O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Filme 4k em tela 4k porém com resolução do desktop em 1080

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
Essa é uma dúvida que ainda não tive a oportunidade de realizar os testes, porém tenho certeza de que alguém mais experiente possa me responder com mais precisão a respeito.

O cenário que proponho é o seguinte:

Tenho um filme em resolução 4k, ou seja, o arquivo de video é um MKV que possui 3840 x 2160 pixels em tamanho original.
Quando conecto meu notebook na minha TV 4k, costumo utilizar a resolução de desktop 1080p, pois eu sinto que custa menos para o equipamento operar nesta resolução.

A minha pergunta é, quando "toco" o filme em 4k, numa tela 4k mesmo estando com o desktop (windows) operando a 1080, o output consegue mostrar todos os 3840 x 2160 pixels na tela, ou a resolução do desktop está limitando minha qualidade visual?


Meu questionamento tem como base a camada de vídeo, que em alguns cenários parece ignorar as características dos objetos gráficos do sistema.
Pela lógica, o video estaria limitado a 1080p, a não ser que a camada de vídeo não esteja diretamente atrelada com a resolução do S.O.

Alguém se arrisca a raciocinar comigo a respeito?

Caso haja limitação, qual um bom player de arquivos de video em 4k, pensei em usar meu PS4 Pro, porém ele só toca determinado formato de MKV, não sendo compatível com muitos formatos mais populares que encontramos hoje na internet.

Minha intenção é assistir filmes (cinema) em 4k, graças ao advento da banda-larga no nosso país.
 

CrazyPXT

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
1.833
Reações
4.123
Pontos
1.194
O video sofre um downsample para ficar na resolução da tela SEMPRE. Claro que a qualidade aparentará ser bem melhor, devido ao bitrate e a forma que o player faz o downsample.

Caso queira ter a experiencia nativa, mude a resolução para 4k. Ah menos que seu pc seja muito antigo, não vai ter muita diferença na performance não.
 

thiago_senna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.833
Reações
1.740
Pontos
964
Sim, vai estar limitado a resolução do windows. O player vai fazer downscale para 1080. Agora, se o seu note aguenta reproduzir vídeos em 4k, ele vai conseguir tranquilamente rodar o windows em 4k também.
 

CrazyPXT

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
1.833
Reações
4.123
Pontos
1.194
Se tua tv for smart, tu pode procurar o aplicativo do plex para ela e usar o plex server no pc(mas depende de tua configuração)
 

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
A configuração do notebook é boa, é um i7 de 8tava geração, com 16 giga de ram, SSD e tem uma geforce mx150 (porém como placa secundária) inclusive, quando coloco o display em 4k, o refresh cai pra 30hz, não sei se é o vídeo integrado da Intel, mas me causa estranheza a fluidez do vídeo quando tocado nessas condições, mesmo sendo nítido a boa qualidade da imagem.

Vou procurar o Plex e fazer uns testes.
O player do PS4 pro me decepcionou um pouco, por causa das restrições, inclusive no formato das unidades removíveis (é obrigatório que sejam ExFat) além de não rodar todos os formatos.

Jogo que segue.



Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk
 


thiago_senna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.833
Reações
1.740
Pontos
964
A configuração do notebook é boa, é um i7 de 8tava geração, com 16 giga de ram, SSD e tem uma geforce mx150 (porém como placa secundária) inclusive, quando coloco o display em 4k, o refresh cai pra 30hz, não sei se é o vídeo integrado da Intel, mas me causa estranheza a fluidez do vídeo quando tocado nessas condições, mesmo sendo nítido a boa qualidade da imagem.

Vou procurar o Plex e fazer uns testes.
O player do PS4 pro me decepcionou um pouco, por causa das restrições, inclusive no formato das unidades removíveis (é obrigatório que sejam ExFat) além de não rodar todos os formatos.

Jogo que segue.



Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk
Ai é outro problema. Provavelmente é o cabo hdmi que você está usando que não está conseguindo passar o bandwith necessario para 4k 60hz. Tente com um cabo hdmi 2.0 que deve resolver. Agora, se quiser eliminar cabos, parte pro Plex ou Emby que é outro nível, mas ai sua rede tem que estar redondinha para não dar lag em filmes de alto bitrate.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.018
Reações
49.432
Pontos
1.304
A minha pergunta é, quando "toco" o filme em 4k, numa tela 4k mesmo estando com o desktop (windows) operando a 1080, o output consegue mostrar todos os 3840 x 2160 pixels na tela, ou a resolução do desktop está limitando minha qualidade visual?

Não, se a resolução que você está usando na TV no momento é 1080p então serão mostrados apenas os pixels de 1080p, simples assim.

Como já falaram, se você pegar um de 1080p e comparar com esse 4k você verá uma qualidade superior no vídeo 4K porém será muito melhor em 4k mesmo.
 

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
Coloquei o Plex pra rodar na intranet aqui em casa e ficou perfeito, obrigado pessoal.
Eu não conhecia o software, muito foda mesmo.
 
Topo Fundo