O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fracasso do console = erro na data do lançamento? [+ lançamentos "intra-gerações"]

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Tava discutindo aqui sobre isso e resolvi criar esse tópico:

http://forum.outerspace.terra.com.b...-nunca-soltou-uma.387770/page-4#post-10917953

Confesso que eu precisaria pesquisar mais pra não cometer nenhuma gafe aqui, então 99% do que eu escrever é baseado no que sei / recordo.

Minha área acadêmica e profissional é o marketing, que aborda à exaustão ciclo de vida do produto e outras coisas relacionadas a cronologia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_de_vida_do_produto

Ciclo de vida do produto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto(desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ciclo de vida do produto
O modelo de ciclo de vida do produto (CVP) é a linha de produção de um produto ou marca. É a sua história completa através de suas fases de vendas: introdução, crescimento, madurez e declínio.1
Ele também é utilizado para a avaliação de uma forma de produto ou até mesmo uma marca de uma empresa em conjunto com a matriz BCG, o que não é considerado adequado dentro da teoria de marketing.[carece de fontes]
Quando se fala do ciclo de vida de um produto fala-se tanto, por exemplo, de aparelhos de fax, carruagens, fornos de microondas e discos de vinil quanto do sucesso ou fracasso de uma versão específica de um produto.
O ciclo de vida de um produto visa a olhar além das fronteiras da empresa, não se preocupando, necessariamente, com as competências da empresa avaliada. A questão seria (com um exemplo actual): quanto vale a pena investir (em pesquisas tecnológicas e em esforços de mercado) em fitas VHS? Através da análise do ciclo de vida do produto pode-se ter um forte auxílio para esta resposta.
Todo o negócio busca modos de aumentar suas receitas futuras, maximizando o lucro das vendas de produtos e serviços. O fluxo de caixa permite à empresa manter-se viável, investir em desenvolvimento de novos produtos e aumentar a sua equipa de colaboradores. Tudo para buscar adquirir participação de mercado adicional e tornar-se líder em sua indústria.
Um fluxo de caixa (receita) consistente e sustentável vindo das vendas dos produtos é crucial para qualquer investimento de longo prazo. A melhor forma de obter um fluxo de caixa contínuo e estável é com um produto "vaca leiteira" (ver Matriz BCG), um produto líder que tem uma grande participação de mercado em mercados maduros.
Os produtos têm ciclos de vida cada vez mais curtos e muitos produtos em indústrias maduras são revitalizados através da diferenciação e da segmentação do mercado.
Existem algumas ferramentas de software que ajudam a gerenciar o ciclo de vida de um produto

Vídeo game é só um entretenimento pra mim, jogo há muitos anos mas não tenho muito embasamento, o que não impede de tentar fazer algumas correlações entre marketing e vídeo games, como tantas que já fiz aqui.

Não gostou vai pro tópico de resolução ou de FPS :kgrr

Vou citar rapidamente 3 consoles que foram um fracasso: Atari Jaguar, Dreamcast e Wii U (este ainda respira sob aparelhos).

A coincidência? Todos foram lançados no que chamo de "intra-gerações".

Atari Jaguar, fraquíssimo tecnicamente, foi lançado em 93, exatamente na transição da geração 16bits pra 32bits, ou mais: dos pixels pros polígonos. Logo depois foi engolido pelo Saturn e PS1. 3DO padeceu também no meio do caminho, mas aí já vejo como maior problema o preço (semelhante ao que aconteceu com o Neo Geo) e não data de lançamento.

O Dreamcast, amados por tantos e odiado por outros tantos, foi lançado em 98, entre a geração 32 / 64 bits e a 128 bits. O N64 saiu relativamente tarde também, não foi a toa que não chegou perto do sucesso do PS1. Com o lançamento pré-maturo do console de Sega, deu ainda mais base pra Sony chegar estuprando com o PS2, já atuando em cima dos gaps deixados pelo Dreamcast.

O Wii U sofreu ainda mais por isso. Lançado 2 anos antes da "concorrência" (pra mim WiiU tecnicamente não concorre com PS4One), não foi o sucesso esperado, muito menos em comparação ao seu predecessor Wii.

Falando em Wii, que tinha a mesma defasagem em comparação ao PS360 que o WiiU tem em comparação ao PS4One, foi lançado praticamente junto com os consoles da Sony e MS: 2006 (X360 em 2005). Aliás, a 7ª geração foi a mais acirrada no que tange data de lançamento dos consoles correntes.

Mas claro que, como eu disse aí pra cima, o Wii U ainda tem uma sobrevida, pois está apenas com 2 anos de vida. Mas e quando o PS4One começar a colocar pra fora todas suas ferramentas (leia-se JOGOS + potencial técnico)?
A história nos mostra que consoles tecnologicamente mais complexos demoram muito a ter o ápice da curva de aprendizagem alcançada, enquanto os mais defasados chegam no seu auge em pouquíssimos anos.

EDIT:

Achei agora de noite esse gráfico.
Vejam Jaguar e Dreamcast "boiando" na geração corrente:

df33f6abac2132ea4cbb76dc377e922e.png



O gráfico ta desatualizado, mas o mesmo ocorre com o WiiU.

Tem ainda o Sega SG 1000, que não entra em definitivo na relação pois foi lançado em 81 (entre o boom do Atari 2600 de 77 e o boom do NES de 83) como versão de testes, seu lançamento real foi em 83. Mas esses 2 anos serviram pra Nintendo ter ainda mais informações na mão pra ser assertiva no lançamento do Nintendinho.

Mas sejamos justos: um console que foge à regra da minha teoria é o Mega Drive, que foi lançado em 89 e por muito tempo bateu de frente com o Snes, lançado em 91.
Ainda assim, em termos comerciais, Snes estuprou o Mega Drive, com 50kk de consoles vendidos contra 29kk do Mega Drive. Só não acho que nesse caso seja meramente uma questão de erro na data de lançamento, mas de outros inúmeros fatores, sendo o maior deles o "fator Nintendo" DA ÉPOCA.

Isso pra ficar somente nos consoles "menos obscuros" e que foram lançados com mais barulho, teria que me aprofundar mais pra ver se outros menos conhecidos também foram lançados intra-gerações.

A lição é: pra lançar um produto com tanta antecedência, tem que confiar DEMAIS no próprio taco, sob a certeza de que o produto realmente terá base pra segurar a concorrência, que ja chegará sabendo como o mercado recepcionou o produto lançado prematuramente.

E a perguntá é: esse papo de "Intra-geração" é coincidência ou realmente impactou no insucesso dos consoles mencionados?
 

Inari

Bam-bam-bam
Mensagens
1.706
Reações
3.203
Pontos
453
O povo ta acostumado com a geração e não quer subir meia geração... prefere esperar a true next gen.
 

_RZero_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.129
Reações
24.234
Pontos
753
Por um lado, é realmente complicado "pegar o bonde andando e querer sentar na janelinha"; Por outro, os 3 consoles citados têm vários pontos que contribuíram / contribuem para sua falta de sucesso comercial:

- O Jaguar era uma piada, se dizia 64bits mas na prática era um 24bits (algo entre o SNES e o PS1);
- O DC foi prejudicado pelas lambanças da Sega, ao queimar $$ e perder a confiança dos fãs da empresa, ao lançar vários add-ons para o Mega Drive e abandoná-los em favor do Saturn - que também foi abandonado logo em seguida - e ao emputecer várias grandes revendedoras dos EUA, ao resolverem lançar o console "na surpresa";
- Já o Wii U nada mais é que a continuação do desserviço que a Nintendo vem prestando à ela mesma e aos seus fãs desde o N64, ao mandar uma banana cada vez maior pras 3rd parties e achar que vai conseguir viver por toda a eternidade só de exclusivos.
Se a Nintendo não mudar essa postura (ou se não lançar um produto que caia no gosto dos casuais e gere rios de $$, como o Wii), há enormes chances de que a 9ª geração seja a última em que veremos um console de mesa da empresa.
 

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.706
Reações
4.142
Pontos
944
Não que o fator processamento não importe, claro que importa para os consumidores. Porém, não atribuo o fracasso do Jaguar, do Dreamcast e do Wii U, só por serem defasados ou inferiores aos hardwares da concorrência. O sucesso e o fracasso de um videogame, é um conjunto de fatores que vão além do poder de processamento. Lembre-se que o NES deu uma sova no Master System, e que o Playstation também arregaçou o N64.


O fracasso do Dreamcast, do Jaguar e do Wii U, foi bem como o Renato Zero relatou acima. A Sega apesar de ter bons títulos, vinha de uma lambança atrás da outra como relatado, e perdeu a confiança dos consumidores. Mais ou menos como vem acontecendo com a Nintendo (numa escala menor talvez), com a diferença, que as franquias da Nintendo tem MUITO peso e conseguem segura-la.

Quanto a Nintendo, o primeiro e maior erro dela, começou lá em 1996, quando prepotente, resolveu insistir nos cartuchos, ignorando o apelo das thirdies, que diziam que a pouca memória deles, limitavam suas criações, e fato limitavam. Daí todo mundo abraçou a Sony, novas franquias de sucesso como Resident Evil e Tomb Raider surgiram, e juntos com as thirdes, foram MUITOS consumidores. Esse efeito a Nintendo sente até hoje, pois a marca Playstation virou um monstro. Tivesse optado pelo cd's, a história poderia ter sido outra.
Com o Wii, ela deu uma dentro, conseguiu seduzir os consumidores de todos os tipos, com a proposta inovadora do controle, mesmo com hardware defasado tecnologicamente. E com a bola fora da Sony, que cobrava U$ 600 no PS3, o cenário parecia ideal para uma volta por cima. Porém, apesar das fortes vendas nos primeiros 2 anos, os hardcores foram perdendo o interesse, devido a Nintendo ter focado demais em software para casuais (e que contaminou as thirdies que queriam uma fatia desse público para si), e o público casual, que tanto deu lucro, migrou para os Ipads e Iphones, opções mais baratas e acessíveis. Mais uma vez, decisões erradas, fizeram os consumidores migrarem da Nintendo.

O PS4, é o sucesso que é pq:
- A Sony conseguiu preservar a confiança dos consumidores e das thirdies na marca Playstation.
- O hardware é mais potente que o da concorrência
- Recursos online tão bom quanto o XONE e muito superior ao Wii U. A Nintendo continua subestimando o poder da internet, e desagradando o consumidor, que gostaria de uma rede mais robusta.
- O PS4 custa U$ 50 dólares a mais que o Wii U e até pouco tempo, U$ 100 a menos que o XBOX ONE. Ótimo custo/benefício.
- As cabeçadas da Microsoft ao apresentar seu novo console com as questões sobre Kinect, retrocompatibilidade e preço deram um empurrãozinho.
- O departamento de marketing da Nintendo confundiu e continua confundindo alguns consumidores, que acham que o Wii U, é um acessório do Wii.
 

_RZero_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.129
Reações
24.234
Pontos
753
Uma coisa que me surpreendeu nesta gen foi a bola fora da MS.
Após ter roubado metade dos consumidores da Sony com o X360, eu podia jurar que a MS iria "bater o pau na mesa" e vir na "fúria do boi louco" pra enrabar a Sony na 8ª gen.
Chega a ser bizarro o modo como a MS meteu os pés pelas mãos.

Ainda assim, façamos os devidos elogios: ao menos a empresa foi rápida em assumir o erro e desistir daquelas pataquadas de always on, impossibilidade de troca / revenda de jogos, tee vee, etc²...
 

Fidid0

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
7.610
Reações
14.414
Pontos
953
Desses apenas o Jaguar e fracasso. Os outros dois sao muito bons.
 


Oflamer

Bam-bam-bam
Mensagens
6.615
Reações
3.292
Pontos
434
Tava discutindo aqui sobre isso e resolvi criar esse tópico:

http://forum.outerspace.terra.com.b...-nunca-soltou-uma.387770/page-4#post-10917953

Confesso que eu precisaria pesquisar mais pra não cometer nenhuma gafe aqui, então 99% do que eu escrever é baseado no que sei / recordo.

Minha área acadêmica e profissional é o marketing, que aborda à exaustão ciclo de vida do produto e outras coisas relacionadas a cronologia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_de_vida_do_produto

Ciclo de vida do produto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto(desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ciclo de vida do produto
O modelo de ciclo de vida do produto (CVP) é a linha de produção de um produto ou marca. É a sua história completa através de suas fases de vendas: introdução, crescimento, madurez e declínio.1
Ele também é utilizado para a avaliação de uma forma de produto ou até mesmo uma marca de uma empresa em conjunto com a matriz BCG, o que não é considerado adequado dentro da teoria de marketing.[carece de fontes]
Quando se fala do ciclo de vida de um produto fala-se tanto, por exemplo, de aparelhos de fax, carruagens, fornos de microondas e discos de vinil quanto do sucesso ou fracasso de uma versão específica de um produto.
O ciclo de vida de um produto visa a olhar além das fronteiras da empresa, não se preocupando, necessariamente, com as competências da empresa avaliada. A questão seria (com um exemplo actual): quanto vale a pena investir (em pesquisas tecnológicas e em esforços de mercado) em fitas VHS? Através da análise do ciclo de vida do produto pode-se ter um forte auxílio para esta resposta.
Todo o negócio busca modos de aumentar suas receitas futuras, maximizando o lucro das vendas de produtos e serviços. O fluxo de caixa permite à empresa manter-se viável, investir em desenvolvimento de novos produtos e aumentar a sua equipa de colaboradores. Tudo para buscar adquirir participação de mercado adicional e tornar-se líder em sua indústria.
Um fluxo de caixa (receita) consistente e sustentável vindo das vendas dos produtos é crucial para qualquer investimento de longo prazo. A melhor forma de obter um fluxo de caixa contínuo e estável é com um produto "vaca leiteira" (ver Matriz BCG), um produto líder que tem uma grande participação de mercado em mercados maduros.
Os produtos têm ciclos de vida cada vez mais curtos e muitos produtos em indústrias maduras são revitalizados através da diferenciação e da segmentação do mercado.
Existem algumas ferramentas de software que ajudam a gerenciar o ciclo de vida de um produto

Vídeo game é só um entretenimento pra mim, jogo há muitos anos mas não tenho muito embasamento, o que não impede de tentar fazer algumas correlações entre marketing e vídeo games, como tantas que já fiz aqui.

Não gostou vai pro tópico de resolução ou de FPS :kgrr

Vou citar rapidamente 3 consoles que foram um fracasso: Atari Jaguar, Dreamcast e Wii U (este ainda respira sob aparelhos).

A coincidência? Todos foram lançados no que chamo de "intra-gerações".

Atari Jaguar, fraquíssimo tecnicamente, foi lançado em 93, exatamente na transição da geração 16bits pra 32bits, ou mais: dos pixels pros polígonos. Logo depois foi engolido pelo Saturn e PS1. 3DO padeceu também no meio do caminho, mas aí já vejo como maior problema o preço (semelhante ao que aconteceu com o Neo Geo) e não data de lançamento.

O Dreamcast, amados por tantos e odiado por outros tantos, foi lançado em 98, entre a geração 32 / 64 bits e a 128 bits. O N64 saiu relativamente tarde também, não foi a toa que não chegou perto do sucesso do PS1. Com o lançamento pré-maturo do console de Sega, deu ainda mais base pra Sony chegar estuprando com o PS2, já atuando em cima dos gaps deixados pelo Dreamcast.

O Wii U sofreu ainda mais por isso. Lançado 2 anos antes da "concorrência" (pra mim WiiU tecnicamente não concorre com PS4One), não foi o sucesso esperado, muito menos em comparação ao seu predecessor Wii.

Falando em Wii, que tinha a mesma defasagem em comparação ao PS360 que o WiiU tem em comparação ao PS4One, foi lançado praticamente junto com os consoles da Sony e MS: 2006 (X360 em 2005). Aliás, a 7ª geração foi a mais acirrada no que tange data de lançamento dos consoles correntes.

Mas claro que, como eu disse aí pra cima, o Wii U ainda tem uma sobrevida, pois está apenas com 2 anos de vida. Mas e quando o PS4One começar a colocar pra fora todas suas ferramentas (leia-se JOGOS + potencial técnico)?
A história nos mostra que consoles tecnologicamente mais complexos demoram muito a ter o ápice da curva de aprendizagem alcançada, enquanto os mais defasados chegam no seu auge em pouquíssimos anos.

Tem ainda o Sega SG 1000, que não entra em definitivo na relação pois foi lançado em 81 (entre o boom do Atari 2600 de 77 e o boom do NES de 83) como versão de testes, seu lançamento real foi em 83. Mas esses 2 anos serviram pra Nintendo ter ainda mais informações na mão pra ser assertiva no lançamento do Nintendinho.

Mas sejamos justos: um console que foge à regra da minha teoria é o Mega Drive, que foi lançado em 89 e por muito tempo bateu de frente com o Snes, lançado em 91.
Ainda assim, em termos comerciais, Snes estuprou o Mega Drive, com 50kk de consoles vendidos contra 29kk do Mega Drive. Só não acho que nesse caso seja meramente uma questão de erro na data de lançamento, mas de outros inúmeros fatores, sendo o maior deles o "fator Nintendo" DA ÉPOCA.

Isso pra ficar somente nos consoles "menos obscuros" e que foram lançados com mais barulho, teria que me aprofundar mais pra ver se outros menos conhecidos também foram lançados intra-gerações.

A lição é: pra lançar um produto com tanta antecedência, tem que confiar DEMAIS no próprio taco, sob a certeza de que o produto realmente terá base pra segurar a concorrência, que ja chegará sabendo como o mercado recepcionou o produto lançado prematuramente.

E a perguntá é: esse papo de "Intra-geração" é coincidência ou realmente impactou no insucesso dos consoles mencionados?


Com toda certeza, "intra-geração" existe e é algo a ser considerado com muita atenção na indústria. A indústria acabou caminhando para um ciclo muito importante, até mesmo porque o seu produto principal, os jogos, possuem um ciclo de desenvolvimento cada vez mais sensível com o aumento dos custos e tempo necessários para produzir um jogo. Isso faz com que lançar um console "intra-geração" seja ainda mais complicado hoje, já que as publishers, pelos problemas financeiros enormes enfrentados nos últimos anos, precisam cada vez mais traçar um planejamento estratégico mais rígido para os próximos anos, definindo seu escopo e deixando menos espaço para improvisação.

As publishers, assim, são menos maleáveis hoje, e um console intra-geração tem uma grande dificuldade em se encaixar nos planos e diretrizes estratégicas já traçadas. Não é atoa que temos o X1 e o PS4 como consoles tão parecidos em praticamente todos os sentidos - nem Microsoft nem Sony queriam fugir do "esperado", do que as publishers previam, ser um produto fora do ciclo principal da indústria. Hoje em dia, um console intra-geração sofreria bastante justamente para entrar nesse ciclo, conseguir espaço no planejamento das publishers. E jogos são a alma da indústria, não os consoles. E cada vez mais, jogos third party AAA que concentram uma enorme fatia das vendas são o elemento principal.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
SEGA: Hardware poderoso do Saturn com processador de dar inveja mas recursos 3D falhos por não usar tecnologia triangular como era nos hardwares que estavam surgindo da época (vide também o PSX). Arquitetura de difícil programação, taxas cobradas eram maiores que da Sony, estreante no mercado.

NINTENDO: Prepotência ao lançar o N64, demorou 2 anos em relação à concorrência o que resultou no óbvio deslocamento dela e perdendo a liderança do campeonato, além de fatores técnicos conhecidos por todos.

Tirando talvez a MS, se qualquer outra empresa lançasse um console no período final da geração 16 bit e que fosse de uma boa arquitetura, se daria bem.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.876
Reações
230.182
Pontos
2.529
Eu vejo tudo por um lado simples: Jogos.

Os clientes precisam abraçar o videogame e sua proposta.

Ah, o ps4 não tem jogos e blablabla, mas o ps3 teve muitos bons jogos, e isso ajudou.

Ah, e o wii U não foi lançado dois anos antes.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Não é pela data de lançamento, e sim seu histórico e projeto que fizeram o fracasso.

Jaguar: Não era 64 bits e sim que usava um processador a parte se não me engano que era de 64 bits, o resto era 32-bits, e era uma m**** pra programar, resultando em jogos ruins.

3DO: Caro pro consumidor final (provavelmente graças aos royalties de apenas 1 dólar), não sei se era ruim pra programar e no final saíram poucos jogos bons.

Dreamcast: Atribuo 90% da culpa pelo Saturn, porque add on é marolinha pra fuder tão grande, tinha tudo pra dar certo, o máximo que tinha de errado seria o fato do disco ser apenas 1/1.2GB, mas na época nem DVD tinha direito e o Saturn foi um fracasso tão grande que a SEGA não tinha um console pro ocidente durante um ano e meio (morreu em abril de 98), deixou jogos memoráveis.
 

Rubro Negro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.358
Reações
13.873
Pontos
1.429
Eu vejo tudo por um lado simples: Jogos.

Os clientes precisam abraçar o videogame e sua proposta.

Ah, o ps4 não tem jogos e blablabla, mas o ps3 teve muitos bons jogos, e isso ajudou.

Ah, e o wii U não foi lançado dois anos antes.
Na minha opniao por mais que as franquias Nintendo sejam fodas,ta na hora da Nintendo rever sua proposta em muitos pontos,pq já está mais do que provado que suas franquias não garante o sucesso de um console.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.925
Reações
55.044
Pontos
1.839
Eu acho que esse mercado é muito particular pra se achar algum tipo de padrão. O padrão inter-gerações ser sinônimo de fracasso é um exemplo:
1 O jaguar foi um fracasso por causa do projeto todo, que ia do processador, passava pelo joystick incomum e finalizava na falta de jogos. O wiii tinha as mesmas características e foi um sucesso.

2 O dreamcast perdeu porque a SEGA estava com um antecessor que vendeu pouco, tinha uma máquina mais "faca" e ainda ia competir com o superaguardado PS2. O X360 tinha as mesmas características e foi um sucesso.

3 E o Wii U, bem, ele está em segundo, não? E a geração acabou de começar.

E os outros exemplos sempre tem características que ficam difíceis de comparar. O NeoGeo era mais uma plataforma de arcade que um console, o que fica bem questionável considerá-lo um fracasso. O N64 fracassou por ser em cartuchos. O 3DO era mais uma plataforma multimídia que foi lançada cedo demais e teria sido um sucesso se fosse menos ambicioso e caro.

Acho que o único momento que houve uma revolução entre gerações foi na transição 2D pra 3D. Consoles fracos em 3D morreram (jaguar, neo geo CD e 3DO) e os fortes ficaram (ps1, saturn e N64).
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.876
Reações
230.182
Pontos
2.529
Na minha opniao por mais que as franquias Nintendo sejam fodas,ta na hora da Nintendo rever sua proposta em muitos pontos,pq já está mais do que provado que suas franquias não garante o sucesso de um console.



Bom, eles ajudam no sucesso do console, não foi por acaso que mario kart vendeu 35 milhões, brain age vendeu 20, new mario 30 milhões e etc. Mas, concordo com o resto, está precisando mais do que isso.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
To simplesmente de boca aberta com a seriedade e QUALIDADE dos posts.

Ainda não tivemos discussão ista ou desrespeito com opinião alheia? :karrepio

Decretado feriado tetal!
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
O Dreamcast precisava de uns 30% a mais de poder e um DVD 4,5 pelo menos. Isso já garantiria uma maior quantidade de jogos multi com menos trabalho para as DEVs e consequentemente menor custo na conversão.

Acho que o Dreamcast se encaixa bem no título desse tópico.
 

Rubro Negro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.358
Reações
13.873
Pontos
1.429
Eu acho que esse mercado é muito particular pra se achar algum tipo de padrão. O padrão inter-gerações ser sinônimo de fracasso é um exemplo:
1 O jaguar foi um fracasso por causa do projeto todo, que ia do processador, passava pelo joystick incomum e finalizava na falta de jogos. O wiii tinha as mesmas características e foi um sucesso.

2 O dreamcast perdeu porque a SEGA estava com um antecessor que vendeu pouco, tinha uma máquina mais "faca" e ainda ia competir com o superaguardado PS2. O X360 tinha as mesmas características e foi um sucesso.

3 E o Wii U, bem, ele está em segundo, não? E a geração acabou de começar.

E os outros exemplos sempre tem características que ficam difíceis de comparar. O NeoGeo era mais uma plataforma de arcade que um console, o que fica bem questionável considerá-lo um fracasso. O N64 fracassou por ser em cartuchos. O 3DO era mais uma plataforma multimídia que foi lançada cedo demais e teria sido um sucesso se fosse menos ambicioso e caro.

Acho que o único momento que houve uma revolução entre gerações foi na transição 2D pra 3D. Consoles fracos em 3D morreram (jaguar, neo geo CD e 3DO) e os fortes ficaram (ps1, saturn e N64).
Estava um ano sozinho no mercado e se não fazer algo a Nintendo perde pro Xone logo logo.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
O Dreamcast precisava de uns 30% a mais de poder e um DVD 4,5 pelo menos. Isso já garantiria uma maior quantidade de jogos multi com menos trabalho para as DEVs e consequentemente menor custo na conversão.


:kpensa

Esse é exatamente o paradigma da discussão: será que o aumento das especs do console supririam os riscos de um lançamento com tanta antecedência?

Será que o problema do DC foi realmente o menor processamento?

Como tu mesmo disse, mais poder atrairia mais DEVs, mas por outro lado, além de encarecer o console, 35% a mais de poder (ou até com mais poder que o PS2) não salvaria o erro de um lançamento prematuro, e porque não, desesperado. Sem contar o fato que a concorrência poderia aumentar seu poder de processamento, com uma margem superior de specs.
 

Rubro Negro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.358
Reações
13.873
Pontos
1.429
Bom, eles ajudam no sucesso do console, não foi por acaso que mario kart vendeu 35 milhões, brain age vendeu 20, new mario 30 milhões e etc. Mas, concordo com o resto, está precisando mais do que isso.
Claro a ajudam,agora não adianta querer achar q vai vender horrores de consoles apenas com esses jogos,MK 8 ficou muito aquém em termos de venda de hardware e nenhum deles ajudou o 64,cube e agora o Wiiu a vender como a Nintendo e muitos achavam.Ver a Nintendo novamente vendendo até menos que o cube e muito ruim para o mercado como um todo.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.876
Reações
230.182
Pontos
2.529
Claro a ajudam,agora não adianta querer achar q vai vender horrores de consoles apenas com esses jogos,MK 8 ficou muito aquém em termos de venda de hardware e nenhum deles ajudou o 64,cube e agora o Wiiu a vender como a Nintendo e muitos achavam.Ver a Nintendo novamente vendendo até menos que o cube e muito ruim para o mercado como um todo.



Ajudar ajudou sim, dobrou as vendas em todos os lugares, sem contar o longo prazo, né.
E tipo, n64 vendeu uns 25 milhões, número ruim para a época, mas não foi fracasso total, e quem acabou ajudando foram os jogos da Nintendo. O problema é que precisa das thirds também.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
E os outros exemplos sempre tem características que ficam difíceis de comparar. O NeoGeo era mais uma plataforma de arcade que um console, o que fica bem questionável considerá-lo um fracasso. O N64 fracassou por ser em cartuchos. O 3DO era mais uma plataforma multimídia que foi lançada cedo demais e teria sido um sucesso se fosse menos ambicioso e caro.


Como eu disse no texto principal, não coloquei Neo Geo, N64 e 3DO como vítimas do lançamento intra-gerações.

Mas acho os casos do 3DO e Neo Geo extramente semelhantes entre si: lançaram algo extremamente potente antes do que o mercado estava preparado pra receber. Em suma: lançaram consoles anos luz a frente da concorrência mas bizarros de caros, a iniciar pelo fato um cartucho de Neo Geo custar, NA ÉPOCA, A BAGATELA DE 150 DOLETAS, DISSO PRA MAIS :karrepio

É um outro tipo de erro, mas continua sendo um erro mercadológico.
E sim, foram um fracasso, tendo em vista que tiveram vendas irrisórias.

EDIT: veja os preços do Neo Geo e 3DO

consolechart1.png


Quanto ao N64, certamente, o erro mais impactante foi utilizar cartuchos. Mas não só isso: foi a partir daí que a Nintendo, pautada em intransigência e teimosia, passou a confiar ainda mais (e depender) de suas franquias mega ltra fucking geniais, Mario, Zelda e DK like. Mas até então ela disputava o mercado apenas com a Sega, depois veio a Sony e pra piorar a MS.
Em suma, não consideraram o médio / longo prazo, QUE É HOJE.
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
:kpensa

Esse é exatamente o paradigma da discussão: será que o aumento das especs do console supririam os riscos de um lançamento com tanta antecedência?

Será que o problema do DC foi realmente o menor processamento?

Como tu mesmo disse, mais poder atrairia mais DEVs, mas por outro lado, além de encarecer o console, 35% a mais de poder (ou até com mais poder que o PS2) não salvaria o erro de um lançamento prematuro, e porque não, desesperado. Sem contar o fato que a concorrência poderia aumentar seu poder de processamento, com uma margem superior de specs.

Estamos falando a mesma língua. Um adiamento no lançamento de uns 6 meses ou 1 ano seria tempo hábil para dar um upgrade nele o que o deixaria no timing certo. Esses 30% poderia ser alcançados com um overclock no FSB com as devidas alterações no projeto para suportar o clock extra da cpu de 200Mhz para 266mhz, memórias PC100 para PC133, vídeo de 100mhz para 133mhz. Manter o suporte ao Saturn também seria vital.

Sega Saturn nos EUA também saiu um pouco antes. Mas aqui acho que foi um lançamento bizonho mesmo, não teve problema no timing. Não teve foi console no próprio lançamento :lolwtf
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Estamos falando a mesma língua. Um adiamento no lançamento de uns 6 meses ou 1 ano seria tempo hábil para dar um upgrade nele o que o deixaria no timing certo. Esses 30% poderia ser alcançados com um overclock no FSB com as devidas alterações no projeto para suportar o clock extra da cpu de 200Mhz para 266mhz, memórias PC100 para PC133, vídeo de 100mhz para 133mhz. Manter o suporte ao Saturn também seria vital.

Sega Saturn nos EUA também saiu um pouco antes. Mas aqui acho que foi um lançamento bizonho mesmo, não teve problema no timing. Não teve foi console no próprio lançamento :lolwtf


Ba eu lembro de não ter console :facepalm
Manketing da Sega extremamente bizonho.

Acreditem, ou melhor, pesquisem: o erro de leitura do mercado é principal causa pra quebrar uma empresa ou fazer com que um produto não dê certo. Logo, o culpado é o responsável pelo marketing.

O marketing, MUITO RESUMIDAMENTE, é baseado nos "4Ps" (só googlear).
Eu acho um conceito ultrapassado, mas não deixa de ser aplicável.

exemplo-4-Ps.png

Trazendo isso pro Dreamcast:

Produto: como tu mostrou, nasceu defasado.
Preço: nada exorbitante, mas lembro que era caro pra época.
Praça: envolve logística. Inacreditável não ter console disponível no lançamento.
Promoção: não lembro em detalhes, mas que eu me lembre o console não foi bem divulgado.
 

High_Voltage

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.655
Reações
7.093
Pontos
544
Eu já pensei nisso também, mas existe a possibilidade de ser o contrário. Quando o Xbox 360 saiu lembro que muita gente reclamou que a Microsoft estava adiantando a geração. Como ele fez muito sucesso, a Sony teve que correr atrás e lançar o PS3 rapidamente. Se o 360 não tivesse sido bem sucedido, talvez a Sony teria demorado mais a lançar seu console e o Xbox seria também considerado um "intra-geração". Da mesma forma, se o Dreamcast fosse um sucesso estrondoso, a Sony e a Nintendo teriam que correr pra lançar seus consoles e ele não seria considerado intra-geração.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Eu já pensei nisso também, mas existe a possibilidade de ser o contrário. Quando o Xbox 360 saiu lembro que muita gente reclamou que a Microsoft estava adiantando a geração. Como ele fez muito sucesso, a Sony teve que correr atrás e lançar o PS3 rapidamente. Se o 360 não tivesse sido bem sucedido, talvez a Sony teria demorado mais a lançar seu console e o Xbox seria também considerado um "intra-geração". Da mesma forma, se o Dreamcast fosse um sucesso estrondoso, a Sony e a Nintendo teriam que correr pra lançar seus consoles e ele não seria considerado intra-geração.


Isso é verdade, mas historicamente, não tem nenhum caso que um console lançamento prematuramente tenha dominado uma geração.
O próprio 360 é um exemplo disso, mas não chegou a ser um fracasso como Jaguar, Dreamcast e, quiçá (ainda é cedo) WiiU.
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
O Megadrive é outro exemplo de console que saiu antes do tempo, mas nesse caso deu certo assim como o X360. Talvez o real problema não seja exatamente o timing.
 

Rubro Negro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.358
Reações
13.873
Pontos
1.429
Ajudar ajudou sim, dobrou as vendas em todos os lugares, sem contar o longo prazo, né.
E tipo, n64 vendeu uns 25 milhões, número ruim para a época, mas não foi fracasso total, e quem acabou ajudando foram os jogos da Nintendo. O problema é que precisa das thirds também.
O jogo em si merece vender muito mesmo,mais sim teve o efeito nas vendas,mais o foda e será que vai fazer isso todos os mrsrs
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.876
Reações
230.182
Pontos
2.529
O jogo em si merece vender muito mesmo,mais sim teve o efeito nas vendas,mais o foda e será que vai fazer isso todos os mrsrs



Só lançando jogos e mais jogos para vermos a consequências. Mas, acredito que se forem lançados, veremos o Wii U com uma base boa no final.

Aconteceu com o 3ds, com o ps3 e com o próprio wii, que não começou bem.
 

High_Voltage

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.655
Reações
7.093
Pontos
544
Isso é verdade, mas historicamente, não tem nenhum caso que um console lançamento prematuramente tenha dominado uma geração.
O próprio 360 é um exemplo disso, mas não chegou a ser um fracasso como Jaguar, Dreamcast e, quiçá (ainda é cedo) WiiU.
Mas se vc for analisar onde o 360 perdeu não tem nada a ver com o fato de der estreado a geração. Ele enfrentou o atípico Wii (um sucesso desse tipo é bem difícil de acontecer) e se tivesse força no Japão talvez tivesse vencido o PS3, mas isso independe de ter lançado antes ou não.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Mas se vc for analisar onde o 360 perdeu não tem nada a ver com o fato de der estreado a geração. Ele enfrentou o atípico Wii (um sucesso desse tipo é bem difícil de acontecer) e se tivesse força no Japão talvez tivesse vencido o PS3, mas isso independe de ter lançado antes ou não.

Mas é justamente o que penso: a "perda" do 360 nada tem a ver com ser o caçula da gen...


Apenas respondi esse teu post:

Eu já pensei nisso também, mas existe a possibilidade de ser o contrário. Quando o Xbox 360 saiu lembro que muita gente reclamou que a Microsoft estava adiantando a geração. Como ele fez muito sucesso, a Sony teve que correr atrás e lançar o PS3 rapidamente. Se o 360 não tivesse sido bem sucedido, talvez a Sony teria demorado mais a lançar seu console e o Xbox seria também considerado um "intra-geração". Da mesma forma, se o Dreamcast fosse um sucesso estrondoso, a Sony e a Nintendo teriam que correr pra lançar seus consoles e ele não seria considerado intra-geração.
 

Rubro Negro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.358
Reações
13.873
Pontos
1.429
Só lançando jogos e mais jogos para vermos a consequências. Mas, acredito que se forem lançados, veremos o Wii U com uma base boa no final.

Aconteceu com o 3ds, com o ps3 e com o próprio wii, que não começou bem.
Tomara,mais vc acha que passa o cube?
 
Topo Fundo