O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Finalmente consegui fazer o scale do Mode7 no Mega Drive!

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Finalmente consegui fazer o scale do Mode7 no Mega Drive^^
To me sentindo tão felizão
FACE_WITH_COLON_THREE.png

Feito em C/SGDK
Oq acharam?




Se alguém quiser a ROM depois posto aqui.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
102.531
Pontos
1.299
Parabéns ficou muuuito legal! Acaba de entrar pro seleto time dos programadores que puxam mais do Mega Drive!

Quanto tempo demorou pra conseguir essa proeza? Fez tudo sozinho na raça, ou buscou ajuda com alguém que já manjava do assunto?

Uma última pergunta! Consegue fazer girar 360 graus como no Actraiser a uma taxa de quadros aceitável???

Actraiser-Mode-7.gif
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Parabéns ficou muuuito legal! Acaba de entrar pro seleto time dos programadores que puxam mais do Mega Drive!

Quanto tempo demorou pra conseguir essa proeza? Fez tudo sozinho na raça, ou buscou ajuda com alguém que já manjava do assunto?

Uma última pergunta! Consegue fazer girar 360 graus como no Actraiser a uma taxa de quadros aceitável???

Actraiser-Mode-7.gif

5 Meses :rox
Ainda não terminei todas as funções do mode7
A base do Mode7 é Translação, Rotação, Escala e Inclinação.
Já fiz a Translação e escala.
To terminando a Inclinação e depois vou partir pra rotação.
Já consigo fazer rotação mas com objetos pequenos.
Sobre o video, dá pra ir mais rápido usando o conceito de cache, mas eu queria deixar meio devagar mesmo, pra admirar melhor :kcool
Só é mode7 se rotacionar :obrigue
Hahuahauhauhauha
Terá rotação em breve^^
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
102.531
Pontos
1.299
Busquei ajuda até pra Deus e o diabo na terra do sol....xD
Inclusive se vc souber alguma coisa de cálculos de mode7 em C e/ou Asm eu aceito ajuda tbm xD

Brother quereria muito lhe ajudar, mas o máximo que sei de programação é um pouco de edição de página de internet :ksnif

Provavelmente você já conhece estes sites, mas lhe indico buscar ajuda em fóruns como o SEGA-16 na seção Blast Processing
http://www.sega-16.com/forum/forumdisplay.php?28-Blast-Processing

SpritesMind
http://gendev.spritesmind.net/forum/

Sonic Research frequentado por Markey Jester autor de Sonic Next Level e responsável por esta proeza com o hardware do Mega Drive
http://sonicresearch.org/community/index.php



Atariage
http://atariage.com/forums/forum/148-sega-genesis/

Gasega de vez em quando aparece nesse forum de lingua espanhola
https://www.elotrolado.net/foro_retro-y-descatalogado-consolas-clasicas_80

Stef e Triphon postam nesse fórum francês
http://www.gamopat-forum.com/f49-l-hemorragie-16bit

Espero ter lhe ajudado! Fico na torcida pela rotação!
 


Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Brother quereria muito lhe ajudar, mas o máximo que sei de programação é um pouco de edição de página de internet :ksnif

Provavelmente você já conhece estes sites, mas lhe indico buscar ajuda em fóruns como o SEGA-16 na seção Blast Processing
http://www.sega-16.com/forum/forumdisplay.php?28-Blast-Processing

SpritesMind
http://gendev.spritesmind.net/forum/

Sonic Research frequentado por Markey Jester autor de Sonic Next Level e responsável por esta proeza com o hardware do Mega Drive
http://sonicresearch.org/community/index.php



Atariage
http://atariage.com/forums/forum/148-sega-genesis/

Gasega de vez em quando aparece nesse forum de lingua espanhola
https://www.elotrolado.net/foro_retro-y-descatalogado-consolas-clasicas_80

Stef e Triphon postam nesse fórum francês
http://www.gamopat-forum.com/f49-l-hemorragie-16bit

Espero ter lhe ajudado! Fico na torcida pela rotação!

Pra snes vc conhece ferramentas? Tenho um plano de um dia desenvolver algo.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
102.531
Pontos
1.299
Pra snes vc conhece ferramentas? Tenho um plano de um dia desenvolver algo.

Ferramenta,ferramenta não conheço, mas sei de lugares onde há documentação de suporte, não ajuda muito, mas já é um começo

https://wiki.superfamicom.org/

Já vi alguns tópicos sobre programação pra Super Nes na Nintendo Age

http://nintendoage.com/forum/

Recomendo fortemente essa série de vídeos muito detalhados sobre o hardware do Super Nes

Graça a esses vídeos finalmente pude entender como funciona a HDMA puro ouro!







Graça a esses vídeos finalmente pude entender como funciona a HDMA puro ouro!
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Ferramenta,ferramenta não conheço, mas sei de lugares onde há documentação de suporte, não ajuda muito, mas já é um começo

https://wiki.superfamicom.org/

Já vi alguns tópicos sobre programação pra Super Nes na Nintendo Age

http://nintendoage.com/forum/

Recomendo fortemente essa série de vídeos muito detalhados sobre o hardware do Super Nes

Graça a esses vídeos finalmente pude entender como funciona a HDMA puro ouro!







Graça a esses vídeos finalmente pude entender como funciona a HDMA puro ouro!

vlw :kjoinha
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.511
Reações
2.760
Pontos
703
Parabéns, @Cristiano Sword . Gostaria de lhe fazer uma pergunta: cara, com os seus conhecimentos e habilidades na área de programação, você nunca tentou montar ou procurar uma equipe pra lançar games?

Me lembro que você havia tentado fazer um Rpg pra Mega sozinho, também por isso pergunto.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
@NÃOMEQUESTIONE obrigado pelos links, mas já conheço eles^^

Esse vídeo ai do HDMA é top!
Eu já tinha assistido o do mode7, mas perdi o link na época, obrigado por compartilhar, vai ajudar bastante pq os cálculos sao bem parecidos.

Eu estava fazendo esses cálculos em C, mas não ta aguentando.Ai já to em Asm mesmo. Já fiz o zoom de um Tile hoje, mas não de img maior :(
Tem um amigo me ajudando direitamente, mas sempre procuro ajuda no spritemind e/ou com o stef.

@j_laverc ainda desenvolvo o RPG (o Leyria) inclusive sempre levo a demo em eventos de games e animes, o ultimo foi o Barueri Anime Fest.
Sobre equipe... Sim eu já tive e já fiz parte , e me lasquei muito, pelo fato de programar e desenhar, eu fazia tudo e mais um pouco. E o pessoal nunca quer fazer nada e/ou a produção eh muito baixa(claro q entendo q a galera tem seu trabalho,família,compromissos e etc) ai sempre da treta :(
Programo jogos e desenho pq amo, mesmo q não seja meu trampo oficial, dou meu melhor, acho muito estranho um pessoa q diz q quer fazer parte da minha equipe e faz um sprite por mês.
Acredite eh bem difícil montar uma equipe, por isso nesse e nos próximos projetos eu irei fazer o maximo q puder sozinho e no que não souber ou estiver sobrecarregado vou contratar freelancers pra fazer.

No Leyria, to vendo chamar um freela pra me ajudar nos cenários, pra q eu fique mais livre pros personagens e monstros.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Finalmente consegui fazer o scale do Mode7 no Mega Drive^^
To me sentindo tão felizão
FACE_WITH_COLON_THREE.png

Feito em C/SGDK
Oq acharam?




Se alguém quiser a ROM depois posto aqui.
Parabéns. Deve ser gratificante vencer desafios.

A contagem de fps é precisa? Oscilou bastante.

Já consigo fazer rotação mas com objetos pequenos.
Posta aqui também, por favor.

Muito interessante ver o sistema efetuando uma tarefa para a qual ele não foi pensado.
 

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
2.944
Pontos
303
Woah! Um br fazendo algo desse nível, que orgulho.
Sabe explicar pq que esse efeito no Mega Drive sempre resulta em um padrão de linhas verticais?
Em todos os exemplos eu sempre notei isso. E agora também acabei notando no seu.
Tem alguma função faltando que só o Mode 7 tem?

1545779619508.png 1545779653214.png
Pior que não consigo fazer ideia do que pode ser.
Eu cheguei a achar que é intencional, afinal, o Mega Drive é cheio de jogos que usam dithering nesse padrão.
Outro exemplo:

1545779288970.png
 
Ultima Edição:

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.116
Reações
4.604
Pontos
453
Lembrei do Gzero:





Achei legal ver esse efeito no Mega, mas uma coisa que percebi foi a resolução bem menor, o que prejudicaria o draw distance, ficou muito curto o horizonte da pista, por F-zero ser um jogo rápido iria ser dificil numa corrida reagir rapidamente a curvas ou outros carros na sua frente com esse curto draw distance do G-zero.


index.php
 

Anexos

  • gzero.png
    280,8 KB · Visualizações: 363

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Eae galera, desculpe a demora em responder, eu estava de férias no interior da Bahia(na roça mesmo), fiquei 13 dias sem programar xD
Os dedos já tão coçando aqui......hauhauahuahauha

Parabéns. Deve ser gratificante vencer desafios.

A contagem de fps é precisa? Oscilou bastante.

Posta aqui também, por favor.

Muito interessante ver o sistema efetuando uma tarefa para a qual ele não foi pensado.

Essa contagem ta meia doida...kkk
Mas a media do Scale ficou em 14/15 Fps

Iria postar a rotação de um objeto, mas deu um pau fudido aq...kkk
Assim que normalizar eu posto um video dele, mas eh apenas um tile mesmo, só um quadrado com cores.

Woah! Um br fazendo algo desse nível, que orgulho.
Sabe explicar pq que esse efeito no Mega Drive sempre resulta em um padrão de linhas verticais?
Em todos os exemplos eu sempre notei isso. E agora também acabei notando no seu.
Tem alguma função faltando que só o Mode 7 tem?

Visualizar anexo 60410Visualizar anexo 60411
Pior que não consigo fazer ideia do que pode ser.
Eu cheguei a achar que é intencional, afinal, o Mega Drive é cheio de jogos que usam dithering nesse padrão.
Outro exemplo:

Visualizar anexo 60409

Na verdade, não sei ao certo o porque disso, acredito (e posso estar errado) que seria pq a resolução não eh um quadrado perfeito e quando passamos os parametros
de scale ele vá por scnalines e acaba assim, mas não tenho certeza.
Já imagino o Leyria com mapa em mode 7. :klove
Vai ser top!!!

Meu sonho eh fazer aqueles zooms de rpg de playstation1 ^^*
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Woah! Um br fazendo algo desse nível, que orgulho.
Sabe explicar pq que esse efeito no Mega Drive sempre resulta em um padrão de linhas verticais?
Em todos os exemplos eu sempre notei isso. E agora também acabei notando no seu.
Tem alguma função faltando que só o Mode 7 tem?

Visualizar anexo 60410Visualizar anexo 60411
Pior que não consigo fazer ideia do que pode ser.
Eu cheguei a achar que é intencional, afinal, o Mega Drive é cheio de jogos que usam dithering nesse padrão.
Outro exemplo:

Visualizar anexo 60409
Isso é só vertical dither, não é por conta do efeito de scaling e sim porque causa menos ruído nos objetos que sobre deformação, imagine você uma malha de pontos sendo comprimidos e esticados o tempo inteiro? fica horrível !
Além disso tem diversos outros jogos que usam scaling no sistema mas que não optarão por usar dither e que não tem nenhum artefato.
Só googlear ae, um abraço
 

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
2.944
Pontos
303
Isso é só vertical dither, não é por conta do efeito de scaling e sim porque causa menos ruído nos objetos que sobre deformação, imagine você uma malha de pontos sendo comprimidos e esticados o tempo inteiro? fica horrível !
Além disso tem diversos outros jogos que usam scaling no sistema mas que não optarão por usar dither e que não tem nenhum artefato.
Só googlear ae, um abraço
Hmmmm
É estranho que usem esse dithering em tantas cenas que rodam no modo 256x224, já que a técnica se aproveita do modo de resolução maior.
Mas ok né
 
Topo Fundo