O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Formato de video, qual o mais leve e com qualidade?

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Olá pessoal, qual formato de video vcs consideram mais leve e com qualidade e porque?

Eu costumo guardar arquivos em MKV que dizem ser o melhor, mais é o mais pesado, por isso guardo só alguns em mkv e oq tenho em peso eu guardo em mp4.
Antigamente eu guardava tudo em RMVB, mas todos nós sabemos o lixo que ele é de qualidade. Inclusive eu tinha TODA a saga do anime de naruto nessa qualidade.

Recentemente estou organizando meus videos nos backups, e to com uma verdadeira festa de arquivos e to tentando padronizar.

E qual a opiniao de vcs, qual formato utilizam, qual acham melhor e o porque?
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.506
Reações
19.433
Pontos
744
Olá pessoal, qual formato de video vcs consideram mais leve e com qualidade e porque?

Eu costumo guardar arquivos em MKV que dizem ser o melhor, mais é o mais pesado, por isso guardo só alguns em mkv e oq tenho em peso eu guardo em mp4.
Antigamente eu guardava tudo em RMVB, mas todos nós sabemos o lixo que ele é de qualidade. Inclusive eu tinha TODA a saga do anime de naruto nessa qualidade.

Recentemente estou organizando meus videos nos backups, e to com uma verdadeira festa de arquivos e to tentando padronizar.

E qual a opiniao de vcs, qual formato utilizam, qual acham melhor e o porque?
Rmbv me traz muita nostalgia.
Lembro que demorava 6 horas na discada para baixar um EPI de naruto.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
O mkv é só um arquivo de container, ou seja, um arquivo que dentro dele existem outros arquivos como a faixa de vídeo, um ou mais áudios, legendas. O que vai mandar é a codificação desse vídeo.

O codec mais comum hoje é o h264 e o tamanho do arquivo é qualidade vai depender de quem faz a codificação pois tem uma série de parâmetros pra customizar no encoder. Tem uns caras que fazem milagre, conseguem criar um arquivo pequeno com uma qualidade muito boa.
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Atualmente seria o x265 HEVC, porém ele é consideravelmente mais lento para encodar, e na hora de rodar a compatibilidade dele é menor que o h264.

Depende sempre do conteúdo que você vai converter, mas eu no Handbrake utilizo a seguinte configuração para encodar animes:

Video: h264 high profile 4.1 CABAC
Tune: Animation
Bitrate: CF 22
Preset do Encoder: Veryfast.
Audio: AAC LC Stereo 160Kbps (se tiver home theater utilizar a opção passthrough para não modificar o audio da fonte mantendo os canais extras)
Container: MKV
Legendas: Burn in

Explico.

Eu coloco meus arquivos num servidor plex rodando a partir de um raspberrypi, assim sendo o Raspberry não é forte o suficiente para fazer transcodificação.
h264 high 4.1 é a melhor qualidade possível que roda nativamente entre todos meus dispositivos, assim sendo virou o meu target.

Costumava utilizar o preset Slow, porém eu vi que a diferença entre ele e o Veryfast para animes é tão pequena a ponto de não compensar o impacto no tempo de encode.

Meu processador um Ryzen 5 3600XT leva em média 8 minutos para encodar um episódio de anime de 24 minutos utilizando o profile slow, consigo diminuir esse tempo para 2~3 minutos utilizando o preset veryfast, os arquivos ficam com tamanhos comparaveis, entre 230 a 400mb dependendo da ação de cada episódio. Mesmo analisando de perto é absurdamente dificil encontrar diferenças, o motivo é que os animes por natureza tem menos texturas em alta frequencia o que ajuda bastante o algoritmo do encoder.

Para series e filmes utilizo o seguinte:

Video: h264 high profile 4.1 CABAC
Tune: Grain para filmes filmados com câmeras analógicas / "None" para digital
Bitrate: CF entre 22 e 20 dependendo do tipo de filme
Preset: Slow
Audio: AAC LC Stereo 160Kbps (se tiver home theater utilizar a opção passthrough para não modificar o audio da fonte mantendo os canais extras)
Legendas: ass ou srt.
Container: MKV

Aqui o preset precisa considerar coisas como film grain, e texturas em alta frequência, o preset slow é essencial, é possível se safar com medium caso a CPU não seja muito poderosa, mas aí seria necessário aumentar o bitrate para compensar gerando arquivos maiores.
 

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.729
Reações
6.901
Pontos
734
MKV é apenas o container como ja falaram, é tipo uma caixa onde vc vai guardar os arquivos, sendo hoje o que há de melhor em termos de compatibilidade e recursos.
Se CODEC o mais usado é o H264, em 8 bits, alguns animes usam em 10 bits, tem a vantagem de ficar menor, mas fica bem mais pesado pra rodar e com compatibilidade menor.
O HEVC x265 consegue manter uma ótima qualidade com arquivos bem pequenos, e roda bem em qualquer coisa moderna (bem mais leve que o H264 em 10 bits, por possuir decode via hardware), se puder iria nesse.

Pra ter uma ideia da diferença de arquivos, entre no nyaa e procure qualquer anime, a versao em h264 tem uns 1.3gb, em hevc vai pra 300mb, nunca cheguei a fazer comparativo lado a lado, mas não vejo diferença quando baixo um ou outro
 


Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
MKV é apenas o container como ja falaram, é tipo uma caixa onde vc vai guardar os arquivos, sendo hoje o que há de melhor em termos de compatibilidade e recursos.
Se CODEC o mais usado é o H264, em 8 bits, alguns animes usam em 10 bits, tem a vantagem de ficar menor, mas fica bem mais pesado pra rodar e com compatibilidade menor.
O HEVC x265 consegue manter uma ótima qualidade com arquivos bem pequenos, e roda bem em qualquer coisa moderna (bem mais leve que o H264 em 10 bits, por possuir decode via hardware), se puder iria nesse.

Pra ter uma ideia da diferença de arquivos, entre no nyaa e procure qualquer anime, a versao em h264 tem uns 1.3gb, em hevc vai pra 300mb, nunca cheguei a fazer comparativo lado a lado, mas não vejo diferença quando baixo um ou outro
Essa diferença de compressão é gritante
O nyaa ainda vale a pena? costumo baixar por sites duvidosos BR em qualidade alta haha
 

Nilmax3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.286
Reações
27.397
Pontos
1.379
aqui uso o StaxRip pra encodar pra 265 vai de boa ele encoda com a gpu e vai rapidão o encode

filmes deixo em até 3900gb e séries e desenhos em 480mb fica ótima a qualidade e tamanho

tinha filmes com 12gb e 18gb pqp liberou um baita espaço no hd de filmes e na série the office de 2gb cada episódio foi pra 480mb e ficou de boa

 

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.729
Reações
6.901
Pontos
734

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.848
Reações
3.915
Pontos
1.544
Eu também gosto muito de MKV + h264 pela compatibilidade e qualidade + tamanho dos arquivos.

Sobre o profile, eu sempre limito a qualidade pelo tamanho do arquivo original se quero qualidade, ou se não eu pego um pedaço do vídeo e faço testes de qualidade até encontrar o melhor equilíbrio.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.082
Reações
9.433
Pontos
1.454
8bits sim, 10bits não, apesar de que h264@10bits é um formato que so vi ser usado em anime

Estou falando dos 8 Bits mesmo :kjoinha - difícil optar por filme ou anime em 10 Bits, só quando não há opção ou quando o filme/anime que vou assistir tem muita cena escura (onde sinto a diferença de modo gritante)!
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.082
Reações
9.433
Pontos
1.454
O novo padrão será o AV1, mas ele ainda não está pronto, o encode demora demais comparado aos outros.

Mas ele é 30% menor que o .h265.

A questão é que o AV1 é royalties free, então está todo mundo adotando. Youtube e Netflix já estão fazendo a migração.
Eita - já temos um novo?

Mal estão usando o H265 :klol
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.082
Reações
9.433
Pontos
1.454
Não estão usando o h265 por conta das licenças pagas dele.

Então foi formada uma Aliança, a Alliance for Open Media ( Amazon, Apple, ARM, Cisco, Facebook, Google, Huawei, IBM, Intel, Microsoft, Mozilla, Netflix, Nvidia, Samsung Electronics e Tencent), para criar um codec novo, sem licenças, totalmente open source.

Então a tendência é que o HEVC morra de inanição e o AV1 tome conta. Como disse, Youtube e Netflix já estão substituindo vídeos com o novo codec.

Claro que se resolve com o tempo (gerações novas) - mas eu estava pesquisando sobre o AV1 e estavam dizendo que o grande problema dele é a velocidade para encode, o negócio parece que é um parto pra fazer mesmo em máquinas parrudas.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Valeu pelas respostas pessoal.
To convertendo tudo pra x265, tá demorando um pouco(pq meu pc é uma carroça), mas to tendo uma economia de espaço muito grande de espaço, a maioria dos arquivos, cai pela metade. Como tenho muito video, isso vai ajudar pacas, foda que vai demorar pra encodar. Mas vou fazendo aos poucos.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo