Celular nessa época já era um absurdo!
Celular em 1998? Era um belo de um tijolo! Uma arma em potencial. E nada funcional.
C
Urusei é Rumiko, né, cara? só a maior mangaka de todos os tempos!
E pra mim junto de Ranma 1/2 é a melhor obra dela, que me perdoem os fãs de Inu Yasha e Mermaid Saga.
Fiz uma maratona de episódios de Urusei Yatsura (em quase um ano) e falo para quem quiser me ouvir: pegue! Tem completo lá no torrent do BAKA BT legendado em inglês. Tudo o que você viu por aí bebeu direto nessa fonte aqui.
De certo modo, muitos dos mangás e animes que vi até o momento (e que para mim eram o MÁXIMO) perderam o brilho após acompanhar Urusei. Zillion é um Urusei mais caretinha num cenário futurista (tá lá o protagonista tarado e sem modos, o antagonista riquinho, as meninas bonitas...). Kimagure? Menos personagens, clima mais bobinho, foco maior nos 3 personagens iniciais. Até os tarados do conselho estudantil estão presentes.
Li Ranma há alguns anos, e agora estou acompanhando o anime devagarinho...é bom. Mas é uma outra fase da Rumiko Takahashi. Ela havia entendido qual era o esquema de história que funcionava com a obra dela e foi aplicando as fórmulas que ela aprendeu com Urusei Yatsura.
O desenho animado do Ranma tem o traço redondinho (e lindo) dos últimos episódios do Urusei. A história...lembra Urusei em várias coisas. Mas Ranma não é tão malandro e mulherengo quanto Ataru. Então parece que o personagem não se encaixa exatamente nas confusões propostas.
Para quem acompanhou 100+ episódios de Urusei, não tem como segurar choro ao ver essa abertura (a 4ª):
Urusei é foda! É doido demais! Num capítulo os personagens estão numa comédia romântica, noutro já pulam para conto folclórico japonês, e logo mais dão uma passada numa ficção científica...tudo com humor escrachado! O diretor da primeira fase (Mamoru Oshii, o mesmo do Ghost in the Shell) melhorou, esticou, repuxou, mudou MUITA coisa e para MELHOR!
A competição da menina mais bonita da escola, no mangá, vira uma batalha aos moldes de Ranma 1/2. Não combina com Urusei. No anime vira um troço muito maluco, embolado e anárquico!
O anime retrabalhou um quadrinho, uma piadinha visual minúscula da própria Rumiko introduzindo MEGANE

(dublado pelo Shigeru Shiba, o mesmo do Kuwabara de Yuyu Hakushô - conheça o cara aqui:
), que reflete muito bem o espírito otaku com seu fã clube da Lum.
Tirou leite de pedra daquela historinha curta e sem sal do Mujaki e transformou num SUPER filme! Beautiful Dreamer! Não é à tôa que esse longa-metragem é cultuado até hoje...
e curioso, justo o diretor, que "deturpou" a obra original, cada vez mais faz filmes de destaque, renomados, que mexem com o pensamento...e a Rumiko faz um mangá "ha-ha", descobrindo uma fórmula e aplicando até exaurir, mas sem a mesma expressividade de 30 anos atrás.
Conheci Kimagure Orange Road numa revista de anime que não me lembro o nome mas tinha uma entrevista com um dos maiores colecionadores de anime do Brasil, ele tinha uma parede imensa cheia de VHS, mas o nível do cara era tipo locadora! Nessa entrevista perguntaram pra ele qual dos títulos dele era o que ele mais gostava e ele respondeu "Kimagure Orange Road" pois foi o final foi uma das paradas mais difíceis dele encontrar.
Isso era por volta de 2001 ou 2002 e eu guardei esse nome na cabeça, quando chegou 2005 vi que o OMDA anunciou o projeto no site, acompanhei até o último episódio e digo que é a minha comédia romântica preferida, pra mim melhor até que Love Hina!
Kimagure é simpático mesmo! Músicas do Shiro Sagisu (o mesmo de Evangelion). Mas pegue para ouvir o "image album" do 2º filme, "Madoka's Piano files". O troço é bão!