O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fim da onda retro?

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.603
Pontos
1.839
Colecionei por um bom tempo, vendi tudo. Maior perda de tempo é dinheiro da minha vida. Gastava mou grana, não jogava nada é não fazia absolutamente nada com aquilo a não ser ficar bonito na estante.

Colecionar umas coisas mais simples uma série de jogos específicos até vai, mas ficar gastando dinheiro em tudo quanto.é.jogo que você nem.vai jogar, só pra ter na estante... cara, invejo quem tá cagando dinheiro dessa forma.

Hoje jogo tudo nos retroarch da vida, aproveito bem mais.

Enviado de meu SM-J400M usando o Tapatalk

Mas comprar coisas legais para ficar bonito na estante não é gastar dinheiro. É investimento. Quero ficar no meu mocó, curtindo meu vicio moderado de acumulação.

Além de jogos e outras coisas, eu coleciono garrafas de destilados de diversos lugares do mundo. Não bebo rotineiramente nenhuma, caso contrário já teria morrido de cirrose. Mas recentemente tive que investir num projeto de uma adega porque já não tinha mais onde guardar garrafas. As 3 cristaleiras que eu tinha não cabem mais. São mais de 40 garrafas. Ainda tenho dois tonéis de carvalho com 200 litros cada. E só não tenho mais um porque minha mulher falou que ia me largar se eu fizesse isso.

Mais uns meses e eu convenço ela a deixar eu ter mais um.
 

dcrkiller88

Habitué da casa
Mensagens
101
Reações
154
Pontos
53
O futuro próximo vai tornar as coleções meros ornamentos do canto do guerreiro. Os serviços de streaming que estão nascendo vão obsoletar toda e qualquer necessidade de manter coleção física em casa. Até a emulação vai se tornar obsoleta.

Eu nem ligo. Minhas coleções já são ornamentos em meu salão de jogos...gosto de beber meu whiskey e ficar olhando minha velharias ao som de um bom rock pauleira.
Mitou... eu to pela mesma... é bem isso aí mesmo!
 

DanMorishima

Bam-bam-bam
Mensagens
1.673
Reações
2.034
Pontos
353
Completando meu post, após ter lido o que os posts seguintes, eu considero que tudo que tem um "boom" momentâneo, uma hora tende a dar uma queda, claro. O povo não vai conseguir continuar vendendo cartucho de jogo ruim de Super Nintendo, surrado, por 300 reais para sempre. Porém há itens que sempre vão ser relíquias. Sempre vai existir um colecionador (não importa o tipo) querendo um Chrono Trigger completo e impecável de Super Nintendo, mesmo que já tenha existido relançamento dele para Nintendo DS, mesmo que dê para baixá-lo na PSN, mesmo que exista inúmeras formas de emulá-lo em consoles e PCs de forma quase perfeita.

Então não adianta viajar na batatinha imaginando que um item assim vai virar tralha algum dia. Não vai. Não é todo mundo que se contenta em emular ou mesmo em jogar em everdrives. Aliás, quando surgiram os primeiros emuladores de video game para PC, todo mundo dizia que não tinha mais motivo para alguém ter os cartuchos em casa. Passados uns 15 anos, aconteceu isso que todos vimos: esses mesmos cartuchos passaram a custar uma fortuna.

Quase perfeita é pouco

109249
109250
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.155
Reações
23.218
Pontos
1.619
Eu estou na minha segunda coleção, como a grande maioria sabe. A primeira coleção estava MUITO grande quando a vendi (pra tentar ir pros EUA, coisa que não deu certo...) e juro que me deu dor no coração de ter vendido.

Na segunda coleção, eu tenho coisa de 4 ou 6 consoles que eu comprei NOVOS (sendo que um deles, um PSP. Aliás o ÚLTIMO que tinha a venda em Goiânia via Lojas Americanas), foi destruido (o que me deu a maior raiva e, nessa, eu comprei 3 PSPs pelo preço de 1, praticamente!). No total, tenho 27 videogames em casa mas eram 32. Fui forçado a vender alguns pra conseguir ajudar em casa quando estava sem emprego (e já tá chegando a hora de vender mais 1 ou 2 pra ajudar de novo, graças ao salário de 950 reais).

Tô com coisa de 200 cartuchos e CDs/DVDs/Blu Rays originais, lutando pra aprender a aprimorar mais e mais a gravação de jogos para certos videogames (X360) justamente porque não posso nem sonhar em gastar mais dinheiro a toa, em meu vício colecionista.

Não tenho interesse de vender, pelo contrário, quero é conseguir comprar os equipamentos de hardware pra usar com as mídias que tenho ou usar everdrives/GDEMU/RHEA ou o que for pra tunar os hardwares originais e aproveitar com as tvs/monitores que tenho, sejam Full HD (como as Panasonic que tenho, e que pra mim dão uma excelente imagem, mesmo usando cabo AV) ou se um dia em ficar rico, comprar uma TV tubão de 29 polegadas pra colocar no quarto ou no cômodo que eu arrumar no terreno de minha casa (eu tenho que pagar um apêrtamento!) pra divertir a mim, meu filho e os amigos que forem rachar o 'filé miau' num final de semana a beira da piscina!

Ontem mesmo eu tava atualizando o wii, o retroarch dele ta uma diliça.
...E finalmente colocaram conquistas (trofeuzinhos) nele?!?
 

Rato Puto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.058
Reações
993
Pontos
563
Eu estou na minha segunda coleção, como a grande maioria sabe. A primeira coleção estava MUITO grande quando a vendi (pra tentar ir pros EUA, coisa que não deu certo...) e juro que me deu dor no coração de ter vendido.

Na segunda coleção, eu tenho coisa de 4 ou 6 consoles que eu comprei NOVOS (sendo que um deles, um PSP. Aliás o ÚLTIMO que tinha a venda em Goiânia via Lojas Americanas), foi destruido (o que me deu a maior raiva e, nessa, eu comprei 3 PSPs pelo preço de 1, praticamente!). No total, tenho 27 videogames em casa mas eram 32. Fui forçado a vender alguns pra conseguir ajudar em casa quando estava sem emprego (e já tá chegando a hora de vender mais 1 ou 2 pra ajudar de novo, graças ao salário de 950 reais).

Tô com coisa de 200 cartuchos e CDs/DVDs/Blu Rays originais, lutando pra aprender a aprimorar mais e mais a gravação de jogos para certos videogames (X360) justamente porque não posso nem sonhar em gastar mais dinheiro a toa, em meu vício colecionista.

Não tenho interesse de vender, pelo contrário, quero é conseguir comprar os equipamentos de hardware pra usar com as mídias que tenho ou usar everdrives/GDEMU/RHEA ou o que for pra tunar os hardwares originais e aproveitar com as tvs/monitores que tenho, sejam Full HD (como as Panasonic que tenho, e que pra mim dão uma excelente imagem, mesmo usando cabo AV) ou se um dia em ficar rico, comprar uma TV tubão de 29 polegadas pra colocar no quarto ou no cômodo que eu arrumar no terreno de minha casa (eu tenho que pagar um apêrtamento!) pra divertir a mim, meu filho e os amigos que forem rachar o 'filé miau' num final de semana a beira da piscina!


...E finalmente colocaram conquistas (trofeuzinhos) nele?!?
Ainda não mas colocaram umas opcões de filtros.
 

Blue Falcon

Bam-bam-bam
Mensagens
6.732
Reações
19.250
Pontos
363
Já tive 3 coleções imensas, com direito a todos os consoles da nintendo na caixa completos, power glove completa original americana, e uma caralhada de jogos completos em estado mint.

É muita tralha, e hoje tá tudo muito caro. Pra ser colecionador tem que ter grana demais hoje em dia.
 


Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
T
Quanta gente ditando regra nesse tópico.

Curioso, de repente um monte de gente que sempre defendeu TV de tubo e tudo mais agora por conveniência fala de emulação, flash cards e afins.

Tem espaço pra todo mundo, cada um faz do jeito que quiser e no fim, todos estão certos

Eu acho que tá todo mundo dando a sua opinião, não ditando regras. Muitos estão cansados de colecionismo e pronto. Quem defendia antes, hoje pode ter mudado de opinião. Se todo mundo tivesse de permanecer sempre o mesmo, eu ainda andava de fralda.

Como você escreveu, tem espaço pra todo mundo, ninguém está mandando hostilizar a galera que coleciona ou mandando tacar fogo na coleção alheia. Infelizmente, querendo ou não, a mentalidade antiga vai se tornar cada vez mais minoria. É algo que vai exigir paciência e aceitação de vocês, mas, sim, dá para coexistirmos todos em harmonia. O certo é respeitar mesmo.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.096
Reações
11.976
Pontos
754
A melhor coisa é você pegar toda tralha, guardar nas caixas e por tudo em um armário ou algo assim fora da vista e ver quanto tempo vai ficar sem nem mexer com aquilo. Se passar uns meses e você nem tocar nas coisas, pode vender que não está te fazendo falta nenhuma.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Meus 2 centavos:

Não vai morrer, mas acredito que vai diminuir bastante, começando com os jogos abaixo de ps2 pra baixo seno vendidos, vai ter um onda de compra de everdrives bem altas, mesmo por pessoas que não jogam. Eu acho que vai ficar como o mercado de numismática (coleção de moedas), algo que é bem valorizado, mas vc demora muito pra vender, que é raro mas vai ficar num grupo bem pequeno e seleto.
Outra coisa, os consoles tão ficando velhos, basta ver oq anda acontecendo com os pc engines e ataris, alem de estarem se estragando (oq é FATO, nem adianta retrucar), as pessoas estão perdendo o interesse, videogames muito raros como o telejogo e telejogo2 estão ate com preços modicos e pocucas pessoas interessadas.
Tenho 30 fitas de atari aqui, tentei vender e tá dificil, vou ter que dar uma recapeada neles e tentar vender em lotes.
Eu mesmo vou vender é tudo que não tiver apelo emocional, inclusive em breve vou estar colocar minha coleção de jogos de saturno long box cib eua, só ocupa espaço e eu tenho outras prioridades tbm.
 

dcrkiller88

Habitué da casa
Mensagens
101
Reações
154
Pontos
53
Meus 2 centavos:

Não vai morrer, mas acredito que vai diminuir bastante, começando com os jogos abaixo de ps2 pra baixo seno vendidos, vai ter um onda de compra de everdrives bem altas, mesmo por pessoas que não jogam. Eu acho que vai ficar como o mercado de numismática (coleção de moedas), algo que é bem valorizado, mas vc demora muito pra vender, que é raro mas vai ficar num grupo bem pequeno e seleto.
Outra coisa, os consoles tão ficando velhos, basta ver oq anda acontecendo com os pc engines e ataris, alem de estarem se estragando (oq é FATO, nem adianta retrucar), as pessoas estão perdendo o interesse, videogames muito raros como o telejogo e telejogo2 estão ate com preços modicos e pocucas pessoas interessadas.
Tenho 30 fitas de atari aqui, tentei vender e tá dificil, vou ter que dar uma recapeada neles e tentar vender em lotes.
Eu mesmo vou vender é tudo que não tiver apelo emocional, inclusive em breve vou estar colocar minha coleção de jogos de saturno long box cib eua, só ocupa espaço e eu tenho outras prioridades tbm.
Me avisa que tenho interesse nesses itens heheheh.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.509
Pontos
1.094
Só uns adendos que acho válido trazer pra discussão.

1) Quem fala que everdrives/emuladores estão "matando o colecionismo", não entende da coisa. O cara que deixa de comprar um jogo físico antigo (hardware) pra jogar num emulador/everdrive (software) não saca o real ato de colecionar. Coleção é algo TÁTIL, de contato físico, mesma lógica do museu: você vai lá pra ver coisas "in natura", no estado original que foram concebidas, não digitais. Logo, é sim possível se divertir mostrando uma caixa original nunca vista, dar risada de um manual mal diagramado, pagar pau pra um artwork bem feita ou simplesmente contemplar hardware original sem necessariamente ligá-lo. Por que? Porque colecionismo tem níveis. Logo, as pessoas que dizem o contrário, no fundo, só querem (ou passaram a apenas querer) somente jogar. Não digo isso como "certo" x "errado", mas apenas algo que existe sim uma delimitação (e que nem todos enxergam).

Logo, comentários do tipo "Emulação > Coleção" (e vice-versa) são irracionais - está comparando bananas com maçãs.

2) É preciso separar as coisas. Nenhum colecionador irá negar a satisfação de um jogo completo. Porém o mesmo pra looses, não - muitos os ignoram pois não são produtos completos - o que tem total lógica financeira). Logo, se você diz que coleciona e discorda dessa premissa básica, algo bem errado há pois é óbvio que não dá pra colocar os 2 no mesmo saco: questão de justiça puramente matemática ( 1/2 X =/= X ).

3) Os preços estão absurdos, mas isso é global. Façamos um comparativo com o mercado atual: um jogo lançamento hoje, digital e sem "edição de colecionador": de 99,90 a 250 reais. Em alguns casos raros (ex: Bethesda), já vi plataformas onlines cobrarem absurdos 300 reais (casos raros, mas existem). Então vamos forçar um pouco a barra, ignorar os jogos antigos completos abaixo disso, e analisar apenas os que estão ACIMA disso... O que temos? Jogos de PC de 400 a 1000 reais, jogos de Neo Geo de 500 a 10.000 reais, e assim vai, tanto aqui quanto lá fora. São caros? Sim. Raros, difíceis de achar? Sim. Mas isso aí virou uma "alucinação coletiva" porque passa do ponto da sensatez: ele custa "dezenas de vezes" o valor original e, ao mesmo tempo, não é um produto de massa (pelo contrário, é restritivo: apenas quem gosta de videogame & gosta da plataforma & gosta de colecionar & está disposto a pagar irá encarar). É muito " & " junto, ou seja, muito de nicho.

4) Usuários enxergam esses jogos como ouro (e estocam e/ou vendem a preço de ouro), mas se esquecem que - ao contrário da moeda-metal - aqui o que vale é a percepção (e isso muda muito de pessoa pra pessoa). Logo, acha que irá VENDER RÁPIDO - e ao mesmo tempo - LUCRAR MUITO, é uma combinação que não existe. Vende fácil se ele se dispuser a baixar preços, fazer vendas casadas/picadas/combos, ceder razoavelmente e, em alguns casos, até perder um pouco do $ gasto. Já esse lance de querer lucrar muito, só funciona depois de milênios anunciado e caso ele ainda encontre outro maluco (e a chance de encalhar ainda é enorme). Tudo isso é muito lento e custoso.

5) Brasileiros não sabem negociar e querem REALMENTE levar vantagem em tudo. O próprio ML é reflexo disso: não existem mais leilões, tudo é venda direta, preço fechado e... acabou (e o último leilão relevante que vi anos atrás, uma venda da revista Videogame completa, com todos os posters, foi totalmente zoada por bots e contas clone). Isso é imbecilizante. Outro problema: a palavra "troca" não existe aqui, mas é amplamente utilizada lá fora em fóruns especializados: você passa pra frente algo raro, mas que não usa mais, e pega outra coisa rara, que deseja, pagando apenas o frete). Double wins. No entanto, isso aqui inexiste. Por fim, preguiça: estou querendo comprar algo no ML, mas o frete está absurdo (quase 100 reais por Mercado Envios, insanidade). Se eu estivesse no lugar do vendedor, já teria procurado uma transportadora boa faz tempo, porque acho inadmissível essa aceitação em "perder o cliente".

Mas paciência... Tem gente que não gosta de dinheiro, quer tudo 100% fácil.

De resto, eu prevejo um futuro mais ou menos assim:

  • Colecionismo continuará caro (caso os preços abaixem um pouco, será "cada-caso-um-caso", variando de vendedor pra vendedor);
  • Vai com certeza ficar mais s e l e t i v o e separado: iniciantes irão reclamar do $ de looses e ficar se queimando em Facebook/Whats (horrível, muita mistureba), intermediários irão reclamar do $ de jogos completos (Ebay, lojas asiáticas) e velhacos irão ficar apenas em fóruns e começar a trocar (os inteligentes), vender rápido + perder um pouco de $ (emergências) ou cobrar preços cômicos, encalhar e virar meme (vários).
  • Mais uns anos e a mídia física tende a morrer. Steam, PSN e Live já estão consolidadas - só falta tirarem o drive da 9ª e 10ª geração e... já era. Aí o colecionismo irá ficar limitadíssimo apenas as edições ultra-luxo limitadas - algo como o ramo de colecionáveis de figuras é - e sera ainda mais caro).
É mais ou menos assim como vejo.
 
Ultima Edição:

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Só pra atualizar o tópico.

Recentemente me adicionaram num grupo de vendas de coisas "retro" do zap. E pra quem acha que a modinha ta acabando e os preços vão baixar esta muito enganado.

Eu dei um tempo de comprar agora pq ja tenho quase tudo que queria e comprei meu ape recentemente. Mas os preço praticados nesse grupo beiram o absurdo.. vou dar o exemplo da castlevania dracula x. Eu paguei na minha na época uns 200 reais se nao me engano em otimo estado.

Os caras estão vendendo uma caindo aos pedaços (ruim mesmo) pela bagatela de r$899,00...

Os vendedores loucos estao por ai e ainda tem muito comprador.
 

dcrkiller88

Habitué da casa
Mensagens
101
Reações
154
Pontos
53
Só pra atualizar o tópico.

Recentemente me adicionaram num grupo de vendas de coisas "retro" do zap. E pra quem acha que a modinha ta acabando e os preços vão baixar esta muito enganado.

Eu dei um tempo de comprar agora pq ja tenho quase tudo que queria e comprei meu ape recentemente. Mas os preço praticados nesse grupo beiram o absurdo.. vou dar o exemplo da castlevania dracula x. Eu paguei na minha na época uns 200 reais se nao me engano em otimo estado.

Os caras estão vendendo uma caindo aos pedaços (ruim mesmo) pela bagatela de r$899,00...

Os vendedores loucos estao por ai e ainda tem muito comprador.
Tá ridículo. Eu sou fã de resident evil. Tem um cara vendendo o resident evil 2 de nintendo 64 (que é uma porcaria, mas...) a 1700 reais? Um n64 do pikachu a 1750..... Eu comprei a 100 reais no japão.... Tão fora e tem uns bizonhos que compram. Me colocaram num grupo desses... eu entrei só pra rir....
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.220
Reações
3.980
Pontos
1.109
Só pra atualizar o tópico.

Recentemente me adicionaram num grupo de vendas de coisas "retro" do zap. E pra quem acha que a modinha ta acabando e os preços vão baixar esta muito enganado.

Eu dei um tempo de comprar agora pq ja tenho quase tudo que queria e comprei meu ape recentemente. Mas os preço praticados nesse grupo beiram o absurdo.. vou dar o exemplo da castlevania dracula x. Eu paguei na minha na época uns 200 reais se nao me engano em otimo estado.

Os caras estão vendendo uma caindo aos pedaços (ruim mesmo) pela bagatela de r$899,00...

Os vendedores loucos estao por ai e ainda tem muito comprador.

É grupo de Facebook ou WhatsApp?

Porque nesses meios o pessoal mete a faca mesmo, no nível do ML.

Curiosamente, até achei ML que melhor que esses lugares.

Ano passado, peguei um Dead Dance do Super Famicom por 30 Reais. Pedi para um amigo comprar porque certamente o vendedor queria vender logo o jogo e deveia estar precisando de dinheiro já que no SNES a maioria dos jogos de luta tem baixa procura além do fato dele ser pouco conhecido.
 

dcrkiller88

Habitué da casa
Mensagens
101
Reações
154
Pontos
53
É grupo de Facebook ou WhatsApp?

Porque nesses meios o pessoal mete a faca mesmo, no nível do ML.

Curiosamente, até achei ML que melhor que esses lugares.

Ano passado, peguei um Dead Dance do Super Famicom por 30 Reais. Pedi para um amigo comprar porque certamente o vendedor queria vender logo o jogo e deveia estar precisando de dinheiro já que no SNES a maioria dos jogos de luta tem baixa procura além do fato dele ser pouco conhecido.
os dois! ML geralmente tá mehor. Mas prefiro comprar do Japão.... Peguei 3dx XL novo na caixa 450,00. Ds Lite por 80,00. Game gear por 288.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
É grupo de Facebook ou WhatsApp?

Porque nesses meios o pessoal mete a faca mesmo, no nível do ML.

Curiosamente, até achei ML que melhor que esses lugares.

Ano passado, peguei um Dead Dance do Super Famicom por 30 Reais. Pedi para um amigo comprar porque certamente o vendedor queria vender logo o jogo e deveia estar precisando de dinheiro já que no SNES a maioria dos jogos de luta tem baixa procura além do fato dele ser pouco conhecido.

Eu frequento todos os meios de vendas e esse grupo do zap que entrei são vendedores "profissa", e os maiores causadores da super inflação desse mercado. São os mesmo que vendem nos grupos do face e no ML..
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.814
Reações
16.530
Pontos
803
Pior é que agora começou uma onda de certificação de jogos, tem jogo que chegam a pedir 10 mil por causa disso.
Eu vi o cara postando lá. Acho ridículo, mas o cara foi esperto e deve estar ganhando um bom dinheiro.

Não curti o critério de avaliação dele e não tem um padrão os selos também.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.689
Pontos
1.048
@DEFCON
Vou fazer uns adendos. Primeiro vou falar do ML. Eu como vendedor, uso o ML principalmente pra desovar coisas que eu não quero mais. Muitas dessas coisas são baratas, por exemplo CDs.

Preço d produto = 10 reais
Taxa do ML = 7 reais
Valor final do produto = 17 reais + frete.

Qual o fere que eu uso no ML? Somente o Mercado Envios. Por que? É a única modalidade que o site aceita. Recebo nas perguntas direto o seguinte: o frete está muito caro, aceita enviar por CR ou transportadoras? Minha resposta? Infelizmente não. Por que? Pois o ML não vai liberar o dinheiro da minha venda, mesmo eu provando que o produto foi entregue. Então no final das contas o ML ganha mais dinheiro que eu no meu CD de 10 pratas que saiu pro comprador a 40. É putaria do ML? 100%, mas infelizmente é o lugar mais eficaz de vender as coisas ainda. Não faço muitas vendas pela OLX e praticamente nada pelo FB. Só me resta aceitar as normas predatórias do ML, repassar todos os custos pro comprador. Mas por isso eu perco muitas vendas. Mas não há o que ser feito nem alternativas.
 

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.509
Pontos
1.094
Eu sei como funciona, e acho putaria: a 3 anos atrás, pagava 20 reais com esse vendedor. Agora está 89.

Logo, é óbvio que o sistema do Mercado Envio, que era pra ser uma espécie de bonificação pra compradores fiéis da plataforma, foi pura balela. Hoje é uma forma que eles acharam (além da taxa de comissão de uso da plataforma do Mercado Livre + taxa de carregamento na transferência de dinheiro pelo Mercado Pago...) de arrancar mais dinheiro (porém de forma "legal", mas completamente imoral). Nem pelo c***lho. Logo, parei de comprar.

Quanto a venda de produtos, só vale vender lá coisas de valor moderado pra cima (400 reais em diante).

Vendas de itens baratos (5 a 200 reais), é burrice pois as taxas comem demais o valor absoluto do produto (40 reais extras num produto de 1000 é insignificante, mas os mesmos 40 num produto de 100 é osso). Tem que partir pra fórum mesmo e pedir pro cara depositar em conta e confiar (por isso ter reputação inabalável é importantíssimo hoje). ML só usa Correios? f**a-se... Chame a Jadlog ou similares, pague mais barato e receba antes. Tem é que abrir o leque e variar. Se ficar só nessa de aceitar tudo, só se fode e perde dinheiro.

Agora, se nem isso o cara aceita (como um gringo que falou pra mim semana passada que não venderia pra brasileiro - detalhe: eu tinha oferecido pagar diretamente no paypal do cara, por fora do ML, porque o item valia a pena - e eram apenas 20 trumps. Mesmo assim, o sujeito não quis), azar. Resultado: desisti e fui comprar outra coisa.

Na real? Uma coisa eu aprendi com essa m**** toda de colecionismo: não deu pra comprar hoje? Deixe passar...
Daqui 1, 5, 10, 30 dias, aparece outro melhor. O que não pode é dar chance pra FDP sentar em cima.
 
Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.488
Reações
32.689
Pontos
1.048
Eu sei como funciona, e acho putaria: a 3 anos atrás, pagava 20 reais com esse vendedor. Agora está 89.

Logo, é óbvio que o sistema do Mercado Envio, que era pra ser uma espécie de bonificação pra compradores fiéis da plataforma, foi pura balela. Hoje é uma forma que eles acharam (além da taxa de comissão de uso da plataforma do Mercado Livre + taxa de carregamento na transferência de dinheiro pelo Mercado Pago...) de arrancar mais dinheiro (porém de forma "legal", mas completamente imoral).

Nem pelo c***lho.

Logo, parei de comprar.

Quanto a venda de produtos, só vale vender lá coisas de valor moderado pra cima (400 reais em diante).

Vendas de itens baratos (5 a 200 reais), é burrice pois as taxas comem demais o valor absoluto do produto (40 reais extras num produto de 1000 é insignificante, mas os mesmo 40 num produto de 100 é osso). Tem que partir pra fórum mesmo e pedir pro cara depositar em conta e confiar. Agora, se nem isso o cara aceita (como um gringo que falou pra mim semana passada que não venderia pra brasileiro - detalhe: eu tinha oferecido pagar diretamente no paypal do cara, por fora do ML, porque o item valia a pena - e eram apenas 20 trumps. Mesmo assim, o sujeito não quis).

Resultado: desisti e fui comprar outra coisa.

Na real? Uma coisa eu aprendi com essa m**** toda: não deu pra comprar hoje? Deixe passar. Daqui 1, 5, 10, 30 dias, aparece outro melhor.
Dificilmente quem vende pelo ML vai aceitar fazer qualquer transação por fora, pois se der ruim o vendedor fica descoberto.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Imagino que seja o pessoal da top games, lá é um grupo grande e com muita coisa inflacionada.

Sim !! nesse grupo do zap que me adicionaram por ser um comprador das antigas. Tem de tudo quanto é tipo de vendedor, desde os mais careiros até uns aventureiros que só tem alguns itens..
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.262
Reações
2.377
Pontos
453
Sei lá... por mim chegamos no nível BOBAGEM então. Pq só tem isso quem é rico. Tem alguém berço de ouro no tópico aqui? É muita bobagem.... sério.
Quanto a certificação, eu acho bobagem também, pagar caro pra alguém que se diz com "5 anos de experiência no mercado" e vive vendendo jogo piratinha, avaliar e lacrar o seu jogo pra futuramente ele parar de valer 200 reais e "valer 5 mil" ... Não digo só a certificação nacional, mas as de fora também, eu acho bobagem.

Sim !! nesse grupo do zap que me adicionaram por ser um comprador das antigas. Tem de tudo quanto é tipo de vendedor, desde os mais careiros até uns aventureiros que só tem alguns itens..

A top games é boa porque sempre tem um pessoal legal e que faz preços bons por lá, eu acho que apenas os moderadores que estragam um pouco o grupo, muitas vezes eles são estúpidos com o pessoal.
Mas como disse, muitos vendedores que estão lá eu faço questão de comprar, minha coleção de snes é toda comprada de lá.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Quanto a certificação, eu acho bobagem também, pagar caro pra alguém que se diz com "5 anos de experiência no mercado" e vive vendendo jogo piratinha, avaliar e lacrar o seu jogo pra futuramente ele parar de valer 200 reais e "valer 5 mil" ... Não digo só a certificação nacional, mas as de fora também, eu acho bobagem.



A top games é boa porque sempre tem um pessoal legal e que faz preços bons por lá, eu acho que apenas os moderadores que estragam um pouco o grupo, muitas vezes eles são estúpidos com o pessoal.
Mas como disse, muitos vendedores que estão lá eu faço questão de comprar, minha coleção de snes é toda comprada de lá.

Ja comprei mt coisa de lá, e sinceramente nao tenho do q reclamar. É relativamente bem organizado e tem bons vendedores e bons leilões. Quando aparece algo absurdo eu simplesmente ignoro.
 

dcrkiller88

Habitué da casa
Mensagens
101
Reações
154
Pontos
53
Mas eu so pobre e tenho coleção. Unica diferença é q comecei na época que ainda dava pra colecionar.
Acho que vc não entendeu o que eu quis dizer colegaaaa.. Assim, falo especificamente pra quem paga 1000 reais ou mais hoje em um jogo que não seja de neo geo raro ou próximo disso.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.511
Reações
2.760
Pontos
703
No final do vídeo, o cara fala:

"Conheço gente que vendeu a coleção e hoje joga bem mais por emulação".

Eu conheci bem esse sentimento quando iniciei uma pequena coleção há quase 10 anos atrás, que ainda possuo e pretendo me desfazer um dia. Entendo que colecionar jogos vai além de efetivamente usa-los para aquilo a que se destinam, mas como no meu caso a parte física não tem muito apelo (ainda mais por não serem os mesmos itens que manoseei e joguei na adolescência), emulação é mais do que o bastante.

Praticamente tudo que está causando essa aparente decadência do colecionismo retro já foi citado, mas vou reforçar que tanto consoles quanto mídias retro estão literalmente se decompondo. São coisas que estão ai há várias décadas, que vêm passando de mão em mão e são feitas de inúmeros componentes (alguns, talvez insubstituíveis).

Outra coisa até óbvia, mas que só parei pra pensar agora, é que a atual cena retro provavelmente vai mudar muito ou mesmo acabar em questão de algumas décadas. Acredito que quando todos nós que vivemos isso em nossas adolescências já não estivermos mais por ai, os consoles e jogos dos anos 80 e 90 vão virar apenas objetos de curiosidade e/ou estudo para as gerações que irão nos suceder. Essa cena retro ainda existe por conta das pessoas que a vivenciaram em sua época original, encontraram uma paixão e, por isso, continuam a difundi-la. Ninguém mais terá a mesma relação com essas coisas que nós (hoje pessoas na casa dos 30, 40, ou mais) tivemos.
 
Ultima Edição:

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.509
Pontos
1.094
Piga. disse:
Dificilmente quem vende pelo ML vai aceitar fazer qualquer transação por fora, pois se der ruim o vendedor fica descoberto.
ML antigamente blindava o vendedor e o comprador recebia tijolo.

Hoje, com Mercado Pago, inverteu. O comprador fica protegido e o vendedor tem que seguir as regras de imprimir etiqueta, fornecer rastreio, receber a qualificação e somente depois disso tudo pegar a grana. É seguro, mas bem mais demorado.

Vender por fora do ML, com depósito direto em conta, quem fica sem proteção alguma é o comprador. Volta ao esquema antigo do ML. O vendedor só leva fumo se fizer uma venda pelo ML sem cobertura total do Correios (o tal do seguro pago, que é proporcional ao valor declarado do produto na etiqueta do ML, e feito na boca do caixa do Correios). Quem vende produto acima de 80 reais (o valor base que o Correios paga em caso de extravio) tem que declarar e fazer seguro obrigatoriamente. Quem não faz, é burro.

Só que tem um detalhe: tem muito vendedor FDP por aí que tem coisas boas por bons preços, mas são prepotentes/burros/preguiçosos e não aceitam vender na plataforma, apenas dinheiro direto na conta e... reze pra receber. Infelizmente, muita gente ainda faz isso.

Mas tem uma maneira de dar um drible nisso... Eu mesmo já fiz: a 4 anos atrás, tinha um sujeito vendendo um pacote tentador de revistas antigas por cerca de 250 paus. No entanto, na hora de comprar, pedi pra ele fazer Mercado Livre e o sujeito não quis de forma alguma. Veio com aquele papo furadíssimo de "Sou fulano de tal aqui de Porto Alegre, mexo com isso a 40 anos, tenho uma reputação a zelar e mimimi...".

Falei: "Ok, FDP... São 12 revistas. Eu vou depositar o valor da 1ª e você manda por carta. Assim que chegar, eu deposito o valor da 2ª e você manda. Depois a 3ª.... até a 12ª". Ele reclamou e falei que era ELE que estava me obrigando a isso, logo... era desse jeito ou nada.

E assim fiz, e forcei o puto a fazer também, por longos 3 meses - Por que? Porque não queria levar calote alto e sou tinhoso da porra.

Foi prático? Óbvio que não. O cara era um idiota? Era. Eu queria as revistas? Muito.
Mas como também não queria tomar um tombo de 250 reais na lata, preferi andar 12 vezes até a agência do Banco do Brasil e fazer 12 depósitos. Se levasse um tombo, seria apenas de apenas 20 reais (agora fazendo o advogado do diabo: se tem comprador que não quer arriscar nem irrisórios 20 reais, bem... aí não é muito diferente do vendedor malandro que quer levar vantagem sempre - tem que ter uma malícia/flexibilidade mínima nesse ramo).

Agora vou chegar no ponto onde quero: só mesmo quem curte colecionar, mas não quer ser lesado em alto nível, topa isso. O restante das pessoas, só quer saber de ganhar dinheiro fácil.

Uma coisa aprendi com estrangeiros: no geral, brasileiro não tem flexibilidade alguma na hora de vender. Intrinsicamente, são burros e acomodados.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo