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Fidelity FX Super Resolution Disponivel: Alguém testando???

TheRedCarpet

Ei mãe, 500 pontos!
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Eu obtive ótimos resultados, setando 4k e colocando o modo performance.
Usando uma gtx 970 aqui.
Pelo que vi, é uma tecnologia que se dá melhor com a imagem partindo de 4k.
Man, bom saber!!! Tb tenho uma 970 e parece que esse FSR vai dar uma sobrevida pra placa!!! Agora é esperar que apareça em mais jogos, até mais antigos. Eu jogaria novamente alguns jogos antigos se conseguisse performance em 4K ou até fullHD no Ultra!! Torcendo aqui!!

EM TEMPO:
Vi uns comentários de uma galera aqui desdenhando do FSR. Como pode, né? Parecem fanboys cegos de DLSS que compraram RTX e agora estão com remorso. Faz parte, amigão. Não desdenhe de algo que é bom só pq vc não vai se beneficiar ou pq "perdeu dinheiro" pagando por algo semelhante, que agora é de graça. Concorrência sempre é bem vinda, ainda mais com um lado sendo GRATUITO!!

Palmas para a AMD!!! :kgozo
 

TheK

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Man, bom saber!!! Tb tenho uma 970 e parece que esse FSR vai dar uma sobrevida pra placa!!! Agora é esperar que apareça em mais jogos, até mais antigos. Eu jogaria novamente alguns jogos antigos se conseguisse performance em 4K ou até fullHD no Ultra!! Torcendo aqui!!

EM TEMPO:
Vi uns comentários de uma galera aqui desdenhando do FSR. Como pode, né? Parecem fanboys cegos de DLSS que compraram RTX e agora estão com remorso. Faz parte, amigão. Não desdenhe de algo que é bom só pq vc não vai se beneficiar ou pq "perdeu dinheiro" pagando por algo semelhante, que agora é de graça. Concorrência sempre é bem vinda, ainda mais com um lado sendo GRATUITO!!

Palmas para a AMD!!! :kgozo

Tem que ser maluco para criticar, o FSR funciona melhor nas RTX que nas AMDs. Eu estou torcendo muito que todas as devs que tem contrato com a AMD implementem o FSR! Eu testei o rift breaker em 4k na RTX 3070, funciona muito bem. Essas tecnologias são o futuro, quando todas as placas do mercado aguentarem 4k + Ultra + RT Ultra nativamente, o DLSS e o FSR vão ser usados para entregar o 8k e quanto mais pixel nativo, melhor é o resultado desses caras. Eu estou realmente muito animado, até para ver o impacto disso em placas de notebook etc.
 

O'conner

Bam-bam-bam
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Eu jogo na TV 4k aqui. Se eu coloco o jogo pra rodar em 1080p a imagem na TV fica bem embaçada, já se eu aumento para 1440p a imagem fica bem nítida, muito próximo dos 4k, isso sem artificio nenhum para melhorar a imagem.

Se esse sistema da amd melhorar um pouco mais isso já está show.
Aqui eu tenho a mesma situação sua
Tanto que como meu hardware é limitado, quando a TV 4k chegou pensei em devolver e pegar uma full hd por conta disso, mas melhorei minha placa e tenho conseguido rodar quase tudo em 2k.

Edit: Uma coisa chata que DLSS para a GTX 1660s é versão 1.0 que já foi abandonada
 
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11456

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tomara que ganhe suporte o yakuza like a dragon to jogando aqui a versão do gamepass e a 1060 fica batendo 100% de uso quase o tempo todo e com isso tem quedas de frame para 48fps e não tem nada demais o jogo , cidade vazia ,pequena e gráfico simples de tudo , ja coloquei algumas coisas no médio e não resolveu nada :ksnif
 


Evil AuRoN

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Eu pude testar no demo do Riftbreaker e não fiquei muito impressionado, fiz testes na minha TV 4k e a diferença entre o FSR e o nativo deixando minha TV upscalar foi praticamente o mesmo, usando o filtro de nitidez da Nvidia já trás o resultado. Estou muito ansioso para testar quando sair para o RE Village já que é um game RT que não suporta DLSS, quero ver se consigo 4k60 usando FSR com uma IQ melhor do que consigo hj usando o upscalle nativo do game.

Edit:

De qualquer forma é um recurso muito bem vindo, especialmente para placas de entrada onde vale a pena levar o hit na resolução em nome do desempenho, eu ainda preciso ver em mais jogos, ainda não estou totalmente convencido sobre para quem é esse recurso, por um lado aparentemente ele tem o melhor resultado em ultra quality para 4k o que coloca ele como opção high-end, por outro ele é muito util para placas e entrada e mais fracas, porém com o resultado menos impressionante quando reconstrui a partir de uma imagem sub 1080p.
 
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berserkerdk

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desde quando se instala o fidelity? o fidelity é uma função do jogo...
carma champs, e aquele instalador do adrenaline pra que serve radeon-software-adrenalin-2020-21.6.2-minimalsetup-210628_web? agora fiquei boiando mano, intão to mais perdido que cego em tiroteio kkkkk confundi foi tudo kkkkkkk.
 

SagaOPC

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carma champs, e aquele instalador do adrenaline pra que serve radeon-software-adrenalin-2020-21.6.2-minimalsetup-210628_web? agora fiquei boiando mano, intão to mais perdido que cego em tiroteio kkkkk confundi foi tudo kkkkkkk.
Tem que instalar o driver atual e rodar um jogo atualizado que tem suporte
 

TheK

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Eu pude testar no demo do Riftbreaker e não fiquei muito impressionado, fiz testes na minha TV 4k e a diferença entre o FSR e o nativo deixando minha TV upscalar foi praticamente o mesmo, usando o filtro de nitidez da Nvidia já trás o resultado. Estou muito ansioso para testar quando sair para o RE Village já que é um game RT que não suporta DLSS, quero ver se consigo 4k60 usando FSR com uma IQ melhor do que consigo hj usando o upscalle nativo do game.

Edit:

De qualquer forma é um recurso muito bem vindo, especialmente para placas de entrada onde vale a pena levar o hit na resolução em nome do desempenho, eu ainda preciso ver em mais jogos, ainda não estou totalmente convencido sobre para quem é esse recurso, por um lado aparentemente ele tem o melhor resultado em ultra quality para 4k o que coloca ele como opção high-end, por outro ele é muito util para placas e entrada e mais fracas, porém com o resultado menos impressionante quando reconstrui a partir de uma imagem sub 1080p.

A impressão que passa é que a intenção final é 4k@60 com RT em hardware atual (futuramente 8k quando o 4k@60 + RT for nativo). Esse lance de dar uma opção de "super low" para placas de entrada é mais um efeito colateral, enquanto abre também a possibilidade de usar uma resolução maiorzinha em hardwares que rodam bem o FullHD, que ai seria possível meter um QHD em Quality, mas esses casos intermediários não são claros, acho que o CxB vai depender de jogo para jogo.
 

onurb88

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, ainda não estou totalmente convencido sobre para quem é esse recurso,
???

é pra quem tem placa antiga, não tem condição de comprar uma melhor e quer continuar jogando ''de boa''. o cara terá um preço a se pagar por isso que será o de diminuir a qualidade visual do jogo.

suporte está fraco pq o recurso foi anunciado a pouco tempo.
 

TheRedCarpet

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???

é pra quem tem placa antiga, não tem condição de comprar uma melhor e quer continuar jogando ''de boa''. o cara terá um preço a se pagar por isso que será o de diminuir a qualidade visual do jogo.

suporte está fraco pq o recurso foi anunciado a pouco tempo.
Mas tb é pra quem tem placa nova e quer chegar nos 4K@60fps com RT. Acho até q esse recurso veio mais pra isso com o DLSS, pq não nada hoje aguenta 4K@60 Ultra RayTracing. E com esse FSR, acabou respingando em quem tem placa antiga.
 

Evil AuRoN

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???

é pra quem tem placa antiga, não tem condição de comprar uma melhor e quer continuar jogando ''de boa''. o cara terá um preço a se pagar por isso que será o de diminuir a qualidade visual do jogo.

suporte está fraco pq o recurso foi anunciado a pouco tempo.

Acredito que a função principal é viabilizar Ray Tracing nas suas placas high-end. Logicamente tem o potencial de ajudar hardwares mais humildes, mas a qualidade de construção ainda é bastante discutível quando se fala de 1080p.
 

Passo's

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E começam a aparecer os jogos aonde fsr aparece junto com dlss no mesmo game, acho que necromunda e avengers por enquanto
5paTlVj.png


58CuJ53.jpg





"mas que diferença faz se é filtro ou reconstrução?"
 

SagaOPC

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E começam a aparecer os jogos aonde fsr aparece junto com dlss no mesmo game, acho que necromunda e avengers por enquanto
5paTlVj.png


58CuJ53.jpg





"mas que diferença faz se é filtro ou reconstrução?"
O problema é que o DLSS tá fazendo mais do que a resolução nativa, aí não tem como competir, pra mim, o FSR tá bem próximo da versão nativa...
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
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assim como acontece em outros jogos, dá pra ver que o DLSS tem a capacidade de corrigir falhas de detalhes a longa distância que acontecem na renderização normal, um monte de coisa que desaparece ou aparece de forma super serrilhada, fica bastante visível no DLSS.

e realmente essa é a grande pegada do DLSS, se a informação original não está alí por causa de problemas de render, não vai ter filtro nenhum no mundo que vai fazer esses detalhes sumidos aparecerem.
 

ptsousa

Moderador
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assim como acontece em outros jogos, dá pra ver que o DLSS tem a capacidade de corrigir falhas de detalhes a longa distância que acontecem na renderização normal, um monte de coisa que desaparece ou aparece de forma super serrilhada, fica bastante visível no DLSS.

e realmente essa é a grande pegada do DLSS, se a informação original não está alí por causa de problemas de render, não vai ter filtro nenhum no mundo que vai fazer esses detalhes sumidos aparecerem.

DLSS usa uma imagem a 16k para reconstruir, por isso ele corrige essas falhas e adiciona algumas informações não visíveis na resolução nativa.
 

LucianoBraga

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E como o FSR não usa imagem nenhuma, se pegar pra 1080 fica complicado porque são poucos dados.
Se puxar de 4k pra baixo, a perda é bem pouco significativa. Agora se puxar de 720 pra 1080 realmente é "tenso".

E "tenso", entre aspas, porque ninguém joga usando lente de aumento.
 

Regmaester

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E como o FSR não usa imagem nenhuma, se pegar pra 1080 fica complicado porque são poucos dados.
Se puxar de 4k pra baixo, a perda é bem pouco significativa. Agora se puxar de 720 pra 1080 realmente é "tenso".

E "tenso", entre aspas, porque ninguém joga usando lente de aumento.

A questão não é nem a lente de aumento. Já q da pra perceber a diferença facilmente sem. DLSS é muito melhor.
A questão é q ninguém joga com 2 telas lado a lado comparando. Então se o resultado é satisfatório, é bom pra todo mundo.
 

LucianoBraga

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A questão não é nem a lente de aumento. Já q da pra perceber a diferença facilmente sem. DLSS é muito melhor.
A questão é q ninguém joga com 2 telas lado a lado comparando. Então se o resultado é satisfatório, é bom pra todo mundo.

Claro que é.

DLSS é uma solução de hardware, FSR é uma solução de software. Gsync também é melhor que Freesync. Mas pra ter Gsync e DLSS o cara precisa gastar mais.
 

Regmaester

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Claro que é.

DLSS é uma solução de hardware, FSR é uma solução de software. Gsync também é melhor que Freesync. Mas pra ter Gsync e DLSS o cara precisa gastar mais.

Nem tanto gastar mais, basta ter GPU Nvidia. Não é como se fosse um adicional.

Mas tô querendo dizer q mesmo o FSR sendo pior, se vc não tem comparação lado a lado, vc não vai perceber o quão pior é. Se for satisfatório em questão de qualidade, é ok.
 

LucianoBraga

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Nem tanto gastar mais, basta ter GPU Nvidia. Não é como se fosse um adicional.

Mas tô querendo dizer q mesmo o FSR sendo pior, se vc não tem comparação lado a lado, vc não vai perceber o quão pior é. Se for satisfatório em questão de qualidade, é ok.

Basta ter GPU Nvidia com tensores, no caso.

De qualquer forma, tem o "custo adicional" de precisar dos tensores. E sim, concordo, FSR é bem ok dentro do que se propõe a fazer. Obviamente não acredito em milagres, é uma solução de software e vai continuar sendo, mas é a primeira versão também. Vai melhorar ainda...

O DLSS 1, mesmo por hardware, foi uma desgraça.
 

wtsds

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Se não me engano li uns rumores q a AMD no RNDA 3 vai por algo tipo esses tensor cores da nvidia pra ter o efeito dela fora o RT! Esse dai vai acabar sendo bom pra quem tem placas médias e antigas pra usar!
 

rodrigoxm49

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FSR x DLSS



O que me impressiona nessas técnicas é isso aqui abaixo

T8gU8rr.png


Uma placa que não tinha a menor condição de rodar um jogo numa resolução, rodar com performance extremamente decente até. De 13FPS mínimo, vai pra 33FPS mínimo ou 36. Isso é incrivelmente impressionante!

Só tenho medo mesmo dos devs começarem a cagar pra otimização e FSR virar um spec padrão e esperado para dar medida a performance. Ai não vai adiantar nada.

A "vantagem" do DLSS ser de nicho era meio que essa. Como os devs sabiam que não podiam contar com a técnica, otimizam o jogo normalmente. Agora podendo contar com FSR em qlq jogo, eu acho que isso vai baixar a linha, a régua.

Ou pode ser outro caminho. Os caras vão poder entregar gráficos e efeitos ainda superiores, que antes levariam anos para serem entregues justamente pela falta de poder computacional para tal.

Ainda a saber por onde a estrada vai levar.
 
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TheK

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E começam a aparecer os jogos aonde fsr aparece junto com dlss no mesmo game, acho que necromunda e avengers por enquanto
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"mas que diferença faz se é filtro ou reconstrução?"

Na minha humilde opinião, apesar de pior que o DLSS, o FSR está melhor que o nativo, isso é maravilhoso e já superior ao DLSS 1.0.
Outro ponto, em 4k é o foco real dessas tecnologias, com uma resolução alta esses problemas são imperceptíveis.

Eu fiquei impressionado de ver o quão bom o FSR é logo de cara, em jogos em que as duas tecnologias estiverem disponíveis, caso o jogo tenha os dois, vou priorizar o DLSS por ser melhor e eu ter pago por isso, mas em jogos que só tenham a opção de FSR vs Nativo, vou de FSR agradecendo a AMD por ser uma mãe.

FSR x DLSS



O que me impressiona nessas técnicas é isso aqui abaixo

T8gU8rr.png


Uma placa que não tinha a menor condição de rodar um jogo numa resolução, rodar com performance extremamente decente até. De 13FPS mínimo, vai pra 33FPS mínimo ou 36. Isso é incrivelmente impressionante!

Só tenho medo mesmo dos devs começarem a cagar pra otimização e FSR virar um spec padrão e esperado para dar medida a performance. Ai não vai adiantar nada.

A "vantagem" do DLSS ser de nicho era meio que essa. Como os devs sabiam que não podiam contar com a técnica, otimizam o jogo normalmente. Agora podendo contar com FSR em qlq jogo, eu acho que isso vai baixar a linha, a régua.

Ou pode ser outro caminho. Os caras vão poder entregar gráficos e efeitos ainda superiores, que antes levariam anos para serem entregues justamente pela falta de poder computacional para tal.

Ainda a saber por onde a estrada vai levar.


Gostei muito do resultado. Sobre o futuro, eu acho que existe a tendência fortíssima do DLSS/FSR virarem padrão e os jogos já serem pensados para usar elas de muleta, principalmente por agora estar acessível aos consoles. Em um primeiro momento, fazer um negócio ultra pesado para rodar em full hd e ser refeito usando tecnologias em 4k, e em um segundo momento quando a tecnologia evoluir, mirar 1440/4k nativo para entregar 8k.
 
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Regmaester

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Na minha humilde opinião, apesar de pior que o DLSS, o FSR está melhor que o nativo, isso é maravilhoso e já superior ao DLSS 1.0.
Outro ponto, em 4k é o foco real dessas tecnologias, com uma resolução alta esses problemas são imperceptíveis.

Eu fiquei impressionado de ver o quão bom o FSR é logo de cara, em jogos em que as duas tecnologias estiverem disponíveis, caso o jogo tenha os dois, vou priorizar o DLSS por ser melhor e eu ter pago por isso, mas em jogos que só tenham a opção de FSR vs Nativo, vou de FSR agradecendo a AMD por ser uma mãe.



Gostei muito do resultado. Sobre o futuro, eu acho que existe a tendência fortíssima do DLSS/FSR virarem padrão e os jogos já serem pensados para usar elas de muleta, principalmente por agora estar acessível aos consoles. Em um primeiro momento, fazer um negócio ultra pesado para rodar em full hd e ser refeito usando tecnologias em 4k, e em um segundo momento quando a tecnologia evoluir, mirar 1440/4k nativo para entregar 8k.
O FSR tá satisfatório sim, mas não tá melhor q o nativo ainda. Tá um degrau abaixo.

Dá uma aproximada na parte de ponte e vc vai perceber q faltam partes no FSR.
 

rodrigoxm49

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É, não parece ser melhor que nativo o FSR não. DLSS eu sinceramente também nem vejo assim também, já que embora repare alguns problemas que passaram desapercebido por devs, adiciona outros. Então não chega a ser um completo winwin também. Mas o FSR claramente não melhora a imagem original, mas tão somente se aproxima muito dela e o melhor que faz é adicionar nitidez aos detalhes e texturas, mas algo que pode ser alcançado pelo próprio RIS, que já existe na AMD, ou algum filtro de nitidez, que a nVidia possui, por exemplo. O que ruim não é mesmo! Jogo que nem rodava na 2060 passou a rodar com FSR e DLSS, sem uma piora quantitativa na qualidade final da imagem entregue. Excepcional.
 
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TheK

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O FSR tá satisfatório sim, mas não tá melhor q o nativo ainda. Tá um degrau abaixo.

Dá uma aproximada na parte de ponte e vc vai perceber q faltam partes no FSR.

Detalhes mínimos que já não estão perfeitos no nativo, sendo que dá um ganho enorme de performance, eu iria de FSR fácil.
 

eth0

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FSR saiu ontem na história da tecnologia, tem muito o que melhorar, e certamente o vai. Assim como o FreeSync, deve receber amplo apoio da indústria por ser um padrão aberto e receberá contribuições de diversos setores.
Atualmente, FSR quebra um galhasso para os PCs mais modestos, mas ainda há prejuízos a imagem comparado ao nativo. Tenho altas expectativas para a maturidade do projeto
 

Passo's

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Na minha humilde opinião, apesar de pior que o DLSS, o FSR está melhor que o nativo, isso é maravilhoso e já superior ao DLSS 1.0.
Outro ponto, em 4k é o foco real dessas tecnologias, com uma resolução alta esses problemas são imperceptíveis.

Eu fiquei impressionado de ver o quão bom o FSR é logo de cara, em jogos em que as duas tecnologias estiverem disponíveis, caso o jogo tenha os dois, vou priorizar o DLSS por ser melhor e eu ter pago por isso, mas em jogos que só tenham a opção de FSR vs Nativo, vou de FSR agradecendo a AMD por ser uma mãe.



Gostei muito do resultado. Sobre o futuro, eu acho que existe a tendência fortíssima do DLSS/FSR virarem padrão e os jogos já serem pensados para usar elas de muleta, principalmente por agora estar acessível aos consoles. Em um primeiro momento, fazer um negócio ultra pesado para rodar em full hd e ser refeito usando tecnologias em 4k, e em um segundo momento quando a tecnologia evoluir, mirar 1440/4k nativo para entregar 8k.
Ai o engano, dlss é pra TODOS o foco.
Quem tem 2060/2070 ta rodando jogos com raytracing a fullhd graças a ele, fora o futuro. Basta ver como cyberpunk mesmo sem RT o dlss empurra a 2060 para ir fullhd e subir opções básicas.

Eu digo exatamente o contrário, quem ta focando 4k da vida sempre vai estar pulando de vga high-end para outra high-end, a parada fica começando a valer nesses intermediários já que jogos futuros virão bem pesados.

Então quem mais precisa da tech é a galera do fullhd/1440p.




E do resto que comentaram "ah mas é novo, vai melhorar".
Voltem 2-3 páginas e vejam a diferença de filtro para reconstrução, filtro não vai pra canto nenhum.

Ninguém ta achando ruim lançar um fsr da vida, agora ninguém também mandou levantar a bandeira do DLSS para comparar como amd fez, nunca vão se comparar.
Ficaram no meia palavra como se o fidelityfx fsr fosse o competidor do dlss, no fim é outro filtro que nem o fidelityfx cas era.
 

Grave Uypo

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O problema é que o DLSS tá fazendo mais do que a resolução nativa, aí não tem como competir, pra mim, o FSR tá bem próximo da versão nativa...
o problema é que essas imagens estao destacando situacoes de detalhe subpixel que é obvio q o fsr nao vai funcionar direito
 

Grave Uypo

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Basta ter GPU Nvidia com tensores, no caso.

De qualquer forma, tem o "custo adicional" de precisar dos tensores. E sim, concordo, FSR é bem ok dentro do que se propõe a fazer. Obviamente não acredito em milagres, é uma solução de software e vai continuar sendo, mas é a primeira versão também. Vai melhorar ainda...

O DLSS 1, mesmo por hardware, foi uma desgraça.
existe reconstrucao por software. nao eh o fato de ser "por hardware" que faz o dlss ser bom.
quem tem as duas opcoes obviamente vai optar pelo dlss nesse momento incial. soh q nao é opcao pra todos.
 
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Regmaester

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existe reconstrucao por software. nao eh o fato de ser "por hardware" que faz o dlss ser bom.
quem tem as duas opcoes obviamente vai optar pelo dlss nesse momento incial. soh q nao é opcao pra todos.

oq faz DLSS ser bom é ser temporal. Usar frames anteriores na reconstrução do quadro seguinte. Acaba q tem muita informação pra reconstruir otimamente.

E o hardware faz parte disso. Já q fazer uma reconstrução via AI em 1ms é coisa absurda e sem o hardware, não seria usável.
 
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