O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fantástica Fábrica de bost... ideias gamísticas fora da caixa OS -> VAMOS REVOLUSSIONAR OS GAMES PORRA

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.065
Reações
58.072
Pontos
2.009
87718

Tive essa luz pra mais um tópico mitológico a partir da discussão sobre os gráficos de GoW5, onde fica escancarado o viés para a evolução gráfica dos games, MUITO longe de qualquer inovação que mude a forma de jogar, inclusive da própria série, quanto menos dos games de maneira geral. Estamos caindo no limbo da mesmice, criando uma bolha que pode ferrar com a nossa tão amada indústria dos games e não estamos fazendo nada, então podem considerar esse tópico como um divisor de águas da indústria.

Numa época onde cada vez mais vemos discussões sobre gráficos e menos de gameplay e inovações, esse tópico se faz necessário pra aflorar a criatividade tetal.
Eu simplesmente não aguento mais essa mesmice, o negócio tá nojento demais.

Ao mesmo tempo, sei que quanto mais o tempo passa, mais ideias foram esgotadas. Entretanto, a velocidade do avanço tecnológico é inversamente proporcional a esse esgotamento, ou seja, quanto mais as tecnologias avançam, novos horizontes aparecem.
Um exemplo que me vem em mente é o DK pro Snes na geração 16 BITS: chegou no ápice da "geração pixelada" e até o advento do 3D (não me refiro aos arcaicos da geração 16 BITS pra trás) já tínhamos esgotado praticamente todas as fórmulas possíveis e as inovações já estavam descambando pro lado gráfico dentro da própria geração, sem necessariamente inovação na gameplay.
Logo depois surgiram os polígonos, ampliando massivamente as novas possibilidades, já estamos na 4ª "geração poligonal" e me bate novamente a sensação que DK bateu na sua época: de esgotamento.

Tempos atrás postei esse tópico:

Estamos diante de uma recessão na evolução nos games? Gráficos X modo de interagir X modo de jogar

Onde criei 3 classificações da forma que eu bem entendi sobre as dinâmicas de evolução dos games:

  • MODO DE VER O GAME: são simplesmente os gráficos, simples como a vida. As mudanças de geração trazem isso a tona, como por exemplo a evolução dos pixels pros polígonos, do HD pra fullHD e assim por diante. Dentro de uma mesma geração ou mesmo hardware, talvez seja impossível inovar, apenas evoluir.

  • MODO DE INTERAGIR COM O GAME: é o que eu disse aí pra cima sobre o wiimote, Kinect e OR. Muitas vezes vem em ondas, parecendo muito mais acessórios do que uma tentativa de evoluir a forma de jogar. Mas simplesmente colocar um ou 2 botões a mais em um controle já representa uma inovação ou evolução. Exemplo: top buttons (botões dos "ombros") do Snes, stick analógico do N64, L2 x R2 no PS1 e daí pra frente. Por trás disso tudo está a interação ENTRE os jogadores, fomentada nos últimos anos pelo advento da jogatina online, mas aí são outros 500 e se enquadra também no item abaixo.

  • MODO DE JOGAR O GAME: essa aqui pra mim é a mais crítica hoje em dia, por ser aparentemente a mais abdicada pelas devs. As mudanças de gerações também trazem isso a tona, mas a inovação / evolução diminui cada vez mais. Vou utilizar um exemplo genérico, mas que serve pra ilustração: Mario. Desnecessário falar da mudança no MODO de jogar do SMW (Snes) pro M64. Mas do M64 pro Mario Sunshine (GC) a mudança foi bem mais sutil. Do GC pro Mario Galaxy do Wii também (aqui entra a capacidade da Nintendo em pensar no modo de INTERAGIR com o game, lançando o wiimote). E o mesmo se aplica na mudança do MG pro SM3DW do WiiU. Nem mesmo a genialidade da BigN é o suficiente pra mudar drasticamente o modo de jogar o game. Esse conceito serve também pra outras séries duradouras, como DK. Então de uma geração pra outra, vemos cada vez mais as distâncias no modo de jogar diminuindo. Não vemos novos recursos nos games, sendo impossível afirmar se é falta de criatividade ou esgotamento das possibilidades. Uma exceção é a Nintendo com o Zelda, que se vira muito bem nos 30, vide as mudanças da franquia de uma geração pra outra, muito se utilizando, claro, da mudança no estilo gráfico (Zelda WW é o maior exemplo).

O tópico é meio antigo mas acho que se enquadra um pouco aqui.

Então, as vezes uma inovação não vem necessariamente pelo avanço tecnológico e nem sempre necessariamente vinculado aos gráficos. Minecraft tá ai pra isso, impossível negar que o game é revolucionário em sua proposta, mesmo com gráficos absurdamente toscos.
E por aqui é a linha do tópico, vamos ver que merdas saem desse cool. E não precisa ser uma ideia pra agora ou algo muito preciso, o negócio é delirar mesmo, f**a-se a aplicabilidade.
Podemos também ter ideias relacionadas a hardware, como novos acessórios por exemplo E também não precisa ser uma ideia muito complexa, pode ser uma simples implementação de gameplay.


giphy.gif


Eu começo!

Poligonização do Google Street View pros games de mundo aberto, principalmente corridas Forza Horizon like - auto explicativo. Acho que já temos um embrião disso com a ferramenta "caminho" do Google. Antes disso, há muito tempo atrás, lembro a primeira vez que acessei o Steet View e logo depois fiquei espantado quando passaram a deixar objetos como prédios em 3D.
Muitos games já usaram mapeamentos reais pros games, mas a minha ideia é mais foda e nos levaria a um novo patamar. Imaginem podemos disputar rachas no Gran Turismo 12: Open World pra PS 7 em Porto Alegre, por exemplo? Não sei se seria aplicável pra games de ação, é com certeza algo impossível, mas games de corrida tem mais limitação de cenário então é mais aplicável. Eu preferiria MUITO MAIS uma implementação como essa em uma futura geração do que upgrade gráfico, podem ter certeza.

CONTINUÃO!
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.954
Pontos
599
Ué mas o Kojima já não fez o game fora da caixa? Espera lançar.
P.s.: fora da caixa também pode ser fora do xone.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
Seria legal um jogo open-world que se passa dentro de uma sala vazia de 2 metros quadrados e você nunca sai dela.

Via Tapatalk
 


Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Tá falando de Death Stranding?

Nao li e nem lerei, mas diquei curioso em saber a que se refere.
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.044
Reações
11.488
Pontos
1.024
Uma pena que VR sempre ficará como tecnologia de nicho, tem muita ideia bacana pro negócio.

Acho um pouco difícil falar em revolução sem pensar em foco. Antigamente esse foco era a diversão, hoje em dia é o entretenimento.
Para sair da caixa, podemos voltar a focar na diversão, ou criar algo novo. Eu poderia falar sobre trazer elementos de jogos para o mundo real, mas não gosto da ideia de jogos como Pokémon Go ou realidade aumentada...não deram certo. Talvez se forem aplicados de outra forma?

No fim, vamos continuar seguindo em jogos comuns e jogando da mesma forma. Olha quantos anos tem a indústria do cinema e sempre surgem ideias novas.
 

BAKADESU

Bam-bam-bam
Mensagens
2.891
Reações
4.115
Pontos
453
Mas isso é o futuro sem mais... pra que criar ambiente 3d se pode usar google street pra criar o universo? kkkk e claro bombou pra caraleo seu tópico!
 
Topo Fundo