Essa opção não aparece pra mim no painel de controle da NVidia. Só aparece "Taxa mámina de quadros" e "Taxa de atualização preferida".
Os drivers mais recentes possuem essa opção. Talvez precise atualizar.
Ideal para quem possui Freesync/Gsync é desabilitar o Vsync e habilitar o Sincronização Rápida/Fast Sync no Painel de Controle da nVidia. Para quem tem AMD, tentar a sorte com o Enhanced Sync, que infelizmente não chega aos pés do Fast Sync da nVidia.
Assim você vai ter o melhor dos mundos. Até 144Hz o Freesync vai funcionar e se passar disso, o Fast Sync da nVidia vai lidar com os quadros a mais de uma forma que gere o mínimo de input lag, não tenha tearing e ainda assim você tenha esses quadros a mais que vão te dar vantagem competitiva ou, no mínimo, ainda mais suavidade de movimentos.
Vsync sempre vai adicionar no mínimo o dobro (em certos casos triplica) de input lag. Usando mouse e teclado é totalmente perceptível e incômodo, especialmente pra quem tá acostumado a jogar jogos competitivos. Deve ser evitado a todo e qualquer custo.
Agora, se por ventura você precisar ligar o Vsync por alguma razão (em alguns jogos o Fast Sync da nVidia não funciona adequadamente), tente ligar SEMPRE pelo driver, nunca pelo jogo. Isso reduz o input lag acrescido em até 20% a 25%. E isto aqui só funciona com nVidia. Para AMD somente jogos OpenGL que essa opção no painel do driver faz alguma coisa. E, claro, nem sempre funciona o Vsync ativado pelo driver. Mas preferencialmente deve-se tentar por ali caso seja a única forma disponível.
Isso tudo que tô falando aqui são testes comprovados feito pelo pessoal engajado com isso. Esse cara aqui é uma autoridade no assunto:
(1) Battle(non)sense - YouTube
Nessa faixa de quadros é realmente quase impossível observar tearing. Isso em monitores até 75Hz. Não sei se para 144Hz funciona assim também, mas pelo seu relato parece manter. Legal!
O pessoal do Blur Busters não recomenda o uso do FreeSync + Fast Sync.
Mas como tenho dois monitores aqui, um de 144Hz e um de 240Hz, afirmo que 144Hz você ainda percebe tearing, com 240Hz não. Não sei se em 165Hz ainda tem tearing, nos casos de alguns monitores de 144Hz que possuem overclock.
Mas uma coisa te dou 100% de certeza é que os jogos ficam mais fluidos em [240Hz FreeSync], mesmo jogando com o mesmo framerate que jogava em uma tela [144Hz FreeSync].
Para ser compatível é aquilo de sempre.
Direct X 7+ (no mínimo, para jogos mais antigos tem que usar wrapper)
OpenGL (qualquer jogo lançado após Counter-Srike 1.6)
Vulkan
Emuladores são compatíveis porque usam dessas APIs acima citadas. Mas mesmo que não ative na hora, precisa usar o NVIDIA Inspector para tentar forçar a compatibilidade manualmente.
A melhor config é essa:
Nvidia Control Panel Settings:
- Set up G-SYNC > Enable G-SYNC, G-SYNC Compatible > Enable for full screen mode.
- Manage 3D settings > Vertical sync > On (Why?).
In-game Settings:
- Use “Fullscreen” or “Exclusive Fullscreen” mode (some games do not offer this option, or label borderless windowed as fullscreen).
- Disable all available “Vertical Sync,” “V-SYNC,” “Double Buffer,” and “Triple Buffer” options.
- If an in-game or config file FPS limiter is available, and framerate exceeds refresh rate:
Set (a minimum of) 3 FPS limit below display’s maximum refresh rate (57 FPS @60Hz, 97 FPS @100Hz, 117 FPS @120Hz, 141 FPS @144Hz, etc).
RTSS Settings:
- If an in-game or config file FPS limiter is not available and framerate exceeds refresh rate:
Set (a minimum of) 3 FPS limit below display’s maximum refresh rate (see G-SYNC 101: External FPS Limiters HOWTO).
OR
Nvidia “Max Frame Rate” Settings*:
*Introduced in Nvidia driver version 441.87
- If an in-game or config file FPS limiter is not available and framerate exceeds refresh rate:
Set “Max Frame Rate” to “On,” and adjust slider to (a minimum of) 3 FPS limit below display’s maximum refresh rate.
Só por no driver e não precisa fazer mais nada. E se apresentar algum tipo de flickering então só trocando o monitor
São recomendações gerais, não precisa levar a ferro e fogo.
Pois há muitas variáveis como:
-Hardware (nunca atingirá o framerate alvo do refresh rate por falta de potência.)
-Software (Jogos limitados a 30 ou 60fps devido à engine utilizada ou má programação como Dark Souls 1 dos PC.)
-Emulação (A maior parte dos jogos foi pensada para telas de 60Hz)
Um exemplo, são os jogos de luta, você vai configurar para o refresh rate máximo, mas não vai conseguir rodar em mais do que 60fps (Street Fighter V).
Baseado nessas variáveis acima, ninguém compraria um monitor de 75Hz, quanto mais um de 144Hz. Mas com FreeSync, você pode tirar proveito em todos esses jogos.
Monitor de 144Hz comum é uma coisa, Monitor de 144Hz com FreeSync é outra. Com um monitor de 144Hz comum você ainda enfrentaria problemas de framepacing causados pela diferença entre o Framerate e o Refresh Rate, pois um monitor comum exige que você tenha o framerate igual ou múltiplo dele.
50Hz = 12.5fps, 25fps e 50fps
75Hz = 37.5fps e 75fps
60Hz = 15fps, 20fps, 30fps e 60fps
144Hz = 18fps, 36fps, 72fps e 144fps
Monitor de 144Hz FreeSync, só precisa estar no range.
Caso o monitor não tenha LFC, ele poderia ficar no mínimo em 48fps e no máximo 144fps, assim que ele caísse para 47fps ele já desabilitaria o FreeSync.
Mas como todos os monitores de 144Hz FreeSync possuem LFC então...
O framerate pode ficar no mínimo 18fps (aproximadamente) e no máximo 144fps, assim que ele caísse para 17fps ele já desabilitaria o FreeSync.
Ai vai depender da qualidade do monitor, mas raramente sai monitor ruim hoje em dia, pelo menos o teste básico eles fazem, a questão dos artefatos varia de acordo com o painel utilizado seja, TN, IPS ou VA e as calibrações de imagem feitas em cada um.