O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fox e Sua Fome de Dedos [ + Brasileiros que se fodam ][ + Vídeo Com Vítimas ]

£øk

Mil pontos, LOL!
Mensagens
31.996
Reações
24.782
Pontos
1.014
RIO - Duas importantes entidades brasileiras de defesa do consumidor, o Procon-SP e o Idec, notificaram nesta quinta-feira a montadora Volkswagen por acidentes ocorridos durante o rebatimento do banco traseiro do Fox, quarto modelo de carro mais vendido do país, com 700 mil unidades comercializadas desde seu lançamento em 2003. Uma argola usada para movimentar essa parte do veículo causou a mutilação dos dedos de oito usuários.



- É uma operação aparentemente banal, sem risco. Logo, se exige que um procedimento seja seguido, sob pena do usuário perder um pedaço do seu corpo, o risco deveria ter sido destacado - afirma o diretor de Fiscalização do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.

De acordo com este órgão, a notificação da Volkswagen dá início a uma investigação sobre o assunto, é um instrumento para obter maiores informações a respeito desses casos. Entretanto, sua iniciativa não partiu da denúncia de um consumidor ao órgão.

Já no caso do Idec, um associado teve o dedo decepado ao rebater o banco do seu Fox em 2005 e entrou em contato com a instituição, que acreditou se tratar de um caso isolado, orientando-o na época a procurar a Justiça. Diante de novas denúncias divulgadas pela imprensa, envolvendo inclusive outras ações judiciais, a associação resolveu notificar a Volkswagen.

- É uma operação aparentemente banal, sem risco. Logo, se exige que um procedimento seja seguido, sob pena do usuário perder um pedaço do seu corpo, o risco deveria ter sido destacado - afirma o diretor de Fiscalização do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.

De acordo com este órgão, a notificação da Volkswagen dá início a uma investigação sobre o assunto, é um instrumento para obter maiores informações a respeito desses casos. Entretanto, sua iniciativa não partiu da denúncia de um consumidor ao órgão.

Já no caso do Idec, um associado teve o dedo decepado ao rebater o banco do seu Fox em 2005 e entrou em contato com a instituição, que acreditou se tratar de um caso isolado, orientando-o na época a procurar a Justiça. Diante de novas denúncias divulgadas pela imprensa, envolvendo inclusive outras ações judiciais, a associação resolveu notificar a Volkswagen.


555_autodefesa_1.jpg


555_autodefesa_2.jpg


555_autodefesa_3.jpg




[COLOR="Black"]O sistema é diferente do modelo exportado para a Europa[/COLOR]

Em sua defesa, a montadora alega que também há instruções coladas na parte traseira do encosto do banco em duas versões. Uma delas reproduz o mesmo "passo-a-passo" do manual.

Outra instrução alertaria para o risco de realizar a operação sem ler as instruções. Trataria-se ainda de um recurso relativamente novo, disponível em poucos modelos da Volkswagen e de outras montadoras no mercado brasileiro.

O sistema também é diferente do adotado no Fox vendido na Europa. Segundo a Volkswagen, o modelo exportado tem um conjunto de bancos diferentes, por exigências desse mercado. O banco traseiro do Fox Europa comporta apenas duas pessoas e é bi-partido, o que significa que seu rebatimento pode ser feito em cada um dos dois encostos separadamente.

Não basta o manual ter a informação, perigo precisa ser destacado
A Volkswagen tem até meados da semana que vem para responder à notificação das instituições de defesa do consumidor, fornecendo os manuais para avaliação e informando o número casos de ferimentos durante o manuseio do banco traseiro, assim como a quantidade de ações relacionadas a esse problema que estão na Justiça.

Caso não responda à notificação, a empresa pode sofrer, entre outras sanções, uma multa de até R$ 212 milhões, segundo o Código de Defesa do Consumidor.

- A questão do projeto precisa ser melhor avaliada, mas, ao que tudo indica, houve uma falha no mínimo do ponto de vista da informação. É preciso que isso fique bem claro: cabe ao fornecedor dar as informações essenciais e não ao consumidor deduzi-las - afirma o diretor de Fiscalização do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.

- Se for concluído que o produto é defeituoso, seja por falha do projeto ou de orientação, a empresa será instada a fazer um recall imediato - reforça.










[COLOR="Red"][SIZE="5"]Matéria 4 Rodas [/SIZE][/COLOR]

Carregado de compras do supermercado, o técnico em química Gustavo Funada teve certeza de que aquele monte de sacolas não caberia no porta-malas de seu Fox 2004. O jeito, pensou, era rebater os bancos traseiros. Foi o que fez. Só não imaginava que isso custaria a ponta do dedo médio. "Não achei a alça e puxei a trava do encosto, ela prendeu meu dedo e o banco despencou, decepando o dedo da mão direita. Tudo numa fração de segundos", diz Gustavo. Após duas cirurgias e sessões de fisioterapia, ele ainda sofre com dores e tem dificuldade para segurar objetos. O banco traseiro do Fox já fez outras vítimas. Conversamos com outros três donos que tiveram os dedos feridos ao rebater o banco. Para aumentar o porta-malas, o processo é feito em duas partes. Primeiro deita-se o encosto e depois levanta-se o assento, que sai do assoalho e se dobra para a frente, junto com o encosto, formando um pesado "sanduíche". O sistema é o mesmo no CrossFox e na SpaceFox.

555_autodefesa_4.jpg


"Existe a situação que leva a um comportamento de risco", afirma Márcio Montesani, perito em acidentes automotivos do Núcleo de Perícias Técnicas de São Paulo e professor de perícia da Unicamp, que fez dois tipos de análise para elaborar um laudo técnico. Primeiro tentou rebater o banco inteiro seguindo as instruções do manual do proprietário e depois analisou o comportamento intuitivo de quem não tivesse seguido nenhuma recomendação. Nos dois casos, o usuário corre risco de se ferir, concluiu o laudo.

Tanto o manual quanto a etiqueta orientam a rebater o banco pelo porta-malas. É onde mora o perigo. Ele começa já na trava que prende o assento. A etiqueta induz o usuário a puxar uma barra de aço para destravar o banco, depois de ter rebatido o encosto. O problema é que essa barra tende a prender a mão depois que o assento se desprende. Foi o que aconteceu com Antônio Edison de Sousa, de Goiânia (GO), que teve três dedos amassados e passou por cirurgia de reconstituição. "Segui a etiqueta. Enfiei a mão lá, como mostra a figura, e puxei a barra. Meus dedos ficaram presos e depois o assento caiu. Meus dedos saíram pendurados", diz ele, que rebatia o banco pela primeira vez.

E esse não é o único nem o maior problema. Após destravar o assento do assoalho, o duro é levantar e empurrar o pesado conjunto para a frente, usando uma alça de náilon flexível. A dificuldade é ainda maior para os baixinhos, que têm de jogar o corpo todo para dentro do porta-malas para alcançar a alça. "Para não perder o equilíbrio, a pessoa terá o instinto de apoiar uma das mãos no assoalho do porta-malas", diz o perito. Nessa posição, segundo ele, são grandes as chances de o motorista se desequilibrar e o banco cair sobre a mão. As partes metálicas aumentam o risco de ferimento.

O perito não encontrou no manual um alerta sobre o perigo caso o banco retorne quando é rebatido pelo porta-malas - acesso recomendado tanto pela etiqueta quanto pelo manual. Para Montesani, essa orientação induz a riscos. O mais seguro seria rebater o banco pelas portas traseiras e não pelo porta-malas. A partir de 2004, a Volkswagen alterou o manual, acrescentando uma ilustração em que o motorista aparece baixando o banco por uma das portas traseiras. Porém ainda não há recomendação escrita que enfatize isso. A fábrica não explica o que motivou essa alteração, só divulgou que os manuais passam por revisões periódicas para aperfeiçoar as informações. Mas o perito critica que até o manual mais novo continua sem alertas para o risco de se prender a mão sob o banco. Consultada, a Volks negou ter registro de outros acidentes com o Fox além do caso com Gustavo.


[COLOR="red"]
O povo reclama
[/COLOR]

"Existe uma guilhotina dentro do Fox. Segui a explicação da etiqueta e amassei meus dedos." Antônio Edison Félix de Sousa, Goiânia (GO)

"A trava de aço me pegou igual a uma ratoeira. Meu dedo ficou esmagado no assoalho e minha unha ficou roxa.", Márcio Gorodicht, São Paulo (SP)

"Fiquei 10 minutos com a mão presa. Precisei pedir ajuda. Ela ficou anestesiada por uma hora e os dedos, 15 dias amassados." Silvio Marques, Pouso Alegre (MG)







:!:


Vídeo:

[youtube]6YfBR8DAKfQ[/youtube]

[youtube]Or2WjAwrGhE[/youtube]
 

Maximu's

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.672
Reações
14.928
Pontos
1.454
Cara, meu pai me falou isso quando estavámos saindo do estacionamento. O pior é que estou usando um Fox na auto-escola. :p

Mas eu pensei que era dos bancos do motorista e passageiro que estavam atorando o dedo, dai eu gelei, pois quando entro no carro, faço a regulagem para que eu possa ficar confortavel.

Será que foi falta de atenção da montadora?
 

TOPETE DUMAL

Bam-bam-bam
Mensagens
19.236
Reações
43
Pontos
271
O mais engraçado de tudo isso é que o Fox europeu tem um outro dispositivo, que é totalmente seguro ou seja os brasileiros que fiquem sem os seus dedos ....


* Perguntinha boba:

Será que o Lula tinha um FOx ?????
 

Nuggets

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.207
Reações
1.276
Pontos
984
TOPETE DUMAL;2745370 disse:
O mais engraçado de tudo isso é que o Fox europeu tem um outro dispositivo, que é totalmente seguro ou seja os brasileiros que fiquem sem os seus dedos ....


* Perguntinha boba:

Será que o Lula tinha um FOx ?????




Creio eu q nao:lol



:-D :-D :-D :-D :-D
 

lakers00

Butcher of Blaviken
VIP
GOLD
Mensagens
9.974
Reações
9.779
Pontos
1.649
Já tinha visto isso.

Foda que na Europa não é assim, lá é seguro.

Volkswagen tinha é que fazer um recall.


TOPETE DUMAL;2745370 disse:
Será que o Lula tinha um FOx ?????
Lula%20Fox.jpg


:lol
 


fred_mamute

Bam-bam-bam
Mensagens
7.040
Reações
954
Pontos
314

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.791
Reações
1.210
Pontos
1.254
Espero que depois dessa começem a chover processos em cima da Volks e, que por conseqüência desses problemas, as montadoras começem a tomar vergonha na cara, além também do próprio Governo, em exigir maior segurança dos veículos nacionais.

Repito o que disse há alguns meses: Collor reclamou que dirigíamos carroças. Hoje dirigimos as mesmas carroças, mas com bluetooth e GPS.
 

joe perry.

Bam-bam-bam
Mensagens
7.854
Reações
491
Pontos
294
a volks e cara de pau e nega
diz q ta tudo bem explicado no manual
mas ira fornecer a peça de graça
vamos ver
 

fred_mamute

Bam-bam-bam
Mensagens
7.040
Reações
954
Pontos
314
SoUL_Of_DEviL;2745655 disse:
Espero que depois dessa começem a chover processos em cima da Volks e, que por conseqüência desses problemas, as montadoras começem a tomar vergonha na cara, além também do próprio Governo, em exigir maior segurança dos veículos nacionais.

Repito o que disse há alguns meses: Collor reclamou que dirigíamos carroças. Hoje dirigimos as mesmas carroças, mas com bluetooth e GPS.

Itens de segurança como airbag's e etc...deveriam ser obrigatórios em qualquer faixa de preço e este tipo de "falha" deveria ser punida com uma multa/idenização de milhões para servir de exemplo.
 

zeh luis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.908
Reações
9.903
Pontos
519
Pois é, brasileiros ficam com a porquisse. Vi a reportagem sobre isso no Jornal da Band essa semana, a VW com a cara de pau de dizer que o procedimento é seguro...
 

ravensoul

Habitué da casa
Mensagens
2.256
Reações
6
Pontos
71
ZeH LuIs;2745988 disse:
Pois é, brasileiros ficam com a porquisse. Vi a reportagem sobre isso no Jornal da Band essa semana, a VW com a cara de pau de dizer que o procedimento é seguro...

Queria ver alguém demonstrando como é seguro :p
 

lakers00

Butcher of Blaviken
VIP
GOLD
Mensagens
9.974
Reações
9.779
Pontos
1.649
BassHero;2745595 disse:
nao....nao tem porque continuar essa coisa
Verdade... nem precisa mesmo.

Já deu pra ver qual dar versões está mais próxima da realidade e qual foi totalmente distorcida, puxando a sardinha pro próprio lado, querendo apenas chamar atenção.

De um jeito ou de outro deu pra rir. :-D


Fim do offtopic.
 

lakers00

Butcher of Blaviken
VIP
GOLD
Mensagens
9.974
Reações
9.779
Pontos
1.649
Achei isso no site da época, ajuda a entender como acontece:

foxjm9.jpg
 
Mensagens
27.298
Reações
4.727
Pontos
629
vi na tv uma reportagem sobre.. po, colocaram uma cenoura para ser o exemplo do dedo e a cenoura quebrou feio, senti ate um nervoso.
 

Eskrachos

Habitué da casa
Mensagens
839
Reações
62
Pontos
99
Processo na VW!! o problema que o povo continua comprando, e o pior, tirando onda que comprou carro novo!! Brasilzão mais ou menos!!!!
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.407
Pontos
2.599
kralho..meu pai tem um spacefox...sera q eh o mesmo esquema?
 

ravensoul

Habitué da casa
Mensagens
2.256
Reações
6
Pontos
71
Sobre o vídeo, os caras são totalmente sem noção... além do que, eles possuem a versão segura e a exportam pra Europa, por que a gente é esquecido?
 

Colt Malone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.836
Reações
69
Pontos
204
ravensoul;2746594 disse:
por que a gente é esquecido?

Por que nossas leis e fiscalização são frouxas e o consumidor não bota pressão nas empresas, fazendo vista grossa pra certos defeitos.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.242
Reações
46.776
Pontos
1.934
PQP vou avisar a minha amiga
ela tem um foz e não deve saber disso ai nao mano

negocio macabro
 

Armitage

Bam-bam-bam
Mensagens
6.158
Reações
14
Pontos
204
[karrepio]

Não sabia disso, que horrível. Se eu perdesse um dedo por causa de um carro, além de ter vergonha de contar como perdi, sentiria vergonha em deixar alguém olhar minha mão. Fora que a resposta deles alegando que é seguro é de doer os ovos. Merecem muitos processos, que sem vergonhice.

Aliás, versão européia é diferente?
c***lho, isso que é chamar os clientes brasileiros de lixo. [:grr]
Fiquei espantando realmente. Tanto pelo acidente, quanto pela desculpa, seguindo que a nossa versão é diferente. [kong]
Se foder, viu.. que fizessem uma argola menor, ou que tampasse o miolo dela, sei lá. Que lxo de carro
 

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.028
Reações
26.015
Pontos
899
Armitage;2749555 disse:
[karrepio]

Não sabia disso, que horrível. Se eu perdesse um dedo por causa de um carro, além de ter vergonha de contar como perdi, sentiria vergonha em deixar alguém olhar minha mão. Fora que a resposta deles alegando que é seguro é de doer os ovos. Merecem muitos processos, que sem vergonhice.

Aliás, versão européia é diferente?
c***lho, isso que é chamar os clientes brasileiros de lixo. [:grr]
Fiquei espantando realmente. Tanto pelo acidente, quanto pela desculpa, seguindo que a nossa versão é diferente. [kong]
Se foder, viu.. que fizessem uma argola menor, ou que tampasse o miolo dela, sei lá. Que lxo de carro

Poisé, soluções simples como essa que você citou já seria um grande avanço, mas o negócio aqui é culpar o cliente sempre. Impunidade é fogo o pior é que se existir queda nas vendas vai ser coisa de 2% no máximo.
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.212
Reações
3.589
Pontos
1.084
Volks fornece anel de borracha para evitar acidentes com o Fox

Peça adicional evita proprietário de colocar dedo em argola de metal.
Donos do veículo já podem agendar a instalação da peça nas concessionárias autorizadas.


A instalação de um anel de borracha é a solução escolhida pela Volkswagen para acabar com o problema envolvendo o rebatimento do banco traseiro do Fox. A fábrica disponibiliza a partir desta segunda-feira (11) na sua rede de concessionárias a instalação do anel de borracha envolvendo a argola - na qual muitos proprietários se machucaram gravemente ao rebater o banco (alguns chegaram a ter o dedo mutilado).

O anel de travamento de borracha será instalado no cabo de tração para destravamento do encosto do banco traseiro, cobrindo totalmente a argola de metal que fixa esse cabo.

De acordo com a fábrica, o anel será instalado apenas nos modelos com banco traseiro com ajuste longitudinal (ARS), nos quais o encosto é destravado com a ajuda da cinta.

Nos bancos que são destravados por meio de dois pinos localizados nas partes superiores direita e esquerda do encosto, a argola e a cinta não existem.

Segundo a Volkswagen, é segura a operação do sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox - que se constitui em afastar ou aproximar o encosto do assento traseiro para aumentar ou diminuir o tamanho do porta-malas - desde que sejam seguidas as instruções contidas no Manual do Proprietário. Com isso, a empresa ressalta que não se trata de "recall".

No site oficial da Volkswagen está disponibilizado um vídeo explicando detalhadamente o procedimento correto de rebatimento do banco do Fox.

http://g1.globo.com/Noticias/Carros...BORRACHA+PARA+EVITAR+ACIDENTES+COM+O+FOX.html

Se manifestaram. Não é muita coisa, mas já é alguma coisa.
 
Topo Fundo