O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fronteiras do Sul [Jogo de mundo aberto que estou desenvolvendo] [+Ambição] [+Participe do projeto] [+Mudança do nome "São José dos Pinhais"]

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Estaria se eu estivesse morando na rua a essa altura do campeonato.

Claro, pra mim doeu no começo e tomei um prejuzo da porra mas hoje eu acho lindo ver o tanto de gente burra quebrando a cara a ponto de depois ter que pedir doações porque não tá ganhando nada com isso ou levou um pé na bunda do conjuge ou dos pais (e por muito pouco passei por isso)...

KKKKKKKKKKKKKKK

É a Chibata de Nego do Borel comendo essa galera que vive na terra da fantasia.
 

HENRQ

Bam-bam-bam
Mensagens
1.001
Reações
2.162
Pontos
353
isso ta bom pra um walk simulator, mais ainda assim seria o nicho do nicho, so moradores dessa cidade, q ja nao eh grande, teriam interesse em vagar por ai, ver a igrejinha, a prefeitura... nao vejo como poderia ter realmente varias missoes que mantivessem o povo de hoje engajado por mais de meia hora. "trabalhar" eh muito vago, cada atividade dessas teria q ter mecanica propria, dinamica propria, animaçoes proprias... trabalho faraonico, isso pq ainda nem entramos nas otimizaçoes, NPCs...
Nao eh impossivel uma equipe minuscula no brasil fazer um jogo q seja lucrativo, eh so pegar exemplos como blazing crhome, unsighted, mas sao jogos com um escopo muito menor, e tecnicas de pixelart, nada de ficar fazendo mundo aberto 3d... aquele rio virou uma piada
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
isso ta bom pra um walk simulator, mais ainda assim seria o nicho do nicho, so moradores dessa cidade, q ja nao eh grande, teriam interesse em vagar por ai, ver a igrejinha, a prefeitura...

Eu acho que isso seria um jogo pra 5 pessoas só.
No entanto o OP simplesmente sumiu do mapa e o Canal de YT dele se resume a gravar ele mesmo jogando com um G27.
Acho que ele vai tentar a vida de streamer, só pode.

nao vejo como poderia ter realmente varias missoes que mantivessem o povo de hoje engajado por mais de meia hora. "trabalhar" eh muito vago, cada atividade dessas teria q ter mecanica propria, dinamica propria, animaçoes proprias... trabalho faraonico, isso pq ainda nem entramos nas otimizaçoes, NPCs...

É, o projeto não parece ter um publico alvo especifico.
Quem irá comprar/consumir?

Nao eh impossivel uma equipe minuscula no brasil fazer um jogo q seja lucrativo, eh so pegar exemplos como blazing crhome, unsighted, mas sao jogos com um escopo muito menor, e tecnicas de pixelart, nada de ficar fazendo mundo aberto 3d... aquele rio virou uma piada

Dificil é montar uma equipe e pagar um salário minimo pra cada um dos membros.
Que dirá realizar reuniões, conseguir gente que mexa com software livre (ou que tenha o software necessário).

Quando eu estava no curso técnico de jogos digitais (2015-2018) fiquei UM ANO E MEIO MENDINGANDO ESTÁGIO e não consegui por morar meio longe de SP.
Existem duas empresas de jogos na minha região (alias, uma agora mudou disso para mexer com Database e a outra faliu) e nenhuma delas me podiam me dar um maldito estágio...

O que isso tem a ver? A principio nada.
Mas isso é pra você ver como aqui é complicado demais mexer com isso.

Alias, uma das minhas expectativas era justamente usar o curso como uma forma de me mandar a médio prazo pros EUA ou pro Japão.
Não que eu ache o Brasil ruim, apesar da maioria esmagadora da população ser um bando de filho da ..., mas sim por questão de respeito e dinheiro...
To com Quase 30 anos e o minimo que eu deveria ter é uma casa, um carro e talvez mas muito talvez estar devidamente casado.
Mas travado desse jeito e com um monte de impasses (especialmente emprego) acabei decidindo ir atrás de áreas tradicionais.
 
Ultima Edição:

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
isso ta bom pra um walk simulator, mais ainda assim seria o nicho do nicho, so moradores dessa cidade, q ja nao eh grande, teriam interesse em vagar por ai, ver a igrejinha, a prefeitura... nao vejo como poderia ter realmente varias missoes que mantivessem o povo de hoje engajado por mais de meia hora. "trabalhar" eh muito vago, cada atividade dessas teria q ter mecanica propria, dinamica propria, animaçoes proprias... trabalho faraonico, isso pq ainda nem entramos nas otimizaçoes, NPCs...
Nao eh impossivel uma equipe minuscula no brasil fazer um jogo q seja lucrativo, eh so pegar exemplos como blazing crhome, unsighted, mas sao jogos com um escopo muito menor, e tecnicas de pixelart, nada de ficar fazendo mundo aberto 3d... aquele rio virou uma piada
Alias, como você conseguiu um emprego com jogos escrevendo desse jeito?
 


JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
quem é OP, o tal do Decio?
Acho que não é o Décio não.
Cara tem até Canal no YT e page de portfolio...

Só se ele for louco o bastante para se passar por esse Will...

E mais desregulado que o Décio só o Danito mesmo...
vish, escrevendo bem? mal? :kaperto

Escrevendo sem acento e escrevendo nomes sem iniciais em maiúscula...
 
Ultima Edição:

HENRQ

Bam-bam-bam
Mensagens
1.001
Reações
2.162
Pontos
353
Acho que não é o Décio não.
Cara tem até Canal no YT e page de portfolio...

Só se ele for louco o bastante para se passar por esse Will...

E mais desregulado que o Décio só o Danito mesmo...


Escrevendo sem acento e escrevendo nomes sem iniciais em maiúscula...
Kkkkkk isso pq.vc nao viuncomo.escrevo.no zap
 
D

Deleted member 219486

80% do forum é clone do Décio, deve ser funcionário daqui.
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Eu deixaria esse negócio de open world de lado, aproveitaria o que tem modelado, deixaria mais linear, com algumas áreas um pouco maiores pra backtracking(é assim que chama?), meteria uma noite nessa ambientação, alternando com algumas seções de jogo de dia pra dar um respiro pro jogador (meio Alan Wake e Sillent Hill), ai faria um jogo de terror.

Metia umas umas assombrações e monstros, ou gente louca, ou tudo isso junto. Um culto satânico no bagulho que a população da cidade toda está envolvida, e alguns poucos inocentes que te ajudam dando informações, ou meteoro que caiu e zuou a galera, ou alienígenas sinistros manipulando os habitantes da cidade. Muitos mistérios, pegar item pra usar em tal lugar, falar com fulano pra ir até tal local, investigar, cutscenes todos os clichês que são tranquilos de implementar.
Uma parada um pouco mais comercial e menos "apoio secretaria de cultura"
Mas ai pode esquecer a parceria com a prefeitura. :klolz
---------------------------------------------------------------------------------------------------
De qualquer forma, desejo boa sorte no projeto, tá tudo bem bonito.
 

Warlocker

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.490
Reações
10.077
Pontos
1.364
Muito legal esses jogos high-fantasy onde a pessoa consegue emprego facil, consegue comprar carro, casa...

É exagerado e distante da realidade mas gosto bastante de ficção assim.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.740
Reações
40.628
Pontos
1.053
Desenvolvimento de Jogos no Brasil como ganha pão ou como base pra reputação? Desistam!
Mudem de pais (se é que ainda dá tempo) ou procurem outra coisa pra estudar e se insistem em fazer isso, façam como renda extra.

Doeu? Pois é, pra mim foi horrivel também.
E nem adianta vir aqui tentar me contestar ou difamar outra vez Décio.
Esse clone que tu criou pra me ofender lá no VT não durou nem 30 minutos.
Olha, eu conheço gente que vive de jogos feitos no RPG maker e construct 2 (sem nunca ter feito faculdade na área). A Steam tem uma comunidade gigantesca de pessoas que compram esses jogos.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
10.921
Pontos
453
Olha, eu conheço gente que vive de jogos feitos no RPG maker e construct 2 (sem nunca ter feito faculdade na área). A Steam tem uma comunidade gigantesca de pessoas que compram esses jogos.
Não estou duvidando, mas pode mostrar para nós?
Brasileiros nessa condição que vc disse no rpgmaker? no c2 eu sei que tem, o pessoal investe mesmo e faz coisa muito boa
 

HENRQ

Bam-bam-bam
Mensagens
1.001
Reações
2.162
Pontos
353
Muito legal esses jogos high-fantasy onde a pessoa consegue emprego facil, consegue comprar carro, casa...

É exagerado e distante da realidade mas gosto bastante de ficção assim.
poooo, eu me amarrava naquele Jones (in the fast lane). jogue muito no meu 486...
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Muito legal esses jogos high-fantasy onde a pessoa consegue emprego facil, consegue comprar carro, casa...

É exagerado e distante da realidade mas gosto bastante de ficção assim.
201892-test-drive-unlimited-psp-front-cover.jpg
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Olha, eu conheço gente que vive de jogos feitos no RPG maker e construct 2 (sem nunca ter feito faculdade na área). A Steam tem uma comunidade gigantesca de pessoas que compram esses jogos.

Conhece alguém que não precisou se relocar pras grandes capitais para fazer estágio ou trabalhar com isso?
Conhece alguém que ganha aí cerca de 15/20K mês mexendo com isso em tempo integral?
Conhece alguém que simplesmente é aceito em vários circulos sociais desenvolvendo jogos (especialmente longe de São Paulo, Campinas e Belo Horizonte) e não é rotulado de vagabundo pela média brasileira?
Conhece alguém dessa suposta categoria aí que tem casa e carro próprio (leia-se: saiu da asa dos pais)?
Conhece alguém que tá tranquilo nessa situação antes dos 25?

Se a resposta pra pelo menos uma dessas perguntas for não, então há CONTROVERSIAS no que você diz.
Porque tudo que presenciei enquanto tava nessa área era o extremo oposto.

Tá cheio de invalido social nessa área, cheirador de talco que passarinho não cheira, "se matando" pra ganhar $200/mês remotamente (e por mais de 2 anos), enchendo o saco com politica, atacando a religião alheia, e numa prostituição infinita.

Eu entrei num curso técnico DESSA ÁREA justamente com a intenção de ganhar dinheiro (o que é uma OBRIGAÇÃO, e não uma opção) para garantir meu sustento, pagar contas regularmente, poder ter minha independência pessoal (outra OBRIGAÇÃO que deixei de cumprir) e em vez disso perdi meu emprego (pois fiquei marcado como vagabundo por querer mexer com isso), quase fui expulso de casa (pois minha família era contra eu ter que estudar uma área CENTRALIZADA), perdi amigos, dignidade não existe mais e acabei arrebentando com a saúde.

E pra piorar não consegui a m**** do estágio...
Todos os meus sonhos foram por água abaixo...
Inclusive o curso de japonês que eu estava ME PREPARANDO para fazer que complementaria os estudos nessa área.

O Resultado? Fui obrigado a procurar outra coisa para estudar.
Não só pelo dinheiro mas também pelo fator respeito e segurança pessoal (que por sinal a minha está PÉSSIMA).

E pode apostar que não sou o único que foi obrigado a fazer essa concessão.

Enquanto eu ficava aí delirando com essas ideias malucas, colegas de trabalho estavam se especializando em farmácia/biologia ou se especializando nas burocracias (Contabilidade, Jornalismo, RH).
Os que escolheram a segunda opção foram demitidos SEM JULGAMENTOS.

Muitos deles em condições melhores do que a minha.
Alias, uma dessas colegas de trabalho hoje ganha mais do que o marido que é tapeceiro.

Então mais uma vez eu falo:
Brasil não é EUA. não é Canadá, não é Japão, não é Coreia do Sul e muito menos Austrália.

Se a tua ideia for tentar convencer as pessoas a apostar nisso de novo e gerar a ginástica mental de que a industria brasileira de games tá crescendo, vai acabar falando com as paredes, pois é só você perceber que muita gente que frequentava essa pasta foi pra TI, Ciencias Biológicas, Funcionalismo Publico e ate mesmo Estatistica e dentro desse circulo vai ter UM OU OUTRO que faz isso como uma renda extra (vide Zariel e CidoLouco)...
 
Ultima Edição:

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.740
Reações
40.628
Pontos
1.053
Não estou duvidando, mas pode mostrar para nós?
Brasileiros nessa condição que vc disse no rpgmaker? no c2 eu sei que tem, o pessoal investe mesmo e faz coisa muito boa
Jogos adultos (hentai) feitos no RPG maker. É só tu dar uma olhada na Steam e ver o quanto isso vende (além de outras lojas que vendem especificamente esses jogos, como DLsite e afins). Além disso muitos apostam no Patreon, ganhando dinheiro com os jogos mensalmente durante a produção e então lançando eles nas lojas.


Conhece alguém que não precisou se relocar pras grandes capitais para fazer estágio ou trabalhar com isso?
Conhece alguém que ganha aí cerca de 15/20K mês mexendo com isso em tempo integral?
Conhece alguém que simplesmente é aceito em vários circulos sociais desenvolvendo jogos (especialmente longe de São Paulo, Campinas e Belo Horizonte) e não é rotulado de vagabundo pela média brasileira?
Conhece alguém dessa suposta categoria aí que tem casa e carro próprio (leia-se: saiu da asa dos pais)?
Conhece alguém que tá tranquilo nessa situação antes dos 25?
Cara, lamento que tentar viver de jogos tenha prejudicado tanto a sua vida.
Bem, eu falei que conheço pessoas que vivem disso, não que conheço um Tony Stark ou Elon Musk. O que eu quis dizer é que dá pra ganhar o suficiente pra pagar as contas, guardar um pouco no banco ou investir, e ter uma renda estável no geral. Tudo depende do nicho e das expectativas de cada um.

A minha sugestão é que a pessoa pesquise bem o mercado que ela quer explorar nos jogos antes de entrar nisso. Alguns nichos indies tem muita demanda e pouca oferta, o que abre uma oportunidade.
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Olha, eu conheço gente que vive de jogos feitos no RPG maker e construct 2 (sem nunca ter feito faculdade na área). A Steam tem uma comunidade gigantesca de pessoas que compram esses jogos.

Bicho, tem gente(crianças) que torram os tubos no monte de tranqueira que tem no Roblox.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Cara, lamento que tentar viver de jogos tenha prejudicado tanto a sua vida.

Cara, lamento que tentar estudar jogos digitais num país ingrato e anti-ciência tenha prejudicado a vida de muita gente, inclusive a sua e a da sua família e da empresa que você trabalhava*

Corrigi pra você o que você recusa a ver.
Bem, eu falei que conheço pessoas que vivem disso, não que conheço um Tony Stark ou Elon Musk.

giphy.gif


Botou caras nesse nivel no assunto porque quis. Não to falando de ninguém que seja rico.
To falando de mano que simplesmente venceu na vida em vez de ter que ficar sendo amparado por terceiros e quartos.


O que eu quis dizer é que dá pra ganhar o suficiente pra pagar as contas, guardar um pouco no banco ou investir, e ter uma renda estável no geral. Tudo depende do nicho e das expectativas de cada um.

Então prove abiguinho.

Porque já teve um aí que veio com essa conversa aí e em vez disso mostrou planos para criar atalhos pra vida que só prejudicou mais pessoas.
Além de viver dentro de uma bolha e achar que só porque ele conseguiu, TODO MUNDO CONSEGUE.


Alias, ainda quero saber como esse cara conseguiu proteger sua propriedade intelectual e em especial conseguiu ter uma base de status, ainda mais num país com uma mentalidade medievalesca.
(OBS, se o cara se mudou pra América do Norte ou Japão, então faz sentido, caso contrario, duvido que o cara consiga tolerar ser rotulado de vagabundo improdutivo destruidor de familias como eu e mais uns foram).

A minha sugestão é que a pessoa pesquise bem o mercado que ela quer explorar nos jogos antes de entrar nisso. Alguns nichos indies tem muita demanda e pouca oferta, o que abre uma oportunidade.
Na verdade o certo é pesquisar o mercado de trabalho antes de entrar nisso, pois de tempos em tempos aparece uma vaga de estágio nessa área que, se a pesosa tiver sorte, consegue ser efetivada.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Bicho, tem gente(crianças) que torram os tubos no monte de tranqueira que tem no Roblox.

Aqui no Brasil é mais comum o cara criar mods pagos ou servidores customizados do que criar um jogo completo.

Mapa RBR mesmo é um dos melhores mods que vi pro ETS2 e mesmo não tendo O MAPA que nem o Mapa EAA tem, o nivel de qualidade é excelente. Então tem um custo aí pra se jogar nesse mapa. Mas pra mim vale a pena, pois os caras nem tão metendo a faca. Até empresa formal com CNPJ e escritório tem.
Porém pela qualidade podiam muito bem cobrar o mesmo valor do ETS2, quiça +50%.

O Craftlandia que é o maior servidor de Minecraft aqui no Brasil (e olha que nem curto muito survival, gosto mais de adventure e creative) tá a mais de 10 anos no ar. Muito provavelmente dá uma grana moderada pros donos.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
10.921
Pontos
453
Jogos adultos (hentai) feitos no RPG maker. É só tu dar uma olhada na Steam e ver o quanto isso vende (além de outras lojas que vendem especificamente esses jogos, como DLsite e afins). Além disso muitos apostam no Patreon, ganhando dinheiro com os jogos mensalmente durante a produção e então lançando eles nas lojas.



Cara, lamento que tentar viver de jogos tenha prejudicado tanto a sua vida.
Bem, eu falei que conheço pessoas que vivem disso, não que conheço um Tony Stark ou Elon Musk. O que eu quis dizer é que dá pra ganhar o suficiente pra pagar as contas, guardar um pouco no banco ou investir, e ter uma renda estável no geral. Tudo depende do nicho e das expectativas de cada um.

A minha sugestão é que a pessoa pesquise bem o mercado que ela quer explorar nos jogos antes de entrar nisso. Alguns nichos indies tem muita demanda e pouca oferta, o que abre uma oportunidade.
Cara, desculpe a prepotencia, mas voce disse que CONHECE quem vive fazendo jogos de rpg maker no Brasil, entao por favor cite o nome dos studios, caso nao queria eu entendo e nem estou querendo ser indelicado, mas simplesmente nao irei acreditar sem provas cabais.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.740
Reações
40.628
Pontos
1.053
Cara, desculpe a prepotencia, mas voce disse que CONHECE quem vive fazendo jogos de rpg maker no Brasil, entao por favor cite o nome dos studios, caso nao queria eu entendo e nem estou querendo ser indelicado, mas simplesmente nao irei acreditar sem provas cabais.
Eu não vou falar quem são pra não expor as pessoas, afinal eu não sei se eles gostariam de ser citados por aí como criadores de jogos hentai e coisas do tipo. Especialmente aqui onde tem um user totalmente fora de controle só por eu ter dito que isso é possível, vai saber se o cara não vai atrás pra ficar importunando essas pessoas.
A verdade é que se você entrar nos nichos, nas comunidades, vai ver que é uma realidade. Pessoas ganham dinheiro e se sustentam disso. Como já falei: Steam, Patreon, DLsite, ichio, etc. São várias plataformas que permitem que esses devs indies criem uma comunidade de fãs e façam dinheiro.
Agora, se não quiser acreditar, fique a vontade. Eu só tô falando algo que eu sei que existe, mas não ganho nada convencendo as pessoas disso.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Especialmente aqui onde tem um user totalmente fora de controle só por eu ter dito que isso é possível, vai saber se o cara não vai atrás pra ficar importunando essas pessoas.
Se essa carapuça era pra mim, lamento te informar mas não serviu.

Como eu iria atrás dessas empresas se nem condições de me mudar eu tenho?
Só se eu roubasse um carro ou um helicoptero e olhe lá.

E se pragmatismo e perseguição pra você significam a mesma coisa, então já passou da hora de você procurar um bom médico.

Eu não vou falar quem são pra não expor as pessoas, afinal eu não sei se eles gostariam de ser citados por aí como criadores de jogos hentai e coisas do tipo.

Alias, só essa frase aí já confirma metade do que botei aqui.

Porque vou ficar aí apostando minhas fichas em uma área onde a grande maioria gosta de ser pisoteado?
Alias, quando falei que precisavamos buscar condições melhores e que eramos muito acomodados a ponto de aceitar ganhar menos da metade do salário minimo, o que não faltou foi maluco querendo me ameaçar de morte, chamado de defensor do fascismo, sindrome do vira-lata, escravo do dinheiro...

Então relaxa e goza aí fiote.

Não precisa citar nomes e nem empresas se não quer.

Ainda mais porque aqui não é o Satanbook nem o Twitter.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.740
Reações
40.628
Pontos
1.053
Se essa carapuça era pra mim, lamento te informar mas não serviu.
Como eu iria atrás dessas empresas se nem condições de me mudar eu tenho?
Só se eu roubasse um carro ou um helicoptero e olhe lá.
Foi pra você sim. Eu falei no sentido de entrar nas redes sociais dos caras pra ficar importunando. Eu tenho uma noção de como pessoas desequilibradas costumam se comportar na internet. Pode não ser o seu caso, mas não quero arriscar e colocar os outros em problemas.

Mas como falei, se não querem acreditar em nada disso, eu não ganho nem perco nada.
Mas só digo que, se o dev tiver a visão da amplitude e das possibilidades que o mercado de hoje apresenta, e usar as estratégias certas (inclusive de marketing), é possível conseguir o seu espaço.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Foi pra você sim. Eu falei no sentido de entrar nas redes sociais dos caras pra ficar importunando. Eu tenho uma noção de como pessoas desequilibradas costumam se comportar na internet. Pode não ser o seu caso, mas não quero arriscar e colocar os outros em problemas.

Redes Sociais é um dos maiores perigos a Saude hoje em dia.
Graças a deus eu me livrei dessas pragas do Egito.

Alias, foi justamente as chantagens familiares e profissionais que me obrigaram a me livrar disso.

Mas como falei, se não querem acreditar em nada disso, eu não ganho nem perco nada.

Ainda bem.
Até porque a galera cansou de acreditar nessas histórias de ser um bom desenvolvedor sem ter que emigrar pra outro país.
Especialmente aqui na OS.


Mas só digo que, se o dev tiver a visão da amplitude e das possibilidades que o mercado de hoje apresenta, e usar as estratégias certas (inclusive de marketing), é possível conseguir o seu espaço.

Aí depende e muito do caso.

É muito raro um desenvolvedor conseguir fazer tudo isso por conta própria.

E a maioria esmagadora dos ditos devs trabalham em equipe de pelo menos 4 pessoas.

Só pra você ter uma ideia, aqui na minha região tem DUAS empresas que mexem com jogos e uma delas mexe com maquetes digitais. Só que por vários motivos que não tenho nem como citar eles nem podem sonhar em contratar estagiários.

Em 2017 no auge da "popularização" dos cursos de jogos, tinha uma quantia considerável de gente de FATEC, UNIP e cia que ia lá bater na porta pra pedir estágio. E a indicação era "Vá pra São Paulo, lá eles conseguem contratar estagiários".
Até eu ouvi isso.

A grande questão é que nem todo mundo pode pegar e se dar a esse beneficio de ficar 4-6H dentro de ônibus pra isso.
Em TI a regra é a mesma, a diferença é que ainda vale o risco.

Isso sem contar que o custo com equipamentos e ferramentas para essa área são altissimos e as pessoas se recusam a aprender a usar alternativas livres como GIMP, Blender, Linux, etc...

Então por causa de todos esses embargos muita gente preferiu se enfiar em TI e áreas tradicionais.

Seus amigos são, apenas, a exceção da exceção da exceção.
Então pense nisso.
Porque a maioria precisa trabalhar em equipe.

Agora se isso não te convence, é a sua realidade e a realidade dos seus amiguinhos.
Se você acha que é só criar jogos, vai fundo, bonitão.
Mas lembre-se que nem todo mundo pode se dar ao luxo de abrir mão dos compromissos do mundo real e nem correr o risco de se queimar socioeconomicamente.
E até mesmo aqueles que podem, se recusam a trocar o seguro pelo perigoso, ainda mais num país de quarto mundo.

Agora não venha atacar os outros e muito menos pular pra conclusões que seus amiguinhos filhos de bacana vão ser perseguido.
E nem aponte o dedo chamando os outros de desequilibrado pois você não sabe nada sobre ninguém aqui coleguinha.

Então faça o favor de se acalmar antes de qualquer coisa.
Porque por mais que cada um queira uma coisa, tem que aceitar outra.
 
Ultima Edição:

Will_Margera

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26
Reações
89
Pontos
674
Olá amigos, primeiramente peço desculpas por demorar a trazer notícias, o trabalho secular tem tomado bastante do meu tempo
e infelizmente dependo dele, então realmente não tenho muito tempo pra contar sobre o projeto (e trabalhar nele també, visto que é
nas horas vagas).

Não vou quotar todos pra responder pq acaba ficando um post grande demais, então vou ir pegando os pontos principais e respondendo cada um.

Cristiano Sword, agradeço o comentário e achei bacana a idéia, é tudo muito cru ainda e deixar o código aberto para que mais pessoas
possam ajudar seria ótimo, realmente não é algo que eu veja tirar algum lucro do projeto em si, até porque é algo que estou fazendo
nas horas livres como um hobby, que gosto de fazer e cada modelo que vou inserindo no mapa me dá mais ânimo para continuar o projeto.
Estou focando a principio no mapa e nas física de movimentação, tendo isso aí vejo que existe a possibilidade de inserir novas
mecânicas, npcs etc. Não quero tornar num mapa monótono onde a única coisa que o jogador faça será andar e visitar pontos turisticos
da cidade, mas inserir coisas legais pra fazer.

JFR City, como respondi ao Cristiano, por mais que eu tenha essa ambição e estou trabalhando sozinho atualmente no projeto não quer dizer
que eu queira assumir todo o projeto sozinho, o que eu sei que não daria certo, por isso eu pedi opiniões e ajuda aqui no fórum, pra ter
uma luz e feedback da galera, e eu gostaria de tornar sim em um projeto conjunto para que mais pessoas ajudem na produção de forma remota,
porém como falei, é tudo ainda muito cru, o que eu quero para o projeto está apenas na idéia e no papel, por enquanto só estou focado em
montar o mapa da cidade, o que por enquanto está indo num ritmo bacana uma vez que já tenho uma porção razoável de assets reaproveitáveis
em vários pontos do mapa e das edificações. Não quero assumir esse BO sozinho não. XD

Eu assumo que sou novato com a Unreal e tudo o que aprendi foi fuçando e vendo tutoriais no youtube, então não sei como funciona a questão do
projeto estar open source na unreal para mais gente mexer no projeto, eu comecei nela porque pra mim parecia a ferramente mais fácil de mexer
e onde meus testes deram certo, mas esse seria um ponto onde quero focar pra frente: Como deixar o projeto aberto para que mais pessoas possam
ingressar no desenvolvimento.

Na questão de minha mãe ter trabalhado na prefeitura e que eu iria conversar com a secretaria da cultura da cidade foi apenas uma suposição,
não significa que eu vou depender deles para o projeto ou para uma parceira/patrocínio, até porque como debocharam em uns posts acima eu também acho
que não teriam interesse algum.

Com relação a questão de ser um jogo de nicho para moradores da região, não seria essa minha intenção, não é porque o jogo é simplesmente
baseado na minha cidade natal que ele estará restrito a pessoas daqui jogarem, o que importa é o que será possível fazer dentro do jogo pra ganhar
dinheiro dentro da lei nesse mapa. Inclusive alterei o nome do jogo que era temporariamente "São José dos Pinhais" e transformei em "Fronteiras do Sul"
para que mais pra frente, digamos que o projeto tenha dado certo, a equipe e eu possamos expandir o mapa sem conflitar com o nome e parecer algo
restrito a esta cidade.

Vi que os questionamentos foram bem sistemáticos e diretos e não tiro a razão de vocês, um projeto assim de jogo de mundo aberto realmente requer uma
equipe comprometida e numerosa, organização e trabalho duro, além da questão financeira, sim, eu concordo com tudo isso, mas este é um projeto no qual
eu trabalho nas horas vagas e na etapa atual ainda não tenho muito o que mostrar, estou focado no desenvolvimento do mapa. Essa é uma ambição que tenho
e estou fazendo aos poucos dentro do meu alcance para ir tirando ele do papel em pequenas porcentagens e ir abrindo o projeto para mais gente me ajudar
na medida que vai sendo necessário incluir as funções principais de todo o projeto.

Comentaram também que eu poderia ser "Décio" não conheço ele não (talvez comentar isso faça com que suspeitem que eu seja XD)

Vi também que debocharam do fato de eu ficar postando vídeo jogando Gran Turismo no Youtube, mas preciso de um pouco de entreternimento né galera? Não
dá pra criar jogo sem jogar um pouco também XD

É isso aí amigos, mais uma vez peço desculpas na demora pra responder, eu não parei o projeto não, beleza? Alías quero agradecer a todos que comentaram
aqui fazendo suas críticas e elogios, estou absorvendo tudo e aplicando no projeto.

Como eu mudei o nome do jogo para "Fronteiras do Sul" eu comprei o domínio "www.fronteirasdosul.com.br" para poder ir colocando lá as atualizações do projeto,
o site ainda está em construção, mas vou atualizando este tópico de acordo com as novidades.

Aqui a nova logo do jogo:





fronteiras do sul.jpg
 

Will_Margera

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26
Reações
89
Pontos
674
Amigos, as imagens abaixo não são do jogo em si, mas usam assets que fiz para o jogo dentro da Unreal Engine de um projeto que fiz para um cliente que tem um terreno e vai construir várias cases geminadas, apenas os veículos eu já peguei os modelos prontos, mas tudo está dentro da Unreal Engine, criei um novo level dentro do próprio projeto para criar:

1.jpg

2.jpg
3.jpg
5.jpg

*Não usei neste projeto, mas os interiores serão visíveis através das janelas como no "Matrix Awakens"
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Olá amigos, primeiramente peço desculpas por demorar a trazer notícias, o trabalho secular tem tomado bastante do meu tempo
e infelizmente dependo dele, então realmente não tenho muito tempo pra contar sobre o projeto (e trabalhar nele també, visto que é
nas horas vagas).

Fico contente em saber que você não parou.
Mas podia pelo menos ter aparecido pra falar que está bem ou só dar um olá.
Esse silencio ficou bem preocupante...

Não vou quotar todos pra responder pq acaba ficando um post grande demais, então vou ir pegando os pontos principais e respondendo cada um.

Cristiano Sword, agradeço o comentário e achei bacana a idéia, é tudo muito cru ainda e deixar o código aberto para que mais pessoas
possam ajudar seria ótimo, realmente não é algo que eu veja tirar algum lucro do projeto em si, até porque é algo que estou fazendo
nas horas livres como um hobby, que gosto de fazer e cada modelo que vou inserindo no mapa me dá mais ânimo para continuar o projeto.
Estou focando a principio no mapa e nas física de movimentação, tendo isso aí vejo que existe a possibilidade de inserir novas
mecânicas, npcs etc. Não quero tornar num mapa monótono onde a única coisa que o jogador faça será andar e visitar pontos turisticos
da cidade, mas inserir coisas legais pra fazer.

Isso seria uma boa ideia.
E se der certo, abre precedente para criar produtos de fins similares.

Um simulacro de cada região e cia.

E Espero que dê certo mesmo, pois a nossa "industria" de jogos tá muito Ctrl+C e Ctrl+V.

O Mesmo jogo para Android só que com graficos diferentes...

JFR City, como respondi ao Cristiano, por mais que eu tenha essa ambição e estou trabalhando sozinho atualmente no projeto não quer dizer
que eu queira assumir todo o projeto sozinho, o que eu sei que não daria certo, por isso eu pedi opiniões e ajuda aqui no fórum, pra ter
uma luz e feedback da galera, e eu gostaria de tornar sim em um projeto conjunto para que mais pessoas ajudem na produção de forma remota,
porém como falei, é tudo ainda muito cru, o que eu quero para o projeto está apenas na idéia e no papel, por enquanto só estou focado em
montar o mapa da cidade, o que por enquanto está indo num ritmo bacana uma vez que já tenho uma porção razoável de assets reaproveitáveis
em vários pontos do mapa e das edificações. Não quero assumir esse BO sozinho não. XD

Eu assumo que sou novato com a Unreal e tudo o que aprendi foi fuçando e vendo tutoriais no youtube, então não sei como funciona a questão do
projeto estar open source na unreal para mais gente mexer no projeto, eu comecei nela porque pra mim parecia a ferramente mais fácil de mexer
e onde meus testes deram certo, mas esse seria um ponto onde quero focar pra frente: Como deixar o projeto aberto para que mais pessoas possam
ingressar no desenvolvimento.

Muito provavelmente você precisará migrar pra uma engine aberta ou criar sua própria...
Também acho a Unreal muito melhor de mexer do que a Unity, mas aí isso iria mais pro lado Pessoal do que pro Geral.

Apesar de que hoje, só no Brasil se tem essa tara pela Unity e pelo Android (ainda mais em uma área cheia de sobrinhos kkkk).
Pois muitos estudios Indie e até médios migraram pra Unreal e i(Pad)OS/Mac/PC.

Na questão de minha mãe ter trabalhado na prefeitura e que eu iria conversar com a secretaria da cultura da cidade foi apenas uma suposição,
não significa que eu vou depender deles para o projeto ou para uma parceira/patrocínio, até porque como debocharam em uns posts acima eu também acho
que não teriam interesse algum.

Faz parte.
O Brasil não tem condições e nem um pouco de interesse de absorver a cultura gamer.

Por isso sempre falo que "Brasil não é EUA, nem Canadá, nem Japão, nem Coreia do Sul e muito menos Austrália".
Onde lá o consumo desses produtos é sólido e existem comunidades solidas...

Com relação a questão de ser um jogo de nicho para moradores da região, não seria essa minha intenção, não é porque o jogo é simplesmente
baseado na minha cidade natal que ele estará restrito a pessoas daqui jogarem, o que importa é o que será possível fazer dentro do jogo pra ganhar
dinheiro dentro da lei nesse mapa. Inclusive alterei o nome do jogo que era temporariamente "São José dos Pinhais" e transformei em "Fronteiras do Sul"
para que mais pra frente, digamos que o projeto tenha dado certo, a equipe e eu possamos expandir o mapa sem conflitar com o nome e parecer algo
restrito a esta cidade.

Eu já seria mais mente aberta e botaria um nome mais concreto como "Southern Latin American Adventure" ou algo do tipo.
E renomearia a cidade de São José dos Pinhais para "Pinhais" ou algo mais ficticio.

Seguiria aquele conselho que o Macbee falou.

Se nos EUA já dá muito rolo usar cidades reais, imagine no Brasil que a cultura gamer é vista com maus olhos pela média BR?

Enfim, esse conceito de "ganhar dinheiro sem ter que cometer crimes" também estou aplicando em um Gamemode para FiveM.
Mas mais voltado para fins automotivos do que para fins gerais.

Vi que os questionamentos foram bem sistemáticos e diretos e não tiro a razão de vocês, um projeto assim de jogo de mundo aberto realmente requer uma
equipe comprometida e numerosa, organização e trabalho duro, além da questão financeira, sim, eu concordo com tudo isso, mas este é um projeto no qual
eu trabalho nas horas vagas e na etapa atual ainda não tenho muito o que mostrar, estou focado no desenvolvimento do mapa. Essa é uma ambição que tenho
e estou fazendo aos poucos dentro do meu alcance para ir tirando ele do papel em pequenas porcentagens e ir abrindo o projeto para mais gente me ajudar
na medida que vai sendo necessário incluir as funções principais de todo o projeto.

Diferente da Sobrinhada do Facebook e cia, dentro dessa pasta existe uma minoria que é mais pragmatica e não acredita em solução mágica.
Então é normal a gente pegar no pé em cima disso.

Comentaram também que eu poderia ser "Décio" não conheço ele não (talvez comentar isso faça com que suspeitem que eu seja XD)

Ele passa mais tempo com clones na pasta PR e no Cantinho, mas de tempos em tempos ele aparece aqui pra trollar geral.

Da última vez que ele apareceu aqui ele queria achar voluntários pra desenvolver um MMO.
Coisa que é impossível para a realidade do país.

Claramente eu e o @Piga não compramos a conversa dele.

Vi também que debocharam do fato de eu ficar postando vídeo jogando Gran Turismo no Youtube, mas preciso de um pouco de entreternimento né galera? Não
dá pra criar jogo sem jogar um pouco também XD

É isso aí amigos, mais uma vez peço desculpas na demora pra responder, eu não parei o projeto não, beleza? Alías quero agradecer a todos que comentaram
aqui fazendo suas críticas e elogios, estou absorvendo tudo e aplicando no projeto.
Enfim, nem precisa trazer atualizações toda hora.

Só diga que pelo menos tá bem e tá fazendo aquilo que pode.

Porque foi tanto tempo sem sabermos nada que achamos que você abandonou o projeto.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo