O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Fight] Kojima vs Miyazaki, quem é melhor?

Hidetaka Miyazaki ou Hideo Kojima, quem é melhor?


  • Total voters
    103

Kojiro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.163
Reações
1.112
Pontos
1.149
O cara fez um demo que foi melhor que 90% dos jogos da última geração.

Nem preciso dizer mais.



Enviado de meu HMA-L29 usando o Tapatalk
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Um vive de uma franquia.

O outro no sekiro mostrou que não vive de um estilo de franquia.


De resto kojima só fez visual novel de bom, não que eu não goste muito policenauts e snatch, mas ambos são apenas literais filmes com clique.
Zone of the enders é uma m****, nem mais ou menos, é uma b*sta mesmo que tive desprazer de alugar.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.615
Reações
52.434
Pontos
2.082
Kojima, apesar de ter uma assinatura, é um cara excêntrico demais, que possuí uma fanbase bastante insuportável, e errou em alguns projetos no qual dirigiu.

Miyazaki além de ser muito mais humilde, ao virar diretor tirou a From Software do buraco e criou um gênero novo, e até então, não errou uma.

Isso sem entrar no mérito de qual consegue dirigir uma equipe para entregar bons resultados, e com mais frequência, que é o que deveria ser analisado ao falar de um diretor.

Me parece uma escolha óbvia.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.750
Reações
229.821
Pontos
2.529
Miyazaki.... Demon's Souls, Dark Souls, Bloodborne e Elden Ring que tem tudo para ser épico tb....

Kojima só fez Metal Gear ou seja, meh.....
Tortinhas10

Apesar que eu gosto mais do metal gear que do demons.

Obs: todos esses jogos poderiam se chamar dark souls, ele fez o mesmo jogo e mudou o nome, então é quase a mesma coisa do kojima.

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.003
Reações
14.552
Pontos
503
Não joguei muita coisa do Kojima, mas se MGSV é parâmetro, o cara é chato e burocrático demais, tenta ser cinematográfico demais... cada ida e vinda de helicóptero era um porre...

Sou bem mais a filosofia e design do Miyasaki...
 


Zumax

Steam Trader
VIP
Mensagens
3.253
Reações
13.398
Pontos
653
Ambos sao responsaveis por uma serie de jogos excelentes. Ambos influenciaram outros jogos com suas criacoes..

Por questao de gosto pessoal eu fico com Miyazaki.
 

ShadowLord

Bam-bam-bam
Mensagens
1.863
Reações
3.180
Pontos
353
Eu acho que a obra prima do Kojima (MGS3), embora seja um dos meus games preferidos, é bem menos importante para a indústria que a obra prima do Miyazaki (Dark Souls), que acabou tornando ele o Koji Igarashi da última década dos games.

Depois faça Kojima x Neil Druckmann.
 

Fatofi

Lenda da internet
Mensagens
29.327
Reações
11.692
Pontos
1.614
Qual o próximo tópico? A minha sugestão é Keiji Inafune vs Peter Molyneux

Enviado de meu SM-N950U1 usando o Tapatalk
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.526
Pontos
1.564
Qual o próximo tópico? A minha sugestão é Keiji Inafune vs Peter Molyneux

Enviado de meu SM-N950U1 usando o Tapatalk

Se o Miyazaki ganhar/Kojima perder de novo da próxima vez terá q ser ele de novo com alguém de ''menor calibre'' até apelar para Brasileiros e dai sim quem sabe o Kojima ganhe :klolz
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.477
Reações
60.339
Pontos
1.253
Kojima sem sombra de dúvidas.
Miyazaki é um cara que só vem acertando, mas Kojima foi mais importante.
E não, ele não fez apenas Metal Gear, tem jogos muito bons como Policenauts, Snatcher, e Boktai que são bem diferentes de sua série queridinha.
Outro projeto importante foi o PT, que mesmo não finalizado, foi um espetáculo a parte e serviu de inspiração para vários jogos de terror.

Uma coisa que não gosto do Miyazaki e que o Kojima acaba se sobressaindo nisso é que os jogos da From Software são mal programados.
Dark Souls tinha uma quantidade de bugs e bizarrices (tipo a IA capenga, performance porca, ideias malucas tipo ataque atravessando parede) que são impressionantes.
Mas acho que devem ter corrigido nos jogos mais recentes.

kojima tem ideias inovadoras, não necessariamente boas, e plagia muuuito.

o mérito dele eh executar essas ideias.

Myiazaki deve TUDO ao berserk
Eu que sou fã pra baralho de Berserk acho que isso não tem pé nem cabeça.
Claro que grande parte da influência veio de lá, mas o jogo tem originalidade o bastante para ser único.
E aliás, o próprio Berserk pegou conteúdo amplamente de várias obras, como os mangás de Go Nagai e Osamu Tezuka, a série Guin Saga, Star Wars, Evil Dead, Senhor dos Anéis, Hellraiser, filmes antigos da Disney (sim, Disney), artworks de H.R. Giger, filmes e livros de ficção científica, mitologia nórdica, etc etc etc.

O importante é você pegar as suas influências e construir algo novo com essas ideias, é fazer uma execução primorosa, que foi o que aconteceu com os jogos do Miyazaki.
Sem contar que jogo não é apenas temática e história, e na real nem o principal.
Nos jogos dele a gente vê bastante atenção ao gameplay e ao level design, que são o que fazem videogame ser o que é (interação).
Por isso tem zilhões de pessoas que zeram os jogos dele várias e várias vezes, porque as mecânicas são boas e tem conteúdo de sobra pra encontrar.


O tópico do Miyamoto vs Kojima é absurdo, porque a diferença é muito grande em favor do Hideo, é algo que grita muito forte, ao ponto de chamar a atenção, esse aqui é um thread mais pé no chão. Seria como Nolan vs Tarantino, sem o envolvimento de caixa pequena, fica até mais agradável participar, sem a impressão de estar mostrando pra todo mundo onde fica o próprio umbigo


Kojima ainda é melhor em tudo, principalmente Gameplay, ambos são Formativos, ambiciosos, e incutem até sua vida privada em seus projetos, mas aqui pelo menos tem discussão


Miyazaki é discípulo do Ueda (está atrás dele também), Kojima está ainda uns degraus acima, ainda faltando alguns bons anos ao Hidetaka, não tem tanto brio, mas, ao contrário da comparação troncha com Miyamoto, aqui pelo menos em algumas áreas há embate entre ambos, Shigeru vs Hideo é goleada em qualquer área que compõe um videogame.
O cara é tão hater do Miyamoto que até em tópico que não mencionaram tem que ir lá "criticar".
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.038
Reações
26.291
Pontos
703
Dark Souls 1 é meu jogo favorito de sempre, mas o envolvimento do Kojima nos seus jogos é bem maior que o do Miyazaki.

Não existe um "A Hidetaka Miyazaki Game" e depois que ele virou presidente da FS o envolvimento passou a ser ainda menor. Acho que o Dark Souls 3 teve 3 diretores.

E vale lembrar que a FromSoftware é bem maior que a Kojima Productions: 316 x 80.
Miyazaki é discípulo do Ueda (está atrás dele também),
Bem lembrado. Foi ICO que fez o Miyazaki se interessar por essa indústria.
 
Ultima Edição:

Dark Tomorrow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.113
Reações
3.282
Pontos
739
Kojima sem sombra de dúvidas.
Miyazaki é um cara que só vem acertando, mas Kojima foi mais importante.
E não, ele não fez apenas Metal Gear, tem jogos muito bons como Policenauts, Snatcher, e Boktai que são bem diferentes de sua série queridinha.
Outro projeto importante foi o PT, que mesmo não finalizado, foi um espetáculo a parte e serviu de inspiração para vários jogos de terror.

Uma coisa que não gosto do Miyazaki e que o Kojima acaba se sobressaindo nisso é que os jogos da From Software são mal programados.
Dark Souls tinha uma quantidade de bugs e bizarrices (tipo a IA capenga, performance porca, ideias malucas tipo ataque atravessando parede) que são impressionantes.
Mas acho que devem ter corrigido nos jogos mais recentes.


Eu que sou fã pra baralho de Berserk acho que isso não tem pé nem cabeça.
Claro que grande parte da influência veio de lá, mas o jogo tem originalidade o bastante para ser único.
E aliás, o próprio Berserk pegou conteúdo amplamente de várias obras, como os mangás de Go Nagai e Osamu Tezuka, a série Guin Saga, Star Wars, Evil Dead, Senhor dos Anéis, Hellraiser, filmes antigos da Disney (sim, Disney), artworks de H.R. Giger, filmes e livros de ficção científica, mitologia nórdica, etc etc etc.

O importante é você pegar as suas influências e construir algo novo com essas ideias, é fazer uma execução primorosa, que foi o que aconteceu com os jogos do Miyazaki.
Sem contar que jogo não é apenas temática e história, e na real nem o principal.
Nos jogos dele a gente vê bastante atenção ao gameplay e ao level design, que são o que fazem videogame ser o que é (interação).
Por isso tem zilhões de pessoas que zeram os jogos dele várias e várias vezes, porque as mecânicas são boas e tem conteúdo de sobra pra encontrar.



O cara é tão hater do Miyamoto que até em tópico que não mencionaram tem que ir lá "criticar".
a conotação não foi pejorativa em nenhum momento, se eu devesse TODA minha inspiração, meu processo de produção artística, a um cara como kentaru miura, era um privilégio.

minha visão eh essa, independe do recalque de qualquer um.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.096
Reações
11.976
Pontos
754
Se o Kojumbo tivesse lançando jogos exclusivos de Xbox pode ter certeza que a galera votaria em peso no Miyazaki. :klol

Eu voto no Kojimbo. Eu curto muito Metal Gear então não posso votar no Miyazaki mesmo achando que Sekiro é um dos melhores jogos de todos os tempos.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.529
Reações
43.774
Pontos
1.499
Difícil. Dois ótimos diretores. Kojima historicamente tem mais peso. Mas acho que o Miyazaki tira mais leite de pedra que o Kojima, e em pouco tempo de relevância fez Dark Souls, que está no meu top10 de melhores jogos já feitos (Kojima infelizmente não tem nenhum mesmo com tantos anos de mercado), então fui de Miyazaki.
 

-kun

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.838
Reações
18.486
Pontos
1.384
Kojima.
Dois gigantes, mas fico com Kojimão!!!
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.477
Reações
60.339
Pontos
1.253
a conotação não foi pejorativa em nenhum momento, se eu devesse TODA minha inspiração, meu processo de produção artística, a um cara como kentaru miura, era um privilégio.

minha visão eh essa, independe do recalque de qualquer um.
Ok, mas o Dark Souls não é apenas inspirado no Miura, isso é uma inverdade.
Que eu me lembre a série puxa muito pro lado dos livros antigos de RPG (de mesa), e eu realmente vejo bastante disso na série.

Outra fonte de inspiração forte, mais especificamente no Bloodborne, são os livros de Lovecraft, que foram até uma influência maior do que o Miura nesse jogo.

Note que isso não tem nada a ver com "recalque" (nem sei pq usou essa palavra), estou informando que não é bem assim que funciona, influência do jogo não veio apenas de uma só fonte.
 

Dark Tomorrow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.113
Reações
3.282
Pontos
739
Ok, mas o Dark Souls não é apenas inspirado no Miura, isso é uma inverdade.
Que eu me lembre a série puxa muito pro lado dos livros antigos de RPG (de mesa), e eu realmente vejo bastante disso na série.

Outra fonte de inspiração forte, mais especificamente no Bloodborne, são os livros de Lovecraft, que foram até uma influência maior do que o Miura nesse jogo.

Note que isso não tem nada a ver com "recalque" (nem sei pq usou essa palavra), estou informando que não é bem assim que funciona, influência do jogo não veio apenas de uma só fonte.
Concordo com vc em tudo, mas por uma questão de dialética talvez você não tenha percebido.

Toda inspiração de um artista vem de algo e/ou alguém, podendo ser plural ou não. Miura têm várias inspirações q compõem TODA sua concepção voltada à criação do Berserk, o mesmo acontece com Miyazaki, Mikami, Kojima Miyamoto, etc.

Ou seja, Berserk faz parte de um "todo" dentro da composição criativa da série Souls, mais isso não quer dizer que eh a única inspiração.

Qnd falo q ele deve tudo a Berserk, nao quero dizer q a obra se resume a Berserk, até pq seria plágio.

Miura nunca fez jogos, então as questões específicas q vc citou (sobre produção de jogos) eu nem considerei, Miura era mangaka, Miyazaki eh game designer... ponto.

Tem um ditado q diz: "pequenos se tornam grandes andando em ombro de gigantes". O resumo do processo criativo eh esse.

Por isso considero Berserk parte da alma da From Software (vai além do Miyazaki), eh uma bússola para os caras: kings field, shadow tower, otogi, souls, eternal ring, evergrace, tudo tem Berserk... e não acho isso depreciativo.

Sobre o recalque, desculpe! não foi nada pessoal (respeito vc e curto seus posts) foi simplesmente uma ideia inserida na resposta, contrapondo um sentimento de ofensa q alguns fanáticos sentem qnd há um debate sobre seus ídolos, e isso os desagrada.

Forte abraço.
 
Ultima Edição:

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Myiazaki deve TUDO ao berserk
Forçou, tem várias fontes com peso.
Se fosse colocar na balança dos jogos dela sem sombra de dúvidas lovecraft seria a fonte mais bebida(bloodborne usou muito mais ele que todos os outros souls de berserk) com berserk em 2° é claro.
Inclusive o ultimo lançamento da série souls usa bastante de tenshi no tamago.

E não, ele não fez apenas Metal Gear, tem jogos muito bons como Policenauts, Snatcher, e Boktai que são bem diferentes de sua série queridinha.
Sempre impossível de entender isso.
"kojima não só fez metal gear de foda, ele fez policenauts e snatcher"

Policenauts e snatcher nem jogos são quase, são 2 visual novels apenas. São 2 animes cabulosos sem duvidas, agora como jogo?
Não existe um "A Hidetaka Miyazaki Game" e depois que ele virou presidente da FS o envolvimento passou a ser ainda menor. Acho que o Dark Souls 3 teve 3 diretores.
Não existe porque ele não é autista egocentrico né?
Que inclusive quando faz jogo e não gostam ele coloca a culpa nos jogadores e não no jogo(death stranding e ele acusar que as pessoas só gostam de fps e por isso não curtiram)
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.477
Reações
60.339
Pontos
1.253
Forçou, tem várias fontes com peso.
Se fosse colocar na balança dos jogos dela sem sombra de dúvidas lovecraft seria a fonte mais bebida(bloodborne usou muito mais ele que todos os outros souls de berserk) com berserk em 2° é claro.
Inclusive o ultimo lançamento da série souls usa bastante de tenshi no tamago.


Sempre impossível de entender isso.
"kojima não só fez metal gear de foda, ele fez policenauts e snatcher"

Policenauts e snatcher nem jogos são quase, são 2 visual novels apenas. São 2 animes cabulosos sem duvidas, agora como jogo?

Não existe porque ele não é autista egocentrico né?
Que inclusive quando faz jogo e não gostam ele coloca a culpa nos jogadores e não no jogo(death stranding e ele acusar que as pessoas só gostam de fps e por isso não curtiram)

Visual novel também é jogo, carai.
Deixa de ser chato.

Única coisa que concordo contigo é que Kojima de fato é egocêntrico.
E a fanbase dele é chata pra c***lho... mais até que a fanbase da série Souls.

Um detalhe, é fato que Bloodborne usou mais Lovecraft, porém ele é o jogo da série Souls com mais referências ou inspirações a obra de Miura.
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.038
Reações
26.291
Pontos
703
Forçou, tem várias fontes com peso.
Se fosse colocar na balança dos jogos dela sem sombra de dúvidas lovecraft seria a fonte mais bebida(bloodborne usou muito mais ele que todos os outros souls de berserk) com berserk em 2° é claro.
Inclusive o ultimo lançamento da série souls usa bastante de tenshi no tamago.


Sempre impossível de entender isso.
"kojima não só fez metal gear de foda, ele fez policenauts e snatcher"

Policenauts e snatcher nem jogos são quase, são 2 visual novels apenas. São 2 animes cabulosos sem duvidas, agora como jogo?

Não existe porque ele não é autista egocentrico né?
Que inclusive quando faz jogo e não gostam ele coloca a culpa nos jogadores e não no jogo(death stranding e ele acusar que as pessoas só gostam de fps e por isso não curtiram)

Mesmo se ele só tivesse feito Metal Gear, cada jogo da série é único e sempre trouxe novas mecânicas. Tem série que não muda tanta coisa de um jogo para outro.

E eu disse que não existe um "A Hidetaka Miyazaki Game" porque o envolvimento dele é menor. Não falo nem de colocar esse título na caixinha. Os jogos simplesmente não são "A Hidetaka Miyazaki Game".
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
Mesmo se ele só tivesse feito Metal Gear, cada jogo da série é único e sempre trouxe novas mecânicas. Tem série que não muda tanta coisa de um jogo para outro.

E eu disse que não existe um "A Hidetaka Miyazaki Game" porque o envolvimento dele é menor. Não falo nem de colocar esse título na caixinha. Os jogos simplesmente não são "A Hidetaka Miyazaki Game".

Martin Scorsese é "apenas" o diretor de seus filmes. Tommy Wiseau dirige, escreve, financia produz e protagoniza os seus filmes.

Martin Scorsese não é menos responsável por um Os Bons Conpanheiros do que Tommy Wiseau por um The Room.

Autoria em obras coletivas é definida de acordo com quem tem a visão inicial e as decisões finais de como será a obra pronta. Incapacidade de delegar funções não é uma qualidade.
 
Topo Fundo