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Fidelity FX Super Resolution Disponivel: Alguém testando???

#0352@

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FSR x DLSS



O que me impressiona nessas técnicas é isso aqui abaixo

T8gU8rr.png


Uma placa que não tinha a menor condição de rodar um jogo numa resolução, rodar com performance extremamente decente até. De 13FPS mínimo, vai pra 33FPS mínimo ou 36. Isso é incrivelmente impressionante!

Só tenho medo mesmo dos devs começarem a cagar pra otimização e FSR virar um spec padrão e esperado para dar medida a performance. Ai não vai adiantar nada.

A "vantagem" do DLSS ser de nicho era meio que essa. Como os devs sabiam que não podiam contar com a técnica, otimizam o jogo normalmente. Agora podendo contar com FSR em qlq jogo, eu acho que isso vai baixar a linha, a régua.

Ou pode ser outro caminho. Os caras vão poder entregar gráficos e efeitos ainda superiores, que antes levariam anos para serem entregues justamente pela falta de poder computacional para tal.

Ainda a saber por onde a estrada vai levar.

Só falta existir um preset além do ultra vinculado ao DLSS ou FSR, ou seja, não daria pra ativar a opção sem um dos dois ligados.
 

Grave Uypo

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FSR é trocar qualidade por performance. Não tem jeito. Tá longe de um DLSS.

Eu usaria só em último caso. Tipo estando com dificuldade pra manter os 60fps.
huh? dlss também troca qualidade por performance. só que outros tipos de problemas (nesse caso aí dlss seria muito melhor, por exemplo) que o fsr. ou vc acredita no hype de que dlss é melhor que nativo? para né.
 

onurb88

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o pessoal defende uma tecnologia de joguinho em detrimento de outra tecnologia similar com tanto amor que chega a dar vergonha alheia. rsrs
 


Regmaester

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huh? dlss também troca qualidade por performance. só que outros tipos de problemas (nesse caso aí dlss seria muito melhor, por exemplo) que o fsr. ou vc acredita no hype de que dlss é melhor que nativo? para né.

Não acredito. Eu uso DLSS aqui. E constantemente se equipara ao nativo. Agora com o 2.2 ficou melhor ainda.

Nem todos os jogos são assim, mas grande parte são. Rdr2 é um caso q é igual ou melhor q o nativo.

FSR hoje em dia é certeza de ser pior. DLSS não é.
 

TheK

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huh? dlss também troca qualidade por performance. só que outros tipos de problemas (nesse caso aí dlss seria muito melhor, por exemplo) que o fsr. ou vc acredita no hype de que dlss é melhor que nativo? para né.

Em fullhd até concordo com você, mas em 2K/4k? Eu ativo até em jogo que a 3070 aguenta nativo.

FSR é trocar qualidade por performance. Não tem jeito. Tá longe de um DLSS.

Eu usaria só em último caso. Tipo estando com dificuldade pra manter os 60fps.

Pior que eu tinha testado o Rift Breaker em 4k na tv, tinha ficado ótimo. Pelos testes que vi no youtube, o RE não tá entregando a mesma coisa, vou testar mais tarde na minha tv.
 

Grave Uypo

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E da uma olhada no Avengers. Claramente é o caso de DLSS ser melhor q o nativo.

5paTlVj.png


58CuJ53.jpeg
ninguem joga screenshot. vai ver em movimento. é só passar algo no foreground que os cabos ficam duplicados cheio de quebrada no meio. no proprio video mostra.
201081
no outro jogo o dlss entope uma sala de particulas que nao eram pra estar lá.
no outro tem ghosting.

enfim, é pior que nativo. mas é bom. em alguns casos é fodão mesmo. mas na média não é melhor que nativo.
o negocio é que não precisa ser melhor que nativo. só precisa ser bom o suficiente pra vc nao se importar. dlss atinge bem isso. fsr na maioria das vezes também fica bom, mas em detalhe sub-pixel falha. por isso que eu acho que devia ter um modo acima do ultra quality com 85% render scale, mesmo que nao entregasse a mesma performance do melhor modo do dlss.
 
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zanchin

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Não sei alguém aqui já mencionou, mas um modder adicionou ao simulador de corrida Assetto Corsa o Fidelity FX SR. Por mais que o DLSS seja ótimo em diversas implementações (é meio duvidável no RDR2), mas o fato de que é possível adicionar Fidelity FX SR (vamos chamar de FFSR?) via mod é algo MUITO encorajador.
Daqui a pouco eles integram isso com reshade, daí ficaria perfeito.
 

rodrigoxm49

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Fui fazer um teste no Resident Evil. Definitivamente nesse jogo não deu certo, até porque o jogo já tem uma opção interna que, na minha percepção, é superior tanto em qualidade quanto também muito superior em termos de performance.

Nativo 1080p (FXAA+TAA)
xF4RuxH.png


Modo Entreçado (Checkerboard utilizado nos consoles há decada)
0AT0h1f.png


FSR Desempenho
RaSiMAv.png


FSR Equilibrado
bYcenK2.png


FSR Qualidade
8QsGW4c.png


FSR Ultra qualidade
8QsGW4c.png
 

zanchin

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Apenas para trazer uma informação interessante: o FSR foi incluido no Proton. Proton, para quem não sabe, é um encapsulamento criado pela Valve para rodar jogos nativos de Windows no Linux. Essa atualização do Proton permite que qualquer jogo DX11, DX12 ou nativo Vulkan (que internamente todos são traduzidos para Vulkan usando Proton) automaticamente ganharam suporte ao FSR. Quase um suporte nativo por causa do sistema operacional, não precisa ser implementado jogo a jogo!
Excelente!!
 
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LucianoBraga

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Apenas para trazer uma informação interessante: o FSR foi incluido no Proton. Proton, para quem não sabe, é um encapsulamento criado pela Valve para rodar jogos nativos de Windows no Linux. Essa atualização do Proton permite que qualquer jogo DX11, DX12 ou nativo Vulkan (que internamente todos são convertidos para Vulkan usando Proton) automaticamente ganharam suporte ao FSR. Quase um suporte nativo por causa do sistema operacional, não precisa ser implementado jogo a jogo!
Excelente!!

Suspeitei desde o princípio que isso ia ser feito. Steam Deck já dando resultados práticos.
 

Phoenix Eagle

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DLSS usa uma imagem a 16k para reconstruir, por isso ele corrige essas falhas e adiciona algumas informações não visíveis na resolução nativa.
E como isso não impacta na performance? Sabe dizer ou sabe onde explica pra indicar?
 

LucianoBraga

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Caramba, isso é uma jogada incrível :keehk

Problema todo é que como é implementado no Proton pegando o frame todo, também escalona o HUD.
Nada que impeça o uso, claro, mas é uma desvantagem.

E como isso não impacta na performance? Sabe dizer ou sabe onde explica pra indicar?

Não é processado local, a Nvidia processa previamente nos servidores dela e só integra os dados de machine learning.
Por isso que não é todo jogo que tem - ele precisa ser processado pela Nvidia antes.
 

zanchin

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Suspeitei desde o princípio que isso ia ser feito. Steam Deck já dando resultados práticos.
Hmmm sim e não....o problema é que o FSR funciona bem quando é usado em resoluções tipo 4k ou 1440p, mas quando a resolução é 1080p já começa a gerar bastante artefato, imagina então na tela do Steam Deck que é <900p. Ainda assim, espero que funcione bem no aparelho e torço demais pelo sucesso. Não vejo a hora de poder não depender mais do Windows para jogar alguma coisa. Eu diria que já está quase lá.

Eu testei aqui no Nier Replicant rodando no Linux e não percebi nenhum problema no HUD, contudo eu percebo uma singela queda de qualidade de imagem rodando a 1440p. Não pude atestar os ganhos de performance porque é um jogo que eu já rodava a 60fps...

Vou ver se instaldo algum outro jogo que não tenha vsync lockado para avaliar melhor os ganhos.
 

LucianoBraga

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Hmmm sim e não....o problema é que o FSR funciona bem quando é usado em resoluções tipo 4k ou 1440p, mas quando a resolução é 1080p já começa a gerar bastante artefato, imagina então na tela do Steam Deck que é <900p. Ainda assim, espero que funcione bem no aparelho e torço demais pelo sucesso. Não vejo a hora de poder não depender mais do Windows para jogar alguma coisa. Eu diria que já está quase lá.

Eu sei, mas ainda é melhor do que nada.E quanto menor a tela, menor o impacto.

Eu testei aqui no Nier Replicant rodando no Linux e não percebi nenhum problema no HUD, contudo eu percebo uma singela queda de qualidade de imagem rodando a 1440p. Não pude atestar os ganhos de performance porque é um jogo que eu já rodava a 60fps...

O resultado obviamente vai variar de caso a caso, tem HUD que sofre mais em resoluções menores. Tava vendo um video do Control aqui em que no Quality ele ganhou 20 quadros - foi de 55 pra quase 75. Já no FF XV não mudou nada - provavelmente porque o problema ali é mais de CPU que de GPU.
 

eth0

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A implementação do FSR dentro do Proton foi feita por meio de uma PR de um colaborador. Ele implementou o escalonamento filtrado pelo FSR dentro do fshack, uma ferramenta de escalonamento do Proton, essa sim elaborada pela Valve.

Software livre e suas belezas...
 

zanchin

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Para quem for usuário de Linux e quiser testar, basta colocar o seguinte comando nas propriedades:

Código:
 WINE_FULLSCREEN_FSR=1 %command%

Mas é preciso baixar a versão nova do Proton-GE (como citado pleo amigo acima, é uma versão não oficial do Proton).
Vou deixar aqui o link para o artigo:
 

LucianoBraga

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Quero ver se o DF vai começar a dar atenção pro Linux a partir de agora. Até a pouco eles nem sabiam que que existe ferramentas similares ao RTSS no Linux (MangoHud).

É possível que a cobertura vá existir por causa do próprio Steam Deck...Daí pra se expandir a cobertura, acho que só se ele der certo mesmo.
Digo, se não der certo e depender da mera vontade de cobrir, esquece.
 

rodrigoxm49

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Vai ser engraçado se alguém tentar fazer uma "reimplementação" do FSR no RE VIII e obter resultados melhores, lol
Fiquei curioso pra ver como roda justamente o RE8 mesmo. Pq no jogo ficou bem ruim, muito abaixo do que o FSR mostrou em outros títulos. Inclusive sem comparação abaixo da própria solução Checkerboard desse motor da Capcom. Tanto performance quanto qualidade.
 

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Fritei aqui o chernobylite e ele tem o FSR e também tem o DLSS quem tem placa RTX da para testar os dois , embora todo mundo saiba qual é o melhor :ksafado



O jogo em si parece ser bom joguei por uma hora e gostei parece um metro openworld , mais pelo menos o personagem não trava em tudo quando é canto do cenário :klol
 

SagaOPC

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Fritei aqui o chernobylite e ele tem o FSR e também tem o DLSS quem tem placa RTX da para testar os dois , embora todo mundo saiba qual é o melhor :ksafado



O jogo em si parece ser bom joguei por uma hora e gostei parece um metro openworld , mais pelo menos o personagem não trava em tudo quando é canto do cenário :klol

Então, o vídeo tá com uma compressão muito alta, mas dá pra notar que o DLSS é simplesmente melhor que a resolução nativa... ele reconstrói detalhes que faltam na nativa, já o FSR é praticamente igual a resolução nativa. Pra mim, na minha humilde opinião, que sou dono de uma humildassa GTX 970, o FSR ganha simplesmente por ter o mesmo desempenho do DLSS, mas rodar em qualquer batata sem precisar de um hardware com algo a mais, usando só a força do software e de fácil implementação!

aqui tu vê como a comparação com o DLSS é injusta:
204320
olha a grade na nativa e no FSR e olha no DLSS, olha o absurdo! simplesmente no DLSS, a imagem da grade tá perfeita, melhor que na nativa...

mas em relação a nitidez, eu acho que o FSR fica mais próximo da Nativa, achei a do DLSS mais "embaçado" do que a nativa, não sei, pode ser a compressão do vídeo
 
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rodrigoxm49

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Fritei aqui o chernobylite e ele tem o FSR e também tem o DLSS quem tem placa RTX da para testar os dois , embora todo mundo saiba qual é o melhor :ksafado



O jogo em si parece ser bom joguei por uma hora e gostei parece um metro openworld , mais pelo menos o personagem não trava em tudo quando é canto do cenário :klol

Cara, como meu avatar entrega, sou mto fã do universo Stalker. Mas eu tentei jogar esse ai três vezes e nas três deletei. O jogo demora DEMAIS pra sair do trilho. Va ali, aperte isso, faça isso, faça não sei o que, tudo em corredores. E os gráficos são muito esquisitos.

Vale mesmo tentar? Jogou Stalker alguma vez?
 

rodrigoxm49

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Então, o vídeo tá com uma compressão muito alta, mas dá pra notar que o DLSS é simplesmente melhor que a resolução nativa... ele reconstrói detalhes que faltam na nativa, já o FSR é praticamente igual a resolução nativa. Pra mim, na minha humilde opinião, que sou dono de uma humildassa GTX 970, o FSR ganha simplesmente por ter o mesmo desempenho do DLSS, mas rodar em qualquer batata sem precisar de um hardware com algo a mais, usando só a força do software e de fácil implementação!

aqui tu vê como a comparação com o DLSS é injusta:
Visualizar anexo 204320
olha a grade na nativa e no FSR e olha no DLSS, olha o absurdo! simplesmente no DLSS, a imagem da grade tá perfeita, melhor que na nativa...

mas em relação a nitidez, eu acho que o FSR fica mais próximo da Nativa, achei a do DLSS mais "embaçado" do que a nativa, não sei, pode ser a compressão do vídeo
DLSS tá precisando de um filtro de nitidez aí mesmo. Claramente embaçada a imagem de assuntos próximos.
 

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Cara, como meu avatar entrega, sou mto fã do universo Stalker. Mas eu tentei jogar esse ai três vezes e nas três deletei. O jogo demora DEMAIS pra sair do trilho. Va ali, aperte isso, faça isso, faça não sei o que, tudo em corredores. E os gráficos são muito esquisitos.

Vale mesmo tentar? Jogou Stalker alguma vez?

então não joguei Stalker , eu joguei só por uma hora o chernobylite e em apenas uma hora eu cheguei no local de criação de uma base , depois parei então não sei como sera adiante , hoje eu vou jogar mais para ver como fica , eu baixei por curiosidade :ksorriso
 

rodrigoxm49

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então não joguei Stalker , eu joguei só por uma hora o chernobylite e em apenas uma hora eu cheguei no local de criação de uma base , depois parei então não sei como sera adiante , hoje eu vou jogar mais para ver como fica , eu baixei por curiosidade :ksorriso
Vou ver uns vídeos. A primeira parte do jogo é muito irritante. Mas Metro Exodus também tem o mesmo problema no início e depois melhora bem e vira um mundo aberto.
 
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