O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fim da NET: Claro absorve marca de TV por assinatura e banda larga

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.147
Pontos
1.494
Se não mudar o preço e a qualidade do meu pacote de internet, f**a-se, podem colocar qualquer nome que não me importo

E sim, minha internet, da NET, é muito boa. Em 3 anos nunca tive qualquer dor de cabeça, e jogo online com frequência.
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.593
Reações
10.466
Pontos
753
Eu uso um um plano pos pago da vivo para ter ligaçoes faceis (nada de digitar codigos) e internet movel que nao me deixa na mao. acho necessário tem um celular com ligaçoes ilimitadas e que nao podem ser interrompidas.

Em casa, minha internet de verdade é 200mb de um provedor local, por 100 reais. Nao pago tv nenhuma.
 

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.621
Reações
9.295
Pontos
1.304
NET é a pior empresa da qual eu já fui cliente.
Saudade da GVT quando era da Vivendi, até me devolviam automaticamente em desconto pelo tempo que o serviço ficava fora do ar. Era outro nível.

Na GVT eu cancelei minha linha em 5 minutos.

Na NET eu levei 45 minutos pra cancelar uma linha e adivinhem, não cancelaram. Quando pedi a gravação da ligação não enviaram. Quando eu pedi novamente não enviaram denovo. Agora estão ameaçando me colocar no SPC pelas faturas não pagas após o cancelamento que eu fiz. Detalhe que o motivo do cancelamento foi justamente por terem me prometido um combo por 150 reais e estarem cobrando 260. Quanto será que eu consigo arrancar deles com um processo?
 


igraum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.794
Reações
22.771
Pontos
1.464
Para os desavisados, vamos lá:

América Móvil compra BCP por US$ 625 mi - 30 de agosto de 2003

Embratel é vendida para o grupo mexicano Telmex - 15/03/2004

Globopar vende parte da Net para a Telmex - 28 de junho de 2004
http://propmark.com.br/mercado/globopar-vende-parte-da-net-para-a-telmex

América Móvil paga US$2 bi a acionistas da Telmex Internacional - 16/06/2010

Embratel adquire participação na empresa de TV a cabo Net - 08/10/2010

Claro, Embratel e Net anunciam integração de redes e serviços - 5/10/2011


Transferência de controle da Net para a Telmex recebe aprovação prévia - 27/01/2012

América Móvil planeja investir US$35 bi na América Latina - 17/02/2012

Com novo serviço, Claro, Net e Embratel elevam sinergia operacional - 16/11/2013

Claro será marca única para serviços da América Móvil - 11/07/2019

Então, como eu disse, não muda nada.
 

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.584
Reações
10.100
Pontos
503
Nesse tipo de tópico dá pra fazer um bom levantamento das pessoas que postam só lendo o título.

Sim, eu já sei tem um tempo que a net e claro estavam juntas.

Só que a partir de agora acho que vão piorar o serviço.

Todo técnico da net que eu converso, os caras falam de como a net ficou parada no tempo, inclusive o próprio técnico da net me recomendou o vivo fibra.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.842
Reações
31.770
Pontos
1.344
Economia de Escala tem 10x mais efeito em um país de geografia cara que nem o Brasil onde morros exigem mais antenas e cabos por km² que maioria dos países. Isso leva a monopólios quase que naturais no Brasil em qualquer mercado que tenha alta % de gasto e investimento em infraestrutura.

As pequenas sobra pegar pelas beiradas os clientes que elas deixam escapar e usar a própria infraestrutura delas pra isso.

Gramado RS eu tenho bem umas 10-12 opções de provedores. Mesmo com a cidade tendo apenas 2 fibras ópticas entrando na cidade. Ou seja. todas usam esses 2 cabos que são da OI e da Claro respectivamente. Ou seja, todo provedor está na pratica pagando a Oi ou Claro aqui pra poder ter banda larga a venda pros clientes.
 
Ultima Edição:

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
A Net é da Claro a muitos anos já, só que ainda tinham nomes diferentes.
Pois é. Minha única surpresa foi ver quanta gente desconhecia um fato tão notório.

Eu tentei assinar a Net há uns 3/4 anos, pra sair da Oi Velox. Mas os putos só queriam vender Combo, com TV. Cheguei até a reclamar na Anatel, mas ela parecia mais preocupada em defender a empresa.

Hoje tenho fibra de uma empresa local. 30 Mb, ping baixo. Me atende.
Celular ainda é Oi. Nada de tv paga e nem fixo.
 

wwwtfc

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
903
Reações
1.382
Pontos
589
Não se paga TV a cabo, acho absurdo vc ser o patrocinador da parada e nego ainda coloca propaganda. Na minha casa a TV nem cabo de antena colocamos, só Netflix e YouTube. 85% YouTube e 15 % Netflix.
Sem falar que nego cobra muito caro, pacote mais básico custa na casa dos 130 conto . Com uma monde de canal de leilão de vaca e canal cristão. Tipo as parabólicas antigas

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
Demorei meses pra botar isso na cabeça do meu pai, Net cobrava 110 por tv a cabo básico sem canal nenhum que presta. Isso em 1 ano é +de 1300 por cliente na mão da NET.

Trocamos NET tv a cabo (que ngm assiste) + internet de 10mb por 230$ pela Tim fibra 150mb por 145$.

Agora aqui em casa tá todo mundo assistindo YouTube/Netflix sem travar em Full HD.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.376
Pontos
503
Com os monopólios (ou oligopólios) com o tempo, os preços sobem e a qualidade cai.

Economia de Escala tem 10x mais efeito em um país de geografia cara que nem o Brasil onde morros exigem mais antenas e cabos por km² que maioria dos países. Isso leva a monopólios quase que naturais no Brasil em qualquer mercado que tenha alta % de gasto e investimento em infraestrutura.

Exatamente por isso o mercado interno deveria ser totalmente aberto, sem a Anatel e sem os leilões que lotearam um país do tamanho de um continente (e dos 5, 6 maiores países do mundo, o mais pobre), para meia dúzia de operadoras.

Sobre o tópico, ninguém foi surpreendido, a Claro já era dona da NET há tempos.
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.286
Pontos
453
Demorei meses pra botar isso na cabeça do meu pai, Net cobrava 110 por tv a cabo básico sem canal nenhum que presta. Isso em 1 ano é +de 1300 por cliente na mão da NET.

Trocamos NET tv a cabo (que ngm assiste) + internet de 10mb por 230$ pela Tim fibra 150mb por 145$.

Agora aqui em casa tá todo mundo assistindo YouTube/Netflix sem travar em Full HD.
Isso aí pow. Quanto menos assinantes melhor vai ser, assim quem sabe um dia esses caras colocam um preço justo.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
 

wwwtfc

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
903
Reações
1.382
Pontos
589
Isso aí pow. Quanto menos assinantes melhor vai ser, assim quem sabe um dia esses caras colocam um preço justo.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
Foi só a Tim fibra chegar com planos de 100, 150 e 300mb ao mesmo valor da Net de 10, 25 e 50mb que não deu 2 meses a Net fez promoção e a velocidade mínima deles agora na minha cidade é 70mb pelo preço de 10mb que eles praticavam (80$ se não me engano).

Agora chegou Oi fibra tbm 200mb por 100$, viva a concorrência!
 

Henrique_Beavis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.276
Reações
7.543
Pontos
753
Por meio de nota, a Claro explica que “a NET deixa de ser uma marca com atuação independente”. Os planos “permanecem os mesmos”, de acordo com a empresa. As orientações prestadas via YouTube também incluem a seguinte afirmação: “Ninguém vai mexer no seu futebol, na sua banda larga. Só muda se você quiser”.

tenor.gif

"Só muda se você quiser”
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.842
Reações
31.770
Pontos
1.344
Com os monopólios (ou oligopólios) com o tempo, os preços sobem e a qualidade cai.



Exatamente por isso o mercado interno deveria ser totalmente aberto, sem a Anatel e sem os leilões que lotearam um país do tamanho de um continente (e dos 5, 6 maiores países do mundo, o mais pobre), para meia dúzia de operadoras.

Sobre o tópico, ninguém foi surpreendido, a Claro já era dona da NET há tempos.

Abrir o mercado não resolveria isso. Porque o que define é quem tem o controle dos cabos submarinos.
E nenhuma pequena/média empresa conseguirá instalar e ter posse de 1. Não é que seja impossivel ou que o governo dificulte. È apenas que é caro mesmo e exige papelada e pessoal a nível internacional, contatos que uma pequena e média só sonha em ter.

È diferente de tu contratar fatia da transmissão desse cabo e fazer sua empresa onde as grandes não operam. Aqui os custos pra entrar são menores e basta algumas dezenas/centenas de milhares de reais, E as cidades de interior são bem generosas porque elas salivam com internet de boa qualidade e fibra óptica nas suas cidades.

Instalar 1 cabo submarino precisa de bilhões. Quantos brasileiros ou mesmo empresas tem bilhões sobrando? O Número limitado de atores capazes de investir fecha o mercado naturalmente.
Esse é a dificuldade que muitos tem de entender. Isso é uma empresa de telecomunicação. Não um mercadinho da esquina ou lojinha de shopping. Isso exige capital de verdade que automaticamente exclui 95% da população. (Ainda mais em um país onde maioria vive mês a mês).

E não, empresas internacionais não choveriam no Brasil. È um mercado já consolidado, um dos mais consolidados do mundo diga-se de passagem. O que significa que pra tu entrar e conseguir uma fatia lucrativa desse mercado e ficar competitivo tu precisa entrar com uma infraestrutura absurda (E cara) pra justificar o risco. E isso afasta a maioria senão todas que preferem países que tem alta % da população fora da internet e com infraestrutura ainda por montar onde tu pode adquirir monopólio natural sendo o primeiro ou mesmo único provedor.



Mercado de regras que rege a internet brasileira pode melhorar muito. Mas ta longe de ser nível africano ou mesmo lembrar a década passada. Mta coisa mudou nos últimos 15 anos e só estão tendo efeito agora.
Maioria das amarras foram sendo desmontadas já nas ultimas décadas e o resultado se mostra na explosão de fibra óptica e de provedores pequenos/médios que o país tem sofrido.


Isso é que nem aviação.
Quer criar um novo 707 e matar a boeing? Sinta-se livre pra isso. Não a impedimento.
Apenas o valor de dezenas de bilhões de dólares que limita as empresas e pessoas que podem arcar com isso a um número ínfimo no planeta inteiro.
 
Ultima Edição:

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.376
Pontos
503
Tentando responder por partes...

Abrir o mercado não resolveria isso. Porque o que define é quem tem o controle dos cabos submarinos. ¹
E nenhuma pequena/média empresa conseguirá instalar e ter posse de 1. Não é que seja impossivel ou que o governo dificulte. È apenas que é caro mesmo e exige papelada e pessoal a nível internacional, contatos que uma pequena e média só sonha em ter.

È diferente de tu contratar fatia da transmissão desse cabo e fazer sua empresa onde as grandes não operam. Aqui os custos pra entrar são menores e basta algumas dezenas/centenas de milhares de reais, E as cidades de interior são bem generosas porque elas salivam com internet de boa qualidade e fibra óptica nas suas cidades.

Instalar 1 cabo submarino precisa de bilhões. Quantos brasileiros ou mesmo empresas tem bilhões sobrando? ³O Número limitado de atores capazes de investir fecha o mercado naturalmente.
Esse é a dificuldade que muitos tem de entender. Isso é uma empresa de telecomunicação. Não um mercadinho da esquina ou lojinha de shopping. Isso exige capital de verdade que automaticamente exclui 95% da população. (Ainda mais em um país onde maioria vive mês a mês).

²E não, empresas internacionais não choveriam no Brasil. È um mercado já consolidado, um dos mais consolidados do mundo diga-se de passagem. O que significa que pra tu entrar e conseguir uma fatia lucrativa desse mercado e ficar competitivo tu precisa entrar com uma infraestrutura absurda (E cara) pra justificar o risco. E isso afasta a maioria senão todas que preferem países que tem alta % da população fora da internet e com infraestrutura ainda por montar onde tu pode adquirir monopólio natural sendo o primeiro ou mesmo único provedor.



Mercado de regras que rege a internet brasileira pode melhorar muito. Mas ta longe de ser nível africano ou mesmo lembrar a década passada. Mta coisa mudou nos últimos 15 anos e só estão tendo efeito agora.
Maioria das amarras foram sendo desmontadas já nas ultimas décadas e o resultado se mostra na explosão de fibra óptica e de provedores pequenos/médios que o país tem sofrido.


*Isso é que nem aviação.
Quer criar um novo 707 e matar a boeing? Sinta-se livre pra isso. Não a impedimento.
Apenas o valor de dezenas de bilhões de dólares que limita as empresas e pessoas que podem arcar com isso a um número ínfimo no planeta inteiro.



¹Tem empresas gigantes lá fora, muito maiores que as que operam aqui (mesmo se tratando das maiores multinacionais no Brasil, a Tim e a America Movil-Claro) como a Verizon, Vodafone, A1, Orange, T-Online e outras.

Não necessariamente teria de se implantar outro cabo submarino ás expensas de um único gigante desses. Que é caro é, mas não impraticável.

Com relação ás cidades pequenas do interior do país, iniciativas como a MP da liberdade econômica do atual governo são um ponto favorável nesse sentido. Mas pode-se avançar mais, talvez com uma melhor repartição dos bilhões arrecadados pelo Funtel.

²Sacramentar que empresas estrangeiras não viriam se o mercado brasileiro fosse aberto, é palpite, não há como saber. Sobre o mercado estar consolidado, esse setor (como os outros relacionados a tecnologia em geral) é menos conservador a novos players do que o de fabricantes de carros, por exemplo, onde marcas até então desconhecidas demoraram quase vinte anos ''pra pegar''.

³E não é o número limitado de atores que fecha o mercado, é o número limitado NO BRASIL, pelas bandas leiloadas pelo governo federal nas décadas passadas. Talvez esse seja o maior imbróglio jurídico de se resolver e quebrando-o em prol de maior concorrência internacional, se quebrariam também regras estabelecidas previamente.

Nisso o Brasil está bastante limitado. *E comparar a telefonia/internet á aviação, apesar de entender o ponto, do alto investimento x risco de retorno envolvido, não pareceu a melhor comparação, embora a mensagem tenha sido legível.

Edit: ¹ ² ³ * no quote e nas partes da resposta correspondente, pra melhorar o entendimento.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.842
Reações
31.770
Pontos
1.344
@Baralho
minha primeira frase foi +voltada a pequenas e médias empresas que a gigantes.

Não necessariamente teria de se implantar outro cabo submarino ás expensas de um único gigante desses. Que é caro é, mas não impraticável.

Sim, seria preciso se você quer entrar pra competir com as gigantes. As que você citou não entrariam pra fornecer internet só pra 100, 500mil habitantes. Não é lucro pra elas e não conseguiriam sua principal vantagem que é justamente especialidade em fornecer o serviço em escala.

E sem seus próprios cabos sua internet ficaria a mercê das empresas que você planeja desbancar tendo que pagar pra elas pra usar o cabo delas! Tu fica a mercê delas que podem controlar o seu tamanho ^^.

Quanto a preço. A 1 dólar o metro 1 cabo de Natal-RN a Portugual em linha reta exige por alto 125mil dólares/dia. Não estou contando mão de obra, escavadeiras (pra enterrar o cabo nas praias) barcos e reposições pra quebra do cabo, burocracia em Portugual + Brasil + Conexão com a rede mundial de computadores nas 2 pontas. Os cabos precisam ser trocados a cada 60 dias. È fichinha pra empresas bilionárias mas impraticável pra pequenas e médias, motivo pelo quais elas usam a infraestrutura das gigantes pra funcionar.

²Sacramentar que empresas estrangeiras não viriam se o mercado brasileiro fosse aberto, é palpite, não há como saber. Sobre o mercado estar consolidado, esse setor (como os outros relacionados a tecnologia em geral) é menos conservador a novos players do que o de fabricantes de carros, por exemplo, onde marcas até então desconhecidas demoraram quase vinte anos ''pra pegar''.

Pra incentivar a vinda de empresas de fora tu tem que fazer mais do que apenas abrir o mercado. Não me entenda mal, é receita importante. Mas por si só não será suficiente.

as empresas atuais do Brasil não são a da década de 90 trabalhando com peças da década passada. Elas tem acesso as mesmas tecnologias e fornecem os mesmos serviços que uma nova empresa ofereceria.

Logo sobra preço e serviço como diferenciais.

E as grandes atuais podem brigar facilmente nesses 2 pontos se elas botarem a cabeça nisso. De fato fizeram diversas vezes ao longo das décadas quando uma pequena/média crescia d+.

Veremos se a 5G trás +alguma concorrência. Isso e´algo que as brasileiras não tem acesso (ainda). Portanto é algo que uma Huawei da vida pode oferecer.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.153
Reações
80.566
Pontos
1.559
Esse modem Arris TG862 deles é uma verdadeira bomba. Em menos de 1 semana não para de reiniciar e logo não tenho internet. (Ainda bem que não cancelei a Oi Velox ainda)

Faz 3 dias que mandei o técnico vir e ele não vem.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
usem provedor de bairro, melhor que ta tendo
 
Topo Fundo