Pois é.
Acabei de fechar o jogo e tenho muitas críticas apesar de eu ter gostado bastante.
Primeiro é essa questão do Grind, o jogo não possibilita muito disso e, parece que nem surte efeito você se dedicar um pouco mais na evolução, todo combate que é pra ser "difícil" continua sendo, mesmo com você se esforçando pra fazer um diferencial.
As matérias por exemplo, que é um ponto forte do jogo, acabam sendo ruins na prática, tipo, você está jogando e se depara com um chefe e durante o combate analisa ele e nota que ele é sensível a eletricidade, mas por algum motivo você não tem nenhum personagem especialista nesse elemental. Basicamente você come o pão que o diabo amassou pra matar o bicho, isso ou você tem que recarregar o jogo e reconfigurar tudo para poder entrar bem na batalha.
Mesma coisa com a matéria de roubo, se você tá sem ela, pode se deparar com algum chefe que tem algum item importante pra ser roubado, resultado, só recarregando.
A matéria Sinergia, que é uma das mais interessantes, é escassa e não funciona com qualquer coisa equipada junto com ela.
Outro ponto ruim do Remake, as matérias não se multiplicam quando chegam no Master, isso era muito massa, porque tinham matérias que eram únicas e você (com muito esforço) podia multiplicá-las e criar configurações mais complexas e interessantes. Nesse mesmo quesito, existem poucas combinações interessantes nas junções, porque não tem como juncionar com Summon e, acho (posso estar errado) nem com matéria de habilidade. O
FF7 original dava pra mesclar de tudo quanto é jeito.
Os itens são uma piada, você usa Etér, daí pra não te faltar em combate, já que não tem como ficar ultra forte grindando, as vendinhas te vendem com desconto pra não te faltar na próxima batalha, ou seja, um erro de design brutal que vai do início ao fim do jogo.
O Sephiroth também é um ponto fraco nesse jogo.
Graficamente ele está incrível mas fica claro que ele podia obliterar a party na hora que ele quisesse durante o gameplay, porque nesse jogo ele está fisicamente encarnado desde o início, no original ela era uma visão que se personificava somente quando a black materia era levada até ele. O ruim disso é que ele basicamente fica brincando de lutar contra a party toda vez que a encontra.
Sobre as batalhas, em especial aquelas cheias de poderes, raios e saltos... simplesmente cansam depois de um tempo. As minhas preferidas são as mais básicas, tipo enfrentar um Turk ou um Boss mais simples.
Como o Grind desse jogo não funciona direito, tem muita batalha chata, que o inimigo não te oferece um risco real, mas para morrer tem que levar porrada durante uns 30 minutos, isso cansa demais, mas demais da conta mesmo.
No final do jogo eu estava com mais vontade de assistir as cutscenes do que jogar de fato, de tanto que essas lutas enfadonhas estavam me estressando. A parte da moto final, meuzamigos, como foi chato aquilo, a energia do Boss custava a descer e o jogo não tinha desafio nenhum, troço insuportável.
A batalha contra o Seph também, visualmente cheia de coisas mas inconsistente e cansativa. O Rufus, um baita personagem, com um design incrível mas com uma mecânica de combate travadona, eu fiquei basicamente correndo pra encher ATB e dando Golpe Triplo até ele ceder. E pelo tanto de evolução, das matérias, das armas, era pra ele ter sido surrado como eu fazia no
FF7 original, mas nesse, simplesmente os golpes não se encaixam porque o designer quis assim, f**a-se o meu desempenho como jogador.
Sinceramente, pensando em toda minha experiência, acho que eu ficaria mais feliz com um longametragem pra finalizar as sequências do remake, aí eu não precisaria sofrer jogando essas incoerências todas.
Valeu pela nostalgia e pelo espetáculo narrativo. Os personagens são muito consistentes, bem feitos e a interação entre eles é muito boa.
Porém o sistema de jogo é cansativo demais, tanto é que não dou boot nesse jogo nunca mais, vou desinstalar pois já fechei. Não existe mais nenhum motivo para jogar novamente.