O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fronteiras do Sul [Jogo de mundo aberto que estou desenvolvendo] [+Ambição] [+Participe do projeto] [+Mudança do nome "São José dos Pinhais"]

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.291
Pontos
1.753
Jogos adultos (hentai) feitos no RPG maker. É só tu dar uma olhada na Steam e ver o quanto isso vende (além de outras lojas que vendem especificamente esses jogos, como DLsite e afins). Além disso muitos apostam no Patreon, ganhando dinheiro com os jogos mensalmente durante a produção e então lançando eles nas lojas.



Cara, lamento que tentar viver de jogos tenha prejudicado tanto a sua vida.
Bem, eu falei que conheço pessoas que vivem disso, não que conheço um Tony Stark ou Elon Musk. O que eu quis dizer é que dá pra ganhar o suficiente pra pagar as contas, guardar um pouco no banco ou investir, e ter uma renda estável no geral. Tudo depende do nicho e das expectativas de cada um.

A minha sugestão é que a pessoa pesquise bem o mercado que ela quer explorar nos jogos antes de entrar nisso. Alguns nichos indies tem muita demanda e pouca oferta, o que abre uma oportunidade.
ah quase animei de fazer um projeto em um mes pra vender no steam mas se for ter q ser hentai eu to fora.

se bem q se isso vende, creep pasta deve vender e esse eu ja teria animo de fazer
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.759
Reações
40.702
Pontos
1.053
ah quase animei de fazer um projeto em um mes pra vender no steam mas se for ter q ser hentai eu to fora.

se bem q se isso vende, creep pasta deve vender e esse eu ja teria animo de fazer
Pois é, ae vai de pessoa se ela tem "estômago" pra fazer jogo p0rn por dinheiro. As pessoas que conheço que vivem de jogos na sua maioria foram pro hentai. Os jogos normais além de exigir muita qualidade ainda tem uma porcentagem alta de sorte pra lucrarem ao ponto de alguém poder largar tudo pra viver disso.
Eu pessoalmente planejo fazer jogos normais só por hobbie e uma renda extra mesmo, não me iludo. Mas só vou começar a criar daqui a alguns anos porque a vida tá meio complicada agora.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.291
Pontos
1.753
Pois é, ae vai de pessoa se ela tem "estômago" pra fazer jogo p0rn por dinheiro. As pessoas que conheço que vivem de jogos na sua maioria foram pro hentai. Os jogos normais além de exigir muita qualidade ainda tem uma porcentagem alta de sorte pra lucrarem ao ponto de alguém poder largar tudo pra viver disso.
Eu pessoalmente planejo fazer jogos normais só por hobbie e uma renda extra mesmo, não me iludo. Mas só vou começar a criar daqui a alguns anos porque a vida tá meio complicada agora.
ja faço por hobby faz uns 14 anos, mas nunca terminei nada por causa de feature creep. começo com plano pra um projetinho simples e dali a pouco ja to querendo fazer o melhor jogo de todos os tempos no genero e/ou ao menos lapidar minha visão à perfeição, e é aí que burnout ataca.
 


Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.759
Reações
40.702
Pontos
1.053
ja faço por hobby faz uns 14 anos, mas nunca terminei nada por causa de feature creep. começo com plano pra um projetinho simples e dali a pouco ja to querendo fazer o melhor jogo de todos os tempos no genero e/ou ao menos lapidar minha visão à perfeição, e é aí que burnout ataca.
Conheço pessoas assim também. O jogo começa como um RPGzinho estilo SNES e daqui a pouco o cara ta querendo fazer um Skyrim, kkk.
Eu já tenho uma ideia clara pra 4 jogos que pretendo fazer, cada um deles já com seus "limites" estabelecidos de gráficos, mecânicas, etc. pra eu não cair nesse tipo de armadilha.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Pois é, ae vai de pessoa se ela tem "estômago" pra fazer jogo p0rn por dinheiro. As pessoas que conheço que vivem de jogos na sua maioria foram pro hentai. Os jogos normais além de exigir muita qualidade ainda tem uma porcentagem alta de sorte pra lucrarem ao ponto de alguém poder largar tudo pra viver disso.
Pior que esse é um mercado que aumentou muito em 2020...
Não duvido que amanhã ou depois entre pro Mainstream.

Se não me engano, Japão e Índia são os principais países que desenvolvem jogos NSFW.
Existe até uma subcultura por lá, diferente do Brasil que "videogame é coisa de vagabundo".

Alias, foi o principal motivo que me fez abandonar a área.
Já tava desmotivado durante o curso porque era mal falado no trabalho, na familia, etc...
Até dentro da Bolha eu era tratado com desrespeito, ora porque queria ganhar dinheiro, ora porque tinha planos de vida, ora porque queria (e ainda quero) sair do país...
Até o pessoal da TI aqui mesmo vive zombando da galera de jogos digitais.

Eu vejo que pras partes um pouco menos desenvolvidas do nosso país o melhor é eu ficar na parte burocrática mesmo (economia, direito, jornalismo, ect...)
Além de ter muito mais demanda, é uma coisa que se tem um respeito e uma proteção cultural.

O Plano B porém é partir pra área de serviços manuais, pelo mesmo motivo citado acima.

Mas eu SOZINHO afirmo com todas as letras: Mexer com Desenvolvimento de Jogos no Brasil NUNCA MAIS NESSA VIDA (ou em qualquer outra).
Eu pessoalmente planejo fazer jogos normais só por hobbie e uma renda extra mesmo, não me iludo. Mas só vou começar a criar daqui a alguns anos porque a vida tá meio complicada agora.
Pior que até como Hobby isso é uma área que você tem que estar MUITO ESTAVEL em várias áreas: Saúde, segurança pessoal, profissional e em especial o finaneiro...
Ou então se não tem ABSOLUTAMENTE NADA a perder.

Porque fora dessas regras tu só vai se ferrar bonito.
ja faço por hobby faz uns 14 anos, mas nunca terminei nada por causa de feature creep. começo com plano pra um projetinho simples e dali a pouco ja to querendo fazer o melhor jogo de todos os tempos no genero e/ou ao menos lapidar minha visão à perfeição, e é aí que burnout ataca.
Conheço pessoas assim também. O jogo começa como um RPGzinho estilo SNES e daqui a pouco o cara ta querendo fazer um Skyrim, kkk.
Eu já tenho uma ideia clara pra 4 jogos que pretendo fazer, cada um deles já com seus "limites" estabelecidos de gráficos, mecânicas, etc. pra eu não cair nesse tipo de armadilha.
Infelizmente durante o curso não vi poucos relatos assim.
Quando não era isso, era a galera pulando etapa e quebrando regra, como querer abrir MEI (e desenvolvedor de jogos NÃO PODE ser MEI), usar 3DS Max, Visual Studio e Unity Pirata, lançar a copia da copia da copia da copia da copia da copia do Angry Birds na Play Store, etc... E a moderação passava pano pros caras que eram antieticos.

Enquanto eu DEFENDIA a VALORIZAÇÃO DA ÁREA, tentava gerar manifestações publicas em defesa da área, troca de informações uteis, debatia que as pessoas deveriam migrar pra Steam, investir em produtos diferentes... Acabava ou sendo banido de algum grupinho de Satanbook, ou sendo censurado pela moderação...
Teve uma vez até que me fizeram ameaça de morte quando falei que já passou da hora da galera migrar pro PC.

O Mundo todo aí abandonando o Android e focando no PC/Mac/iOS e a galera aí insiste em investir numa plataforma que em menos de 12 horas o software deles é pirateado a rodo.

A Coisa aqui não anda.
Além de toda a dor de cabeça, prostituição, autosabotagem e zombaria sem limites quem toma no cu é justamente gente que nem eu, o @Grave Uypo, o @Cristiano Sword...
Eu simplesmente arreguei porque já trouxe problemas demais pra outras pessoas com essa ideia.

Alias, eu lembro até de um cara que tava nessa área e decidiu migrar pra economia justamente porque a área estava extremamente prostituida no Brasil e os colegas dele migraram pros EUA e Japão.
Essa é uma área que tem/teve mais gente saindo do que entrando, infelizmente.
 
Ultima Edição:

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.291
Pontos
1.753
Pior que esse é um mercado que aumentou muito em 2020...
Não duvido que amanhã ou depois entre pro Mainstream.

Se não me engano, Japão e Índia são os principais países que desenvolvem jogos NSFW.
Existe até uma subcultura por lá, diferente do Brasil que "videogame é coisa de vagabundo".

Alias, foi o principal motivo que me fez abandonar a área.
Já tava desmotivado durante o curso porque era mal falado no trabalho, na familia, etc...
Até dentro da Bolha eu era tratado com desrespeito, ora porque queria ganhar dinheiro, ora porque tinha planos de vida, ora porque queria (e ainda quero) sair do país...
Até o pessoal da TI aqui mesmo vive zombando da galera de jogos digitais.

Eu vejo que pras partes um pouco menos desenvolvidas do nosso país o melhor é eu ficar na parte burocrática mesmo (economia, direito, jornalismo, ect...)
Além de ter muito mais demanda, é uma coisa que se tem um respeito e uma proteção cultural.

O Plano B porém é partir pra área de serviços manuais, pelo mesmo motivo citado acima.

Mas eu SOZINHO afirmo com todas as letras: Mexer com Desenvolvimento de Jogos no Brasil NUNCA MAIS NESSA VIDA (ou em qualquer outra).

Pior que até como Hobby isso é uma área que você tem que estar MUITO ESTAVEL em várias áreas: Saúde, segurança pessoal, profissional e em especial o finaneiro...
Ou então se não tem ABSOLUTAMENTE NADA a perder.

Porque fora dessas regras tu só vai se ferrar bonito.


Infelizmente durante o curso não vi poucos relatos assim.
Quando não era isso, era a galera pulando etapa e quebrando regra, como querer abrir MEI (e desenvolvedor de jogos NÃO PODE ser MEI), usar 3DS Max, Visual Studio e Unity Pirata, lançar a copia da copia da copia da copia da copia da copia do Angry Birds na Play Store, etc... E a moderação passava pano pros caras que eram antieticos.

Enquanto eu DEFENDIA a VALORIZAÇÃO DA ÁREA, tentava gerar manifestações publicas em defesa da área, troca de informações uteis, debatia que as pessoas deveriam migrar pra Steam, investir em produtos diferentes... Acabava ou sendo banido de algum grupinho de Satanbook, ou sendo censurado pela moderação...
Teve uma vez até que me fizeram ameaça de morte quando falei que já passou da hora da galera migrar pro PC.

O Mundo todo aí abandonando o Android e focando no PC/Mac/iOS e a galera aí insiste em investir numa plataforma que em menos de 12 horas o software deles é pirateado a rodo.

A Coisa aqui não anda.
Além de toda a dor de cabeça, prostituição, autosabotagem e zombaria sem limites quem toma no cu é justamente gente que nem eu, o @Grave Uypo, o @Cristiano Sword...
Eu simplesmente arreguei porque já trouxe problemas demais pra outras pessoas com essa ideia.

Alias, eu lembro até de um cara que tava nessa área e decidiu migrar pra economia justamente porque a área estava extremamente prostituida no Brasil e os colegas dele migraram pros EUA e Japão.
Essa é uma área que tem/teve mais gente saindo do que entrando, infelizmente.
triste isso.
mas eu ja imaginava que era assim. eu faço pra mim mesmo por hobby e nao pretendo ganhar a vida com isso, só queria que outras pessoas jogassem oq eu faço. uma hora boto de graça um jogo na steam.

ps: nunca fiz jogo em portugues por que conheço o brasil.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
perde tempo com isso nao, cara. pega uns modelos prontos e da uma otimizada... a menos que vc queira trabalhar com hard surfaces
Essa questão de usar assets prontos da net é complicado... Se o cara tem intuito de entrar no mercado gamedev e por esse trampo no portfólio pessoal, os recrutadores são mais xatinhos em relação a usar modelo pronto/pack de assets em lojinha virtual.

Se o cara quer fazer o veículo pra ganhar experiência é válido também... :kcool

Porém no mercado de arch viz, o seu cliente/chefe ta pouco se f**end0 se foi vc q fez o asset sozinho ou pegou da net com uma topologia cagada, se tá funcional e o render final esta apresentável, já cumpriu o seu trabalho.
 

HENRQ

Bam-bam-bam
Mensagens
1.001
Reações
2.163
Pontos
353
Essa questão de usar assets prontos da net é complicado... Se o cara tem intuito de entrar no mercado gamedev e por esse trampo no portfólio pessoal, os recrutadores são mais xatinhos em relação a usar modelo pronto/pack de assets em lojinha virtual.

Se o cara quer fazer o veículo pra ganhar experiência é válido também... :kcool

Porém no mercado de arch viz, o seu cliente/chefe ta pouco se f**end0 se foi vc q fez o asset sozinho ou pegou da net com uma topologia cagada, se tá funcional e o render final esta apresentável, já cumpriu o seu trabalho.
tipo assim, as coisas sao muito segmentadas, existe empresas como essa (https://racesimstudio.com), q se vc tiver um bom portfolio de veiculo, eles te contratam, so pra fazer isso, modelo detalhado mas otimizado, formas precisas... o Resto das empresas meio q cagam e andam se vc usar modelo pronto de carros existentes, a menos q vc faça um jogo futurista com modelos q so existem naquele universo. É muito facil mudar uma coisa aqui e ali e descaracterizar esses da atualidade, tem N shaders diferentes q vc pode usar, diferentes tratamentos graficos... Aí o q realmente tem q ser original e nao tem como fugir sao as coisas q interagem com o personagem, pra manter as medidas certas, caixotes, muros, tamanho da escada...
Então assim, se o seu objetivo é impressionar empresas q contratam modeladores, ou vender modelos na assetstore, seu foco tem q ser um, se vc quer terminar um jogo meio q mundo aberto, mesmo q nao de muito lucro, seu foco tem q ser outro.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.324
Reações
10.948
Pontos
453
Sabe esses dias eu tava conversando com um dev senior da crytek, o cara é top nos codigos, como eu nunca nem cheguei perto de ser.
E algo interessante que ele me disse foi que, projetos pessoais são tudo pra entrar na industria de games, diretores e recrutadores de empresas grandes como a Epic, Crytek, Unity e etc, lêem muito blog e veem muito projetos de pessoas que estao anos a fio fazendo projetos legais e chamativos.
Ele mesmo foi contatado pq fazia uma engine 3d do zero,na unha só com opengl e c++.
E tem varios assim em varias areas, nao só programacao, acho q como eh uma area com poucas pessoas qualificadas, pq tem poucas vagas tbm, o mundo eh mais fechado, principalmente na alta performance.
 

Will_Margera

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26
Reações
89
Pontos
674
Essa questão de usar assets prontos da net é complicado... Se o cara tem intuito de entrar no mercado gamedev e por esse trampo no portfólio pessoal, os recrutadores são mais xatinhos em relação a usar modelo pronto/pack de assets em lojinha virtual.

Se o cara quer fazer o veículo pra ganhar experiência é válido também... :kcool

Porém no mercado de arch viz, o seu cliente/chefe ta pouco se f**end0 se foi vc q fez o asset sozinho ou pegou da net com uma topologia cagada, se tá funcional e o render final esta apresentável, já cumpriu o seu trabalho.
Olá amigos, é bem isso que você falou, estou criando os assets justamente pra poder aprender cada vez mais, não que eu queira assumir tudo na produção, mas quero pelo menos ter um conhecimento médio em todas as áreas que serão necessárias nesse projeto, e também apesar de mais demorado eu acredito que fica algo mais original.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Tô aprendendo a desenvolver com o Roblox Studio e é bem simples mesmo. Apesar de ter alguns problemas em relação a proteção contra cheaters (é simples injetar um script), parece ser uma maneira mais prática de fazer uma grana (com desenvolvimento de jogos).

Lado positivo:
  • Sem custo com servidores
  • Possível base de jogadores
  • Baixa curva de aprendizagem
  • Comunidade grande, vários assets

É uma boa plataforma para investir em jogos casuais, para além dos tipos de jogos que são consagrados na própria plataforma (tycon, obby).

Depois conte nos mais, se possivel em um tópico separado ou por MP.

Não tenho condições de voltar pra área de novo, mas sempre é bom e legal ver essas curiosidades.
 
D

Deleted member 219486

Will você bem que poderia oferecer a venda todas as modelagens dos prédios para o pessoal do 171. Ia ajudar o jogo deles não ser um mini mapa.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.028
Reações
5.647
Pontos
1.164
Olhando esse projeto fiquei numa dúvida, nao existe nenhuma IA capaz de gerar um mapa 3D a partir das fotos do google maps?
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.270
Reações
50.358
Pontos
1.539
Olá amigos, hoje eu tirei o dia para trabalhar no bairro conhecido como 'Aristocrata' da cidade
Visualizar anexo 252374

Meus pais moram no Aristocrata, muito legal vc fazer os bairros da cidade, o secretário de cultura do municipio é foda(no mal sentido), se fossem uns caras bons patrocinariam o jogo, mas eu conheço o secretário e aquele cara la PQP bicho...se bem que vai ter criminalidade se for tipo GTA kkkk

Mas são josé é uma das cidades mais violentas do PR, então escolheu bem a cidade.
 
D

Deleted member 219486

Meus pais moram no Aristocrata, muito legal vc fazer os bairros da cidade, o secretário de cultura do municipio é foda(no mal sentido), se fossem uns caras bons patrocinariam o jogo, mas eu conheço o secretário e aquele cara la PQP bicho...se bem que vai ter criminalidade se for tipo GTA kkkk

Mas são josé é uma das cidades mais violentas do PR, então escolheu bem a cidade.

Fui pesquisar e ele apagou o conteúdo que tinha no Facebook. Provavelmente desistiu de investir nessa empreitada.
 

HENRQ

Bam-bam-bam
Mensagens
1.001
Reações
2.163
Pontos
353
Olhando esse projeto fiquei numa dúvida, nao existe nenhuma IA capaz de gerar um mapa 3D a partir das fotos do google maps?
existe, fizeram isso no Google Earth, nunca viu? mas querer modelos todos detalhados e otimizados, com shaders de materiais, aí ja seria demais...
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.028
Reações
5.647
Pontos
1.164
existe, fizeram isso no Google Earth, nunca viu? mas querer modelos todos detalhados e otimizados, com shaders de materiais, aí ja seria demais...
Nunca vi, vou pesquisar.
Tipo mas se ele gerasse o básico, os modelos das ruas, arvores, casas, ja seria meio caminho andado, só cabendo ao programador por as texturas e arrumar os detalhes que a IA falhar, mas não sei, é algo que estou supondo.
 

HENRQ

Bam-bam-bam
Mensagens
1.001
Reações
2.163
Pontos
353
Nunca vi, vou pesquisar.
Tipo mas se ele gerasse o básico, os modelos das ruas, arvores, casas, ja seria meio caminho andado, só cabendo ao programador por as texturas e arrumar os detalhes que a IA falhar, mas não sei, é algo que estou supondo.
cara... nao existe isso de "por as texturas", na vdd modelar coisas geometricas pode até ser rapido, as vezes eh melhor começar um modelo do zero do q tentar consertar um cagado. O tempo q vc mais perde é justamente abrindo a malha pra fazer as UVs, depois tendo q administrar todos os mapas de textura: diffuse, normalmap...
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.028
Reações
5.647
Pontos
1.164
cara... nao existe isso de "por as texturas", na vdd modelar coisas geometricas pode até ser rapido, as vezes eh melhor começar um modelo do zero do q tentar consertar um cagado. O tempo q vc mais perde é justamente abrindo a malha pra fazer as UVs, depois tendo q administrar todos os mapas de textura: diffuse, normalmap...
Entendo, achei que uma ferramenta assim seria um atalho, mas estava enganado, obrigado pelo esclarecimento.
 
Topo Fundo