O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Final Fantasy] - impressões e experiências ao longo da franquia

gairarr

Bam-bam-bam
Mensagens
1.415
Reações
2.496
Pontos
303
Pessoal, entrei em uma onda há mais ou menos uns 5 anos de jogar todos os Final Fantasy da série principal + alguns remakes e spin offs de fácil acesso. A ideia é jogar um jogo da série intercalando com outras coisas, de modo a não "enjoar" ou prejudicar a análise por esse cansaço.

Gostaria de compartilhar a experiência através de breves análises. Entendo quem discordar das minhas avaliações, mas peço que sejam compreensivos (zerei poucos RPGs ao longo da vida e não sou pró-player). Também não farei análises extensas ou elaboradas.

FFs jogados e concluídos até agora: Final Fantasy III (DS), FF VII (original, jogado no PS4), FF VIII (versão base da steam), FF IX (versão remasterizada PS4), FF VII Remake (PS4), Final Fantasy XV Royal Edition (PS4), Final Fantasy X (PS4)
FFs em fase de conclusão: Final Fantasy V (versão do advance portada para a Steam), Final Fantasy XII Zodiac Age (PS4)
Próximos FFs a serem jogados: Final Fantasy Crystal Chronicles (PS4), Final Fantasy IV (DS portado para steam), Final Fantasy Tactics, Final Fantasy Type 0, World of Final Fantasy, Final Fantasy XIII


breves considerações sobre FF III

final-fantasy-iii-cover.cover_large.jpg


Contexto: Eu já tinha contato com a série desde criança, mas nunca conseguia terminar os jogos. Quando decidi começar a jogar e terminar os FF, decidi começar por esse pela questão da portabilidade. No fim das contas, FF III DS foi o primeiro jogo da série que concluí. Foram cerca de 50h de jogatina.

Análise: Não joguei o original pra saber o que foi mudado em termos de história, mas gostei. É bem simples e sem muita firula. Passei por alguns chefes que me travaram bastante o progresso e a dungeon final foi um martírio. O último chefe foi o mais difícil dentre todos da franquia (dos que terminei, obviamente). O sistema de jobs é interessante e dinâmico. A trilha sonora é muito boa e a arte chibi é razoável. Comprei a versão do DS portada para steam e pretendo rejogá-la um dia para lutar contra o Iron Giant.

Avaliação: 9 (Eu realmente gosto desse jogo)
 
Ultima Edição:

gairarr

Bam-bam-bam
Mensagens
1.415
Reações
2.496
Pontos
303
Breves considerações sobre FF VII original

NXNCl23Cal5LFacqEiWwptkt.png


Contexto: Decidi encarar o FF VII depois de uma tentativa de jogá-lo na adolescência. Desisti por causa dos gráficos mesmo. Acho que foi uma das decisões mais estúpidas da já estúpida adolescência. Comprei por preço de uma laranja cravo nessas inúmeras sales de PSN. Terminei em mais ou menos 40h.

Análise: JOGAÇO. Toda fama desse jogo é totalmente justificada e desconfie de quem não gosta. A história é maravilhosa e anda em um ritmo completamente interessante (sem barrigas). É bem mais fácil do que o 3 mas as batalhas são tão divertidas quanto. Personagens marcantes e mesmo sabendo de tudo o que acontece, foi como se tivesse jogando sem saber. Obra-prima mesmo!

Avaliação: 10 (totalmente justo)
 

Mekkanos

Habitué da casa
Mensagens
77
Reações
144
Pontos
53
Pessoal, entrei em uma onda há mais ou menos uns 5 anos de jogar todos os Final Fantasy da série principal + alguns remakes e spin offs de fácil acesso. A ideia é jogar um jogo da série intercalando com outras coisas, de modo a não "enjoar" ou prejudicar a análise por esse cansaço.

Gostaria de compartilhar a experiência através de breves análises. Entendo quem discordar das minhas avaliações, mas peço que sejam compreensivos (zerei poucos RPGs ao longo da vida e não sou pró-player). Também não farei análises extensas ou elaboradas.

FFs jogados e concluídos até agora: Final Fantasy III (DS), FF VII (original, jogado no PS4), FF VIII (versão base da steam), FF IX (versão remasterizada PS4), FF VII Remake (PS4)
FFs em fase de conclusão: Final Fantasy XV Royal Edition (PS4), Final Fantasy V (versão do advance portada para a Steam)
Próximos FFs a serem jogados: Final Fantasy XII Zodiac Age (PS4), Final Fantasy X (PS4), Final Fantasy IV (DS portado para steam)


breves considerações sobre FF III

final-fantasy-iii-cover.cover_large.jpg


Contexto: Eu já tinha contato com a série desde criança, mas nunca conseguia terminar os jogos. Quando decidi começar a jogar e terminar os FF, decidi começar por esse pela questão da portabilidade. No fim das contas, FF III DS foi o primeiro jogo da série que concluí. Foram cerca de 50h de jogatina.

Análise: Não joguei o original pra saber o que foi mudado em termos de história, mas gostei. É bem simples e sem muita firula. Passei por alguns chefes que me travaram bastante o progresso e a dungeon final foi um martírio. O último chefe foi o mais difícil dentre todos da franquia (dos que terminei, obviamente). O sistema de jobs é interessante e dinâmico. A trilha sonora é muito boa e a arte chibi é razoável. Comprei a versão do DS portada para steam e pretendo rejogá-la um dia para lutar contra o Iron Giant.

Avaliação: 9 (Eu realmente gosto desse jogo)
Tá faltando o FF Tactics nessa lista, depois da uma olhada que você vai gostar.
Esse é um dos melhores jogos da franquia que já joguei.
 

AliceInChains

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
539
Reações
877
Pontos
794
Estou nessa mesma toada de jogar todos os FF, mesmo aqueles que já havia jogado e terminado num passado longínquo.

Como já disseram acima, jogue o Tactics do ps1/psp. Não se arrependerá, é o meu FF favorito seguido de perto do 14. Que também recomendo demais.
 

gairarr

Bam-bam-bam
Mensagens
1.415
Reações
2.496
Pontos
303
Estou nessa mesma toada de jogar todos os FF, mesmo aqueles que já havia jogado e terminado num passado longínquo.

Como já disseram acima, jogue o Tactics do ps1/psp. Não se arrependerá, é o meu FF favorito seguido de perto do 14. Que também recomendo demais.

Eu vou esperar um pouco antes do Tactics. Sinceramente não gosto desse estilo de RPG. Preciso estar muito empolgado pra dar uma chance sem preconceito.

FF 14 infelizmente vai ficar fora do radar. Já pago muita mensalidade por aí. Queria jogar o XI também mas não tem como...
 


gairarr

Bam-bam-bam
Mensagens
1.415
Reações
2.496
Pontos
303
Ainda tô dando um tempo de FF depois do XV (experiência que me traumatizou pra caramba). Odiei o jogo.

Assim que terminar Red Dead Redemption 2, vou jogar o X no PS5
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
Assim que terminar Red Dead Redemption 2, vou jogar o X no PS5
O 15 eu não joguei ainda. Não gosto de nenhuma mídia com "pré-requisitos" (ter que assistir um filme e um anime para poder acompanhar o jogo... que beleza #sqn).

O 10 eu gostei nível 7. Gosto muito de ambos.

O povo elogia o 8 pela história água de chuchu do Squall com a Rinoa, mas romance adolescente top é FFX. E é uma das melhores mecânicas de batalha e progressão que experimentei.

O 8 estou rejogando só para ter os troféus na coleção.
O 7 estou jogando porque terminei o Remaster e quis relembrar o resto do enredo. Me divertindo muito!
 
Ultima Edição:

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.504
Reações
5.171
Pontos
703
Estou nessa "missão" também, pretendo fechar pelo menos todos os jogos numerados, infelizmente estou num momento corrido da vida e ando meio parado nos jogos, mas qualquer dia vou continuar de onde parei.

Por enquanto já fechei esses: I, II, III, VII, XI, XIV e XV.

Os três primeiros eu joguei no emulador de NES (estou tentando jogar a versão original do jogo sempre que possível (com "original", eu quero dizer a primeira versão, mas emulado mesmo u.u)).

O VII eu joguei pelo port para o PS4, platinei o jogo.

O XI e XIV são MMORPG, joguei o primeiro pelo PC mesmo (comprei o jogo com todas as expansões) e joguei o XIV tanto pelo PC quanto pelo PS4 (comprei o jogo e expansões (até Shadowbringers) duas vezes).

Considerei o XI finalizado quando peguei Rank máximo nos três principais reinos do jogo (Windurst, San d'Oria e Bastok), deu um trabalhão na época que inventei de fazer isso, mas achei que valeu a pena. Segue meu print que tirei com orgulho (quando pegamos rank máximo em um dos reinos, ganhamos aqueles banners (que estão na parede da minha casa no jogo) com o escudo do reino):

8qtJ5zV.png


No XIV foi mais fácil definir uma meta, pois o jogo tem uma história mais linear como nos outros FF que não são MMORPG. Finalizei a história principal e das três primeiras expansões, platinei o jogo no PS4. Ainda não joguei a expansão mais recente (Endwalker).

O XV eu joguei pelo PS4 e também foi platinado, mas não joguei o conteúdo extra (apesar de ter as DLCs na minha conta da PSN).

Eu cheguei a começar o IV (emulador de SNES) e o VII Remake (PS4), mas ainda não terminei e já faz um tempo que não jogo, se pá vou recomeçar do zero quando eu tiver tempo, pois já perdi o fio da meada
Eu vou esperar um pouco antes do Tactics. Sinceramente não gosto desse estilo de RPG. Preciso estar muito empolgado pra dar uma chance sem preconceito.

FF 14 infelizmente vai ficar fora do radar. Já pago muita mensalidade por aí. Queria jogar o XI também mas não tem como...
Pior que tem como sim jogar o XI, a Square ainda mantem os servidores ligados, inclusive teve atualização hoje: http://www.playonline.com/ff11us/polnews/news26770.shtml

Mas se você for encarar o XI um dia, vá com a mentalidade de que é um MMORPG bem datado. Eu gostei da experiência, mas se eu não tivesse uma pegada "retorgamer", acho que seria bem frustrante, mas curto muito explorar esses jogos mais antigos e que são considerados datados hoje.
 
Ultima Edição:

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.219
Reações
5.357
Pontos
703
Estou nessa "missão" também, pretendo fechar pelo menos todos os jogos numerados, infelizmente estou num momento corrido da vida e ando meio parado nos jogos, mas qualquer dia vou continuar de onde parei.

Por enquanto já fechei esses: I, II, III, VII, XI, XIV e XV.

Os três primeiros eu joguei no emulador de NES (estou tentando jogar a versão original do jogo sempre que possível (com "original", eu quero dizer a primeira versão, mas emulado mesmo u.u)).

O VII eu joguei pelo port para o PS4, platinei o jogo.

O XI e XIV são MMORPG, joguei o primeiro pelo PC mesmo (comprei o jogo com todas as expansões) e joguei o XIV tanto pelo PC quanto pelo PS4 (comprei o jogo e expansões (até Shadowbringers) duas vezes).

Considerei o XI finalizado quando peguei Rank máximo nos três principais reinos do jogo (Windurst, San d'Oria e Bastok), deu um trabalhão na época que inventei de fazer isso, mas achei que valeu a pena. Segue meu print que tirei com orgulho (quando pegamos rank máximo em um dos reinos, ganhamos aqueles banners (que estão na parede da minha casa no jogo) com o escudo do reino):

8qtJ5zV.png


No XIV foi mais fácil definir uma meta, pois o jogo tem uma história mais linear como nos outros FF que não são MMORPG. Finalizei a história principal e das três primeiras expansões, platinei o jogo no PS4. Ainda não joguei a expansão mais recente (Endwalker).

O XV eu joguei pelo PS4 e também foi platinado, mas não joguei o conteúdo extra (apesar de ter as DLCs na minha conta da PSN).

Eu cheguei a começar o IV (emulador de SNES) e o VII Remake (PS4), mas ainda não terminei e já faz um tempo que não jogo, se pá vou recomeçar do zero quando eu tiver tempo, pois já perdi o fio da meada

Pior que tem como sim jogar o XI, a Square ainda mantem os servidores ligados, inclusive teve atualização hoje: http://www.playonline.com/ff11us/polnews/news26770.shtml

Mas se você for encarar o XI um dia, vá com a mentalidade de que é um MMORPG bem datado. Eu gostei da experiência, mas se eu não tivesse uma pegada "retorgamer", acho que seria bem frustrante, mas curto muito explorar esses jogos mais antigos e que são considerados datados hoje.
Você esqueceu do melhor, o VI. Pra mim o melhor. O VII já deu Ibope demais essa m****, chega.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
Tenho certeza que "esqueceu" não é o termo exato.

No mais: segura esse recalque aí...
tumblr_mq38f4D8XE1r18azjo1_500.gif
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.219
Reações
5.357
Pontos
703
Tenho certeza que "esqueceu" não é o termo exato.

No mais: segura esse recalque aí...
tumblr_mq38f4D8XE1r18azjo1_500.gif
Bom sem recalque, é gosto e cada um tem o seu por mais ruim ou bom que seja. Mas parece que só existe esse jogo, sendo que cada jogo é uma experiência diferente. Tem muito jogo melhor. Desnecessário esse gif
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
Bom sem recalque, é gosto e cada um tem o seu por mais ruim ou bom que seja. Mas parece que só existe esse jogo, sendo que cada jogo é uma experiência diferente. Tem muito jogo melhor. Desnecessário esse gif
Você pode elogiar o seu sem denegrir o do coleguinha. Só uma dica.

Olha um exemplo de não denegrir:

15211686362781.gif


Ou seja, FF7 é uma repaginada do FF6 porque tinham pressa em fazer algo para o novo console. Aí pegaram todos os atalhos possíveis.
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.504
Reações
5.171
Pontos
703
Você esqueceu do melhor, o VI. Pra mim o melhor. O VII já deu Ibope demais essa m****, chega.
Vou jogar no emulador de SNES depois de fechar o IV e o V.

Joguei o VII antes, pois peguei muito barato na PSN e um não é continuação direta do outro apesar da numeração, então não vejo problema em não jogar necessariamente na ordem de lançamento.

Mas sim, estou ansioso pro VI. No geral a ambientação dele deve me agradar mais do que a vibe "cyberpunk" do VII que não é muito minha praia (questão de gosto pessoal) e o Kefka parece ser um excelente vilão, mas chamar o VII de m**** é osso... put* jogo e merece todo o status que tem!
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.219
Reações
5.357
Pontos
703
Vou jogar no emulador de SNES depois de fechar o IV e o V.

Joguei o VII antes, pois peguei muito barato na PSN e um não é continuação direta do outro apesar da numeração, então não vejo problema em não jogar necessariamente na ordem de lançamento.

Mas sim, estou ansioso pro VI. No geral a ambientação dele deve me agradar mais do que a vibe "cyberpunk" do VII que não é muito minha praia (questão de gosto pessoal) e o Kefka parece ser um excelente vilão, mas chamar o VII de m**** é osso... put* jogo e merece todo o status que tem!
Ah cara, é que parece que só tem esse jogo, esse endeusamento. Pra mim não existe jogo melhor. Existe os que te marcam. Mas o VI em história, personagens e trilha sonora pra mim é imbatível. Pra mim eu disse. Sinto se os users se ofenderam.

Outro jogo que me fez relembrar o VI foi o Octopath Traveler, gostei muito e sua trilha sonora bate com a do VI. Apesar que só fiz 4 introduções. Jogão.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.020
Reações
49.435
Pontos
1.304
É triste ver pessoas querendo jogar a série e simplesmente ignorando os 2 jogos mais elaborados da série no quesito história (afinal é o que importa em um bom jRPG) :
Final Fantasy VI e FF Tactics.

FFVI tem uma história coesa, personagens fortes demais, roteiro primoroso e diálogos muito bons, nenhum personagem deixa a desejar, até os personagens aparentemente toscos tem um background bem feito.

Já FF Tactics é uma aula de como a política funciona, como os governos e pilares dos poderes se comportam e segue atual até hoje e o melhor é que o roteiro é de forma direta, não tem esse monte de "camadas obscuras" que muitos roteiros complexos utilizam (como Xenogears), o diálogo é direto e a história é fantástica, a OST é top 3 de todos os tempos fácil fácil.
 

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.475
Reações
11.275
Pontos
503
Ah cara, é que parece que só tem esse jogo, esse endeusamento. Pra mim não existe jogo melhor. Existe os que te marcam. Mas o VI em história, personagens e trilha sonora pra mim é imbatível. Pra mim eu disse. Sinto se os users se ofenderam.

Outro jogo que me fez relembrar o VI foi o Octopath Traveler, gostei muito e sua trilha sonora bate com a do VI. Apesar que só fiz 4 introduções. Jogão.

"Pra mim não existe jogo melhor. Existe os que te marcam." Essa afirmação é muito boa. Mas pra você parece ser difícil aceitar que FFVII marcou muito mais gente do que FFVI.
FFVII é um dos maiores jogos da história, todo mundo sabe ou pelo menos já viu em algum lugar Cloud, Sephiroth e agora Tifa. Os personagens de FFVI ninguém nunca nem viu fora dessas "bolhas" de gamers mais antigos e pessoal de fórums etc. Até o jogador de FIFA, Cod, Fortnite e Free Fire já deve ter pelo menos visto algum personagem de FFVII. É um jogo extremamente popular muito acima de qualquer outro da série. Inclusive tenho quase certeza que FFVIII, FFX são mais populares que FFVI com uma certa tranquilidade.
 

Mitch Conner

Bam-bam-bam
Mensagens
1.468
Reações
5.287
Pontos
353
Ainda tô dando um tempo de FF depois do XV (experiência que me traumatizou pra caramba). Odiei o jogo.

Assim que terminar Red Dead Redemption 2, vou jogar o X no PS5
Você tb não se ajuda muito jogando essa merdona mole e fedida chamada FF15 né... Poderia ter jogado FF tactics, aliás nem tem essa de poderia: pare tudo e comece agora mesmo! E desconfie de quem não recomendar FFT, um jogo atemporal e pra mim a melhor experiência entre os FF's!

Sobre FF6, comparo a Harry Potter: quem descobriu na idade certa se apaixonou e entendemos pelo que se tinha à época, mas quem for tentar ver o que tem de tão bom ali depois da adolescência? Mehhhh, boberinha apenas. Como bem postado aí pelo @Aigaion , tudo que tem no FF6 vc viu no FF7, porém tecnicamente superior por ter sido na geração onde um paradigma (2d) ficou pra trás e não só um boost da anterior.

Pra mim, que vim de consoles da sega e comecei FF pelo 7: FF6 foi injogável (não tanto quanto o FF15, ou o 13... mas a não ser que role uma repaginada, fica difícil).
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.219
Reações
5.357
Pontos
703
"Pra mim não existe jogo melhor. Existe os que te marcam." Essa afirmação é muito boa. Mas pra você parece ser difícil aceitar que FFVII marcou muito mais gente do que FFVI.
FFVII é um dos maiores jogos da história, todo mundo sabe ou pelo menos já viu em algum lugar Cloud, Sephiroth e agora Tifa. Os personagens de FFVI ninguém nunca nem viu fora dessas "bolhas" de gamers mais antigos e pessoal de fórums etc. Até o jogador de FIFA, Cod, Fortnite e Free Fire já deve ter pelo menos visto algum personagem de FFVII. É um jogo extremamente popular muito acima de qualquer outro da série. Inclusive tenho quase certeza que FFVIII, FFX são mais populares que FFVI com uma certa tranquilidade.
O FF VI saiu na mudança de geração em 1994 chegou no fim do ano nos USA, onde no Japão já estava começando a nova geração. Olha sobre aceitar,na época com a hype do lançamento eu comprei e joguei a versão japonesa, eu gostei sim do jogo, mas não curti sua trilha sonora em mídia, sendo que podia ser produzida em cd,pra mim isso foi um pecado. Ainda mais por ser um aparelho de CD. Fora que depois que terminei a versão americana, conclui minha decepção. É um bom jogo, mas teve muito jogo melhor, fora que é gosto, cada um com o seu. E eu não tenho interesse nem nos atuais remakes. Queria um novo Panzer Dragoon RPG, um Vandal Hearts, um Lunar, um Parasite Eve 1, nunca mais, morreu no PS.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.020
Reações
49.435
Pontos
1.304
"Pra mim não existe jogo melhor. Existe os que te marcam." Essa afirmação é muito boa. Mas pra você parece ser difícil aceitar que FFVII marcou muito mais gente do que FFVI.
FFVII é um dos maiores jogos da história, todo mundo sabe ou pelo menos já viu em algum lugar Cloud, Sephiroth e agora Tifa. Os personagens de FFVI ninguém nunca nem viu fora dessas "bolhas" de gamers mais antigos e pessoal de fórums etc. Até o jogador de FIFA, Cod, Fortnite e Free Fire já deve ter pelo menos visto algum personagem de FFVII. É um jogo extremamente popular muito acima de qualquer outro da série. Inclusive tenho quase certeza que FFVIII, FFX são mais populares que FFVI com uma certa tranquilidade.

FFVII é de longe o mais popular, fato, mas nem sempre o mais popular é melhor, ou música pop é referência de qualidade ?
O fato de marcar as pessoas aí é algo completamente individual, porém se uma pessoa jogou FFVII, curtiu e entendeu a história é improvável não achar FFVI melhor uma vez que faz tudo o que o VII faz só que melhor.

FFVII é uma colcha de retalhos, a história foi alterada de forma rápida porque o projeto inicial que era Xenogears se tornou uma coisa própria, daí correram atrás e fizeram algo parecido com FFVI usando algumas ideias do próprio Xenogears.

Joguei FFVII na época e alguns anos depois e sinceramente é um jogo bem fraco se comparado ao IV e VI justamente porque o que todo mundo elogia no VII é inferior a esses 2 outros que citei, nem em gráficos o VII é legal, só as CGs na época que eram acima da média mesmo, sistema de Materia é uma versão melhorada das Espers, os personagens são "cópias" de outros personagens como o "Cláudio Confuso" ser uma versão mais simples do Fei Fong Wong e assim vai.

Mas é o mais popular, DE LONGE mas de tão longe que o segundo mais popular deve ser um grão de arroz perto, mas ser popular não quer dizer o melhor, só para ter uma ideia da loucura a própria S-E disse que antes do FFXIV o jogo mais lucrativo da série foi o FFXI, sim o XI aquele FF Online que aqui a gente só viu praticamente por fotos.

Para mim o FFVII acerta em apenas 2 coisas : Na OST e no estilo Steam/Cyber/Fantasy.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.020
Reações
49.435
Pontos
1.304
Irei aguardar o OP jogar o melhor final fantasy ja feito

capsule_616x353.jpg

Esse é um que preciso jogar, todos falam muito bem da história mas sempre que começo paro logo em seguida, na versão do PC da pra usar 2 analógicos ? A versão de PSP sei que tem um mod para isso, mas acho mais fácil jogar no PC.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.936
Reações
41.278
Pontos
1.003
Esse é um que preciso jogar, todos falam muito bem da história mas sempre que começo paro logo em seguida, na versão do PC da pra usar 2 analógicos ? A versão de PSP sei que tem um mod para isso, mas acho mais fácil jogar no PC.
Sim, da pra usar, arrumaram as limitações do console original
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
FFVII é de longe o mais popular, fato, mas nem sempre o mais popular é melhor, ou música pop é referência de qualidade ?
O fato de marcar as pessoas aí é algo completamente individual, porém se uma pessoa jogou FFVII, curtiu e entendeu a história é improvável não achar FFVI melhor uma vez que faz tudo o que o VII faz só que melhor.

FFVII é uma colcha de retalhos, a história foi alterada de forma rápida porque o projeto inicial que era Xenogears se tornou uma coisa própria, daí correram atrás e fizeram algo parecido com FFVI usando algumas ideias do próprio Xenogears.

Joguei FFVII na época e alguns anos depois e sinceramente é um jogo bem fraco se comparado ao IV e VI justamente porque o que todo mundo elogia no VII é inferior a esses 2 outros que citei, nem em gráficos o VII é legal, só as CGs na época que eram acima da média mesmo, sistema de Materia é uma versão melhorada das Espers, os personagens são "cópias" de outros personagens como o "Cláudio Confuso" ser uma versão mais simples do Fei Fong Wong e assim vai.

Mas é o mais popular, DE LONGE mas de tão longe que o segundo mais popular deve ser um grão de arroz perto, mas ser popular não quer dizer o melhor, só para ter uma ideia da loucura a própria S-E disse que antes do FFXIV o jogo mais lucrativo da série foi o FFXI, sim o XI aquele FF Online que aqui a gente só viu praticamente por fotos.

Para mim o FFVII acerta em apenas 2 coisas : Na OST e no estilo Steam/Cyber/Fantasy.
Aguardando argumentos que não sejam: FF7 não é bom porque o 6 é melhor. :kkk
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.219
Reações
5.357
Pontos
703
Aguardando argumentos que não sejam: FF7 não é bom porque o 6 é melhor. :kkk
Cada um tem o direito de gostar do que quiser,fato. O jogo não é ruim, mas terminei e não curti. Sou mais o 8, o 10, o 13 e até o 15 que joguei pouco pq não tenho como jogar esse.

Os que terminei: 3,4 (maravilhoso),V(muito bom), 6( história, ambientação, personagens, trilha sonora), 7,8,10( muito bom ), 12(cansativo mas bom, 13 (gostei muito) e 15 que todo mundo malha.

È difícil agradar a todos. Mas se o jogo tem história e todos são parecidos vale jogar. Eu tenho uma história bacana com o VI, tinha 2 colegas que tinham esse jogo, e um deles tinha prometido me emprestar, e não emprestou. O outro emprestou durante 2 meses. Eu terminei antes do prazo na época. Foi bacana ter jogado na época. A maioria aqui não jogou na época e é óbvio não curtir.
Outro jogo maravilhoso é Breath of Fire, tive o cartucho completo e como me arrependo de ter vendido.
Hoje vejo um mercado de jogos sem vida. Por isso jogo mais os antigos. É isso.
 

Macaco_Loco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.484
Reações
9.508
Pontos
1.069
O FF VI saiu na mudança de geração em 1994 chegou no fim do ano nos USA, onde no Japão já estava começando a nova geração. Olha sobre aceitar,na época com a hype do lançamento eu comprei e joguei a versão japonesa, eu gostei sim do jogo, mas não curti sua trilha sonora em mídia, sendo que podia ser produzida em cd,pra mim isso foi um pecado. Ainda mais por ser um aparelho de CD. Fora que depois que terminei a versão americana, conclui minha decepção. É um bom jogo, mas teve muito jogo melhor, fora que é gosto, cada um com o seu. E eu não tenho interesse nem nos atuais remakes. Queria um novo Panzer Dragoon RPG, um Vandal Hearts, um Lunar, um Parasite Eve 1, nunca mais, morreu no PS.
Sistema de troca de aparencia quando troca a armadura de Vandal Hearts é uma lição para todos jogos tactics hoje que mudar equipamento so muda numeros. Vandal 2 é sensacional.

Mas eu tambem gostaria que saisse um Lufia, um Demon's Crest, Vagrant History, Breath of Fire.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.020
Reações
49.435
Pontos
1.304
Olha só, esse tópico me fez jogar o FFVII original no PS1 e o Remake no PC, estou jogando os 2, primeiramente no Remake por ter coisas novas e relembrando no PS1.
Até agora o Remake se mostrou muito, mas muito superior a obra original do PS1, inclusive o primeiro boss do jogo no reator me fez usar Phoenix Down, enquanto no do PS1 eu só fiquei atacando e esperando a luta acabar.

No quesito história enfiaram umas coisas a mais no Remake, afinal vão lançar por episódios, porém isso está fazendo o jogo desenvolver mais os personagens e as relações entre eles, coisa que até tem no original mas devido os gráficos bem simples o carisma fica longe... A Jessie por exemplo é excelente no remake, no original não lembro de ter tido apreço algum por ela.

Sério, FFVII é um retrocesso quando estamos falando de gráficos e carisma, o FFVI mesmo em 2D SD conseguia fazer o Kefka ter expressões e ser carismático, no VII com a limitação técnica tentaram usar o corpo dos personagens para as expressões mas ficou um estilo "anime cafona", daí por curiosidade coloquei o IX para comparar e é absurda a diferença, até animei de jogar o FFVIII que foi o único FF que passei longe a vida toda, uma porque o sistema de magia ser por "roubo" acho um absurdo, outra que esse lance de ter que "trabalhar" pelo menos no começo foi desanimador.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
. A Jessie por exemplo é excelente no remake, no original não lembro de ter tido apreço algum por ela.
Ia falar isso também. O remake fez muito bem para a primeira parte de FF7. Torcendo aqui para continuarem acertando.
 

gairarr

Bam-bam-bam
Mensagens
1.415
Reações
2.496
Pontos
303
Breves considerações sobre FF IX Remastered

a-01180055464459.jpg


Contexto: Quando novo, lembro claramente de ler uma revista de jogos com uma imagem daquela famosa propaganda da coca-cola e achei a arte muito "infantil". Sim, na época eu estava fissurado por Final Fantasy VIII e achava a atmosfera mais madura daquele jogo algo inigualável. Deixei esse totalmente de lado até comprar a versão remasterizada para PS4...

E então conheci um dos meus RPGs favoritos.

Análise: É o meu FF favorito de todos os que joguei. É incrível como a narrativa vai se desenvolvendo através de personagens muito cativantes, cenários maravilhosos e uma trilha sonora inacreditável. A progressão é muito tranquila e você dificilmente trava no jogo. A facilidade contrasta com boss battles excelentes. Até agora, é a minha experiência definitiva dentro da franquia. Vivi é demais! Joguei pouco (48h), mas pretendo voltar em breve.

Avaliação: 10 (masterpiece)
 
Ultima Edição:

gairarr

Bam-bam-bam
Mensagens
1.415
Reações
2.496
Pontos
303
Breves considerações sobre FF VIII


final-fantasy-8-remastered-release-date-announced_6qn1.jpg


Contexto: Puxando o gancho da análise anterior, eu tenho muitas memórias de FF VIII. Durante a fase dourada das locadoras, lembro de ver muitos amigos mais velhos jogando e todos os gráficos me deixavam hypado ao extremo. A trama mais adulta contribuía para que esse jogo se tornasse meio folclórico pra mim (em uma época que estava começando a jogar RPGs). Mas nunca consegui zerá-lo nesse período. Sempre travava em partes específicas e quando tive um PS1, minhas cópias piratas sempre travavam antes do CD 3.

Quando criei minha conta da Steam, esse foi o primeiro FF que comprei. Daí, decidí jogá-lo. Prestando atenção no enredo, fui percebendo o quanto era um tédio. A trilha sonora é muito boa, os personagens tem um certo carisma, mas... Faltava algo. Passando do ponto onde travava, o jogo só foi piorando e piorando. É um Final Fantasy divertido e com algumas ideias até inovadoras, mas nenhuma delas foram bem executadas. E eu joguei o bastante (83h). Destaque para a ótima luta final, apesar dos conhecidos problemas da história...

Análise: Lembranças boas não foram o suficiente pra salvar um FF que até merece ser conhecido, mas tá longe dos top tier. O polêmico sistema de Draw nem é tão ruim, mas um jogo que te pune por usar GF's? Não...

Só destacando que joguei a versão padrão

Avaliação: 6 (regular)
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.936
Reações
41.278
Pontos
1.003
Meu primo ganhou do amigo dele um final fantasy 13-2

Nisso meu primo me deu o jogo e no 360 não instalava nem f**end0, resolvi testar no xone e o jogo instalou

Quando vou jogar eu não sei
 

gairarr

Bam-bam-bam
Mensagens
1.415
Reações
2.496
Pontos
303
Olha só, esse tópico me fez jogar o FFVII original no PS1 e o Remake no PC, estou jogando os 2, primeiramente no Remake por ter coisas novas e relembrando no PS1.
Até agora o Remake se mostrou muito, mas muito superior a obra original do PS1, inclusive o primeiro boss do jogo no reator me fez usar Phoenix Down, enquanto no do PS1 eu só fiquei atacando e esperando a luta acabar.

No quesito história enfiaram umas coisas a mais no Remake, afinal vão lançar por episódios, porém isso está fazendo o jogo desenvolver mais os personagens e as relações entre eles, coisa que até tem no original mas devido os gráficos bem simples o carisma fica longe... A Jessie por exemplo é excelente no remake, no original não lembro de ter tido apreço algum por ela.

Sério, FFVII é um retrocesso quando estamos falando de gráficos e carisma, o FFVI mesmo em 2D SD conseguia fazer o Kefka ter expressões e ser carismático, no VII com a limitação técnica tentaram usar o corpo dos personagens para as expressões mas ficou um estilo "anime cafona", daí por curiosidade coloquei o IX para comparar e é absurda a diferença, até animei de jogar o FFVIII que foi o único FF que passei longe a vida toda, uma porque o sistema de magia ser por "roubo" acho um absurdo, outra que esse lance de ter que "trabalhar" pelo menos no começo foi desanimador.


Já o meu caso é diferente. Acho que as adições do FF VII Remake foram terríveis pra lore do jogo. O combate é muito bom, mas é a única coisa que gosto ali. O penúltimo boss do remake (se não me engano) é uma das coisas mais sem personalidade que já vi na franquia inteira. Parece um boss de Kingdom Hearts.

Prefiro bem mais o original. Só vou dar uma chance ao remake porque quero ver até onde isso vai dar, mas não tô muito otimista para a continuação
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.020
Reações
49.435
Pontos
1.304
Já o meu caso é diferente. Acho que as adições do FF VII Remake foram terríveis pra lore do jogo. O combate é muito bom, mas é a única coisa que gosto ali. O penúltimo boss do remake (se não me engano) é uma das coisas mais sem personalidade que já vi na franquia inteira. Parece um boss de Kingdom Hearts.

Prefiro bem mais o original. Só vou dar uma chance ao remake porque quero ver até onde isso vai dar, mas não tô muito otimista para a continuação

E isso é normal, assim como o próprio jogo original tinha umas coisas que PQP, mas jamais poderemos esperar o impacto do FFVII novamente com o FFVII Remake, não tem como porque no final tem que ser a mesma coisa só que de uma forma um pouco diferente.
Eu gostei porque o Cloud é um personagem melhor, no FFVII original para mim ele sempre foi meio "meh", principalmente comparando com personagens do VI como o Edgar.
Acho que o maior erro é esperar algo grandioso do Remake, porque aí é criar uma expectativa irreal na cabeça que nunca será atendida, como já falei aqui Xenogears mudou minha maneira de ver e pensar sobre o mundo, um remake do mesmo jogo com a mesma história não conseguiria causar o mesmo impacto, eu preciso de outro jogo com outra história e outros personagens para fazer algo nesse nível.
 
Topo Fundo