O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Filosofando] Cigarro deveria ser proibido?

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.610
Reações
34.583
Pontos
903
Então deixa eu mandar outra pergunta aqui.

As pessoas que fumam deveriamvter acesso negado ao sistema de saúde (pra qualquer coisa) já que é escolha pessoal dela o uso de cigarro?
As pessoas que fumam também pagam impostos que viram verba pra saúde pública, especialmente no cigarro que mais da metade do seu valor é imposto.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.852
Reações
14.401
Pontos
1.013
Bom, eu estava numa discussão com uma pessoa adepta da proibição de quem não se vacinou de poder trabalhar ou até frequentar o comércio.

A pessoa - fumante - disse que essas pessoas estão intencionalmente se expondo ao risco de pegar Coronavirus, causando uso de recursos da saúde e causando males a outras pessoas.

Na hora que falei do cigarro, que deveria ser igualmente proibido, ela pulou para o veja bem e acabou tendo que sair.

Mas a questão me encantou.

O que vocês acham?

Pessoas que intencionalmente fazem coisas que podem lhes fazer mal, deveriam ser proibidas? Defensor de cigarro e outras drogas, que acha que quem não se vacina tem que ser excluído da vida social, são hipócritas?

Qual sua opinião?

PS: Não estou fazendo juizo de valor se cigarro é bom ou ruim (é ruim) mas do direito de quem quer fumar poder fumar se assim o quiser.
Se existe fumante passivo, deveria ser proibido mesmo.

Eu acho que se querem proibir pessoas não vacinadas de trabalhar, deviam proibir fumantes também.

Mas como cigarro dá dinheiro, não vai dar em nada.

Agora obrigar vacinação a OMS quer, pois também dá dinheiro.
 
Ultima Edição:

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.348
Reações
23.654
Pontos
1.274
“[O] único propósito pelo qual o poder pode ser exercido corretamente sobre qualquer membro de uma comunidade civilizada, contra a sua vontade, é para impedir o dano aos outros. O seu próprio bem, seja ele físico ou moral, não é uma garantia suficiente. Ele não pode ser compelido a fazer ou abster-se de fazer algo porque será melhor para ele, porque o fará mais feliz, porque, na opinião dos outros, agir assim seria sábio, ou até correto. Essas são boas razões para admoestá-lo, debater com ele, persuadi-lo, ou entretê-lo, mas não para compeli-lo, ou apresentar-lhe um mal caso ele faça o contrário.

— John Stuart Mill. On Liberty. 1859. Edição Kindle, localização 342.

Nem o mais utilitarista dos liberais concorda com a obrigatoriedade da vacina.
Particularmente considero uma deturpação da liberdade (o argumento de estar pondo em risco outras pessoas pelo simples ato de não vacinar beira ao absurdo)...

Mas é possível divagar sobre tema usando a liberdade.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.148
Reações
44.364
Pontos
803
A pessoa tem o direito de f0der a sua própria saúde e fumar o quanto quiser, mas precisa assumir o ônus de observar todos os cuidados e condutas para evitar que seus hábitos prejudiquem e/ou incomodem quem não fuma.
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.921
Reações
60.262
Pontos
1.253
@Goris

O ato de fumar já faz parte da cultura mundial há milênios.

Com a publicidade o cigarro ganhou notoriedade e status de "prazer", "satisfação", "maturidade". Basta ver as propagandas onde esportistas, alpinistas, pilotos, cowboys, ao chegar a um objetivo, ascendia um cigarro para consagrar sua "realização".

Só não se sabia antes que o cigarro causaria tanto mal, só que a conta chegou. Descobriu-se que o cigarro traz muito mais malefícios do que "benefícios".

Tanto que não temos mais propagandas como antes, nas próprias caixas de cigarro tem notas diversas mostrando tudo que pode de pior acontecer caso consumir tal produto.

Portanto, algo que a humanidade já consome há eras, a ciência já mostrou a realidade, e as empresas ainda alertam que o produto faz mal.

O cigarro NÃO DEVE SER PROIBIDO.... Fumar hoje em dia, é por conta e risco da pessoa que desejar tal vício, e principalmente, respeitar os locais onde não é permitido fumar!

Abraços.
 

spy´

Bam-bam-bam
Mensagens
1.394
Reações
2.839
Pontos
453
O governo já faz a sua parte em conscientizar as pessoas a não fumar e em mostrar os malefícios provocados pelo tabagismo. Tbm não é permitido fazer qualquer tipo de propaganda
Não se esquecam que a nicotina é uma substância altamente viciante , não só quimicamente, mas o hábito de fumar leva tbm a um vício psíquico.
Vc nao pode querer simplesmente que o cigarro seja proibido e que se lasque todas essas pessoas que se viciaaram em uma substância que é permitida, e que inclusive, era receitada pois fazia bem.
Acreditem, é um vício violento e pessoas sofrem pra largar.
 
Ultima Edição:


Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
Sério mesmo que vc espera uma discussão "justa" com este tipo de comparação esdrúxula e desonesta?

Para mim, este tópico é só mais um clic bait para gerar conflitos, pra vc sair reportando pra moderação...

Admita!

T+
Hua huanhuanhua

Gosto de sua forma de pensar:

Se escreve algo que eu não gosto é um babaca desonesto que só quer criar warns.

Percebe que não ataquei ou ofendi ninguém nem suas intenções ao postar.

Você é aquilo que enxerga nos outros, pior, você enxerga nos outros aquilo que está no seu coração.

De qualquer forma, seja bem vindo para participar de meus tópicos, dando suas opiniões que tanto contribuem para a discussão saudável e sem cravar warning.

Aliás, acho que o primeiro ataque pessoal do tópico é seu, só confirmando minha análise.

T/

Deixando de lado o colega passivo-agressivo, continuo achando que os colegas estão perdendo o foco.

Deveríamos estar filosofando sobre o tema, até que ponto algo pode ser obrigatório em nome de um bem maior? E quem decide que bem maior pode gerar proibição e qual bem maior não.
 
Ultima Edição:

WhiteHorseBR01

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
25.768
Reações
5.664
Pontos
1.449
Já fui totalmente viciado, fumava 2 maços dia. Graças a força de vontade e cigarro eletrônico eu consegui sair do vício. Eu acho que o eletrônico deveria ser permitido. Tem estudos que demonstra que ele é a ferramenta mais eficaz para parar.

Enviado de meu SM-A725M usando o Tapatalk
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
O problema inteiro para mim é o dano aos outros. Você tem o total direito de entupir o cu de fumaça, mas você não tem o direito de me forçar a compartilhar do seu hábito.

O problema, porém, é que é muito fácil bater o martelo nesse caso, mas a vida, a sociedade e a tecnologia não são tão simples assim não. Tenho eu o mesmo direito de me sentir atacado pelos carros que passam pela frente da minha casa? Pela indústria que poluí o ar que eu respiro? Minha família mora em Curitiba desde quando aqui era apenas mato, seriam as indústrias e carros invasores?

Infelizmente as coisas não são tão simples assim no fim das contas. É muito fácil qualificar e quantificar dano quando ele é óbvio, mas quando você começa a analisar outros níveis de entropia a coisa já começa a ficar bem mais turva.

Pessoalmente eu acho que as pessoas deveria poder fumar em suas casas ou em lugares privados que permitam isso. Na rua e na minha casa não.

Sobre a questão do custo e do peso que o cigarro trás para o sistema de saúde, aí eu acho que é menos um problema do cigarro e mais do sistema de saúde. A grande m**** da existência de um sistema de saúde universal é que isso justifica o estado em praticamente controlar todos os aspectos da sua vida sob o simples argumento de que algo que você faz trás prejuízos para o sistema de saúde.

Mas, sendo realista, o governo não vai querer se desfazer de uma fonte de 15 bilhões de reais por ano.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.462
Pontos
784
Eu acho eu o estado deve legislar para o próprio bem das pessoas pois não existe liberdade absoluta.

Cigarro afeta apenas ela mesma, mas é ruim, tem que proibir.

Uma pessoa HIV Positivo, por exemplo, deve ser impedida de ir a qualquer evento que possa terminar em sexo já que pode estar bêbada e não falar que tem o vírus.

Cada escolha é uma renúncia.

Boa 06 padrão
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.731
Reações
9.187
Pontos
1.084
É meio complicado, vacina seria para proteger você e os outros, fazer acabar essa pandemia. Cigarro, faz mal a longo prazo, e o dano ficaria apenas para a pessoa que optou por isso, uma pessoa que se não vacina além de se por em risco a uma morte a curtíssimo prazo, está ajudando a doença a contaminar outras pessoas, e a normalidade ser adiada cada vez mais.

Claro, existe o fumante passivo, e graças a Deus proibiram fumar em ambientes fechados.
 
Ultima Edição:

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.099
Reações
16.680
Pontos
703
O problema, porém, é que é muito fácil bater o martelo nesse caso, mas a vida, a sociedade e a tecnologia não são tão simples assim não. Tenho eu o mesmo direito de me sentir atacado pelos carros que passam pela frente da minha casa? Pela indústria que poluí o ar que eu respiro? Minha família mora em Curitiba desde quando aqui era apenas mato, seriam as indústrias e carros invasores?
Eu argumentei exatamente nesse sentido uma vez num debate com o @Cafetão Chinês no tópico sobre anarcocapitalismo.

Tentei mostrar que até mesmo o anarcocapitalista tem doses de utilitarismo, pois se não tivesse nada e fosse 100% liberdade e 100% princípio de não agressão, não poderia compactuar com a poluição sem que todas as pessoas do local, sem exceção, aceitassem se sujeitar a poluição (que nada mais é do que uma forma de agressão a saúde).

O que é inviável. Já a democracia, só precisa que a maioria aceite. O resto, será submetido a essa agressão mesmo que morasse lá antes de tudo isso aparecer. Vivemos literalmente o ditado "os incomodados que se mudem", desde sempre.

O Goris quer saber até onde a linha é traçada entre o bem comum e a liberdade individual. Bom, objetivamente não existe uma resposta, sempre será arbitrário.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.099
Reações
16.680
Pontos
703
(o argumento de estar pondo em risco outras pessoas pelo simples ato de não vacinar beira ao absurdo)
Não é absurdo, é simplesmente matemático do ponto de vista coletivo.

Aliás, do ponto de vista coletivo não é nem um "risco", é uma certeza de que causará mal a outras pessoas. O fato de não ser possível individualizar e dizer que "esta determinada pessoa que não se vacinou, foi contaminada e transmitiu para aquela outra pessoa", não faz desaparecer o mal que é causado de uma forma geral.

Apenas não é possível identificar. Mas o mal causado é um fato dado.
 

.Issamu.

Supra-sumo
Mensagens
552
Reações
1.015
Pontos
173
Não acho que deveria ser proibido não. Caso fosse, seria vendida ilegalmente pra c****, se tornando mais uma droga para alavancar o tráfico. Legal já é contrabandeado, imagina restrito.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.383
Pontos
1.253
Sim, proíbam cigarros, proíbam álcool ou qualquer tipo de droga, proíbam alimentos com lactose, proíbam alimentos com glúten, proíbam embutidos, proíbam alimentos com gordura trans, proíbam Coca Cola (tem cocaína), proíbam frituras, proíbam açúcar, proíbam pum de vaca (expele CH4 na atmosfera)...
 

Ícelo

Bam-bam-bam
Mensagens
2.191
Reações
6.064
Pontos
303
Se não conseguem nem banir drogas mais perigosas como crack e cocaína, vão proibir o cigarro pra quê? para os traficantes terem um produto a mais pra vender e mais gente formada nas nossas universidades do crime que são as prisões brasileiras?
 

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
Sou contrário até a proibição da maconha que dirá de cigarro

Obs: acho que comparar não se vacinar com fumar meio sem nexo,o fumante prejudica somente a si mesmo

A não vacinação se compara mais com dirigir bêbado

Enviado de meu Redmi Note 8 usando o Tapatalk
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.348
Reações
23.654
Pontos
1.274
Não é absurdo, é simplesmente matemático do ponto de vista coletivo.
Sim, e o nome disso é utilitarismo.

E existem um milhão de argumentos racionais para rejeitar esse argumento.

Aliás, do ponto de vista coletivo não é nem um "risco", é uma certeza de que causará mal a outras pessoas. O fato de não ser possível individualizar e dizer que "esta determinada pessoa que não se vacinou, foi contaminada e transmitiu para aquela outra pessoa", não faz desaparecer o mal que é causado de uma forma geral.

Apenas não é possível identificar. Mas o mal causado é um fato dado.
Sabe o que é uma certeza também? Que automóveis e motocicletas matam.

Mesmo se a gente pegar o Louis Hamilton de motorista, o risco não vai ser zero. Um dos melhores pilotos ou motoristas do mundo também ao dirigir está pondo pessoas em risco. Esse risco é uma liberdade inerente a vida. Só ver a estatística de acidentes ou mortes.

Toda liberdade genuíno transide em riscos tanto a quem desfruta quanto a outras pessoas. Não é razoável definir que o limiar de risco de uma liberdade deva ser zero(o que definitivamente não é o caso da vacina por n fatores) para justificar uma coerção, ou agressão.

O fato único de não tomar a vacina, isolado, não expõe absolutamente ninguém ao risco. Assim como tirar uma carta de motorista. A punição só justifica a partir do momento que a pessoa deliberadamente toma uma atitude que possa causar dano ao outro. Como dirigir bebado, ou diagnosticado com covid, fugir do isolamento e ir ao mercado, por exemplo.
 
Ultima Edição:

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.155
Reações
20.823
Pontos
353
Eu queria muito parar de fumar, é difícil, parei 1 vez e fiquei 1 ano e 11 meses sem fumar, mas voltei com tudo e já se faz muito tempo.
Já tive fortes dores no entorno do pulmão e era secreção pulmonar, a médica me receitou um remédio e disse que se eu fumasse por mais 10 anos iria adquirir um câncer, fazem 7 anos e não parei, rsrs as vezes só de pensar dá medo.

E eu não acho que se deva proibir, mas acho que deveria ser melhor controlado pra não cair tão fácil nas mãos de jovem. Aos poucos o número de fumantes vai diminuindo!

A pessoa - fumante - disse que essas pessoas estão intencionalmente se expondo ao risco de pegar Coronavirus, causando uso de recursos da saúde e causando males a outras pessoas.





não tô afirmando nada não, só uma curiosidade mesmo...
 

WhiteHorseBR01

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
25.768
Reações
5.664
Pontos
1.449
Eu queria muito parar de fumar, é difícil, parei 1 vez e fiquei 1 ano e 11 meses sem fumar, mas voltei com tudo e já se faz muito tempo.
Já tive fortes dores no entorno do pulmão e era secreção pulmonar, a médica me receitou um remédio e disse que se eu fumasse por mais 10 anos iria adquirir um câncer, fazem 7 anos e não parei, rsrs as vezes só de pensar dá medo.

E eu não acho que se deva proibir, mas acho que deveria ser melhor controlado pra não cair tão fácil nas mãos de jovem. Aos poucos o número de fumantes vai diminuindo!







não tô afirmando nada não, só uma curiosidade mesmo...
Cara, sei como é difícil. Não é apologia, mas o cigarro eletrônico me ajudou muito para parar. Foi o melhor investimento que já fiz na vida. Além de não ser cancerígeno, ajuda a diminuir a fissura da nicotina. Gastei, mas já economizei muito sem cigarro. Em um ano dá para comprar um console novo

Enviado de meu SM-A725M usando o Tapatalk
 

.Issamu.

Supra-sumo
Mensagens
552
Reações
1.015
Pontos
173
Marijuana tem que liberar! Ja passou da hora! Ser humano ta precisando se acalmar
Fora que vai abrir um precedente gigantesco para o tratamento de inúmeras doenças, desde dor crônica à Alzheimer
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.742
Reações
4.317
Pontos
703
Nada contra o pessoal que fuma desde que ele respeite o próximo, tenho uma tia que mora ao lado da minha casa e todo dia a filha da put* faz questão de soltar a fumaça pelo chaminé que ela chama de boca direto para as janelas aqui de casa, como ela sabe que eu ODEIO o cheiro tanto ela quanto dois filhos fazem o mesmo, infelizmente ela ainda tem pelo menos mais uns 10 anos de vida e até la vou precisar conviver com isso até eu nao sair daqui

Eu não entendo até hoje como uma pessoa fuma, ok eu ja experimentei uma vez quando tinha meus 14~15 anos mas não precisou de duas puxadas para ver a completa m**** que é isso, o povo sabe que faz mal, que da cancer e outras inumeras doenças, sabe que é um dinheiro jogado fora pois tem ZERO beneficios (tirando encher o bolso de quem vende) mas ainda assim em pleno 2021 continuam comprando e comprando
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.383
Pontos
1.253
Sou contrário até a proibição da maconha que dirá de cigarro

Obs: acho que comparar não se vacinar com fumar meio sem nexo,o fumante prejudica somente a si mesmo

A não vacinação se compara mais com dirigir bêbado

Enviado de meu Redmi Note 8 usando o Tapatalk
Aí é que tá...
Fumantes passivos sofrem com isso.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.099
Reações
16.680
Pontos
703
Sim, e o nome disso é utilitarismo.

E existem um milhão de argumentos racionais para rejeitar esse argumento.
Classificar como "utilitarismo" não encerra a discussão automaticamente.

Como eu até disse em outro post aqui, até mesmo anarcocapitalistas se valem de algum grau de utilitarismo.

Sabe o que é uma certeza também? Que automóveis e motocicletas matam.

Mesmo se a gente pegar o Louis Hamilton de motorista, o risco não vai ser zero. Um dos melhores pilotos ou motoristas do mundo também ao dirigir está pondo pessoas em risco. Esse risco é uma liberdade inerente a vida. Só ver a estatística de acidentes ou mortes.

Toda liberdade genuíno transide em riscos tanto a quem desfruta quanto a outras pessoas. Não é razoável definir que o limiar de risco de uma liberdade deva ser zero(o que definitivamente não é o caso da vacina por n fatores) para justificar uma coerção, ou agressão.

O fato único de não tomar a vacina, isolado, não expõe absolutamente ninguém ao risco. Assim como tirar uma carta de motorista. A punição só justifica a partir do momento que a pessoa deliberadamente toma uma atitude que possa causar dano ao outro. Como dirigir bebado, ou diagnosticado com covid, fugir do isolamento e ir ao mercado, por exemplo.
Essa lógica não funciona para covid. Ao ser diagnosticado, a pessoa já passou 1, 2, ou até 3 dias transmitindo o vírus, de forma pré-sintomática.

Eu não digo nada sobre uma situação como agora que está bastante em baixa, mas quando vem uma onda de covid, a situação é de alerta total para todos. Se a pessoa está por ai, sem máscara, sem vacina, e transmitindo doença antes de sentir sintoma, ela é sim responsável.
 

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
Aí é que tá...
Fumantes passivos sofrem com isso.
Mas tem leis pra isso já, ninguém pode entrar num restaurante e acender um cigarro e pnc de quem tá lá dentro,ou o cara vai fumar dentro de casa ou vai fumar em local aberto,o que minimiza os riscos

Enviado de meu Redmi Note 8 usando o Tapatalk
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.348
Reações
23.654
Pontos
1.274
Classificar como "utilitarismo" não encerra a discussão automaticamente.

Como eu até disse em outro post aqui, até mesmo anarcocapitalistas se valem de algum grau de utilitarismo.
Eu rejeito esse argumento em virtude de todas falhas do argumento utilitarista.

Não irei discutir isso aqui, cabe você ir atrás.

Essa lógica não funciona para covid. Ao ser diagnosticado, a pessoa já passou 1, 2, ou até 3 dias transmitindo o vírus, de forma pré-sintomática.

Eu não digo nada sobre uma situação como agora que está bastante em baixa, mas quando vem uma onda de covid, a situação é de alerta total para todos. Se a pessoa está por ai, sem máscara, sem vacina, e transmitindo doença antes de sentir sintoma, ela é sim responsável.
A sua lógica também não funciona.

Vacinados continuam transmitindo? Sim (Olá Fauci).
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.334
Reações
21.896
Pontos
1.109
Se for continuar nessa discussão tem que proibir muito mais coisas. Qualquer bebida alcoólica, por exemplo.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.099
Reações
16.680
Pontos
703
A sua lógica também não funciona.

Vacinados continuam transmitindo? Sim (Olá Fauci).
"Sim", numa proporção bem menor já que existe uma eficácia (numa média geral) acima de 50% contra contaminações.

Varia conforme a idade, vacina e o regime de doses, mas de forma geral é isso aí, >50%.

Infelizmente não há muito mais o que se fazer quando uma pessoa vacinada contrai o vírus e também transmite. O que podia ser feito, foi feito. Só que em relação aos que não se vacinam, aí não, eles estão deliberadamente causando mais contaminações e mortes por uma escolha que leva a essa consequência. Sendo que se vacinar não é nenhum tipo de sacrifício.

Muito pelo contrário. Faria bem a eles, e aos outros.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.666
Reações
10.655
Pontos
1.479
Eu acho eu o estado deve legislar para o próprio bem das pessoas pois não existe liberdade absoluta.

Cigarro afeta apenas ela mesma, mas é ruim, tem que proibir.

Errado, afeta o sistema público de saúde, e por consequência a sociedade, quando o cara fica lá no leito porque tem problemas de saúde/pulmonares decorrentes do cigarro.

Idem andar sem cinto de segurança. PARECE que afeta "apenas ela mesma", mas afeta no mínimo o sistema de saúde quando dá a m****.
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.348
Reações
23.654
Pontos
1.274
"Sim", numa proporção bem menor já que existe uma eficácia (numa média geral) acima de 50% contra contaminações.

Varia conforme a idade, vacina e o regime de doses, mas de forma geral é isso aí, >50%.

Infelizmente não há muito mais o que se fazer quando uma pessoa vacinada contrai o vírus e também transmite. O que podia ser feito, foi feito. Só que em relação aos que não se vacinam, aí não, eles estão deliberadamente causando mais contaminações e mortes por uma escolha que leva a essa consequência. Sendo que se vacinar não é nenhum tipo de sacrifício.

Muito pelo contrário. Faria bem a eles, e aos outros.
Eu posso pegar aqui milhares de casos onde a vacina não fez bem a pessoa que utilizou.

Vacina não é 100% segura.
Vacina não é 100% eficaz.
Vacina não evita 100% de transmissão.
Não é todo não-vacinado que contrai e transmite a doença.

E mesmo que fosse tudo isso (o que não é e está longe de ser), o argumento da liberdade individual é superior ao do “autoritarismo sobre a ação correta”.

Pode espernear, pode fazer conta matemática, pode apelar pra argumento utilitarista a vontade. Não existe hierarquia de vidas. Cada um é dono do seu próprio corpo. Isso é liberdade.
 

AlxFire

Bam-bam-bam
Mensagens
596
Reações
923
Pontos
293
Eu posso pegar aqui milhares de casos onde a vacina não fez bem a pessoa que utilizou.

Vacina não é 100% segura.
Vacina não é 100% eficaz.
Vacina não evita 100% de transmissão.
Não é todo não-vacinado que contrai e transmite a doença.

E mesmo que fosse tudo isso (o que não é e está longe de ser), o argumento da liberdade individual é superior ao do “autoritarismo sobre a ação correta”.

Pode espernear, pode fazer conta matemática, pode apelar pra argumento utilitarista a vontade. Não existe hierarquia de vidas. Cada um é dono do seu próprio corpo. Isso é liberdade.

Uma pessoa poderia andar pelada na rua? Ou isso causa um dano?
 

TakenBr

Bam-bam-bam
Mensagens
2.715
Reações
864
Pontos
224
Talvez em público, mas como fumante é óbvio que eu não vou querer o fim. Gosto do sabor, me relaxa, me dá prazer. Ajuda nos sintomas negativos de uma futura psicose que provavelmente vou ter (quem entende de psicologia vai sacar o termo). E só fumo em casa mesmo também.
Em resumo: Não.
 

minholi

Bam-bam-bam
Mensagens
176
Reações
377
Pontos
248
Vamos proibir a discussão. 100% dos assassinatos começam com uma discussão. Se proibir todo mundo de conversar, reduzindo assim a zero a possibilidade de ocorrer uma discussão, os assassinatos irão acabar.

Cigarro não pode, mas a geração sojada fuma pendrive e narguilé (que é muito pior).

O Çerumano se droga e detona a própria vida desde antes de se reconhecer como raça e aprender a escrever. Mas é certo que a partir desse momento em que começou a cagar regras surgiram os primeiros catadores de regra querendo proibir coisas.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.769
Reações
51.837
Pontos
1.564
Errado, afeta o sistema público de saúde, e por consequência a sociedade, quando o cara fica lá no leito porque tem problemas de saúde/pulmonares decorrentes do cigarro.

Idem andar sem cinto de segurança. PARECE que afeta "apenas ela mesma", mas afeta no mínimo o sistema de saúde quando dá a m****.
Vdd, proíbe tb. E da multa para quem for pego fumando.

E como moto não tem cinto, proíbe moto tb.

Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo