O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Found footage: o que acham da técnica? + indicações / análises etc

Sobre filmes found footage:

  • Não faz diferença pra mim.

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    7

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.050
Reações
58.042
Pontos
2.009
Quando vi Bruxa de Blair pela primeira vez sabia que estava diante de algo único, ao menos em relação a imersão. Pra mim, até hoje, não lembro de alguma sequência mais dramática que a última parte na casa abandonada, considerando TODOS os filmes de terror / suspense.

Enfim, a coisa foi evoluindo e tivemos o divisor de águas chamado Atividade Paranormal, que elevou a coisa na enésima potência. Vi todos eles no cinema e no primeiro vi pelo menos 8 pessoas saírem da sala do cinema, dentre as quais minha ex namorada.

Acho que não tem nada parecido no que tange IMERSÃO e ao menos nos filmes de suspense / terror eu meio que passei a achar m**** tudo que não seja found footage.

Mas é aquilo: tudo que é bom, um dia satura.
E muito dessa saturação é por banalizarem o conceito.

Nos últimos anos tivemos algumas obras medianas, um que eu curti foi o Amizade Desfeita.



Achei bem legalzinho o filme até, além da protagonista ser uma delicinha muito deliciosa :ksanfona

Ontem assisti Creep e achei de meh pra baixo (ainda assim vou dar uma chance pro 2) mesmo com a atuação incrível do Mark Duplass, de qualquer forma tenho certeza que o filme seria ainda pior se não fosse found footage. Ou seja, quando bem implementada, a técnica garante mais alguns pontos pro filme, no meu leigo modo de ver.

Só que é cada vez mais foda achar coisa boa em FF, pra não dizer impossível.
E não me refiro APENAS de found footage, no sentido de "o personagem filmar", mas até mesmo de cenas em primeira pessoa bem elaboradas.

Também não digo o filme ser inteiro necessariamente feito em FF, as vezes ter uma ou algumas cenas já explodem o cérebro.

Como esquecer disso aqui, em Sinais?



Cena TODA muito foda.
A tensão prévia toda gerada pelo gênio Joaquim Phoenix, passando pela cena do ET passando (aqui em "found footage") que arrepia até os cabelos cagais, chegando no ápice da reação da lenda...

Eu torço pra que a técnica dê cada vez mais certo pois só imagino o que esses fdps farão quando os VR se popularizarem, o que seria algo sem precedentes.


ÍNDICE DE INDICAÇÕES DA TETADA
(em ordem de indicação)

Rodrigo Zé do Cx Jr
  • A Bruxa de Blair
  • Atividade Paranormal (todos)
  • Amizade Desfeita
  • Creep
Gulf
  • REC (2008)
  • Cloverfield
Hitmanbadass
  • Host
  • Leaving DC
Thunder Dream
  • Searching (Buscando)
Leandro 2112
  • Holocausto Canibal

Vicent Vega
  • The Den
 
Ultima Edição:


Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.050
Reações
58.042
Pontos
2.009

Visualizar anexo 181615

Amazon
vim falar do REC e Cloverfield que achei bem foda mas mencionaram.

REC deixa tenso o filme inteiro
Vou ver REC com a patroa sábado.

Esse REC que tem na Prime é o espanhol, de 2008? Não consigo abrir o app aqui.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.766
Reações
51.827
Pontos
1.564
Esse "Host" que está na Netflix e tem menos de uma hora é bem bom.

Gosto da técnica de FF porque permite que boas ideias, sem mto dinheiro, vejam a luz do dia. Um que eu gostei bastante é o "Leaving D.C", não tem no Netflix até onde sei. É de BEM BAIXO orçamento, o cara deve ter gastado sei lá, mil dólares para fazer rsrs e por isso que gostei tanto, é uma boa ideia explorada de uma forma interessante sem cansar a fórmula.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.050
Reações
58.042
Pontos
2.009
Esse "Host" que está na Netflix e tem menos de uma hora é bem bom.

Gosto da técnica de FF porque permite que boas ideias, sem mto dinheiro, vejam a luz do dia. Um que eu gostei bastante é o "Leaving D.C", não tem no Netflix até onde sei. É de BEM BAIXO orçamento, o cara deve ter gastado sei lá, mil dólares para fazer rsrs e por isso que gostei tanto, é uma boa ideia explorada de uma forma interessante sem cansar a fórmula.
Boas dicas, não conhecia. Vi o trailler e curti.

Vou atualizar o tópico com um índice de indicações da tetada nojenta.
 

xxxnerozzz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.517
Reações
27.343
Pontos
1.069
A patroa detesteu Creep, dormiu no meio do filme.
E acha found footage uma b*sta, ela chama de "produção ruim" :ksafado na real ela curte uma pegada mais Mansão Bly like, mas vou convence-la.
Rec não tem como dormir, ele Cloverfield e bruxa de Blair são os melhores.

Tem um meio antigo Lake Mungo, meio difícil de achar, eu não gostei muito mas é difícil eu gostar de um filme de terror
 

Thunder Dream

F1 King
Mensagens
1.654
Reações
3.690
Pontos
453
Já que você curtiu amizade Desfeita, assista Searching (Buscando...) - 2018

Quando comecei a ver pensei, sério que vai ser o filme todo na tela do PC? Mas ele é ótimo, um thriller que te prende do início ao fim, recomendo ver sem ler muito a respeito, pra não pegar spolier e acabar estragando a experiência.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.915
Reações
14.438
Pontos
1.389
Filme "rodado" no PC, gravado com Tekpix...

tenor.gif
 

Eyer05

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.887
Reações
17.703
Pontos
1.053
Gosto muito.

Tem um site americano que era especializado nesse tipo de filmes, com listas, etc.. Vou ver se tenho ainda nos favoritos e posto aqui.

Enviado de meu Redmi 6 Pro usando o Tapatalk
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.050
Reações
58.042
Pontos
2.009
Dá o retorno ai depois de assistir REC
Assistimos sábado.

Pqp, FODA DEMAIS.
Diferentemente dos outros filmes do subgênero, a história de REC é muito mais "robusta" (novamente, considerando o SUBGÊNERO), o plot twist do final foi incrível.
A m**** é que fui assistir o 2 mas é obrigado a assinar a porra do Looke, o que vou me obrigar a fazer nem que eu cancele a assinatura depois.
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.274
Reações
15.505
Pontos
1.439
Assistimos sábado.

Pqp, FODA DEMAIS.
Diferentemente dos outros filmes do subgênero, a história de REC é muito mais "robusta" (novamente, considerando o SUBGÊNERO), o plot twist do final foi incrível.
A m**** é que fui assistir o 2 mas é obrigado a assinar a porra do Looke, o que vou me obrigar a fazer nem que eu cancele a assinatura depois.
Bão né? E a repórter é delicinha.

Do 2 em diante ai já não posso atestar a qualidade, parei no primeiro.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.050
Reações
58.042
Pontos
2.009
Bão né? E a repórter é delicinha.

vWl8lw.gif


6/10. 7, quem sabe.
Comestível, pintaria o útero de branco fácil, sem ser absurdo apresentar pra mãe e andar de mão dada no shopping, mas não passa muito disso.

Pra mim a maior delícia dos found footage é a protagonista do Amizade Desfeita :ksanfona


Do 2 em diante ai já não posso atestar a qualidade, parei no primeiro.
Acho que vou arriscar... veremos.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.050
Reações
58.042
Pontos
2.009
E a patroa curtiu?
Final é bom hein. Tá com as pregas em dia ou trocou cuequinha?
A patroa curtiu sim, mesmo podre de bêbada.

Pregas em dia SEMPRE.
E não fiquei tão cagado assim com o filme, os primeiros Atividade Paranormal são muito mais "fortes" nesse sentido... mas essa sensação pode ser por eu ter visto no cinema, então não sei dizer.
Mas nada, absolutamente nada bate A Bruxa de Blair.
 

Thunder Dream

F1 King
Mensagens
1.654
Reações
3.690
Pontos
453
Bão né? E a repórter é delicinha.

Do 2 em diante ai já não posso atestar a qualidade, parei no primeiro.
vWl8lw.gif


6/10. 7, quem sabe.
Comestível, pintaria o útero de branco fácil, sem ser absurdo apresentar pra mãe e andar de mão dada no shopping, mas não passa muito disso.

Pra mim a maior delícia dos found footage é a protagonista do Amizade Desfeita :ksanfona



Acho que vou arriscar... veremos.

2 é bom, quase mesmo nível do primeiro.

3 é comédia, não tem quase nada a ver com o dois primeiros e não é found footage.

4 tenta retomar as origens mas sem muito sucesso.
 

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Se for pegar realmente os filmes que prestam são Bruxa de Blair e REC, esses são perfeitos, parecem de verdade mesmo, Cloverfield tb é bom mas não chega perto.

Problema é que o "gênero" as vezes sai fora de mão e pra disfarçar as falhas do filme, ou a falta de vontade de enredo, de cenário, de monstro ou qq outra coisa eles chacoalham a câmera toda.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.050
Reações
58.042
Pontos
2.009
Se for pegar realmente os filmes que prestam são Bruxa de Blair e REC, esses são perfeitos, parecem de verdade mesmo, Cloverfield tb é bom mas não chega perto.

Problema é que o "gênero" as vezes sai fora de mão e pra disfarçar as falhas do filme, ou a falta de vontade de enredo, de cenário, de monstro ou qq outra coisa eles chacoalham a câmera toda.
Pois então, falando da câmera... vi que era uma crítica recorrente no REC, a câmera chacoalha demais mesmo.
Mas PRA MIM, não é nem questão de ser um problema, mas sim ser uma vantagem. A sensação de realismo aumenta, consequentemente a imersão.

E é o tipo de filme que preciso de um "clima" pra curtir. Exemplo: ver de tarde com a sala toda ensolarada e barulho de carro na rua não rola, prefiro de noite com tudo silencioso e só a luz da TV, de preferência tomando um bom vinho e chapando o coco pra entrar ainda mais no clima :kawaii
 

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Pois então, falando da câmera... vi que era uma crítica recorrente no REC, a câmera chacoalha demais mesmo.
Mas PRA MIM, não é nem questão de ser um problema, mas sim ser uma vantagem. A sensação de realismo aumenta, consequentemente a imersão.

E é o tipo de filme que preciso de um "clima" pra curtir. Exemplo: ver de tarde com a sala toda ensolarada e barulho de carro na rua não rola, prefiro de noite com tudo silencioso e só a luz da TV, de preferência tomando um bom vinho e chapando o coco pra entrar ainda mais no clima :kawaii

Eu não senti tanto essa chacoalhada no REC, mas tem tanto tempo que vi o filme tb, diferença dele acho é que ele constrói muito bem o suspense, não fica 45 minutos sem mostrar nada para depois aparecer o pé doo bicho.

Vou até baixar de novo pra assustar a muié kkkkk
 
Topo Fundo