O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Freesync 144hz+ Vsync On ou Off in game?

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.950
Reações
3.103
Pontos
1.239
Galera, tenho um ASUS XG32VQ que é Freesync 144hz porem com uma placa nvidia (1070). Já habilitei o GSYNC pelo painel da NVIDIA e está tudo configurado.

Minha dúvida é em relação ao famoso VSYNC ON ou OFF, pois muitas pessoas falam para sempre deixar OFF in game e deixar ligado via nvidia control painel e travar os FPS sempre 3 abaixo da maxima rate do monitor, no meu caso 141hz e tem pessoas insistem em dizer que precisa estar ligado o VSYNC dentro do jogo, qual a configuração correta?
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Eu deixo OFF, qualquer coisa abaixo de 144fps vai ter vsync e quando você passar dos 144 o vsync desliga, screen tearing é menos perceptível a 144hz devido à frequência alta de frames, eu sou bastante sensível a tearing e mal noto problemas jogando, muito raro, nem chega a incomodar enquanto em 60hz é horrível.

Se for um game que sua placa não consiga rodar acima dos 144fps você vai estar basicamente com vsync, porém com maior responsividade, se você absolutamente não quiser lidar com torn frames você pode limitar o fps no driver da nvidia para 144 e deixar o vsync off.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.950
Reações
3.103
Pontos
1.239
Eu deixo OFF, qualquer coisa abaixo de 144fps vai ter vsync e quando você passar dos 144 o vsync desliga, screen tearing é menos perceptível a 144hz devido à frequência alta de frames, eu sou bastante sensível a tearing e mal noto problemas jogando, muito raro, nem chega a incomodar enquanto em 60hz é horrível.

Se for um game que sua placa não consiga rodar acima dos 144fps você vai estar basicamente com vsync, porém com maior responsividade, se você absolutamente não quiser lidar com torn frames você pode limitar o fps no driver da nvidia para 144 e deixar o vsync off.

Acho que entendi, preciso deixar o vsync OFF in game, mas no painel de controle da nvidia preciso habilitar algo?

Esse lock de FPS alguns games vem com a opção embutida, mas não todos, eu consigo travar em 141 para todos os games no painel da nvidia? Nem consigo rodar games 144hz hoje em dia e se rodasse estaria perfeito, nem preciso de mais, se eu conseguisse travar todos os games em 141hz estaria show!
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.504
Reações
35.239
Pontos
1.053
Em 144Hz ainda é recomendado deixar ligado pois ainda é perceptível o tearing nessa frequência.

Fora que um jogo rodando em 60fps faz o monitor variar de 120-144hz (só ligar o contador do refresh rate para confirmar o que eu disse) causando um tearing leve em alguns jogos. Mas você só terá o input lag do V-Sync quando atingir os 144fps.

V-SYNC ON no Driver.
V-SYNC OFF no Jogo.
---------------------------------------------------------------
Outras configs recomendadas do driver:

Modo gerenciamento de energia: Preferência por desempenho máximo
Taxa máxima de quadros: 141fps (para monitor de 144) e 237fps (para monitor de 240)
Taxa de atualização preferida: A Maior Disponível
Taxa máxima de quadros para aplicativos em segundo plano: 120fps (para monitor de 144) e 200fps (para monitor de 240)***
Tecnologia do Monitor: Compatível com G-SYNC


***
Essa opção pode ajudar para quem sofre piscadas aleatórias (perda de sinal momentânea do monitor) ao utilizar o FreeSync, pois não deixa o framerate ultrapassar o máximo do monitor, algo que geralmente acontece devido às tarefas do Windows faz em plano de fundo.
-----------------------------------------------------------------

Configurar G-SYNC
Habilitar para Modo de Tela Cheia



--------------------------------------------------

Situações que se deve usar V-Sync interno do jogo:

Recomendo ligar o V-Sync interno caso você tenha problemas de framepacing ou com ports ruins de Console.
Em caso de emuladores o V-Sync deve ser ligado para sincronizar o áudio do jogo.

---------------------------------------------------




Acho que entendi, preciso deixar o vsync OFF in game, mas no painel de controle da nvidia preciso habilitar algo?

Esse lock de FPS alguns games vem com a opção embutida, mas não todos, eu consigo travar em 141 para todos os games no painel da nvidia? Nem consigo rodar games 144hz hoje em dia e se rodasse estaria perfeito, nem preciso de mais, se eu conseguisse travar todos os games em 141hz estaria show!

Você pode rodar qualquer jogo em 144Hz, a sua dificuldade está em atingir os 144fps, como eu já disse aqui e em outros fóruns, você deve rodar seus jogos sempre na frequência máxima do monitor independente do framerate que você esteja tendo no momento, pois só assim você terá a maior fluidez possível e o menor input lag possível.

Se duvida do que eu digo, testa com Assassin's Creed qualquer (de preferência AC Origins em diante que são pesadões), bota tudo no Ultra e deixa em 60Hz, rode o jogo por uns 10 minutos só para o teste, depois vá no menu dos gráficos do jogo e troque o Refresh Rate para 144Hz, sem mexer em nenhuma outra opção gráfica, depois rode o jogo por mais 10 minutos, você notará uma melhora considerável, mesmo estando dentro do mesmo preset e utilizando o mesmo framerate.

Ai vai da sua alçada se quer usar framerate desbloqueado (desde que o jogo permita), se quer travar em 60fps ou se quer travar em 30fps.
 
Ultima Edição:

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.950
Reações
3.103
Pontos
1.239
Em 144Hz ainda é recomendado deixar ligado pois ainda é perceptível o tearing nessa frequência.

Fora que um jogo rodando em 60fps faz o monitor variar de 120-144hz (só ligar o contador do refresh rate para confirmar o que eu disse) causando um tearing leve em alguns jogos. Mas você só terá o input lag do V-Sync quando atingir os 144fps.

V-SYNC ON no Driver.
V-SYNC OFF no Jogo.
---------------------------------------------------------------
Outras configs recomendadas do driver:

Modo gerenciamento de energia: Preferência por desempenho máximo
Taxa máxima de quadros: 141fps (para monitor de 144) e 237fps (para monitor de 240)
Taxa de atualização preferida: A Maior Disponível
Taxa máxima de quadros para aplicativos em segundo plano: 120fps (para monitor de 144) e 200fps (para monitor de 240)***
Tecnologia do Monitor: Compatível com G-SYNC


***
Essa opção pode ajudar para quem sofre piscadas aleatórias (perda de sinal momentânea do monitor) ao utilizar o FreeSync, pois não deixa o framerate ultrapassar o máximo do monitor, algo que geralmente acontece devido às tarefas do Windows faz em plano de fundo.
-----------------------------------------------------------------

Configurar G-SYNC
Habilitar para Modo de Tela Cheia



--------------------------------------------------

Situações que se deve usar V-Sync interno do jogo:

Recomendo ligar o V-Sync interno caso você tenha problemas de framepacing ou com ports ruins de Console.
Em caso de emuladores o V-Sync deve ser ligado para sincronizar o áudio do jogo.

---------------------------------------------------






Você pode rodar qualquer jogo em 144Hz, a sua dificuldade está em atingir os 144fps, como eu já disse aqui e em outros fóruns, você deve rodar seus jogos sempre na frequência máxima do monitor independente do framerate que você esteja tendo no momento, pois só assim você terá a maior fluidez possível e o menor input lag possível.

Se duvida do que eu digo, testa com Assassin's Creed qualquer (de preferência AC Origins em diante que são pesadões), bota tudo no Ultra e deixa em 60Hz, rode o jogo por uns 10 minutos só para o teste, depois vá no menu dos gráficos do jogo e troque o Refresh Rate para 144Hz, sem mexer em nenhuma outra opção gráfica, depois rode o jogo por mais 20 minutos, você notará uma melhora considerável, mesmo estando dentro do mesmo preset e utilizando o mesmo framerate.

Ai vai da sua alçada se quer usar framerate desbloqueado (desde que o jogo permita), se quer travar em 60fps ou se quer travar em 30fps.

Perfeito! Muito obrigado mesmo pela explicação, a maioria dos settings que voce citou eu já executava, apenas os apps em segundo plano quando tem essa opção em jogo eu deixava em 30, vou começar a mudar isso.

Uma duvida, vim no painel de controle da nvidia e estou procurando habilitar o vsync ali, seria essa opção? Qual eu seto?

178713
 


sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.504
Reações
35.239
Pontos
1.053
Perfeito! Muito obrigado mesmo pela explicação, a maioria dos settings que voce citou eu já executava, apenas os apps em segundo plano quando tem essa opção em jogo eu deixava em 30, vou começar a mudar isso.

Uma duvida, vim no painel de controle da nvidia e estou procurando habilitar o vsync ali, seria essa opção? Qual eu seto?

Visualizar anexo 178713

V-SYNC ON no Driver

em outras palavras

Sincronização Vertical: Ligado

O porque disso é que nem todo jogo vem configurado com V-Sync próprio ou possui opção gráfica para ativar. É o famoso "cada caso é um caso", então caso o jogo já venha mal portado tu não terá o risco de ter tearing que em 144Hz é bem pouco, mas ainda visível à olho nu.

Pois mesmo você colocando para "Taxa de atualização preferida: A Maior Disponível" vão ter jogos que ainda sim, vão insistir em entrar em 60Hz e com isso você já perde os benefícios da tecnologia. Vai notar que o jogo vai rodar "estranho", "arrastado", jogo que demora para responder os comandos do seu controle, tearing na tela. etc. Então para cada situação há uma solução diferente.

Outra dica que dou é já deixar em uma pasta de fácil acesso a ferramenta chamada NVIDIA Inspector para poder forçar o FreeSync em jogos que teoricamente não são compatíveis, além de emuladores. Um exemplo do que eu digo é o Street Fighter V, caso você goste de jogos de luta.
 
Ultima Edição:

Maldito Canalha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.084
Reações
20.370
Pontos
753
Deixo sempre desligado e limito os frames no próprio jogo, e caso não seja oferecida a opção, uso o painel de controle da Nvidia e capo os fps por lá. V-Sync sempre causou algum input lag, pra mim. Existem jogos que são tinhosos, e não obedecem ao PCN. Nesses casos um script no atalho costuma funcionar.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.504
Reações
35.239
Pontos
1.053
Deixo sempre desligado e limito os frames no próprio jogo, e caso não seja oferecida a opção, uso o painel de controle da Nvidia e capo os fps por lá. V-Sync sempre causou algum input lag, pra mim. Existem jogos que são tinhosos, e não obedecem ao PCN. Nesses casos um script no atalho costuma funcionar.

Por isso é bom ter a ferramenta NVIDIA Inspector, geralmente esses jogos que não funcionam o FreeSync ou não funciona o V-Sync, você precisa adicionar o perfil do mesmo, manualmente por ele.
 

Rand al'Thor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.658
Reações
7.589
Pontos
453
Em 144Hz ainda é recomendado deixar ligado pois ainda é perceptível o tearing nessa frequência.

Fora que um jogo rodando em 60fps faz o monitor variar de 120-144hz (só ligar o contador do refresh rate para confirmar o que eu disse) causando um tearing leve em alguns jogos. Mas você só terá o input lag do V-Sync quando atingir os 144fps.

V-SYNC ON no Driver.
V-SYNC OFF no Jogo.
---------------------------------------------------------------
Outras configs recomendadas do driver:

Modo gerenciamento de energia: Preferência por desempenho máximo
Taxa máxima de quadros: 141fps (para monitor de 144) e 237fps (para monitor de 240)
Taxa de atualização preferida: A Maior Disponível
Taxa máxima de quadros para aplicativos em segundo plano: 120fps (para monitor de 144) e 200fps (para monitor de 240)***
Tecnologia do Monitor: Compatível com G-SYNC


***
Essa opção pode ajudar para quem sofre piscadas aleatórias (perda de sinal momentânea do monitor) ao utilizar o FreeSync, pois não deixa o framerate ultrapassar o máximo do monitor, algo que geralmente acontece devido às tarefas do Windows faz em plano de fundo.
-----------------------------------------------------------------

Configurar G-SYNC
Habilitar para Modo de Tela Cheia



--------------------------------------------------

Situações que se deve usar V-Sync interno do jogo:

Recomendo ligar o V-Sync interno caso você tenha problemas de framepacing ou com ports ruins de Console.
Em caso de emuladores o V-Sync deve ser ligado para sincronizar o áudio do jogo.

---------------------------------------------------






Você pode rodar qualquer jogo em 144Hz, a sua dificuldade está em atingir os 144fps, como eu já disse aqui e em outros fóruns, você deve rodar seus jogos sempre na frequência máxima do monitor independente do framerate que você esteja tendo no momento, pois só assim você terá a maior fluidez possível e o menor input lag possível.

Se duvida do que eu digo, testa com Assassin's Creed qualquer (de preferência AC Origins em diante que são pesadões), bota tudo no Ultra e deixa em 60Hz, rode o jogo por uns 10 minutos só para o teste, depois vá no menu dos gráficos do jogo e troque o Refresh Rate para 144Hz, sem mexer em nenhuma outra opção gráfica, depois rode o jogo por mais 10 minutos, você notará uma melhora considerável, mesmo estando dentro do mesmo preset e utilizando o mesmo framerate.

Ai vai da sua alçada se quer usar framerate desbloqueado (desde que o jogo permita), se quer travar em 60fps ou se quer travar em 30fps.

Por curiosidade, em 240hz? V sync on ou off?
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.504
Reações
35.239
Pontos
1.053
Por curiosidade, em 240hz? V sync on ou off?

Tanto faz porque nessa frequência além de não ter tearing mais, não tem input lag perceptível se comparado às outras tecnologias.

Dependendo do jogo é bom ligar (Ports meia-boca de Consoles / Jogos Japoneses / Emuladores) só para evitar possíveis bugs.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.531
Reações
5.261
Pontos
403
Galera, tenho um ASUS XG32VQ que é Freesync 144hz porem com uma placa nvidia (1070). Já habilitei o GSYNC pelo painel da NVIDIA e está tudo configurado.

Minha dúvida é em relação ao famoso VSYNC ON ou OFF, pois muitas pessoas falam para sempre deixar OFF in game e deixar ligado via nvidia control painel e travar os FPS sempre 3 abaixo da maxima rate do monitor, no meu caso 141hz e tem pessoas insistem em dizer que precisa estar ligado o VSYNC dentro do jogo, qual a configuração correta?
Ideal para quem possui Freesync/Gsync é desabilitar o Vsync e habilitar o Sincronização Rápida/Fast Sync no Painel de Controle da nVidia. Para quem tem AMD, tentar a sorte com o Enhanced Sync, que infelizmente não chega aos pés do Fast Sync da nVidia.

Assim você vai ter o melhor dos mundos. Até 144Hz o Freesync vai funcionar e se passar disso, o Fast Sync da nVidia vai lidar com os quadros a mais de uma forma que gere o mínimo de input lag, não tenha tearing e ainda assim você tenha esses quadros a mais que vão te dar vantagem competitiva ou, no mínimo, ainda mais suavidade de movimentos.

Vsync sempre vai adicionar no mínimo o dobro (em certos casos triplica) de input lag. Usando mouse e teclado é totalmente perceptível e incômodo, especialmente pra quem tá acostumado a jogar jogos competitivos. Deve ser evitado a todo e qualquer custo.

Agora, se por ventura você precisar ligar o Vsync por alguma razão (em alguns jogos o Fast Sync da nVidia não funciona adequadamente), tente ligar SEMPRE pelo driver, nunca pelo jogo. Isso reduz o input lag acrescido em até 20% a 25%. E isto aqui só funciona com nVidia. Para AMD somente jogos OpenGL que essa opção no painel do driver faz alguma coisa. E, claro, nem sempre funciona o Vsync ativado pelo driver. Mas preferencialmente deve-se tentar por ali caso seja a única forma disponível.

Isso tudo que tô falando aqui são testes comprovados feito pelo pessoal engajado com isso. Esse cara aqui é uma autoridade no assunto: (1) Battle(non)sense - YouTube

L5STwlv.png


Eu deixo OFF, qualquer coisa abaixo de 144fps vai ter vsync e quando você passar dos 144 o vsync desliga, screen tearing é menos perceptível a 144hz devido à frequência alta de frames, eu sou bastante sensível a tearing e mal noto problemas jogando, muito raro, nem chega a incomodar enquanto em 60hz é horrível.

Se for um game que sua placa não consiga rodar acima dos 144fps você vai estar basicamente com vsync, porém com maior responsividade, se você absolutamente não quiser lidar com torn frames você pode limitar o fps no driver da nvidia para 144 e deixar o vsync off.
Nessa faixa de quadros é realmente quase impossível observar tearing. Isso em monitores até 75Hz. Não sei se para 144Hz funciona assim também, mas pelo seu relato parece manter. Legal!
 

Knight_Players

Bam-bam-bam
Mensagens
65
Reações
108
Pontos
203
Taxa máxima de quadros para aplicativos em segundo plano: 120fps (para monitor de 144) e 200fps (para monitor de 240)***

Essa opção não aparece pra mim no painel de controle da NVidia. Só aparece "Taxa mámina de quadros" e "Taxa de atualização preferida".
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.628
Reações
10.606
Pontos
753
A melhor config é essa:

Nvidia Control Panel Settings:

  • Set up G-SYNC > Enable G-SYNC, G-SYNC Compatible > Enable for full screen mode.
  • Manage 3D settings > Vertical sync > On (Why?).
In-game Settings:

  • Use “Fullscreen” or “Exclusive Fullscreen” mode (some games do not offer this option, or label borderless windowed as fullscreen).
  • Disable all available “Vertical Sync,” “V-SYNC,” “Double Buffer,” and “Triple Buffer” options.
  • If an in-game or config file FPS limiter is available, and framerate exceeds refresh rate:
    Set (a minimum of) 3 FPS limit below display’s maximum refresh rate (57 FPS @60Hz, 97 FPS @100Hz, 117 FPS @120Hz, 141 FPS @144Hz, etc).
RTSS Settings:

  • If an in-game or config file FPS limiter is not available and framerate exceeds refresh rate:
    Set (a minimum of) 3 FPS limit below display’s maximum refresh rate (see G-SYNC 101: External FPS Limiters HOWTO).
OR

Nvidia “Max Frame Rate” Settings*:


*Introduced in Nvidia driver version 441.87

  • If an in-game or config file FPS limiter is not available and framerate exceeds refresh rate:
    Set “Max Frame Rate” to “On,” and adjust slider to (a minimum of) 3 FPS limit below display’s maximum refresh rate.

Só por no driver e não precisa fazer mais nada. E se apresentar algum tipo de flickering então só trocando o monitor
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.504
Reações
35.239
Pontos
1.053
Essa opção não aparece pra mim no painel de controle da NVidia. Só aparece "Taxa mámina de quadros" e "Taxa de atualização preferida".

Os drivers mais recentes possuem essa opção. Talvez precise atualizar.

Ideal para quem possui Freesync/Gsync é desabilitar o Vsync e habilitar o Sincronização Rápida/Fast Sync no Painel de Controle da nVidia. Para quem tem AMD, tentar a sorte com o Enhanced Sync, que infelizmente não chega aos pés do Fast Sync da nVidia.

Assim você vai ter o melhor dos mundos. Até 144Hz o Freesync vai funcionar e se passar disso, o Fast Sync da nVidia vai lidar com os quadros a mais de uma forma que gere o mínimo de input lag, não tenha tearing e ainda assim você tenha esses quadros a mais que vão te dar vantagem competitiva ou, no mínimo, ainda mais suavidade de movimentos.

Vsync sempre vai adicionar no mínimo o dobro (em certos casos triplica) de input lag. Usando mouse e teclado é totalmente perceptível e incômodo, especialmente pra quem tá acostumado a jogar jogos competitivos. Deve ser evitado a todo e qualquer custo.

Agora, se por ventura você precisar ligar o Vsync por alguma razão (em alguns jogos o Fast Sync da nVidia não funciona adequadamente), tente ligar SEMPRE pelo driver, nunca pelo jogo. Isso reduz o input lag acrescido em até 20% a 25%. E isto aqui só funciona com nVidia. Para AMD somente jogos OpenGL que essa opção no painel do driver faz alguma coisa. E, claro, nem sempre funciona o Vsync ativado pelo driver. Mas preferencialmente deve-se tentar por ali caso seja a única forma disponível.

Isso tudo que tô falando aqui são testes comprovados feito pelo pessoal engajado com isso. Esse cara aqui é uma autoridade no assunto: (1) Battle(non)sense - YouTube

L5STwlv.png



Nessa faixa de quadros é realmente quase impossível observar tearing. Isso em monitores até 75Hz. Não sei se para 144Hz funciona assim também, mas pelo seu relato parece manter. Legal!

O pessoal do Blur Busters não recomenda o uso do FreeSync + Fast Sync.

Mas como tenho dois monitores aqui, um de 144Hz e um de 240Hz, afirmo que 144Hz você ainda percebe tearing, com 240Hz não. Não sei se em 165Hz ainda tem tearing, nos casos de alguns monitores de 144Hz que possuem overclock.

Mas uma coisa te dou 100% de certeza é que os jogos ficam mais fluidos em [240Hz FreeSync], mesmo jogando com o mesmo framerate que jogava em uma tela [144Hz FreeSync].


Para ser compatível é aquilo de sempre.

Direct X 7+ (no mínimo, para jogos mais antigos tem que usar wrapper)
OpenGL (qualquer jogo lançado após Counter-Srike 1.6)
Vulkan

Emuladores são compatíveis porque usam dessas APIs acima citadas. Mas mesmo que não ative na hora, precisa usar o NVIDIA Inspector para tentar forçar a compatibilidade manualmente.


A melhor config é essa:

Nvidia Control Panel Settings:

  • Set up G-SYNC > Enable G-SYNC, G-SYNC Compatible > Enable for full screen mode.
  • Manage 3D settings > Vertical sync > On (Why?).
In-game Settings:

  • Use “Fullscreen” or “Exclusive Fullscreen” mode (some games do not offer this option, or label borderless windowed as fullscreen).
  • Disable all available “Vertical Sync,” “V-SYNC,” “Double Buffer,” and “Triple Buffer” options.
  • If an in-game or config file FPS limiter is available, and framerate exceeds refresh rate:
    Set (a minimum of) 3 FPS limit below display’s maximum refresh rate (57 FPS @60Hz, 97 FPS @100Hz, 117 FPS @120Hz, 141 FPS @144Hz, etc).
RTSS Settings:

  • If an in-game or config file FPS limiter is not available and framerate exceeds refresh rate:
    Set (a minimum of) 3 FPS limit below display’s maximum refresh rate (see G-SYNC 101: External FPS Limiters HOWTO).
OR

Nvidia “Max Frame Rate” Settings*:


*Introduced in Nvidia driver version 441.87

  • If an in-game or config file FPS limiter is not available and framerate exceeds refresh rate:
    Set “Max Frame Rate” to “On,” and adjust slider to (a minimum of) 3 FPS limit below display’s maximum refresh rate.
Só por no driver e não precisa fazer mais nada. E se apresentar algum tipo de flickering então só trocando o monitor


São recomendações gerais, não precisa levar a ferro e fogo.

Pois há muitas variáveis como:

-Hardware (nunca atingirá o framerate alvo do refresh rate por falta de potência.)
-Software (Jogos limitados a 30 ou 60fps devido à engine utilizada ou má programação como Dark Souls 1 dos PC.)
-Emulação (A maior parte dos jogos foi pensada para telas de 60Hz)

Um exemplo, são os jogos de luta, você vai configurar para o refresh rate máximo, mas não vai conseguir rodar em mais do que 60fps (Street Fighter V).

Baseado nessas variáveis acima, ninguém compraria um monitor de 75Hz, quanto mais um de 144Hz. Mas com FreeSync, você pode tirar proveito em todos esses jogos.

Monitor de 144Hz comum é uma coisa, Monitor de 144Hz com FreeSync é outra. Com um monitor de 144Hz comum você ainda enfrentaria problemas de framepacing causados pela diferença entre o Framerate e o Refresh Rate, pois um monitor comum exige que você tenha o framerate igual ou múltiplo dele.

50Hz = 12.5fps, 25fps e 50fps
75Hz = 37.5fps e 75fps
60Hz = 15fps, 20fps, 30fps e 60fps
144Hz = 18fps, 36fps, 72fps e 144fps


Monitor de 144Hz FreeSync, só precisa estar no range.

Caso o monitor não tenha LFC, ele poderia ficar no mínimo em 48fps e no máximo 144fps, assim que ele caísse para 47fps ele já desabilitaria o FreeSync.

Mas como todos os monitores de 144Hz FreeSync possuem LFC então...

O framerate pode ficar no mínimo 18fps (aproximadamente) e no máximo 144fps, assim que ele caísse para 17fps ele já desabilitaria o FreeSync.

Ai vai depender da qualidade do monitor, mas raramente sai monitor ruim hoje em dia, pelo menos o teste básico eles fazem, a questão dos artefatos varia de acordo com o painel utilizado seja, TN, IPS ou VA e as calibrações de imagem feitas em cada um.
 

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.177
Reações
1.681
Pontos
253
Aproveitar o post pra tirar uma dúvida. Meu monitor é 75hz e sempre uso como 60hz de taxa de atualização pq não vejo sentido rodar a mais do que 60fps nos jogos, especialmente no caso do meu monitor, qual melhor opção pra ativar o v-sync? Geralmente defino no próprio jogo a taxa de atualização, mas quando não tem a opção, é melhor ativar v-sync no jogo? Pelo riva? Pelo driver da gpu? Não lembro exatamente qual cenário era melhor, mas quando joguei RE 2 Remake fazia diferença significativa no que se refere a stuttering e tearing essas opções, não dava no mesmo.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.531
Reações
5.261
Pontos
403
Os drivers mais recentes possuem essa opção. Talvez precise atualizar.



O pessoal do Blur Busters não recomenda o uso do FreeSync + Fast Sync.

Mas como tenho dois monitores aqui, um de 144Hz e um de 240Hz, afirmo que 144Hz você ainda percebe tearing, com 240Hz não. Não sei se em 165Hz ainda tem tearing, nos casos de alguns monitores de 144Hz que possuem overclock.

Mas uma coisa te dou 100% de certeza é que os jogos ficam mais fluidos em [240Hz FreeSync], mesmo jogando com o mesmo framerate que jogava em uma tela [144Hz FreeSync].


Para ser compatível é aquilo de sempre.

Direct X 7+ (no mínimo, para jogos mais antigos tem que usar wrapper)
OpenGL (qualquer jogo lançado após Counter-Srike 1.6)
Vulkan

Emuladores são compatíveis porque usam dessas APIs acima citadas. Mas mesmo que não ative na hora, precisa usar o NVIDIA Inspector para tentar forçar a compatibilidade manualmente.





São recomendações gerais, não precisa levar a ferro e fogo.

Pois há muitas variáveis como:

-Hardware (nunca atingirá o framerate alvo do refresh rate por falta de potência.)
-Software (Jogos limitados a 30 ou 60fps devido à engine utilizada ou má programação como Dark Souls 1 dos PC.)
-Emulação (A maior parte dos jogos foi pensada para telas de 60Hz)

Um exemplo, são os jogos de luta, você vai configurar para o refresh rate máximo, mas não vai conseguir rodar em mais do que 60fps (Street Fighter V).

Baseado nessas variáveis acima, ninguém compraria um monitor de 75Hz, quanto mais um de 144Hz. Mas com FreeSync, você pode tirar proveito em todos esses jogos.

Monitor de 144Hz comum é uma coisa, Monitor de 144Hz com FreeSync é outra. Com um monitor de 144Hz comum você ainda enfrentaria problemas de framepacing causados pela diferença entre o Framerate e o Refresh Rate, pois um monitor comum exige que você tenha o framerate igual ou múltiplo dele.

50Hz = 12.5fps, 25fps e 50fps
75Hz = 37.5fps e 75fps
60Hz = 15fps, 20fps, 30fps e 60fps
144Hz = 18fps, 36fps, 72fps e 144fps


Monitor de 144Hz FreeSync, só precisa estar no range.

Caso o monitor não tenha LFC, ele poderia ficar no mínimo em 48fps e no máximo 144fps, assim que ele caísse para 47fps ele já desabilitaria o FreeSync.

Mas como todos os monitores de 144Hz FreeSync possuem LFC então...

O framerate pode ficar no mínimo 18fps (aproximadamente) e no máximo 144fps, assim que ele caísse para 17fps ele já desabilitaria o FreeSync.

Ai vai depender da qualidade do monitor, mas raramente sai monitor ruim hoje em dia, pelo menos o teste básico eles fazem, a questão dos artefatos varia de acordo com o painel utilizado seja, TN, IPS ou VA e as calibrações de imagem feitas em cada um.
Eles estão apenas desatualizados. Fast Sync não lembro se era opção à época que fizeram os artigos sobre isso. O cara do vídeo prova por A+B o que falei. Não naquele vídeo, mas em outros.

E nem precisaria. Fast Sync e Enhanced Sync foram criados justamente pra isso. E quando funcionam são incríveis. No caso do Fast Sync, funciona em todos os jogos que testei. Já a tecnologia da AMD, estava cada vez mais difícil vê-la funcionar bem, criando problemas no framepace.

Outra coisa, esses caras quando mencionaram pra ligar Vsync estão apenas levando em consideração tearing e framepacing. Pra jogos AAA é até uma boa dica, embora desatualizada, mas competitivos eles simplesmente não fazem ideia do que estão falando. Vsync em competitivo é proibitivo. Jamais.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.504
Reações
35.239
Pontos
1.053
Eles estão apenas desatualizados. Fast Sync não lembro se era opção à época que fizeram os artigos sobre isso. O cara do vídeo prova por A+B o que falei. Não naquele vídeo, mas em outros.

E nem precisaria. Fast Sync e Enhanced Sync foram criados justamente pra isso. E quando funcionam são incríveis. No caso do Fast Sync, funciona em todos os jogos que testei. Já a tecnologia da AMD, estava cada vez mais difícil vê-la funcionar bem, criando problemas no framepace.

Outra coisa, esses caras quando mencionaram pra ligar Vsync estão apenas levando em consideração tearing e framepacing. Pra jogos AAA é até uma boa dica, embora desatualizada, mas competitivos eles simplesmente não fazem ideia do que estão falando. Vsync em competitivo é proibitivo. Jamais.

Para jogos leves, E-Sports nem precisaria do FreeSync no caso, pois ai a busca é pelos frames máximos.

Nesse caso ai seria FreeSync OFF, V-Sync OFF e tirar todos os limites de framerate possíveis.

A constância dos frames é a melhor quando se está dentro do range. Fora que em 240Hz nem o Fast Sync faz diferença mais, devido à força bruta do refresh rate alto, já em 144Hz ai sim eu recomendo usar.


Aproveitar o post pra tirar uma dúvida. Meu monitor é 75hz e sempre uso como 60hz de taxa de atualização pq não vejo sentido rodar a mais do que 60fps nos jogos, especialmente no caso do meu monitor, qual melhor opção pra ativar o v-sync? Geralmente defino no próprio jogo a taxa de atualização, mas quando não tem a opção, é melhor ativar v-sync no jogo? Pelo riva? Pelo driver da gpu? Não lembro exatamente qual cenário era melhor, mas quando joguei RE 2 Remake fazia diferença significativa no que se refere a stuttering e tearing essas opções, não dava no mesmo.

Prioridade Input Lag (causa tearing) = Refresh Rate 75, V-SYNC OFF
Prioridade Input Lag (causa tearing) = Refresh Rate 60, V-SYNC OFF
Prioridade suavidade (causa input lag) = Refresh Rate 75, preset o mínimo possível que mantenha sempre em 75fps, V-SYNC ON
Prioridade suavidade (causa input lag) = Refresh Rate 60, preset o minimo possivel que mantenha sempre em 60fps, V-SYNC ON
Prioridade Input Lag (sem tearing) = Refresh Rate 75, preset o minimo possível que mantenha sempre em 75fps, Scanline Sync
Prioridade Input Lag (sem tearing) = Refresh Rate 60, preset o minimo possível que mantenha sempre em 60fps, Scanline Sync

As duas últimas opções são as mais difíceis de fazer mas é a que obtém o melhor resultado para monitores sem FreeSync.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Desliga o vsync e liga o limitador de fps em 141 (é recomendado pelo menos 3 fps do limite do monitor).
 
Topo Fundo