O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fidelity FX Super Resolution Disponivel: Alguém testando???

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.930
Reações
33.241
Pontos
1.554
Então, o vídeo tá com uma compressão muito alta, mas dá pra notar que o DLSS é simplesmente melhor que a resolução nativa... ele reconstrói detalhes que faltam na nativa, já o FSR é praticamente igual a resolução nativa. Pra mim, na minha humilde opinião, que sou dono de uma humildassa GTX 970, o FSR ganha simplesmente por ter o mesmo desempenho do DLSS, mas rodar em qualquer batata sem precisar de um hardware com algo a mais, usando só a força do software e de fácil implementação!

aqui tu vê como a comparação com o DLSS é injusta:
Visualizar anexo 204320
olha a grade na nativa e no FSR e olha no DLSS, olha o absurdo! simplesmente no DLSS, a imagem da grade tá perfeita, melhor que na nativa...

mas em relação a nitidez, eu acho que o FSR fica mais próximo da Nativa, achei a do DLSS mais "embaçado" do que a nativa, não sei, pode ser a compressão do vídeo

Notei isso tb, apesar do DLSS nesse vídeo apresentar melhor resultado até que o nativo em certos objetos (como vc bem citou) e com menos serrilhado que a solução da AMD, o FSR está bem mais nítido mesmo que o DLSS, de igual pra igual com a resolução nativa.

Pra ter certeza só testando mesmo se esse "embaçado" é por conta da compressão do vídeo na hora de criar a parte do DLSS.

.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
agora q to com uma tela 4k fsr ficou ainda mais atrativo. o ganho q da pra ganhar com essas coisas é muito cara.

flight simulator com um mero TAA que nem é tão bom assim eu quase dobro meu frame rate de tacar o render scale pra 75% em 4k. sobe de ~35 pra 60~70 fps. bom demais. tem um hit na qualidade da imagem em coisas em movimento (algumas coisas ficam perfeitas), mas pelo ganho de performance? putz!

e achei o TAA do flight sim pior q o fsr, nao tenho mto jogo pra testar o fsr mas no dota em 75% vc nao diz que não é nativo
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.203
Pontos
1.074
Testei o lossless scaling com FSR com o jogo Blessed Unleashed e tirei algumas prints. Botei o jogo em windowned 720p + FSR com 2.0 de escala (performance), depois coloquei em fullscreen 720p e depois fullscreen 1080p:

720p
204715
1080p
204716
720P + FSR performance
204717
 


Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.475
Reações
4.623
Pontos
1.069
Problema todo é que como é implementado no Proton pegando o frame todo, também escalona o HUD.
Nada que impeça o uso, claro, mas é uma desvantagem.



Não é processado local, a Nvidia processa previamente nos servidores dela e só integra os dados de machine learning.
Por isso que não é todo jogo que tem - ele precisa ser processado pela Nvidia antes.


minha duvida é, um jogo com dlss com ia, precisa de um arquivo base para essas imagens pre processadas ou ela sao enviadas online no momento do jogo?

ate hj nao entendi como funciona isso do DLSS
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.393
Pontos
1.354
minha duvida é, um jogo com dlss com ia, precisa de um arquivo base para essas imagens pre processadas ou ela sao enviadas online no momento do jogo?

ate hj nao entendi como funciona isso do DLSS
Isso já esta dentro do jogo desde que ele é lançado.
Jogo pirata com o dlss funciona , então essa do online não existe.
 

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
esse negocio de fsr em qaulquer jogo é só no linux via proton?
ainda nao fizeram pra windows? :\
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
esse negocio de fsr em qaulquer jogo é só no linux via proton?
ainda nao fizeram pra windows? :\

Da forma que eu entendo, a aplicação do FSR se dá no momento da execução do fshack, uma ferramenta do Proton para ajuste de resolução dos jogos. No Windows há uma ferramenta semelhante chamada MagPie, que permite que você rode em em tela cheia aplicações que não permitiam isso, ele embutiu o FSR no programa dele e disse que dá pra usar em jogos, mas o próprio autor disse que ficou mais ou menos, muitas vezes não justificando a aplicação, mas você pode tentar!
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.985
Reações
6.796
Pontos
704
Nvidia meteu um concorrente do FSR. Basicamente deu um up no scaling que já tinha e adicionou presets:

NVIDIA Image Scaling Available Now

As part of our new Game Ready Driver, we’re today releasing an updated NVIDIA Image Scaling feature, available via GeForce Experience and the NVIDIA Control Panel. And to enable developers to incorporate the new technique into their games, we’re releasing NVIDIA Image Scaling as a free, platform-agnostic open source SDK.


For the past two years, NVIDIA has offered a driver-based spatial upscaler called NVIDIA Image Scaling and Sharpening, for all your games, that didn’t require game or SDK integrations to work.

With the new November GeForce Game Ready Driver, we have improved the scaling and sharpening algorithm to now use a 6-tap filter with 4 directional scaling and adaptive sharpening filters to boost performance. And we have also added an in-game sharpness slider, accessible via GeForce Experience, so you can do real-time customizations to sharpness.

Activating NVIDIA Image Scaling Through The NVIDIA Control Panel

1. To activate the newly updated feature, simply open the NVIDIA Control Panel, click onto “Manage 3D Settings”, and activate the “Image Scaling” setting as shown below



2. When you enable Image Scaling, the driver generates 5 additional scaling resolutions based on your native monitor resolution that you can select from in-game settings menus to use with NVIDIA Image Scaling. We recommend doing a quick reboot to ensure your games recognize these new resolutions



Scaling %Input Resolution for 4K OutputInput Resolution for 1440p OutputInput Resolution for 1080p Output
85%3264 x 18362176 x 12241632 x 918
77%2954 x 16621970 x 11081477 x 831
67% 2560 x 1440 1706 x 960 1280 x 720
59%2259 x 12711506 x 8471129 x 635
50% 1920 x 1080 1280 x 720 Not Supported by Windows


3. You can set global sharpness settings for all your games at once, or manage per-game tuning through the Program Settings tab of “Manage 3D Settings.

Now that you have enabled NVIDIA Image Scaling in the driver, the next step is to set the render resolution for your game.

4. For each game, go into the in-game settings and select Fullscreen mode*

5. Set the desired render resolution. NVIDIA Image Scaling will automatically upscale the lower render resolution to your display's native resolution and sharpen (e.g. 2880x1620 upscaled to 3840x2160)

6. If you enable the overlay indicator, a “NIS” text label will appear in the upper left corner of the screen. A green text color indicates that NVIDIA Image Scaling is scaling and sharpening the game. If the text is colored blue, then NVIDIA Image Scaling is sharpening but not scaling

*For games that don’t offer Full Screen mode, you can lower the render resolution of your desktop, which will enable NVIDIA Image Scaling. To do so, head to “Change resolution” in the NVIDIA Control Panel.
 

Skinner Sweet

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.395
Reações
5.574
Pontos
703
Nvidia meteu um concorrente do FSR. Basicamente deu um up no scaling que já tinha e adicionou presets:

NVIDIA Image Scaling Available Now

As part of our new Game Ready Driver, we’re today releasing an updated NVIDIA Image Scaling feature, available via GeForce Experience and the NVIDIA Control Panel. And to enable developers to incorporate the new technique into their games, we’re releasing NVIDIA Image Scaling as a free, platform-agnostic open source SDK.


For the past two years, NVIDIA has offered a driver-based spatial upscaler called NVIDIA Image Scaling and Sharpening, for all your games, that didn’t require game or SDK integrations to work.

With the new November GeForce Game Ready Driver, we have improved the scaling and sharpening algorithm to now use a 6-tap filter with 4 directional scaling and adaptive sharpening filters to boost performance. And we have also added an in-game sharpness slider, accessible via GeForce Experience, so you can do real-time customizations to sharpness.

Activating NVIDIA Image Scaling Through The NVIDIA Control Panel

1. To activate the newly updated feature, simply open the NVIDIA Control Panel, click onto “Manage 3D Settings”, and activate the “Image Scaling” setting as shown below



2. When you enable Image Scaling, the driver generates 5 additional scaling resolutions based on your native monitor resolution that you can select from in-game settings menus to use with NVIDIA Image Scaling. We recommend doing a quick reboot to ensure your games recognize these new resolutions



Scaling %Input Resolution for 4K OutputInput Resolution for 1440p OutputInput Resolution for 1080p Output
85%3264 x 18362176 x 12241632 x 918
77%2954 x 16621970 x 11081477 x 831
67%2560 x 14401706 x 9601280 x 720
59%2259 x 12711506 x 8471129 x 635
50%1920 x 10801280 x 720Not Supported by Windows


3. You can set global sharpness settings for all your games at once, or manage per-game tuning through the Program Settings tab of “Manage 3D Settings.

Now that you have enabled NVIDIA Image Scaling in the driver, the next step is to set the render resolution for your game.

4. For each game, go into the in-game settings and select Fullscreen mode*

5. Set the desired render resolution. NVIDIA Image Scaling will automatically upscale the lower render resolution to your display's native resolution and sharpen (e.g. 2880x1620 upscaled to 3840x2160)

6. If you enable the overlay indicator, a “NIS” text label will appear in the upper left corner of the screen. A green text color indicates that NVIDIA Image Scaling is scaling and sharpening the game. If the text is colored blue, then NVIDIA Image Scaling is sharpening but not scaling

*For games that don’t offer Full Screen mode, you can lower the render resolution of your desktop, which will enable NVIDIA Image Scaling. To do so, head to “Change resolution” in the NVIDIA Control Panel.


Testei aqui em três jogos: Ac valhalla, Jedi fallen order e resident Village.

Não é perfeito, da pra ver um pouco de artefato na imagem mesmo em 85%, mas eu gostei muito da claridade da imagem, é o que mais me incomoda quando tenho que abaixar a resolução, com o scaling a claridade é igual a da resolução nativa. Não é nenhum milagre, mas eu gostei, principalmente porque dá pra ativar em qualquer jogo de maneira simples.
 
Topo Fundo