O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Fansub de VHS, alguém aqui pegou essa época?

-Yo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
8.587
Pontos
703
eu também não tinha grana. daí, olha o rolê: ia em bazares japoneses que vendiam fitas da tv japonesa a 1 real. as que não tinham anime, eu gravava as coisas em cima e, antes de ter um segundo vídeo cassete, eu levava meu vídeo na casa de amigos e vice-versa.

otakice pré-internet era coisa roots.

Com certeza, não tinha necessidade de comprar todos, pois copiar VHS era um hábito muito comum e fácil.

Eu não peguei porque era pequeno, sem um puto no bolso (papai e mamãe também não eram muito generosos comigo rs) não tinha grana para comprar nem pastel na cantina da escola, mas lembro de algumas pessoas que tinham essas VHS de fansub e pedia emprestado :ksafado

Apesar de na época nunca ter tido condições de comprar essas VHS, lembro que essas fitas não eram baratas, tinha uns fansub que diziam que não lucravam nada com isso, que era mais para distribuir o conteúdo mesmo... não sei até onde isso era verdade.

Hoje vejo que banda larga é uma benção, se bem que banda laaarga mesmo chegou aqui só no início de 2012 :kpensa, isso me permitiu baixar séries inteiras em 720p/1080p de dezenas de gigabytes para assistir tudo no mesmo dia, antes era lerdox 1 mbps (desde 2004, no início eram 300kbps :kzonzo ) que levava até uma semana para conseguir baixar uma série em qualidade subHD.

Menção honrosa ao codec x264 que é outra maravilha desse século.

Eu também não tinha grana não mas aqui no Rio nunca foi caro, nem depois quando passou pra DVD, geralmente era sempre em torno de R$10 ou no máximo R$15 quando DVD era duplo.
Peguei banda larga no final de 2004, até lá baixei muito .rm, depois tinha condição de baixar .rvmb mas .avi era necessário deixar o dia inteiro baixando. Fazia isso só com Naruto e Bleach pois era lançado semanalmente e eu acompanhava pelo Datte Bayo!

doraemondigimon

Lenda da internet
Reações
25.150
Pontos
1.619
Em Goiânia, isso era conhecido como estupro...

As fitas de video eram CARAS pra encardir (mesmo tendo o BaC - Brasilia Anime Clube) pra revenda das fitas, e mesmo assim, era bem salgado (Se não me falha a memória, uma fita era em torno de R$ 27,00 sem contar o envio!)

O que a gente fazia era:

Como eu tinha 3 video cassetes estéreo, os meninos levavam as fitas pra casa e a gente saia fazendo cópias a torto e a direito! (engraçado que, em 2 anos, troquei 2 aparelhos....):kwow

PkdorBR

Mil pontos, LOL!
Reações
1.852
Pontos
1.154
Anime gaiden, RIP.
Peguei is OVAS de Rurouni kenshin e blood the last vampire. Quase chorei qdo recebi o email deles avisando sobre o encerramento. Enviei um email de agradecimento pelo ótimo serviço prestado.

Gunyu

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
639
Pontos
829
O primeiro anime que vi fora da TV aberta foi justamente por VHS, anos depois de ter ficado fanático por CDZ e outros da época da manchete (não tinha tv a cabo). Nem sabia que existia esse esquema direto com os fansubs, eu comprei a fita numa lojinha da liberdade :klolz. O primeiro que comprei foi Trigun. Vash Calamidade :rox!! Essa adaptação do nome ficou mto boa!

Tai Kamiya

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.077
Pontos
999
Ainda tenho um OVA do Samurai X guardado aqui, só não boto para rodar porque o vídeo cassete tá parado há tanto tempo que dá dó arriscar a fita.

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.978
Pontos
739
Tenho tenros 21 anos, mas como moro na pqp, até chegar uma internet decente pra baixar animes em rmvb(!) eu acabei por ver muita coisa nesse modelo, pois um amigo meu tinha um irmão que morava em SP capital que sempre trazia pro cara todos os que ele tinha comprado e já assistido, mas mais DVD/VCD. VHS, que eu me lembro, foi o Love Hina Again! que eu vi.

c***lh0, bons tempos.

Mas já tive muito VHS e até DVD de banca. Hoje, alguns estão perdidos, outros, eu era besta e vendi porque tinha me livrado do Vídeocassete. Lembro dos do Dragon Ball, Vampire Princess Myu...

Neurose

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
735
Pontos
949
Em Goiânia, isso era conhecido como estupro...

As fitas de video eram CARAS pra encardir (mesmo tendo o BaC - Brasilia Anime Clube) pra revenda das fitas, e mesmo assim, era bem salgado (Se não me falha a memória, uma fita era em torno de R$ 27,00 sem contar o envio!)

O que a gente fazia era:

Como eu tinha 3 video cassetes estéreo, os meninos levavam as fitas pra casa e a gente saia fazendo cópias a torto e a direito! (engraçado que, em 2 anos, troquei 2 aparelhos....):kwow

HAHAHAHHA eu fazia exatamente isso com meus amigos.
Nós escolhíamos um anime e combinávamos quais fitas cada um pegaria no BAC, 27 pratas era dinheiro pra c***lh0 pra um moleque de 10-12 anos na época, então cada um pegava uma e depois tirávamos as cópias pra todo mundo ficar com a série completa. Legal que depois de assistir tudo, as fitas viravam moeda de troca nos eventos do Sesc na Tijuca. Até hoje tenho os VHS de Mahou Tsukai Tai, Evangelion, Slayers e uns musicais de YYH pq ficava com pena de trocar depois.

luizsidi

Bam-bam-bam
Reações
2.341
Pontos
294
Legal demais essas iniciativas e encontros posteriores rsrs

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

cait_sith

Bam-bam-bam
Reações
2.144
Pontos
444
Lembro em 2000 que um amigo meu pegou uns 5 filmes de DBZ em VHS. Tinha feito o deposito na conta do fansub e achou que tinha levado calote, so uns 3 meses depois chegaram as fitas. :p

Como na band ainda passava a saga de freeza, e ver brolly e todo mundo virando sayajin, fiquei sem entender nada quando assisti esses filmes.

alex_seph

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
3.487
Pontos
1.639
Peguei essa época. Tomei conhecimento desta possibilidade em 1998. quando teve um evento aqui em Belo Horizonte, o saudoso BH Anime 98, onde conheci uma galera que tenho contato até hoje, que faziam parte de um grupo chamado Clambh. Antes disse o que conhecia de animes era o que passava na TV, como Zillion, Don Drácula e Robotech (Macross na verdade).

Entrei para esse grupo e a gente todo mês fazia uma vaquinha para comprar fitas. Cheguei a comprar algumas para mim também, tenho até hoje (apesar de não ter vídeo cassete mais). Depois comecei a loucura de gravar o que passava na tv, tenho aqui Cavaleiros da época da Manchete e Yuyu da mesma época. Depois gravei DBZ e DBGT todo no Cartoon Network. Depois que veio a banda larga acabei baixando tudo de novo em qualidade melhor, mas não tenho coragem de jogar as fitas fora (nem sei que em estado elas estão).

Os fansubs eram bem caros, mas valorizava bastante o trabalho dos caras porque, convenhamos, devia ser um trapo inacreditável importar as fitas, traduzir e colocar legenda naquele negócio. Não vou dizer que eram bons tempos porque hoje em dia é muito melhor pela facilidade, mas que eu valorizava, por assim dizer, mais os animes, eu valorizava, qualquer m**** eu assistia rindo de orelha a orelha, desde Wedding Peach até um OVA ou Movie do Ranma.

Set_10

Mil pontos, LOL!
Reações
10.616
Pontos
1.389
Assisti muitos especiais de DBZ em VHS e outros foram: Rurouni Kenshin OVA´s,Sailor Moon,Evangelion e o começo da série Gundam Seed.Fora as gravações que fazia na epoca da Manchete em VHS como Super Campeoes,Shurato,Yu Yu Hakusho,Saber Marionete J e outros animes que passavam na falecida Locomotion
Dae nesse ano q peguei Gundam Seed começaram a vir os fansubers e daí nunca mais tive um VHS.
Lembro q para não ficar com bolor,mofo as fitas tinha q sempre fazer uma limpeza delas no video cassete e existiam dois ou 3 tipos de opções para gravar,um q gravava numa qualidade melhor só q com um menor tempo de duração da gravação e outra numa qualidade menor mas um tempo maior,consequentemente colocava mais episodios de um unico anime ou de vários .Na época uma fita VHS estava na faixa de 5 reais as mais "podrinhas" e 8 reais as mais TOP´s
É....tô velho :ksnif

smowker

Habitué da casa
Reações
40
Pontos
54
Caraca, lembro do Lum's Club tbm, tinha até carteirinha de associado, lembro que aos domingos tinha exibição de animes
no teatro Maria Della Costa, na Bela Vista (quem for dessa época e for de sp deve conhecer) o Animexpo que depois foi pro teatro Gazeta na Av. paulista, eram os mesmos organizadores do AnimeCon que na época era o melhor evento do estado, depois do Anime friends acabou sendo ofuscado e não fizeram mais, saudades dessa época.

GameT

Mil pontos, LOL!
Reações
2.396
Pontos
1.114
ainda tenho meu VHS de um filme do Dragon Ball Z que comprei na banca, com embalagem ainda

DocVooDoo

Lenda da internet
Reações
42.756
Pontos
1.689
Peguei, e não sinto falta alguma. Tive poucos (Escaflowne, Evangelion, Art of Fighting e Fatal Fury).
Graças a Deus agora existe internet banda larga, codecs com alta compressão e hd com alta capacidade, porque VHS não dava para aguentar não.

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Reações
10.387
Pontos
1.209
Peguei essa época. Tomei conhecimento desta possibilidade em 1998. quando teve um evento aqui em Belo Horizonte, o saudoso BH Anime 98, onde conheci uma galera que tenho contato até hoje, que faziam parte de um grupo chamado Clambh. Antes disse o que conhecia de animes era o que passava na TV, como Zillion, Don Drácula e Robotech (Macross na verdade).

Entrei para esse grupo e a gente todo mês fazia uma vaquinha para comprar fitas. Cheguei a comprar algumas para mim também, tenho até hoje (apesar de não ter vídeo cassete mais). Depois comecei a loucura de gravar o que passava na tv, tenho aqui Cavaleiros da época da Manchete e Yuyu da mesma época. Depois gravei DBZ e DBGT todo no Cartoon Network. Depois que veio a banda larga acabei baixando tudo de novo em qualidade melhor, mas não tenho coragem de jogar as fitas fora (nem sei que em estado elas estão).

Os fansubs eram bem caros, mas valorizava bastante o trabalho dos caras porque, convenhamos, devia ser um trapo inacreditável importar as fitas, traduzir e colocar legenda naquele negócio. Não vou dizer que eram bons tempos porque hoje em dia é muito melhor pela facilidade, mas que eu valorizava, por assim dizer, mais os animes, eu valorizava, qualquer m**** eu assistia rindo de orelha a orelha, desde Wedding Peach até um OVA ou Movie do Ranma.

Eu fui no BH Anime 99. Em janeiro, naquele palacete bem no centro da cidade (esqueci o nome, mas o chão de madeira rangiiiiia!) Salvo engano eu ainda tenho o folder do evento por aqui...impresso em magenta (um tom de rosa) com a Mamono Hunter Yoko estampando a capa.

Era a época do auge do mangá nacional do Mega Man (quem não queria desenhar profissionalmente?), Ranma 1/2 publicado em formatão americano e impressão lavada pela Editora Animangá trimestralmente (dois capítulos! Nem no Japão o ritmo de produção era lento assim!).

Imaginem a cena: moleques de 15-17 anos se acotovelando para ver numa TV de tubão de 20 polegadas um episódio raro de Zillion! Manipular um pc pentium para ver (previamente baixados pro HD, é claro, pois conexão de 52 kbps era o máximo que havia) clipes de aberturas de animes estranhíssimos (lembro de ver Video girl ai numa janelinha tãããão pequenininha)! Galerinha empolgada porque alguém descolou um joguinho pirata do Yu Yu Hakushô para Game Boy tijolão...

Foi nesse evento que comprei meu primeiro artbook, do City Hunter. Infelizmente, por falta de espaço em casa, estou me desfazendo dele. Quem quiser...só me dar um alô lá na pasta dos classificados (veja na minha assinatura o link).

Eu peguei a primeira vez que a revista Animax publicou uma notinha sobre o que era fansubber, e anunciando começo das atividades do BAC (Brasil Anime Club). Liguei pro Sérgio Peixoto (editor da revista) perguntando se não era ilegal este tipo de atividade...o negócio era tão curioso que lembro de receber uma carta com uma listagem de TODO o catálogo do BAC (uma planilha de texto de umas 10 páginas).

Vi Escaflowne completo (era lindo prá CAR$%%$ALHO), descobri Kimagure Orange Road, Perfect Blue (que era recentíssimo). Por esquema de trocas de cartas consegui os episódios dublados de Urusei Yatsura.

Acho que não era nem outro tempo...era outra dimensão! Ficava felizão por receber uma cópia impressa de um catálogo de loja de animes e mangás dos Estados Unidos (a editora Viz tinha uma quinquilharia nervosa prá vender); e babava ao ver capas de livros que jamais li. Ou por cd's caríssimos que hoje você pega de graça e em 10 minutos num torrent.

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Reações
10.387
Pontos
1.209
a7ytemat.jpg

enviado de uma pequena livraria de usados! quer comprar um álbum de luxo de ilustrações? tenho diversos à venda nos classificados

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Reações
10.387
Pontos
1.209
sezu6aja.jpg
dy3e5yva.jpg
ymaqeme2.jpg
jyqyda7a.jpg

enviado de uma pequena livraria de usados! quer comprar um álbum de luxo de ilustrações? tenho diversos à venda nos classificados

-Yo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
8.587
Pontos
703

Gabᧉ

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
1.305
Pontos
603
Vendo a galera falar sobre VHS e a dificuldade pra conseguir ver anime, me sinto um moleque criado a leite com pera. Comecei a ver anime já na era da popular da internet. Tenho um colega que ainda tem algumas fitas.
Putz essa época devia ser da hora, devia rolar várias trocas de fitas e conhecer anime por parça, Fansubs de verdade subando porque gostava.

kageyame

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.229
Pontos
979
Eu pegava bastante coisa do Lum's club, de umas bancas na liberdade, em uma lojinha na galeria do Rock.

E no final importava um monte de fitas da anime-nation (isso era antes do serviço de courrier tipo fedex ou UPS ser automaticamente tributado.)

Devo ter ainda uma 50 fitas originais (slayer e slayers try completos, Project A-ko, Devil Hunter Yohko, Gunsmith Cats, Nuku são as que eu tenho certeza de ter, tenho mais algumas que não lembro agora.)

Myron

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
151
Pontos
819
Comprava pra caramba numa loja virtual de Brasilia
Quem fazia era uma menina lindaa de morrer que eu conversava no MIRC, bons tempos

Não me lembro do nome da loja

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Reações
10.387
Pontos
1.209
Comprava pra caramba numa loja virtual de Brasilia
Quem fazia era uma menina lindaa de morrer que eu conversava no MIRC, bons tempos

Não me lembro do nome da loja
BaC? Brasil anime Club? Devo ter uma edição da revista animax por aqui fazendo a primeira propaganda nacional das atividades dele.

Era uma coisa de louco! Os caras abriam FILA de requisição, você disputava um lugarzinho (eram vagas limitadas, e isso tudo era resolvido em conexão discada de 32-52 kbps, por email, eu nem conhecia irc...ICQ então só veio depois!), comprava uma fita VHS (um trambolhinho) com 3-4 episódios.

Escolhiamos os episódios em tabelas feitas no excel. Nada de figurinhas ilustrando. Blog? Facebook com amiguinhos indicando anime? Nada disso! Tínhamos revistas informativas: animax (uma vez por mês, por cada seis semanas, dois meses...), que era super variada, e a herói (semanal), bitolada nos cavaleiros do zodíaco e misturando as bolas com series americanas.

E não tinha YouTube na época. Em 1998, quem quisesse ver um anime novo tinha que comprar de um fansubber às cegas (descobri o perfect blue, do satoshi kon, numa brincadeira dessas). No mais tardar rolava um videozinho mpg de resolução minúscula,quadriculado,e pesados 40 MB só com o clipe de abertura.

Ver um anime era burocrático, tá? A velharada daqui sofreu!

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Reações
10.387
Pontos
1.209
tô doando tipo todas minhas fitas de vhs. alguém quer?

senão o único destino será o lixo.

Nem me fale...eu tenho Robotech em fita VHS que peguei de uma locadora. Fora DVD's raros (filme da Sakura Card Captors dublado em português, filmes do Ghibli oficialmente lançados aqui)...alguém negocia?

-Yo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
8.587
Pontos
703
Escolhiamos os episódios em tabelas feitas no excel. Nada de figurinhas ilustrando. Blog? Facebook com amiguinhos indicando anime? Nada disso! Tínhamos revistas informativas: animax (uma vez por mês, por cada seis semanas, dois meses...), que era super variada, e a herói (semanal), bitolada nos cavaleiros do zodíaco e misturando as bolas com series americanas.

Lembro que comprei muita coisa no ML também em uns CD-R ripados do VHS que já era uma gravação da manchete, globo, SBT... Lembro que peguei CDZ e Super Campeões e a qualidade da imagem era péssima, uma ultrassonografia era melhor! hahahahaha

E era tipo esse esquema mesmo, se não era um arquivo em excel, era um site todo em tabela com 2 cores só (background e fonte) com uma porrada de anime que tu nunca ouviu falar e não sabia nem do que se tratava, pois os nomes não eram traduzidos pro português.

Uma das paradas mais sofridas que eu me lembro era de uma época na discada, obviamente, que passei sábado e domingo inteiros conectado rezando para a internet não cair achando que estava baixando X da Clamp, e realmente estava mas quando abro o arquivo me dou conta de que era apenas a abertura! HAHAHAHAHA
Na hora que fui colocar pra baixar, não estranhei porque a qualidade da abertura era muito boa, então se equiparava com o tamanhod e 1 episódio em baixa qualidade.

aiai, nunca pensei que nos dias de hoje a gente não precisaria nem baixar os episódios, bons tempos!

Reações
9.177
Pontos
479
VHS e disquetes.:kkong
Belle Epoche.

Ir a locadora era uma alegria.Mad MAx e Bradock.

Copiar jogos de MSX também.Hoje tudo muito fácil download,baia dos piratas.

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Reações
10.387
Pontos
1.209
E era tipo esse esquema mesmo, se não era um arquivo em excel, era um site todo em tabela com 2 cores só (background e fonte) com uma porrada de anime que tu nunca ouviu falar e não sabia nem do que se tratava, pois os nomes não eram traduzidos pro português.

Teve uma época que o próprio site do BaC começou a escrever (brevemente) sobre animes desconhecidos. E tinha no mais tardar 1,2 imagens. Mas conheci o Kimagure por encontros de fãs que tinham aqui na minha cidade aos sábados. O site do BaC deveria ser disponibilizado no cache do google só por nostalgia!

Era muito doido conseguir informações sobre animes na época. A Animax, ali em 1996, falando de Rayearth (super novidade do SBT e ainda em andamento na TV japonesa) e Urusei Yatsura (de 78-88), tudo em 28 páginas! Matérias curtas pro volume de informações (4-8 páginas). Era um sofrimento ver uma avalanche de coisas legais e lidar com a demora de conseguir MAIS.

A imagem de fundo do índice dessa revista, aliás, sempre mostrava um garage kit lindão! E só fui ver um ao vivo uns 12 anos mais tarde! Sei lá porque, mas pelas imagens, me dava a impressão desses bonecos terem uns 20-25 cm de altura. Quando vi aquelas borrinhas de 8 cm de altura, decepcionei!

Uma das paradas mais sofridas que eu me lembro era de uma época na discada, obviamente, que passei sábado e domingo inteiros conectado rezando para a internet não cair achando que estava baixando X da Clamp, e realmente estava mas quando abro o arquivo me dou conta de que era apenas a abertura! HAHAHAHAHA

Que filme ruim...!Roteiro mal adaptado, músicas bragas, ritmo corrido...lembro de ter visto uns 2 capítulos na finada revista ANIMERICA, da Viz - impressão em preto e branco, papel de polpa, formatão! Maior que uma folha A4, menor que uma A3 -. O mangá era uma coisa linda de se ver...mas li o mangá na íntegra aqui no Brasil e achei tudo tão meh...!

aiai, nunca pensei que nos dias de hoje a gente não precisaria nem baixar os episódios, bons tempos!

Eu nunca pensei que teria um aplicativo de celular que me dá acesso a tudo quanto é mangá de graça! E sem me ocupar um centímetro de estante! tô nos últimos 60 capítulos de Urusei Yatsura, e digo: que mangá!

-Yo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
8.587
Pontos
703
Eu nunca pensei que teria um aplicativo de celular que me dá acesso a tudo quanto é mangá de graça! E sem me ocupar um centímetro de estante! tô nos últimos 60 capítulos de Urusei Yatsura, e digo: que mangá!

Celular nessa época já era um absurdo!

Urusei é Rumiko, né, cara? só a maior mangaka de todos os tempos!
E pra mim junto de Ranma 1/2 é a melhor obra dela, que me perdoem os fãs de Inu Yasha e Mermaid Saga.

Teve uma época que o próprio site do BaC começou a escrever (brevemente) sobre animes desconhecidos. E tinha no mais tardar 1,2 imagens. Mas conheci o Kimagure por encontros de fãs que tinham aqui na minha cidade aos sábados. O site do BaC deveria ser disponibilizado no cache do google só por nostalgia!

Conheci Kimagure Orange Road numa revista de anime que não me lembro o nome mas tinha uma entrevista com um dos maiores colecionadores de anime do Brasil, ele tinha uma parede imensa cheia de VHS, mas o nível do cara era tipo locadora! Nessa entrevista perguntaram pra ele qual dos títulos dele era o que ele mais gostava e ele respondeu "Kimagure Orange Road" pois foi o final foi uma das paradas mais difíceis dele encontrar.

Isso era por volta de 2001 ou 2002 e eu guardei esse nome na cabeça, quando chegou 2005 vi que o OMDA anunciou o projeto no site, acompanhei até o último episódio e digo que é a minha comédia romântica preferida, pra mim melhor até que Love Hina!

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Reações
10.387
Pontos
1.209
Celular nessa época já era um absurdo!

Celular em 1998? Era um belo de um tijolo! Uma arma em potencial. E nada funcional.

C
Urusei é Rumiko, né, cara? só a maior mangaka de todos os tempos!
E pra mim junto de Ranma 1/2 é a melhor obra dela, que me perdoem os fãs de Inu Yasha e Mermaid Saga.

Fiz uma maratona de episódios de Urusei Yatsura (em quase um ano) e falo para quem quiser me ouvir: pegue! Tem completo lá no torrent do BAKA BT legendado em inglês. Tudo o que você viu por aí bebeu direto nessa fonte aqui.

De certo modo, muitos dos mangás e animes que vi até o momento (e que para mim eram o MÁXIMO) perderam o brilho após acompanhar Urusei. Zillion é um Urusei mais caretinha num cenário futurista (tá lá o protagonista tarado e sem modos, o antagonista riquinho, as meninas bonitas...). Kimagure? Menos personagens, clima mais bobinho, foco maior nos 3 personagens iniciais. Até os tarados do conselho estudantil estão presentes.

Li Ranma há alguns anos, e agora estou acompanhando o anime devagarinho...é bom. Mas é uma outra fase da Rumiko Takahashi. Ela havia entendido qual era o esquema de história que funcionava com a obra dela e foi aplicando as fórmulas que ela aprendeu com Urusei Yatsura.

O desenho animado do Ranma tem o traço redondinho (e lindo) dos últimos episódios do Urusei. A história...lembra Urusei em várias coisas. Mas Ranma não é tão malandro e mulherengo quanto Ataru. Então parece que o personagem não se encaixa exatamente nas confusões propostas.

Para quem acompanhou 100+ episódios de Urusei, não tem como segurar choro ao ver essa abertura (a 4ª):

Urusei é foda! É doido demais! Num capítulo os personagens estão numa comédia romântica, noutro já pulam para conto folclórico japonês, e logo mais dão uma passada numa ficção científica...tudo com humor escrachado! O diretor da primeira fase (Mamoru Oshii, o mesmo do Ghost in the Shell) melhorou, esticou, repuxou, mudou MUITA coisa e para MELHOR!

A competição da menina mais bonita da escola, no mangá, vira uma batalha aos moldes de Ranma 1/2. Não combina com Urusei. No anime vira um troço muito maluco, embolado e anárquico!

O anime retrabalhou um quadrinho, uma piadinha visual minúscula da própria Rumiko introduzindo MEGANE

megane.jpg
(dublado pelo Shigeru Shiba, o mesmo do Kuwabara de Yuyu Hakushô - conheça o cara aqui: ), que reflete muito bem o espírito otaku com seu fã clube da Lum.

Tirou leite de pedra daquela historinha curta e sem sal do Mujaki e transformou num SUPER filme! Beautiful Dreamer! Não é à tôa que esse longa-metragem é cultuado até hoje...

e curioso, justo o diretor, que "deturpou" a obra original, cada vez mais faz filmes de destaque, renomados, que mexem com o pensamento...e a Rumiko faz um mangá "ha-ha", descobrindo uma fórmula e aplicando até exaurir, mas sem a mesma expressividade de 30 anos atrás.

Conheci Kimagure Orange Road numa revista de anime que não me lembro o nome mas tinha uma entrevista com um dos maiores colecionadores de anime do Brasil, ele tinha uma parede imensa cheia de VHS, mas o nível do cara era tipo locadora! Nessa entrevista perguntaram pra ele qual dos títulos dele era o que ele mais gostava e ele respondeu "Kimagure Orange Road" pois foi o final foi uma das paradas mais difíceis dele encontrar.

Isso era por volta de 2001 ou 2002 e eu guardei esse nome na cabeça, quando chegou 2005 vi que o OMDA anunciou o projeto no site, acompanhei até o último episódio e digo que é a minha comédia romântica preferida, pra mim melhor até que Love Hina!

Kimagure é simpático mesmo! Músicas do Shiro Sagisu (o mesmo de Evangelion). Mas pegue para ouvir o "image album" do 2º filme, "Madoka's Piano files". O troço é bão!

MadokasPianoFiles-Front.jpg

Ciplasmed

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
425
Pontos
794
BaC? Brasil anime Club? Devo ter uma edição da revista animax por aqui fazendo a primeira propaganda nacional das atividades dele.

Era uma coisa de louco! Os caras abriam FILA de requisição, você disputava um lugarzinho (eram vagas limitadas, e isso tudo era resolvido em conexão discada de 32-52 kbps, por email, eu nem conhecia irc...ICQ então só veio depois!), comprava uma fita VHS (um trambolhinho) com 3-4 episódios.

E não tinha YouTube na época. Em 1998, quem quisesse ver um anime novo tinha que comprar de um fansubber às cegas (descobri o perfect blue, do satoshi kon, numa brincadeira dessas). No mais tardar rolava um videozinho mpg de resolução minúscula,quadriculado,e pesados 40 MB só com o clipe de abertura.

Ver um anime era burocrático, tá? A velharada daqui sofreu!

Eu lembro que um dos motivos pra ter juntado grana pro meu primeiro PC foi essa parada de fila de requisição do BAC. Quando comprei a máquina em 2000, já não tinha mais isso. Até hoje tenho as Animax. Só não sei se terei por muito tempo pois o espaço pros mangás está acabando. :ksnif

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
26.015
Pontos
899
Tinha uma "locadora" perto de casa, atendia toda a comunidade japa então tinha de tudo.

Topo Fundo