O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fiat Chrysler e Peugeot anunciam acordo de fusão

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.658
Reações
22.038
Pontos
1.774
Fiat Chrysler e Peugeot anunciam acordo de fusão
Juntas, formarão a quarta maior montadora do mundo, com marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën. Plano já tinha sido anunciado em outubro, mas ainda não há detalhes sobre eventuais impactos no Brasil.

Os conselhos da montadora francesa PSA, dona da Peugeot, e da Fiat Chrysler (FCA) aprovaram nesta quarta-feira (18) um acordo para uma fusão, concretizando a negociação que foi anunciada em outubro passado.
Juntas, as empresas formarão a quarta maior montadora do mundo, cujo nome ainda não foi divulgado. Ela terá marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën.
A fusão deverá ser completada em aproximadamente 1 ano e meio, a partir deste anúncio, e as propostas estão sujeitas às aprovações de acionistas. Cada uma das duas companhias terá metade das ações deste novo grupo.

99196
Carlos Tavares, da PSA, e Michael Manley, da FCA, assinam acordo de fusão — Foto: FCA/Divulgação

Carlos Tavares, da PSA, e Michael Manley, da FCA, assinam acordo de fusão — Foto: FCA/Divulgação

As fabricantes não divulgaram de imediato se haverá algum impacto nas operações brasileiras. O G1 procurou a PSA e FCA para que comentassem.
A FCA disse que todos os detalhes são os presentes no comunicado. A PSA afirmou que ainda não é possível prever efeitos no mercado brasileiro e reforçou que o prazo para concluir a fusão é de até 15 meses.
A Fiat Chrysler tem duas fábricas no país, uma em Betim (MG) – a maior do Brasil – e outra em Goiana (PE). A PSA produz carros em Porto Real (RJ).

Detalhes sobre a fusão:


  • Fusão criará a 4ª maior fabricante de veículos do mundo, com 8,7 milhões de unidades vendidas;
  • A FCA teria acesso às plataformas de veículos mais modernas da PSA, ajudando-a a cumprir regras rígidas de novas emissões;
  • Todos os segmentos serão considerados, de carros de luxo, a SUVs, picapes e comerciais leves;
  • Ainda não há previsão de quando será apresentado o primeiro modelo da fusão;
  • Foco será em duas plataformas: uma pequena e uma compacta/média;
  • Total de 3,7 bilhões de euros em economias anuais;
  • Custo total para alcançar essas economias é estimado em 2,8 bilhões de euros;
  • Fusão terá proporção 50/50;
  • Empresa controladora do grupo será sediada na Holanda;
  • Não são considerados fechamentos de fábricas;
  • O atual executivo-chefe da Peugeot, Carlos Tavares, será o CEO e membro do conselho em um mandato inicial de 5 anos;
  • O atual presidente da FCA, John Elkann, será o presidente do novo grupo;
  • Nome do grupo ainda não foi definido.


O executivo-chefe da Peugeot comemorou a união e afirmou que a empresa criada na fusão será ainda mais competitiva.
"É importante enfatizar que esta é uma fusão entre duas empresas saudáveis, lucrativas, que estão fazendo grandes coisas em seus mercados", disse Carlos Tavares.
"É melhor estarmos juntos do que como duas empresas sozinhas, para enfrentar os desafios que temos à frente", completou. Tavares afirmou que FCA e PSA são "complementares" e se beneficiarão pela força de cada uma em diferentes mercados.
Enquanto a FCA utilizará da força da PSA na Europa, a PSA buscará oportunidades pela sólida posição da FCA nos Estados Unidos e América Latina.

"A gente não pode dizer que emissão zero é a solução para atender às expectativas do agora, a gente não pode dizer que emissão zero é a solução para atender as expectativas dos cidadãos. Entendemos que os clientes vão pedir não só emissão zero e segurança, mas também carros acessíveis (baratos)", disse Mike Manley, CEO da FCA.

De acordo com um comunicado conjunto das marcas, a fusão vai ajudar a nova montadora a lidar com os grandes desafios do setor, incluindo a desaceleração global da demanda e a necessidade de desenvolver carros que poluam menos, para atender às regras de emissões de gases.

"Queremos entregar mobilidade limpa, mas também segura e acessível aos nossos clientes", resumiu Tavares.

Nova empresa terá 14 marcas

Ao todo, o grupo será composto pelas marcas Abarth, Fiat, Jeep, Dodge, Lancia, Ram, Chrysler, Alfa Romeo, Maserati, Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall, permitindo atender mercados de massa e carros premium, bem como para caminhões e veículos comerciais leves.
Antes da conclusão do negócio, a FCA distribuirá um dividendo de 5,5 bilhões de euros aos seus acionistas, enquanto a PSA fará a distribuição aos seus acionistas a sua participação de 46% na Faurecia, fabricante de autopeças.

O acordo aprovado nesta terça determina ainda que a unidade de robôs, Comau, permanecerá dentro do grupo combinado, em vez de ser desmembrada, como foi planejado originalmente em outubro. O novo grupo avaliará como extrair valor da Comau.

matéria completa: https://g1.globo.com/carros/noticia...ejDnPRmsrsNZ854ecJQ_fQPN80kq5yAqddmUnRV76rrtQ
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.410
Pontos
2.599
Curioso que ainda vendem menos do que Toyota, Volks e Renault-Nissan. Tem que ver o que muda.
 
Topo Fundo