Não me surpreende.
Depois de fecharem as fábricas da GM e da Ford na Austrália (que possuia um Portfolio de automoveis melhor que em outros países), eu já sabia que o Brasil seria o próximo alvo.
Daqui um ano ou dois no máximo a GM fecha as fabricas e no máximo 5 anos ela desativa suas operações aqui que nem fez na Austrália.
A GM tem operações bem mais robustas no Brasil, e uma linha de produtos atualizada. Está investindo 10 bilhões de reais para os próximos anos. Não acredito que saia.
Um dos possíveis motivos da saída da Ford era a necessidade de investir em novas plataformas e na renovação das planta de Camaçari e Taubaté, para produtos mais atualizados. Investimentos pesados. Para uma empresa que está abandonando esses produtos globalmente.
O Pessoal não tá conseguindo nem comprar carro de entrada...
Acho que o Futuro vai ser tenebroso.
Mas aí que está. A Ford está abandonando o público que sentiu a crise, que precisa de crediário com mais risco para pagar, e para pagar por produtos de pouca margem de lucro. Está abandonando a encrenca. Alto volume de problemas (e isso também é problema no pós venda, logística, etc.) e pouco dinheiro.
vou discordar dos colegas.
Ford vai virar um fabricante de nicho no BR.. acho como acontece com outras marcas.
a intenção deles é ter uma operação lucrativa, não de grande volume... se poder ser ambas ok.. mas nunca a segunda e detrimento da primeira...
os carros mas caros são vendidos para as classes A e B no BR, justamente quem menos esta sofrendo com a crise pois tem alto pode aquisitivo.
Exato. O ticket médio do produto agora mira em outro público. Público que está com mais dinheiro que antes da pandemia, inclusive. A Toyota viveu muitos anos só de Corolla e Hilux. E, confesso, tenho saudades desse tempo. Antes de Etios e Yaris, o atendimento nas concessionárias era melhor. E mais fácil de agendar.
Agora, a Ford tem que rever seu pós venda. Resolvendo isso, trabalhando sua imagem, tendo um carro chefe como a Ranger (que vende 3.000 unidades/mês em média) e possivelmente o Bronco, ela pode se consolidar nesse segmento superior. E o risco, agora, é pequeno. Se der errado, suspender importação é simples. Egoísta, canalha e antiético, vista a miríade de fornecedores, concessionários e pessoas envolvidas, mas muito mais fácil, ainda mais se decidido à distância.
Estou um pouco antagônico. Ainda triste com a extinção da fabricação de seus carros (nunca escondi que sou fã do Ka), e os números frios corroboram a decisão tomada; mas essa decisão tem, sim, seu grau de estupidez e falta de ética. Há coisas que vão além de números frios. E a Ford cada vez mais se apequena.
Lendo comentários nos diversos sites que publicaram a notícia (acho que no cada vez mais dispensável Autoentusiastas), alguns funcionários afirmaram que a decisão veio da matriz americana, mesmo com as tentativas da direção Latin America em manter os negócios por aqui; fabricação, inclusive.