O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Free Kick - jogo em unity baseado em batidas de falta

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Reações
50.121
Pontos
903
eai

depois de algumas brincadas com unity e alguns cursos que realizei na Alura e acompanhando um indiano no youtube, decidi me desafiar e criar um jogo de futebol onde o único objetivo é bater faltas.

porque batida de faltas? porque sim!
sempre fui meio fissurado por isso, jogava muito o modo treino no Winning Eleven e ficava tentando bater de vários lugares e jeitos diferentes. tambem tinha um jogo em flash na época da escola (2007 ou 2008) que eu jogava que era bem simples mas tinha uma boa fisica com curvas, vento, força e tal.
fora que o desafio da física vai ser interessante.

vai ser um desafio e tanto, não sou programador nem nada, mas quero tentar.

não tenho nenhuma ambição de publicar esse jogo, nem ficar milionário com isso, é apenas por pura e simples diversão / curiosidade.

objetivos:
1772927863530.png

Logo do jogo, em breve nas melhores lojas???? quem sabe!!

1775070410103.png

Ultima Edição:

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Reações
50.121
Pontos
903
consegui implementar uma física de chute, força (tempo de botão pressionado), seta para direção, força constante que empurra a bola durante a trajetória (vento) e colisores para a barreira e para o gol.

resultado:
Gravando-2026-02-26-092246.gif

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Reações
50.121
Pontos
903
acabei de fazer a mira poder ser movida em todas as direções, ta mais real a batida conforme a posição que pega na bola:

batida na bola com mira.gif

tambem fiz um medidor de força do chute:

medidor de força.gif

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Reações
50.121
Pontos
903
Que foda, parabéns e olha tem tudo pra ser sucesso viu.
E parece que na GDC agora em Março a Unity vai lançar uma IA integrada ao motor gráfico,talvez isso ajude nos sprites.
Valeu

Vou tentar fazer os sprites na mão, só não sei se faço em 2D mesmo como pixel art, ou se tento fazer um 3D low poly Tipo winning eleven de PS1.

Sprite 2D eu até sei por onde começar, mas 3D não faço a menor ideia de como fazer. Vou me desafiar.

Tokyo Blade

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
6.480
Pontos
944
Valeu

Vou tentar fazer os sprites na mão, só não sei se faço em 2D mesmo como pixel art, ou se tento fazer um 3D low poly Tipo winning eleven de PS1.

Sprite 2D eu até sei por onde começar, mas 3D não faço a menor ideia de como fazer. Vou me desafiar.
Usa o chatGPT e cria um sprites pra vc ter ideia,claro ai se vc quiser vc faz manualmente,mas ai vc tem um norte em fazer manualmente, eu justamente essa semana estou fazendo assets de um jogo de Shmup e usando o GODOT pra dar vida a ele.
ai vc sobre os formatos de pixel quanto maior melhor qualidade ,eu estou usando 256x256 pra naves e inimigos e cenários em 128x128 ,eu usei o Claude pra ajudar na criação e paletas de cores que eu queria os pixels.

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Reações
50.121
Pontos
903
Usa o chatGPT e cria um sprites pra vc ter ideia,claro ai se vc quiser vc faz manualmente,mas ai vc tem um norte em fazer manualmente, eu justamente essa semana estou fazendo assets de um jogo de Shmup e usando o GODOT pra dar vida a ele.
ai vc sobre os formatos de pixel quanto maior melhor qualidade ,eu estou usando 256x256 pra naves e inimigos e cenários em 128x128 ,eu usei o Claude pra ajudar na criação e paletas de cores que eu queria os pixels.
Boa ideia, já é um bom ponto de partida.

Tokyo Blade

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
6.480
Pontos
944
Boa ideia, já é um bom ponto de partida.
Pede pro Claude que vc quer todos os prompts de imagens com "transparent background",pois ai fica só a imagem pra vc editar em outro software como Pixelorama,mas pode tambem abrir a imagem que vc gostou e mandar gerar a mesma imagem mantendo toda arte gerada sem alterar isso ,mas com movimento X Ou Y e olha como e jogo de futebol,vc pode pegar uma imagem de movimento aleatoria no google mesmo e jogar dentro do chat da imagem criada la e pedir pr afazer ela agora com aquele movimento da imagem enviada.

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Reações
50.121
Pontos
903
Pede pro Claude que vc quer todos os prompts de imagens com "transparent background",pois ai fica só a imagem pra vc editar em outro software como Pixelorama,mas pode tambem abrir a imagem que vc gostou e mandar gerar a mesma imagem mantendo toda arte gerada sem alterar isso ,mas com movimento X Ou Y e olha como e jogo de futebol,vc pode pegar uma imagem de movimento aleatoria no google mesmo e jogar dentro do chat da imagem criada la e pedir pr afazer ela agora com aquele movimento da imagem enviada.
caraca você já deve manjar muito de todo o processo.

tomei uma decisão, já que to fazendo isso como aprendizado, vou pelo caminho mais dificil, vou pegar essas referencias do winning eleven do PS1 e reproduzir no Blender (nunca mexi no Blender kkkk)

Captura de tela 2026-02-26 211335.png
OIP.jpeg

achei um tutorial de um gringo ensinando a criar usando imagem como referencia:
Captura de tela 2026-02-26 211424.png

Tokyo Blade

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
6.480
Pontos
944
caraca você já deve manjar muito de todo o processo.
Manjo nada, tudo que te passei eu aprendo com as IAs, ai não só acabo pedindo algo, mas também eu pergunto porque aquilo, como era feito, etc, ai vou absorvendo isso fácil, pois é um hobby, pelo menos levo isso por hora, está eu e um amigo fazendo os jogos, tiramos um dia da semana pra se dedicar a aprender e colocar a mão na massa e está sendo muito maneiro de fazer isso.

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Reações
50.121
Pontos
903
Manjo nada, tudo que te passei eu aprendo com as IAs, ai não só acabo pedindo algo, mas também eu pergunto porque aquilo, como era feito, etc, ai vou absorvendo isso fácil, pois é um hobby, pelo menos levo isso por hora, está eu e um amigo fazendo os jogos, tiramos um dia da semana pra se dedicar a aprender e colocar a mão na massa e está sendo muito maneiro de fazer isso.
eu fiz basicamente a mesma coisa hoje, tirei o dia pra vagabundar no trabalho e por a mão na massa, usei o gemini pro como consultor o dia todos kkkk

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Reações
39.595
Pontos
1.053
Acompanhando o processo aqui, uma dúvida, os cursos da alura são bons ? Já pensei em fazer algo lá

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Reações
50.121
Pontos
903
Acompanhando o processo aqui, uma dúvida, os cursos da alura são bons ? Já pensei em fazer algo lá
Faz uns 3 anos que comprei, peguei na promoção de Black Friday e saiu por menos da metade do preço na época.

Tem curso de tudo, na maioria são bons, mas como é um negócio muito solto aí não serviu pra mim.

Eu aprendi mais vendo uma série de um indiano no YouTube ensinando o passo a passo criando um jogo na prática em unity. Sinceramente eu não assinaria de novo não.

Fora que hoje em dia tem IA, nesse meu aprendizado aqui eu pergunto muita coisa e avanço só com ajuda da IA.

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Reações
50.121
Pontos
903
achei esse boneco que eu fiz horroroso até pra um teste, dai olhei no proprio Mixamo da Adobe e tem umas opções de boneco 3D pronto pra baixar lá, já vem até com o esqueleto da animação por dentro.... e não é que tinha até um jogador de futebol????

1772927093676.png

como ele é muito definido e tem muito polígono to usando a ferramenta Decimate do Blender pra diminuir os polígonos e simplificar os traços.

1772927188959.png

esse boneco vai ser o meu dummy pra testar tudo na Unity.

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Reações
50.121
Pontos
903
isso aqui é um desafio pra mim mesmo, e acabei me surpreendendo com o meu avanço, achei que nunca ia passar da parte de viabilizar a física do jogo, então decidi dar uma pensada e coloquei alguns objetivos, fiz um mapa mental do estilo e coisas que eu gostaria no jogo final.

Se eu vou conseguir eu não sei, mas até onde eu avaliei creio que não seja lá muito difícil de implementar essas coisas.

1772927838697.png

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Reações
50.121
Pontos
903
mais uma coisa que eu acharia se legal se conseguisse fazer, ao escolher o batedor você poderá escolher entre duas versões dele, por exemplo: escolhi o Ronaldinho ai posso escolher versão A (uniforme parecido com o Barcelona) ou B (parecido com o Milan). com uniformes icônicos da época em que eles jogaram no time.

acho que vou fechar nesses aqui por enquanto:

Beckham, Juninho Pernambucano, Roberto Carlos, Rogério Ceni, Ronaldinho e Zico.

depois eu vejo em que modo de jogo seria essa seleção, só achei que seria uma coisa legal de implementar.

1772995474452.png

zemaria_vampirao

Bam-bam-bam
Reações
8.723
Pontos
353
mais uma coisa que eu acharia se legal se conseguisse fazer, ao escolher o batedor você poderá escolher entre duas versões dele, por exemplo: escolhi o Ronaldinho ai posso escolher versão A (uniforme parecido com o Barcelona) ou B (parecido com o Milan). com uniformes icônicos da época em que eles jogaram no time.

acho que vou fechar nesses aqui por enquanto:

Beckham, Juninho Pernambucano, Roberto Carlos, Rogério Ceni, Ronaldinho e Zico.

depois eu vejo em que modo de jogo seria essa seleção, só achei que seria uma coisa legal de implementar.

Visualizar anexo 493533

Dá um ar de modo legends, né?

Ten aqueles sites de fifa/pes kit creator, já viu?

zemaria_vampirao

Bam-bam-bam
Reações
8.723
Pontos
353

Pessoal que gosta de criar um time único pra jogar os fut de hoje, utilizam esses sites para criação de uniformes.

Tem algumas opções ali que podem ajudar, acho.

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Reações
50.121
Pontos
903

Pessoal que gosta de criar um time único pra jogar os fut de hoje, utilizam esses sites para criação de uniformes.

Tem algumas opções ali que podem ajudar, acho.
Que legal, nunca tinha visto. Lembrei do tempo que eu gastava umas horas no modo edição do Winning Eleven.

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Reações
50.121
Pontos
903
continuando o projeto depois de um tempo doente, achei uma m**** esse visual de textura em baixa definição com modelo 3D bem definido, não quero ir por esse caminho.

1774296557915.png

vou fazer uma mescla, o jogo vai continuar sendo 3D com toda a fisica da bola e tal, mas os jogadores (batedor, goleiro, e outros) serão um sprite 2D, vou tentar fazer uma animação em pixel art na mão mesmo. ta saindo a batida de falta:

Captura de tela 2026-03-23 171006.pngCaptura de tela 2026-03-23 171018.pngCaptura de tela 2026-03-23 171028.png

vai dar mais trabalho, só pra batida de falta eu calculei uns 15 frames (15 desenhos diferentes), mas acho que pro meu objetivo e estilo de jogo vai fazer mais sentido.

Topo Fundo