenas para o PS2 e DS.
 

Xenoblade

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