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Famitsu - Semana 27/2020 (29/6 a 5/7) - Ressaca geral! Só o Xonão teve alta; Catherine depois de 84 anos chega ao Switch sem grandes comoções.

ptsousa

Moderador
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Mas é cara, a Sony já sabia q o maior mercado era lá fora. Não tem pq lançar no Japão primeiro mais. Não estamos mais na época do PS2 q lá sim tinha jrpgs de qualidade todo mês e vendas altíssimas. O público simplesmente não é mais o Mesmo daquela época. Duvido muito q algum console de mesa somente, faria oq o switch faz lá hj em dia.

Nem digo lançar primeiro no JP mas um lançamento global como será o PS5.

Não acho que precise vender igual o Switch mas dá pra fazer algo legal sim. Só acho que a Sony devia aproveitar a alta dos estúdios first dela para criar conteúdo pro Japão. Todas as IPs AAA da Sony criadas do PS3 pra cá são voltadas ao público ocidental.

O Vita, que é portátil, tankou em vendas porque a Sony não mobilizou 1cm para agradar o público japonês. Aí não tem santo que faz milagre.
 

DitaParlo

Vamo se beja?
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Nem digo lançar primeiro no JP mas um lançamento global como será o PS5.

Não acho que precise vender igual o Switch mas dá pra fazer algo legal sim. Só acho que a Sony devia aproveitar a alta dos estúdios first dela para criar conteúdo pro Japão. Todas as IPs AAA da Sony criadas do PS3 pra cá são voltadas ao público ocidental.

O Vita, que é portátil, tankou em vendas porque a Sony não mobilizou 1cm para agradar o público japonês. Aí não tem santo que faz milagre.
VAI DORMI
 

MalleoBH

Lenda da internet
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Pessoal viajando nas expectativas de TLOU Part II no Japão. Vendeu mais que o primeiro no lançamento e seguiu comportamento padrão para esse tipo de jogo por lá.
Sem contar que o digital nem está incluso e é muito mais forte que na época do PS3.

No fim de tudo, apesar de que vai vender menos que o PS3, até acho que vendeu mais do que se imaginava. A força da marca é muito forte ainda e não acho que a Sony deveria largar de mão.
Não acredito que que a Sony vá largar de mão do Japão. E como vc falou, também pensei que o PS4 fosse fazer menos. Seria interessante fechar nos 10 milhões, mas não vejo mais futuro para isso. Mas não é uma base pare ser desconsiderada. Tem que fazer adaptações.
 

JANDRADE

Supra-sumo
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Agora todo mundo sabe q o publico japones é meio diferente mesmo. Os melhores jogos ocidentais não vendem tanto quando os melhores orientas no ocidente, isso é uma fato. Eu adoro os Jrpgs, mas a maioria é mostrando menina no formato anime de calcinha. Na maioria tem.
Mais ou menos, dos 50 jogos mais vendidos do PS4 apenas 5(10%) são japoneses, sendo que o mais bem colocado é o Final Fantasy XV em 25 colocação, e isso que aí está sendo contado a venda dos jogos no Japão também, se for tirado as vendas no Japão Final Fantasy não fica nem entre os 30, qualquer porcaria bugada que a Ubisoft ou caça nível que EA lança, vende mais que os melhores jogos da Capcom e da Square aqui no ocidente, e isso que nem estou contando os online como Fortnite e Apex que são gratuitos e não tem vendas contabilizadas, e não vou nem falar do Xbox One, que é completamente ocidental.

E é engraçado dizer que os japoneses são estranhos, na visão deles em relação aos jogos ocidentais é igual, tem um anime chamado Chio-chan, onde eles zoam como os jogos ocidentais querem ser "cool" e "adulto", com muita violência foto realista,muito tiro, e histórias muito sérias, a Chio-chan inclusive reclama que o Japão deveria ser igual ao ocidente, parece até uns aqui no fórum, ou um Otaku reverso, óbvio que o anime faz piada com tudo isso.

A Nintendo no fim das contas é a exceção e consegue agradar a todos, apesar de ainda terem uns que dizem que são jogos infantis pela estética cartoon dos jogos dela, não tem jeito, pessoal aqui no ocidente gosta mais de filme do que jogo.
 

JANDRADE

Supra-sumo
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Tales of é bem de boa se comparado com o jogo mencionado acima, porém o que eu quis ilustrar é que o publico japones prefere dar valor para um Tales of do que para um jogo com o nivel de produção do The Last of Us 2, um jogo de orçamento, bem acabado, com uma historia madura etc.
Gráfico não significa qualidade, jogos de console não se resumem só há Triple A
 


Majima-San

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Não é nem pela história, mas o gameplay mesmo não é lá essas coisas. É bom. É competente. Mas não é nada de excepcional. É uma simples evolução de um jogo que era meh de gameplay.

Será que o ocidental não tem um gosto bizarro na visão dos orientais??

Splatoon tem o gameplay inferior a The Last of Us 1 (estou falando do primeiro, do segundo nem se fala) tanto no singleplayer quanto no multiplayer, e nem por isso deixou de vender MUITO no Japão.

É uma questão meramente consequencialista, que aglutina elementos estéticos e culturais. E você sabe disso.

The Last of Us é Serious Business e sóbrio demais pra vender maciçamente no Japão, especialmente dentro do mercado de jogos, atualmente restrito aos fãs de Mobile, pick up and play e casual naquele país. Spiderman é mais espalhafatoso que Joel e cia e por isso mesmo mais bem aceito dentro do Japão, é o herói estrangeiro mais bem quisto, e mesmo assim vendeu próximo, é por isso que os números de TLOUS 2 no Japão são excepcionias (termo não exagerado)
 
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Trezoitao38

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Bom, no caso do PS4 tem muito o fato de que ele foi um console secundário pra Sony lá no Japão desde o início. O lançamento foi primeiro no ocidente, por exemplo.

As franquias pesadas como Monster Hunter (que a Sony financiou exclusividade) também tiveram o seu estilo e marketing mais puxado para o ocidente e venderam menos no Japão do que os jogos anteriores (mas, como arrebentou a boca no ocidente, Capcom tá limpando as lágrimas com notas de 100)


No fim de tudo, apesar de que vai vender menos que o PS3, até acho que vendeu mais do que se imaginava. A força da marca é muito forte ainda e não acho que a Sony deveria largar de mão.

Por maiores que sejam as vendas no Japão de um console, a Sony não precisa se preocupar com vendas no seu país de origem por dois motivos.

Primeiro que elas vão no máximo chegar a 20% do total, caso vendesse tipo 20 milhões de unidades, o que é muito, mas não representa nada em como é que nós vamos conseguir alcançar os outros 80%? Na estratégia global da empresa o Japão pode ser completamente ignorado.

E em segundo lugar, por mais que eles caguem para o mercado japonês, Xbox lá como a gente vê nesses números dificilmente vende mais que 1000 consoles por semana.

Antes do Switch eles não tinha ninguém pra competir no mercado de consoles lá desde o Wii. Então se vai vender 10 milhões de consoles no Japão sem qualquer esforço, pra que realizar um esforço a mais pra vender mais outras 10 milhões? O custo em publicidade, em trazer exclusivos, em produzir games direcionados para esse mercado, pode ser tão grande e com risco de não conseguir essas outras mais 10 milhões de vendas, que a Sony conclui que é melhor não fazê-lo.

E vendas do Ps4 são similares a do Ps3. Vocês tratam como se a coisa aconteceu só nessa geração, já tem mais de década isso.
 

tortinhas10

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Impressionante os números do suite ainda , Splatoon impressiona também

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Trezoitao38

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E é engraçado dizer que os japoneses são estranhos, na visão deles em relação aos jogos ocidentais é igual, tem um anime chamado Chio-chan, onde eles zoam como os jogos ocidentais querem ser "cool" e "adulto", com muita violência foto realista,muito tiro, e histórias muito sérias, a Chio-chan inclusive reclama que o Japão deveria ser igual ao ocidente, parece até uns aqui no fórum, ou um Otaku reverso, óbvio que o anime faz piada com tudo isso.

Sabe que episódio isso aí?
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
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Esperar o que de quem consome lixos como Hyperdimension Neptunia?

O que chama a atenção é serie tosca tipo Tales of, que é uma série que a anos está estagnada mas que de alguma maneira é sucesso de vendas sem ter nem 1% do investimento de jogos como TLOUS 2.

Nem Ghost of Tsushima, que teoricamente é algo mais da cultura do proprio pais deve vender bem por lá. O gosto japones é de fato bizarro
Eu já acho que os jogos ocidentais que são umas merdas. Cheio de filmes e jogabilidade mediana para baixo

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Uzumaki.Luffy

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Hyperdimension Neptune é ridiculo. Fique longe.

Tales of é bem de boa se comparado com o jogo mencionado acima, porém o que eu quis ilustrar é que o publico japones prefere dar valor para um Tales of do que para um jogo com o nivel de produção do The Last of Us 2, um jogo de orçamento, bem acabado, com uma historia madura etc.

Quanto a jogos ocidentais não venderem muito bem lá, tem toda a questão estética também, pois o publico japones não se sente ligado nesses protagonistas que temos nos jogos aqui, que são humanos normais (salvo os bombadões tipo Marcus Fenix). O que faz sucesso lá é o que vc disse... protagonista metrossexual / andrógeno, garotinha de saia curta, etc.

Eu deixei de gostar de JRPG depois que vi que a industria deles toda (a maioria praticamente) estagnou naqueles plots anime like que eu só gostava quando tinha meus 15 / 20 anos e só. Depois disso eu nunca mais tive paciência para aturar nada (em matéria de JRPG) que venha de lá, salvo uma ou outra coisa tipo Dragon Quest XI ou o recente FF7 remake.
Cara, isso é questão cultural.Eu não vejo nada de mais nisso.

Sobre o fato dos jogos ocidentais não fazerem sucesso lá, eu até concordo com o lance da estética que você disse, mas os protagonistas de jogos japoneses não se resumem a isso.Você exagerou.
E talvez GoT até sofra de um pouco de preconceito por ser um jogo que aborda um periodo cultural deles, sob a ótica de um estudio ocidental.
Sim, faz sentido.
Wild World e New Leaf já tinham vendido mais de 5 milhões no Japão e o New Leaf é o jogo mais vendido do 3DS por lá.

Não é um absurdo tão grande pra franquia assim vender muito bem.


Claro que New Horizons tá "em oto patamá" e tem uma chance de virar o jogo mais vendido da história do Japão.
Eu me expressei mal.O que me deixa intrigado é o sucesso dessa franquia.
 

Uzumaki.Luffy

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Nem digo lançar primeiro no JP mas um lançamento global como será o PS5.

Não acho que precise vender igual o Switch mas dá pra fazer algo legal sim. Só acho que a Sony devia aproveitar a alta dos estúdios first dela para criar conteúdo pro Japão. Todas as IPs AAA da Sony criadas do PS3 pra cá são voltadas ao público ocidental.

O Vita, que é portátil, tankou em vendas porque a Sony não mobilizou 1cm para agradar o público japonês. Aí não tem santo que faz milagre.
Só assim para a biblioteca de jogos da Sony melhorar.
Eu já acho que os jogos ocidentais que são umas merdas. Cheio de filmes e jogabilidade mediana para baixo

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Tem algumas exceções, mas no geral, eu concordo.Atualmente, o mercado ocidental tá uma m****.
 
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Gamer King

O Soberano
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A tendência para o Playstation no Japão é só queda, PS4 não alcançou o PS3 e o PS5 vai vender menos que o 4.

Aliás considerando o alto preço que o PS5 terá, as vendas no Japão devem ser horríveis passado o lançamento.
 

Trezoitao38

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Como eu disse, vendas de Ps3 e Ps4 são similares no Japão. Aliás, considerando o mesmo período, o Ps4 está na frente atualmente.
 

Gamer King

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Como eu disse, vendas de Ps3 e Ps4 são similares no Japão. Aliás, considerando o mesmo período, o Ps4 está na frente atualmente.
Só que está claro que o PS4 não terá fôlego pra chegar nos números finais do PS3, ele já está bem fraco no mercado.

No fim das contas não será uma diferença realmente expressiva, mas o PS4 vai terminar abaixo do PS3. E só chegou mais perto devido ao modelo Pro.
 

SilentHill2

Bam-bam-bam
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Eu também penso que a Sony deveria investir mais em estúdios no Japão.
Criar novos estúdio ou comprar algum.

E lançar um console no Japão depois do Ocidente não me parece muito acertado.
 

Trezoitao38

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Isso aí é margem de erro, vai concluir o que sobre uma diferença tão pequena? "Nossa, olha só como no Japão os japoneses deixaram de gostar de consoles nesta geração". Vai concluir isso mesmo de uma diferença tão insignificante e que tá dentro de uma margem de erro?
 

Gamer King

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Isso aí é margem de erro, vai concluir o que sobre uma diferença tão pequena? "Nossa, olha só como no Japão os japoneses deixaram de gostar de consoles nesta geração". Vai concluir isso mesmo de uma diferença tão insignificante e que tá dentro de uma margem de erro?
Mas deixaram, só que antes mesmo da atual geração, até pq o número do PS3 não foi bom.

O último console de grande sucesso no Japão foi o PS2, até o Wii que começou bem perdeu muita força no caminho.
 

Lord Atma

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Famitsu Sales: Week 7, 2019 (Feb 11 - Feb 17)
02./00. [PS4] Catherine: Full Body # (Atlus) {2019.02.14} (¥7.980) - 53.606 / NEW
14./00. [PSV] Catherine: Full Body # (Atlus) {2019.02.14} (¥7.980) - 7.980 / NEW

Famitsu Sales: Week 27, 2020 (Jun 29 - Jul 05)

09./00. [NSW] Catherine: Full Body (Atlus) {2020.07.02} (¥6.980) - 6.917 / NEW



Apesar de estar com números agregados maiores, o drop do II foi bem maior sim. Vamos ver como segue nas próximas semanas.

{2013.06.17 - 2013.06.23} [PS3] The Last of Us {2013.06.20} (¥5.980) - 129.983 / NEW
{2013.06.24 - 2013.06.30} [PS3] The Last of Us {2013.06.20} (¥5.980) - 32.697 / 162.680 (-75%)
{2013.07.01 - 2013.07.07} [PS3] The Last of Us {2013.06.20} (¥5.980) - 13.164 / 175.844 (-60%)

{2020.06.15 - 2020.06.21} [PS4] The Last of Us Part II {2020.06.19} (¥6.900) - 178.696 / NEW
{2020.06.22 - 2020.06.28} [PS4] The Last of Us Part II {2020.06.19} (¥6.900) - 25.993 / 204.689 (-85%)
{2020.06.29 - 2020.07.05} [PS4] The Last of Us Part II {2020.06.19} (¥6.900) - 9.279 / 213.968 (-64%)
Drop óbvio...se mais pessoas têm..

Menos vão comprar.

Só vão encarar com sucesso se vender o triplo?

Só aumento de mais de 20% não é suficiente?
Ahhahahaha

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Link_1998

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Fico imaginando que no Japão eles devem comentar as mesmas coisas que vemos aqui:

“Esse povo ocidental tem um gosto bizarro ! Comprando GTA V dessa forma, game com 7 anos ? E esses primeiros em venda que tem anos que não mudam ? Sempre Fifa, COD, Assassins Creed... Parece que a indústria ocidental cresceu na last gen e estagnou sem nenhuma inovação ! Nem me interesso por esse copia e cola que esse povo bizarro joga”
 

Pinguim 55

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Não acho que precise vender igual o Switch mas dá pra fazer algo legal sim. Só acho que a Sony devia aproveitar a alta dos estúdios first dela para criar conteúdo pro Japão. Todas as IPs AAA da Sony criadas do PS3 pra cá são voltadas ao público ocidental.

O Vita, que é portátil, tankou em vendas porque a Sony não mobilizou 1cm para agradar o público japonês. Aí não tem santo que faz milagre.

O que fudeu o Vita foi as baixas vendas já no lançamento, e nesta época a Sony lançou Gravity Rush, Soul Sacrifice e outros. Sem falar que ela não conseguiu apoio third que esperava. Square não portou nem Final Fantasy Type-0, assim como perdeu Monster Hunter pro 3DS e assim vai,

Ai não vendeu bem já no começo e reverter é complicado e a Sony concluiu que não valia a pena investir e que iria só perder dinheiro no Vita. A verdade é que a Sony falhou em criar uma franquia de sucesso no Japão desde o PSX e criar uma depende de sorte além de investimento, e a Sony não conseguiu nenhum Splatoon ou Animal Crossing.
 

Pinguim 55

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Só que está claro que o PS4 não terá fôlego pra chegar nos números finais do PS3, ele já está bem fraco no mercado.

No fim das contas não será uma diferença realmente expressiva, mas o PS4 vai terminar abaixo do PS3. E só chegou mais perto devido ao modelo Pro.

A diferença vai ficar menos de 500 mil para mais ou para menos. Estatisticamente está igual.
 

MEGA THOR

Bam-bam-bam
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Para se adaptar a TARA, ops!!, digo, ao gosto japonês, a NAUGHTY GOD, teria que, em primeiro lugar, arrumar um jeito de colocar o GODZILLA na história, e a Elie teria que ter a aparência de uma estudante indefesa, OS PEITOS teriam que balançar o tempo todo, mesmo com ela parada, além de trajar: mini-saia, blusinha (barriguinha de fora), sapatilhas com meias até os joelhos, e sobre tudo, fazer movimentos para “ pagar calcinha”. Pronto, está aí uma boa fórmula para se adequar ao gosto japonês.

sailor-moon-2_hegk.gif
 
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DarkVoid

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Esperar o que de quem consome lixos como Hyperdimension Neptunia?

O que chama a atenção é serie tosca tipo Tales of, que é uma série que a anos está estagnada mas que de alguma maneira é sucesso de vendas sem ter nem 1% do investimento de jogos como TLOUS 2.

Nem Ghost of Tsushima, que teoricamente é algo mais da cultura do proprio pais deve vender bem por lá. O gosto japones é de fato bizarro

Você fala como se esse tipo de jogo vendesse 1 milhão de copias, até onde sei eles mal vende 50k, Last of Us 2 vendeu 200k, alguns vendem bem mais copias no EUA/Steam que no Japão (as vezes 10x mais).
 

Pinguim 55

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Para se adaptar a TÁRA, ops!!, digo, ao gosto japonês, a NAUGHTY GOD, teria que, em primeiro lugar, arrumar um jeito de colocar o GODZILLA na história, e a Elie teria que ter, obrigatoriamente, a aparência de uma estudante indefesa, OS PEITOS teriam que balançar todo o tempo, mesmo com ela parada, além de trajar: mini-saia, blusinha com nozinho (barriguinha de fora), sapatilhas com meias brancas até os joelhos, e sobre tudo, fazer movimentos para “ pagar calcinha”. Pronto, está aí a fórmula para se vender muito no Japão.

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Engraçado, os jogos que realmente vendem lá (Pokemon, Mário Kart, Smash, Zelda, Animal Crossing, Ring Fit, Splatoon, Monster Hunter, etc...) não tem absolutamente nada disto.

Já os os jogos que você descreve não conheço um que vende mais de 500 mil.
 

ptsousa

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O que fudeu o Vita foi as baixas vendas já no lançamento, e nesta época a Sony lançou Gravity Rush, Soul Sacrifice e outros. Sem falar que ela não conseguiu apoio third que esperava. Square não portou nem Final Fantasy Type-0, assim como perdeu Monster Hunter pro 3DS e assim vai,

Ai não vendeu bem já no começo e reverter é complicado e a Sony concluiu que não valia a pena investir e que iria só perder dinheiro no Vita. A verdade é que a Sony falhou em criar uma franquia de sucesso no Japão desde o PSX e criar uma depende de sorte além de investimento, e a Sony não conseguiu nenhum Splatoon ou Animal Crossing.

3DS também teve vendas baixas no lançamento mas a Nintendo correu atrás pra reverter. Ter perdido Monster Hunter pro 3DS foi um duro golpe mesmo.

Faltou jogo da Sony feito pelos times principais e não pelos times B, pensado nesse mercado.


Mas enfim, esse barco já zarpou e acho que não volta mais agora que o Playstation é essencialmente ocidental.


Nas análises da Famitsu, já se percebe a migração paulatina das franquias médias e pequenas japonesas para o Switch. Tem coisa que não pisava num console Nintendo desde a época do SNES ou que nunca havia pisado que tá chegando.
 

Pinguim 55

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3DS também teve vendas baixas no lançamento mas a Nintendo correu atrás pra reverter. Ter perdido Monster Hunter pro 3DS foi um duro golpe mesmo.

Faltou jogo da Sony feito pelos times principais e não pelos times B, pensado nesse mercado.


Mas enfim, esse barco já zarpou e acho que não volta mais agora que o Playstation é essencialmente ocidental.


Nas análises da Famitsu, já se percebe a migração paulatina das franquias médias e pequenas japonesas para o Switch. Tem coisa que não pisava num console Nintendo desde a época do SNES ou que nunca havia pisado que tá chegando.

O que fudeu o 3DS no começo foi o preço e teve um terremoto ou algum desastre.

Mas só foi baixar o preço e resolveu. Sem falar que mesmo nesta época ruim vendeu mais que a melhor fase do Vita,

Lembro que o 3DS vendeu mais que o Vita na semana do lançamento do Vita.
O nível era muito diferente.
 

ptsousa

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O que fudeu o 3DS no começo foi o preço e teve um terremoto ou algum desastre.

Mas só foi baixar o preço e resolveu. Sem falar que mesmo nesta época ruim vendeu mais que a melhor fase do Vita,

Lembro que o 3DS vendeu mais que o Vita na semana do lançamento do Vita.
O nível era muito diferente.

3DS foi o preço mesmo. Aí cortaram em 70 dólares.


E o Vita não precisava vender mais que o 3DS da mesma forma que o PSP não precisou vender mais que o DS. Dava pra tentar conseguir algo saudável.

3DS tá com os seus 24,5 milhões. Se o Vita vende metade disso (o que seria mais do dobro que o Vita acabou vendendo), eu já chamaria de sucesso.
 

Link_1998

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Engraçado, os jogos que realmente vendem lá (Pokemon, Mário Kart, Smash, Zelda, Animal Crossing, Ring Fit, Splatoon, Monster Hunter, etc...) não tem absolutamente nada disto.

Já os os jogos que você descreve não conheço um que vende mais de 500 mil.

Só pra avisar que depois dessa vc não vai ter resposta... rsss
 

Pinguim 55

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3DS foi o preço mesmo. Aí cortaram em 70 dólares.


E o Vita não precisava vender mais que o 3DS da mesma forma que o PSP não precisou vender mais que o DS. Dava pra tentar conseguir algo saudável.

3DS tá com os seus 24,5 milhões. Se o Vita vende metade disso (o que seria mais do dobro que o Vita acabou vendendo), eu já chamaria de sucesso.

A questão que o Vita tinha claramente uma grande rejeição. Japão foi até razoável, mas fora foi um desastre.

E diferente da Nintendo, que tem franquias de peso para alavancar portátil, Sony não tinha nada. PSP ela foi muito dependente da Square (que hoje é na época do Vita não era sombra do que foi na era do PSP) e da Capcom.
Sem o apoio delas afundou de vez.
 

ptsousa

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A questão que o Vita tinha claramente uma grande rejeição. Japão foi até razoável, mas fora foi um desastre.

E diferente da Nintendo, que tem franquias de peso para alavancar portátil, Sony não tinha nada. PSP ela foi muito dependente da Square (que hoje é na época do Vita não era sombra do que foi na era do PSP) e da Capcom.
Sem o apoio delas afundou de vez.

Isso é bem verdade. A Nintendo é a maior softhouse da indústria e tinha meios de munir o 3DS para tirá-lo da fossa (e era bem mais fácil salvar o 3DS no JP e mundialmente do que o Wii U, o que se mostrou o acertado).

Mesmo que a Sony quisesse, não daria tempo de salvar o Vita nesse sentido. Daria para cortar o preço, claro, e também financiar uns jogos mas ela preferiu concentrar os esforços no PS4 e sacrificar o Vita.
 

de acordo

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Para se adaptar a TARA, ops!!, digo, ao gosto japonês, a NAUGHTY GOD, teria que, em primeiro lugar, arrumar um jeito de colocar o GODZILLA na história, e a Elie teria que ter a aparência de uma estudante indefesa, OS PEITOS teriam que balançar o tempo todo, mesmo com ela parada, além de trajar: mini-saia, blusinha (barriguinha de fora), sapatilhas com meias até os joelhos, e sobre tudo, fazer movimentos para “ pagar calcinha”. Pronto, está aí uma boa fórmula para se adequar ao gosto japonês.

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E faltou o mais importante, ser uma idiota que acha abuso legal.
 

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3DS também teve vendas baixas no lançamento mas a Nintendo correu atrás pra reverter. Ter perdido Monster Hunter pro 3DS foi um duro golpe mesmo.

Faltou jogo da Sony feito pelos times principais e não pelos times B, pensado nesse mercado.


Mas enfim, esse barco já zarpou e acho que não volta mais agora que o Playstation é essencialmente ocidental.


Nas análises da Famitsu, já se percebe a migração paulatina das franquias médias e pequenas japonesas para o Switch. Tem coisa que não pisava num console Nintendo desde a época do SNES ou que nunca havia pisado que tá chegando.

Nintendo também colocou muita equipe B para fazer jogos de seus portáteis, muitas terceirizadas trabalhando em games de suas próprias franquias.

Em portátil você não precisa de um bom Zelda, apenas precisa de um Zelda. É por isso que tivemos jogos desastrosos para portáteis como o Phantom Hourglass.

Salvo exceções, ninguém se esforça para fazer obras primas em portáteis. Porque se o desenvolvimento estiver muito bom eles vão transferir tudo para os consoles. É a mesma coisa de séries que viram filmes porque tava tão bom o roteiro da série que os estúdios resolvem transformar uma série em filme.

A Sony se esforçou nisso. Ela pensou: eu não preciso ter o melhor Gran Turismo, o melhor Uncharted ou o melhor God of War, eu só preciso tê-los. Ela estava certa nisso. Vai botar time A da Naughty Dog para fazer Uncharted para um portátil? Pelo amor, Nintendo nunca fez isso com Mario, nem Zelda nem Metroid de portátil, por que Sony deveria fazer?

Problema do Vita não foi esse.
 
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