O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


FIATeiros, reunam-se

alefmm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.642
Reações
1.386
Pontos
353
algum motivo especifico por tanta preferencia a fiat?

Pq ela causou e marcou muitos nos anos 90, no bom sentido.
Mas isso não durou muito tempo, porém deixou saudades e muitos ainda esperam ver a Fiat dos anos 90 de volta com produtos realmente acima dos concorrentes e preço condizente.

Ps: Meu pai teve ao menos 4 fiats (weekend 99 0km, Palio 96 semi-novo, Tempra 97 semi-novo, Palio 10 0km).

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.481
Reações
91.188
Pontos
1.503
Eu sou "fiateiro". Foi a marca de carros mais utilizada na minha família e me traz boas memórias (principalmente quando se refere aos anos 90).

Foi a montadora que mais ousou no Brasil. Foi líder em vendas por mais de 10 anos seguidos se não me falha a memória. Parece que ano passado foi líder novamente:
Em 2020, FCA foi líder em vendas no país: veja os carros mais vendidos - Prisma - R7 Autos Carros

Hoje, como FCA (podendo crescer ainda mais ao se fundir com a PSA) está em uma situação razoavelmente confortável.
Infelizmente não conseguiram emplacar sedãs médios no Brasil, mas fizeram bem abrir mão desse nicho e focar em SUV e picape, pensando no futuro.
Renegade, Compass, Strada e Toro vão muito bem.

Só lamento terem abandonado o nome UNO para dar lugar ao Mobi, sem apelo algum.
Lamento também terem abandonado o nome PALIO para dar lugar ao Argo (que não é ruim).

Espero que consigam desenvolver híbridos confiáveis em breve.

Mas o maior fenômeno recente é a Renegade. Impressionante como caiu no gosto "popular". Tenho parentes que tem. O carro tem um apelo visual muito marcante.
Tomara que façam um bom trabalho com a nova geração de motores. Aí a Jeep terá ainda mais sucesso.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Eu sou "fiateiro". Foi a marca de carros mais utilizada na minha família e me traz boas memórias (principalmente quando se refere aos anos 90).

Foi a montadora que mais ousou no Brasil. Foi líder em vendas por mais de 10 anos seguidos se não me falha a memória. Parece que ano passado foi líder novamente:
Em 2020, FCA foi líder em vendas no país: veja os carros mais vendidos - Prisma - R7 Autos Carros

Hoje, como FCA (podendo crescer ainda mais ao se fundir com a PSA) está em uma situação razoavelmente confortável.
Infelizmente não conseguiram emplacar sedãs médios no Brasil, mas fizeram bem abrir mão desse nicho e focar em SUV e picape, pensando no futuro.
Renegade, Compass, Strada e Toro vão muito bem.

Só lamento terem abandonado o nome UNO para dar lugar ao Mobi, sem apelo algum.
Lamento também terem abandonado o nome PALIO para dar lugar ao Argo (que não é ruim).

Espero que consigam desenvolver híbridos confiáveis em breve.

Mas o maior fenômeno recente é a Renegade. Impressionante como caiu no gosto "popular". Tenho parentes que tem. O carro tem um apelo visual muito marcante.
Tomara que façam um bom trabalho com a nova geração de motores. Aí a Jeep terá ainda mais sucesso.

Se a fiat fosse esperta colocava versões hibridas leves de toda linha de entrada dela, para surfar na onda de descontos de ipva e isenção de rodízio.

Na verdade, qualquer montadora mas acho que a fiat seria a mais provável de fazer algo assim.

Danado que nem é uma tecnologia tão cara, acho que o renegade e toro, por exemplo, conseguiriam absorver sem mudar muito o preço e isso teria melhorado um pouco os problemas do etorq. E barateando, ficaria interessante de colocar no argo e mobi.
 


geist

Lenda da internet
Mensagens
22.481
Reações
91.188
Pontos
1.503
Se a fiat fosse esperta colocava versões hibridas leves de toda linha de entrada dela, para surfar na onda de descontos de ipva e isenção de rodízio.

Na verdade, qualquer montadora mas acho que a fiat seria a mais provável de fazer algo assim.

Danado que nem é uma tecnologia tão cara, acho que o renegade e toro, por exemplo, conseguiriam absorver sem mudar muito o preço e isso teria melhorado um pouco os problemas do etorq. E barateando, ficaria interessante de colocar no argo e mobi.

Duro é ter algo assim que seja confiável como num Toyota da vida... se fosse simples todas já teriam partido para esse caminho... :kpensa
Que fabricante se recusaria a ter um veículo que renda 20km/l (ou até mais) no catálogo?
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Duro é ter algo assim que seja confiável como num Toyota da vida... se fosse simples todas já teriam partido para esse caminho... :kpensa
Que fabricante se recusaria a ter um veículo que renda 20km/l (ou até mais) no catálogo?

O problema do hibrido leve é que ele não é tão econômico. Depende do carro mas é um ganho de 10 a 20% somente (e só n a cidade). Essa tecnologia só substitui o alternador por um motor elétrico, que funciona até mais ou menos umas 1000 rpm, junto com uma bateria de 48v para sustentar esse motor. O carro fica ligeiramente mais disposto na saída e economiza bastante combustível no anda e para (bem melhor que o start/stop). Fora que dá para tirar o ar condicionado e outros do circuito com o motor e deixa-los ligados a esse motor elétrico. A combinação dessas coisas que dá esses 10% de economia.

A grande vantagem disso é que o custo de adaptação é quase zero, quase qualquer carro atual consegue receber as peças necessárias com pouca modificação. A parte ruim é que chuto um aumento de 5 a 7mil no valor final do carro. Se levar em conta que os carros que mais se beneficiariam seriam mobi e argo, isso pesa. Renegade e toro seriam casos ideais, mas a fiat já planejava trocar por motor turbo mesmo, acho que considerou que não valia o investimento.

Edit: Achei esse video da ford demonstrando o sistema:

 
Ultima Edição:

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
A única foto que achei da minha ex Marea Turbo 2002, em um encontro no antigo autodromo do DF. Tive uma HLX depois mais fiquei pouco tempo.

Saudades desse carro, na época eu vendi porque fiquei "refém" dos mexanicos. Porém aprendi muita coisa de carro turbo com meu irmão, que hoje seria diferente.

Ainda quero pegar uma outra turbo do mesmo jeito, só para dar umas esticadas no FDS.

1615997501510806492985294292407.jpg
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.481
Reações
91.188
Pontos
1.503
A única foto que achei da minha ex Marea Turbo 2002, em um encontro no antigo autodromo do DF. Tive uma HLX depois mais fiquei pouco tempo.

Saudades desse carro, na época eu vendi porque fiquei "refém" dos mexanicos. Porém aprendi muita coisa de carro turbo com meu irmão, que hoje seria diferente.

Ainda quero pegar uma outra turbo do mesmo jeito, só para dar umas esticadas no FDS.

1615997501510806492985294292407.jpg

Eu tive uma HLX 2.4 preta. Quem sabe um dia eu pegue outra.
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.287
Pontos
453
São bons carros, confiáveis e baratos, no caso daqui de casa em que todo mundo usa o carro pra trabalhar, é essencial ter algo que não deixe na mão
Eu tive um Palio 2012, o bicho era um trator, não quebra, simplesmente isso.
 

Hoitoessinkuentayceiz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.410
Reações
4.150
Pontos
964
Ninguém tem ou teve um 147 ou Spazio?

Morro de vontade de ter um restauradinho, original. De preferência aqueles com a "cara chata" frente antiga. Apesar dos problemas...

Seria da hora se a Fiat fizesse um projeto com o 147 semelhante ao que fizeram com o 500
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.481
Reações
91.188
Pontos
1.503
Ninguém tem ou teve um 147 ou Spazio?

Morro de vontade de ter um restauradinho, original. De preferência aqueles com a "cara chata" frente antiga. Apesar dos problemas...

Seria da hora se a Fiat fizesse um projeto com o 147 semelhante ao que fizeram com o 500

Já tivemos um desses na família (mesma cor):

bg_5It7VTqIJ8n8RcS12xLH.jpeg


Pelo pouco que me recordo, o câmbio era a principal queixa dos proprietários. Parece que era a álcool também, e álcool naquela época tinha que deixar esquentar, era uma merda.
 

Mek

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
962
Reações
2.639
Pontos
684
Tenho este picudo que representa bem a proposta da Fiat.

São carros inferiores em relação aos concorrentes da categoria (tenho até dó se comparar com o Golf e Focus, no meu caso), porém em torno de 30% mais baratos e sem abrir mão da confiabilidade mecânica. Saindo dos populares, a maioria tem 4 estrelas ou mais no NCAP e acessórios de segurança eletrônica.

Motor e transmissão são muito ineficientes em todas as categorias, só o Uno que consolidou bem e ainda assim é a mesma economia do Gol Bolinha.

O custo-benefício é, em sua maioria, muito bom. Contudo vejo como carros que não vão servir bem ao dono se analisar apenas o emocional, o barato pode sair caro, principalmente se botar um motor eTorq 1.8 no álcool pra esposa levar as crianças na escola 2x por dia :lolwtf

177218
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.580
Reações
13.090
Pontos
1.189
Ninguém tem ou teve um 147 ou Spazio?

Morro de vontade de ter um restauradinho, original. De preferência aqueles com a "cara chata" frente antiga. Apesar dos problemas...

Seria da hora se a Fiat fizesse um projeto com o 147 semelhante ao que fizeram com o 500

Meu primo teve vários, quando novos (e meu pai, que era fã convicto da Chevrolet, vivia fazendo piada com os carrinhos). Carrinho fácil de manter, mesmo hoje. Não vai falir o dono.

Já tivemos um desses na família (mesma cor):

bg_5It7VTqIJ8n8RcS12xLH.jpeg


Pelo pouco que me recordo, o câmbio era a principal queixa dos proprietários. Parece que era a álcool também, e álcool naquela época tinha que deixar esquentar, era uma merda.

O famoso cachacinha.


Lá em casa (meu núcleo familiar) o primeiro Fiat foi um Prêmio 1.5 da minha avó. Odiava esse carro, por causa do câmbio.

Anos depois veio a Palio Weekend Adventure da minha avó. Depois meu Mille Fire (ainda comigo) e o Palio Fire da minha irmã.

Na sequência, uma Strada do meu irmão, uma Strada Adventure da minha mãe, uma Palio Weekend Adventure Locker do meu irmão e um Palio 1.4 do meu pai.

Após esses períodos, duas Stradas (para trabalho) e uma Toro Ranch do meu irmão, e um Grand Siena do meu pai.

Só agora parei para contar os carros e me toquei que minha família deu muito dinheiro pra Fiat :kcaro.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.311
Pontos
1.619
Já tivemos um desses na família (mesma cor):

bg_5It7VTqIJ8n8RcS12xLH.jpeg


Pelo pouco que me recordo, o câmbio era a principal queixa dos proprietários. Parece que era a álcool também, e álcool naquela época tinha que deixar esquentar, era uma merda.



Eu vou despejar um pouco de veneno aqui (mas será em uma boa causa, prometo!)

Tive um $#%@*¨_$ desses e só passei por problemas no pouco tempo que fiquei com ele: além dos problemas "naturais" de câmbio e chassi, foi um cacareco que mais me deu dores de cabeça, até conseguir vender ele.

Mas, não estava pensando em falar de um carro que só me trouxe desespero, mas sim, de um carro que muitos gostam (o unninho quadrado). O fator de não quebrar (e se quebrar, fica barato pra arrumar...) compensa!

O Palio é outro carro que vale a pena. Tá na mesma linha do Uno, mas com um pequeno conforto a mais. no meu caso, tive MUITOS desgostos com a marca (147, gran siena, doblô....) mas, é a empresa que tem uma diferenciação das outras aqui e deve ter, em sua linha de veículos, um que (um dia) eu possa ter também.
 

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
Ninguém tem ou teve um 147 ou Spazio?

Morro de vontade de ter um restauradinho, original. De preferência aqueles com a "cara chata" frente antiga. Apesar dos problemas...

Seria da hora se a Fiat fizesse um projeto com o 147 semelhante ao que fizeram com o 500
Nao sou nada fiateiro, porém eu gostaria de ter uma City (a pocket pick up do 147)
 
Topo Fundo