O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fantasia Amado e odiado [Retro-análise]

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
210643-fantasia-genesis-screenshot-intro.gif


FANTASIA

Há jogos são verdadeiras obras de arte. Há inúmeros e seu valor artístico é indiscutível. Logo se tornam clássicos e referências para os novos jogos. Neste tópico vamos tratar de um caso um pouco diferente: um jogo baseado numa obra de arte, Fantasia.

WqnzIkC.jpg


Antes da avaliarmos o jogo, para podermos analisar o que se esperava do game e entender por que chamou tanta atenção, um breve resumo sobre o que representou FANTASIA na trajetória do estúdio de Walt Disney.

O FILME

Fantasia surgiu quando a Disney começou a produzir O Aprendiz de Feiticeiro como um curta independente. O resultado ficou tão caro, que o estúdio decidiu seguir o conselho do maestro Leopold Stokowski e criar uma antologia de curtas, para recuperar os gastos originais. Contava com a participação também da Philadelphia Orchestra. Após sucessos anteriores, Walt Disney sonhava alto com esse longa metragem, que considerava na ocasião uma obra-prima de seus estúdios.

============================================

kS4RVcH.jpg


Fantasia se inicia com uma breve seção introdutória na qual Deems Taylor fixa a cena; enquanto Toccata And Fugue In D Minor do compositor Johann Sebastian Bach começa. Nesse início houve muita experimentação visual com ilustrações bastante inventivas e modernas. Essa parte, executada com extremo talento, mas muito abstrata e ousada, não foi aproveitada no game.


============================================

5ixjCyj.jpg


O próximo segmento se trata do famoso balé "The Nutcracker Suite" de Tchaikovsky. O diretor Samuel Armstrong faz um competente trabalho interligando todas as partes individuais do balé em apenas uma peça, com cada uma delas simbolizando uma estação do ano. Tecnicamente, essa parte é brilhantemente executada e impressiona ainda hoje pelo fato de ter sido produzido sem os atuais recursos de computação gráfica.

============================================

mwWZrBl.jpg

O terceiro número é o menos audacioso, O Aprendiz de Feiticeiro de Paul Dukas. Não por coincidência, é a mais famosa e querida das peças entre o público, sendo que foi o pontapé inicial para a produção de todo o resto do filme. Este é um dos únicos segmentos que retrata exatamente a história idealizada pelo compositor ao escrever a música.

Vemos Mickey no papel do feiticeiro afobado que quer aprender seu ofício antes da hora. Ele rouba o chapéu mágico de seu mestre e dá vida a uma vassoura para carregar água em seu lugar. Como resultado de sua preguiça e atrevimento, o camundongo cria algo que não pode controlar.

Fred Moore é o diretor de animação do Mickey neste segmento. É incrível que tenha conseguido convencer Disney a alterar sua personagem mais preciosa. Mickey ganhou olhos muito mais expressivos e um corpo com formas mais flexíveis justamente para interpretar o aprendiz.

9c7ImJu.gif


A música de O Aprendiz de Feiticeiro foi a única não gravada pela orquestra da Filadélfia. Ela foi gravada por uma orquestra formada para uma gravação no antigo Pathe Studios, em Culver City, Los Angeles, por volta de 1938, 1939. Todas as outras composições foram gravadas pela orquestra da Filadélfia, na Filadélfia.

=============================================

n3xgRRn.jpg


Dos músicos cujas composições foram usadas em FANTASIA, o único vivo na época era Igor Stravinsky, cuja criação The Rite of Spring é vista na tela como uma explicação científica da evolução da vida na Terra, desde os primeiros seres microscópicos aos gigantes dinossauros. Stravinsky, que na época disse que a interpretação de Disney era exatamente o que ele havia imaginado, anos depois declarou uma certa descontentação com o desenho, mas isso provavelmente se deve às alterações feitas na música sem sua permissão.

=============================================

sdTZIlm.jpg


O segundo ato é iniciado com sexta composição de Bethoven, The Pastoral Simphony que se trata do segmento mais gracioso. Com seu cenário mitológico, o Monte Olimpo, o elenco de personagens é composto de figuras fantasiosas, como cavalos alados que cortam o céu, sátiros que saltam pelos campos, cupidos e ainda centauros.

Curiosamente, a música originalmente escolhida para a peça era Cydalise de Pyerné, mas Walt resolveu mudar para Bethoven quando considerou que não fornecia o suporte suficiente para desenvolver a história. Por isso nem sempre a movimentação das personagens pareça sincronizada com a música de fundo.

=============================================

esBVLn2.jpg


Após tantas músicas dramáticas, os primeiros bocejos já poderiam começar a surgir. E no momento propício para agitar e preparar todos para o final que se aproximava, Dance of the Hours de Ponchielli entra em cena. É uma sátira muito divertida ao balé clássico que representa as horas do dia por um grupo de animais - avestruzes, hipopótamos, elefantes e jacarés. O resultado é hilariante. Um hipopótamo fêmea num tutu insignificante faz piruetas como se não pesasse uma grama. Dança das Horas tornou-se um clássico da animação cômica. Visualmente, o segmento deve muito ao estilo decorativo e ilustrado dos anos 30. Os fundos são extremamente elegantes e aprazíveis (Art Riley, Claude Coats e Ray Huffine levam o crédito junto com os layouts de Ken Anderson e Hugh Hennesy), combinando formas de curvas suaves com um inovador uso de cores.

============================================

NcVXtsz.jpg


O grande final de FANTASIA vem na forma da união de duas peças que completam uma à outra. A primeira é Night on Bald Montain de Modeste Mussorgsky, ilustrada pelo demônio Chernabog que vive no alto da montanha, e na noite de Hallowen vem atormentar as almas do vilarejo. Esse poderoso desenho se afirma ainda nos dias de hoje como a mais sinistra e adulta obra já produzida pelo estúdio. A maravilhosa animação de Chernabog por Vladimir Tytla ajuda ainda mais a complementar a apresentação.

o0Hxd9V.jpg


Interligado com o Bald Montain vem a belíssima Ave Maria de Franz Schubert, que fecha o filme com os intrincados design de Kay Nielsen e um dos mais extensivos usos da câmera multiplanos.

============================================

Mas Fantasia não fez o sucesso esperado, pelo contrário. Surpreendeu a platéia, que esperava algum conto de fadas similar à Branca de Neve. O carismático camundongo aparecia poucos minutos no filme, frustrando os fãs. Enfim, o público não estava preparado para assistir à Fantasia, desejava outra coisa e, pode-se até arriscar a dizer que, em seu lançamento, Fantasia foi um fiasco. Disney ficou muito magoado com o público e jurou não fazer mais arte, mas apenas tentar ganhar dinheiro. Algum tempo depois Bambi era lançado (Argh!)

============================================

Agora vamos que interessa:

O JOGO

Fantasia é um jogo side-scrolling produzido pela Sega da América e Infogrames, baseado no hoje popular musical da Disney. No game, de single player, o jogador controla o Mickey Mouse durante várias fases na tentativa de coletar as várias notas musicais que de alguma forma sumiram. Cada nível ou obstáculo foi baseado na animação original.

Pode-se derrotar os inimigos saltando sobre eles ou, após coletar as bolhas mágicas, usar um disparo mágico. Em cada nível é necessário coletar um determinado número de notas mágicas escondidas para que o musical de Fantasia ocorra.

============================================

FANTASIA

Developer:
Infogrames
Publisher: Sega
Release date: 1991
Genre: Platform game
Mode: Single player
Platform: Mega Drive/Genesis

Vamos ver as referências da animação na concepção das fases e cores do game:

dG0Z4ns.jpg


HrgpkdV.jpg


yHIjzq7.jpg


glOmkeE.jpg


Gwb96Uk.jpg


FnknR4Y.jpg


6ovuktc.jpg


hy0oEI7.jpg


8eSAvzg.jpg


6dguyhp.jpg


EmvSXap.jpg


UTlXuL7.jpg


Fj2W7fZ.jpg


============================================

CRÍTICA

Ao contrário dos tradicionais jogos com personagens Disney para Mega Drive, Fantasia não foi bem sucedido. Talvez até tenha gráficos e sons poderosos, em alguns momentos, mas a jogabilidade deixa a desejar.

Apesar de ser um game para Mega Drive, reconhecido por seu processador veloz, Fantasia é lento. Há um atraso sempre que Mickey salta ou dispara os projéteis mágicos. Freqüentemente, no que seria um pulo simples a atingir os adversários que meramente seguem seu caminho, sem qualquer inteligência ou agressividade, Mickey esbarra no inimigo e pronto: energia perdida ou morte de um modo bem frustrante.

Os sons do jogo têm a força das composições dos grandes mestres da música. Talvez pudessem ser um pouco melhor trabalhadas, mas os 16Mb do cartucho não seriam suficientes para muito mais do que foi feito. À parte a trilha sonora brilhante, mas um pouco simplificada, não há sons extras que chamem a atenção. Quase não se ouve outra coisa que não as músicas.

Os cenários são baseados na animação do cinema, mas com certeza não contam com a mesma inspiração. Chegam, às vezes, a dar a impressão de que o jogo é mal acabado. Só percebemos que certas áreas da tela são buracos que causam danos quando caímos ali. E algumas plataformas em que precisamos subir se confundem com as cores e detalhes do background. Mas na medida do possível, percebe-se uma preocupação em manter a linguagem visual dos atos, suas cores e estilo.

Como agravante está a dificuldade do game, imprópria para o público desse tipo de jogo. Mickey atrai uma legião de fãs, boa parte crianças, que logo se frustram com a fragilidade e limitações de movimento do camundongo, e que não têm paciência para ficar recomeçando o jogo trezentas vezes, após tomar um game over.

Um pouco como o filme original, Fantasia é um produto de que esperamos uma coisa e que nos apresenta outra. A animação do cinema conseguiu se redimir com o tempo, provando que era um material de absoluta qualidade e que foi incompreendida em seu tempo. O game Fantasia parece que não fará esse caminho, embora apareça em diversas listas de jogos de Mega. Com certeza, amado ou odiado, é um jogo marcante.


============================================

ELOGIOS EXAGERADOS:

As revistas, na época, eram especialistas em gerar expectativas demais sobre jogos comuns. Vejam que fantasia é destaque de capa, com os dizeres "O Reino encantado em seu videogame" ! Como dizem por aí, seria cômico, se não fosse trágico!

OJi91Ov.jpg


A capa peguei do interessante projeto GAME SCANS postado pelo João Luís.

Já tive essa revista. Enche o jogo de elogios, com o único porém da dificuldade, que admite ser elevada.

============================================

DICAS:

Código:
Retiradas de: http://portaldosgames.click21.com.br/

Vidas Infinitas:
No mundo 1-2, pegue uma nota musical em cima de uma plataforma e ganhe uma vida. Vã para a frente até achar uma arca. Pule dentro dela e volte para o começo da fase. Repita tudo de novo até conseguir nove vidas.

Vassoura generosa:
No Castelo, pule na primeira vassoura quando ela estiver no canto esquerdo para fazer aparecer três cristais, duas estrelas e um livro.

Vida e Magia:
No mundo da Terra, entre na primeira caverna. Depois, ande até a primeira plataforma móvel para fazer aparecer uma nota musical. Pule na rocha em frente para surgir um livro. Continue em frente para pegar uma segunda nota. Mate Mickey e repita a operação.

============================================

FANTASIA VÍDEO:



============================================

SCREENSHOTS

5Dgk9zB.png
QE2cCwe.png
ioRSjYF.png
6i5Ljrr.png
HnjuMqT.png
4UpfGEy.png
rjgAuNg.png
Pz9qSbS.png
x5cgWM2.png
Aos3dgk.png
HXZq4vu.png
rt8PsN2.png
Z893Iq3.png
4UlfSJ6.png
wsds6Rh.png


As telas são deste site: http://classicgaminguk.blogspot.com/2012/04/fantasia-sega-mega-drivegenesis.html
 
Ultima Edição:

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.845
Pontos
1.334
Acho que de todos os reviews que você fez esse foi o mais surpreendente. Conseguiu fazer uma ótima e corretíssima análise de um jogo que eu considero decepcionante.
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.156
Reações
16.579
Pontos
1.379
Eu até gostava deste jogo....só que tinha uma plataformas que eu não conseguia alcançar com o pulo...era uma bost... só.
Abraço a todos!!!
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.227
Reações
4.008
Pontos
1.109
Já postei minha opinião sobre o Fantasia do Mega Drive neste tópico quando a OS estava hospedada no Terra.

Fui atrás dele após jogar as versões do Castle of Illusion para Master System e Mega Drive esperando por um jogo do mesmo nível deste jogo.

Os gráficos são bonitos e bem próximos do desenho em que foi baseado, mas a sua jogabilidade é horrível.

Em 1991, assisti o desenho animado depois de ler o artigo sobre o jogo que foi publicado na Supergame no 2 de Agosto deste mesmo ano para saber como seria o jogo e também pela curiosidade sobre sua estória.
 

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.509
Pontos
1.094
[COLOR="darkCyan"]Putz, Edinei...

Esse review estava no ar a mais de 1 semana... Tanto que coloquei no índice mas
acabei esquecendo de postar minha opinião. Como o seu tópico original rendeu
belos comentários (alguns bem engraçados...) vou repostá-los pra não ficar
só na conversa fiada...

P.S: como na minha conta antiga eu escrevi sempre de vermelho, ficou fácil
saber quais eram os meus posts, mesmo sem saber o nome do autor... hehehe...[/COLOR]

"Bazuca" disse:
Antes de mais nada, um duplo "congratulations", Edinei: fez uma put* pesquisa sobre o filme pra depois falar do jogo (não cometendo assim essa penca de vaciladas que vemos em outros reviews pela internet). Como diria meu irmão: "ficou 'profissa'!".

Retrospace também é cultura! [:king]

Quanto ao game, eu achei bem sacado o lance das fases serem baseadas nos 4 elementos. Era uma fórmula que nunca falhava, além de ser bem legal. No entanto, o jogo apenas se limitou a "adaptar" um jogo de plataforma dentro de fases com o "contexto" do filme. Nada além disso (infelizmente...).

Esse lance da velocidade e outros detalhes também contavam contra a qualidade do jogo. Uma pena, pois a premissa do jogo tinha, pelo menos pra mim, um bom potencial, mas que não foi bem aproveitado.

É foda isso...


Também assisti o filme (em VHS) nessa época. Achei tudo muito bonito, mas como era um piá "burro", não entendi algumas cenas... Só o tempo mesmo pra fazer a gente entender sacar certas coisas... :smile

Quanto ao Castle Of Illusion, você disse uma bela verdade. Apesar do visual bonito de Fantasia, Castle Of Illusion era bem melhor (infelizmente, pois dá pena quando um jogo com potencial dá errado).

Acontece... :(

"Bazuca" disse:
Porra, Edinei... Que foda... :(

Se o seu "caso" com Fantasia foi desse jeito (e olha que você fez um tópico bala...), eu nem vou contar o meu "caso" com o jogo Daikatana do PC (é isso mesmo, você não leu errado). Falo daquele FPS do famoso John Romero que levou 5 anos pra ser feito e que diria ser o "Half-Life killer"). Eu conheci a palavra "hype" com esse jogo... Que desgraça de título!

Pelo menos, uma coisa boa eu conseguir tirar dessa situação extremamente ruim: nunca, mas nunca mesmo, espere algo grandioso de um jogo. Se ele for excelente, ótimo (tá no lucro). Agora, se ele não for metade do que você esperou... meu amigo... você vai acabar passando muito, mas muito nervoso... Depois daquela vez, nunca mais deixo o "hype" me controlar!

Melhor eu parar por aqui... (vai ver é por isso que acho esse "hype" todo dos Next-Gen tá me dando dor de cabeça!)

"Bazuca" disse:
Também né, bicho... A Supergame era chupeta da Sega, bem como a Gamepower era da Nintendo... Desnecessário dizer que isso era muito ruim, por não deixava de ser propaganda enganosa bem ralé...

O problema é que isso acontece ainda hoje. Veja o exemplo ridículo que a Nintendo World vem dando (Mário fica amigo do Sonic, Wii é revolucionário, Smash Bros é o melhor jogo de luta já feito etc....). Revista especializada tem dessas TÍPICAS cagadas escritas por "istas" (ou por editores que simplesmente precisam pagar as contas no final do mês)...


...

Depende, cara... Eu diria que a maioria das revistas na época eram "mais ou menos". Outros 2 fatores que contavam muito era a "inocência dos jogadores da época" (eu, por exemplo, tinha 12 anos em 92... era um moleque bobo) e a ausência de internet... Isso tudo contava, e muito...

Hoje em dia o cenário é totalmente diferente daquela época (molecada esperta, internet pra tudo quanto é lado, propagandas diversas e lavagem cerebral de montão). Tem que dar um desconto, né... :smile.
[COLOR="darkCyan"]Bem... Resumindo tudo, podemos concluir que Fantasia era um "conto do vigário" videogamístico... :lol[/COLOR]
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Sim, houve comentários interessantes, UNABOMBER. Valeu por repostar os seus.

Pena tê-los perdido. Gostaria de acrescentá-los, como o grandpa fez em suas repostagens, mas não consigo identificar os usuários (com exceção de você, ;)).

Fantasia era puro marketing. Joguinho fraco "idolatrado" pelas revistas.
 


willian.arruda

Veterano
Mensagens
6.956
Reações
1
Pontos
136
Esse eu não cheguei a jogar, mais lembro que as revistas da epoca pagavam pau pro jogo até não poder mais. Pelo comentarios que eu vi nesse topico, ainda bem que eu não joguei.
 

JBruno

Habitué da casa
Mensagens
2.726
Reações
0
Pontos
76
Bela análise. Me lembro bem quando coloquei as mãos numa versão japonesa desse jogo. Muito difícil e frustrante, apesar dos gráficos e da trilha sonora serem excepcionais.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Não acho Fantasia o pior jogo do mundo, mas havia uma expectativa alta demais, que provocava a frustração nos gamers. E falar mal do jogo parecia proibido. Todo mundo (as revistas) elogiava. No máximo se admitia que era difícil para o público-alvo.
 

Agente Rolf

Veterano
Mensagens
1.877
Reações
16
Pontos
139
Nunca fui muito fã da Disney, mas comecei a gostar de jogos da mesma a partir de Castle of Illusion e Duck Tales.

Infelizmente não consegui "digerir bem" Fantasia. Não fui com a cara do desenho e muito menos do jogo.

Parabéns pelo ótimo trabalho Edinei.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Valeu. Como o tópico subiu, vi agora que ainda estava com as figuras hospedadas no Uol. Ando enfrentando problemas com elas e, já que estava trocando de servidor e editando o tópico, aproveitei para acrescentar dois vídeos do You Tube. Para quem não conhece a animação original, talvez valha a pena assitir, são curtinhos.

:kongpositivo:
 

Neofix

Habitué da casa
Mensagens
374
Reações
96
Pontos
89
Eu tb tinha essa Supergame.
Bons tempos aqueles que eu acreditava que um game poderia ser a melhor coisa que já tinha existido, e ficava imaginando os gráficos e jogabilidade deles...
Não é como hoje que tem internet e vc já fica sabendo tudo de um game antes de ser lançado.
Naquela epoca vc pegava a revista, lia várias vezes, e ficava olhando as fotos bem demoradamente imaginando como seria aquele game rodando na sua casa.
 
  • Curtir
Reações: sux

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Esse tópico era o próximo que tinha visto que precisava restaurar as imagens. Mas antes rejoguei o game com o filhote. Fomos jogando uma fase por vez, Fantasia é estressante de jogar muito tempo. Mas também foi uma experiência nostálgica. Deixar aqui algumas screenshots com o game com filtro CRT. Um belo game, mas extremamente problemático e frustrante.

zEAH82l.png
35A4ixS.png
xjCtV3I.png
KQXPmKd.png
YxRouL4.png
BnwKLqM.png
HWRVgvx.png
IyC6WFy.png
LGUrdDu.png
 
Ultima Edição:

Tauron

Bam-bam-bam
Mensagens
4.074
Reações
28.880
Pontos
453
Eu tive esse jogo lá nos idos dos anos 90 e rapidamente dei um jeito de trocá-lo com algum incauto, é um belíssimo jogo mas como foi falado possui uma jogabilidade ruim, travada e imprecisa e a dificuldade é elevadíssima, praticamente proibitiva pro público alvo, no fim é um jogo bonito mas frustrante.
 

algaldia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.866
Reações
4.143
Pontos
1.089
Amo esse jogo, mas tenho que concordar com as criticas feitas.

O design dos cenarios e do monstros nunca deixava claro o que ia te dar dano ou não, alem de um hit box confuso.

A dificuldade era outro problema, fui dono desse jogo por muitos anos e nunca consegui zera-lo.

Outro problema que eu tinha com ele era pela necessidade de ter que apertar para baixo para o seu pulo desse dano no inimigo e não em você, sempre achei isso idiota.

Mas apesar disso esse foi um dos jogos que mais me marcou do mega drive, junto com Jewel master, spider man vs king pin, street of rage 3, sonic 2, californa games entre outros.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.282
Reações
27.581
Pontos
1.553
Se esse jogo tivesse sido feito em 93 ou 94.... Com nível de produção de um Aladin ou Pocahontas ... Imagina o Esculacho que ia ser!!!!
Mas em 91 os jogos ainda não estavam no auge do mega... Este e Pequena Sereia acabaram ficando mal acabados
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Se esse jogo tivesse sido feito em 93 ou 94.... Com nível de produção de um Aladin ou Pocahontas ... Imagina o Esculacho que ia ser!!!!
Mas em 91 os jogos ainda não estavam no auge do mega... Este e Pequena Sereia acabaram ficando mal acabados
Poderia ser ainda mais bonito com uns mb a mais.

Mas QuackShot é 91, Castle of Illusion 90. E envelheceram muito bem.

Faltou polimento ao Fantasia, que é notavelmente inacabado. Mas um problema irremediável de Fantasia é a mão da infogrames. Fosse feito mais tarde e com mais tempo, mas pela mesma empresa, Fantasia continuaria sendo aquém. Era típico dela jogo até bonito, mas ruim de jogar.

Se pega uma Sega ou Capcom pra fazer fantasia, seria um game fantástico.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.683
Pontos
674
Esse jogo embora bonito para a época sua jogabilidade o tornava um jogo ruim.

Se tivesse tido um melhor polimento em seu gameplay seria um grande jogo.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.787
Reações
7.694
Pontos
1.264
No dia em que comprei o jogo Castle of Illusion, Esse Fantasia também estava lá na prateleira da loja (saudosa Games & Cia) e eu fiquei indeciso entre os dois.

Tive a maior sorte do mundo por ter escolhido o CoI! Joguei (tentei, na verdade, jogar), Fantasia no emulador há muitos anos e sofri a pior derrota nos jogos: nem passei de fase. Apaguei o troço e nunca mais pensei em jogá-lo outra vez.

Pena ter desperdiçado sua análise num jogo tão ruim, mas como fez também a análise do desenho animado cuja qualidade é lendária, salvou todo o esforço.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.191
Reações
23.283
Pontos
1.619
Eu comprei esse jogo original, acreditando com o que apareceu na dita revista e xinguei TUDO ATÉ CANSAR (e em diversas línguas). E também foi um dos jogos que eu me livrei o mais rápido possível, quando tive chance (e pra estragar tudo, eu o tenho DE NOVO, em um cartucho 2 em 1: Castle of Illusion e Fantasia, mas daí, pra xingar mais, o cartucho tem que DESLIGAR E LIGAR pra trocar os jogos e, qual a minha alergia (é isso mesmo) de ver que, Fantasia é o primeiro jogo a se ligar e tem que ter paciência além dos limites pra ver se o outro funciona....)
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.696
Reações
79.507
Pontos
1.839
Um belo jogo visualmente. Mas um jogo m**** pra c***lho ao mesmo tempo.
 
Topo Fundo