Só uns adendos que acho válido trazer pra discussão.
1) Quem fala que everdrives/emuladores estão "matando o colecionismo", não entende da coisa. O cara que deixa de comprar um
jogo físico antigo (hardware) pra jogar num
emulador/everdrive (software) não saca o real ato de colecionar. Coleção é algo TÁTIL, de contato físico, mesma lógica do museu: você vai lá pra ver coisas "in natura", no estado original que foram concebidas, não digitais. Logo, é sim possível se divertir mostrando uma caixa original nunca vista, dar risada de um manual mal diagramado, pagar pau pra um artwork bem feita ou simplesmente contemplar hardware original sem necessariamente ligá-lo. Por que? Porque colecionismo tem níveis. Logo, as pessoas que dizem o contrário, no fundo, só querem (ou passaram a apenas querer) somente jogar. Não digo isso como "certo" x "errado", mas apenas algo que existe sim uma delimitação (e que nem todos enxergam).
Logo, comentários do tipo
"Emulação > Coleção" (e vice-versa) são irracionais - está comparando bananas com maçãs.
2) É preciso separar as coisas. Nenhum colecionador irá negar a satisfação de um jogo completo. Porém o mesmo pra looses, não - muitos os ignoram pois não são produtos completos - o que tem total lógica financeira). Logo, se você diz que coleciona e discorda dessa premissa básica, algo bem errado há pois é óbvio que não dá pra colocar os 2 no mesmo saco: questão de justiça puramente matemática ( 1/2 X =/= X ).
3) Os preços estão absurdos, mas isso é global. Façamos um comparativo com o mercado atual: um jogo lançamento hoje, digital e sem "edição de colecionador": de 99,90 a 250 reais. Em alguns casos raros (ex: Bethesda), já vi plataformas onlines cobrarem absurdos 300 reais (casos raros, mas existem). Então vamos forçar um pouco a barra, ignorar os jogos antigos completos abaixo disso, e analisar apenas os que estão ACIMA disso... O que temos? Jogos de PC de 400 a 1000 reais, jogos de Neo Geo de 500 a 10.000 reais, e assim vai, tanto aqui quanto lá fora. São caros? Sim. Raros, difíceis de achar? Sim. Mas isso aí virou uma "alucinação coletiva" porque passa do ponto da sensatez: ele custa "dezenas de vezes" o valor original e, ao mesmo tempo, não é um produto de massa (pelo contrário, é restritivo: apenas quem gosta de videogame & gosta da plataforma & gosta de colecionar & está disposto a pagar irá encarar). É muito " & " junto, ou seja, muito de nicho.
4) Usuários enxergam esses jogos como ouro (e estocam e/ou vendem a preço de ouro), mas se esquecem que - ao contrário da moeda-metal - aqui o que vale é a percepção (e isso muda muito de pessoa pra pessoa). Logo, acha que irá VENDER RÁPIDO - e ao mesmo tempo - LUCRAR MUITO, é uma combinação que não existe. Vende fácil se ele se dispuser a baixar preços, fazer vendas casadas/picadas/combos, ceder razoavelmente e, em alguns casos, até perder um pouco do $ gasto. Já esse lance de querer lucrar muito, só funciona depois de milênios anunciado e caso ele ainda encontre outro maluco (e a chance de encalhar ainda é enorme). Tudo isso é muito lento e custoso.
5) Brasileiros não sabem negociar e querem REALMENTE levar vantagem em tudo. O próprio ML é reflexo disso: não existem mais leilões, tudo é venda direta, preço fechado e... acabou (e o último leilão relevante que vi anos atrás, uma venda da revista Videogame completa, com todos os posters, foi totalmente zoada por bots e contas clone). Isso é imbecilizante. Outro problema: a palavra "troca" não existe aqui, mas é amplamente utilizada lá fora em fóruns especializados: você passa pra frente algo raro, mas que não usa mais, e pega outra coisa rara, que deseja, pagando apenas o frete). Double wins. No entanto, isso aqui inexiste. Por fim, preguiça: estou querendo comprar algo no ML, mas o frete está absurdo (quase 100 reais por Mercado Envios, insanidade). Se eu estivesse no lugar do vendedor, já teria procurado uma transportadora boa faz tempo, porque acho inadmissível essa aceitação em "perder o cliente".
Mas paciência... Tem gente que não gosta de dinheiro, quer tudo 100% fácil.
De resto, eu prevejo um futuro mais ou menos assim:
- Colecionismo continuará caro (caso os preços abaixem um pouco, será "cada-caso-um-caso", variando de vendedor pra vendedor);
- Vai com certeza ficar mais s e l e t i v o e separado: iniciantes irão reclamar do $ de looses e ficar se queimando em Facebook/Whats (horrível, muita mistureba), intermediários irão reclamar do $ de jogos completos (Ebay, lojas asiáticas) e velhacos irão ficar apenas em fóruns e começar a trocar (os inteligentes), vender rápido + perder um pouco de $ (emergências) ou cobrar preços cômicos, encalhar e virar meme (vários).
- Mais uns anos e a mídia física tende a morrer. Steam, PSN e Live já estão consolidadas - só falta tirarem o drive da 9ª e 10ª geração e... já era. Aí o colecionismo irá ficar limitadíssimo apenas as edições ultra-luxo limitadas - algo como o ramo de colecionáveis de figuras é - e sera ainda mais caro).
É mais ou menos assim como vejo.