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Famitsu, Semana 47/2021 (15 a 21/11) - Pokémon absurdo como de praxe; Switch tem bom boost e Series reduz a distância para o PS para menos de mil :O

Kobaia

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Pode haver algum problema. A lista de Best Sellers em setembro era essa:

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Eu não sei quanto é o ratio digital no Japão, será se dá 50%?

Essa gen vem oferecendo uma transição mais lenta, mas o PS4 teve problema com software no seu primeiro ano também, já colei matérias sobre o caso em outros tópicos da Famitsu. Desovou 2 milhões e 200 mil jogos em seu primeiro ano:

Visualizar anexo 227864


No fim, ele saiu com um Tie-ratio (popularmente conhecido como Attach-rate) melhor que o WiiU

O PS4 havia vendido 46.5 milhões de jogos até março de 2020 no Japão, para uma base entre 9-10 milhões. Dá uma média de algo entre 4 e 5 games por proprietário


Visualizar anexo 227863



WiiU vendeu 13.5 milhões de jogos, para uma base de 3 milhões e alguns quebrados.


Visualizar anexo 227862


Lembrando que é mais fácil, por questões de pura matemática, consoles com bases pequenas terem attach-rates maiores, mas nem assim: aliás, o PS4 vendeu mais software que o Switch até 2020, mesmo tendo apenas metade da base, tanto em números relativos (tie-ratio) quanto em números absolutos. Olha ali acima, 46.5 mi vs 43 mi (dados de retailers somente, com digital, certamente é mais, ratio menor de físico para os produtos Sony no Japão também)

Sempre foi natural em consoles Nintendo, mesmo dentro de sua casa. N64 vs PS1 houve ano em que a média de jogos por proprietário chegou a 4 vs 20. Se deve tanto a uma lineup mais escassa no geral, portanto com menor oportunidade de desova, quanto ao comportamento de consumo mais casual.

A situação do PS5 é cabeluda nesse ínterim, mas avalio que deva terminar a gen vendendo a mesma quantidade de software que o PS4, dentro de uma margem de erro. Vamos acompanhar

Ratio digital não faço ideia, mas acho difícil chegar a 50%, ainda.
Chuto que se não hoje, logo esse ratio vai ser maior na Nintendo do que no PS. O mercado de usado do Playstation sempre foi muito mais aquecido do que da Nintendo, que tem muitos evergreens.
Além disso, existe os vouchers que são um baita incentivo fiscal e também a possibilidade de compartilhar jogos entre membros da família, emque faz mais sentido com o Switch que tende a ter mais de um por lar numa proporção maior que no PS.
Mas é só chute mesmo.

Nessa semana em 2020, o Switch tinha 13mi de consoles vendidos, pré-pandemia, na semana de lançamento do AC, não o dobro.
O PS4 realmente tinha um tie-ratio maior, mas é comum essa proporção aumentar conforme o ciclo do console de aproxima do fim, quando a base cresce num ritmo bem mais baixo mas os jogos mantendo um ritmo constante.
E na lista dos top-sellers no fim de 2020 o Switch teve 9 dos 10, sendo somente FF7RE com quase 1Mi de PS. Esses 9 de Switch somaram mais de 12Mi (mais da metade só de AC rs), se somar o Top30 a diferença aumenta.
Dificilmente o Switch vai chegar no seu sexto ano com um ratio inferior a 5, visto a quantidade de jogos que vende toda semana, que a gente acompanha nesses tópicos. No último relatório fiscal o tie-ratio mundial era de 7, deve ser proximo disso no Japão também, mas não posso afirmar. E provavelmente vai aumentar no futuro perto do fim do ciclo do console.

A situação do PS5 difícilmente vai ser tão confortável quanto a do PS4, pois além da concorrência com o Switch que ele não teve nos primeiros anos, a MS agora tem o Gamepass e o Xcloud finalmente no país (com números bem animadores semana nesse topico após semana pros padrões do Xbox), além da sombra cada vez mais forte do PC que cresce a cada ano recebendo a maioria dos jogos e talvez com o Deck sendo lançado ainda em 2022.
 

Kobaia

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Acho que o Vita, assim como o 3DS e o Wiiu, foram lancados em epocas ruims. Os tres nao comecaram bem. A diferenca e que a nintendo foi atras de resgatar seus consoles (triunfou em um fracassou no outro) e a Sony nem tentou (nem sei se deveria eles devem ter feito os numeros pra ver se compensava ou nao). Acho que ai vem a queda do Vita esses 2011/2012 nao era uma boa espoca pros consoles todos achavam que seria pelo alongamento da geracao anterior mas o que se viu foi uma diminuicao do mercado.

Verdade, todo mundo patinou naquela época.
Mas o problema do 3DS foi mais price-tag mesmo, por isso foi mais fácil de reverter. O Wii já nasceu cagado e ainda sofreu com a concorrencia interna.
A Sony com o Vita não tinha muito o que fazer pra concorrer com o 3DS, mas não precisava ter desistido do console. Cortando o preço e mirando em jogos mais simples e baratos, mas bons como os de PSP, o console poderia se manter de forma razoável (talvez não tanto no Japão, mas no resto do mundo), afinal era muito mais capaz que o 3DS, e tinha um apoio bem bacana da cena indie.
 

IuriXtremeSilver

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Eu não sei quanto é o ratio digital no Japão, será se dá 50%?

Essa gen vem oferecendo uma transição mais lenta, mas o PS4 teve problema com software no seu primeiro ano também, já colei matérias sobre o caso em outros tópicos da Famitsu. Desovou 2 milhões e 200 mil jogos em seu primeiro ano:

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No fim, ele saiu com um Tie-ratio (popularmente conhecido como Attach-rate) melhor que o WiiU

O PS4 havia vendido 46.5 milhões de jogos até março de 2020 no Japão, para uma base entre 9-10 milhões. Dá uma média de algo entre 4 e 5 games por proprietário


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WiiU vendeu 13.5 milhões de jogos, para uma base de 3 milhões e alguns quebrados.


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Lembrando que é mais fácil, por questões de pura matemática, consoles com bases pequenas terem attach-rates maiores, mas nem assim: aliás, o PS4 vendeu mais software que o Switch até 2020, mesmo tendo apenas metade da base, tanto em números relativos (tie-ratio) quanto em números absolutos. Olha ali acima, 46.5 mi vs 43 mi (dados de retailers somente, com digital, certamente é mais, ratio menor de físico para os produtos Sony no Japão também)

Sempre foi natural em consoles Nintendo, mesmo dentro de sua casa. N64 vs PS1 houve ano em que a média de jogos por proprietário chegou a 4 vs 20. Se deve tanto a uma lineup mais escassa no geral, portanto com menor oportunidade de desova, quanto ao comportamento de consumo mais casual.

A situação do PS5 é cabeluda nesse ínterim, mas avalio que deva terminar a gen vendendo a mesma quantidade de software que o PS4, dentro de uma margem de erro. Vamos acompanhar

Não tem como o PS5 ter 50% digital, a grande maioria dos jogos no Japão é no máximo 20~30%, as que conseguem um numero mais alto é justamente a própria Nintendo com o programa voucher 2 jogos de 15mil Ien, sai por 10k, inclusive lançamento, Fire Emblem Three Houses e Astral Chain foram alguns que venderam mais digital que físico ou caso excepcionais que faltam o físico nas lojas, como MH Rise

"o PS4 vendeu mais software que o Switch até 2020"
Isso está completamente equivocado meu caro watson, porque tanto em vendas alinhadas ou anuais, isso somente uma vez em 2017

Por ano (2017), incluso first party + third party
PS4 - 10.740.999
NSw - 7.328.882

2018
PS4 - 10.740.999
NSW - 13.690.616

2019

PS4 - 9.235.333
NSW - 16.646.620

2020

PS4- 7.839.893
NSW - 24.636.454


A seguir uma tabela por ano de vida

227885

DataPS4Switch
Ano 1
2.441.876​
7.328.882​
Ano 2
5.114.598​
13.690.616​
Ano 3
8.672.086​
16.646.620​
Ano 4
10.021.801​
24.636.454​



Vai terminar 2022, e o PS5 não vai ter vendido nem a mesma quantidade de jogo que o PS4 fez em 2014
 

Majima-San

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Nessa semana em 2020, o Switch tinha 13mi de consoles vendidos

Opa, de fato. Muito me assustou ver aqui, agora, que a Nintendo vendeu quase metade da base em 13 meses, de 2020 pra cá, meu Deus

a MS agora tem o Gamepass e o Xcloud finalmente no país (com números bem animadores semana nesse topico após semana pros padrões do Xbox)

Em minha opinião, não concorre de forma relevante, o melhor dos cenários é tirar pouco mais de 1 milhão de consoles, em especial sem sabermos o cross ownership. GP e XCloud vão demorar muitos anos para produzir algum impacto comercial, no Japão vai ser o último lugar do mundo onde isso vai gerar algo a mais que uma nota de rodapé

O mercado de usado do Playstation sempre foi muito mais aquecido do que da Nintendo

No Japão? Informação interessante, achei que usados da Nintendo eram mais frequentes por lá.

logo esse ratio vai ser maior na Nintendo do que no PS.

Globalmente, todos sabemos que o ratio do PS é muito maior. O Jim Ryan, nessa entrevista à Famistu, disse que subiu pós pandemia na Nipônia, pena não sabermos números exatos


Acho que o ratio digital do PS é maior que o da Nintendo no Japão, ate porque 1/5 dos PS5s vendidos são All Digital. No fim da gen, isso serão 2 milhões de consoles, é quase a base inteira que o WiiU conseguiu

Visualizar anexo 227885
DataPS4Switch
Ano 1
2.441.876​
7.328.882​
Ano 2
5.114.598​
13.690.616​
Ano 3
8.672.086​
16.646.620​
Ano 4
10.021.801​
24.636.454​

Aí você flagiciou os números pelo lado da face diferente pela que eu já tinha torturado, my dear Watson, se esquecendo das bases year by year. Iron Maiden

O que eu disse foi que, em março de 2020, existiam 9 milhões de PS4s vendidos, com 46 milhões de jogos, vs 13 milhões de Switchs (corrigido pelo Kobaia), e 43 milhões de jogos. Já havia ponderado o de interesse em relação às proporções entre software e LTD de hardware no post acima

Esses são os números relativos e absolutos.

O que o Kobaia disse abaixo é entretanto verdade:

é comum essa proporção aumentar conforme o ciclo do console de aproxima do fim


Um problema que a Sony enfrenta nessa new gen é o de continuum, o PS3 ainda vendeu 11 milhões de games em 2013, 7 milhões em 2014, 4 milhões em 2015 e 1.5 milhão em 2016, e o PS4, com o PS5 já na área, não vai tirar quase nada.


Suponho que o Switch poderá ter pela primeira vez um tie-ratio superior, basicamente por causa de Animal Crossing e seus colaterais, porque PS4 vendeu mais software proporcional que o WiiU (proporcional, corrigido pela base), e o PS3 vs Wii idem (75 milhões de jogos vendidos no Japão, para uma base de 9 milhões, vesus 66 milhões de jogos, para uma base de 12 milhões e alguma coisa - com a diferença de bundles compulsórios, computados para o caso da Nintendo), conquanto venha enfrentando, na análise descuidada, queda geração por geração.


Acho que o PS5 vende os querreis do PS4, porque, olhando por cima, pode parecer que o PS3 vendeu mais software no Japão que ele de forma relevante (75 mi vs 47 mi), mas eu suponho que grande parte dessa diferença venha do Digital, inexistente na sétima geração.

O PS5 deve acabar com 35 milhões de jogos, mas vai ser a mesma coisa do PS4, se contarmos digital

Todos estamos chutando, viva o futebol
 

Waters_PF

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O ratio digital global do PS é de 62%, o Japão deve ser média maior

Quanto a estratégia, a venda de consoles é só uma parte. Para a Sony deve ser mais vantajoso vender para um americano ou europeu que vão jogar suas franquias e comprar dlcs das grandes thirds do que vender no Japão pro cara que vai comprar um ou outro jogo. Imagino que este aspecto influencie a distribuição baixa
 

Rafaelkar

Bam-bam-bam
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Impressionante os números do Series mesmo.

De pensar que o público japonês só precisava de um aceno mais vigoroso da Microsoft no Japão para passar a comprar Xbox, porque, na prática, a Xbox não tem nenhum software "must buy" nipônico além daquela tímida exclusividade next-gen de 3 meses do Yakuza 7 e alguns jogos japoneses no Game Pass (Octopath Traveler, Dragon Quest etc).

Se a Microsoft for esperta, ocupa esse espaço (sim, tô olhando pra você, Tango) enquanto o Jimzinho foca em produções cinematográficas marvelizadas para agradar o público europeu.
 


IuriXtremeSilver

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O ratio digital global do PS é de 62%, o Japão deve ser média maior

Quanto a estratégia, a venda de consoles é só uma parte. Para a Sony deve ser mais vantajoso vender para um americano ou europeu que vão jogar suas franquias e comprar dlcs das grandes thirds do que vender no Japão pro cara que vai comprar um ou outro jogo. Imagino que este aspecto influencie a distribuição baixa

Não é, é menor mesmo tanto que mídia física tende a ser a maior parte das vendas, infelizmente não to achando um gráfico que mostra a divisão de receita por ano software novo, usado e digital (total), foda que ele tava em cotação de iene todo japonês

o contrário seria o Reino unido que a física é a menor há anos
 

Majima-San

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O ratio digital global do PS é de 62%, o Japão deve ser média maior

Japão ratio digital é menor que no resto do mundo, mas creio seja maior na Sony que na Nintendo por lá também

Imagino que este aspecto influencie a distribuição baixa

Estratégia mercadológica para compensar a produção baixa. O que influencia é a demanda muito grande World wide + a Sony não estar dando conta de produzir + scalpers para revenda + pequena diferença que isso vai fazer no longo prazo

Ela conseguiu produzir 14 milhões de PS5s até aqui, é melhor redistribuir pra onde há luta contra o XBox, seu concorrente direto, do que desleixar, ao oferecer muitas unidades no Japão, onde tanto faz hoje ou daqui a 12 meses, vai vender o mesmo tanto no frigir dos ovos do final da gen.


A situação é muito curiosa, o PS5 já vendeu mais que o PS4 launch-alligned, e estimativas dão conta de que 70% dos novos consoles comprados estão nas mãos de resselers

Entre nesse link, vemos cenas engraçadas de japoneses huezando em busca de um PS5




Vai ter gente tendo preju


Algumas thirds estão esperando a situação da demanda esdrúxula se normalizar para azeitar as produções, tem gente adiando game internamente


A plataforma da Sony ainda é o melhor local para produtoras de jogos japoneses venderem games Home no território nativo, especialmente os jogos do tipo hardcore, o mercado de consoles não-portáteis mudou muito. Exemplo, 90% das vendas de DmC, Resident Evil e Street Fighter são Overseas, até pelas diferenças de população

227904


Está todo mundo capando o gato. O ludex tinha dito que não havia muito o que fazer, e não há mesmo, porque a Nintendo vai pior, ela vende em geral isso em consoles Home:


Nintendo 64: 4,4 milhões
Gamecube: 4 milhões
WiiU: 3.3 milhões


Com o agravante de vender menos software também, inclusive proporcionalmente. A Sony está certa nessa estratégia, upemos o tópico daqui 7 anos.
 

@_@

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Attatch rate do PS5 até o mês passado era de 0.2, o que é algo bem ridículo. Se somar PS4 e PS5 não deve ter 2 milhões de copias de jogos vendidas em todo o ano no Japão já que até setembro desse ano o PS4 tinha vendido cerca de 800~900 mil jogos contando os jogos que apareceram no ranking da Famitsu.
 

Gamer King

O Soberano
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Attatch rate do PS5 até o mês passado era de 0.2, o que é algo bem ridículo. Se somar PS4 e PS5 não deve ter 2 milhões de copias de jogos vendidas em todo o ano no Japão já que até setembro desse ano o PS4 tinha vendido cerca de 800~900 mil jogos contando os jogos que apareceram no ranking da Famitsu.

É pq muitos scalpers estão vendendo esses PS5 pra outros países da Ásia, não sabemos de fato qual é a base ativa real do console no Japão.

Já o PS4 é questão de console em fim de ciclo mesmo, tem base instalada mas muitos já nem usam o aparelho direito.

Resultado é que o Playstation passa pelo seu pior momento no Japão, nunca tão poucos games foram consumidos na plataforma.
 

ludex

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Está sendo feito, o tamanho do mercado Home no Japão hoje é 10-15 milhões de clientes, público distinto do portátil, mais maduro e mais hardcore (temos um user que habita o país, que pode nos fornecer evidência anedótica, fora as de literatura que já existem). No Ocidente, distribuição etária é diferente. A própria Nintendo espirrou, porque vende metade dos consoles que a Sony consegue nesse form factor, ela apanha.


É muito difícil mover essa gente, é um êxodo sem represa, uma vez que as próprias franquias da Nintendo não conseguem trazer mais que 5 milhões de pessoas. Qual a chance de os analistas de mercado da Sony não terem estudado isso?

Poderia haver um ponto de fragilidade na demografia, mais velha, mas o que vem acontecendo por enquanto é, em parte, o abastecimento por um consumidor de herança da Nintendo, depois que atinge certa idade.


Não vejo o PS5 vendendo menos que o PS4 no Japão, dentro de uma margem de erro, sendo que pode vir a vender mais. No futuro remoto, entretanto, caso os jovens que começam na Nintendo não deixem seu ecossistema em direção à Sony, aí é babau.


A Sony está correta em direcionar poucas unidades para o Japão: ela vai vender os seus 10 milhões de consoles ali, seja distribuindo hoje, seja distribuindo no futuro, é uma estratégia mais inteligente desviar os SKUs para outros territórios.


Um risco é um console futuro da Nintendo passar a receber ports decentes Day One da lineup japonesa do Playstation, muito mais variada e adequada a consoles de mesa que qualquer videogame da Nintendo. O segundo é o de mindshare, em muitos anos, nos dispositivos agnósticos, onde a Nintendo tenderá a monopolizar, salvo se houver algum contrato de exclusividade entre Sony e algumas softhouses chave

Por outro lado, a Nintendo jamais voltará a desenvolver um Home Console puro para impulso no Japão, ela toma de 2:1 da Sony com qualquer lineup que ela providencie, mesmo se estrebuchando não vai (exceção seria a situação da primeira frase do parágrafo anterior), enquanto as chances de a Sony vir, no futuro, com algum modelo portátil, streamado ou híbrido, embora pequenas, não me parecem ser zero.

Tamanho do mercado nao deve importar tanto se nao vier acompanhado do interesse pelo hardware em si. PS2 mostrou ter um mercado mundial de consoles de 155 milhoes, isso nunca mais foi repetido. O meu ponto era justamente isso, ela "pode" conseguir esse publico, assim como na teoria a MS tb pode conseguir. Na teoria, tudo é possível.

Acho que contar com uma possibilidade do povo "enjoar da Nintendo e ir pra Sony" é complicada. Pros estilos de jogos que os japas gostam, Nintendo é muito mais bem servida que Sony, nao teria pra que achar que eles migrariam do nada. Assim como a Sony deve ter aprendido o erro com portátil, a Nintendo deve ter aprendido o mesmo com seu console de mesa. Pros dois casos, dificilmente essas empresas vao arriscar de novo com esses tipos de hardwares, ao menos nao tao cedo.

Jogos AAA vao continuar principalmente na Sony por questoes técnicas, muito caro e/ou impossível portar jogos pros hardwares inferiores da Nintendo. Claro que soluçoes como os jogos em cloud sao uma saída, mas acho que isso ainda nao tem o mesmo peso de um lançamento físico mesmo. Tirando isso, todo o resto vai pra Nintendo no Japao, já aceita isso. Entao o cenário fica parecido com o PS4, tendo seus momentos de pico com um Monster Hunter novo, Final Fantasy XVI, etc, mas só. Deve acabar com vendas menores que o PS4 no Japao
 

Majima-San

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Tamanho do mercado nao deve importar tanto se nao vier acompanhado do interesse pelo hardware em si. PS2 mostrou ter um mercado mundial de consoles de 155 milhoes, isso nunca mais foi repetido. O meu ponto era justamente isso, ela "pode" conseguir esse publico, assim como na teoria a MS tb pode conseguir. Na teoria, tudo é possível.

Acho que contar com uma possibilidade do povo "enjoar da Nintendo e ir pra Sony" é complicada. Pros estilos de jogos que os japas gostam, Nintendo é muito mais bem servida que Sony, nao teria pra que achar que eles migrariam do nada. Assim como a Sony deve ter aprendido o erro com portátil, a Nintendo deve ter aprendido o mesmo com seu console de mesa. Pros dois casos, dificilmente essas empresas vao arriscar de novo com esses tipos de hardwares, ao menos nao tao cedo.

Jogos AAA vao continuar principalmente na Sony por questoes técnicas, muito caro e/ou impossível portar jogos pros hardwares inferiores da Nintendo. Claro que soluçoes como os jogos em cloud sao uma saída, mas acho que isso ainda nao tem o mesmo peso de um lançamento físico mesmo. Tirando isso, todo o resto vai pra Nintendo no Japao, já aceita isso. Entao o cenário fica parecido com o PS4, tendo seus momentos de pico com um Monster Hunter novo, Final Fantasy XVI, etc, mas só. Deve acabar com vendas menores que o PS4 no Japao


Público da era PS2 se dissolveu na maturidade, alguns na terceira idade, o mercado Home desaqueceu de lá pra cá por N motivos. Temos discussões longas com a userbase Nintendo-leaning do fórum sobre esse caso, existem entrevistas com CEOs de ambas, de third parties, bem como estudos universitários explicando o fenômeno.

Line up da Nintendo só é adequada ao form factor portátil, quando o console é Home, essa mesma lineup, constituída por Mario, Zelda, Pokémon, Smash, Mario Kart, Animal Crossing, ou qualquer título que ela tente tirar da cartola, é ainda menos eficaz que a lineup que está no ecossistema da Sony, uma vez que, ao invés de fazer vender 10 milhões de consoles, como acontece no Playstation pós-diáspora, vende-se 3 ou 4 milhões. Nenhum game fisrt party da Nintendo foi suficiente. Houve o caso do Wii, que se deveu a um mecanismo particular, não replicado, posto sazonal, existe um case study de uma tese de PHD demonstrando isso com cálculos interessantes, com significância estatística.


Isso só poderia mudar, conforme dito em meu post inicial, se:

1) … um console futuro da Nintendo passar a receber ports decentes Day One da lineup japonesa do Playstation, muito mais variada e adequada a consoles de mesa que qualquer videogame da Nintendo.

2) … mindshare, em muitos anos, já nos dispositivos agnósticos, onde a Nintendo tenderá a monopolizar, salvo se houver algum contrato de exclusividade entre Sony e algumas softhouses chave

Fora isso, a Sony deve continuar indo melhor que a Nintendo em Home, doravante à Gen 6 o mercado apartou-se em substratos mais distintos que no Ocidente.

Por isso, tanto faz como tanto fez o suporte de prateleira nesse início. Nem é o caso: o PS5 já vendeu mais que o PS4 hoje, mesmo sem existir em qualquer prateleira japonesa, o PS4 era encontrado normalmente time-alligned. A demanda do novo console me parece suplantar a do antigo

Pros estilos de jogos que os japas gostam, Nintendo é muito mais bem servida que Sony

Somente se esse dispositivo puder ser retirado de casa. Portáteis são mais casuais, mais juvenis, e a Line Up da Nintendo é muito boa para ambas as coisas. No Japão, antes que o Snake-Eyes cole a demografia WW, sendo que eu já havia discutido com ele que no Ocidente é diferente, até mandei a pirâmide etária mais madura de 2018 e 2019 do Switch antes de qualquer outro, em discussões mútuas pretéritas. Se estiver enterrado na tomada, Final Fantasy Mainline, Kingdom Hearts, Metal Gear, Everybody’s Golf, Death Stranding, Tekken, Soul Calibur, Dark Souls, Demon’s Souls, Resident Evil, DmC, Street Fighter, Ghost of Tsushima > Mario, Zelda, Pokémon, AC e Splatoon. Os Monster Hunters estão se anulando. É 2:1 ou mais, em favor do Playstation

Isso continuou valendo para o status pós PS2, mesmo no atual estado de suspeição de algumas dessas franquias. O consumidor Home é com mais frequência diferente do portátil no Japão. Esse público um dia pode, entretanto, envelhecer tanto, que, sem ser reposto de outra maneira, encerrar a desidratação completa do Playstation por lá. Não deve acontecer nessa gen, porque:

- Dados da demografia japonesa do Early Life do Switch, versus do Late Life do 3DS e do PS4, sugerem que parte do consumidor Nintendo, mais infantil e feminino, migra para o PS quando cresce, semelhantemente ao que aconteceu com a introdução da marca no pós Super Nes

- A porcentagem de jovens no PS4 ainda é saudável, e tem alguns anos de vida ativa no hábito, ainda não tendo sido dragado pelo fenômeno que ceifou 10 milhões de proprietários Home na época do PS3


227959


Um terço tem menos de 30 anos.

Se não providenciar alguma amarra contratual ou alguma propriedade de massa, entretanto, num possível futuro de dispositivos agnósticos, tende a desaparecer, uma vez que o consumidor banal poderia assinar um Square, Namco, Capcom ou From-Pass. Até lá, minha opinião é a de que o PS5 vai performar mais ou menos como o PS4, tanto em hardware como em software, i.e., entre o dobro e o triplo do que a Nintendo consegue em Home no seu atual cantão mercadológico. Ainda fica assim por uns 20 anos, salvo se um furacão específico avassalar o país, ou se acontecer algum evento disruptivo.
 

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É pq muitos scalpers estão vendendo esses PS5 pra outros países da Ásia, não sabemos de fato qual é a base ativa real do console no Japão.

Já o PS4 é questão de console em fim de ciclo mesmo, tem base instalada mas muitos já nem usam o aparelho direito.

Resultado é que o Playstation passa pelo seu pior momento no Japão, nunca tão poucos games foram consumidos na plataforma.
O problema é que com isso não tem uma transição, geralmente quando o console novo sai o anterior ainda se mantem um tempo vendendo jogos enquanto o novo vai crescendo e com isso as devs podem começar a abandonar a plataforma antiga e migrar para a nova.

Hoje, lançar jogo pra PS5 no Japão é suicídio, da pra dizer que até pra PS4 é já nem pra ele os jogos tem vendido bem.
 

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Attatch rate do PS5 até o mês passado era de 0.2, o que é algo bem ridículo. Se somar PS4 e PS5 não deve ter 2 milhões de copias de jogos vendidas em todo o ano no Japão já que até setembro desse ano o PS4 tinha vendido cerca de 800~900 mil jogos contando os jogos que apareceram no ranking da Famitsu.

2020, foi a primeira que ve que a marca playstation vende menos de 1 milhão em 1 ano, 2021 vai repetir esse efeito, e no software certamente haverá marca negativa
 
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ludex

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Público da era PS2 se dissolveu na maturidade, alguns na terceira idade, o mercado Home desaqueceu de lá pra cá por N motivos. Temos discussões longas com a userbase Nintendo-leaning do fórum sobre esse caso, existem entrevistas com CEOs de ambas, de third parties, bem como estudos universitários explicando o fenômeno.

Line up da Nintendo só é adequada ao form factor portátil, quando o console é Home, essa mesma lineup, constituída por Mario, Zelda, Pokémon, Smash, Mario Kart, Animal Crossing, ou qualquer título que ela tente tirar da cartola, é ainda menos eficaz que a lineup que está no ecossistema da Sony, uma vez que, ao invés de fazer vender 10 milhões de consoles, como acontece no Playstation pós-diáspora, vende-se 3 ou 4 milhões. Nenhum game fisrt party da Nintendo foi suficiente. Houve o caso do Wii, que se deveu a um mecanismo particular, não replicado, posto sazonal, existe um case study de uma tese de PHD demonstrando isso com cálculos interessantes, com significância estatística.


Isso só poderia mudar, conforme dito em meu post inicial, se:



Fora isso, a Sony deve continuar indo melhor que a Nintendo em Home, doravante à Gen 6 o mercado apartou-se em substratos mais distintos que no Ocidente.

Por isso, tanto faz como tanto fez o suporte de prateleira nesse início. Nem é o caso: o PS5 já vendeu mais que o PS4 hoje, mesmo sem existir em qualquer prateleira japonesa, o PS4 era encontrado normalmente time-alligned. A demanda do novo console me parece suplantar a do antigo



Somente se esse dispositivo puder ser retirado de casa. Portáteis são mais casuais, mais juvenis, e a Line Up da Nintendo é muito boa para ambas as coisas. No Japão, antes que o Snake-Eyes cole a demografia WW, sendo que eu já havia discutido com ele que no Ocidente é diferente, até mandei a pirâmide etária mais madura de 2018 e 2019 do Switch antes de qualquer outro, em discussões mútuas pretéritas. Se estiver enterrado na tomada, Final Fantasy Mainline, Kingdom Hearts, Metal Gear, Everybody’s Golf, Death Stranding, Tekken, Soul Calibur, Dark Souls, Demon’s Souls, Resident Evil, DmC, Street Fighter, Ghost of Tsushima > Mario, Zelda, Pokémon, AC e Splatoon. Os Monster Hunters estão se anulando. É 2:1 ou mais, em favor do Playstation

Isso continuou valendo para o status pós PS2, mesmo no atual estado de suspeição de algumas dessas franquias. O consumidor Home é com mais frequência diferente do portátil no Japão. Esse público um dia pode, entretanto, envelhecer tanto, que, sem ser reposto de outra maneira, encerrar a desidratação completa do Playstation por lá. Não deve acontecer nessa gen, porque:

- Dados da demografia japonesa do Early Life do Switch, versus do Late Life do 3DS e do PS4, sugerem que parte do consumidor Nintendo, mais infantil e feminino, migra para o PS quando cresce, semelhantemente ao que aconteceu com a introdução da marca no pós Super Nes

- A porcentagem de jovens no PS4 ainda é saudável, e tem alguns anos de vida ativa no hábito, ainda não tendo sido dragado pelo fenômeno que ceifou 10 milhões de proprietários Home na época do PS3


Visualizar anexo 227959


Um terço tem menos de 30 anos.

Se não providenciar alguma amarra contratual ou alguma propriedade de massa, entretanto, num possível futuro de dispositivos agnósticos, tende a desaparecer, uma vez que o consumidor banal poderia assinar um Square, Namco, Capcom ou From-Pass. Até lá, minha opinião é a de que o PS5 vai performar mais ou menos como o PS4, tanto em hardware como em software, i.e., entre o dobro e o triplo do que a Nintendo consegue em Home no seu atual cantão mercadológico. Ainda fica assim por uns 20 anos, salvo se um furacão específico avassalar o país, ou se acontecer algum evento disruptivo.

Mesmo que tenha essa vantagem em consoles no Japao, ainda sao numeros menos relevantes considerando o cenário mundial.

Nao faz sentido (economicamente) a Sony se matar toda pra conseguir subir TALVEZ alguns poucos milhoes de unidades vendidas no Japao. É uma jogada muito mais arriscada do que simplesmente ter mais estoques disponíveis no ocidente, como EUA, onde tem esgotado bem rápido. Isso é algo que tem que ser orquestrado junto com grandes lançamentos, ou seja, um maior foco em jogos feitos pro gosto japones + acordos de exclusividade com outras empresas. Grandes jogos demoram uns 4 anos pra serem desenvolvidos, entao é tudo um processo muito demorado.

"Evento disruptivo" sempre tem chance de aparecer, mas até nisso é quase sempre com a Nintendo. E ela nem precisa se preocupar com isso, pq tá vendendo absurdamente em software, que é o que mais importa. Se ela consegue gastar pouco relançando jogos de Wii-U e vendendo (bem) mais ainda assim, nao tem pra que ela se preocupar com muitas invençoes, principalmente falando do Japao. O natural pra empresas "normais" lá é escolherem lançar pra Switch, e pra maioria dos jogos, uma versao Switch deve sempre existir, tirando alguns jogos AAA
 

Majima-San

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Nao faz sentido (economicamente) a Sony se matar toda pra conseguir subir TALVEZ alguns poucos milhoes de unidades vendidas no Japao. É uma jogada muito mais arriscada do que simplesmente ter mais estoques disponíveis no ocidente, como EUA, onde tem esgotado bem rápido. Isso é algo que tem que ser orquestrado junto com grandes lançamentos, ou seja, um maior foco em jogos feitos pro gosto japones + acordos de exclusividade com outras empresas. Grandes jogos demoram uns 4 anos pra serem desenvolvidos, entao é tudo um processo muito demorado.
jogos AAA

É isso aí. A causa é o encolhimento do mercado Home, esse é o tanto de consumidor que tem hoje por lá. Houve um vulto específico e fugaz em Blue Ocean, fora isso, não vale o esforço, vai vender o que tiver que vender. O post scriptum é que não vai ser com a Nintendo que o mercado Home vai renascer: ela vai pior, e deve se manter em dispositivos removíveis até o fim dos tempos, com maiores chances que as de a Sony voltar a se aventurar em alguma coisa que dê pra tirar de casa em algum momento do futuro, de alguma forma, mesmo que não tradicionalmente
 

Gamer King

O Soberano
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O problema é que com isso não tem uma transição, geralmente quando o console novo sai o anterior ainda se mantem um tempo vendendo jogos enquanto o novo vai crescendo e com isso as devs podem começar a abandonar a plataforma antiga e migrar para a nova.

Hoje, lançar jogo pra PS5 no Japão é suicídio, da pra dizer que até pra PS4 é já nem pra ele os jogos tem vendido bem.

O suporte dos estudios japoneses ao Playstation é visando o mercado global. Pra foco local é uma plataforma cada vez mais desimportante.

O cenário gamer japonês hoje é Nintendo e mobile. Playstation é um nicho hardcore.
 

Kobaia

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Em minha opinião, não concorre de forma relevante, o melhor dos cenários é tirar pouco mais de 1 milhão de consoles, em especial sem sabermos o cross ownership. GP e XCloud vão demorar muitos anos para produzir algum impacto comercial, no Japão vai ser o último lugar do mundo onde isso vai gerar algo a mais que uma nota de rodapé

Sim, não vai ser do dia pra noite.
E vai ser difícil tirar da plataforma aqueles que já estão nela desde o PS1.

Mas aqueles mais hardcores que contumavam ir pro Playstation vão ter cada vez mais opções pra fazê-lo. E num mundo de assinaturas o Gamepass e o Xcloud aparecem como uma alternativa muito atrativa sai na frente do que oferece a Sony hoje porque fortalece não só o Xbox mas também o PC e o mobile, os maiores divisores de atenção desse público.

Concordo que o PS5 vá performar proximo do antecessor em hardware, mas não tenho tanta certeza em software.
 

Queiroga'

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Ratio digital não faço ideia, mas acho difícil chegar a 50%, ainda.

Nintendo divulga os números de venda de jogos por região, então dá pra saber mais ou menos a proporção dos digitais no Japão. Pegando dados de 31/12/2020:

Nintendo: 98 milhões
Famitsu: 57 milhões
logo, digital: ~42% (essa diferença também reflete o estoque, já que a Nintendo divulga vendas para os varejistas e a Famitsu, vendas para os consumidores)

Já do Playstation o que tem são os números vazados do Monster Hunter World, que também dá pra comparar com os da Famitsu:

MHW
Leak (físico+digital): 3.2 milhões
Famitsu: 2.6 milhões
logo, digital: 19%

Iceborne
Leak (físico+digital): 2.5 milhões
Famitsu: 0.56 milhoes
logo, digital: 77%

Fora isso só no chutometro... mas suspeito que a proporção digital do PS4 seja inferior à do Switch mesmo, considerando que os outros jogos de maior sucesso do PS4 no Japão (FF, DQ e KH) são single-player.
 

Snake-Eyes

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Verdade, todo mundo patinou naquela época.
Mas o problema do 3DS foi mais price-tag mesmo, por isso foi mais fácil de reverter. O Wii já nasceu cagado e ainda sofreu com a concorrencia interna.
A Sony com o Vita não tinha muito o que fazer pra concorrer com o 3DS, mas não precisava ter desistido do console. Cortando o preço e mirando em jogos mais simples e baratos, mas bons como os de PSP, o console poderia se manter de forma razoável (talvez não tanto no Japão, mas no resto do mundo), afinal era muito mais capaz que o 3DS, e tinha um apoio bem bacana da cena indie.
Verdade o preco do 3DS de lancamento foi caro, mas tambem foi com o Vita, que era obrigatorio comprar cartao de memoria exclusivo e la se iam outros 50 dolares mais e o mercado de portateis concorria com os celulares de forma muito intensa como para os consoles poretateis ficarem na casa dos consoles de mesa (o 3DS sem jogos custava o mesmo que o Wii no lancamento e vinha com um jogaco e o Vita tava ao mesmo preco de um 360 basico no lancamento).
 

IuriXtremeSilver

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Nintendo divulga os números de venda de jogos por região, então dá pra saber mais ou menos a proporção dos digitais no Japão. Pegando dados de 31/12/2020:

Nintendo: 98 milhões
Famitsu: 57 milhões
logo, digital: ~42% (essa diferença também reflete o estoque, já que a Nintendo divulga vendas para os varejistas e a Famitsu, vendas para os consumidores)

Já do Playstation o que tem são os números vazados do Monster Hunter World, que também dá pra comparar com os da Famitsu:

MHW
Leak (físico+digital): 3.2 milhões
Famitsu: 2.6 milhões
logo, digital: 19%

Iceborne
Leak (físico+digital): 2.5 milhões
Famitsu: 0.56 milhoes
logo, digital: 77%

Fora isso só no chutometro... mas suspeito que a proporção digital do PS4 seja inferior à do Switch mesmo, considerando que os outros jogos de maior sucesso do PS4 no Japão (FF, DQ e KH) são single-player.

Vouchers foram criado para ampliar o mercado digital no Switch e deu certo, vários relatórios fiscais da Nintendo confirma, MHR 50% digital no Japão, jogos First Party nas vendas totais, dá ve que o digital no japão é igual ou até maior que o físico ou bem próximo (Animal Crossing com +30%)

Achei um tópico do Resetera feito pelo Hiska(conhecedor e sempre trouxe boas infos), até dezembro 2018, antes do Switch pegar mais impulso no Japão



Mesmo que a % do PS esteja aumentado de 21 sei lá pra 40% na melhor das hipóteses, o volume total bruto está muito menor com o passar dos anos, igual o Wii U que conseguiu 75% de vendas digitais, mas é menos que PSvita em 2018

PSV: 1.236.000 (100%) = 988.000 (80,0%) + 247.000 (20,0%)
PS3: 318.000 (100%) = 41.000 (12,9%) + 277.000 (87,1%)
WiiU: 198.000 (100%) = 48.000 (24,5%) + 150.000 (75,5%)
 

Kobaia

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Verdade o preco do 3DS de lancamento foi caro, mas tambem foi com o Vita, que era obrigatorio comprar cartao de memoria exclusivo e la se iam outros 50 dolares mais e o mercado de portateis concorria com os celulares de forma muito intensa como para os consoles poretateis ficarem na casa dos consoles de mesa (o 3DS sem jogos custava o mesmo que o Wii no lancamento e vinha com um jogaco e o Vita tava ao mesmo preco de um 360 basico no lancamento).

Pois é. O problema do 3DS era basicamente preço,
mas no Vita o buraco era mais embaixo, pois o corte de preço não resolveu em nada a situação, em nenhum mercado.
O fato de mirar num publico mais velho (e que possivelmente já possui celular) também pesou nisso com certeza.
 

T-Rexz

Lenda da internet
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Nintendo divulga os números de venda de jogos por região, então dá pra saber mais ou menos a proporção dos digitais no Japão. Pegando dados de 31/12/2020:

Nintendo: 98 milhões
Famitsu: 57 milhões
logo, digital: ~42% (essa diferença também reflete o estoque, já que a Nintendo divulga vendas para os varejistas e a Famitsu, vendas para os consumidores)

Já do Playstation o que tem são os números vazados do Monster Hunter World, que também dá pra comparar com os da Famitsu:

MHW
Leak (físico+digital): 3.2 milhões
Famitsu: 2.6 milhões
logo, digital: 19%

Iceborne
Leak (físico+digital): 2.5 milhões
Famitsu: 0.56 milhoes
logo, digital: 77%

Fora isso só no chutometro... mas suspeito que a proporção digital do PS4 seja inferior à do Switch mesmo, considerando que os outros jogos de maior sucesso do PS4 no Japão (FF, DQ e KH) são single-player.

Qual é a diferença da Leak e a Famitsu? São concorrentes?
 

@_@

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O suporte dos estudios japoneses ao Playstation é visando o mercado global. Pra foco local é uma plataforma cada vez mais desimportante.

O cenário gamer japonês hoje é Nintendo e mobile. Playstation é um nicho hardcore.
Mas eu não falo de software citando jogos da Sony já que são jogos irrelevantes pro Japão, falo de jogo 3rd mesmo.
 

Kobaia

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Nintendo divulga os números de venda de jogos por região, então dá pra saber mais ou menos a proporção dos digitais no Japão. Pegando dados de 31/12/2020:

Nintendo: 98 milhões
Famitsu: 57 milhões
logo, digital: ~42% (essa diferença também reflete o estoque, já que a Nintendo divulga vendas para os varejistas e a Famitsu, vendas para os consumidores)

Já do Playstation o que tem são os números vazados do Monster Hunter World, que também dá pra comparar com os da Famitsu:

MHW
Leak (físico+digital): 3.2 milhões
Famitsu: 2.6 milhões
logo, digital: 19%

Iceborne
Leak (físico+digital): 2.5 milhões
Famitsu: 0.56 milhoes
logo, digital: 77%

Fora isso só no chutometro... mas suspeito que a proporção digital do PS4 seja inferior à do Switch mesmo, considerando que os outros jogos de maior sucesso do PS4 no Japão (FF, DQ e KH) são single-player.

Além dos perfis dos jogos indicarem isso, o próprio perfil dos jogadores também sugere uma maior rotatividade nos usados, já que as crianças não podem estar desacompanhadas quando vão vender algum jogo nas lojas.
E também quem tem criança pequena sabe que esses cartuchos pra perder são um pulo, ainda mais sendo um portátil que eles levam pra lá e pra cá.
Digitais tem muito mais vantagens pro Switch do que pro PS, essa proporção ainda vai aumentar bastante.
 
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