O que há de Novo?
  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Fidelity FX Super Resolution Disponivel: Alguém testando???

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
152.412
Pontos
834
Hmmm sim e não....o problema é que o FSR funciona bem quando é usado em resoluções tipo 4k ou 1440p, mas quando a resolução é 1080p já começa a gerar bastante artefato, imagina então na tela do Steam Deck que é <900p. Ainda assim, espero que funcione bem no aparelho e torço demais pelo sucesso. Não vejo a hora de poder não depender mais do Windows para jogar alguma coisa. Eu diria que já está quase lá.
Eu sei, mas ainda é melhor do que nada.E quanto menor a tela, menor o impacto.

Eu testei aqui no Nier Replicant rodando no Linux e não percebi nenhum problema no HUD, contudo eu percebo uma singela queda de qualidade de imagem rodando a 1440p. Não pude atestar os ganhos de performance porque é um jogo que eu já rodava a 60fps...
O resultado obviamente vai variar de caso a caso, tem HUD que sofre mais em resoluções menores. Tava vendo um video do Control aqui em que no Quality ele ganhou 20 quadros - foi de 55 pra quase 75. Já no FF XV não mudou nada - provavelmente porque o problema ali é mais de CPU que de GPU.

eth0

Veterano
Reações
889
Pontos
143
A implementação do FSR dentro do Proton foi feita por meio de uma PR de um colaborador. Ele implementou o escalonamento filtrado pelo FSR dentro do fshack, uma ferramenta de escalonamento do Proton, essa sim elaborada pela Valve.

Software livre e suas belezas...

zanchin

Bam-bam-bam
Reações
4.521
Pontos
303
Para quem for usuário de Linux e quiser testar, basta colocar o seguinte comando nas propriedades:

Código:
 WINE_FULLSCREEN_FSR=1 %command%
Mas é preciso baixar a versão nova do Proton-GE (como citado pleo amigo acima, é uma versão não oficial do Proton).
Vou deixar aqui o link para o artigo:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
152.412
Pontos
834
Quero ver se o DF vai começar a dar atenção pro Linux a partir de agora. Até a pouco eles nem sabiam que que existe ferramentas similares ao RTSS no Linux (MangoHud).
É possível que a cobertura vá existir por causa do próprio Steam Deck...Daí pra se expandir a cobertura, acho que só se ele der certo mesmo.
Digo, se não der certo e depender da mera vontade de cobrir, esquece.

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
47.161
Pontos
854

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Reações
2.533
Pontos
288
Vai ser engraçado se alguém tentar fazer uma "reimplementação" do FSR no RE VIII e obter resultados melhores, lol
Fiquei curioso pra ver como roda justamente o RE8 mesmo. Pq no jogo ficou bem ruim, muito abaixo do que o FSR mostrou em outros títulos. Inclusive sem comparação abaixo da própria solução Checkerboard desse motor da Capcom. Tanto performance quanto qualidade.

11456

Bam-bam-bam
Reações
5.878
Pontos
384
Fritei aqui o chernobylite e ele tem o FSR e também tem o DLSS quem tem placa RTX da para testar os dois , embora todo mundo saiba qual é o melhor :ksafado

O jogo em si parece ser bom joguei por uma hora e gostei parece um metro openworld , mais pelo menos o personagem não trava em tudo quando é canto do cenário :klol

MFA Games

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
35.663
Pontos
574
Fritei aqui o chernobylite e ele tem o FSR e também tem o DLSS quem tem placa RTX da para testar os dois , embora todo mundo saiba qual é o melhor :ksafado

O jogo em si parece ser bom joguei por uma hora e gostei parece um metro openworld , mais pelo menos o personagem não trava em tudo quando é canto do cenário :klol
Então, o vídeo tá com uma compressão muito alta, mas dá pra notar que o DLSS é simplesmente melhor que a resolução nativa... ele reconstrói detalhes que faltam na nativa, já o FSR é praticamente igual a resolução nativa. Pra mim, na minha humilde opinião, que sou dono de uma humildassa GTX 970, o FSR ganha simplesmente por ter o mesmo desempenho do DLSS, mas rodar em qualquer batata sem precisar de um hardware com algo a mais, usando só a força do software e de fácil implementação!

aqui tu vê como a comparação com o DLSS é injusta:
204320
olha a grade na nativa e no FSR e olha no DLSS, olha o absurdo! simplesmente no DLSS, a imagem da grade tá perfeita, melhor que na nativa...

mas em relação a nitidez, eu acho que o FSR fica mais próximo da Nativa, achei a do DLSS mais "embaçado" do que a nativa, não sei, pode ser a compressão do vídeo

Ultima Edição:

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Reações
2.533
Pontos
288

Cara, como meu avatar entrega, sou mto fã do universo Stalker. Mas eu tentei jogar esse ai três vezes e nas três deletei. O jogo demora DEMAIS pra sair do trilho. Va ali, aperte isso, faça isso, faça não sei o que, tudo em corredores. E os gráficos são muito esquisitos.

Vale mesmo tentar? Jogou Stalker alguma vez?

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Reações
2.533
Pontos
288
Então, o vídeo tá com uma compressão muito alta, mas dá pra notar que o DLSS é simplesmente melhor que a resolução nativa... ele reconstrói detalhes que faltam na nativa, já o FSR é praticamente igual a resolução nativa. Pra mim, na minha humilde opinião, que sou dono de uma humildassa GTX 970, o FSR ganha simplesmente por ter o mesmo desempenho do DLSS, mas rodar em qualquer batata sem precisar de um hardware com algo a mais, usando só a força do software e de fácil implementação!

Visualizar anexo 204320
olha a grade na nativa e no FSR e olha no DLSS, olha o absurdo! simplesmente no DLSS, a imagem da grade tá perfeita, melhor que na nativa...

mas em relação a nitidez, eu acho que o FSR fica mais próximo da Nativa, achei a do DLSS mais "embaçado" do que a nativa, não sei, pode ser a compressão do vídeo
DLSS tá precisando de um filtro de nitidez aí mesmo. Claramente embaçada a imagem de assuntos próximos.

11456

Bam-bam-bam
Reações
5.878
Pontos
384
Cara, como meu avatar entrega, sou mto fã do universo Stalker. Mas eu tentei jogar esse ai três vezes e nas três deletei. O jogo demora DEMAIS pra sair do trilho. Va ali, aperte isso, faça isso, faça não sei o que, tudo em corredores. E os gráficos são muito esquisitos.

Vale mesmo tentar? Jogou Stalker alguma vez?
então não joguei Stalker , eu joguei só por uma hora o chernobylite e em apenas uma hora eu cheguei no local de criação de uma base , depois parei então não sei como sera adiante , hoje eu vou jogar mais para ver como fica , eu baixei por curiosidade :ksorriso

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Reações
2.533
Pontos
288
então não joguei Stalker , eu joguei só por uma hora o chernobylite e em apenas uma hora eu cheguei no local de criação de uma base , depois parei então não sei como sera adiante , hoje eu vou jogar mais para ver como fica , eu baixei por curiosidade :ksorriso
Vou ver uns vídeos. A primeira parte do jogo é muito irritante. Mas Metro Exodus também tem o mesmo problema no início e depois melhora bem e vira um mundo aberto.

Versao

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
31.392
Pontos
604

Visualizar anexo 204320

Notei isso tb, apesar do DLSS nesse vídeo apresentar melhor resultado até que o nativo em certos objetos (como vc bem citou) e com menos serrilhado que a solução da AMD, o FSR está bem mais nítido mesmo que o DLSS, de igual pra igual com a resolução nativa.

Pra ter certeza só testando mesmo se esse "embaçado" é por conta da compressão do vídeo na hora de criar a parte do DLSS.

.

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Reações
27.033
Pontos
553
agora q to com uma tela 4k fsr ficou ainda mais atrativo. o ganho q da pra ganhar com essas coisas é muito cara.

flight simulator com um mero TAA que nem é tão bom assim eu quase dobro meu frame rate de tacar o render scale pra 75% em 4k. sobe de ~35 pra 60~70 fps. bom demais. tem um hit na qualidade da imagem em coisas em movimento (algumas coisas ficam perfeitas), mas pelo ganho de performance? putz!

e achei o TAA do flight sim pior q o fsr, nao tenho mto jogo pra testar o fsr mas no dota em 75% vc nao diz que não é nativo

MFA Games

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
35.663
Pontos
574
Testei o lossless scaling com FSR com o jogo Blessed Unleashed e tirei algumas prints. Botei o jogo em windowned 720p + FSR com 2.0 de escala (performance), depois coloquei em fullscreen 720p e depois fullscreen 1080p:

720p
204715
1080p
204716
720P + FSR performance
204717

Alucard_Players

Bam-bam-bam
Reações
3.692
Pontos
419
Problema todo é que como é implementado no Proton pegando o frame todo, também escalona o HUD.
Nada que impeça o uso, claro, mas é uma desvantagem.

Não é processado local, a Nvidia processa previamente nos servidores dela e só integra os dados de machine learning.
Por isso que não é todo jogo que tem - ele precisa ser processado pela Nvidia antes.

minha duvida é, um jogo com dlss com ia, precisa de um arquivo base para essas imagens pre processadas ou ela sao enviadas online no momento do jogo?

ate hj nao entendi como funciona isso do DLSS

Timpas

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
25.268
Pontos
604
minha duvida é, um jogo com dlss com ia, precisa de um arquivo base para essas imagens pre processadas ou ela sao enviadas online no momento do jogo?

Isso já esta dentro do jogo desde que ele é lançado.
Jogo pirata com o dlss funciona , então essa do online não existe.

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
47.161
Pontos
854

Elas são geradas na hora pela GPU, o algoritmo de aprendizado de máquina usa os frames passados de um jogo para aprender um padrão e assim aplicar para os frames futuros.

A única coisa que vem de fora é o algoritmo de aprendizado, que vem nos drivers da Nvidia quando você atualiza. O algoritmo é genérico, ele sabe como atuar, mas conforme o jogo, ele atua diferente.

https://www.nvidia.com/en-us/geforce/news/nvidia-dlss-2-0-a-big-leap-in-ai-rendering/

TheK

Bam-bam-bam
Reações
9.026
Pontos
429

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Reações
27.033
Pontos
553
esse negocio de fsr em qaulquer jogo é só no linux via proton?
ainda nao fizeram pra windows? :\

eth0

Veterano
Reações
889
Pontos
143
esse negocio de fsr em qaulquer jogo é só no linux via proton?
ainda nao fizeram pra windows? :\
Da forma que eu entendo, a aplicação do FSR se dá no momento da execução do fshack, uma ferramenta do Proton para ajuste de resolução dos jogos. No Windows há uma ferramenta semelhante chamada MagPie, que permite que você rode em em tela cheia aplicações que não permitiam isso, ele embutiu o FSR no programa dele e disse que dá pra usar em jogos, mas o próprio autor disse que ficou mais ou menos, muitas vezes não justificando a aplicação, mas você pode tentar!

Topo Fundo