Pode haver algum problema. A lista de Best Sellers em setembro era essa:
Visualizar anexo 227861
Eu não sei quanto é o ratio digital no Japão, será se dá 50%?
Essa gen vem oferecendo uma transição mais lenta, mas o PS4 teve problema com software no seu primeiro ano também, já colei matérias sobre o caso em outros tópicos da Famitsu. Desovou 2 milhões e 200 mil jogos em seu primeiro ano:
Visualizar anexo 227864
No fim, ele saiu com um Tie-ratio (popularmente conhecido como Attach-rate) melhor que o WiiU
O PS4 havia vendido 46.5 milhões de jogos até março de 2020 no Japão, para uma base entre 9-10 milhões. Dá uma média de algo entre 4 e 5 games por proprietário
Visualizar anexo 227863
WiiU vendeu 13.5 milhões de jogos, para uma base de 3 milhões e alguns quebrados.
Visualizar anexo 227862
Lembrando que é mais fácil, por questões de pura matemática, consoles com bases pequenas terem attach-rates maiores, mas nem assim: aliás, o PS4 vendeu mais software que o Switch até 2020, mesmo tendo apenas metade da base, tanto em números relativos (tie-ratio) quanto em números absolutos. Olha ali acima, 46.5 mi vs 43 mi (dados de retailers somente, com digital, certamente é mais, ratio menor de físico para os produtos Sony no Japão também)
Sempre foi natural em consoles Nintendo, mesmo dentro de sua casa. N64 vs PS1 houve ano em que a média de jogos por proprietário chegou a 4 vs 20. Se deve tanto a uma lineup mais escassa no geral, portanto com menor oportunidade de desova, quanto ao comportamento de consumo mais casual.
A situação do PS5 é cabeluda nesse ínterim, mas avalio que deva terminar a gen vendendo a mesma quantidade de software que o PS4, dentro de uma margem de erro. Vamos acompanhar
Ratio digital não faço ideia, mas acho difícil chegar a 50%, ainda.
Chuto que se não hoje, logo esse ratio vai ser maior na Nintendo do que no PS. O mercado de usado do Playstation sempre foi muito mais aquecido do que da Nintendo, que tem muitos evergreens.
Além disso, existe os vouchers que são um baita incentivo fiscal e também a possibilidade de compartilhar jogos entre membros da família, emque faz mais sentido com o Switch que tende a ter mais de um por lar numa proporção maior que no PS.
Mas é só chute mesmo.
Nessa semana em 2020, o Switch tinha 13mi de consoles vendidos, pré-pandemia, na semana de lançamento do AC, não o dobro.
O PS4 realmente tinha um tie-ratio maior, mas é comum essa proporção aumentar conforme o ciclo do console de aproxima do fim, quando a base cresce num ritmo bem mais baixo mas os jogos mantendo um ritmo constante.
E na lista dos top-sellers no fim de 2020 o Switch teve 9 dos 10, sendo somente FF7RE com quase 1Mi de PS. Esses 9 de Switch somaram mais de 12Mi (mais da metade só de AC rs), se somar o Top30 a diferença aumenta.
Dificilmente o Switch vai chegar no seu sexto ano com um ratio inferior a 5, visto a quantidade de jogos que vende toda semana, que a gente acompanha nesses tópicos. No último relatório fiscal o tie-ratio mundial era de 7, deve ser proximo disso no Japão também, mas não posso afirmar. E provavelmente vai aumentar no futuro perto do fim do ciclo do console.
A situação do PS5 difícilmente vai ser tão confortável quanto a do PS4, pois além da concorrência com o Switch que ele não teve nos primeiros anos, a MS agora tem o Gamepass e o Xcloud finalmente no país (com números bem animadores semana nesse topico após semana pros padrões do Xbox), além da sombra cada vez mais forte do PC que cresce a cada ano recebendo a maioria dos jogos e talvez com o Deck sendo lançado ainda em 2022.