O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Frequência da memória RAM realmente importa?

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.123
Reações
7.830
Pontos
1.214
Tenho 16G de ram (pentes de 21333mhz) e penso em colocar mais 16 de 2400mhz, uma vez q difícil achar frequência igual a minha.
Um "técnico" me falou q era mais jogo ao invés de ter 32 de ram, trocar meus 16 21333mhz por outros 16(lol) de 3000mhz...
Frequência de ram faz algum tipo de diferença. Essa dica do pedido técnico é furada né?
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.052
Reações
3.109
Pontos
979
Hoje em dia faz mais diferença. Mas vai depender do uso que você faz, se for pra jogos você vai ganhar mais desempenho com apenas 16GB DDR4 3200 do que dobrar 16GB DDR4 2133. Em todo caso existem outras variáveis, como a memória estar ou não em dual channel, latência, etc.

Enviado de meu Mi MIX 2 usando o Tapatalk
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.216
Reações
175.588
Pontos
2.234
Pode tirar as aspas do "técnico" porque ele tem razão. Do Skylake e Ryzen em diante, há ganho grande com dual-channel e razoável com frequência maior. Nesse sentido, você teria ganho em qualquer cenário usando RAM mais rápida - o ganho varia, obviamente, já que nem todo aplicativo requer mais largura de banda e, algumas vezes, o gargalo tá em outro componente. Memória mais rápida costuma beneficiar aplicativos que são mais ligados ao desempenho de CPU.

Já ir pra 32GB via de regra não vai te dar vantagem nenhuma a menos que você precise, por algum motivo estranho qualquer, de 32GB de RAM - edição de vídeo em resoluções altas, 3D rendering, etc.
Se você quer ir pra 32 "só pra ir", o investimento não faz sentido - e não que você não possa fazê-lo, de qualquer forma.
 

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.123
Reações
7.830
Pontos
1.214
Poxa confesso que na minha ignorancia eu subestimei o cara que me falou isso

ignorancia e arrogancia andam de mãos dadas...
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.216
Reações
175.588
Pontos
2.234
Poxa confesso que na minha ignorancia eu subestimei o cara que me falou isso

ignorancia e arrogancia andam de mãos dadas...

Nah, você só não se atualizou. Como eu disse, é do Skylake e Ryzen pra cá, então a mudança é recente.
Mudar as velhas noções é difícil mesmo. Durante muito tempo muita gente ainda vai achar que não faz diferença.
 


PHMN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.209
Reações
7.909
Pontos
1.094
Sim!

Nos dois últimos "BF" é evidente que há melhoras, podendo chegar a subir mais de 10 fps fácil....
 

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.989
Reações
13.831
Pontos
954
Antigamente não, mas a partir da 6ª geração Intel Core e AMD Ryzen, passou a ter ganhos consideráveis de desempenho.

Lembrando que nada adianta ter DDR4 3000 se a latência é lá no espaço como CL21, apesar de que em DDR4 a frequência conta mais que a latência em uma proporção aproximada de 2:1 (ex.: DDR4 3000 CL21 é equivalente a DDR4 2133 CL15).

Outra coisa importante a se considerar é que nas placas mãe Intel, apenas as com chiptset Z suportam overclock em memória RAM, caso contrário ela irá rodar no limite do processador, que atualmente na 9ª geração Intel é 2666Mhz. AMD não tem esse problema, mas em compensação é muito frescurento em relação a timings e está sempre recebendo atualizações de BIOS para aumentar a lista de compatibilidade.

O que você acha dessa memória?

 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.621
Reações
20.573
Pontos
1.344
Como falaram. Ficou muito mais acentuado de um tempo pra cá com os novos processadores e arquiteturas.

Um jogo onde o limitador é a CPU. A memória rápida vai extrair mais da placa rendendo a grande quantidade de fps. Em alguns casos o ganho é absurdo comparado a velocidades padrão de 2133mhz.

Os Ryzen então são praticamente dependentes de memórias rápidas pra tirar todo seu potencial.

Hj em dia no minimo eu recomendo fazerem uma força e tentar comprarem com pelo menos 3000 a 3200mhz de velocidade. Tem quem tem sorte e pega umas de 2400 e sobe facilmente pra 3200mhz sem fazer nada. Depende do chip.

Flws
 

Trevorian

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.550
Reações
2.712
Pontos
994
Aproveitando o tópico, valeca pena o trampo pra arredondar 3000mhz pra 3200mhz?

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
 

SquallxD

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
13.049
Reações
16.062
Pontos
1.053
Pros processadores recentes faz mais diferença, mas o ganho brutal de desempenho acontece se você usar processadores com vídeo integrado.
 
Topo Fundo