O que há de Novo?
  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Fidelity FX Super Resolution Disponivel: Alguém testando???

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
42.940
Reações
153.855
Pontos
834
Hmmm sim e não....o problema é que o FSR funciona bem quando é usado em resoluções tipo 4k ou 1440p, mas quando a resolução é 1080p já começa a gerar bastante artefato, imagina então na tela do Steam Deck que é <900p. Ainda assim, espero que funcione bem no aparelho e torço demais pelo sucesso. Não vejo a hora de poder não depender mais do Windows para jogar alguma coisa. Eu diria que já está quase lá.
Eu sei, mas ainda é melhor do que nada.E quanto menor a tela, menor o impacto.

Eu testei aqui no Nier Replicant rodando no Linux e não percebi nenhum problema no HUD, contudo eu percebo uma singela queda de qualidade de imagem rodando a 1440p. Não pude atestar os ganhos de performance porque é um jogo que eu já rodava a 60fps...
O resultado obviamente vai variar de caso a caso, tem HUD que sofre mais em resoluções menores. Tava vendo um video do Control aqui em que no Quality ele ganhou 20 quadros - foi de 55 pra quase 75. Já no FF XV não mudou nada - provavelmente porque o problema ali é mais de CPU que de GPU.
 


eth0

Veterano
Mensagens
936
Reações
909
Pontos
143
A implementação do FSR dentro do Proton foi feita por meio de uma PR de um colaborador. Ele implementou o escalonamento filtrado pelo FSR dentro do fshack, uma ferramenta de escalonamento do Proton, essa sim elaborada pela Valve.

Software livre e suas belezas...
 

zanchin

Bam-bam-bam
Mensagens
3.158
Reações
4.522
Pontos
303
Para quem for usuário de Linux e quiser testar, basta colocar o seguinte comando nas propriedades:

Código:
 WINE_FULLSCREEN_FSR=1 %command%
Mas é preciso baixar a versão nova do Proton-GE (como citado pleo amigo acima, é uma versão não oficial do Proton).
Vou deixar aqui o link para o artigo:
 


LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
42.940
Reações
153.855
Pontos
834
Quero ver se o DF vai começar a dar atenção pro Linux a partir de agora. Até a pouco eles nem sabiam que que existe ferramentas similares ao RTSS no Linux (MangoHud).
É possível que a cobertura vá existir por causa do próprio Steam Deck...Daí pra se expandir a cobertura, acho que só se ele der certo mesmo.
Digo, se não der certo e depender da mera vontade de cobrir, esquece.
 

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
31.421
Reações
48.903
Pontos
854

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
3.201
Reações
2.825
Pontos
288
Vai ser engraçado se alguém tentar fazer uma "reimplementação" do FSR no RE VIII e obter resultados melhores, lol
Fiquei curioso pra ver como roda justamente o RE8 mesmo. Pq no jogo ficou bem ruim, muito abaixo do que o FSR mostrou em outros títulos. Inclusive sem comparação abaixo da própria solução Checkerboard desse motor da Capcom. Tanto performance quanto qualidade.
 

11456

Bam-bam-bam
Mensagens
6.431
Reações
6.192
Pontos
384
Fritei aqui o chernobylite e ele tem o FSR e também tem o DLSS quem tem placa RTX da para testar os dois , embora todo mundo saiba qual é o melhor :ksafado



O jogo em si parece ser bom joguei por uma hora e gostei parece um metro openworld , mais pelo menos o personagem não trava em tudo quando é canto do cenário :klol
 

MFA Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.426
Reações
36.109
Pontos
574
Fritei aqui o chernobylite e ele tem o FSR e também tem o DLSS quem tem placa RTX da para testar os dois , embora todo mundo saiba qual é o melhor :ksafado



O jogo em si parece ser bom joguei por uma hora e gostei parece um metro openworld , mais pelo menos o personagem não trava em tudo quando é canto do cenário :klol
Então, o vídeo tá com uma compressão muito alta, mas dá pra notar que o DLSS é simplesmente melhor que a resolução nativa... ele reconstrói detalhes que faltam na nativa, já o FSR é praticamente igual a resolução nativa. Pra mim, na minha humilde opinião, que sou dono de uma humildassa GTX 970, o FSR ganha simplesmente por ter o mesmo desempenho do DLSS, mas rodar em qualquer batata sem precisar de um hardware com algo a mais, usando só a força do software e de fácil implementação!

aqui tu vê como a comparação com o DLSS é injusta:
204320
olha a grade na nativa e no FSR e olha no DLSS, olha o absurdo! simplesmente no DLSS, a imagem da grade tá perfeita, melhor que na nativa...

mas em relação a nitidez, eu acho que o FSR fica mais próximo da Nativa, achei a do DLSS mais "embaçado" do que a nativa, não sei, pode ser a compressão do vídeo
 
Ultima Edição:

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
3.201
Reações
2.825
Pontos
288
Fritei aqui o chernobylite e ele tem o FSR e também tem o DLSS quem tem placa RTX da para testar os dois , embora todo mundo saiba qual é o melhor :ksafado



O jogo em si parece ser bom joguei por uma hora e gostei parece um metro openworld , mais pelo menos o personagem não trava em tudo quando é canto do cenário :klol
Cara, como meu avatar entrega, sou mto fã do universo Stalker. Mas eu tentei jogar esse ai três vezes e nas três deletei. O jogo demora DEMAIS pra sair do trilho. Va ali, aperte isso, faça isso, faça não sei o que, tudo em corredores. E os gráficos são muito esquisitos.

Vale mesmo tentar? Jogou Stalker alguma vez?
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
3.201
Reações
2.825
Pontos
288
Então, o vídeo tá com uma compressão muito alta, mas dá pra notar que o DLSS é simplesmente melhor que a resolução nativa... ele reconstrói detalhes que faltam na nativa, já o FSR é praticamente igual a resolução nativa. Pra mim, na minha humilde opinião, que sou dono de uma humildassa GTX 970, o FSR ganha simplesmente por ter o mesmo desempenho do DLSS, mas rodar em qualquer batata sem precisar de um hardware com algo a mais, usando só a força do software e de fácil implementação!

aqui tu vê como a comparação com o DLSS é injusta:
Visualizar anexo 204320
olha a grade na nativa e no FSR e olha no DLSS, olha o absurdo! simplesmente no DLSS, a imagem da grade tá perfeita, melhor que na nativa...

mas em relação a nitidez, eu acho que o FSR fica mais próximo da Nativa, achei a do DLSS mais "embaçado" do que a nativa, não sei, pode ser a compressão do vídeo
DLSS tá precisando de um filtro de nitidez aí mesmo. Claramente embaçada a imagem de assuntos próximos.
 

11456

Bam-bam-bam
Mensagens
6.431
Reações
6.192
Pontos
384
Cara, como meu avatar entrega, sou mto fã do universo Stalker. Mas eu tentei jogar esse ai três vezes e nas três deletei. O jogo demora DEMAIS pra sair do trilho. Va ali, aperte isso, faça isso, faça não sei o que, tudo em corredores. E os gráficos são muito esquisitos.

Vale mesmo tentar? Jogou Stalker alguma vez?
então não joguei Stalker , eu joguei só por uma hora o chernobylite e em apenas uma hora eu cheguei no local de criação de uma base , depois parei então não sei como sera adiante , hoje eu vou jogar mais para ver como fica , eu baixei por curiosidade :ksorriso
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
3.201
Reações
2.825
Pontos
288
então não joguei Stalker , eu joguei só por uma hora o chernobylite e em apenas uma hora eu cheguei no local de criação de uma base , depois parei então não sei como sera adiante , hoje eu vou jogar mais para ver como fica , eu baixei por curiosidade :ksorriso
Vou ver uns vídeos. A primeira parte do jogo é muito irritante. Mas Metro Exodus também tem o mesmo problema no início e depois melhora bem e vira um mundo aberto.
 

Versao

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
14.269
Reações
31.505
Pontos
604
Então, o vídeo tá com uma compressão muito alta, mas dá pra notar que o DLSS é simplesmente melhor que a resolução nativa... ele reconstrói detalhes que faltam na nativa, já o FSR é praticamente igual a resolução nativa. Pra mim, na minha humilde opinião, que sou dono de uma humildassa GTX 970, o FSR ganha simplesmente por ter o mesmo desempenho do DLSS, mas rodar em qualquer batata sem precisar de um hardware com algo a mais, usando só a força do software e de fácil implementação!

aqui tu vê como a comparação com o DLSS é injusta:
Visualizar anexo 204320
olha a grade na nativa e no FSR e olha no DLSS, olha o absurdo! simplesmente no DLSS, a imagem da grade tá perfeita, melhor que na nativa...

mas em relação a nitidez, eu acho que o FSR fica mais próximo da Nativa, achei a do DLSS mais "embaçado" do que a nativa, não sei, pode ser a compressão do vídeo
Notei isso tb, apesar do DLSS nesse vídeo apresentar melhor resultado até que o nativo em certos objetos (como vc bem citou) e com menos serrilhado que a solução da AMD, o FSR está bem mais nítido mesmo que o DLSS, de igual pra igual com a resolução nativa.

Pra ter certeza só testando mesmo se esse "embaçado" é por conta da compressão do vídeo na hora de criar a parte do DLSS.

.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
15.892
Reações
27.168
Pontos
553
agora q to com uma tela 4k fsr ficou ainda mais atrativo. o ganho q da pra ganhar com essas coisas é muito cara.

flight simulator com um mero TAA que nem é tão bom assim eu quase dobro meu frame rate de tacar o render scale pra 75% em 4k. sobe de ~35 pra 60~70 fps. bom demais. tem um hit na qualidade da imagem em coisas em movimento (algumas coisas ficam perfeitas), mas pelo ganho de performance? putz!

e achei o TAA do flight sim pior q o fsr, nao tenho mto jogo pra testar o fsr mas no dota em 75% vc nao diz que não é nativo
 

MFA Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.426
Reações
36.109
Pontos
574
Testei o lossless scaling com FSR com o jogo Blessed Unleashed e tirei algumas prints. Botei o jogo em windowned 720p + FSR com 2.0 de escala (performance), depois coloquei em fullscreen 720p e depois fullscreen 1080p:

720p
204715
1080p
204716
720P + FSR performance
204717
 

Alucard_Players

Bam-bam-bam
Mensagens
6.706
Reações
3.742
Pontos
419
Problema todo é que como é implementado no Proton pegando o frame todo, também escalona o HUD.
Nada que impeça o uso, claro, mas é uma desvantagem.



Não é processado local, a Nvidia processa previamente nos servidores dela e só integra os dados de machine learning.
Por isso que não é todo jogo que tem - ele precisa ser processado pela Nvidia antes.

minha duvida é, um jogo com dlss com ia, precisa de um arquivo base para essas imagens pre processadas ou ela sao enviadas online no momento do jogo?

ate hj nao entendi como funciona isso do DLSS
 

Timpas

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
22.696
Reações
25.851
Pontos
604
minha duvida é, um jogo com dlss com ia, precisa de um arquivo base para essas imagens pre processadas ou ela sao enviadas online no momento do jogo?

ate hj nao entendi como funciona isso do DLSS
Isso já esta dentro do jogo desde que ele é lançado.
Jogo pirata com o dlss funciona , então essa do online não existe.
 

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
31.421
Reações
48.903
Pontos
854
minha duvida é, um jogo com dlss com ia, precisa de um arquivo base para essas imagens pre processadas ou ela sao enviadas online no momento do jogo?

ate hj nao entendi como funciona isso do DLSS
Elas são geradas na hora pela GPU, o algoritmo de aprendizado de máquina usa os frames passados de um jogo para aprender um padrão e assim aplicar para os frames futuros.

A única coisa que vem de fora é o algoritmo de aprendizado, que vem nos drivers da Nvidia quando você atualiza. O algoritmo é genérico, ele sabe como atuar, mas conforme o jogo, ele atua diferente.

https://www.nvidia.com/en-us/geforce/news/nvidia-dlss-2-0-a-big-leap-in-ai-rendering/
 

TheK

Bam-bam-bam
Mensagens
9.917
Reações
9.027
Pontos
429

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
15.892
Reações
27.168
Pontos
553
esse negocio de fsr em qaulquer jogo é só no linux via proton?
ainda nao fizeram pra windows? :\
 

eth0

Veterano
Mensagens
936
Reações
909
Pontos
143
esse negocio de fsr em qaulquer jogo é só no linux via proton?
ainda nao fizeram pra windows? :\
Da forma que eu entendo, a aplicação do FSR se dá no momento da execução do fshack, uma ferramenta do Proton para ajuste de resolução dos jogos. No Windows há uma ferramenta semelhante chamada MagPie, que permite que você rode em em tela cheia aplicações que não permitiam isso, ele embutiu o FSR no programa dele e disse que dá pra usar em jogos, mas o próprio autor disse que ficou mais ou menos, muitas vezes não justificando a aplicação, mas você pode tentar!
 

Seu Oscar

Bam-bam-bam
Mensagens
2.983
Reações
4.405
Pontos
304
Nvidia meteu um concorrente do FSR. Basicamente deu um up no scaling que já tinha e adicionou presets:

NVIDIA Image Scaling Available Now

As part of our new Game Ready Driver, we’re today releasing an updated NVIDIA Image Scaling feature, available via GeForce Experience and the NVIDIA Control Panel. And to enable developers to incorporate the new technique into their games, we’re releasing NVIDIA Image Scaling as a free, platform-agnostic open source SDK.


For the past two years, NVIDIA has offered a driver-based spatial upscaler called NVIDIA Image Scaling and Sharpening, for all your games, that didn’t require game or SDK integrations to work.

With the new November GeForce Game Ready Driver, we have improved the scaling and sharpening algorithm to now use a 6-tap filter with 4 directional scaling and adaptive sharpening filters to boost performance. And we have also added an in-game sharpness slider, accessible via GeForce Experience, so you can do real-time customizations to sharpness.

Activating NVIDIA Image Scaling Through The NVIDIA Control Panel

1. To activate the newly updated feature, simply open the NVIDIA Control Panel, click onto “Manage 3D Settings”, and activate the “Image Scaling” setting as shown below



2. When you enable Image Scaling, the driver generates 5 additional scaling resolutions based on your native monitor resolution that you can select from in-game settings menus to use with NVIDIA Image Scaling. We recommend doing a quick reboot to ensure your games recognize these new resolutions



Scaling %Input Resolution for 4K OutputInput Resolution for 1440p OutputInput Resolution for 1080p Output
85%3264 x 18362176 x 12241632 x 918
77%2954 x 16621970 x 11081477 x 831
67% 2560 x 1440 1706 x 960 1280 x 720
59%2259 x 12711506 x 8471129 x 635
50% 1920 x 1080 1280 x 720 Not Supported by Windows


3. You can set global sharpness settings for all your games at once, or manage per-game tuning through the Program Settings tab of “Manage 3D Settings.

Now that you have enabled NVIDIA Image Scaling in the driver, the next step is to set the render resolution for your game.

4. For each game, go into the in-game settings and select Fullscreen mode*

5. Set the desired render resolution. NVIDIA Image Scaling will automatically upscale the lower render resolution to your display's native resolution and sharpen (e.g. 2880x1620 upscaled to 3840x2160)

6. If you enable the overlay indicator, a “NIS” text label will appear in the upper left corner of the screen. A green text color indicates that NVIDIA Image Scaling is scaling and sharpening the game. If the text is colored blue, then NVIDIA Image Scaling is sharpening but not scaling

*For games that don’t offer Full Screen mode, you can lower the render resolution of your desktop, which will enable NVIDIA Image Scaling. To do so, head to “Change resolution” in the NVIDIA Control Panel.
 

Skinner Sweet

Bam-bam-bam
Mensagens
2.882
Reações
4.921
Pontos
303
Nvidia meteu um concorrente do FSR. Basicamente deu um up no scaling que já tinha e adicionou presets:

NVIDIA Image Scaling Available Now

As part of our new Game Ready Driver, we’re today releasing an updated NVIDIA Image Scaling feature, available via GeForce Experience and the NVIDIA Control Panel. And to enable developers to incorporate the new technique into their games, we’re releasing NVIDIA Image Scaling as a free, platform-agnostic open source SDK.


For the past two years, NVIDIA has offered a driver-based spatial upscaler called NVIDIA Image Scaling and Sharpening, for all your games, that didn’t require game or SDK integrations to work.

With the new November GeForce Game Ready Driver, we have improved the scaling and sharpening algorithm to now use a 6-tap filter with 4 directional scaling and adaptive sharpening filters to boost performance. And we have also added an in-game sharpness slider, accessible via GeForce Experience, so you can do real-time customizations to sharpness.

Activating NVIDIA Image Scaling Through The NVIDIA Control Panel

1. To activate the newly updated feature, simply open the NVIDIA Control Panel, click onto “Manage 3D Settings”, and activate the “Image Scaling” setting as shown below



2. When you enable Image Scaling, the driver generates 5 additional scaling resolutions based on your native monitor resolution that you can select from in-game settings menus to use with NVIDIA Image Scaling. We recommend doing a quick reboot to ensure your games recognize these new resolutions



Scaling %Input Resolution for 4K OutputInput Resolution for 1440p OutputInput Resolution for 1080p Output
85%3264 x 18362176 x 12241632 x 918
77%2954 x 16621970 x 11081477 x 831
67%2560 x 14401706 x 9601280 x 720
59%2259 x 12711506 x 8471129 x 635
50%1920 x 10801280 x 720Not Supported by Windows


3. You can set global sharpness settings for all your games at once, or manage per-game tuning through the Program Settings tab of “Manage 3D Settings.

Now that you have enabled NVIDIA Image Scaling in the driver, the next step is to set the render resolution for your game.

4. For each game, go into the in-game settings and select Fullscreen mode*

5. Set the desired render resolution. NVIDIA Image Scaling will automatically upscale the lower render resolution to your display's native resolution and sharpen (e.g. 2880x1620 upscaled to 3840x2160)

6. If you enable the overlay indicator, a “NIS” text label will appear in the upper left corner of the screen. A green text color indicates that NVIDIA Image Scaling is scaling and sharpening the game. If the text is colored blue, then NVIDIA Image Scaling is sharpening but not scaling

*For games that don’t offer Full Screen mode, you can lower the render resolution of your desktop, which will enable NVIDIA Image Scaling. To do so, head to “Change resolution” in the NVIDIA Control Panel.

Testei aqui em três jogos: Ac valhalla, Jedi fallen order e resident Village.

Não é perfeito, da pra ver um pouco de artefato na imagem mesmo em 85%, mas eu gostei muito da claridade da imagem, é o que mais me incomoda quando tenho que abaixar a resolução, com o scaling a claridade é igual a da resolução nativa. Não é nenhum milagre, mas eu gostei, principalmente porque dá pra ativar em qualquer jogo de maneira simples.
 
Topo Fundo