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Futuro nada promissor (+preços)(+medo)

lorenço

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Conversei com uma pessoa que trabalha na industria automotiva e ele falou que estão tentando importar toda a produção daqui das peças que ele produz. A pandemia quebrou o fornecimento enquanto o crédito (e consumo) foram elevados como nunca.

Qualidade? puff. Tem um fato que é assim, só exige qualidade quem poupa para comprar. Quando as coisas giram na base de endividamento qualquer porcaria serve.

Na produção estão usando qualquer material e deixando de lado o controle de qualidade pois a demanda está absurda.
mas que montadora é essa que esta deixando de lado o controle de qualidade? eu acho q isso não é motivo não, parece papo de boteco, mas se for verdade eu quero saber pra não comprar carro dessa marca mais
 

Akita

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mas que montadora é essa que esta deixando de lado o controle de qualidade? eu acho q isso não é motivo não, parece papo de boteco, mas se for verdade eu quero saber pra não comprar carro dessa marca mais
Fornecedores da Renault, vw, Toyota, etc.

Um exemplo foi um cliente que estava exigindo padrão internacional para a peça, veio o problema atual junto com a demanda e aceitaram do jeito que estava, sem acertar as especificações de engenharia.

Você tem uma faixa de carbono no metal, 3.05 ~ 3.10 . Antes da pandemia não iriam aceitar o metal fundido fora da faixa, agora por falta de matéria prima frente a demanda não há o que fazer. Ou produzem a peça com a composição em faixa mais aberta (e maior número de refugo no cliente) ou a demanda não é atendida.
 

Alberon

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Fipe do Picanto 2012 AT:

Dezembro 2020 R$ 29.013,00
Dezembro 2019 R$ 29.280,00
Dezembro 2018 R$ 31.516,00
Dezembro 2017 R$ 29.036,00
Dezembro 2016 R$ 30.655,00



Pois é, não é por que no dono está oferecendo por 60 mil, que todos irão comprar, na realidade tende a pagar abaixo da tabela dependendo das condições do veículo.


 

Darth_Tyranus

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mas isso não tinha NADA a ver com qualidade..

era apenas o desenho de uma peça que não tinha a melhor forma possível.. e SE as pessoas tivessem lido as instruções nada teria acontecido.
Essa de ler de manual não cola, é defeito de design, principalmente pelo fato de que esse carro era exportado pra Europa, nesta versão a peça tinha um desenho diferente no qual não era possível perder o dedo. A empresa sabia do erro, tinha consciência de que era perigoso, ainda assim vendeu o carro por aqui com um projeto inferior porque fod@-se, não dá em nada mesmo.
 

Piga

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Brasileiro não quer saber o valor final do veículo. A única coisa que importa é se a parcela tem um valor que esse brasileiro vai conseguir pagar.

Vide a Fiat que fez pré venda da RAM 1500 por quase 500k e vendeu tudo. A entrada? 20k e sei lá, 300 parcelas?
 


Inspetor Clouseau

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Brasileiro não quer saber o valor final do veículo. A única coisa que importa é se a parcela tem um valor que esse brasileiro vai conseguir pagar.

Vide a Fiat que fez pré venda da RAM 1500 por quase 500k e vendeu tudo. A entrada? 20k e sei lá, 300 parcelas?
Eh o que digo sempre...brasileiro não olha o valor cheio só a parcela..pode ver que eh isso que fica em destaque...Onix pode custar 100 mil se der pra fazer em 200 x povo vai comprar pra "ostentar" por aí de carro zero...brasileiro eh o povo "apaixonado" por carro mais zoreia que existe...
 

RodrigoANBR

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Eh o que digo sempre...brasileiro não olha o valor cheio só a parcela..pode ver que eh isso que fica em destaque...Onix pode custar 100 mil se der pra fazer em 200 x povo vai comprar pra "ostentar" por aí de carro zero...brasileiro eh o povo "apaixonado" por carro mais zoreia que existe...

vou lançar uma teoria sobre isso
será que a queda da taxa de juros não fez o preço do carro subir?

explico, como o HUE só olha a parcela, a queda dela provocada pela baixa da taxa foi compensada (de forma proposital) pela alta do preço... deixando assim a parcela ou no mesmo valor ou acima..

será que faz sentido?
 

Inspetor Clouseau

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vou lançar uma teoria sobre isso
será que a queda da taxa de juros não fez o preço do carro subir?

explico, como o HUE só olha a parcela, a queda dela provocada pela baixa da taxa foi compensada (de forma proposital) pela alta do preço... deixando assim a parcela ou no mesmo valor ou acima..

será que faz sentido?
Dentro de uma certa lógica faz um certo sentido sim, não só pelo motivo que você apresentou mas também porque juros mais baixo gera aumento da demanda, falar que não lembro em um passado recente de tanto carro emplacado na minha cidade como vi ano passado, e olha que era interior fico imaginando nas capitais.
 

antonioli

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Dentro de uma certa lógica faz um certo sentido sim, não só pelo motivo que você apresentou mas também porque juros mais baixo gera aumento da demanda, falar que não lembro em um passado recente de tanto carro emplacado na minha cidade como vi ano passado, e olha que era interior fico imaginando nas capitais.
Aqui no RJ o que mais vejo é carro sem placa. São vários que vejo por dia.

Esses juros devem estar no mínimo razoáveis para nego cair dentro de forma tão intensa.
 

Inspetor Clouseau

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Aqui no RJ o que mais vejo é carro sem placa. São vários que vejo por dia.

Esses juros devem estar no mínimo razoáveis para nego cair dentro de forma tão intensa.
Eu sei que juros variam de instituição pra instituição, e que o juros dos "bancos" das montadoras nem sempre são os melhores, mas vi um conhecido conseguir juros de 5 por cento ao ano direto com o banco pelo relacionamento que tinha com a instituição, não sei se tem gente que tá conseguindo abaixo disso, a maioria acho que consegue uma coisa entre 5- 8 por cento ao ano dependendo do histórico da pessoa. Se o cara conseguir em torno de 5 é um juros bem "honesto" que acho que a maioria toparia pagar, então talvez isso explique esse fenômeno de emplacamento que estamos vivendo.
 

RodrigoANBR

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Aqui no RJ o que mais vejo é carro sem placa. São vários que vejo por dia.

Esses juros devem estar no mínimo razoáveis para nego cair dentro de forma tão intensa.

semana passada fui levar meu carro pra revisão e troquei uma ideia com um vendedor..
diz ele, que a situação de alguém chegar lá com 100k-150k e pagar o carro novo 0km quase não existe..

é usado como entrada (ou entrada em dinheiro) + parcelas.
 

antonioli

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Eu sei que juros variam de instituição pra instituição, e que o juros dos "bancos" das montadoras nem sempre são os melhores, mas vi um conhecido conseguir juros de 5 por cento ao ano direto com o banco pelo relacionamento que tinha com a instituição, não sei se tem gente que tá conseguindo abaixo disso, a maioria acho que consegue uma coisa entre 5- 8 por cento ao ano dependendo do histórico da pessoa. Se o cara conseguir em torno de 5 é um juros bem "honesto" que acho que a maioria toparia pagar, então talvez isso explique esse fenômeno de emplacamento que estamos vivendo.
Pode crer que também tem gente que se mete em furada achando que está levando vantagem, pois os carros ficaram mais caros e é relativamente fácil ludibriar alguém quanto aos juros.

semana passada fui levar meu carro pra revisão e troquei uma ideia com um vendedor..
diz ele, que a situação de alguém chegar lá com 100k-150k e pagar o carro novo 0km quase não existe..

é usado como entrada (ou entrada em dinheiro) + parcelas.
É difícil demais mesmo, ainda mais em uma época como esta a qual empobrecemos muito rapidamente com disparada de preços e dólar muito alto.
 

Inspetor Clouseau

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Pode crer que também tem gente que se mete em furada achando que está levando vantagem, pois os carros ficaram mais caros e é relativamente fácil ludibriar alguém quanto aos juros.

Ah isso com certeza, como disse no meu primeiro post o brasileiro médio só olha a parcela e nada mais, sem nem olhar o preço final com o juros, fora que muitos só "acham" que aguentam a parcela, no fim qualquer coisa que aperta o cara deixa de pagar e perde o carro.
 

lorenço

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semana passada fui levar meu carro pra revisão e troquei uma ideia com um vendedor..
diz ele, que a situação de alguém chegar lá com 100k-150k e pagar o carro novo 0km quase não existe..

é usado como entrada (ou entrada em dinheiro) + parcelas.
dependendo de como a pessoa administra o patrimonio com investimentos as vezes vale mais a pena dar uma entrada e parcelar o resto com taxa zero do que imobilizar 150k do de uma vez só. mesmo tendo grana pra dar a vista.

vai usando o restante do dinheiro em algo lucrativo como algum investimento enquanto isso.
 

madruguinha

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mas uma daquelas matérias que provam com números o que sempre digo.. carro nunca esteve tão barato do brasil como "agora"
Cara, eu não consigo levar a sério essas comparações que usam salario mínimo, tem que usar a renda média da população, hoje deve ser +ou- uns R$2200~2300, ou seja, duas vezes o salario mínimo, eu acredito que a renda média da população naquela época deveria ser bem maior que dois mínimos.
 

RodrigoANBR

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dependendo de como a pessoa administra o patrimonio com investimentos as vezes vale mais a pena dar uma entrada e parcelar o resto com taxa zero do que imobilizar 150k do de uma vez só. mesmo tendo grana pra dar a vista.

vai usando o restante do dinheiro em algo lucrativo como algum investimento enquanto isso.
sim, mas acho que não é o caso de quem faz esse tipo de compra nesse momento, ainda mais porque sabemos que esse taxa 0 é mó fakenews em 99% dos casos.

Cara, eu não consigo levar a sério essas comparações que usam salario mínimo, tem que usar a renda média da população, hoje deve ser +ou- uns R$2200~2300, ou seja, duas vezes o salario mínimo, eu acredito que a renda média da população naquela época deveria ser bem maior que dois mínimos.
não é porque você não leva a serio que não verdade certo?

sério mesmo que você acha que em 2001 geral ganhava 3 ou 4 salários mínimos e hoje a mesma pessoa ganha apenas 1 ou 2?

e outra.. da pra comparar com salario minimo ou da pra jogar a inflação acumulada do período... da na mesma.
 

Piga

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Cara, eu não consigo levar a sério essas comparações que usam salario mínimo, tem que usar a renda média da população, hoje deve ser +ou- uns R$2200~2300, ou seja, duas vezes o salario mínimo, eu acredito que a renda média da população naquela época deveria ser bem maior que dois mínimos.

não é porque você não leva a serio que não verdade certo?

sério mesmo que você acha que em 2001 geral ganhava 3 ou 4 salários mínimos e hoje a mesma pessoa ganha apenas 1 ou 2?

e outra.. da pra comparar com salario minimo ou da pra jogar a inflação acumulada do período... da na mesma.
Sou da mesma opinião do madrugadinha e eu já debati isso com você em outro tópico: Antigamente carro era mais barato, e principalmente, imóveis. Você é garoto novo e não viveu naquela época como adulto, mas quando foi implementado o URV pra depois entrar o REAL, a equiparação do dólar 1 a 1 fez o poder de compra da população aumentar bastante, independente do salário mínimo estar na casa dos 3 dígitos. E por estar nos 3 dígitos, não raro era ver pessoas ganhando 3, 4 salários mínimos em média. Os impostos eram menos puxados e se conseguia fazer muito mais com o dinheiro que se tinha do que hoje. E na época antes do Real, a poupança cobria a hiperinflação e dava ainda uns bons juros reais, não lembro mais quanto. Então antes do confisco do Collor quem tinha poupança tinha um put* investimento: rendia muito e tinha zero de risco. Era uma outra realidade, coisa que esses cálculos que você apresenta não levam em consideração.
 

RodrigoANBR

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Sou da mesma opinião do madrugadinha e eu já debati isso com você em outro tópico: Antigamente carro era mais barato, e principalmente, imóveis. Você é garoto novo e não viveu naquela época como adulto, mas quando foi implementado o URV pra depois entrar o REAL, a equiparação do dólar 1 a 1 fez o poder de compra da população aumentar bastante, independente do salário mínimo estar na casa dos 3 dígitos. E por estar nos 3 dígitos, não raro era ver pessoas ganhando 3, 4 salários mínimos em média. Os impostos eram menos puxados e se conseguia fazer muito mais com o dinheiro que se tinha do que hoje. E na época antes do Real, a poupança cobria a hiperinflação e dava ainda uns bons juros reais, não lembro mais quanto. Então antes do confisco do Collor quem tinha poupança tinha um put* investimento: rendia muito e tinha zero de risco. Era uma outra realidade, coisa que esses cálculos que você apresenta não levam em consideração.

eu volto ao mesmo ponto... a opinião de vocês não se sustenta nos fatos... parece mais romantismo do que outra coisa...
2001, ano da matéria em questão o dólar já batia perto dos 2 reais...

ter casa/carro na época era mais difícil do que hoje; seja pelo salario médio ou seja pela falta de disponibilidade destes bens (e disponibilidade de crédito).
os carros (foco do tópico) evoluíram de maneira estrondosa em qualidade e equipamentos e seus preços acompanharam apenas a inflação do período.. nada mais.

a conta é simples...

se um carro popular em 2001 custava X sem nenhum acessório e hoje você compra um carro de categoria similar por X + Inflação é possível afirmar que o carro de 2020 esta mais barato do que o mesmo em 2001. (recebe mais pelo mesmo preço)

isso é valido para planos de internet, carros, VGs e qualquer outra coisa..
ou vai dizer que alguem aqui hoje paga mais de 500 reais em um plano de 300kpbs?

inflação de 2020 fechou em quase 5% certo? então se você comprou algo em jan/2020 por R$ 100,00 e essa mesma coisa hoje custa R$ 104,00, na pratica ela esta mais barata hoje do que a um ano atrás.

talvez não seja tão obvio assim... mas é assim.

eu mesmo preciso conversar com meu gerente para ele me repor a inflação em um beneficio que ganho e que esta parado desde 2017.. fui fazer a conta e vi que da 40% de reajuste... sinistro!
 

madruguinha

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eu volto ao mesmo ponto... a opinião de vocês não se sustenta nos fatos... parece mais romantismo do que outra coisa...
2001, ano da matéria em questão o dólar já batia perto dos 2 reais...

ter casa/carro na época era mais difícil do que hoje; seja pelo salario médio ou seja pela falta de disponibilidade destes bens (e disponibilidade de crédito).
os carros (foco do tópico) evoluíram de maneira estrondosa em qualidade e equipamentos e seus preços acompanharam apenas a inflação do período.. nada mais.

a conta é simples...

se um carro popular em 2001 custava X sem nenhum acessório e hoje você compra um carro de categoria similar por X + Inflação é possível afirmar que o carro de 2020 esta mais barato do que o mesmo em 2001. (recebe mais pelo mesmo preço)

isso é valido para planos de internet, carros, VGs e qualquer outra coisa..
ou vai dizer que alguem aqui hoje paga mais de 500 reais em um plano de 300kpbs?

inflação de 2020 fechou em quase 5% certo? então se você comprou algo em jan/2020 por R$ 100,00 e essa mesma coisa hoje custa R$ 104,00, na pratica ela esta mais barata hoje do que a um ano atrás.

talvez não seja tão obvio assim... mas é assim.

eu mesmo preciso conversar com meu gerente para ele me repor a inflação em um beneficio que ganho e que esta parado desde 2017.. fui fazer a conta e vi que da 40% de reajuste... sinistro!

Vc ta falando em inflação e eu to falando de poder de compra, o poder de compra do Brasileiro não seguiu a inflação.
Em 2001, o mínimo era de R$180,00 a renda média do Brasileiro era de R$506,53, segundo um PDF que eu achei no site da FGV:
Em 2020 o Mínimo era de R$1045,00, e a renda média do Brasileiro foi de R$2.398, pelo que pesquisei no site do IBGE:

Ou seja, em 2001 o Brasileiro ganhava em média quase 3 salários mínimos, já em 2020 o Brasileiro ganhou em média um pouco mais de 2 Salários mínimos.
Isso em média, posso até colocar um relato do que aconteceu na minha família, meu pai ganhava em 2001 de aposentadoria mais de 15 salários mínimos, hoje não chega a 8.
 

Dr. Pregos

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Não dá para acompanhar essas preços. As paradas aumentam 3 mil, 5 mil como se não fosse nada. Uma vez, duas vezes, três vezes, quatro vezes.

Meu pai comprou o Corolla Altis Hybrid zero no final de outubro de 2019 por 125k (valor hoje de um XEi) e o resultado é que hoje está 146k, pouco mais de um ano depois. Usado na FIPE os valores escalaram para o preço que ele pagou na época. Com o meu foi o mesmo. O antigo dono pagou 99k em dezembro de 2019, comprei no ano passado por 91k quando na FIPE estava 92k e agora tomei um susto quando vi que na tabela vale mais de 97k quase chegando no preço de lançamento. Zero está saindo por quase R$115k.

Ou seja, os preços dos novos aumentam pra c***lho e os usados vão subindo junto.
O mercado de motos está na mesma vibe. Eu por exemplo estou com planos de pegar uma MT09 da Yamaha, desde o ano passado ela custava uns 46k e hoje custa já uns 51k, pois de lá para cá toda bimestre tanto a Yamaha, quanto a Suzuki parece que combinavam juntas de subir os preços das motos. E para piorar tiraram a taxa 0 na Yamaha

Por estas e outras já estou cogitando "importadas" como Triumph, pois estão fazendo de tudo para fechar negócio. Eu vejo o mercado de carros parecido: as coreanas estão oferecendo taxas melhores que as montadoras nacionais.
 

antonioli

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O mercado de motos está na mesma vibe. Eu por exemplo estou com planos de pegar uma MT09 da Yamaha, desde o ano passado ela custava uns 46k e hoje custa já uns 51k, pois de lá para cá toda bimestre tanto a Yamaha, quanto a Suzuki parece que combinavam juntas de subir os preços das motos. E para piorar tiraram a taxa 0 na Yamaha

Por estas e outras já estou cogitando "importadas" como Triumph, pois estão fazendo de tudo para fechar negócio. Eu vejo o mercado de carros parecido: as coreanas estão oferecendo taxas melhores que as montadoras nacionais.
Nem estão combinando. Encareceu mesmo e todas as montadoras estão subindo os preços consecutivamente e assim continuarão. Ficamos mais pobres.
 

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Sou da mesma opinião do madrugadinha e eu já debati isso com você em outro tópico: Antigamente carro era mais barato, e principalmente, imóveis. Você é garoto novo e não viveu naquela época como adulto, mas quando foi implementado o URV pra depois entrar o REAL, a equiparação do dólar 1 a 1 fez o poder de compra da população aumentar bastante, independente do salário mínimo estar na casa dos 3 dígitos. E por estar nos 3 dígitos, não raro era ver pessoas ganhando 3, 4 salários mínimos em média. Os impostos eram menos puxados e se conseguia fazer muito mais com o dinheiro que se tinha do que hoje. E na época antes do Real, a poupança cobria a hiperinflação e dava ainda uns bons juros reais, não lembro mais quanto. Então antes do confisco do Collor quem tinha poupança tinha um put* investimento: rendia muito e tinha zero de risco. Era uma outra realidade, coisa que esses cálculos que você apresenta não levam em consideração.

Cara, eu tava vendo no PDF da FGV que eu baixei, em 1995 a renda média era de R$506,70 e o salário mínimo era de R$70,00, ou seja, a renda média do Brasileiro era de mais de 7 salários mínimos!
 

RodrigoANBR

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Vc ta falando em inflação e eu to falando de poder de compra, o poder de compra do Brasileiro não seguiu a inflação.
Em 2001, o mínimo era de R$180,00 a renda média do Brasileiro era de R$506,53, segundo um PDF que eu achei no site da FGV:
Em 2020 o Mínimo era de R$1045,00, e a renda média do Brasileiro foi de R$2.398, pelo que pesquisei no site do IBGE:

Ou seja, em 2001 o Brasileiro ganhava em média quase 3 salários mínimos, já em 2020 o Brasileiro ganhou em média um pouco mais de 2 Salários mínimos.
Isso em média, posso até colocar um relato do que aconteceu na minha família, meu pai ganhava em 2001 de aposentadoria mais de 15 salários mínimos, hoje não chega a 8.

sim mestre.. é justamente isso que estou tentando dizer com outras palavras...
a inflação matou o poder compra! mas a culpa não é da montadora que esta vendendo o carro mais carro hoje do que vendia a 20 anos... ela esta vendendo ao mesmo preço se não até mais mais barato...

a pessoa que tinha investiu o dinheiro dela a 20 anos e fez render mais que a inflação.. vai comprar um carro melhor hoje do que ela compraria com esse valor a 20 anos.. entende?

mesma coisa pra pessoa que esta a 20 anos conseguindo manter seu rendimento sendo corrigido pela inflação... etc etc...
sobre o fato do romantismo que comentei da época é simples... basta ver a qualidade de vida que seus avós tinham e a qualidade de vida que você tem...
 

madruguinha

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sim mestre.. é justamente isso que estou tentando dizer com outras palavras...
a inflação matou o poder compra! mas a culpa não é da montadora que esta vendendo o carro mais carro hoje do que vendia a 20 anos... ela esta vendendo ao mesmo preço se não até mais mais barato...

a pessoa que tinha investiu o dinheiro dela a 20 anos e fez render mais que a inflação.. vai comprar um carro melhor hoje do que ela compraria com esse valor a 20 anos.. entende?

mesma coisa pra pessoa que esta a 20 anos conseguindo manter seu rendimento sendo corrigido pela inflação... etc etc...
sobre o fato do romantismo que comentei da época é simples... basta ver a qualidade de vida que seus avós tinham e a qualidade de vida que você tem...

As montadoras pagavam salários melhores antes, então quer dizer que os custos, pelo menos em ralação a mão de obra, era menores, então mantendo o valor do carro ela ainda tem a margem de lucro ainda maior, ou seja, ficou mais caro em relação ao poder de compra do consumidor.
Compara investimento com consumo não é muito valido, sem falar que existem vários tipos de investimentos, tirando poupança (que ainda tem dois tipos, antiga que rende mais, e a nova que rende menos), quase todos investimentos pagam imposto de renda, e se for em ações não existe garantia de rentabilidade, se o cara investiu em ações do Mappin ou Gradiente perdeu tudo. kkkk
E eu posso te dizer que meus avós e pais estavam bem melhores financeiramente do que eu e meus irmão hoje, e isso é pra quase todos do meu circulo de amizade, as pessoas no geral empobreceram nos últimos anos.
 

RodrigoANBR

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As montadoras pagavam salários melhores antes, então quer dizer que os custos, pelo menos em ralação a mão de obra, era menores, então mantendo o valor do carro ela ainda tem a margem de lucro ainda maior, ou seja, ficou mais caro em relação ao poder de compra do consumidor.
Compara investimento com consumo não é muito valido, sem falar que existem vários tipos de investimentos, tirando poupança (que ainda tem dois tipos, antiga que rende mais, e a nova que rende menos), quase todos investimentos pagam imposto de renda, e se for em ações não existe garantia de rentabilidade, se o cara investiu em ações do Mappin ou Gradiente perdeu tudo. kkkk
E eu posso te dizer que meus avós e pais estavam bem melhores financeiramente do que eu e meus irmão hoje, e isso é pra quase todos do meu circulo de amizade, as pessoas no geral empobreceram nos últimos anos.

porque sabemos que muita coisa vem de fora e real.. bem.. cada vez mais desvalorizado..

seus avós e pais não tinham/tem metade das coisas que você tem em casa... mas tinham casa... (questão de prioridades)

problema esta mais na questão de prioridades do que necessariamente no poder de compra...

é como investir em educação.. pra muita gente pagar a mensalidade de um curso é pesado... mas tem dinheiro para 30 serviços de streaming. (apenas um ex)
 

antonioli

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Preço do Volkswagen Gol automático encosta nos R$ 70 mil e isso é o fim dos carros de entrada
Muitos fatores contribuem para os sucessivos aumentos dos carros zero quilômetro
Por Michelle Ferreira
03/02/2021 17h36 Atualizado há 8 horas

Preço do Volkswagen Gol automático encosta nos R$ 70 mil e isso é o fim dos carros de entrada
Divulgação

Sim, você não seu errado. A Volkswagen aumentou os preços do Gol e a versão com câmbio automático agora custa R$ 68.490, contra R$ 66.050 de antes. Somando todos os opcionais, o pacote tecnológico mais caro (+R$ 6.210) e a pintura metálica (+R$ 1.610), o valor salta para R$ 76.310. Essa configuração tem motor 1.6 de 120 cv de potência.
A configuração 1.6 com câmbio manual também encareceu e agora custa R$ 63.090, face R$ 60.850. Se acrescentarmos o pacote tecnológico de R$ 6.210 e a cor metálica de R$ 1.610, o preço chega a R$ 70.910.


A de entrada com motor 1.0 de 84 cv de potência e câmbio manual agora custa R$ 56.190, R$ 2 mil mais cara (custava R$ 54.150), mas o preço pode chegar a R$ 64.010.
Segundo apurado por Autoesporte, o Gol teve aumento de 1,7%, o maior dos reajustes da linha Volkswagen, percentagem repetida por Amarok, Nivus e Tiguan. Já o Up, Saveiro, Voyage, Polo, Virtus, Fox e Jetta foram reajustados em 1%. O T-Cross foi o único que subiu 1,6%.

O fim dos carros de entrada?

O preço do carro zero quilômetro tem aumentado de forma intensa e vários motivos contribuem para isso. Além da alta do dólar, que é cotado hoje a R$ 5,37, a falta de insumos, como o aço, e de peças necessárias para a fabricação têm impulsionado os sucessivos aumentos.

Outro motivo: as fabricantes têm trabalhado com estoques cada vez menores para reduzir custos. Com menos unidades disponíveis, o preço sobe ainda mais.

Volkswagen Gol 1.6 MSI Automático 2019 (Foto: Fabio Aro/Autoesporte) — Foto: Auto Esporte

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Preço do Volkswagen Gol automático encosta nos R$ 70 mil e isso é o fim dos carros de entrada
Muitos fatores contribuem para os sucessivos aumentos dos carros zero quilômetro
Por Michelle Ferreira
03/02/2021 17h36 Atualizado há 8 horas

Preço do Volkswagen Gol automático encosta nos R$ 70 mil e isso é o fim dos carros de entrada
Divulgação

Sim, você não seu errado. A Volkswagen aumentou os preços do Gol e a versão com câmbio automático agora custa R$ 68.490, contra R$ 66.050 de antes. Somando todos os opcionais, o pacote tecnológico mais caro (+R$ 6.210) e a pintura metálica (+R$ 1.610), o valor salta para R$ 76.310. Essa configuração tem motor 1.6 de 120 cv de potência.
A configuração 1.6 com câmbio manual também encareceu e agora custa R$ 63.090, face R$ 60.850. Se acrescentarmos o pacote tecnológico de R$ 6.210 e a cor metálica de R$ 1.610, o preço chega a R$ 70.910.


A de entrada com motor 1.0 de 84 cv de potência e câmbio manual agora custa R$ 56.190, R$ 2 mil mais cara (custava R$ 54.150), mas o preço pode chegar a R$ 64.010.
Segundo apurado por Autoesporte, o Gol teve aumento de 1,7%, o maior dos reajustes da linha Volkswagen, percentagem repetida por Amarok, Nivus e Tiguan. Já o Up, Saveiro, Voyage, Polo, Virtus, Fox e Jetta foram reajustados em 1%. O T-Cross foi o único que subiu 1,6%.

O fim dos carros de entrada?

O preço do carro zero quilômetro tem aumentado de forma intensa e vários motivos contribuem para isso. Além da alta do dólar, que é cotado hoje a R$ 5,37, a falta de insumos, como o aço, e de peças necessárias para a fabricação têm impulsionado os sucessivos aumentos.

Outro motivo: as fabricantes têm trabalhado com estoques cada vez menores para reduzir custos. Com menos unidades disponíveis, o preço sobe ainda mais.

Volkswagen Gol 1.6 MSI Automático 2019 (Foto: Fabio Aro/Autoesporte) — Foto: Auto Esporte

Volkswagen Gol 1.6 MSI Automático 2019 (Foto: Fabio Aro/Autoesporte) — Foto: Auto Esporte






Vi o Gol 1.0 pelado no site da Volkswagen e tava custando coisa de 55 mil, alguém ainda tem coragem de gastar mais de 50 mil em um popular 1.0?
Só não vão encalhar por que não deve ter estoque, mas me recuso acreditar que alguém tenha coragem de pagar quase 70k em um museu desses.

 

lorenço

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pior q esse golzinho automatico deve ser uma beleza pra fazer correrias de trabalho.

aqui na empresa tem gol e saveiros, são excelentes carros pra se ter em frota. simplesmente não incomodam em nada.

mas 70k ta puxado, não rola não.
 

bróðir

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70k na conta bancária abre um sorriso maior q ter um gol na garagem por causa de algo q ninguem quer fazer todos os dias q é trabalhar :kkk

só agradeço pela casa e trabalho serem duas quadras do metrô. Tomanocu esses impostos e a faca das fabricantes
 
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