O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fatec = só um "peão" com estudos?

Fantasma na Máquina

Bam-bam-bam
Mensagens
1.416
Reações
1.935
Pontos
353
Bem como não posso bancar uma engenharia mecânica/produção e aqui na região nem gratuito, amanhã farei a prova da Fatec Sorocaba para Fabricação Mecânica.

Grade curricular:
http://www.fatecsorocaba.edu.br/pdf/fm.pdf

Porém encontro nenhuma vaga ou estágio q descreva função desse tecnologo, se for para estudar 3 anos e com materias ainda de engenharia para fica operando máquina, é foda né.. sonho de vida de qualquer um fica corre risco de vida operando máquina barulhenta dia todo :klol

Edit: quero trabalhar com Projetos ou no laboratório de Qualidade ou até quem sabe na parte de segurança do trabalho, algo que engenheiros conseguem já esse tecnologo...
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.361
Reações
51.536
Pontos
1.712
É um técnico 2.0
Faço ADS na Fatec de Araçatuba, é interessante, estrutura bacana, vários projetos interligando FATECs e ela participa de bolsas junto de outras faculdade públicas ~~conceituadas~~
Se o curso será bom pra sua carreira de bate-pronto só sua região pra dizer, a grade da FATEC aqui é focada em C# e SQL, mas minha região só emprega Delphi e Cobol (rsssssss, to rindo mas é de nervoso), então o pessoal acaba tendo que migrar ou empreender.
Mas ruim não será.
 

vr-struper

Bam-bam-bam
Mensagens
3.271
Reações
9.012
Pontos
303
Sou formado na Fatec-SP, ADS e te digo uma coisa: quem se forma em uma fatec é garantido que ao menos alfabetizado é, pq nas uniesquinas é só jogar RG que, se não atrasar a mensalidade, te jogam um diploma de volta.

Conheço um cara que não consegue escrever uma frase simples nem mesmo no status do whatsapp (mim isplica, etc) e está no 3º ano de direito de uma uninove...

E consegui um estágio só mencionando onde estudava, abre muitas portas, mas como dito pelo macaco louco, não vai começar ganhando os 8k padrão da OS não. kkk
 

NyKiO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.681
Reações
2.068
Pontos
704
Por incrível que pareça, algumas fatecs (São Caetano do Sul, por exemplo) é uma bela porta de entrada. Aqui, os professores são também professores de FEI, MAUÁ, IF, um número bem grande fez algum tipo de pós em poli/USP/PUC. Mas depende muito da Fatec. Já sai na frente de muita gente, mesmo sem ter nenhum curso no currículo (manjo do assunto, mas aprendi tudo sozinho) só por citar a Fatec lá. A partir daí, ficou mais fácil mostrar ou provar o que eu sei pra empresa. Infelizmente não entrei em nenhuma por questão do horário, já que eu estudo de manhã, mas sempre fui até a última fase [emoji23][emoji23]

Enviado de meu Moto G5 usando Tapatalk
 

Celula da Glia

Habitué da casa
Mensagens
257
Reações
104
Pontos
94
É um técnico 2.0
Faço ADS na Fatec de Araçatuba, é interessante, estrutura bacana, vários projetos interligando FATECs e ela participa de bolsas junto de outras faculdade públicas ~~conceituadas~~
Se o curso será bom pra sua carreira de bate-pronto só sua região pra dizer, a grade da FATEC aqui é focada em C# e SQL, mas minha região só emprega Delphi e Cobol (rsssssss, to rindo mas é de nervoso), então o pessoal acaba tendo que migrar ou empreender.
Mas ruim não será.


Desculpa a Noobice, o que é ADS?
E porra, onde você mora? Delphi e Cobol?Tá num lugar que congelou no tempo? haha
 


LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
O curso é bom e, na verdade, bastante diferente de um Senai da vida... você não sairá de lá capaz de ser um operador de máquina lol.

Sobre as oportunidades de emprego, o problema não é a FATEC. Tem bastante empresas que contratam tecnólogos de mecânica para serviços análogos ao de engenheiro. O problema é que hoje não tem vaga pra ninguém mesmo, a indústria brasileira (no geral) está uma m****.
 

GwanTZ

Bam-bam-bam
Mensagens
320
Reações
437
Pontos
248
Desculpa a Noobice, o que é ADS?
E porra, onde você mora? Delphi e Cobol?Tá num lugar que congelou no tempo? haha

ADS = Análise e Desenvolvimento de Sistema.

Meu amigo vai se formar esse ano em ADS na FATEC Zona "Lost", ops Zona Leste.

Antes de mudar para Guarulhos quase prestei o vestibular também, porém o imbecil decidiu escolher Designer Gráfico na FMU. :facepalm
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.440
Reações
91.019
Pontos
1.503
Considerando que peão é quem está subordinado a um chefe em uma hierarquia funcional de uma organização, eu diria que quase todo mundo, em qualquer instituição, sai como peão com estudos.
Os formandos da FATEC têm boa empregabilidade. Cheguei a fazer um tempinho de ADS, mas tive que desistir por causa do meu trabalho. A instituição pode não ter a estrutura excelente, mas fornece um volume de conhecimento muito bom para ingressar em nosso mercado.

O ruim é que estamos em um país atravessando uma crise econômica e em processo de desindustrialização que perdura por muito tempo.
 

Gary Oak

Bam-bam-bam
Mensagens
1.913
Reações
3.179
Pontos
303
haha sou de federal e também sou peão com diploma do mesmo jeito, ou sem diploma porque ainda não me formei.
 

encerrado.

Supra-sumo
Mensagens
1.077
Reações
480
Pontos
179
FATEC = FACULDADE DE TECNOLOGIA, FA-TEC, é um curso como qualquer outro, é uma faculdade publica e melhor que muitas uniesquinas por ai, agora,essa historia de peão meu amigo, infelizmente, todas são, pra ser patrão a real é que nem formado você precisa ser.. Foi o tempo que uma faculdade garantia uma certa "dignidade"...
 

barbim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
81
Reações
145
Pontos
694
Sou recém formado na Fatec de Sorocaba, fazia Projetos Mecânicos e posso afirmar que tanto a instituição qnto o curso de fabricação são mto bons.
Sempre vejo vagas de estágio nessa área, porém costumam ser bem concorridas.
Tecnólogo de fabricação como operador de máquina tb nunca vi
 

Fantasma na Máquina

Bam-bam-bam
Mensagens
1.416
Reações
1.935
Pontos
353
Pessoal não entendeu: ser formado em Direito e ser peão em uma agencia de advogacia é diferente ser peão estoquista que carrega garrafas de vidro o dia inteiro(já fiz uma m****).

Enfim vou melhorar: dúvida é se vou estudar 3 anos na fatec, q é mais tenso que muita engenharia de uniesquina, para no fim fazer serviço de só operar máquina como qualquer curso profissionalizante do Senai de 100 horas.

Sempre vejo vagas de estágio nessa área, porém costumam ser bem concorridas.
Tecnólogo de fabricação como operador de máquina tb nunca vi

E no estágio tinha descrição das funções? Vc estagiou?
Quando vejo fabricação mecanica video é aula de usinagem ou soldagem, se foder nao vou estudar 3 anos para fazer mesma coisa q um cara do Senai faz com curso de 2 meses.
 

trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.466
Reações
26.085
Pontos
1.109
Na região onde eu moro a fatec sempre tem boa empregabilidade, mesmo em multinacionais.

Acho que a fatec não tem o reconhecimento que deveria, já estudei em 2 uniesquinas e posso afirmar que tanto o ensino quando a abordagem profissional são ótimos.

Mas é aquela história, com essas uniesquinas por aí diploma qualquer um tem, então o negocio é pegar o seu o mais rápido possível e partir pra alguma especialização, seja pós ou algumas certificações, aí sim vc começa a se sobressair.

Pelo que eu vi, o OP tem uma visão errônea de faculdades em geral, visao que muita gente tem, no Brasil pelo menos a faculdade não te ensina a trabalhar, muito menos na área de TI, no máximo vc estuda pra pegar o diploma, o dia a dia no trampo é totalmente diferente, mas totalmente mesmo.

Vc só vai começar a aprender alguma coisa quando começar a estagiar e olha lá, vai depender da empresa.
 
Mensagens
808
Reações
1.185
Pontos
183
Na região onde eu moro a fatec sempre tem boa empregabilidade, mesmo em multinacionais.

Acho que a fatec não tem o reconhecimento que deveria, já estudei em 2 uniesquinas e posso afirmar que tanto o ensino quando a abordagem profissional são ótimos.

Mas é aquela história, com essas uniesquinas por aí diploma qualquer um tem, então o negocio é pegar o seu o mais rápido possível e partir pra alguma especialização, seja pós ou algumas certificações, aí sim vc começa a se sobressair.

Pelo que eu vi, o OP tem uma visão errônea de faculdades em geral, visao que muita gente tem, no Brasil pelo menos a faculdade não te ensina a trabalhar, muito menos na área de TI, no máximo vc estuda pra pegar o diploma, o dia a dia no trampo é totalmente diferente, mas totalmente mesmo.

Vc só vai começar a aprender alguma coisa quando começar a estagiar e olha lá, vai depender da empresa.
Pelo menos em ADS os que sairam da Fatec parecem serem disputados a tapa por empresas
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
Muito tempo atrás neguinho mostrava o diploma da USP e o chefe do RH já entregava o pote de vaselina e ficava de quarto para ser enrabado.
Hoje em dia isso mudou, se o cara da uniesquina produz mais que o cara da USP, a vaga será dele.
Diploma é apenas um pedaço de papel, a empresa quer lucro e não status de funcionário.
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
dúvida é se vou estudar 3 anos na fatec, q é mais tenso que muita engenharia de uniesquina, para no fim fazer serviço de só operar máquina como qualquer curso profissionalizante do Senai de 100 horas.
Fatec é diferente que o senai. O Senai está mais para Etec.
técnico é diferente de tecnólogo. Ele é o meio termo. Ae depende o que tu quer e como vc trampa.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Pra que Fatec se você pode fazer Pronatec

maxresdefault.jpg
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.881
Reações
40.447
Pontos
1.444
Me formei na Fatec, e não se engane achando que é facil, os caras reprovam sem do.

Mas quanto a vida profissional, pouco importa, o que conta é QI e experiência. Fazendo Fatec, Uninove ou USP, tanto faz (obviamente universidades melhores formam profissionais mais capazes, mas na "vida real" depende mais de suas habilidades proprias e de quem vc conhece do que te ensinam na sala)
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Pessoal não entendeu: ser formado em Direito e ser peão em uma agencia de advogacia é diferente ser peão estoquista que carrega garrafas de vidro o dia inteiro(já fiz uma m****).

Enfim vou melhorar: dúvida é se vou estudar 3 anos na fatec, q é mais tenso que muita engenharia de uniesquina, para no fim fazer serviço de só operar máquina como qualquer curso profissionalizante do Senai de 100 horas.



E no estágio tinha descrição das funções? Vc estagiou?
Quando vejo fabricação mecanica video é aula de usinagem ou soldagem, se foder nao vou estudar 3 anos para fazer mesma coisa q um cara do Senai faz com curso de 2 meses.
Relativo meu caro colega, estou no ultimo semestre de Eng. Mecânica mas tenho este mesmo curso de 100 horas de operação de CNC, bom, hoje em dia se tu tem experiencia e fazer café com certificado já na sai na frente de muitos, então eu não faria piada com isto.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.956
Reações
26.971
Pontos
1.844
Como muitos falaram o "pedigree" do diploma, abre portas no começo da carreira, FATEC você talvez comece em uma porta mais baixa, mas na hora da carreira, depende da competência, relacionamentos e sua carreira vai ser traçada por você, FATEC é um ótimo curso de qualidade e existem

Aliás essa lista achei bem interessante
https://www.mundovestibular.com.br/...cnologos-em-alta-no-mercado/Paacutegina1.html
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Legal, CNC nem é tão ruim assim, foda é torno convencional.

E as materias teóricas, parecidas com o do seu curso?
Como assim teóricas? De tecnólogo? Eu não sei bem como é o curso, meu tio é formado em tecnólogo mas eu fui dar uma olhada no que ele aprendeu e tudo muito mais básico, a parte de calculo em si é bem simples, agora as teorias mecânicas vi que ele aprende outras coisas diferentes da eng., mais voltado para manutenção de máquinas.
Eu fiz os cursos bem por que na Eng tu não aprende porra nenhuma da vivência, aprendi muita coisa de CNC de programação e como a máquina funciona no curso a parte, por que na faculdade em si tu só vê imagem, tanto que eu tive que ensinar meu professor de programação, vários macetes que ele nem fazia ideia do que se tratava.
Não adianta, eng é só um diploma e uma sopa de letrinhas, as matérias mais aproveitáveis na minha opinião foram as de gestão e economia, que pude aplicar onde trabalho.
O resto ou aprendi alguém me ensinando aqui na empresa ou aprendi em cursos online/presenciais.
 

Fantasma na Máquina

Bam-bam-bam
Mensagens
1.416
Reações
1.935
Pontos
353
O resto ou aprendi alguém me ensinando aqui na empresa ou aprendi em cursos online/presenciais.
Não adianta mesmo só depender do superior, é mais como uma base mesmo.
Eu vou terminar meu inglês avançado agora e ja fazer outra lingua(frances ou espanhol). E ao longo do curso ficar de olho nos cursos complementares.
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
Como assim teóricas? De tecnólogo? Eu não sei bem como é o curso, meu tio é formado em tecnólogo mas eu fui dar uma olhada no que ele aprendeu e tudo muito mais básico, a parte de calculo em si é bem simples, agora as teorias mecânicas vi que ele aprende outras coisas diferentes da eng., mais voltado para manutenção de máquinas.
Eu fiz os cursos bem por que na Eng tu não aprende porra nenhuma da vivência, aprendi muita coisa de CNC de programação e como a máquina funciona no curso a parte, por que na faculdade em si tu só vê imagem, tanto que eu tive que ensinar meu professor de programação, vários macetes que ele nem fazia ideia do que se tratava.
Não adianta, eng é só um diploma e uma sopa de letrinhas, as matérias mais aproveitáveis na minha opinião foram as de gestão e economia, que pude aplicar onde trabalho.
O resto ou aprendi alguém me ensinando aqui na empresa ou aprendi em cursos online/presenciais.
tecnólogo é um curso rápido pra te jogar no mercado, é baseado na prática e com isso deixa a teoria de lado.
já o bacharelado é importante caso você queria seguir carreira acadêmica.
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
903
Reações
1.428
Pontos
583
Faculdade hoje é o novo ensino médio dos anos 70/80. Hoje sem faculdade você está fadado a ganhar salário mínimo, se ganhar. Claro que SEMPRE vão existir os pontos fora da curva, mas o padrão é isso aí. Sou graduado em Sistemas de informação e pós graduado em gestão de projetos, trabalho na área de sistemas mas não consegui entrar 100% em projetos, tô lá no 50/50 pois sou da area de analise/desenv e atuo em partes de projetos, ainda não tô na gestão dele como deveria ser um PMP (preciso dessa certificacao). Meu salário hoje beira lá seus 5k, em épocas de vacas gordas onde tem muitos projetos e horas extras consigo tirar lá uns 7k (ainda não alcancei o padrão OS de 8k), mas não posso reclamar, meu trampo é bem tranquilo e tenho vários beneficios, sendo um dos mais interessantes (se não o mais) a possibilidade de trabalhar de casa quando necessário, então posso resolver problemas pessoais sem perder o dia de trabalho.
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.026
Reações
3.572
Pontos
709
Já que você é de Sorocaba, não tentou as bolsas filantrópicas da FACENS?
Sou formado em Eng Elétrica lá e recomendo fortemente. Além disso, eles tem FIES, Pro Uni, financiamento próprio e etc.
Caso se interesse por uma faculdade online, tem a UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de SP), professores de lá são da USP, Unesp e Unicamp, possui o curso de eng. produção e é totalmente grátis. Acho que o vestibular dela já foi, mas deve abrir no próximo semestre.
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.026
Reações
3.572
Pontos
709

Sim, vi diversos amigos fazerem técnico no SENAI ou FATEC antes de ingressar em Engenharia. Lógico que depende da carga horária da faculdade, mas abate muita coisa. Um amigo meu fez SENAI e precisava de 2 anos pra se formar em Engenharia Elétrica, tudo bem que ele levou de barriga e demorou 4 anos, mas entrou com matérias já descontadas.
 

Fantasma na Máquina

Bam-bam-bam
Mensagens
1.416
Reações
1.935
Pontos
353
Já que você é de Sorocaba, não tentou as bolsas filantrópicas da FACENS?
VOu ver dessas bolsas, é muito boa mesmo Facens, meu sonho estudar lá kkkkk.
E sobre Prouni e FIes, tenho que ver se quem tem superior pode entrar nesses programas(quando eu tiver terminado a Fatec).
ENgenharia de Produção EAD? Será que funciona mesmo sendo publica?
 
Ultima Edição:

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.026
Reações
3.572
Pontos
709
VOu ver dessas bolsas, é muito boa mesmo Facens, meu sonho estudar lá kkkkk.
E sobre Prouni e FIes, tenho que ver se quem tem superior pode entrar nesses programas(quando eu tiver terminado a Fatec).
ENgenharia de Produção EAD? Será que funciona mesmo sendo publica?

A Facens iniciou as aulas já, mas sempre tem as bolsas, tem que ver as regras e como funcionam, fora que tem a bolsa mérito pra quem consegue passar nas primeiras posições do vestibular.
Pelo que eu saiba, você não poderia fazer o Pro Uni, mas seria permitido o FIES. Dá uma procurada no site dos dois que deve encontrar as informações.
Tem gente que curte a UNIVESP e outros não, depende. Tem que pesquisar e colher informações sobre ela pra formar sua opinião.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.254
Reações
24.347
Pontos
1.419
Caraio, quanta gente da área e aqui de Sorocaba.

Trabalho com projeto mecânico e esta pesando não ter um diploma de engenheiro, então por esse lado a FATEC é um problema. Ao mesmo tempo, vc vai aprender MUITO mais que qualquer Unip, Uniso, Esamc, Anhanguera... Facens é realmente muito boa.
No meu caso, como só quero o diploma, estou vendo de reabrir matricula na Unip, pois já fiz curso la a uns anos atrás e quero ver se elimino umas matérias.

Nessa área existe muito mérito sim, mas o QI é forte também, pois conheço muito engenheiro pé de chinelo que não sabe nem o que esta fazendo em alguns cargos por ai que só entraram por serem indicações. Já aviso também que projetos é uma área bem ingrata, demanda experiência demais, é difícil, gera muita cobrança e paga cada vez menos por conta da facilidade em se importar equipamentos da China.

E peão vc sempre vai ser se não trabalhar por conta própria.
 

Fantasma na Máquina

Bam-bam-bam
Mensagens
1.416
Reações
1.935
Pontos
353
Ao mesmo tempo, vc vai aprender MUITO mais que qualquer Unip, Uniso, Esamc, Anhanguera... Facens é realmente muito boa.
No meu caso, como só quero o diploma, estou vendo de reabrir matricula na Unip, pois já fiz curso la a uns anos atrás e quero ver se elimino umas matérias.
Uniso é ruim? Achei que fosse boa quase como a Facens kkkkkkk

Quando vc iniciar as aulas na UNIP, diz ai que materias vai faltar para se forma, curioso. Sei que na Fatec não tem Calculo/Fisica III e IV(não sei se todas as engs vao até o IV) e nenhuma aula de Química em Projetos e Fabricação Mecânica.
 
Topo Fundo