O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ficção x Não Ficção

M_V

Veterano
Mensagens
763
Reações
769
Pontos
143
O que atraem vocês em cada gênero de leitura?
Preferem um ao outro? Pq?






Respondendo: Na ficção me atrai a ideia de explorar qualquer coisa sem limites (físicos?). Vc pode ir desde seres extraordinários e superpoderosos a sociedades futuristas. Já na não ficção curto muito leituras que penso que agregam algo para minha vida, quer seja por teorias úteis, quer seja por histórias de vida interessantes.
 

JoeFather

Bam-bam-bam
Mensagens
1.375
Reações
1.159
Pontos
254
Fala brother!
Eu prefiro a ficção, dá para viajar muito mais nela, aprender muito com ela e sofrer muito menos com ela, quando se sabe que aquilo que você lê é fruto da imaginação de alguém, apesar de que muitas vezes a realidade é muito mais triste de ser ver!
Abs.,
 

Nomercy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.441
Reações
522
Pontos
929
Eu acho que uma não exclui a outra. Aliás creio que para contar uma história elas se mesclam, pois impossível separar o que de fato ocorreu e doque você acha que ocorreu . Sem contar que a Não ficção engloba muitas outras áreas também né? Não é só contar uma história real. Muitas vezes em cima de um fato o escritor explora sua idéia e modo de pensar , coisa mais difícil de ocorrer na ficção por conta de seguir o roteiro da história. Aliás eu estava até pensando em criar um tópico para títulos de não-ficção. Oque vocês indicariam. Pois ultimamente tenho me interessado cada vez mais sobre isso. Basicamente minhas leituras são simultâneas um livro de ficção e um de não-ficção.
 

Dimatter

Habitué da casa
Mensagens
807
Reações
208
Pontos
93
eu gosto dos dois, não ficção de livros de auto-desenvolvimento e coisas ligadas a minha área e até filosofia pra me ensinar a pensar, e ficção gosto muito de fantasia e sci-fi porque viajo muito em histórias que fogem muito da vida real
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.114
Reações
6.449
Pontos
1.049
Eu gosto de ambos. Ficção para mim é entretenimento, aprendemos algo em alguns, mas em geral a leitura é mais para curtir uma boa história. Meus preferidos são de fantasia, como Senhor dos Anéis ou The Witcher.

Livros de não ficção são abrangentes em diversos temas. Gosto de ler biografias de pessoas interessantes, livros de auto-ajuda para temas que estou com problemas ou ainda que quero conhecer mais a fundo, livros sobre saúde também gosto, entre tantos outros. Muitos desses são realmente para aprender mais e mais conhecimento é sempre bom.

Mas no fim, o bom são livros bons. Independente do gênero. Que divirtam, que ensinam ou que são o livro certo na hora certa.
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Bom ver que ainda não apareceu nenhum hater de ficção aqui :kpensa. Acreditem, eles existem. :kkk

Onde vivem?
Do que se alimentam?
Hoje, na put* que pariu.

:klolz

Eles dizem que "preferem ler algo com conteúdo" ou "algo de verdade".

Ora, se fosse assim, a pessoa só deveria assistir documentários, nunca filmes.

E nem vou entrar no detalhe de que livros de ficção têm, sim, bastante conteúdo aproveitável além do entretenimento de alta qualidade.

Por fim, um mini plot twist: essas pessoas que alegam que só leem não ficção porque exigem um "conteúdo verdadeiro", na verdade leem menos não ficcção do que quem ama ficção. :kzonzo Euahuehauea :lolwtf
 
Ultima Edição:


Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.674
Reações
92.646
Pontos
1.353
se for livro sobre alguma história,
eu prefiro ficção,

a realidade é sem graça demais, por mais excepcional que seja algo histórico, não tem nem 1% da pegada narrativa de algo criado por um bom autor.

não que eu evite ler livros não ficcionais, mas o que mais chega perto de entrar para o hall de livros que eu amo do genero são as Cronicas Saxonicas, que é basicamente todo ficticio salpicado de fatos reais. ( autor sempre indica onde ele inventou e onde ele se baseou em documentos históricos, no fim do livro).


Mas, tem bons livros "reais" com algum ensinamento de vida, assim como tem centenas/milhares de livros ficcionais que são praticamente parabolas filosoficas que possuem tanto conteudo em poucas paginas que renderia anos de dissertação (e alguns ja rendem facil).


No fim, eu acabo alternando, esse ano mesmo eu li:
- O Poder do habito (livro cientifico).
- As Cronicas Saxonicas volume 2, 3 e parte do 4 (ficticio com varias referencias históricas reais).
- A vida que vale a pena ser vivida. (Livro sobre ética do Clovis de Barros)
- O Homem do Subsolo (esse li entre Cronicas Saxonicas 2 e 3), se algum leitor poser falar que não le porque é ficção merece meia hora de chibatada em praça publica. O livro é tão profundo que chega a incomodar.

Hoje começei um Stephen King suave (Four Season em ingles). Enquanto me coçava pra não comprar The Last Colony.
 

Dimatter

Habitué da casa
Mensagens
807
Reações
208
Pontos
93
se for livro sobre alguma história,
eu prefiro ficção,

a realidade é sem graça demais, por mais excepcional que seja algo histórico, não tem nem 1% da pegada narrativa de algo criado por um bom autor.

não que eu evite ler livros não ficcionais, mas o que mais chega perto de entrar para o hall de livros que eu amo do genero são as Cronicas Saxonicas, que é basicamente todo ficticio salpicado de fatos reais. ( autor sempre indica onde ele inventou e onde ele se baseou em documentos históricos, no fim do livro).


Mas, tem bons livros "reais" com algum ensinamento de vida, assim como tem centenas/milhares de livros ficcionais que são praticamente parabolas filosoficas que possuem tanto conteudo em poucas paginas que renderia anos de dissertação (e alguns ja rendem facil).


No fim, eu acabo alternando, esse ano mesmo eu li:
- O Poder do habito (livro cientifico).
- As Cronicas Saxonicas volume 2, 3 e parte do 4 (ficticio com varias referencias históricas reais).
- A vida que vale a pena ser vivida. (Livro sobre ética do Clovis de Barros)
- O Homem do Subsolo (esse li entre Cronicas Saxonicas 2 e 3), se algum leitor poser falar que não le porque é ficção merece meia hora de chibatada em praça publica. O livro é tão profundo que chega a incomodar.

Hoje começei um Stephen King suave (Four Season em ingles). Enquanto me coçava pra não comprar The Last Colony.
amigo sei que é uma pergunta óbvia, mas como você consegue ler esses livros de ficção em inglês?
São muitas palavras e pra mim é dificil fazer leitura em livros tão complexos nessa língua. Gosto muito de inglês e pretendo me aprofundar nessa língua mas vejo que só consigo ler textos pequenos.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.674
Reações
92.646
Pontos
1.353
amigo sei que é uma pergunta óbvia, mas como você consegue ler esses livros de ficção em inglês?
São muitas palavras e pra mim é dificil fazer leitura em livros tão complexos nessa língua. Gosto muito de inglês e pretendo me aprofundar nessa língua mas vejo que só consigo ler textos pequenos.

nao sei,

meu ingles melhorou por osmose quando começei a aprender japones,
provavelmente meu cerebro deu uma upada em lingua estrangeira.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.206
Reações
35.391
Pontos
1.053
amigo sei que é uma pergunta óbvia, mas como você consegue ler esses livros de ficção em inglês?
São muitas palavras e pra mim é dificil fazer leitura em livros tão complexos nessa língua. Gosto muito de inglês e pretendo me aprofundar nessa língua mas vejo que só consigo ler textos pequenos.

depende muito do autor e do gênero, alguns são mais fáceis que outros.
estilos mais populares, mistério policial terror espionagem etc, dá pra ler de boa.
 
Ultima Edição:

SquallxD

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
13.049
Reações
16.062
Pontos
1.053
amigo sei que é uma pergunta óbvia, mas como você consegue ler esses livros de ficção em inglês?
São muitas palavras e pra mim é dificil fazer leitura em livros tão complexos nessa língua. Gosto muito de inglês e pretendo me aprofundar nessa língua mas vejo que só consigo ler textos pequenos.
Tente ler alguns livros do Brandon Sanderson, embora seja provavelmente um dos autores de fantasia mais famosos da atualidade, ele escreve com um vocabulário bem simples.
 

Damascano

Habitué da casa
Mensagens
177
Reações
230
Pontos
78
Pessoalmente, gosto bastante dos dois gêneros, e acredito que, provavelmente, prefiro ficção, por consumir mais conteúdo deste tipo. Porém, aprecio muito a não-ficção, uma pena que estes sejam mais escassos ao meu alcance (tenho acesso limitado a livros emprestados, e a maioria são livros da minha escola, como governo só costuma mandar livros de ficção). Os que compro são ficção mesmo, por serem também mais fáceis de se encontrar e achar eles em bons preços.
Talvez seja uma boa se eu começar a explorar as bibliotecas virtuais que existem para explorar esses tipos de livros que pouco consumo...
 

Dimatter

Habitué da casa
Mensagens
807
Reações
208
Pontos
93
Tente ler alguns livros do Brandon Sanderson, embora seja provavelmente um dos autores de fantasia mais famosos da atualidade, ele escreve com um vocabulário bem simples.
Ok, era isso que eu to tentando fazer mesmo. Começar a ler em inglês com livros mais simples
 

Mangostão

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.765
Reações
6.083
Pontos
969
Prefiro a ficção,

A não ficção é trabalhosa ela precisa que saibamos separar o que é realidade e a "realidade do autor". Se for cabeça fraca se influencia facilmente por qualquer falácia...

Vide livros políticos que trazem a paixão de certos pontos de vistas, mesmo os opostos...
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
amigo sei que é uma pergunta óbvia, mas como você consegue ler esses livros de ficção em inglês?
São muitas palavras e pra mim é dificil fazer leitura em livros tão complexos nessa língua. Gosto muito de inglês e pretendo me aprofundar nessa língua mas vejo que só consigo ler textos pequenos.

Para começar a ler livros em inglês, ficção não é recomendado.

Na ficção, o autor usa todo um leque de sinônimos, explorando bem o idioma e suas nuances, buscando enriquecer muito o texto, para transmitir sensações na descrição dos lugares, personagens e acontecimentos.

na não-ficção, o objetivo primário do autor é ser compreendido. Então ele vai usar uma linguagem mais direta, sem floreios. É utilizada uma linguagem mais cotidiana, mais real, podemos dizer.
 

Dimatter

Habitué da casa
Mensagens
807
Reações
208
Pontos
93
Para começar a ler livros em inglês, ficção não é recomendado.

Na ficção, o autor usa todo um leque de sinônimos, explorando bem o idioma e suas nuances, buscando enriquecer muito o texto, para transmitir sensações na descrição dos lugares, personagens e acontecimentos.

na não-ficção, o objetivo primário do autor é ser compreendido. Então ele vai usar uma linguagem mais direta, sem floreios. É utilizada uma linguagem mais cotidiana, mais real, podemos dizer.
entendi, bom então começar com livros na minha área (Tecnologia da informação)
 
Topo Fundo