O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.

Fim do Mito ! A Verdade sobre as Texturas e Qualidade de saída do PS2

Grandpa

Mestre Jedi
Reações
1.990
Pontos
334
Eu jogava PS2 numa TV que tinha entrada S-VHS. Comprei um cabo S-Video só para jogar PS2 e era nítida a diferença para o cabo AV normal.

Fabio Alexandre

Veterano
Reações
808
Pontos
128
Play2 pelo AV comum tem imagem horrível, eu também tomei um susto quando liguei pela 1a. vez o Play2 pelo cabo Component.
Parecia que eu tinha comprado outro Videogame, de tanto que foi a melhora.
.
Na época eu ia na casa de um colega que tinha Xbox e Cube, e ficava babando, pois eu só tinha o Play2 e os mesmos jogos não chegavam naquela qualidade.
Mas essa diferença diminuiu muito quando comprei o S-Video e depois o Componente, alguns jogos quase não se via diferença.

Sega&AMD

Supra-sumo
Reações
1.600
Pontos
168
O que fazia (no fundo, no fundo) o PS2 parecer menos impressionante do que seus concorrentes, era o não suporte a shaders, aí para piorar o pessoal não tinha o cabo, mas os gráficos, os gráficos do PS2 eram são de fato de alto nível, estou redescobrindo Tomb Raider Legend, que jogo top um dos mais avançados para época.

87619

João Ritzel

Bam-bam-bam
Reações
9.365
Pontos
353
E como era o sinal de vídeo do Game Cube sem o vídeo componente?Lembro que eram poucos que tinham o cabo já que todo o processo de saída de vídeo ficava nele e não no HW, encarecendo muito o cabo.

Uma baita bola fora da Nintendo.

Ryo_Hazuki(

Bam-bam-bam
Reações
2.560
Pontos
303
E como era o sinal de vídeo do Game Cube sem o vídeo componente?Lembro que eram poucos que tinham o cabo já que todo o processo de saída de vídeo ficava nele e não no HW, encarecendo muito o cabo.

Eu lembro que a água no sunshine meio que cintilava um bocado, porém a imagem de um game de ufc que via rodando na loja era bem limpo, ali já notei de cara a diferença poligonal deste game para o ufc do Dreamcast.

João Ritzel

Bam-bam-bam
Reações
9.365
Pontos
353
O que fazia (no fundo, no fundo) o PS2 parecer menos impressionante do que seus concorrentes, era o não suporte a shaders, aí para piorar o pessoal não tinha o cabo, mas os gráficos, os gráficos do PS2 eram são de fato de alto nível, estou redescobrindo Tomb Raider Legend, que jogo top um dos mais avançados para época.

Visualizar anexo 87619
Eu gosto muito de jogar games antigos e apreciar novamente os gráficos daquela época. Pena que não tenho nem tempo de jogar tudo dessa atual geração. ..Mas volta e meia dou uma de retrogamer.

Te aconselho a jogar também o Tomb Raider de aniversário,Remake do primeiro jogo da série .Outro jogo com gráficos bons e saiu no fim da vida do PS2 é Fatal Frame 3,tem saída 480p.Isso pra não falar naqueles mais conhecidos.

Soul Calibur 3 e Tekken 5 por exemplo são monstros no PS2 e referência não só em gráficos mas qualidade de imagem. Soul Calibur 3 é um dos jogos que fizeram milagres no console,ao lado de GT4 e alguns outros.Eu ainda olho esses jogos na Sony Wega e acho muito bonito todos eles.

Ultima Edição:

Sega&AMD

Supra-sumo
Reações
1.600
Pontos
168
Eu gosto muito de jogar games antigos e apreciar novamente os gráficos daquela época. Pena que não tenho nem tempo de jogar tudo dessa atual geração. ..Mas volta e meia dou uma de retrogamer.

Te aconselho a jogar também o Tomb Raider de aniversário,Remake do primeiro jogo da série .Outro jogo com gráficos bons e saiu no fim da vida do PS2 é Fatal Frame 3,tem saída 480p.Isso pra não falar naqueles mais conhecidos.

Soul Calibur 3 e Tekken 5 por exemplo são monstros no PS2 e referência não só em gráficos mas qualidade de imagem. Soul Calibur 3 é um dos jogos que fizeram milagres no console,ao lado de GT4 e alguns outros.Eu ainda olho esses jogos na Sony Wega e acho muito bonito todos eles.
Muito obrigado pela dica, sem duvidas jogarei todos eles, sinceramente estou vidrado em como o PS2 parece ter superado seus próprios limites no fim da gen, olha esse Tomb raider aniversary bonequinha redondinha, to com uma vontade de jogar um MDK2, de jogar um Soul Calibur 3 e experimentar um Fatal Frame no Hometheater (algo que ainda não fiz, ser pobre é dureza) negligencie muito o som, mas experimentei esses dias na casa dos outros e sinceramente não dá para ficar sem, a diferença é de 100%, joguei muito consoles com auto falantes de TV :kpuke

Ultima Edição:

Asteriques

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.444
Pontos
609

Me pergunto como os chineses ainda não fizeram uma réplica desse cabo.

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk

BR Turbo 300

Habitué da casa
Reações
488
Pontos
73
Muito obrigado pela dica, sem duvidas jogarei todos eles, sinceramente estou vidrado em como o PS2 parece ter superado seus próprios limites no fim da gen, olha esse Tomb raider aniversary bonequinha redondinha, to com uma vontade de jogar um MDK2, de jogar um Soul Calibur 3 e experimentar um Fatal Frame no Hometheater (algo que ainda não fiz, ser pobre é dureza) negligencie muito o som, mas experimentei esses dias na casa dos outros e sinceramente não dá para ficar sem, a diferença é de 100%, joguei muito consoles com auto falantes de TV :kpuke
Quando eu jogava PS2 sozinho, usava meu fone. Já dava uma diferença absurda para o sonzinho básico da TV. Jogava a 1m da TV, mas valia a pena :klol

O Rei Rubro

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
31.170
Pontos
589
PS2 tem umas gafes, e a nitidez da imagem é uma elas. Tirando o molho técnico da discussão, e entrando no ponto de que "eu estava lá"...PS2 tinha sim, uma saída de imagem precária.

Dois exemplos incontestáveis: o primeiro é que depois de você ver o Soul Calibur no Dreamcast, tu vê o Tekken Tag (versão americana mesmo), Tekken Tag é muito embaçado. Ao ponto de eu pensar que tinha alguma coisa errada com o PS2 que eu tinha comprado. Outro é que o Dreamcast tinha uma solução excelente para monitores VGA. O que tinha de melhor na época. PS2, nunca teve nada nem perto em termos de nitidez.

Com o tempo o PS2 foi mostrando seu poder de fato: geometria, iluminação, mídia...mas resolução e nitidez: Desculpa...não tem como discutir.

Sobre comparação com Gamecube e XBOX eu acho que nem vale a pena discutir.

Videozinho para apimentar a discussão:

O Rei Rubro

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
31.170
Pontos
589

Sem contar que tinha modelo de GC que não aceitava o cabo.

Sega&AMD

Supra-sumo
Reações
1.600
Pontos
168
Com o tempo o PS2 foi mostrando seu poder de fato: geometria, iluminação, mídia...mas resolução e nitidez: Desculpa...não tem como discutir.

Sobre comparação com Gamecube e XBOX eu acho que nem vale a pena discutir.
O Rei Rubro, Tekken Tag americano, era embaçado se comparado com soul calibur, mas era sem serras, se comparado a versão japonesa e outros jogos do lançamento, curiosamente tu não levou em consideração os jogos do time snowblind, Baldur gate, champions return to arms, jogos da serie Jak enfim os jogos nítidos do ps2.

sobre xbox e gamecube, tu deve estar levando em consideração os exclusivos, pois tem um monte de jogo multi no antigo Head to Head do IGN que diz que a saída do ps2 é mais nítida (mesmo que no gráfico ele tava tomando coro pro xbox) e não era puxa saquismo, pois lendo os head to head sinto que foram feitos para tentar queimar o ps2, mas aí a sony arrumou algum jeito a partir de 2003 o ps2 sofreu boost, e eles acabaram se dando mal, hehehe...

então com base nesse tipo de situação, não da para afirmar ''eu tava lá'' as vezes tava, mas não jogou esses jogos ou os valorizou. eu gosto muito desse tipo de tópico com tema ''mito'' vou deixar aqui mais um mito que persiste mas que é mito, os loadings times do GC serem os mais rápidos; o xbox é mais rápido na maioria dos multis e nunca recebeu credito por isso, ele é simplesmente mais rápido mesmo usando disco de tamanho padrão. :kwow

O Rei Rubro

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
31.170
Pontos
589
O Rei Rubro, Tekken Tag americano, era embaçado se comparado com soul calibur, mas era sem serras, curiosamente tu não levou em consideração os jogos do time snowblind, Baldur gate, champions return to arms
jogos da serie Jak nomeadamente jak 2, sobre xbox e gamecube, tu deve estar levantando em consideração os exclusivos, pois tem um monte de jogo multi no antigo Head to Head do IGN que diz que a saída do ps2 é mais nítida (mesmo no gráfico tomando um coro pro xbox)

então com base nesse tipo de situação, não da para afirmar ''eu tava lá'' as vezes tava, mas não jogou esses jogos ou os valorizou. eu gosto muito desse tipo de tópico com tema ''mito'' vou deixar aqui mais um mito que persiste mas que é mito, os loadings times do GC serem os mais rápidos; o xbox é mais rápido na maioria dos multis e nunca recebeu credito por isso, ele é simplesmente mais rápido mesmo usando disco de tamanho padrão. :kwow
Mas Soul Calibur não tinha serras também. Snowblind, Baldurs Gate eu nem joguei. Não é meu estilo.

Você pode ter alguns exemplos de jogos onde a versão PS2 saiu superior, mas o Dreamcast tem uma imagem mais nítida. Tanto é que ele aceita monitor VGA com uma qualidade impecável. PS2 tem uns adaptadores piratas fuleiros para VGA que não chegam nem perto da qualidade de um Dreamcast VGA. Nem estes novbos adptadores HDMI que ligam PS2 nas TV`S recentes, mostram a nitidez de um Dreamcast VGA.

Não tem como mudar isso. Nem estou falando que Dreamcaste é mais máquina que o PS2, obviamente que não. Mas a imagem do Dreamcast é mais nítida e é melhor. Isso é consenso.

João Ritzel

Bam-bam-bam
Reações
9.365
Pontos
353
Pra ver como as nossas impressões da época podem estar meio confusas....Eu era acostumado a jogar Soul Calibur na locadora aí veio o lançamento do PS2 e Tekken Tag e pra mim ele era mais cristalino que Soul Calibur. . ambos jogando em uma saída comum.Nesses dois jogos notava que Soul Calibur tinha melhor AA mas não nitidez, talvez por causa que o anti aliasing daquela época era bem mais agressivo dos que temos hoje e embaçava um pouco as coisas.

Notava a melhor saída de imagem já na abertura de Tekken Tag e depois com o game rodando...Tipo maior resolução e nitidez, não confundir com melhor AA livre de artefatos.

Posso estar enganado porque não convivi com os dois consoles,e quem pode afirmar é quem tem a visão mais treinada e teve de fato os dois consoles.

Sega GT e GT3 por exemplo, não confundir com melhores efeitos e texturas, me parecia muito mais cristalino no PS2 .Talvez o uso do DVD fazia alguma diferença nesses aspectos.

Vi a pouco tempo alguns vídeos do Dreamcast e o algoritmo do AA em muitos jogos me lembrava os do Nintendo 64 desfocando as texturas ....Vi a comparação do port de Tomb Raider The Last revelation e Soul Reaver e a versão do PS1 tem texturas mais nítidas, e a do Drean mais definidas por causa da maior resolução mas mais desfocadas. .. é disso que estou falando ...O PS2 não tem esse desfoque e a imagem parece mais crua sem esse pós processamento.

Naquela época jogos com um bom anti aliasing pagavam um preço,eram mais desfocados e as TVs de tubo maquiavam um pouco as coisas. Vendo o Soul Calibur 3 e Tekken 5 aqui na Sony Wega com cabo de vídeo componente não lembro de ver nenhum jogo de Dreamcast com a imagem tão nítida quanto,claro também são jogos bem mais novos do fim da vida do PS2 e tem saída em 480p.

Ultima Edição:

Sega&AMD

Supra-sumo
Reações
1.600
Pontos
168
sem ter os dois consoles lado a lado exite alguma forma de comparar a nitidez de soul calibur com a de soul calibur 3 (pois esse é exclusivo ao contrário do 2) ou tekken 4 ? fazer um comparativo de texturas, etc se alguém tiver os dois consoles aí e quiser compartilhar o tópico está aberto para isso. :keehk vendo aqui no YT, não sei....pois não se sabe como os caras uparam os video.

Sega&AMD

Supra-sumo
Reações
1.600
Pontos
168
tirei do YT as do DC veio de videos onde estavam escrito vga capture, as do ps2 tirei onde vi que não era emulador, setei os videos em 480p (isso pode beneficiar o ps2, mas o DC ta em em VGA então tanto faz) e printei e colei, o que parecer mais nítido é porque é mais nítido mes.
obs: favor clicar na img para tela cheia. (2 de TT, 2 T4, 2SC, 1 VF3, 1 DOA2)

87968

Wolfdarks

Habitué da casa
Reações
102
Pontos
53
Naquele tempo, os jogos da Capcom também teve textura cagada além dos vídeos como era feito no PS2, um belo exemplo é saudoso RE4, a do GC tá bem mais nítido, versão Wii melhorou um pouco.
PS: ignore a versão de PC e java (zeboo) no vídeo

Midnight Club 3 é um outro exemplo de textura cagada no PS2, a versão de X-Box supera e muito.

Sega&AMD

Supra-sumo
Reações
1.600
Pontos
168
Pena a capcom não ter usado o poder do PS2 e melhorado o port, quem sabe acima do original.
RE4 é um jogo bonito, mas possuí suas próprias limitações, não tem sombras definidas em nenhum personagem, roda com menos resolução que os exclusivos do ps2 e possui uma serie de efeitos são pre baked. Quando o poder do ps2 é usado diferenças como essa vista em Procurando Nemo é padrão.

88035

Ultima Edição:

*ka

Bam-bam-bam
Reações
6.506
Pontos
394
Eu acho que o povo perde muito tempo tentando mostrar que um console é melhor que o outro, sendo que nem as próprias empresas criadoras dos consoles se importam com isso hoje em dia, ainda mais com consoles defasados. Eu acho até interessante discussões onde mostram o que pode ser feito em um console, como truques podem ser usados para ultrapassar limitações do hardware etc. Eu também acho legal comparativo entre versões de jogos para sabermos quais os pontos positivos de cada versão. Mas eu como disse anteriormente acho besteira o povo se ofender por causa de console ou ficar brigando para mostrar que seu console favorito é superior, onde na verdade o mais importante em um console são os jogos, e normalmente alguém vai gostar do console que tenha mais jogos que lhe agradem.

João Ritzel

Bam-bam-bam
Reações
9.365
Pontos
353
Vi um vídeo de uma comparação de Grandia 2 no PS2 e Dreamcast.....Não sei em que condições e saída de vídeo....Só sei que a versão de PS2 era horrível de borrada e do Dreamcast muito limpa.Fico imaginando que é até pegadinha. ...Não pode cê....A versão do Dream parecia uma remasterização rs

João Ritzel

Bam-bam-bam
Reações
9.365
Pontos
353
Pena a capcom não ter usado o poder do PS2 e melhorado o port, quem sabe acima do original.
RE4 é um jogo bonito, mas possuí suas próprias limitações, não tem sombras definidas em nenhum personagem, roda com menos resolução que os exclusivos do ps2 e possui uma serie de efeitos são pre baked. Quando o poder do ps2 é usado diferenças como essa vista em Procurando Nemo é padrão.

Visualizar anexo 88035
As vezes penso que o port de Resident 4 poderia ser melhor....Como as cutcenes em tempo real que foram cortadas....Mas não dá pra negar que Resident 4 já estava espremendo o Game Cube e era um jogo muito ambicioso para a época...Se tivesse sido planejado desde o início do Desenvolvimento para o PS2 poderiam ter atingido melhores resultados no console.

Gamer King

O Soberano
VIP
Reações
52.194
Pontos
1.069
O tópico realmente representa o fim do mito... Ele comprova que é realidade. :klol

O PS2 foi um bom hardware pra sua época (março de 2000), apesar de algumas mancadinhas da Sony. Já a forçada do OP pra vender a idéia de superioridade em cima do Gamecube é piada.

Sega&AMD

Supra-sumo
Reações
1.600
Pontos
168
As vezes penso que o port de Resident 4 poderia ser melhor....Como as cutcenes em tempo real que foram cortadas....Mas não dá pra negar que Resident 4 já estava espremendo o Game Cube e era um jogo muito ambicioso para a época...Se tivesse sido planejado desde o início do Desenvolvimento para o PS2 poderiam ter atingido melhores resultados no console.
é claro que poderia não tenha duvidas, não tenha duvidas, olha o Silent Hill 3, mais antigo, possuí melhores sombras, iluminação em tempo real, melhores modelos, e se disserem que o jogo é limitado ou de camera fixa, basta segurar um botão R ou L, que a câmera passa para as costa do personagem, da para jogar assim se o cara quiser. RE4 do ps2 feio se comparado a jogos de ps2, as cutscene deixaram de ser em tempo real pois, já que a capcom reduziu os modelos e a iluminação, então seria ridículo cutscenes em real time usando aqueles modelos. MGS3 tem excelentes cutscenes em tempo real e as animações contidas nelas são outro nível.

Igual vc disse RE4 é ambicioso até para o gamecube, por isso o jogo possúi seus próprios liomites; não tem sombras definidas em nenhum dos personagem protagonistas ou vilões, o boneco do leon não exibe frente só costas, o jogo possui menor resolução de renderização do que qualquer grande exclusivo do ps2. Mas sim é visivelmente bonito; abaixo um jogo rico em sombreamento.

Ultima Edição:

Silverock®

Bam-bam-bam
Reações
5.548
Pontos
319
Falando sobre Hitman Bood Money , esse é um perfeito exemplo que mostra como os games de PS2 em sua maioria não tem AA algum, só dar um olhada rápida no vídeo abaixo comparando com a versão do Xbox que ja se nota rapidamente o serrilhado na versão do PS2