O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Faz diferença fazer uma boa faculdade de TI?

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Estou pensando em fazer sistemas de informação na UFMG, pq parece q da pra entrar com 721 pontos (minha nota no Enem). Será que vale a pena ir pra lá nem que seja pra ter networking ou ir pra qualquer faculdade tá valendo (se for assim, estou pensando em ir pra ufop pq o custo de vida lá é muito mais baixo)
 

find

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.399
Reações
6.124
Pontos
1.294
Resumo de TI:

Bom programador (aprendeu sozinho pois faculdade pouco ensina, ensina o básico de 2 a 3 linguagem e o mercado pede conhecimento médio em 10).

Ser mulher (há empresas que preferem mulheres mesmo que tenham muiiiitooooooo menos conhecimento, vamos lacrar!)

Network.

Diploma.

Diploma de instituição reconhecida.

Tapatalk.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Faculdade não serve pra b*sta nenhuma, mas se vc não tem auto controle de conseguir estudar sozinho então faça uma faculdade, eu fiz justamente pq nao tinha essa dedicação (que aliás é pra poucos).

Mas na faculdade não aprende b*sta nenhuma relevante, nada que um google não me ensinasse. Meu professor de verdade foi um raspberry pi, uma plaquinha de $30 dolares que me introduziu em linux, banco de dados, web service, python, elétrica e daí pra frente fui fazendo meu próprio caminho.

Junto com a faculdade fiz um curso de big data, esse sim que fez diferença no meu currículo. A faculdade foi só pra não ficar em casa acordando meio dia e jogando dota o dia inteiro.
 


dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.729
Reações
94.287
Pontos
2.179
Aqui na região de Blumenau, para empresas mais tradicionais, ainda é uma coisa bem vista.

E na prática, eu percebo que quem fez faculdade costuma estar um patamar acima mesmo. Sim, da para aprender tudo sozinho, mas o brasileiro em geral só estuda o mínimo para conseguir um trampo. A faculdade pelo menos te faz ter um apanhado geral da computação.
 

Mek

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
960
Reações
2.635
Pontos
684
Ter o diploma de uma faculdade muito concorrida mostra que você foi suficientemente inteligente ou dedicado para vencer a concorrência. As melhores empresas filtram assim quando querem um estagiário.

Ou um efetivo. Sua colocação foi cirúrgica.

Visão limitadíssima condenar instituição de ensino como inútil.

Nunca é uma coisa ou outra, mas sim o conjunto da obra. Uma boa instituição federal atestando sua capacidade, experiências extracurriculares e MUITO estudo individual para domínio técnico da ciência.
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Diploma não quer dizer nada.! Só serve para o RH. Faculdade da vida e a melhor. Eu vejo mais isto nos currículos que analiso do que outros pontos.

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Não entendi nda! Explica ai.

Tapatalk.

Vc assina "Tapatalk."

E tinha feito uma lista no post anterior. Daí fiquei sem entender pq vc teria colocado Tapatalk na lista depois de "Diploma de instituição reconhecida."

Só no segundo post que vi que "Tapatalk." é sua assinatura de post.
 

Biff89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.323
Reações
2.378
Pontos
759
Esse assunto volta e meio aparece aqui e minha colocação segue a mesma. Uma boa faculdade vai te por a prova de muita coisa dentro da computação. Você vai entender o mecanismo de como as coisas funcionam por trás das cortinas, ou seja, pode mudar a cor da grama do terreno, mas você sabe que ainda é uma grama; sua adaptação vai ser rápida porque, no fim, você sabe o que é e o que uma grama faz (analogia porca, mas dá pra entender). No trabalhos práticos, você não pode simplesmente fazer a coisa funcionar, terá que justificar todas suas escolhas, pois você será questionado sobre elas. Isso tudo de dá um poder analítico imenso, em especial quando se combina as áreas da computação, o que, se respeitado durante seu trabalho profissional, resultará quase sempre num trabalho de qualidade.

Acho que uma boa instituição vai te dar um poder de fogo bem grande, o que um cara sem faculdade vai ter que correr muito pra conseguir, pois não terá a mesma experiência acadêmica (não é incapaz de obter o mesmo conhecimento, só vai ser mais difícil).

Networking não comento muito porque independe, mas ambientes acadêmicos atraem grandes empresas. Conheço dois colegas que saíram da faculdade e foram direto pra Google, por exemplo. Outros dois foram chamados pra Amazon. Quem sabem esses não me chamam uma hora? hehe

Se tu sabe que é TI/Computação que tu queres, então investe na UFMG.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Na internet, de fato, tem como aprender a programar, mas na faculdade eles tendem ir mais a fundo sobre isso. O que muitos aqui disseram é verdade, mas depende do ponto de vista. O lado bom da faculdade é que você vai lá para aprender sobre coisas básicas da computação, como se fosse algo genérico. Daí, o resto é com o aluno, mas com a base que se adquire lá, é o suficiente para se virar com qualquer linguagem ou com qualquer problema. Essa analogia de "Meia hora de aula na internet vale mais que 4 anos de faculdade" é como dizer assim: pronto, 2 + 2 = 4. Mas a questão é, por que 2 + 2 é 4? a faculdade busca mostrar o porque e como chegar nesse resultado.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Basta não ser ruim. Se for de média pra boa, já tá valendo.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
@Comedor de Caixinha Gostaria de saber sua opinião sobre o assunto já que vc que faz contratações na area de TI

Entrevistadores de TI em geral não se importam muito com nome de faculdade não. Fazer faculdade é importante...qualquer uma vale. Ainda mais se o fator determinante é o dinheiro...é mais importante você demonstrar interesse e que está fazendo o máximo dentro do seu alcance. Pode até ser EAD...pessoalmente vejo pouco preconceito com elas....mas sou de SP capital, não posso falar por outras regiões.

O que talvez ajude em relação a faculdade é ter programas ou parcerias para ajudar na colocação profissional, que algumas tem (principalmente particulares). Sobre networking, acho impossível saber de antemão qual irá lhe ajudar...a maioria dos alunos é novato na área e precisa ter sorte pra pegar algum professor que tenha contatos e que goste de você pra indicar.

Enfim, do ponto de vista do contratante.....pra mim, qualquer uma serve,
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.729
Reações
94.287
Pontos
2.179
Não sei que faculdade alguns andam fazendo. Tem sim umas cadeiras tem filler mesmo, tipo calculo número, estatística, mas tem disciplinas incríveis na ciência da computação. Agora eu trabalho com web, que é tão alto nível, que realmente, o que adquiri na faculdade é muito overkill. Mas quando trabalhava com C++, de vez em quando tinha que fazer pesquisa na biblioteca para salvar meu pescoço.
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.883
Reações
11.961
Pontos
753
O que me incomodava na faculdade era o baixo interesse da turma (isso nivelava pra baixo o curso), tanto na pública como na particular. No técnico a galera era bem mais empolgada e te levava pra cima, um ensinando o outro.

Na minha situação atual nem olharia faculdade pra contratar. Olharia Github, bate papo, capacidade de resolver problemas.

Mas essa é minha realidade, precisa resolver problemas rapidamente e estar sempre automatizando as coisas.

Agora se fosse pra recomendar, diria pra ir na melhor faculdade disponível. Isso coloca a sorte a seu favor.
 
Ultima Edição:

Sharrakor_FO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.249
Reações
4.274
Pontos
1.304
Uma faculdade boa vai te dar conhecimento em vários campos distintos da computação. Isso te abre um grande leque de oportunidades de emprego. Além disso em cada área a chance de você ser mais capacitado que alguém que não fez faculdade é maior.
Obviamente a faculdade não vale de nada se você não dar dedicar ao curso.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Faculdade é só para abrir a mente, vai ver tudo e não vai aprofundar em nada. Não recomendo faculdade para ser programador, para um cargo administrativo pode ser que sim em empresas corporativas, pois creio que um profissional de visão generalista lidere melhor que um técnico, TI não é só código, tem engenharia de software por trás, eletrônica, tem redes, tem matemática.
 

vivinho

Bam-bam-bam
Mensagens
672
Reações
856
Pontos
293
Cara, sou formado em Ciência da computação em uma Uni da vida e por experiência, digo que vale a pena como uma base se vc não tem conhecimento teórico das tecnologias arcaicas, e muita matéria “inútil” de faculdade só vai fazer sentindo anos depois quando vc tiver bastante experiência de mercado, principalmente pra área de desenvolvimento.
Agora falando de faculdade + empregabilidade, diria que o que mais vale é o QI + mais batente experiência técnica com certificações, porém as empresas mais tops multinacionais só recrutam com diploma, independente do QI ou capacidade técnica.
Eu atualmente to numa multi, mas só consegui por QI de um brother que fez curso pra uma certificação comigo e o dilploma foi um mero checkbox obrigatório do RH.
Apesar de eu não ser muito fã de faculdade, ainda acho que vale a pena pra situações que vc nem sabe que podem surgir na sua carreira ao longo da vida ou até mesmo pra imigração pra outro país como pontos... enfim, são só poucos anos e apesar dos perrengues, eu ainda recomendo.
 

osso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.753
Reações
145
Pontos
794
Você provavelmente não vai trabalhar no Google ou equivalente sem fazer uma faculdade de primeira linha tipo UFMG.

Até rola, mas é BEM mais difícil. Dito isso, você provavelmente não vai trabalhar no Google de todo jeito, então ir pra uma faculdade de segunda linha mas que ainda te ensine o suficiente pra ser um profissional médio não é o fim do mundo.

Sent from my Pixel 3 using Tapatalk
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Você provavelmente não vai trabalhar no Google ou equivalente sem fazer uma faculdade de primeira linha tipo UFMG.

Até rola, mas é BEM mais difícil. Dito isso, você provavelmente não vai trabalhar no Google de todo jeito, então ir pra uma faculdade de segunda linha mas que ainda te ensine o suficiente pra ser um profissional médio não é o fim do mundo.

Sent from my Pixel 3 using Tapatalk

Trabalhar no Google só presta por portfólio, o baixo clero não aguenta dois anos, e eles pagam salário de mercado.

Essas big techs são abusivas pelo que parece, esse ambiente descolado é uma bela faixada pro cara ficar pressionado a dar resultado(escravizado), alguém acha mesmo que vai ficar jogando stadia no trabalho? Kkkkk

É tipo uma fantasia pra inglês ver. O bom é depois que você saí e vai ganhar o dobro em um empresa menor como gerente/tech lead.
 
Ultima Edição:

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
se vc entrar em curso superior com fluência em 04 linguagens (PT, EN, matemática e representação gráfica), vai poder acelerar e fazer ele rapidamente, passando para os tópicos que te interessam

caso contrário é melhor nem entrar mesmo, curso superior é para quem não quer perder tempo. Tu entra lá, faz as matérias obrigatórias estudando por conta (nem precisa sair de casa), aliás, tu só precisa ir para lá para preencher papelada e fazer um ou outro procedimento que demanda laboratório ou coisa do tipo, o resto é com você
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.151
Pontos
1.503
Se der pra fazer essa, faça. Mas ainda acho mais negócio fazer uma bem podreira e estudar por fora. A pública vai exigir bastante de você e durante o curso ficará mais difícil estudar por fora, mas é de graça...
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.729
Reações
94.287
Pontos
2.179
Tem que ver que nem toda empresa faz só o feijão com arroz. Já vi sistemas que tem sua própria linguagem de script para programar relatórios ou calculos de folha de pagamento complexos. Para programar uma linguagem de programação precisa de formação em CC. Ou para trabalhar com banco de dados enormes, chega uma hora voce precisa saber como um banco de dados funciona por dentro.

E outra tendencia que estou vendo, é que tem empresas que gostam de alguem com especialidade em outra area por conta da regra de negócio. Voce pode ter formação em contabilidade e ser contratado para uma empresa de TI por esta habilidade. As vezes é mais fácil ensinar um especialista em uma area a programar, que um desenvolvedor uma regra de negócio fudida.

E também já vi gente ser contratado pelos idiomas que fala. Tem empresas de todos os tipos. O bom é que tem várias estratégias para entrar no mercado de trabalhado e formar uma carreira.
 

Macaco Louco

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.394
Reações
1.086
Pontos
608
Uma boa universidade faz toda a diferença. Não vá na onda dos que dizem que em TI não precisa de graduação. Uma coisa é você fundar uma empresa sem graduação, como o criador do Facebook, outra coisa totalmente diferente é você entrar no quadro de funcionários do Facebook sem graduação.

Quanto a UFMG e UFOP, ambas são boas e reconhecidas. No entanto, se puder escolher, opte pela UFMG por estar em Belo Horizonte, vai facilitar na hora de encontrar estágio no final da graduação.

Quando entrar no curso, tente de toda maneira se manter em fase no curso. Evite ao máximo reprovações. Quando você reprova demais você acaba fechando portas importantes, como projetos de IC, monitoria, tutoria e até mesmo um mestrado acadêmico após a conclusão da graduação. Evite entrar na onda de repúblicas, é um atraso de vida. Se puder, não more em república, principalmente se for estudar na UFOP.

Por fim, não arrume encrenca com professor. Ele poderá te ajudar demais se quiser, assim como poderá te jogar para escanteio, e acredite, você não vai querer isso. Lembre-se que em 4 anos você sai da universidade, e ter um professor para te recomendar para uma empresa ou mestrado faz a diferença.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.325
Reações
29.450
Pontos
1.424
Estou pensando em fazer sistemas de informação na UFMG, pq parece q da pra entrar com 721 pontos (minha nota no Enem). Será que vale a pena ir pra lá nem que seja pra ter networking ou ir pra qualquer faculdade tá valendo (se for assim, estou pensando em ir pra ufop pq o custo de vida lá é muito mais baixo)
O networking que você faz lá pode fazer toda a diferença sim.

Mas dependendo do que busca dazer ciência da computação te prepara melhor.
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
Por fim, não arrume encrenca com professor. Ele poderá te ajudar demais se quiser, assim como poderá te jogar para escanteio, e acredite, você não vai querer isso. Lembre-se que em 4 anos você sai da universidade, e ter um professor para te recomendar para uma empresa ou mestrado faz a diferença.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

essa é a parte mais difícil: agentar nego folgado
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Na minha experiência a faculdade ajuda, principalmente em conhecimento teórico e no checklist obrigatório de algumas empresas. De qualquer forma conheci bons desenvolvedores que nem são formados na área, com formação em educação física, química ou mecânica. Pra começar a trabalhar o "quem indica" pode ser bem útil, nisso a faculdade vai te ajudar também pelo networking. Faculdades maiores e mais famosas vão ser boas também tanto pelo nome no currículo quanto pelas empresas que fazem parceria e projetos junto com a mesma.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo